Banner 728x90

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Com a retomada em 2019 - Ciclo Saúde é concluído em Barão de Cocais com “100%” da Atenção Básica contemplada

 

Em Barão de Cocais, membros da equipe de Coordenação da Atenção Básica tem o programa “Ciclo Saúde” como o reforço importante em sua contrapartida (Foto/Acom Vale) 

Barão de Cocais/Mg - A comunidade de Barão de Cocais recebeu mais um importante reforço no atendimento à saúde. Em parceria com a Prefeitura, o programa “Ciclo Saúde” beneficiou “100%” da Atenção Básica do município, com capacitação de 159 profissionais e equipagem de 155 instrumentos e mobiliário, como oxímetros, eletrocardiógrafos, sonares, autoclaves, consultórios odontológicos portáteis, notebooks, smartphones, entre outros. Além disso, foram realizadas 37 oficinas, incluindo todas as frentes do programa, totalizando 284 horas de formação ofertadas.

Segundo a integrante da equipe de Coordenação da Atenção Básica em Barão de Cocais, Fátima de Oliveira, ela afirmou que o programa foi retomado em 2019 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com diferentes frentes de atuação, entre as quais a doação de equipamentos, que impacta diretamente na melhoria das condições de trabalho e atendimento à comunidade. “Os equipamentos doados pela Vale [S/A] têm ajudado muito no atendimento. As televisões, por exemplo, facilitam os treinamentos de eletrocardiograma realizado nas unidades e contribuem para o acompanhamento dos usuários”, relata a Fátima de Oliveira.

 

Formação de profissionais

Outra frente de atuação do programa é a Promoção e Educação em Saúde, que contou com um ciclo de formação para profissionais que atuam nas UBS e também a equipe da gestão municipal. As capacitações buscam contribuir para o aperfeiçoamento técnico das equipes de saúde, além de serem uma possibilidade de ampliar as competências para o planejamento, execução e avaliação de ações em parceria com a comunidade.

Em Barão de Cocais, a equipe da Unidade de Saúde Centro desenvolveu o plano “Tudo é Possível", elaborado durante as oficinas e que teve como temática central a Saúde Mental do Trabalhador. Foram desenvolvidas atividades de Biodança para os Agentes Comunitário de Saúde (ACS) em parceria com o Centro de Assistência Psicossocial (CAPS), além de atividades de relaxamento e de interação entre a equipe.

 

Apoio à Gestão

Na frente de Apoio à Gestão, para o fortalecimento de políticas públicas, a coordenadora de Saúde Bucal do município, Mayara Siqueira, ainda afirmou que foram disponibilizadas ferramentas que apoiaram o município na leitura, monitoramento e avaliação de indicadores da Atenção Básica. “Tenho certeza de que vamos melhorar muito os indicadores do município, porque a visualização geográfica vai ajudar nas unidades. Quando você tem o mapa no computador é muito mais fácil que no papel”, afirma a coordenadora.

 

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

O fortalecimento da saúde também passa pelo desenvolvimento de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais para prevenir diversas doenças. Essa frente busca apoiar a gestão e os profissionais do município na ampliação da oferta das PICS para a comunidade. Em Barão de Cocais, foram realizados uma oficina introdutória e seis módulos de aromaterapia, com um intercâmbio para troca de experiências com outros municípios.

 

Frente Jovens Construtores em Saúde

Os Jovens Construtores em Saúde (JCS) é a frente do Ciclo Saúde que tem foco no fortalecimento do protagonismo juvenil para a promoção da saúde. Com apoio das equipes das UBS, foram mobilizados jovens das comunidades para formarem um grupo que participou de 16 encontros virtuais, sobre diversos temas relacionados à saúde e à realidade desses jovens.

Ao longo desse ciclo formativo os 25 participantes desenvolveram o chamado “Ativo Comunitário”, iniciativa que fica como um legado para a comunidade. Em Barão de Cocais, a edição aconteceu entre os meses de agosto e dezembro de 2021, e o Ativo Comunitário foi a produção de 03 tirinhas, disseminadas em redes sociais que são voltadas para o público juvenil, e com o intuito de provocar maiores reflexões sobre os impactos das tecnologias na saúde mental, do qual o tema foi escolhido pelos jovens a partir de suas realidades. Os temas das tirinhas foram “Fake News e Saúde Mental”, “Tecnologias e infância” e “Tecnologias e dependência”.

 

Programa “Ciclo Saúde”

O Ciclo Saúde é um programa de cooperação técnica para fortalecimento da Atenção Básica que tem como objetivo contribuir para a ampliação e/ou implantação de serviços no âmbito da Atenção Básica com foco na educação e promoção da saúde das pessoas e comunidades. É uma iniciativa da Fundação Vale, com execução da Vale (S/A), em parceria técnica com o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) e o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade “Estácio de Sá”.

Nenhum comentário: