segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Mesmo em situação precária - Sobre roubos e homicídios! Delegado afirma que Itabira lidera o maior ranking em criminalidade da região


Dias que são preferidos pelos criminosos – Que ao invés de ser mais calmo! Segunda-Feira é o dia da semana que mais ocorrem crimes em Itabira e região

Delegado regional da 3ª DRPC, Helton Cota faz os balanços dos crimes ocorridos durante o ano de 2019 na coletiva de imprensa (Foto/Rodrigo Ferreira) 

Itabira/Mg - Em coletiva de imprensa desta quarta-feira (18) o delegado titular da 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil (DRPC), de Itabira, Dr. Helton Cota fez todos os balanços das ações que foram desempenhadas durante o seu primeiro ano a frente do comando no combate contra a criminalidade em Itabira e 11 municípios da região. Helton Cota ainda afirmou que a delegacia regional de Itabira ela teve uma meta de “3,2 Mil” pontos para serem atingidas em todas as operações envolvendo as Policias; Civil (PC), Militar (PM) e Rodoviária Estadual (PRE). Para fazer todas as buscas e as apreensões dos indivíduos que são os verdadeiros acusados envolvidos na marginalidade diante da criminalidade.

Helton Cota anuncia mais novos efetivos para dar o total reforço
em 11 municípios da região (Foto/Rodrigo Ferreira)
Com o total de 5.925 pontos equivalentes a “212 %” acima do percentual que foi estipulado pela Policia Civil de Minas Gerais (PCMG), superior a meta que foi estipulada para o combate as ações contra a criminalidade em Itabira e região. “Isso é um excelente número mais do que o dobro da nossa meta, e a chefia gostou muito do que viu. Isso tudo com a nossa estrutura deficitária do jeito que é, ou seja a equipe [da 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil – DRPC] de Itabira trabalha muito com três policiais [Polícia Civil –PC, Polícia Rodoviária Estadual – PRE, Polícia Militar-PM]  para a gente alcançar essa meta”, comemorou.

De acordo com o Helton Cota, em janeiro de 2017 até agosto de 2019, no total foram registrados 12.218 Boletins de Ocorrência (BO), sendo que a soma parcial é de 5.217 boletins de ocorrência que foram registrados nos bairros; Pedreira do Instituto, Monsenhor José Lopes, Nova Vista, Jardins das Oliveiras e Madre Maria de Jesus; que são os locais mais críticos, onde os crimes de trafico de drogas e homicídios ocorrem constantemente nestes bairros. Onde o Centro lidera o maior índice de criminalidade com 1.084 registros de ocorrências policiais dentre os 11 bairros (1-Centro, 2-Gabiroba, 3-Fênix, 4-Campestre, 5-Machado, 6-Praia, 7-Amzonas, 8-Pedreira do Instituto, 9-Madre Maria de Jesus, 10-Nova Vista, 11-Jardim das Oliveiras) que são menos problemáticos nesta situação, sendo que Itabira obteve no total de 57 homicídios (21 consumados e 26 tentados) até em agosto de 2019, é o crime que dá mais aumento anual durante o acréscimo no “fim de ano” dentre os meses de; janeiro, outubro, novembro e dezembro durante o aumento de crimes de homicídio e feminicídio. “Ou seja, obviamente na medida em que os rés vão diminuindo, também os números dos crimes vão decaindo. Isso, é uma observação clara”, destacou.  

Durante a coletiva de imprensa, Helton Cota ainda esclareceu que foram encaminhados 2.584 inquéritos policiais para o “Poder Judiciário” que resultou 8 encaminhamentos de inquéritos diários, sendo que Itabira obteve o maior números de inquéritos que já foram produzidos durante o combate contra a marginalidade e a criminalidade destes indivíduos da região. Que lideram o maior ranking de inquéritos dentre 11 municípios da região seguida de; Santa Bárbara, Barão de Cocais, Ferros, Carmésia, Santa Maria de Itabira; sendo que Itabira lidera em 1º lugar em inquéritos policiais diante desta criminalidade envolvendo os crimes de tráfico de drogas seguido de homicídios que são relacionados aos acertos de contas entre traficantes e usuários de entorpecentes nesta maior situação. Helton Cota ainda esclareceu que os maiores crimes são de furto, roubo e receptação; que permanecem em disparada em 1º lugar na liderança durante a abordagem policial durante a confecção do boletim de ocorrência. “Então, isso tudo o que eles me passam para a gente entender como funciona o crime na região de Itabira [-Mg], e a partir disso nós organizamos as operações policiais”, esclareceu.   

Que acabam liderando o maior ranking criminalidade entre brigas com lesão corporal, e roubos e assaltos à mão armada seguidos de mortes, e acabam resultando em mortes fatais durante o confronto com as vítimas e os envolvidos diversos neste mundo do crime. Diante desta marginalidade em que a população fica totalmente apavorada e assustada com esta total insegurança, e não tem mais liberdade sequer de sair das suas residências tranquilamente junto com as suas famílias como era no passado. Helton Cota ainda afirmou que foram encaminhados; 54 mandatos de busca e apreensão, 68 mandados de prisão, totalizando 122 medidas cautelares; e mais 836 Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO´S) com a inclusão de 443 medidas protetivas que foram encaminhados ao “Poder Judiciário” que foram concluídas pela justiça comum. Já no Setor de Perícias foram emitidos 3.046 laudos periciais para serem concluídos os inquéritos policiais no momento.       

Para que o “Poder Judiciário” possa ter o devido conhecimento destes casos para serem solucionados através de audiências; de custodia, de conciliação e de instrução; para serem julgados durante o julgamento em sua definição de sua sentença. Com a inclusão do encaminhamento de 372 crimes envolvendo menores e adolescentes na marginalidade, e mais 502 medidas protetivas para as vitimas de violência domestica que foram solicitadas através das demandas que foram feitas por mulheres que são vitimas durante as agressões físicas e verbais através da Delegacia Especializada do Atendimento a Mulher (DEDM). Que já foi apresentado pela delegada Drª Amanda Machadoe pela 2ª juíza da vara criminal de Execuções Penais e de Cartas Precatórias Criminais da Comarca de Itabira, Drª Cibele Mourão Barroso de Figueiredo Oliveira durante a coletiva de imprensa desta segunda-feira (25/11).

Novos efetivos no reforço - Helton Cota ainda esclareceu durante a entrevista coletiva que foram recebidos 2 delegados titulares para serem destinados nas unidades da 3ª DRPC, de Itabira, em; Barão de Cocais e Santa Bárbara; e com a inclusão de mais 14 investigadores que foram distribuídos dentre 11 cidades da região nas unidades da 3ª DRPC, de Itabira; Santa Maria de Itabira, Ferros, Barão de Cocais e Santa Barbara.  

Exames e documentos - Já na delegacia de trânsito por meio da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) foram feitos todos os levantamentos de 15.064 exames de legislação e direção (dentre carros, caminhões, carretas, micro-ônibus e motos), e na delegacia de transito foram emitidos 13.683 documentos dentre Permissão Para Dirigir (PPD), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Certificado de Registro do Veículo (CRV), Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e mais com “21,8 Mil” vistorias em veículos (grande, pequeno e médio porte) no pátio da delegacia que foram realizados durante o ano de 2019. No de identificação foram emitidas 6.073 Carteiras de Identidade (CI) ou Documento de Identidade (DI). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário