sábado, 24 de dezembro de 2022

Projeto “Vida Ativa” – Depois de 2 anos paralisados, antes e pós-pandemia! “A gente tem que valorizar essas pessoas que muito contribuíram”, defendeu o Marco Lage

 

Muito contente e alegre, o prefeito Marco Antônio Lage anuncia o retorno presencial do projeto “Vida Ativa” depois de dois anos de pandemia (Foto/Rodrigo Ferreira)


Itabira/Mg - Muito alegre, animado e emocionado com o retorno do projeto “Vida-Ativa” pós-pandemia, o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) iniciou a sua fala presencialmente durante o anuncio do retorno da edição do projeto “Vida Ativa” que aconteceu durante a tarde de terça-feira (22/11), na sede da Associação dos Aposentados Pensionistas e Empregados das Empresas Patrocinadoras da Valia (Aposvale), na Esplanada da Estação, sendo que o projeto “Vida Ativa” foi criado no governo do ex-prefeito (2005/2008-2009/2012) João Izael Querino Coelho (PMN). “Então, o ‘Vida Ativa’ é um projeto que a gente traz experiência lá governo [do ex-prefeito -2005/2008-2009/2012-] João Izael [Querino Coelho –PMN-] que me apoiou [nas eleições de 2020, enquanto candidato a prefeito, antes de ser eleito]. Que é um ex-prefeito que eu tenho um carinho muito grande por ele um respeito muito grande”, elogiou o prefeito.          

Marco Lage e a Secretária de Esportes e Lazer, Natália Lacerda (Foto/Rodrigo Ferreira)
O projeto “Vida Ativa” teve as suas atividades encerradas devido à hibernação da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) com a Secretaria Municipal de Educação (SME) que foi anunciado pelo ex-prefeito (2001/2004-2017/2020) Ronaldo Lage Magalhães (União Brasil) durante a coletiva de imprensa no dia 28 de novembro de 2017, durante o encerramento do seu primeiro ano de governo em seu segundo mandato de prefeito daquele ano, antes do surgimento da pandemia do “Covid-19”. Ainda em seu pronunciamento, Marco Lage ainda afirmou que dentre as 750 vagas que foram disponibilizadas para se inscrever no projeto “Vida Ativa”, foram preenchidas 500 pessoas que estão inscritas dentro deste projeto e restam 250 vagas para serem preenchidas até o encerramento destas vagas durante a inscrição. “Sobretudo, os projetos sociais e os projetos humanos dessa prefeitura. Só para abrir essa plataforma da ‘Vida Ativa’ que é muito importante para todos nós. Olha só e vejam só gente, esse [projeto ‘Vida Ativa’] aqui é um compromisso nosso”, anunciou o prefeito. 

Marco Lage recebe os cumprimentos dos participantes
do  projeto  “Vida Ativa” (Foto/Rodrigo Ferreira)     
No ano em que a hibernação da Secretaria de Esportes com a Secretaria de Educação foi anunciada na coletiva de imprensa no dia 28 de novembro de 2017, o ex-presidente do Conselho Municipal de Esportes (Comesp), Rinaldo Lucas Araújo nem foi nem comunicado sequer por parte do governo Ronaldo Magalhães a respeito desta hibernação desta pasta, e só tomou o devido conhecimento depois 
que a matéria ter sido publicada pela imprensa local, após ter sido pego de surpresa com o fim da pasta ter sido hibernada durante o governo Ronaldo Magalhães naquele ano. Que causou muita ira, transtorno e revolta por parte do Rinaldo Lucas e demais conselheiros durante a reunião que ocorreu no dia 04 de dezembro de 2017, durante o encerramento do primeiro ano de governo Ronaldo Magalhães daquele ano.

Onde o ex-Secretário de Educação José Gonçalves Moreira também foi pego de surpresa ao saber da tamanha responsabilidade, ao assumir cumulativamente por estas duas pastas, de forma unificada. Que permaneceram fundidas até final do mandato do governo Ronaldo Magalhães naquele ano, sendo que o José Gonçalves também ocupou a pasta na Secretaria de Educação no segundo mandato dos governos João Izael e Ronaldo Magalhães, antes destas pastas serem hibernadas no segundo mandato do governo Ronaldo Magalhães enquanto prefeito naquele ano. Antes desta hibernação da Secretaria de Esportes com Secretaria de Educação, no governo do ex-prefeito Damon Lázaro de Sena (PV), a Secretaria de Esportes já foi fundida com a “Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT)”, do qual o ex-Secretário de Esportes, ex-vereador (2005/2008-2009/2012) Élson Ferreira de Sá “Élson Sá” (MDB)  também respondeu cumulativamente por estas duas pastas durante a fusão pós-reforma administrativa em 2015.

Marco Lage fala sobre a importância
do  projeto  “Vida Ativa” (Foto/Rodrigo Ferreira)
“A gente tem que valorizar essas pessoas que muito contribuíram, e se isso hoje a gente está aqui é por que alguém lutou pela [pelo projeto] ‘vida ativa’ e pela terceira idade em algum dia lá atrás. Mas, o que eu queria dizer pra vocês é muito simples, eu já viajei o mundo inteiro e eu fui em muitos países e sobretudo na Ásia. Onde o idoso, a terceira idade e a melhor idade é muito respeitado. Quanto mais velho a pessoa, mais respeito, mais carinho, mais adorimento na sociedade elas tem. Por quê essas pessoas ela no tempo vai passando, as pessoas tem muito; o que dar, o que doar, tem muito o que ensinar, ter uma experiência de vida, e de uma vida inteira, sem ter sofrimento, sempre de alegrias, sempre de emoções. Mas, de uma experiência de uma vida inteira para passar um pro outro. Então, a gente se sabe que em culturas mais bem abagunçados do que a nossa, no idoso e na terceira idade é super valorizado”, contou o prefeito.                         

Ainda o projeto “Vida Ativa” também teve uma grande passagem muito importante e bastante significativa desde o primeiro mandato do governo João Izael para o governo Damon Sena que foi mantido até o segundo mandato do governo Ronaldo Magalhães durante o seu segundo ano de governo, em 2018, enquanto prefeito, onde foram encerradas todas as suas atividades, após o anúncio da hibernação da Secretaria de Esportes com a Secretaria de Educação durante o primeiro ano de governo do Ronaldo Magalhães, em 2017. Onde o ciclo do projeto “Vida Ativa” se encerrou com a abertura e lançamento oficial do evento desta edição que foi realizado na sede da Associação Recreativa dos Ferroviários de Itabira (ARFITA), na Vila São Geraldo, em 2018, durante o segundo ano de governo Ronaldo Magalhães que teve interrupção por 3 anos durante a hibernação da Secretaria de Esportes com a Secretaria de Educação.

Marco Lage cumprimenta a cadeirante participante
do projeto  “Vida Ativa” (Foto/Rodrigo Ferreira)
“A vida tem que ser ativa, e tem que ser mesmo gente. A gente e ninguém podem entregar os pontos. Nós precisamos de fazer isso, isso é um motivo de orgulho para nós, e para a gente é um motivo de cidadania. A cidadania passa por cuidar de quem cuidou de nós, cuidar das nossas pessoas que estão ficando idosa. Por quê nós que esta aqui hoje a companhia está com 30 [anos de idade] vai chegar lá um dia. Nós um dia vão chegar lá precisando, e tem muita gente vão poder morar numa cidade”, disse o prefeito

Já no governo Damon Sena, o projeto “Vida Ativa” foi mantido desde 2013 até 2015, antes de anunciar a reforma administrativa durante a coletiva de imprensa que ocorreu no dia 10 de abril de 2015, onde o Damon Sena anunciou todos os cortes de gastos e cancelamentos de diversos eventos para manter todas as contenções de despesas no município, diante das medidas de austeridade que foram tomadas para manter todos esses cortes de gastos, durante o cenário da crise econômica mundial sobre a queda do preço do minério que ocorreu naquele ano.

Marco Lage fala sobre o retorno do projeto “Vida Ativa” (Foto/Rodrigo Ferreira)
“Mas, é um compromisso que eu assumi, e muito mais que eu assumi esse compromisso com essas pessoas por conta da certeza que eu tenho, da consciência que eu tenho, da importância de uma cidade como Itabira [-Mg], valorizar a humanidade, valorizar quem as vezes não está na ativa mais, já aposentou e já não está na ativa. E a tendência pode ser um tempo de políticas públicas de valorização ao idoso, de valorização a terceira idade. São essas pessoas ficarem  as vezes até abandonadas no canto, a família não tem tempo para elas por quê está trabalhando e está cuidando dos filhos. É um circulo que renova e está todo mundo ocupado”, defendeu o prefeito.

Marco Lage ainda relembrou que o fim da hibernação da Secretaria de Esportes com a Secretaria de Educação, foi uma das suas grandes promessas de sua campanha enquanto candidato a prefeito durante o período eleitoral das eleições municipais de 2020 daquele ano, sendo que o desmembramento destas duas pastas foi acordado durante a reunião com as equipes de transição entre o Marco Lage e o Ronaldo Magalhães, antes do Marco Lage ser empossado oficialmente como prefeito para o biênio “2021/2024”, e após ser eleito prefeito durante as eleições municipais de 2020 daquele ano. “E se não tivermos um programa [projeto ‘Vida Ativa’] dentro da prefeitura um programa que vai propiciar atividades pra as pessoas, o quê que vai acontecer? Nós vão ter que tomar até mais remédios”, lamentou o prefeito.

Grupo de dança e participantes do projeto “Vida Ativa” comemoram
e prestigiam com a volta desta edição  (Foto/Rodrigo Ferreira)
Mesmo ter sido eleito prefeito ao derrotar o Ronaldo Magalhães nas urnas durante as eleições de 2020 daquele ano, Marco Lage ainda aproveitou o período da pandemia do “Covid-19” após ser empossado oficialmente como prefeito da cidade, e anunciou todas as devidas retomadas das atividades do projeto “Vida Ativa” no formato remoto pelo canal da prefeitura através do You Tube durante o seu primeiro ano de governo, sendo que as atividades físicas eram transmitidas diretamente do auditório da Mata do Intelecto, onde ficam as instalações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e da Coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) no local.

“Olha o que aconteceu com dois anos de pandemia [do ‘Covid-19’], e a gente dentro de casa. Pessoas sofrem em depressão, imagina quem está acostumada a vida inteira ao trabalho ali cuidar da família a criar filho? E de repente a se vê em casa fechado e trancafiado em casa. Já foi duro esses dois anos [de pandemia do ‘Covid-19’]. Então, o nosso compromisso foi assumir o governo e retomar o [projeto] ‘Vida Ativa’ e ele muito maior do que já foi. Mas, nós estamos aqui assumindo o compromisso, mas, não coisa de política não. É por quê eu tenho a consciência absoluta da importância, e da importância da saúde mental, da importância pra uma sociedade de Itabira [-Mg] vai ser uma cidade melhor se tiver a sua terceira idade, a sua melhor idade envolvida num projeto social. Num projeto de esporte e lazer como esse que nós estamos lançando agora”, desabafou o prefeito.                                        


Marco Lage tira a foto com a cadeirante participante
do projeto  “Vida Ativa” (Foto/Rodrigo Ferreira)
Com a inclusão da contrapartida da proposta, de forma muito resumida e sucinta, do ex-prefeito-candidato à reeleição Ronaldo Magalhães: Reativar a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude; Ampliar o Programa “Vida Ativa”; Investir e apoiar o futebol amador (juvenil, adulto e máster); Investir em esportes especializados; Resgatar a prática das “Ruas de Lazer” nos bairros; que foi uma das propostas em que o Ronaldo Magalhães apresentou resumidamente dentro dos 14 questionamentos que foram feitos pelo Comesp durante a sabatina a distância com os candidatos a prefeito, da qual a sabatina a distância foi anunciado durante a reunião do colegiado no dia 19 de outubro de 2020, pelo ex-presidente do Comesp, Marcelo de Oliveira Precata, durante as eleições municipais de 2020, devido a pandemia do “Covid-19”, sendo que o governo Marco Lage roubou a cena e pegou carona nas propostas do Ronaldo Magalhães que foi apresentado ao Comesp, após 11 dias do anúncio da sabatina a distância, antes do prefeito sofrer a derrota nas urnas durante as eleições de 2020.

Durante o retorno dodo projeto  “Vida Ativa”, Marco Lage anuncia
as politicas públicas para os idosos (Foto/Rodrigo Ferreira) 
“Que o governo que há uma politica publica voltada ao idoso, voltada à terceira idade. É por isso que nós estamos investindo nesse programa, e a nossa missão é superar a história zumbre histórico. Nós queremos que o [projeto] ‘Vida Ativa’ seja o maior programa da ‘Vida Ativa’, maior programa de políticas públicas pra idosos e pra terceira idade, é isso que nós queremos. Por quê? Cada um de nós tem que ter a consciência, e que nós estamos fazendo com isso. Nós estamos investindo na cidadania, e nós estamos fazendo a vida ficar melhor na cidade. Não tem cidade boa se os nossos idosos, os nossos pais, os nossos tios, as pessoas das nossas famílias, os cidadãos. Ele tiver em casa sem ter o que fazer, procurando médico”, exemplificou o prefeito.                                                      

Mesmo com a derrota do seu adversário durante as eleições de 2020, Marco Lage ainda fez a questão de roubar a cena, e colocou todas essas propostas do Ronaldo Magalhães em prática desde o seu primeiro ano de governo em sua atual gestão. Antes de ser empossado oficialmente como o legitimo prefeito da cidade estando à frente de sua atual gestão que já se completa por dois anos, Marco Lage convocou a coletiva de imprensa no dia 17 de dezembro de 2020 para fazer o anúncio dos seus secretariados, e ele também anunciou o fim da hibernação da Secretaria de Esportes com a Secretaria de Educação, antes de ser empossado oficialmente como o atual e legitimo prefeito da cidade, da qual estas pastas já se encontram desmembradas desde o seu primeiro ano de governo atualmente. “Procurando médico por quê quando você para começa aparecer os problemas, e não só de remédio. E diminuir o remédio e aumentar a dança, aumentar a arte, aumentar os passeios, aumentar os pais, aumentar as atividades, aumentar os nossos encontros, a nossa conversa um com o outro, a nossa prosa, sair de casa. Pra gente viver a vida, e ela que seja plena e que seja longa, e nós estamos preparados para isso”, concluiu o prefeito.    

Marco Lage fala sobre a qualidade de vida para os idosos durante o retorno do do projeto  “Vida Ativa” (Foto/Rodrigo Ferreira)


Notícias relacionadas:

12 de Dezembro de 2022/Com a volta do projeto “Vida Ativa”- Após 2 anos paralisados! “Mas, nós não tínhamos condições por que a pandemia impossibilitou”, lamentou a Natália Lacerda

12 de Novembro de 2020/Eleições 2020 – Sabatina do Comesp! Candidatos a prefeito apresentam as suas propostas inovadoras para a retomada das atividades desportivas nos próximos 4 anos 

31 de Dezembro de 2017/Balanço do 1º ano de governo - Pior que tá não fica! “Se precisar eu vou ter que cortar mais gastos pela frente”, lamentou o Ronaldo Magalhães

15 de Dezembro de 2017/Secretaria com o menor orçamento é “hibernada”- Revoltados e pegos de surpresa! Presidente do conselho de esportes não concorda com a “hibernação” da pasta

11 de Dezembro de 2017/Da “fusão” para a “hibernação” – Mais cortes de gastos! “Nós não estamos conseguindo pagar essas despesas!”, desabafou o Ronaldo Magalhães


Nenhum comentário:

Postar um comentário