sábado, 24 de dezembro de 2022

Projeto “Vida Ativa” – Depois de 2 anos paralisados, antes e pós-pandemia! “A gente tem que valorizar essas pessoas que muito contribuíram”, defendeu o Marco Lage

 

Muito contente e alegre, o prefeito Marco Antônio Lage anuncia o retorno presencial do projeto “Vida Ativa” depois de dois anos de pandemia (Foto/Rodrigo Ferreira)


Itabira/Mg - Muito alegre, animado e emocionado com o retorno do projeto “Vida-Ativa” pós-pandemia, o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) iniciou a sua fala presencialmente durante o anuncio do retorno da edição do projeto “Vida Ativa” que aconteceu durante a tarde de terça-feira (22/11), na sede da Associação dos Aposentados Pensionistas e Empregados das Empresas Patrocinadoras da Valia (Aposvale), na Esplanada da Estação, sendo que o projeto “Vida Ativa” foi criado no governo do ex-prefeito (2005/2008-2009/2012) João Izael Querino Coelho (PMN). “Então, o ‘Vida Ativa’ é um projeto que a gente traz experiência lá governo [do ex-prefeito -2005/2008-2009/2012-] João Izael [Querino Coelho –PMN-] que me apoiou [nas eleições de 2020, enquanto candidato a prefeito, antes de ser eleito]. Que é um ex-prefeito que eu tenho um carinho muito grande por ele um respeito muito grande”, elogiou o prefeito.          

Marco Lage e a Secretária de Esportes e Lazer, Natália Lacerda (Foto/Rodrigo Ferreira)
O projeto “Vida Ativa” teve as suas atividades encerradas devido à hibernação da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) com a Secretaria Municipal de Educação (SME) que foi anunciado pelo ex-prefeito (2001/2004-2017/2020) Ronaldo Lage Magalhães (União Brasil) durante a coletiva de imprensa no dia 28 de novembro de 2017, durante o encerramento do seu primeiro ano de governo em seu segundo mandato de prefeito daquele ano, antes do surgimento da pandemia do “Covid-19”. Ainda em seu pronunciamento, Marco Lage ainda afirmou que dentre as 750 vagas que foram disponibilizadas para se inscrever no projeto “Vida Ativa”, foram preenchidas 500 pessoas que estão inscritas dentro deste projeto e restam 250 vagas para serem preenchidas até o encerramento destas vagas durante a inscrição. “Sobretudo, os projetos sociais e os projetos humanos dessa prefeitura. Só para abrir essa plataforma da ‘Vida Ativa’ que é muito importante para todos nós. Olha só e vejam só gente, esse [projeto ‘Vida Ativa’] aqui é um compromisso nosso”, anunciou o prefeito. 

Marco Lage recebe os cumprimentos dos participantes
do  projeto  “Vida Ativa” (Foto/Rodrigo Ferreira)     
No ano em que a hibernação da Secretaria de Esportes com a Secretaria de Educação foi anunciada na coletiva de imprensa no dia 28 de novembro de 2017, o ex-presidente do Conselho Municipal de Esportes (Comesp), Rinaldo Lucas Araújo nem foi nem comunicado sequer por parte do governo Ronaldo Magalhães a respeito desta hibernação desta pasta, e só tomou o devido conhecimento depois 
que a matéria ter sido publicada pela imprensa local, após ter sido pego de surpresa com o fim da pasta ter sido hibernada durante o governo Ronaldo Magalhães naquele ano. Que causou muita ira, transtorno e revolta por parte do Rinaldo Lucas e demais conselheiros durante a reunião que ocorreu no dia 04 de dezembro de 2017, durante o encerramento do primeiro ano de governo Ronaldo Magalhães daquele ano.

Onde o ex-Secretário de Educação José Gonçalves Moreira também foi pego de surpresa ao saber da tamanha responsabilidade, ao assumir cumulativamente por estas duas pastas, de forma unificada. Que permaneceram fundidas até final do mandato do governo Ronaldo Magalhães naquele ano, sendo que o José Gonçalves também ocupou a pasta na Secretaria de Educação no segundo mandato dos governos João Izael e Ronaldo Magalhães, antes destas pastas serem hibernadas no segundo mandato do governo Ronaldo Magalhães enquanto prefeito naquele ano. Antes desta hibernação da Secretaria de Esportes com Secretaria de Educação, no governo do ex-prefeito Damon Lázaro de Sena (PV), a Secretaria de Esportes já foi fundida com a “Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT)”, do qual o ex-Secretário de Esportes, ex-vereador (2005/2008-2009/2012) Élson Ferreira de Sá “Élson Sá” (MDB)  também respondeu cumulativamente por estas duas pastas durante a fusão pós-reforma administrativa em 2015.

Marco Lage fala sobre a importância
do  projeto  “Vida Ativa” (Foto/Rodrigo Ferreira)
“A gente tem que valorizar essas pessoas que muito contribuíram, e se isso hoje a gente está aqui é por que alguém lutou pela [pelo projeto] ‘vida ativa’ e pela terceira idade em algum dia lá atrás. Mas, o que eu queria dizer pra vocês é muito simples, eu já viajei o mundo inteiro e eu fui em muitos países e sobretudo na Ásia. Onde o idoso, a terceira idade e a melhor idade é muito respeitado. Quanto mais velho a pessoa, mais respeito, mais carinho, mais adorimento na sociedade elas tem. Por quê essas pessoas ela no tempo vai passando, as pessoas tem muito; o que dar, o que doar, tem muito o que ensinar, ter uma experiência de vida, e de uma vida inteira, sem ter sofrimento, sempre de alegrias, sempre de emoções. Mas, de uma experiência de uma vida inteira para passar um pro outro. Então, a gente se sabe que em culturas mais bem abagunçados do que a nossa, no idoso e na terceira idade é super valorizado”, contou o prefeito.                         

Ainda o projeto “Vida Ativa” também teve uma grande passagem muito importante e bastante significativa desde o primeiro mandato do governo João Izael para o governo Damon Sena que foi mantido até o segundo mandato do governo Ronaldo Magalhães durante o seu segundo ano de governo, em 2018, enquanto prefeito, onde foram encerradas todas as suas atividades, após o anúncio da hibernação da Secretaria de Esportes com a Secretaria de Educação durante o primeiro ano de governo do Ronaldo Magalhães, em 2017. Onde o ciclo do projeto “Vida Ativa” se encerrou com a abertura e lançamento oficial do evento desta edição que foi realizado na sede da Associação Recreativa dos Ferroviários de Itabira (ARFITA), na Vila São Geraldo, em 2018, durante o segundo ano de governo Ronaldo Magalhães que teve interrupção por 3 anos durante a hibernação da Secretaria de Esportes com a Secretaria de Educação.

Marco Lage cumprimenta a cadeirante participante
do projeto  “Vida Ativa” (Foto/Rodrigo Ferreira)
“A vida tem que ser ativa, e tem que ser mesmo gente. A gente e ninguém podem entregar os pontos. Nós precisamos de fazer isso, isso é um motivo de orgulho para nós, e para a gente é um motivo de cidadania. A cidadania passa por cuidar de quem cuidou de nós, cuidar das nossas pessoas que estão ficando idosa. Por quê nós que esta aqui hoje a companhia está com 30 [anos de idade] vai chegar lá um dia. Nós um dia vão chegar lá precisando, e tem muita gente vão poder morar numa cidade”, disse o prefeito

Já no governo Damon Sena, o projeto “Vida Ativa” foi mantido desde 2013 até 2015, antes de anunciar a reforma administrativa durante a coletiva de imprensa que ocorreu no dia 10 de abril de 2015, onde o Damon Sena anunciou todos os cortes de gastos e cancelamentos de diversos eventos para manter todas as contenções de despesas no município, diante das medidas de austeridade que foram tomadas para manter todos esses cortes de gastos, durante o cenário da crise econômica mundial sobre a queda do preço do minério que ocorreu naquele ano.

Marco Lage fala sobre o retorno do projeto “Vida Ativa” (Foto/Rodrigo Ferreira)
“Mas, é um compromisso que eu assumi, e muito mais que eu assumi esse compromisso com essas pessoas por conta da certeza que eu tenho, da consciência que eu tenho, da importância de uma cidade como Itabira [-Mg], valorizar a humanidade, valorizar quem as vezes não está na ativa mais, já aposentou e já não está na ativa. E a tendência pode ser um tempo de políticas públicas de valorização ao idoso, de valorização a terceira idade. São essas pessoas ficarem  as vezes até abandonadas no canto, a família não tem tempo para elas por quê está trabalhando e está cuidando dos filhos. É um circulo que renova e está todo mundo ocupado”, defendeu o prefeito.

Marco Lage ainda relembrou que o fim da hibernação da Secretaria de Esportes com a Secretaria de Educação, foi uma das suas grandes promessas de sua campanha enquanto candidato a prefeito durante o período eleitoral das eleições municipais de 2020 daquele ano, sendo que o desmembramento destas duas pastas foi acordado durante a reunião com as equipes de transição entre o Marco Lage e o Ronaldo Magalhães, antes do Marco Lage ser empossado oficialmente como prefeito para o biênio “2021/2024”, e após ser eleito prefeito durante as eleições municipais de 2020 daquele ano. “E se não tivermos um programa [projeto ‘Vida Ativa’] dentro da prefeitura um programa que vai propiciar atividades pra as pessoas, o quê que vai acontecer? Nós vão ter que tomar até mais remédios”, lamentou o prefeito.

Grupo de dança e participantes do projeto “Vida Ativa” comemoram
e prestigiam com a volta desta edição  (Foto/Rodrigo Ferreira)
Mesmo ter sido eleito prefeito ao derrotar o Ronaldo Magalhães nas urnas durante as eleições de 2020 daquele ano, Marco Lage ainda aproveitou o período da pandemia do “Covid-19” após ser empossado oficialmente como prefeito da cidade, e anunciou todas as devidas retomadas das atividades do projeto “Vida Ativa” no formato remoto pelo canal da prefeitura através do You Tube durante o seu primeiro ano de governo, sendo que as atividades físicas eram transmitidas diretamente do auditório da Mata do Intelecto, onde ficam as instalações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e da Coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) no local.

“Olha o que aconteceu com dois anos de pandemia [do ‘Covid-19’], e a gente dentro de casa. Pessoas sofrem em depressão, imagina quem está acostumada a vida inteira ao trabalho ali cuidar da família a criar filho? E de repente a se vê em casa fechado e trancafiado em casa. Já foi duro esses dois anos [de pandemia do ‘Covid-19’]. Então, o nosso compromisso foi assumir o governo e retomar o [projeto] ‘Vida Ativa’ e ele muito maior do que já foi. Mas, nós estamos aqui assumindo o compromisso, mas, não coisa de política não. É por quê eu tenho a consciência absoluta da importância, e da importância da saúde mental, da importância pra uma sociedade de Itabira [-Mg] vai ser uma cidade melhor se tiver a sua terceira idade, a sua melhor idade envolvida num projeto social. Num projeto de esporte e lazer como esse que nós estamos lançando agora”, desabafou o prefeito.                                        


Marco Lage tira a foto com a cadeirante participante
do projeto  “Vida Ativa” (Foto/Rodrigo Ferreira)
Com a inclusão da contrapartida da proposta, de forma muito resumida e sucinta, do ex-prefeito-candidato à reeleição Ronaldo Magalhães: Reativar a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude; Ampliar o Programa “Vida Ativa”; Investir e apoiar o futebol amador (juvenil, adulto e máster); Investir em esportes especializados; Resgatar a prática das “Ruas de Lazer” nos bairros; que foi uma das propostas em que o Ronaldo Magalhães apresentou resumidamente dentro dos 14 questionamentos que foram feitos pelo Comesp durante a sabatina a distância com os candidatos a prefeito, da qual a sabatina a distância foi anunciado durante a reunião do colegiado no dia 19 de outubro de 2020, pelo ex-presidente do Comesp, Marcelo de Oliveira Precata, durante as eleições municipais de 2020, devido a pandemia do “Covid-19”, sendo que o governo Marco Lage roubou a cena e pegou carona nas propostas do Ronaldo Magalhães que foi apresentado ao Comesp, após 11 dias do anúncio da sabatina a distância, antes do prefeito sofrer a derrota nas urnas durante as eleições de 2020.

Durante o retorno dodo projeto  “Vida Ativa”, Marco Lage anuncia
as politicas públicas para os idosos (Foto/Rodrigo Ferreira) 
“Que o governo que há uma politica publica voltada ao idoso, voltada à terceira idade. É por isso que nós estamos investindo nesse programa, e a nossa missão é superar a história zumbre histórico. Nós queremos que o [projeto] ‘Vida Ativa’ seja o maior programa da ‘Vida Ativa’, maior programa de políticas públicas pra idosos e pra terceira idade, é isso que nós queremos. Por quê? Cada um de nós tem que ter a consciência, e que nós estamos fazendo com isso. Nós estamos investindo na cidadania, e nós estamos fazendo a vida ficar melhor na cidade. Não tem cidade boa se os nossos idosos, os nossos pais, os nossos tios, as pessoas das nossas famílias, os cidadãos. Ele tiver em casa sem ter o que fazer, procurando médico”, exemplificou o prefeito.                                                      

Mesmo com a derrota do seu adversário durante as eleições de 2020, Marco Lage ainda fez a questão de roubar a cena, e colocou todas essas propostas do Ronaldo Magalhães em prática desde o seu primeiro ano de governo em sua atual gestão. Antes de ser empossado oficialmente como o legitimo prefeito da cidade estando à frente de sua atual gestão que já se completa por dois anos, Marco Lage convocou a coletiva de imprensa no dia 17 de dezembro de 2020 para fazer o anúncio dos seus secretariados, e ele também anunciou o fim da hibernação da Secretaria de Esportes com a Secretaria de Educação, antes de ser empossado oficialmente como o atual e legitimo prefeito da cidade, da qual estas pastas já se encontram desmembradas desde o seu primeiro ano de governo atualmente. “Procurando médico por quê quando você para começa aparecer os problemas, e não só de remédio. E diminuir o remédio e aumentar a dança, aumentar a arte, aumentar os passeios, aumentar os pais, aumentar as atividades, aumentar os nossos encontros, a nossa conversa um com o outro, a nossa prosa, sair de casa. Pra gente viver a vida, e ela que seja plena e que seja longa, e nós estamos preparados para isso”, concluiu o prefeito.    

Marco Lage fala sobre a qualidade de vida para os idosos durante o retorno do do projeto  “Vida Ativa” (Foto/Rodrigo Ferreira)


Notícias relacionadas:

12 de Dezembro de 2022/Com a volta do projeto “Vida Ativa”- Após 2 anos paralisados! “Mas, nós não tínhamos condições por que a pandemia impossibilitou”, lamentou a Natália Lacerda

12 de Novembro de 2020/Eleições 2020 – Sabatina do Comesp! Candidatos a prefeito apresentam as suas propostas inovadoras para a retomada das atividades desportivas nos próximos 4 anos 

31 de Dezembro de 2017/Balanço do 1º ano de governo - Pior que tá não fica! “Se precisar eu vou ter que cortar mais gastos pela frente”, lamentou o Ronaldo Magalhães

15 de Dezembro de 2017/Secretaria com o menor orçamento é “hibernada”- Revoltados e pegos de surpresa! Presidente do conselho de esportes não concorda com a “hibernação” da pasta

11 de Dezembro de 2017/Da “fusão” para a “hibernação” – Mais cortes de gastos! “Nós não estamos conseguindo pagar essas despesas!”, desabafou o Ronaldo Magalhães


Dia de “Nossa Senhora da Conceição” – Alerta total! “E com isso amados irmãos: ‘O mal entra no mundo’ ”, alertou o Padre Paulo Marcony



Com a presença dos fieis na igreja – “Violência, vingança, desastres naturais, conflitos familiares e aos próximos” foram os principais assuntos temáticos da missa que dominou durante o feriado   

Na homilia, Padre Paulo Marcony abordou diversos assuntos durante a missa Nossa Senhora Imaculada da Conceição no feriado desta sexta-feira (Foto/Rodrigo Ferreira)   

 

Itabira/Mg – Após 2 anos  e 11 meses como pároco e líder religioso espiritual estando a frente da Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde que já se completa há 3 anos no dia 27 de janeiro 2023, em que o padre Paulo Marcony Duarte Simões está a frente desta conceituada unidade paroquial da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano por este longo período celebrando e congregando juntamente com os seus fieis, desde que em que o pároco assumiu o lugar que foi herdado pelo Padre Ulides Flávio Assis após a sua despedida durante a última missa que foi celebrada na igreja da saúde no dia 26 de janeiro de 2020. Na homilia, da missa de Nossa Senhora Imaculada da Conceição desta quinta-feira (08), o padre Paulo Marcony aproveitou todo o seu maior tempo possível durante toda a homilia para falar desta santíssima trindade durante a celebração em pleno o feriado deste mês, e com a casa lotada de fieis durante a celebração na paróquia deste final de ano de 2022 que se encerra.

Padre Paulo Marcony chega para subir no altar para abordar diversos
assuntos com os fieis em pleno o feriado (Foto/Rodrigo Ferreira)
“Amados irmãos e irmãs, mais uma vez dentro do templo do advento. A igreja [Matriz Nossa Senhora da Saúde] nos oferece essa liturgia tão bonita da [Nossa Senhora] Imaculada da Conceição. Nossa senhora como nós, ter um pai e ter uma mãe, e foi gerada do ventre de ano e tendo pai Joaquim. E nossa senhora [Imaculada da Conceição] como criatura quis Deus. Que fosse preservada por iniciativa, e por vontade do senhor fosse preservada da culpa do pecado. Por isso, virgem concebida sem pecado como nós rezamos sempre nas chaculatórias: ‘Oh Maria concebida e sem pecado’. O que vocês [fieis] respondem: ‘Rogai por nós! Pecadores’ [responderam, os fieis durante a celebração], sempre nós rezamos nesse chaculatório. Por quê assim foi no que ele de Deus que nossa senhora [Imaculada da Conceição] fosse escolhida em todas as mulheres para ser a mãe de salvador”, contou o pároco.

“Concebida aquela que concedeu por ordem do espírito santo, e desde sempre a igreja sempre delirou nossa senhora [Imaculada da Conceição] com muito carinho e muito respeito. Não é atoa que nós temos os dogmas que são as verdades de fé, e este dogma de hoje em que o Papa Biblon, em 1854, institui a solenidade [Nossa Senhora] Imaculada Conceição de Maria para que não questionasse mais. Jesus Cristo ao mesmo tempo que é homem, que é Deus. A [Nossa Senhora] Imaculada Conceição traz ao mundo o salvador por obra do espírito santo, é esta verdade de fé que nós colocáramos. Concedeu por obra do espírito santo, este Deus menino que mais uma vez nós vamos estar com ele buscando o natal. Como nossa senhora  [Imaculada da Conceição] participou de toda a maldição humana, mas, não experimentou o pecado que a primeira leitura de hoje do livro do gênesis traz para nós a consequência de como que o mal entra no mundo”, disse o pároco.  

Padre Paulo Marcony fala da violência urbana durante a homilia (Foto/Rodrigo Ferreira)
Durante a homilia, o padre Paulo Marcony falou dos grandes males entre os seres humanos de hoje desde as injustiças que todos são vitimas deste trágico consentimento cometido por estes seres humanos  até chegar a violência urbana que todos vivenciam constantemente e a todo o momento nos tempos de hoje atualmente. “Deus quando criou o Adão e Eva, criou sem maldade, criou sem omissão no coração. Um coração puro, uma pureza e uma comunhão total com Deus. Mas, o inimigo vem e fica ali sobrando para atirar na caça e convence a mulher a desobedecer à vontade de Deus, e com isso amados irmãos: ‘O mal entra no mundo’, é isto o que a leitura do gênesis quer mostrar para nós. O mal resulta nas nossas escolhas erradas do nosso orgulho, do nosso egoísmo, da autossuficiência. Quando um homem escolhe viver orgulhosamente só ignorando as propostas de Deus, o pecado entra no seu coração, e foi isso o que aconteceu na primeira criação de Deus. O querer ocupar o lugar de Deus, a arrogância é tão grande que tira da graça, tira da luz, tira da vida, e consequência do pecado justamente foi à morte. Quando olhamos para esta leitura, às vezes a gente tem a tendência de querer jogar sempre a culpa no outro, do erro em que a gente escolhe, da decisão que tomamos, e que às vezes não é do período de Deus, mas da nossa vontade. E aí as consequências veem como a leitura, um querendo jogar a culpa no outro do erro praticado o pecado que passa a vergonha tomar conta do coração. Não é atoa que o Adão se escondeu de Deus”, discordou o pároco.

Padre Paulo Marcony aproveita todo o seu maior tempo possível para
abordar diversos assuntos durante a homilia (Foto/Rodrigo Ferreira)
Sobre a honra e dignidade, o padre Paulo Marcony ainda aproveitou toda a possibilidade do seu maior tempo e espaço suficiente para fazer todo o seu manifesto durante a homilia da missa “Nossa Senhora da Conceição”. Para falar e refletir juntamente com os seus fieis, a tamanha vergonha e o constrangimento que os seres humanos vivem cometendo e agindo agressivamente de forma física e verbal atualmente, durante a violência urbana nos dias de hoje, de forma muito errônea contra as pessoas e os próximos de sua família lá fora, durante todo o acometimento destes atos ilegais contra a sociedade de bons costumes tradicionais e sociais diante do convívio social em que todos estão vivenciando atualmente nos dias de hoje.

“Quantas vezes nós também experimentamos essa vergonha? Será que eu vou até o confessionário? Será que eu vou falar com o padre realmente aquilo que eu fiz de errado e me reconciliar com Deus? Não tem coragem, vou e começo a contar os pecados. Mas, aqueles que eu preciso realmente livrar, a vergonha não deixa. Não deveria ser assim. Na hora de errar a gente erra com muita facilidade. Mas, na hora de corrigir o erro, a dificuldade é grande. Prova tanto na hora de a gente ofender e machucar o outro com muita facilidade usando palavras pesadas. Mas, na hora de voltar-se e reconciliar com o irmão. Como que a vaidade comporta o coração? O orgulho, e tantos outros sentimentos que não vem de Deus há oito segundos. Por isso, a proposta, o caminho que leva para o céu é o caminho da obediência e da fidelidade. O texto proclamado nesta liturgia deixa bem claro: ‘A vontade de Deus!’. É que nós caminhemos sempre ao seu lado, e não distante dele”, defendeu o pároco.

Padre Paulo Marcony fala sobre a violência entre as famílias (Foto/Rodrigo Ferreira)
“Quando fazemos a opção de distanciar de Deus, manchando as nossas vestes robastimais. E aí o pecado toma conta do nosso ser. E aí vem as injustiças, a exploração, a violência e tantas outras coisas como nós assistimos nos dias de hoje na sociedade que nós estamos inseridos. Homens e mulheres deixam de ser irmãos para passarem a ser ameaças ao próprio bem estar? Deus cria o ser humano para viver o amor, e aí vem as guerras para destruir e matar uma nação contra a outra como está acontecendo entre Rússia e a Ucrânia que nunca foi da vontade de Deus, é da vontade dos homens. É da vontade o que está no coração, e não destruindo o irmão. Afinal, somos filhos do mesmo pai? Dentro do triste e tudo isso amados irmãos. Quando também em família isso acontece? Então, o mal não é nunca querer do senhor, o mal é um fruto da desobediência”, alertou o pároco.

Ainda o padre Paulo Marcony aproveitou todo o seu maior tempo possível durante a homilia para fazer todas às analises e todos os devidos questionamentos de consciência aos seus fieis que estiveram presentes durante a celebração de “Nossa Senhora da Conceição” durante todo o seu aproveitamento, e fazendo com que os fieis reflitam e tenham a consciência do mundo em os seres humanos estão vivendo e vivenciando nos dias de hoje atualmente diante de tanta maldade, covardia e marginalidade. Onde os seres humanos não tem alma e nem coração pelas pessoas próximas, e também dentro de sua família e nos seus arredores diante do convívio social atualmente, sendo que os seres humanos nos dias de hoje estão vivenciando a cada dia e a cada vez mais diante dos grandes acontecimentos dos fatos com tantas maldade e covardia com violência que acabam resultando com mortes fatais durante os conflitos que ocorrem atualmente nos dias de hoje. Em que todos estão vivenciando os tipos de crimes envolvendo mortes macabras seguidas de feminicídio e homicídio a todo o momento e a cada instante que resultam em mortes fatais, de forma constante.

Padre Paulo Marcony fala sobre a maldade e covardia
entre os seres humanos (Foto/Rodrigo Ferreira)
“Como é que é tu faz-se aos meus irmãos? Como é que eu me relaciono com aqueles que são diferentes? Aqueles que pensam diferente. Qual o mundo eu estou buscando trilhar o caminho da salvação? Buscando a paciência a tolerância, respeitando o outro ou deixando a intolerância a tomar conta do meu coração. Um dos mistérios que mais nos questionam, o mundo contemporâneo é o mistério do mal. Duas coisas em que a gente sempre querendo encontrar resposta, e sempre ligamos na investigação por quê tanta maldade. E as vezes querendo entender também a morte que nunca vamos conseguir, e só quanto estivermos na outra dimensão vamos compreender. Com os olhos teremos nós não conseguirmos. Mas, com os olhos da fé consigam-se. Esse mal que tivemos todos os dias tomas conta da sociedade, conta do mundo mantém de Deus em comum. E é isto que o livro do Gênesis quer mostrar para nós a palavra de Deus responde ‘o mal nunca vem de Deus’ ”, questionou o pároco.  

Padre Paulo Marcony fala sobre a vingança dos seres humanos
 durante a violência (Foto/Rodrigo Ferreira) 
“Se alguém às vezes pensa que Deus é vingativo e castigador, e ele que permite todas as coisas ruins aconteçam para mostrar a sua ira e a sua cólera tá totalmente equivocado. O mal vem consequência da escolha de fazermos do caminho que desejamos ter na vida. Deus os criou os para a vida e para a felicidade, e é ele desta certeza que nós devemos ter depositado em nosso coração. Deus todas as condições para imprimirmos a nossa existência a uma dinâmica de vida, de realização do tempo. O querer de Deus sempre foi este desde o início o homem com a sua audácia, com a sua prepotência, com a sua arrogância atrapalhou tudo e continua atrapalhando.  Quantas vezes os desastres naturais que acontece, e a gente fica questionando o por quê tudo isso? Infelizmente. Por quê o desequilíbrio total, a falta de harmonia, a falta interna, a falta de harmonia entre os irmãos e o respeito. E aí gera esta tamanha [desgraça], e podemos dizer a palavra tanto feia. Pra não dizer a palavra [desgraça]  eu falo a desarmonia total entre tudo e todos”, concluiu o pároco.

Padre Paulo Marcony aproveitou o máximo da homilia para abordar diversos assuntos temáticos que são relacionados com as maldades associadas com a violência urbana (Foto/Rodrigo Ferreira)


Com a casa cheia, o Padre Paulo Marcony aproveitou todo o seu maior tempo máximo possível para dialogar e discutir os assuntos temáticos com os fieis e cristãos que estiveram presentes na casa paroquial durante o feriado (Foto/Rodrigo Ferreira)    

Notícias relacionadas:

29 de Janeiro de 2020/Com a chegada do Padre Paulo Marcony – Missão cumprida! Pároco realiza a última celebração antes de ser transferido para mais uma missão divina em Ipatinga


29 de Janeiro de 2020/Com muita energia positiva e com expectativas – Ele chegou para somar forças com os fieis! “O Padre Paulo Marcony Chega para dar a continuidade”, anunciou o novo pároco

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Com a volta do projeto “Vida Ativa”- Após 2 anos paralisados! “Mas, nós não tínhamos condições por que a pandemia impossibilitou”, lamentou a Natália Lacerda

 

Novidade “pós-pandemia” – Secretaria de Esportes e Lazer anuncia o Valério como o novo carro-chefe principal do núcleo central do “Vida Ativa” 


Durante o lançamento do projeto “Vida Ativa” após 2 anos interruptos, Natália Lacerda anuncia 11 núcleos presenciais que vão integrar neste projeto  (Foto/Rodrigo Fereira) 

Itabira/Mg-De acordo com a Secretária Municipal de Esportes e Lazer, e Juventude (SMELJ), Natália Lacerda Faria, ela afirmou que serão 11 núcleos presenciais que vão integrar ao projeto “Vida Ativa” com a sua retomada das atividades presenciais pós-pandemia do “Covid-19” que se alastrou no Brasil e no mundo, dente eles são: Distrito de Ipoema, Distrito Nossa Senhora do Carmo, João XXIII, São Marcos, Gabiroba, Santa Tereza, Boa Esperança, Bela Vista; Associação dos Técnicos Industriais da Vale (ATIVA), no Amazonas; Associação Recreativa dos Ferroviários de Itabira (ARFITA), na Vila São Joaquim; Valériodoce Esporte Clube (VEC), no Campestre. Onde as 770 pessoas idosas (os) serão beneficiadas ao se inscrever no projeto “Vida Ativa” durante a sua primeira fase com a sua retomada no formato presencial.

Com a casa cheia, Natália Lacerda fala sobre a importância
do projeto“Vida Ativa” (Foto/Rodrigo Ferreira) 
“Então, eu queria dizer, para mim é uma honra imensa de poder estar aqui hoje por poder recebê-los, e agradecer imensamente a vocês que estiveram sempre atentos e muito compreensivos. E que nós agora temos que retomar, e vamos retomar com o compromisso assumido pelo prefeito [Marco Antônio Lage  –PSB-] que era de fazer os [11] núcleos descentralizados chegando em todos os territórios. E nós vamos começar prefeito [Marco Lage] como o senhor queria com os 11 núcleos, e com mais núcleos que a gente tinha condições inicialmente [...] E o diferencial agora é que a gente tem também; atividades artísticas, atividades recreativas, atividade física, atividade cultural. Então, temos muitas atividades pra vocês e contamos com a participação de todos”, disse a secretária.                     

Com disponibilidade de 70 vagas por cada núcleo para as pessoas que estão acima de 55 anos de idade para serem inseridas dentro destas unidades que integram ao “Vida Ativa” após o retorno deste projeto, sendo que o evento do lançamento do retorno desta edição em seu novo formato aconteceu na tarde de terça-feira (22/11), na sede da Associação dos Aposentados Pensionistas e Empregados das Empresas Patrocinadoras da Valia (Aposvale), na Esplanada da Estação. “Com certeza, não poderia ficar de fora, e são núcleos também históricos e tradicionais. Nós, não poderíamos nos deixar de considerar esses núcleos, que já eram núcleos tradicionais em Itabira [-Mg]. E nós ampliamos em algumas medidas, e o que nós fizemos realmente de reformulação pro [projeto] ‘Vida Ativa’. É realmente a composição  pedagógica que as atividades vão ter nos [11] núcleos, e o principal que é a ideia de um ‘núcleo de convivência’. Nós estamos chamando agora esses [11] núcleos como o ‘núcleo de convivência dos idosos’, e a gente quer que eles estejam ali e não só duas vezes para fazer as atividade física pela manhã ou pela tarde. Nós queremos que eles tenha ali um ponto de encontro, um ponto de desenvolvimento das capacidades e habilidades que há maturidade. Certamente, tem e acumula muito mais do que nós”, destacou a secretária.     

Natália Lacerda fala sobre as grandes novidades
 do projeto “Vida Ativa” (Foto/Rodrigo Ferreira)
Principalmente, o Valério que será o maior carro-chefe principal do núcleo central do “Vida Ativa” onde serão realizados as atividades como hidroginástica, natação, fanfarra, jogos (no ginásio). “E temos também uma novidade em relação às atividades, as atividades físicas obviamente é a vocação e o Dna do projeto [‘Vida Ativa’]. E também tem a importância pra qualidade de vida para independência e para autonomia dos idosos obviamente. Mas, também agora com as atividades artísticas, culturais, recreativas e interativas. Então, a gente vai explorar o máximo possível das praticas corporais. Mas, também não só a mente limitar a atividade física, e trazendo também atividades como a fanfarra que já é tradicional, mas, também com outras atividades de interação de jogos cooperativos. Que a gente acredita que o esporte para 3ª idade também tem contribuições não somente para interação, mas, por desenvolvimento pleno da saúde física e mental [...] Temos um estudo que nós estamos fazendo junto a entidade que é conveniada e parceira para ver como que a gente chega nas comunidades rurais, inicialmente com núcleos”, anunciou a secretária.                     

Prefeito Marco Lage e Natália Lacerda (Foto/Rodrigo Ferreira)
Sobre o retorno presencial do projeto “Vida Ativa”, Natalia Lacerda ainda afirmou que o retorno do “Vida Ativa” no formato presencial já tinha sido previsto, planejado e cobrado por diversas vezes pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB) desde o seu primeiro ano de governo durante a pandemia do “Covid-19”. De menos a “fase 2” do “Vida Ativa” não será aplicada dentro deste projeto, sabendo que terá que trabalhar inicialmente com apenas 11 núcleos neste projeto. “Mas, nós não tínhamos condições por que a pandemia impossibilitou, e nós fizemos o [projeto] ‘Vida Ativa’ [no formato] ‘on-line’ e depois nós tivemos tempo até pra poder ver tudo o que já funcionava muito bem. E o principal, tudo o que a gente poderia trazer de novo a ação de melhoria. Então, agora a gente volta em peso com 11 núcleos do [projeto] ‘Vida Ativa’, e conseguimos chegar em todos os territórios de Itabira [-Mg] praticamente”, concluiu a secretária. 

Durante o seu pronunciamento na abertura do retorno do projeto “Vida Ativa”, Natália Lacerda ainda demonstrou dizendo sobre o seu total reconhecimento do governo Marco Lage pela importância da valorização do esporte no município. “Então, eu não poderia deixar aqui de começar a dizer que nós só podemos estar aqui hoje. Por quê nós temos um prefeito [Marco Antônio Lage  –PSB-] que valoriza de verdade e reconhece o esporte e lazer como o pilar estruturante do desenvolvimento humano, social e na qualidade de vida dos seus munícipes. E sem isso, nós não estaríamos aqui hoje. O prefeito [Marco Lage] me cobrou desde o ano passado o retorno do [projeto] ‘Vida Ativa’, era para ter começado no ano passado não é prefeito. Mas, as condições da pandemia [do ‘Covid-19] não nos permitiu. Começamos ‘on line’ [pelo canal You Tube, da Prefeitura], tivemos tempo para poder planejar melhor, pensar, saber tudo o que era bom, e que precisava de voltar, e tudo o que a gente poderia melhorar. E a proposta agora do [projeto] ‘Vida Ativa’ justamente e ter mais oportunidade de convivência, o principal motivo da retomada do ‘Vida Ativa’ são os núcleos de convivência para as pessoas mais e forte”, contou a secretária.


Com a casa cheia, grupo de dança contagiam e prestigiam durante o retorno do projeto “Vida Ativa” pós-pandemia (Foto/Rodrigo Ferreira) 


Notícias relacionadas:

12 de Novembro de 2020/Eleições 2020 – Sabatina do Comesp! Candidatos a prefeito apresentam as suas propostas inovadoras para a retomada das atividades desportivas nos próximos 4 anos 

31 de Dezembro de 2017/Balanço do 1º ano de governo - Pior que tá não fica! “Se precisar eu vou ter que cortar mais gastos pela frente”, lamentou o Ronaldo Magalhães

15 de Dezembro de 2017/Secretaria com o menor orçamento é “hibernada”- Revoltados e pegos de surpresa! Presidente do conselho de esportes não concorda com a “hibernação” da pasta

11 de Dezembro de 2017/Da “fusão” para a “hibernação” – Mais cortes de gastos! “Nós não estamos conseguindo pagar essas despesas!”, desabafou o Ronaldo Magalhães


sábado, 3 de dezembro de 2022

“Operação Natalina 2022” – “A gente sempre destaca que a prevenção é a melhor forma de evitar o crime”, alertou o tenente Duque

 

Comércio seguro – 26º Bpm irá fazer as operações durante o policiamento ostensivo nos centros comerciais em pleno o período natalino

No 26º Bpm, tenente Duque Esteves dá os detalhes sobre a “Operação Natalina 2022” durante o final de ano (Foto/Acom 26º Bpm)  

Itabira/Mg - Na manhã desta sexta-feira (28), foi realizado o lançamento da “Operação Natalina 2022” na sede da unidade do 26º Batalhão da Polícia Militar (26º Bpm), que acontece anualmente em todo os 853 municípios mineiros até o dia 31 de dezembro. Visando à prevenção aos crimes contra o patrimônio, modalidade criminosa estimulada pelo aquecimento do comércio atacadista e varejista, e no aumento da circulação de pessoas em razão das festas de final de ano. “Com o intuito é reforçar e suplantar o policiamento, e tendo em vista as movimentações e as festividades do final de ano. Com a movimentação maior do comércio, e esse policiamento vem levar prevenção aos comerciantes e aos trazeontes, e trazer sempre a segurança para a população mineira”, defendeu o tenente.        

Tenente Duque Esteves fala com a imprensa sobre a operação
durante o perídio natalino (Foto/Rodrigo Ferreira) 
De acordo com o tenente Isaac Duque Esteves, do 26º Batalhão da Polícia Militar (26º Bpm), ele ainda afirmou para a imprensa que pretende manter todo o reforço e o aparato policial durante todas as operações em pleno o período natalino nos centros comerciais do município. Para que os consumidores façam as suas compras com muito mais conforto, comodidade e segurança durante o período natalino que se estenderá até a véspera da virada do fim de ano. Ainda evitando roubos, furtos, golpes, extorsões, assaltos e homicídios nos principais centros comerciais da cidade. Com a inclusão dos roubos dos aparelhos como o caso do aparelho smatphone telefone celular que são os mais visados por estes indivíduos infratores.  

“Nessa época do ano é muito comum os crimes de furto, roubo e extorsão. Ou seja, basicamente os crimes contra o patrimônio, com essa movimentação atípica em que as pessoas saem para fazer as compras de natal e para fazer as festividades de ano novo. E inclusive, com o 13º [Salário] na economia, as pessoas tendem a deixar as vezes que esses indivíduos cometam esses crimes. Então, a nossa dica é orientação a essa prevenção aos crimes contra os patrimônios. Os aparelhos celulares são muito visados, além de valores, dinheiro em espécie, objetos, joia, ouro, cordão. Então, é muito importante que as pessoas se atentem e tomem medidas preventivas para evitar de ser um alvo de um novo crime”, disse o tenente.     

Pm´s estão posicionados desde a estreia da operação
 natalina (Foto/Acom 26º Bpm)
 
Para isso, a Polícia Militar (PM) vai empregar todo os seus 20 efetivos administrativo e operacional com a inclusão de mais 11 novos soldados que irão dar o total reforço para a segurança pública no município, totalizando cerca de 31 policiais envolvidos na operação durante as comemorações natalinas em pleno o final de ano em que se comemora o natal e a virada do ano, evitando de revelar números e quantidades de policiais efetivos que irão para as ruas durante o período natalino em plena operação neste final de ano e em toda as áreas abrangentes que integra o 26º Bpm. Mesmo que a imprensa apurou que existem os números e quantidades comprobatórios dos militares envolvidos na operação durante o período natalino. “Por uma questão de estratégia e de segurança pública, a gente não revela quantidade. Mas, o policiamento é reforçado em quantidade suficiente para garantir a segurança do itabirano”, recusou o tenente.              

Até na Praça do Areão tem Pm´s posicionados no centro
comercial (Foto/Acom 26º Bpm)
Ainda o tenente Duque Esteves esclareceu para a imprensa que nos locais mais críticos também haverá o reforço durante o policiamento nos pontos estratégicos, onde a criminalidade ainda é maior durante o período natalino no momento, de forma ostensiva. “A partir de hoje, todos os dias nós vamos ter um reforço no policiamento. Será empregados militares da administração pra suplantar esse policiamento, além do que a gente vem fazendo rotineiramente. Então, durante este fim de ano nós teremos um reforço diário aqui em Itabira [-Mg]. O policiamento na cidade é como um todo, só que nós temos as analises estatísticas que mostram onde é mais provável de ocorrer o crime”, explicou o tenente.

“Então, o policiamento é lançado de forma inteligente, e de forma a prevenir, onde há incidência criminal é maior. O movimento criminal ele é muito dinâmico, então, cada ano tem a sua peculiaridade. Mas, antecipando a isso, a Polícia Militar [-Pm-] por outra movimentação maior no final do ano, a gente já reforça o policiamento justamente para garantir a prevenção. E a gente tem estratégias de operações especificas para garantir uma prevenção criminal eficaz, e evitar os crimes contra o patrimônio e contra a vida”, concluiu o tenente.

Pm´s posicionados para dar mais segurança, conforto e comodidade
durante período natalino (Foto/Acom 26º Bpm) 
O policiamento será totalmente reforçado pelos militares da administração que estarão nas ruas levando dicas de segurança aos cidadãos, sendo que serão desenvolvidas todas as ações de prevenção e repressão, e com o intuito de levar a maior sensação de segurança às pessoas e inibir a pratica de atos criminosos que ocorrem durante o período natalino em pleno o final de ano. “As dicas a gente sempre destaca que a prevenção é a melhor forma de evitar o crime. Então, observar sempre as movimentações estranhas e de atitudes suspeitas, e não deixar objetos valiosos a vista, evitando assim, aquele desejo impotêncial pelo cometimento do crime pelo infrator”, alertou o tenente.       

O tenente Duque esteve à frente do lançamento da operação em Itabira, realizada na sede do 26º Bpm, onde concedeu entrevista à imprensa, sendo repassadas informações sobre as operações na área da unidade do batalhão da Pm, bem como dicas de segurança. Tenente Duque ainda aproveitou para reforçar o alerta para a população utilizar o disque denúncia 181 ou ligue para o 190, de forma anônima. Caso, ocorra alguma suspeita com os infratores pelos centros comerciais da cidade durante o período natalino, tenente Duque ainda alertou a população para que repasse qualquer situação para que a Polícia Militar possa averiguar a denúncia que foi feita pela vitima no momento. “Repassar qualquer situação para a Polícia Militar [-Pm-], que nós iremos averiguar a denuncia”, salientou o tenente.

 

Faça este fim de ano mais alegre e lucrativo, siga as dicas:

1. Preste atenção ao movimento nas imediações de sua rua. Percebendo a presença de pessoas ou veículos estranhos e em atitudes suspeitas, informe à Polícia Militar, disque 190.

2. Incentive seus clientes a efetuarem compras com cartões, assim estará diminuindo a possibilidade de atuação de infratores em seu estabelecimento.

3. Instale dispositivos de segurança, tais como alarmes, câmeras de monitoramento etc... 

4. Reforce a tranca das portas, evite janelas de vidros muito grandes.

5. Tenha sempre um lugar seguro para guardar mercadorias de valor e dificulte todos os acessos fáceis para um ladrão.

6. Evite deixar grandes quantias de dinheiro no caixa. Recolha esses valores e coloque-os em lugar seguro, sempre em quantias e horários alternados, sem alarde e preferencialmente fora do seu estabelecimento (cofre, banco e outros).

7. Oriente seus funcionários a não reagirem em caso de assalto.

8. Procure instalar os caixas longe da porta de entrada ou saída do estabelecimento.

9. Alterne o trajeto de ida e volta entre sua casa e o trabalho, assim dificultará ações de sequestro por parte dos infratores.

10. Oriente os seus empregados e clientes a terem cuidado com bolsas e sacolas de compra.

11. Estreite o relacionamento com a Polícia Militar. Procure saber os tipos de delitos e características dos marginais que estão atuando na região.

12. Evite deixar produtos expostos do lado de fora da loja.

13. Oriente os clientes a não contarem dinheiro de forma explícita, pois estarão atraindo a atenção de possíveis infratores.

14. Se o caixa ficar próximo à saída da loja, procure colocar seguranças do lado de fora.

15. Procure instalar os caixas longe da porta de saída ou entrada. Comércio com caixas próximas às saídas tem maior atrativo para os marginais para fuga e levantamento do movimento, facilita a localização do dinheiro.

16. Evite deixar a sua loja com só uma pessoa ou vendedor. Infratores das normas penais em número de dois ou três usam da tática de desviar a atenção do vendedor enquanto os outros furtam produtos e dinheiro do caixa.

17. Deixe sempre atualizado a relação de endereços de funcionários e ex-funcionários da sua empresa.

18. Na execução de serviços bancários evite rotinas e instrua o funcionário designado para tais atividades sobre as medidas de segurança necessária(s).

19. Produtos de grande valor não devem ficar expostos sem a devida segurança. Ao final do expediente eles devem ser guardados em um cofre.

20. Ao encerrar as atividades da sua empresa nunca deixe as portas abertas à meia altura. Feche-as por completo. Se houver clientes no interior da loja eles devem sair pelos acessos de funcionários.

21. Certifique-se que ninguém permaneceu escondido na loja após o horário de expediente.

22. Evite deixar acumular grandes quantias de dinheiro no caixa.

23. Faça o fechamento do caixa sempre perto de algum alarme, telefone, dispositivo acionador de vigilância ou câmeras.

24. Antes de dar emprego, peça referências sobre o novo funcionário, situação financeira, círculo de amizades, locais onde costuma frequentar, etc.

25. Sempre que ocupar um novo imóvel lembre-se de trocar as chaves do novo estabelecimento.

 

Notícia relacionada:

05 de Dezembro de 2015/“Operação Natalina” – PM´S farão o policiamento ostensivo nas áreas comerciais da cidade durante o período natalino