Driblando a “Lockdown” - Iniciativa faz parte das ações de prevenção do
coronavírus é aplicada conforme ondas de propagação classificadas no plano
“Minas Consciente”
Mesmo com o “Lockdown”, Delegacia de Polícia de Itabira manterá os atendimentos essencial normalmente (Foto/Rodrigo Ferreira/Arquivo/Divulgação) |
Belo Horizonte/Mg - A Polícia Civil
de Minas Gerais (PCMG) trabalha,
neste momento, com uma nova relação de casos prioritários para emissão de
carteiras de identidade e de atestados de antecedentes. A medida alcança os
Postos de Identificação em todo o estado, gerenciados pelo Instituto de
Identificação e pelas Delegacias Regionais.
De forma emergencial, delegado Helton Cota manterá todos os atendimentos prioritários devido a Lockdown (Foto/Rodrigo Ferreira/Arquivo/Divulgação) |
De
acordo com a portaria da Superintendência de Informações e Inteligência
Policial (SIIP), publicada na última sexta-feira (15/1), estão sendo atendidos,
prioritariamente, quem precisa dos documentos para solicitar medicamentos,
consultas ou tratamentos médicos (na rede pública ou privada de saúde); cumprir
exigências das relações de trabalho ou emprego; bem como para realizar viagens
nacionais ou internacionais, mediante comprovação documental de urgência.
Também
são consideradas situações prioritárias aquelas em que o cidadão necessita da
carteira de identidade ou do atestado de antecedentes para: participar de
certames, como concursos públicos e exames em geral (escolas, universidades,
Detran, dentre outros); apresentar em órgãos públicos e/ou privados, mediante
agendamento prévio ou em casos de processos em andamento (Tribunais de Justiça,
Polícia Federal, Receita Federal, INSS, bancos etc.); e pessoas em situação de
vulnerabilidade social, como idosos, acamados, deficientes, hospitalizados e
pessoas em situação de rua.
Atendimento
Nesses
casos, o interessado deve apresentar a demanda à Delegacia de Polícia Civil
mais próxima, para fins de viabilização do atendimento emergencial. Os
telefones e endereços estão disponíveis no site da PCMG - www.policiacivil.mg.gov.br,
na aba “Unidades”.
A
portaria ainda se aplica ao Posto de Identificação sediado na Câmara Municipal
de Belo Horizonte (CMBH), e o atendimento deve ser agendado por e-mail (postoidentificacao@cmbh.mg.gov.br).
Em razão do recesso, a unidade da Assembleia Legislativa, também na capital,
está temporariamente fechada.
Os
Postos de Identificação localizados nas Unidades de Atendimento Integrado
(UAIs), em razão de suas especificidades, permanecem atendendo o público
mediante agendamento
eletrônico pelo site ou via aplicativo MG app –
Cidadão. Nas UAIs prevalecem as normas da Secretaria de
Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
A
Polícia Civil informa, também, que o atestado de antecedentes pode ser emitido
pela internet, por meio deste link,
no site da PCMG.
Em Itabira
Em nota enviada á imprensa, o delegado titular da 3ª Delegacia
Regional da Polícia Civil (3ª DRPC), de Itabira, Helton Costa Lopes informa que
a delegacia de polícia manterá os atendimentos prioritários em casos de
emergência. “Informo que os Postos de Identificação vinculados à Delegacia
Regional de Itabira localizados nas cidades que estão na ‘onda roxa’ voltarão a
atender somente em casos de emergência, como ocorreu no início da pandemia”,
disse o delegado.
“Ressalto que iremos concluir os atendimentos das pessoas que já estavam
agendadas para essa semana em Itabira, sempre obedecendo os protocolos
sanitários (distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel)”,
afirmou.
“Para serem atendidos, os solicitantes deverão comparecer pessoalmente
no Posto de Identificação da sua respectiva cidade, comprovando uma das
situações previstas na matéria acima”, esclareceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário