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Delegado Paulo Tavares Neto concede a coletiva de imprensa e não dá muitos detalhes da reconstituição que foi incluído no inquérito policial (Foto/Kátia Passos) |
João Monlevade/Mg – Durante a
reconstituição na “Ponte Torta” no Km 350, da
Br-381, na manhã desta quarta-feira (09/12), do ano passado, onde ocorreu o
acidente de ônibus da empresa “Localima Turismo”, de Mata Grande-AL placa
“DTD-7253”. Que destruiu uma parte das grades de
proteção, e despencou do viaduto de 35 metros de altura caindo em cima da linha
férrea da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), da Vale (S/A), resultando 19
passageiros mortos durante a tragédia que ocorreu em Monlevade na tarde de
sexta-feira (04/12), do ano passado, sendo que uma boa parte das vítimas com
ferimentos leves e graves sobreviveram e retornaram em seus devidos municípios
de origem entre os estados da Alagoas, Bahia e Pernambuco na região do Nordeste
pós-tragédia durante o traslado no avião cargueiro da Força Aérea Brasileira
(FAB) “C-130” durante a manhã de segunda-feira (07/12) do ano passado, sabendo
que ainda existem 15 vítimas com ferimentos graves que ainda estão internados
entre o hospital Margarida, de Monlevade, e também nos hospitais João
XXIII e João Paulo II, de Belo Horizonte-Mg.
Ainda na reconstituição do acidente de ônibus foram tiradas todas as metragens de todos os ângulos desde o “inicio, meio e fim” durante a reconstituição da tragédia em Monlevade, do qual a pericia técnica da Policia Civil de Minas Gerais (PCMG) acompanhou todos os detalhes durante os trabalhos periciais para a conclusão do inquérito policial para comprovar a causa deste acidente que resultaram mortes fatais durante a esta tragédia. Para constatar toda a versão dos fatos de todas as causas do acidente de ônibus se realmente foi falha do motorista ou se foi falha mecânica do ônibus que fez o percurso com destino a São Paulo-SP durante o trajeto para a capital paulista, onde ocorreu o acidente de ônibus em dezembro do ano passado que já se completou há 2 meses da tragédia em Monlevade.
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Motorista Luiz Viana (Foto/Internet/Divulgação) |
Que foram baseados dentro do depoimento
do Luiz Viana durante as oitivas em Monlevade pós-traslado dos 19 corpos no
avião cargueiro da “Fab C-130” com destino aos
estados e municípios de origem na região
do nordeste. Onde o Luiz Viana perdeu o freio e pulou do ônibus de uma
só vez com mais 3 passageiros na hora em que o veiculo perdeu totalmente os
freios e desceu de ré, e destruiu as grades de proteção. Sem ter tempo de
reação para pensar quando pulou do ônibus com mais 3 passageiros na hora em que
o veiculo começou a descer de ré devido a falha dos freios sob a
irresponsabilidade da “Localima Turismo”. Que acabou caindo da ponte de 35
metros de altura jogando em cima da linha férrea da mineradora naquele exato
momento em que o acidente de ônibus ocorreu por volta das 13 horas e 30 minutos,
da tarde. Onde as equipes da força tarefa fizeram todos os devidos trabalhos de
resgate durante a tragédia de Monlevade que aconteceu em dezembro do ano
passado.
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Reconstituição do acidente de ônibus na Ponte Torta vai confirmar sobre as causas das mortes dos passageiros no inquérito policial (Foto/Cristiane Mattos/Jornal 'O Tempo') |
A reconstituição deste
acidente estava marcada às 10 horas da manhã que teve 30 minutos de atraso,
sendo que os trabalhos da perícia técnica teve o inicio as 10:30 da manhã. “A dinâmica da simulação os senhores [da
imprensa] viram. Agora passo a passo do detalhamento e essa questão técnica da
perícia, segundo que infelizmente por enquanto é sigiloso. A importância é
crucial, e eu classifico que seja uma das perícias mais importantes de todo o
processo, e nesse caso extremamente necessário e é super importante o trabalho dos
peritos nessa reconstituição. Nesse caso foi extremamente necessário e super
importante o trabalho dos peritos nessa reconstituição, e os próximos passos
serão algumas oitivas e algumas diligências que a gente vai fazer tanto aqui e como
fora do estado”, destacou o delegado.
Com a inclusão das diligencias que serão feitas como em
Monlevade e fora dos estados da região nordeste, sendo que já foram ouvidas 14
pessoas formalmente e mais 7 pessoas informalmente no momento. Para o Paulo
Tavares a participação do Luiz Viana foi muito importante quanto no depoimento que
durou cerca de 3 horas e na reconstituição, onde ele deu todos os detalhes
sobre a “Localima Turismo” e do acidente de ônibus da empresa em que ele
prestava o serviço de transporte de passageiros, de forma muito irregular e
clandestina pelas margens das rodovias estaduais e federais. “Como tanto no
depoimento dele e agora durante a simulação, a participação dele [do Luiz
Viana] foi muito importante, e ele continua muito abalado com o que aconteceu,
e qualquer um normal e um ser normal somos mortais e somos falíveis. Então,
realmente ele está muito emocionado”, lamentou o delegado.
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Chefe de seção de perícia Karina Martins (Foto/Kátia Passos) |
“Esse trabalho ele foi fundamentado basicamente no depoimento
do motorista, e nós vamos fazer grandes e outros levantamentos do funcionamento
do veículo, e vamos analisar o motor e o sistema de freios do veículo. Pra
depois ter uma informação mais precisa do resultado. Hoje, basicamente nós
avaliamos a dinâmica do evento se estava coerente com aquilo que foi falado
pelo motorista [Luiz Viana], e nós medimos toda a pista e todo o deslocamento,
usamos todos os vídeos para fazer confrontos e medidas dos cálculos que serão
feitas posteriormente. Ainda o processo de investigação nos ajuda a comparar com
o levantamento que foi feito no local [do acidente], pra ver se todas as
questões verídicas se estão achados com os dias no local, e a gente faz o
levantamento de todos os achados [no local] e todos os dados são coletados pra
posteriormente para serem analisados e confrontados”, explicou.
Karina Martins ainda reforçou o seu esclarecimento durante a entrevista
coletiva que irá fazer todos os levantamentos dentro do interior ônibus da “Localima
Turismo” durante os trabalhos técnicos periciais até a conclusão do inquérito policial
no momento. Karina Martins ainda afirmou que foram feitos os trabalhos periciais
na velocidade do ônibus durante a reconstituição. “Seria uma velocidade [sem
citar Km´s], e nós fizemos com o veículo virado de frente para que a gente
possa ter uma segurança maior no processo. Mas, é só uma medida aproximada de
velocidade que a gente vai comparar com os vídeos que foram enviados para nós”,
esclareceu.
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Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Civil (PC) mantém a interdição da Ponte Torta, da br-381 para fazer a reconstituição do acidente de ônibus (Foto/Rodrigo Ferreira) |
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