quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Com a noite de “Natal da Morte” – Na Zona Rural! Deslizamento de terra e soterramento de residências causa morte e destruição no povoado de Vila Carvalho durante a tragédia em Antônio Dias

 

Tragédia em “Antônio Dias” - “Mas, a gente tem que ficar atento a todo o momento”, alertou o Benedito de Lima

Tragédia na Vila Carvalho afeta 10 comunidades da zona rural de Antônio Dias durante as fortes pancadas de chuvas durante o feriado de natal (Foto/Acom/Cedec-Mg) 


Antônio Dias/Mg - O Gabinete Militar do Governador (GMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-Mg), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) atuou, na manhã deste domingo (25), junto com à Defesa Civil Municipal, em uma ocorrência grave na zona rural da cidade de Antônio Dias que fica nas situado nas regiões do  Vale do Rio Doce e no Vale do Aço, de Minas Gerais. Onde obtém cerca de 10 mil habitantes de 800 km² no município. Além da Defesa Civil Municipal através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), estão prestando a assistência após uma ocorrência grave no povoado de Vila Carvalho, zona rural.

Vila Carvalho foi o local que foi mais afetado pelas fortes pancadas de
chuvas durante a tragédia de Antônio Dias (Foto/Acom/Cedec-Mg) 
Antes, de acontecer à tragédia no município de Antônio Dias, o Vila Carvalho não era considerada uma área de risco há mais de décadas no local, dentro das conformidades dos estudos geográficos. Onde as comunidades do: Oncinha, Balé, Japão, Madureira, Japão Montanha, Santa Mara, Lavra, Porteira Grande, Bomba e Ribeirão do Onça; totalizando 10 comunidades que foram atingidas pelas fortes pancadas chuvas na localidade da Vila Carvalho, sendo que um dos 7 carros dos moradores desta localidade ficaram totalmente perdidos e soterrados durante o desabamento e o deslizamento das terras do barranco que formou o talude que foram provocados pelas enxurradas e pelas fortes pancadas de chuvas em pleno o feriado de natal, de forma muito trágica para os familiares, parentes, amigos e entes queridos no momento de dor, angustia, tristeza e desespero a todo o momento durante a triste comemoração natalina Os moradores da Vila Carvalho entraram em momentos de pânico, tensão e desespero durante as fortes pancadas de chuvas em pleno o período chuvoso no final deste ano. As chuvas atingiram “84,4 Milímetros” para causar todos esses danos e os estragos durante as enxurradas e o deslizamento de terras destes barrancos na Vila Carvalho em pleno o feriado de natal que resultou 3 mortes fatais no momento.  

Vila Carvalho causou osbtrução na via durante a
tragédia de Antônio Dias (Foto/Acom/Cedec-Mg)
Segundo as informações do Corpo de Bombeiros de Ipatinga-Mg e da Defesa Civil Municipal, durante uma chuva intensa no período da madrugada que durou cerca de duas horas, ocorreu um grande deslizamento de terra dos taludes que desmoronou por 3 vezes seguidos durante o intervalo de duas horas de pânico, terror e desepero com os moradores da Vila Carvalho, em Antônio dias. Onde quatro residências foram atingidas por um talude (barranco) e colapsaram durante as fortes pancadas chuvas no período chuvoso que causou o devido rachamento profundo no barranco, em pleno o feriado de natal. Havia 30 pessoas no local durante uma confraternização de Natal entre familiares, parentes e amigos se confraternizaram em pleno o feriado do final de ano. Onde o deslizamento ocorreu por volta das 10:00 hs, da noite durante o feriado de natal. Os bombeiros foram acionados por volta das 0 hs (meia-noite) e 40 minutos.

Casas foram destruídas pelos deslizmentos de taludes
 durante a tragédia de Antônio Dias  (Foto/Acom/Cedec-Mg) 
Sobre os riscos de novos deslizamentos em Antônio Dias, o coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Sandro Vieira Corrêa (PM), ele ainda alertou a população de Antônio Dias que poderá ocorrer novos deslizamentos no município.  “Com relação à possibilidade de riscos de novos deslizamentos em Antônio Dias [-Mg]. Podemos dizer que ameaça de movimentos de massa o chamado ‘risco geológico’ permeia em todo o nosso estado [de Minas Gerais –Mg-], e tendo em vista que as reiteradas chuvas provocam o encharcamento do solo que em determinados pontos pode sofrer desestabilização. E provocaram o colapso de estruturas como residências, muros de contenção, de arrimo e de edificação e etc [...]”, alertou o coordenador. 

Dos 7 carros danificados pelas chuvas durante de Antônio Dias,
três carros invadiram as casas durante o deslizamento de terras
   (Foto/Acom/Cedec-Mg)
Sandro Corrêa ainda alertou sobre os modelos meteorológicos durante o período chuvoso que acontecerá no período chuvoso por todo o território estadual dentre os 853 municípios mineiros, que vai se estender até o dia 02 de janeiro de 2023 (do ano que vem) nas regiões do estado: Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Zona da Mata, Campos das Vertentes, Leste, Sul, Noroeste e Triângulo Mineiro. Sobre o apelo, Sandro Corrêa ainda pediu para que os moradores acionarem as Defesas Civis Estadual e Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia  
Militar (PM). Caso, aconteça realmente às rachaduras em suas residências durante as fortes pancadas de chuvas em pleno o período chuvoso.  

“Os modelos meteorológicos apresentados evidenciam chuvas por todo o estado de minas gerais [-Mg]. Assim, pedimos as pessoas que não desloque a pé em enxurradas e em regiões de alagamento, e aos motoristas que não trafeguem em áreas de inundação e enxurradas. Além disso, fica o alerta aos moradores que permaneçam atentos aos sinais de colapso em suas residências que são rachaduras e frestas em paredes, e muros de contenção, janelas e portas com dificuldade de fechar, rachaduras ou estofamento do piso, e arvores e postes com inclinação anormal. Ocorrendo tais situações, saiam do imóvel e desloque para a casa de parentes ou amigos”, salientou o coordenador.

O prefeito de Antônio dias, “Ditinho” e o vice-prefeito “Elcinho”
concedem entrevista para a “Rádio Itatiaia Vale do Aço”, e eles
falaram com mais detralhoes sobre a tragédia que ocorreu durante
 o feriado de natal (Foto/Bruna Lage/Diário do Aço/Divulgação) 
Em entrevista para a Rádio Itatiaia “Vale do Aço”, 97,1 Fm, de Ipatinga, afiliada a Rede Itatiaia, da Rádio Itatiaia Am/Fm, de Belo Horizonte-Mg. O prefeito Benedito Assis de Lima “O   Ditinho” (PSD) e o vice-prefeito Élcio de Almeida Ataíde “Elcinho” (MDB), de Antônio Dias falaram sobre a tragédia que ocorreu no município durante a virada do feriado de natal no município. “É um trabalho que é intenso, é um desastre [natural] de uma magnitude jamais aconteceu aqui na nossa cidade. O cenário nosso aqui é um sinal de uma catástrofe, é um sinal desolador. O trabalho nosso é intenso desde a primeira hora em que nós tomamos o conhecimento, e nós já partimos pro local pra poder intensificar o trabalho. E estamos até agora trabalhando intensamente na busca da última vítima, e a gente sabe que a possibilidade de encontra-lo com vida a cada hora que passa ela diminui. Mas, nós trabalhamos com a esperança de encontra-lo com vida, e colocamos toda a nossa equipe mobilizada. Eu e o vice-prefeito [Élcio de Almeida Ataíde ‘Elcinho’ –MDB-] juntamente com a câmara de vereadores [Câmara Municipal de Antônio Dias –CMAD-] colocamos toada a nossa equipe mobilizada, e a população também tem ajudado e contribuído com muitos voluntários aqui ao nosso redor. Então, o trabalho de equipe é intenso ainda” , contou o prefeito.            


As irmãsMarly Custódia e Aparecida de Fátima, e Bruna de  Paula
foram encontradas mortas nos escombros no feriado de domingo
no natal do dia seguinte durante  a tragédia em Antônio Dias
(Foto/Arquivo Pessoal/ Divulgação)
De acordo com os policiais e bombeiros militares que atuam no local neste momento, quatro pessoas foram resgatadas e encontradas mortas durante o soterramento na tragédia de Antônio Dias: Marly Custódia dos Santos, de 51 anos; e a irmã Aparecida de Fátima Rodrigues, de 54 anos (foram encontradas mortas por volta das 6 horas, da manhã, deste domingo -25-); e a Bruna Santiago de Paula, de 19 anos (que foi encontrada morta por volta das 6 horas, da manhã, desta segunda-feira -26-). Que morreram soterradas e encontradas em óbito por volta das 6 horas da manhã em datas sequentes do dia seguinte. E elas foram soterradas e retiradas do local dos escombros já em óbito durante o feriado de natal para manhã desta segunda-feira (26), sendo que estas três mulheres foram encontradas mortas e soterradas na Vila Carvalho, em seguida, elas foram veladas e enterradas em mesmo dia no cemitério, da cidade de Antônio Dias.

“Olha, a gente pede atenção redobrada nesse local. A gente está fazendo um trabalho de remoção de parte da terra. Mas, a gente tem que ficar atento a todo o momento, e o local ainda apresenta uma instabilidade muito grande [...] Com as fortes chuvas, nós tivemos desmoronamentos de terras em vários pontos, é o que está intensificando a nossa equipe agora para dar a várias passagens a comunidades rurais que tem o seu acesso interditado”, alertou o prefeito. 

Corpo de Luan Rodrigues é encontrado morto e sem vida na
barragem Severo, da usina hidroelétrica Carvalho de Sá
(Foto/Acom/CBMG/Arquivo Pessoal/ Divulgação) 
Ainda com a inclusão Luan Rodrigues, de 12 anos, que ainda não foi localizado até o momento, sendo que o Corpo de Bombeiros está fazendo todos os devidos trabalhos de resgate e de identificação do corpo deste adolescente durante o terceiro dia de buscas, desde a manhã desta terça-feira (27) que se encontra em andamento e em concentração no rio, e em direção á hidroelétrica de Sá Carvalho. A Polícia Civil (PC) já foi acionada e trabalha na identificação de todas as vítimas. No presente momento, 11 pessoas foram resgatadas e encaminhadas para os demais hospitais da região dentre o Hospital Márcio Cunha (HMC), de Ipatinga-Mg, foram encaminhadas 09 pessoas das 11 pessoas pós-resgate no Vila Carvalho, em Antônio Dias.

“Dentro das possibilidades, é um momento difícil para o Antônio Dias [-Mg] e pra poder dar um humilde conforto para essas famílias, e a gente pede que a família de Antônio Dias [-Mg] possa continuar com as orações e com a força positiva. Nós temos ainda a esperança de encontrar esse menino [Luan Rodrigues,] de 12 anos ainda vivo, e enquanto tiver esperança. E enquanto os bombeiros [Militar] estiver trabalhando muito, e estamos preparando também tentando para dar o auxilio. Mas, no segundo momento as famílias poderem reconstruir as suas casas e a sua vida, e eu acho que eles tem que depois dar continuidade na vida e nós temos que dar esse suporte também”, lamentou o vice-prefeito.

Parte dos destroços e dos carros que invadiram e ficaram revirados
entre as casas durante a tragédia de Antônio Carvalho,  em Antônio
Dias (Foto/Acom/Cedec-Mg)   
Destas cinco pessoas que ainda permanecem internadas sob cuidados médicos nos hospitais da região de Antônio Dias e Ipatinga, sendo que as demais pessoas foram atendidas e liberadas para as suas casas das 11 pessoas que receberam alta dos hospitais da região (citados acima), apenas 3 pessoas ainda estão hospitalizadas no momento. Dentre 11 pessoas que foram regatadas durante a tragédia em Antônio Dias, apenas 08 pessoas foram atendidas receberam alta destes hospitais (citados acima) e foram liberadas por volta das 08 horas e 30 minutos. Com relação ao volume de chuvas em Antônio Dias, a Defesa Civil Estadual entrou em contato com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e afirmou que não há radar meteorológico em Antônio Dias. E eles ainda confirmaram que houve um grande volume imenso das chuvas na região, e o registro na cidade de Timóteo-Mg que fica na região acumulou entre às 20:00 hs, da noite, de ontem até as 11:00 hs, da manhã de hoje totalizando “84,4 Milímetros” de água das chuvas.

“Olha, o primeiro é pedir a Deus que continue abençoando e iluminando essas famílias. E que nos dê força pra tocar a nossa vida, e solidarizando mesmo com a perca dos nossos entes queridos e dos entes amigos aqui da cidade, é lamentável. Mas, nós estamos convivendo o pior momento da cidade de Antônio Dias [-Mg], e que Deus ilumine a cada família. Eu acho que é o momento de unir forças e trabalhar juntos com essas famílias, e deixar o ego e ambição de lado. E vamos trabalhar juntos com aqueles mais necessitados”, disse o prefeito.

Vice-prefeito Élcio de Almeida e o prefeito
de Antõnio Dias Benedito de Lima
(Foto/Wôlmer Ezequiel/Diário do Aço/Divulgação) 
 
Durante a entrevista para o para o portal e canal de notícias Plox, de Ipatinga, na manhã deste domingo (25) em primeira mão, Élcio de Almeida ainda falou sobre a tragédia que ocorreu na Vila Carvalho em Antônio Dias, e afirmou que houve chuvas torrenciais em Antônio Dias que durou cerca 5 horas de pancadas de chuvas diretas, de forma ininterrupta. Que causou todos os maiores estragos e destruições durante o desmoronamento na Vila Carvalho, e atingiu 10 comunidades em Antônio Dias durante o deslizamento de terras que formou um verdadeiro talude em pleno o desabamento dos barrancos durante a noite e a madrugada de chuvas, em plena ceia de natal entre familiares, parentes e entes queridos com todo o maior alvoroço que aconteceu na cidade a todo o momento. 

“Pois é, a situação está difícil para todos os moradores de Antônio Dias [-Mg]  e para todas as pessoas, e a gente está aqui desde o sábado [-24-] de natal com essa dificuldade. E no sábado [-24-] foi quase cinco horas de chuvas torrencial aqui no município [de Antônio Dias-Mg] e chuva  muito forte, e que veio a trazer essa tragédia aqui na comunidade de Vila Carvalho. E eu e o prefeito [Benedito Assis de Lima] ‘Ditinho’ [-PSD-]  juntamente com a Câmara de vereadores aqui [em Antônio Dias-Mg] atuando de frente a frente com o problema pra tentar minimizar aqui o sofrimento das famílias”, disse o vice prefeito.

Com a perca das casas, móveis, eletrodomesticos, roupas e utensílios, moradores
 e comunidades da Vila Carvalho ficaram em abrigos e em casa de parentes
 e amigos após a tragédia em Antônio Dias  (Foto/Acom/Cedec-Mg)
 
Mesmo estando a “1,5 km” do local da tragédia que se instalou na Vila Carvalho, em Antônio Dias, onde a Escola Municipal Crispiniano de Morais virou o posto de comando com o Centro de Apoio, em Antônio Dias, sendo que os agentes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual e Municipal estão totalmente de prontidão para dar o total suporte e assistência na unidade de apoio aos desabrigados que são vítimas da tragédia da Vila Carvalho, de Antônio Dias. “Como aqui é muito próximo do local, e nós estamos aqui há cerca de ‘1,5 km’ do local da tragédia [da Vila Carvalho, em Antônio Dias], e aqui virou um centro de apoio e o gabinete de crise para ir onde, e se concentra tudo como a logística para o Corpo de Bombeiros, a alimentação com água, e as doações também. E as pessoas são muitos solidarias e o povo brasileiro é um povo muito bom, e as pessoas estão vindo e estão trazendo as cestas básicas, e trazendo doações de roupas”, explicou o vice-prefeito.

Corpo de Bombeiros mantiveram as buscas do Luan Rodrigues,
de 12 anos até o 5º dia (Foto/Acom/CBMG)  
Para aceitar todos os tipos doações das pessoas que são moradores próximos da Vila Carvalho que serão encaminhados para essas famílias sobreviventes no local. Que foram atingidas pelas fortes pancadas de chuvas durante a tragédia que ocorreu em Antônio Dias em pleno feriado de natal. “E a gente quer aproveitar e pedir a audiência de vocês [do ‘Plox’], e evite de trazer roupas por quê nós temos bastante roupas aqui para fazer a triagem. Mas, água, e a questão de alimentação ainda é bem vindo e pode estar doando, e nós vamos montar uma campanha oficial no município através de uma entidade nossa para receber doações em dinheiro. Por quê nós temos um segundo momento de apoio a essas famílias que é trazer a dignidade de volta, e as pessoas perderam casas, móveis e utensílios. Então, nós vamos criar uma campanha para quem  quiser ajudar essas pessoas com mobiliário, com reconstrução de casas e elas vão estar divulgando esta campanha”, anunciou o vice-prefeito.     

Agentes do corpo vão ao rio Piracicaba para mergulhar para 
localizar o Luan Rodrigues, de 12 anos (Foto/Acom/CBMG)
Élcio de Almeida ainda falou ao Plox sobre o desaparecimento do Luan Rodrigues, de 12 anos, que foi vítima da tragédia de Antônio Dias, e se encontra desaparecido no momento. “É um trabalho que ainda nós estamos aqui em luta diariamente, e nos estamos a procura dessa pessoa desaparecida para dar um ponto final aqui na tragédia de Vila Carvalho [, em Antônio Dias-Mg]. Mas, a gente sabe que é uma luta constante, e nós temos também em todo o município varias ações. Nós somos um município de quase ‘800 km²’, e o município é muito grande e muita estrada rural, e nós temos uma o distrito de Hematita que está a 50 km daqui [de Antônio Dias] e nós temos uma comunidade a 70 Km daqui. Então, praticamente nós tivemos praticamente quase todos os corredores obstruídos com essa chuva. Então, nós estamos contando com os parceiros, empresas parceiras e os prefeitos vizinhos. Eu já deixo o agradecimento a todos eles e a todas as empresas parceiras fornecendo mão de obra, equipamentos, máquinas. Para desobstruir também as estadas de acesso e várias outras localidades que estão também sem o acesso”, salientou o vice-prefeito.   

Prefeito de Santa Maria, Reinaldo dos Santos comparece
ao local da tragédia, em Antônio Dias (Foto/Acom/PMSMI)
Para o Benedito de Lima, ele ainda afirmou em seu pronunciamento durante a exibição das imagens dos estragos que foram causados pelas fortes pancadas de chuvas durante a gravação do vídeo do seu próprio celular smartphone, na Vila Carvalho, do qual o vídeo foi postado e publicado na pagina oficial da Prefeitura através das redes sociais pela fan-page, do facebook por volta das 8:02 hs, da manhã, no local em que ocorreu a tragédia durante o feriado de natal. Onde a Vila Carvalho foi afetado pela obstrução das terras que desmoronou dos taludes por 3 vezes seguidos durante as fortes pancadas de chuvas em pleno o período chuvoso. Com o direito ao intervalo de duas horas de momentos pânico, terror e desespero com os moradores da Vila Carvalho, em Antônio dias, sendo que todos esses estragos foram causados pelas fortes pancadas chuvas no local em que ocorreu a tragédia catastrófica, sendo que as estradas ficaram totalmente obstruídas na rodovia estadual que permite o acesso aos distritos de Hematita e Barra Alegre, e demais municípios da região como fonte principal de acesso aos distritos e cidades que interligam a Antônio Dias. Benedito de Lima ainda afirmou que está desde 1:00 hs, da manhã, acompanhando todos os trabalhos de desobstrução para obter a liberação do transito local, e também o acesso as vitimas da tragédia da Vila Carvalho, em Antônio Dias, no momento.     

Prefeito de Antônio Dias, Benedito de Lima e o prefeito de Santa Maria
Reinaldo dos Santos acompanharam de perto a tragédiada Vila
Carvalho no local (Foto/Acom/PMSMI)


“Gente, uma situação nunca vista no nosso município de Antônio Dias [-Mg-]. Muita terra, muito barranco, muita encosta que cedeu aqui [na Vila Carvalho], é lamentável. Tivemos algumas vítimas que chegaram a óbito, e ainda tem pessoas desaparecidas ainda. Nós temos que pedir muito a Deus por nos dar a força pra poder superar, e que Deus conforte a todos os familiares. É uma situação nunca vista aqui no nosso município[, em de Antônio Dias -Mg-]. Então, é uma situação em que a gente está aqui [na Vila Carvalho] desde 1 hora, da manhã, com máquinas e homens, e a nossa equipe e voluntários. Então, é uma ‘força [-tarefa’] que vem do cidadão de Antônio Dias [-Mg-] que está colaborando aqui [na Vila Carvalho], e ele é um desses aqui. Está aqui a madrugada toda tentando socorrer as pessoas, e as duas máquinas trabalhando até agora nesse exato momento há quase 8 horas, da manhã, não conseguiram obter o acesso ao povoado da Vila Carvalho”, lamentou o prefeito.                                                               

Até o momento, de 43 (11:30 hs, da manhã, de domingo -25-) subiu pra 45 (08:30 hs, da manhã, de segunda-feira -26-) profissionais estaduais, entre policiais e bombeiros militares, atuando no local da tragédia que ocorreu no Vila Carvalho, em Antônio Dias. São oito viaturas empregadas, além de duas guarnições da Defesa Civil Estadual. Duas aeronaves, uma da Polícia Militar (PM) e outra do Corpo de Bombeiros, estão em apoio total à ocorrência, no atendimento das vítimas e localização de possíveis desaparecidos. As estradas que dão acesso ao local estão totalmente obstruídas. A Prefeitura atua com máquinas para restabelecimento dos acessos às comunidades. O Governo de Minas Gerais por meio da Defesa Civil e demais órgãos do estado permanecerão até a localização dos desaparecidos e o restabelecimento dos serviços essenciais. 

Cláudio Rodrigues, é o pai de Luan Rodrigues
de 12 anos (Foto/Rprodução/Plox)
 
Mais detalhes da tragédia de Antônio Dias –
Em entrevista para o portal e canal de notícias Plox, de Ipatinga-Mg, na tarde desta quarta-feira (28), o pai do adolescente Luan Rodrigues, de 12 anos que foi localizado e encontrado morto, e boiando pelo córrego do Rio Piracicaba pela barragem Severo, da usina hidroelétrica carvalho de Sá, na manhã desta quinta-feira (29) por volta das 6:30 hs, da manhã, no local. Ele ainda contou com todos os maiores detalhes sobre o acontecimento da tragédia catastrófica de Antônio Dias, do qual o Cláudio Rodrigues é o pai de Luan Rodrigues, de 12 anos, e também foi vitima sobrevivente desta grande tragédia catastrófica, da Vila Carvalho, em Antônio Dias. 

Cláudio Rodrigues é irmão das irmãsMarly Custódia e Aparecida de Fátima,
e a Bruna de  Paula é namorada do sobrinho do pai do Luan Rodrigues,
de 12 anos, que foi encontrado morto na barragem Severo durante
o seu 5º dia de busca (Foto/Arquivo Pessoal/ Divulgação)
Que foi atingido pelo deslizamento de terras que compõe o talude, durante o momento de descontração com os seus familiares juntamente com as suas irmãs; Marly Custódia, de 51 anos; e a irmã Aparecida de Fátima, de 54 anos (foram encontradas mortas por volta das 6 horas, da manhã, deste domingo -25-); e a Bruna Santiago, de 19 anos (que foi encontrada morta por volta das 6 horas, da manhã, desta segunda-feira -26-), da qual a Bruna de Paula foi namorada do sobrinho do Cláudio Rodrigues. Que morreram soterradas e atingidas pelo deslizamento de terras dos barrancos juntamente com o Luan Rodrigues durante a tragédia que aconteceu em Antônio Dias.  

De acordo com o Cláudio Rodrigues, ele contou que estava reunido em família durante a ceia de natal em plena fortes pancadas de chuvas. Muito, entristecido, abalado, consternado e abatido com a perca de seu filho na tragédia de Antônio Dias, Cláudio Rodrigues disse ainda para o Plox que durante o decorrer da confraternização de natal entre familiares, parentes e entes queridos no momento de alegria e de descontração entre os familiares de bons costumes tradicionais na Vila Carvalho, em Antônio Dias. E ele ainda contou que todo mundo estava muito bem alegre, contente, animado, posicionado e reunido tranquilamente durante a ceia de natal entre família, e viu assustadoramente o barranco começando a cair e desmoronar ao mesmo tempo durante o deslizamento de terras que formou um grande e verdadeiro talude que atingiu e destruiu 4 casas e mais 7 carros na garagem ao mesmo tempo, e em plena fortes pancadas de chuvas que atingiu a “84,4 Milímetros”. Onde o Cláudio Rodrigues perdeu a sua casa com todos os seus pertences durante o deslizamento e terras dos barrancos que formaram o talude que causou toda a destruição na Vila Carvalho, em Antônio Dias. “Foi muito pavoroso nossa, e eu nem imaginava o quê que aconteceu na hora [da tragédia da Vila Carvalho, em Antônio Dias]. É terrível! É uma explosão e todo mundo gritando, e foi caindo por etapa e caiu lá em casa primeiro, e depois nós estava saindo por lá da casa do vizinho e sentia algum lugar que tinha saída, e lá em casa caiu também e foi na sequência”, disse o morador.   

Carros arrastados e destruidos com as casas durante o
deslizamento com  4 mortes fatais em Antônio Dias 
(Foto/Acom/Cedec-Mg) 
Que causou todos esses danos e os estragos durante as enxurradas e o deslizamento de terras destes barrancos no Vila Carvalho, em pleno o feriado de natal que resultou 4 casas destruídas durante os desmoronamentos e os deslizamentos de terras que compõe o talude no local, e mais 4 mortes fatais no feriado de natal. Onde um dos 7 carros dos moradores desta localidade ficaram totalmente perdidos e soterrados durante o desabamento e o deslizamento das terras do barranco que formaram o talude, e foram provocados pelas enxurradas e pelas fortes pancadas de chuvas em pleno o feriado de natal no momento da tragédia que ocorreu em Antônio dias. Dentre as 30 pessoas que estavam reunidos em família durante a confraternização de natal, 15 pessoas ficaram soterradas embaixo dos escombros, 11 pessoas ficaram feridos e encaminhados para o hospital da região de Antônio Dias, 9 pessoas receberam alta do hospital, 4 pessoas morreram, 2 pessoas feridas ainda estão em coma nos hospitais da região de Antônio Dias até receber alta no momento. 

Mesmo bastante entristecido, abalado, abatido e conternado com a perca de seu filho durante a tragédia na Vila Carvalho, em Antônio Dias. Ainda em fase de recuperação e de cadeira de rodas, e com a alta recebida de um dos hospitais da região de Antônio Dias, e ainda com ferimentos fortes, atingido e soterrado pelo deslizamento de terras dos barrancos durante as fortes pancadas de chuvas da tragédia de Antônio Dias, sendo que o Cláudio Rodrigues está sendo medicado a todo o momento até ser recuperado, após receber alta em um dos hospitais da região de Antônio Dias, após a tragédia na Vila Carvalho, em Antõnio Dias. Atualmente, Cláudio Rodrigues está em fase de repouso de recuperação na cadeira de rodas, em casa de amigos neste momento após perder o seu filho durante a tragédia de Antônio Dias no momento. 

Luan Rodrigues é encontrado morto na barragem Severo
(Foto/Acom/CBMG/Arquivo Pessoal/ Divulgação)  
“Eu estou na casa de amigos, o que que a gente pode fazer. Por que a gente perdeu tudo, e lá [no Vila Carvalho] eu perdi duas irmãs e a namorada do meu sobrinho que é outra amiga, e também que é meu filho e até agora não tenho notícias dele. A gente vai ter que pensar o quê que vai fazer por que no momento, a gente e é tanta coisa que passa na cabeça da gente. Então, a gente não está ainda muito preparado para essas coisas, e a gente tem que conversar e entender o quê que aconteceu e até cabeça da gente fica muito fraca. E então a gente não tem a resposta certa. Primeiro, é só Deus pra dar a gente um momento certo para a gente conseguir vencer”, desabafou o morador. 

Cláudio Rodrigues ainda contou para o Plox que 30 pessoas ficaram soterradas, sendo que apenas 4 pessoas foram encontradas mortas no local da tragédia com 5 dias de busca e localização dos corpos que ficaram soterrados embaixo da terra e da barragem severo, da usina hidroelétrica Carvalho de Sá. Onde o corpo do seu filho foi localizado e identificado durante os trabalhos de buscas no local, após o desmoronamento de terras dos barrancos durante o deslizamento que ocorreu por volta das 22:00 hs, da noite ás 0 hs (meia noite), da madrugada, durante o feriado de natal.

Corpo de Bombeiros tiveram 5 dias de buscas de trabalhos árduos para
resgatar 4 vítimas fatais que foram encontradas mortas nos escombros
durante a tragédia da Vila Carvalho, em Antõnio Dias (Foto/Acom/CBMG)
Com direito a duração de cerca de duas horas de momentos; de angústia, de pânico, de tensão e desespero; para os familiares, parentes, amigos e entes queridos durante as fortes pancadas de chuvas, e em pleno o período chuvoso que ocorreu durante o feriado de natal na tragédia de Antônio Dias. O Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 0 hs (meia-noite) e 40 minutos. Após duas horas de estragos e destruições no Vila Carvalho, em Antônio Dias. Cláudio Rodrigues ainda contou que teve que ajudar a retirar as vítimas dos escombros que ficaram feridas, em seguida, as vítimas foram encaminhadas para as casas dos vizinhos próximos do local da tragédia, antes de ser encaminhados para serem internados nos hospitais da região de Antônio Dias, houve três deslizamentos de terras no intervalo de 22:00 hs, da noite ás 0 hs (meia noite), da madrugada, com duas horas de duração durante tragédia que ocorreu no feriado de natal em Antônio Dias.

Onde o Luan Rodrigues socorreu o seu Pai, em seguida, foi levado e arrastado durante o segundo deslizamento de terras, e o soterramento das vitimas que foram causadas pelas fortes pancadas de chuvas durante o feriado trágico de natal. Que ao invés do Luan Rodrigues ficar em local seguro, após a tragédia no Vila Carvalho, em Antônio Dias. Luan Rodrigues preferiu ajudar o seu pai durante o regate destes moradores que estavam soterrados durante a tragédia, sendo que o Cláudio Rodrigues tinha orientado para que o seu filho ficar em local seguro, mas, preferiu ficar ajudando, e não viu mais o seu filho ao ser levado pelas águas da correnteza do Rio Piracicaba, da barragem Severo da usina hidroelétrica de Sá Carvalho nos momentos de sofrimento e de desespero a todo o momento.  

Moradores da Vila Carvalho tiveram suas casas  destruídas 
pelas chuvas em Antônio Dias (Foto/Acom/Cedec-Mg)    
“E a gente estava conseguido retirar as vitimas de lá [do local da tragédia], e fomos para a casa dos vizinhos. E nesse período [chuvoso] em que a gente estava saindo de lá da casa do vizinho, e caiu mais o desabamento. Onde a gente deixou e ficou algumas pessoas soterradas. E a gente tentando salvar um e outro, e eu falei pro meu filho [Luan Rodrigues, de 21 anos] para ir pro outro lugar mais seguro. E ele falou que ia ficar junto comigo, e acabou que nesse momento e veio outro desabamento e jogou a gente lá embaixo. E a gente ficou sem força sem conseguir sair, e eu e o meu sobrinho tentando tirar o meu cunhado e pegamos a madeira, e fizemos  a alavanca lá e tiramos ele e já tinha as vitimas nos escombros lá. E tinha outras pessoas pra tirar lá, e nós fizemos uma espécie de alavanca lá, e conseguimos tirar o meu cunhado [...] No último desabamento foi o que jogou a gente pra dentro da água que é a história que eu contei sobre a árvore em que a gente chegou e ficamos lá aguardando o resgate”, contou o morador.

Durante a entrevista ao Plox, Claudio Rodrigues ainda afirmou que houve o terceiro deslizamento de terras dos barrancos que formaram o talude durante a tragédia no Vila Carvalho, em Antônio Dias.  “E a gente já ia saindo, e daqui a pouco vem outro deslizamento. E nesse deslizamento jogou a gente pra dentro do rio [Piracicaba, da barragem Severo, da usina hidroelétrica carvalho de Sá] foi uma pressão grande de entulhos dentre concretos e pedras que foram jogados pra dentro do rio [Piracicaba], e a gente ficou sem saber o que fazer. E descendo pro córrego abaixo, e caçando alguma coisa para se proteger e sair do perigo, e a gente agarramos em uma árvore e não estava conseguindo por quê eu estava já machucado e sem força. Eu consegui soltar dessa árvore e peguei no bambu e quebrou, e eu cai dentro d’agua de novo e continuei descendo pra água abaixo e me afogando. E mais pra abaixo eu consegui segurar numa árvore, e consegui com a ajuda do meu sobrinho que já descido antes de mim ele me deu apoio, e eu consegui subir nessa árvore até esperar o resgate. E o meu cunhado já estava mais para abaixo em outra árvore, e foi assim que aconteceu”, explicou o morador.                                                         

O Cláudio Rodrigues que é o pai do Lucas Rodrigues que foi vitima desta tragédia, e também é irmão das vítimas; Marly Custódia dos Santos, de 51 anos; e a irmã Aparecida de Fátima Rodrigues, de 54 anos (foram encontradas mortas por volta das 6 horas, da manhã, deste domingo -25-); e a Bruna Santiago de Paula, de 19 anos (que foi encontrada morta por volta das 6 horas, da manhã, desta segunda-feira -26-), da qual a Bruna de Paula foi namorada do sobrinho do Cláudio Rodrigues. Que morreram soterradas e atingidas pelo deslizamento de terras dos barrancos durante a tragédia no Vila Carvalho, em Antônio Dias.       

 

Linha do tempo da tragédia em “Antônio Dias” que foi provocada pelas fortes pancadas de chuvas e deslizamentos durante as enchentes na madrugada de domingo, leia: 


Domingo (25)

-9:35 hs, da manhã- Bombeiros realizam buscas após deslizamento de terra em Antônio Dias 

Corpo de Bombeiros fizeram as buscas
 das vítmas desaparecidas (Foto/Acom/CBMG) 
Antônio Dias/Mg - Segundo informações Corpo de Bombeiros de Ipatinga e da Defesa Civil Municipal, durante uma chuva intensa no período da última madrugada, ocorreu um desabamento de parte de um talude em que 4 residências foram atingidas, sendo que o acionamento ocorreu por volta das 00:41hs, da manhã de hoje (25).

Oito pessoas foram resgatadas pelos militares do Corpo de Bombeiros e encaminhadas para o Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga-Mg, durante a última madrugada e início da manhã de hoje (25).

Além dessas oito vítimas acima, uma mulher ainda não identificada, foi encontrada já em óbito. Perícia foi acionada.

Conforme informações fornecidas pelas vítimas resgatadas, outras 3 vítimas ainda estão desaparecidas. Os militares seguem as buscas.


-13:00 hs, da tarde - Nota oficial do governo de Minas Gerais - Grave ocorrência na zona rural de Antônio Dias

Vila Carvalho foi totalmente afetado pelos estragos que foram causados pelos deslizamentos dos barrancos durante o desmoronamento dos taludes na tragédia, em Antônio Dias (Foto/Acom/CBMMG)


O Gabinete Militar do Governador (GMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-Mg), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) atuam neste domingo (25), junto à Defesa civil municipal, em uma ocorrência grave na zona rural da cidade de Antônio Dias, no Vale do Rio Doce, Minas Gerais.

4 casas e 7 carros foram afetados pelos estragos
que foram causados pelas fortes pancadas de chuvas
durante a tragédia na Vila Carvalho (Foto/Acom/Cedec-Mg)
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Ipatinga e da Defesa Civil Municipal, durante uma chuva intensa no período da madrugada, que durou cerca de duas horas, ocorreu um deslizamento de terra, onde ao menos quatro residências foram atingidas por um talude (barranco) e colapsaram. Havia pessoas no local, em uma confraternização de Natal.

*De acordo com policiais e bombeiros militares que atuam no local, quatro pessoas, sendo três mulheres e um menino de 12 anos, foram retirados do local em óbito*. A Polícia Civil já foi acionada e trabalha na identificação de todas as vítimas. No presente momento, 11 pessoas foram resgatadas e encaminhadas para hospitais da região. Duas pessoas estariam desaparecidas.

Até o momento, são 43 profissionais estaduais, entre policiais e bombeiros militares, atuando no local. São oito viaturas empregadas, além de duas guarnições da Defesa Civil Estadual. Duas aeronaves, uma da Polícia Militar e outra do Corpo de Bombeiros, estão em apoio total à ocorrência, no atendimento das vítimas e localização de possíveis desaparecidos.

As estradas que dão acesso ao local estão obstruídas. A prefeitura atua com máquinas para restabelecimento dos acessos às comunidades.

O Governo de Minas Gerais por meio da Defesa Civil (estadual e municipal) e demais órgãos do Estado permanecerá até a localização dos desaparecidos e o restabelecimento dos serviços essenciais.

Minas Gerais, 25 de dezembro de 2022.

 

-14h45 hs, da tarde - O Governo de Minas informa que as equipes continuam atuando no local. Até o momento, duas pessoas continuam desaparecidas. *Além dos óbitos já confirmados, foram localizados mais dois corpos de vítimas na localidade*.


-18:03 hs, da noite - Bombeiros seguem realizando as buscas no início da noite de hoje em Antônio Dias

Corpo de Bombeiros trabalharam até a noite do feriado de natal para fazer as buscas do jovem de 12 anos (Foto/Acom/CBMMG)

Antônio Dias/Mg -No total, 26 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atuam na operação de buscas. De acordo com relatos de familiares e amigos, duas pessoas estariam desaparecidas.

Até o momento, bombeiros que estão no local confirmaram dois óbitos, ainda sem informação do sexo e idade desde a noite deste domingo (25).


Prefeito de Santa Maria de Itabira, Reinaldo das Dores
dos Santos (Foto/Facebook/Divulgação) 
-19:27-Prefeito de Santa Maria lamenta a tragédia de Antônio Dias - De forma muito  triste e solidário, o prefeito de Santa Maria de Itabira, Reinaldo das Dores dos Santos “Reinaldo da Barbearia” (PSD) lamentou profundamente a triste tragédia catastrófica de Antônio Dias, e afirmou em sua página pelas redes sociais do facebook dizendo que entrou em contato com o prefeito de Antônio Dias  Benedito Assis de Lima “O Ditinho” (PSD) para poder encaminhar os agentes da Defesa Civil Municipal, de Santa Maria. Para poder todo o suporte durante os trabalhos assistenciais a força-tarefa da cidade e no local do fato ocorrido.

“Muito triste a tragédia na zona rural do município vizinho Antônio Dias onde um deslizamento de terra atingiu famílias na noite de Natal. Cada santa-mariense sabe bem a dor desse momento. Estou desde a manhã de hoje em contato com o prefeito [Benedito Assis de Lima ‘O Ditinho’ –PSD-] vizinho e nossa equipe da Defesa Civil esteve presente para contribuir no que fosse possível. Deixo minha solidariedade às famílias que perderam seus entes”, disse o prefeito.



Segunda-feira (26)

-09:32 hs, da manhã - Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano emite a nota de solidariedade às vítimas do deslizamento de terra em Antônio Dias

Assessor diocesano de comunucação, padre Ueliton Neves da
Silva (Foto/Rodrigo Ferreira/Arquivo/ Divulgação)
A Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano e seu pastor diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, manifesta sua solidariedade às vítimas do deslizamento de terra que atingiu o povoado de Vila Carvalho, zona rural do município de Antônio Dias, na madrugada do último domingo, 25 de dezembro, deixando famílias desabrigadas e vítimas fatais, estas que estavam reunidas por ocasião da confraternização natalina.

Através desta nota, queremos fazer chegar nossa palavra de conforto e de esperança a todas as vítimas e às famílias enlutadas, como cantamos em nossas celebrações: “Vence a tristeza, enxuga o pranto, ó meu povo, vem cantar um canto novo, o Deus da vida aqui está”.

O Deus da vida, eternamente gerado no seio do Pai e presente no meio de nós, se faz presente pelas mãos de todas as pessoas que estão sendo solidárias, não medindo esforços, para amenizar o sofrimento destes irmãos e irmãs nossos (policiais civis e militares, bombeiros militares e guarnições da defesa civil, diversos voluntários locais e prefeitura municipal). Mais uma vez percebemos a força do amor fraterno e os sentimentos humanitários nos gestos expressos de solidariedade. Que a fé e a esperança cristã animem a todos na reconstrução de suas vidas e de seus bens.

Tendo nascido para nós o Salvador, misericórdia de Deus manifestada na humilde criança de Belém, suplicamos a sua bênção em favor das famílias atingidas e que o Senhor faça renascer a esperança na vida de todos.

Itabira, 26 de dezembro de 2022.

Pe. Ueliton Neves da Silva

Assessor diocesano de Comunicação e Imprensa

 

Tenente-coronel, Carlos Eduardo concede entrevista a Tv Leste afiliada 
da Rede Record sobre a tragédia de Antônio Dias
(Foto/Lucas Prates/Jornal Hoje em Dia/Arquivo/ Divulgação)
-12:00 hs, da tarde – Entrevista ao “Balanço Geral”, da Tv Leste – Em entrevista a Tv Leste de Ipatinga-Mg e Governador Valadares-Mg, afiliada Rede Record, no programa “Balanço Geral GV”,  na tarde desta segunda-feira (26), por volta de 12:00 hs (meio dia). O Superintendente de Riscos e Desastres da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-Mg), tenente-coronel  Carlos Eduardo Lopes falou ao vivo a Tv Leste sobre os trabalhos e desdobramentos da tragédia na Vila Carvalho, em Antônio Dias, que ocorreu por volta das 10:00 hs, da noite durante o feriado de natal de sábado (24) pro domingo (25) com duas horas de intervalo durante a confraternização natalina entre as famílias no momento, sendo que os moradores participantes desta festividade natalina envolvendo; parentes, amigos e entes queridos; tiveram os momentos; de angústia, de pânico, de tensão e  desespero; ao serem atingidos pelas fortes pancadas de chuvas durante o período chuvoso no final deste ano.

Vila Carvalho totalmnente obstruída pelo deslizamento 
de terras (Foto/Acom/Cedec-Mg)
  
“Seguimos mobilizados com a ‘força-tarefa’ que foi instalada na cidade de Antônio Dias [-Mg], e dentro da linha de ação que foi estabelecida. Nós temos três frentes principais; a primeira delas são com a relação de busca e salvamento que são coordenadas pela área quente do corpo de bombeiros. Como você bem disse [repórter] segue uma pessoa desaparecida, onde segundo os relatos trata-se de um adolescente [Luan Rodrigues,] de 12 anos. O [corpo de] bombeiros já possui uma expertise de atividade, e seguirá tanto na área especifica do deslizamento como também no curso do córrego [do Rio Piracicaba e da barragem] Severo. Que é o rio [Piracicaba] que passa cidade, e as outras duas ações são com relação a assistência as pessoas que foram afetadas no acolhimento delas, e já que elas não poderão voltar as suas casas nesse momento. E também na questão do reestabelecimento dos serviços essenciais”, explicou o superintendente.     

Corpo de Bombeiros esteve do outro lado, onde faz divisas com
o Rio Piracaba (Foto/Acom/CBMG)
Onde as chuvas atingiu “84,4 Milímetros” para causar todos esses danos e os estragos que foram causados durante as enxurradas e o deslizamento de terras destes barrancos no Vila Carvalho, em pleno o feriado de natal que resultou 4 mortes fatais no momento, sendo que os bombeiros foram acionados por volta das 0 hs (meia-noite) e 40 minutos depois duas horas de pânico e de terror durante o intervalo para causar toda essa tragédia no Vila Carvalho, em Antônio Dias.

“Nós temos a previsão de chuvas para todo o estado. Passamos nos últimos dias numa zona de convergência, e esse sistema se dispersou. Mas, aqui há previsão de chuvas, e de uma forma mais controlada. E as equipes, inclusive, do corpo de bombeiros tem isso como o ponto de atenção para que não possa ser um empecilho na exposição de risco dos militares que estão atuando alí na busca de um desaparecido. O objetivo é a recomendação do estado que permaneçamos aqui [na Vila Carvalho, de Antônio Dias-Mg] até quando for necessário para apoiar o município. E nós temos com a prioridade nesse instante é alcançar e localizar o desaparecido [Luan Rodrigues, de 12 anos]”, salientou o superintendente.     

Prefeito de Santa Maria, Reinaldo dos Santos comparece
ao local da tragédia, em Antônio Dias (Foto/Acom/PMSMI)
 
-13:28-Prefeito de Santa Maria encontra com o prefeito de Antônio Dias para prestar apoio e solidariedade após a tragédia - O prefeito de Santa Maria de Itabira, Reinaldo das Dores dos Santos “Reinaldo da Barbearia”, encontra pessoalmente com o prefeito de Antônio Dias,  Benedito Assis de Lima “O Ditinho” (PSD) para dar todo o suporte durante os trabalhos assistenciais com os atingidos durante a tragédia da Vila Carvalho, em Antônio Dias. “Estou nesse momento, junto ao prefeito Benedito, acompanhando os trabalhos na zona rural de Antônio Dias”, disse o prefeito.

“Durante uma chuva intensa de sábado para domingo, ocorreram vários deslizamentos de terra. Em uma das encostas, quatro residências foram atingidas por um talude. Dezenas de pessoas estavam reunidas nessas residências para confraternização de Natal”, lamentou o prefeito.

“Profissionais retomaram na manhã de hoje as buscas pela última pessoa desaparecida. Os corpos de três vítimas já foram resgatados”, disse o prefeito.

“Só quem passou por momentos como esse sabe a dor que é. Toda nossa solidariedade aos familiares das vítimas. Todo nosso apoio a Antônio Dias e aos profissionais que estão presentes nesse trabalho. Aproveito para parabenizar e agradecer nossa equipe da Defesa Civil que se faz presente”, defendeu o prefeito.

Prefeito de Antônio Dias, Benedito de Lima e o prefeito de Santa Maria Reinaldo dos Santos no local da tragédia (Foto/Acom/PMSMI)


De forma muito incansável, Corpo de Bombeiros trabalham
incansavelmente pela localização do
jovem de 12 anos (Foto/Acom/CBMMG)
-20:03 hs, da noite – O Corpo de Bombeiros interrompem, neste momento, as buscas pela última vítima.

Toda a área nas proximidades das residências foram vistoriadas pelas equipes de resgate.

A partir de amanhã, uma nova estratégia será realizada. As ações serão concentradas em uma parte mais avançada, nas proximidades do Rio Piracicaba.

Uma nova equipe já se prepara para o retorno das atividades logo pela manhã.

        


Terça-feira (27)  

10:37 - Ocorrência de soterramento / deslizamento em Antônio Dias


Até o momento, Corpo de Bombeiros cofirma 3 mortes na tragédia
da Vila Carvalho, em Antônio Dias (Foto/Acom/CBMMG)
Tempo operação: 3º Dia de atendimento; Status: Em andamento;   Efetivo empregado CBMMG: 08 Militares; Apoio: Defesa Civil Estadual e Municipal, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Prefeitura Municipal.

Vítimas em óbito recuperadas: 03;

Vítimas vivas resgatadas: 11

Vítimas Desaparecidas: 01

Residências atingidas: 4

Hoje (27) militares do Corpo de Bombeiros continuam nas buscas do jovem desaparecido. Se concentrando na busca visual em embarcação e no percurso a pé/nado do córrego a partir do ponto do evento, sentido “Represa de Sá Carvalho”.

 

Previsão do tempo

-Céu fechado, pancadas de chuva.


Cartaz do“Reveillon 2023 Antônio Dias” divulgado antes de
acontecer a tragédia na cidade (Foto/Reprodução/Divulgação) 
-17:38 hs, da tarde-“Reveillon 2023” é cancelado - A Prefeitura Municipal de Antônio Dias (PMAD), no Vale do Aço, anunciou no final dessa terça-feira (27) que suspendeu temporariamente a festa de reveillon que ocorreria na cidade. Em um vídeo publicado nas redes sociais, onde o prefeito Benedito Assis de Lima “O Ditinho” (PSD) e o vice-prefeito Élcio de Almeida Ataíde “Elcinho” (MDB) anunciaram o cancelamento das festividades que ocorreria durante a virada no fim de ano. 

A festa do “Reveillon 2023 Antônio Dias” que ocorreria na Praça Ana Angélica, no centro da cidade, e começaria com o inicio da abertura da grade da programação do evento a partir desta sexta-feira (30), com dois shows. Já no sábado (31), a programação tinha três apresentações musicais, além de show pirotécnico na grade da programação da virada do ano do dia seguinte no município.

Para o “Elsinho”, ele afirmou em seu pronunciamento dizendo que o momento é de respeito às vítimas, o “enlutamento das famílias e o enlutamento de Antônio Dias”, lamentou o vice-prefeito. Já “O Ditinho” afirmou que o momento é dolorido, e não é justo ir para a praça comemorar diante da tragédia ocorrida em Antônio Dias durante o feriado de natal. “Então, eu peço a compreensão de você de Antônio Dias. Nós estamos suspendo temporariamente a nossa comemoração do Réveillon. É momento de rezar, agradecer a Deus pelas pessoas que sobreviveram dessa tragédia. Peço a compreensão de cada um de vocês”, declarou o prefeito.

Tenente Rafael Vitor Marques, do Corpo de Bombeiros
 
 (Foto/Acom/CBMG/Reprodução/Divulgação)
Em entrevista para o portal e canal de notícias Plox, de Ipatinga-Mg, na tarde do mesmo dia, após o anuncio oficial do cancelamento do “Reveillon 2023 Antônio Dias” pelo Benedito de Lima e Élcio de Almeida durante o seu pronunciamento pelas redes sociais sobre o cancelamento do evento da virada do ano que acontece anualmente em Antônio Dias, e tendo que cancelar emergencialmente devido a esta tragédia que ocorreu durante a noite de “Natal da Morte” em Antônio Dias.

Mesmo com o desaparecimento do Luan Rodrigues, de 12 anos, antes de encontra – lo morto e já sem vida no meio dos escombros e boiando pelas águas do Rio Piracicaba até chegar à barragem do Severo, da usina hidroelétrica Carvalho de Sá, e antes de ser resgatado e entregue para os familiares dele para ser velado e enterrado no cemitério de Antônio Dias de forma digna, após a localização e da identificação do corpo do Luan Rodrigues na manhã de quinta-feira (29). 

Tenente  Rafael Marques fala sobre as novas estratégias
para a localização e a identificação do 
Luan Rodrigues
pelo Rio Piracicaba 
(Foto/Acom/CBMG/Arquivo Pessoal/ Divulgação) 
O tenente Rafael Vitor Marques, do Corpo de Bombeiros, conversou com o Plox, e acompanhou de perto todos os devidos trabalhos de busca e resgate de sua equipe e da força-tarefa juntamente com a Defesa Civil Estadual e Municipal. Para fazer os todos os devidos trabalhos de localização e de identificação do corpo do Luan Rodrigues, de 12 anos, durante os trabalhos de busca e de resgate pelo Rio Piracicaba ate a barragem Severo, da usina hidroelétrica de Sá Carvalho. “No dia de hoje as atividades foram voltadas principalmente para as buscas nas águas e aqui no córrego do Severo, e na região da barragem de Sá Carvalho [,da usina hidroelétrica de Sá Carvalho] e também no rio Piracicaba. Foram colocados os bombeiros na altura que ocorreu o fato, o deslizamento de terras que atingiu a casa da família. E nesse caso os bombeiros desceram o córrego e nado, e margeando para ver se tinha indícios de vítimas”, disse o tenente.

Corpo de Bombeiros utilizam os barcos com o motor de popa
para fazer os trabalhos  de busca  e de localização do
Luan Rodrigues, de 12 anos neste momento (Foto/Acom/CBMG)
De acordo com o tenente Marques, foram colocados os barcos com o motor de popa para serem utilizados durante a guarnição e na localização, e na identificação do corpo do Luan Rodrigues, na região da barragem Severo, de Sá Carvalho, e também foram colocadas e disponibilizadas todas as guarnições na região do Rio Piracicaba para fazer todos os devidos trabalhos de busca e resgate na identificação do corpo do Luan Rodrigues a todo o momento. Para ser entregue aos familiares, e ser encaminhado ao necrotério para ser velado e sepultado no cemitério de Antônio Dias, de forma muito justa e digna para os familiares das vitimas da tragédia de Antônio Dias durante os momentos; de dor, de angustia, de tristeza e desespero com a perca dos parentes, familiares, amigos e entes queridos durante as fortes pancadas de chuvas, e em pleno o período chuvoso que ocorreu durante o feriado de natal na tragédia da Vila Carvalho, de Antônio Dias.

Bombeiros mantiveram as buscas do Luan Rodrigues, de 12 anos,
até ser localizado para ser entregue as famílias (Foto/Acom/CBMG)
“Hoje focou-se muito na questão [da usina hidroelétrica] da Sá Carvalho por quê foi encontrado uma das vítimas naquela região. Amanhã, e a tendência continuar as buscas e focando nas buscas naquela região ou vai fazer as buscas em outras áreas? [...] Nós vamos manter as buscas partindo da área onde ocorreu o fato [na Vila Carvalho], e também vamos colocar uma guarnição na altura do rio Piracicaba. E também refazer o trajeto do curso d’água até chegar na região da usina hidroelétrica de Sá Carvalho”, salientou o tenente.

Questionado sobre as chuvas que formaram uma garoa fina pós-tragédia da Vila Carvalho, em Antônio Dias, sabendo que poderá afetar e dificultar nos trabalhos de buscas e do resgate do Luan Rodrigues, de 12 anos, no Rio Piracicaba que a liga a barragem Severo, da usina hidroelétrica de Sá Carvalho, em Antônio Dias. Caso, ocorra um deslizamento de terras, o tenente Marques alerta para que a população acione a Defesa Civil Estadual e Municipal e o Corpo de Bombeiros para fazer todos os devidos trabalhos de busca e de resgate no local do fato ocorrido. “Isso, a [chuva de] garoa [fina] de hoje não atrapalhou em si o andamento do serviço, e somente ocorreu de não baixar o nível da água como seria favorável para as buscas. Então, elas continuam mesmo com o nível da água do jeito que ele se mantém, e a gente pede que há qualquer sinal de deslizamento de terras acima da residência, a pessoa saia e se mantém para que não possa se tornar a próxima vítima”, alertou o tenente.

             


Quarta-feira (28)

8:30 hs, da manhã - Ações do Corpo de Bombeiros em Antônio Dias na manhã de hoje

Custe o que custar, Corpo de Bombeiros mantém as buscas do
jovem de 12 anos em seu quarto dia de busca  (Foto/Acom/CBMG)
1) Continuação das buscas de uma vítima desaparecida; Busca visual em embarcação e percurso a pé/nado do córrego a partir do ponto do evento, sentido Represa de Sá Carvalho;

2) Vistorias em risco de deslizamento/desmoronamento e vistorias em risco de queda de árvore, tanto na área urbana quanto zona rural de Antônio Dias;

3) Buscas em embarcação a partir do Vale do Aço sentido Antônio Dias.

22:19 hs, da noite, em tempo, o militares reuniram no “Posto de Comando” e decidiu-se por interromper as buscas na noite de hoje (28) e retomá-las amanhã cedo.


Vila Carvalho e mais 10 comunidadess ficaram totalmente interdidata
depois da tragédia em Antônio Dias  (Foto/Acom/Cedec-Mg)
 
-18:00 has, da noite - Esclarecimentos - Procurado pela reportagem do A Voz de Itabira na noite desta quarta-feira (28), o assessor de comunicação da Prefeitura de Antônio Dias que está a frente do comando do Gabinete de Crise na cidade, Hálesi de Carvalho afirmou que os trabalhos do corpo de bombeiros foram feitos até as 18:00 hs, da noite, de ontem. Hálesi de Carvalho ainda esclareceu para A Voz de Itabira que não foi localizado o corpo do Luan Rodrigues, de 12 anos, em seu quarto dia de busca pelas margens do ribeirão do Rio Piracicaba que dá o acesso à barragem da usina hidroelétrica de Sá Carvalho. Sobre as internações dentre as 11 pessoas que foram localizadas e internadas nos hospitais da região de Antônio Dias e Ipatinga com ferimentos leves durante o soterramento na tragédia, Hálesi de Carvalho ainda afirmou que houve alta de 9 pessoas e tem somente 2 pessoas hospitalizadas em estado estável que ainda está prestes para receberem alta pela frente.

Deslizamrnto de terras invadem o Rio Piracicaba durante
a tragédia em Antônio Dias  (Foto/Acom/Cedec-Mg)
Até o momento houve a reunião no Gabinete de Crise até às 16 horas pra planejar todas as atividades e os trabalhos estratégicos com toda a equipe da força-tarefa, sendo retomadas todas as atividades rotineiras pós-tragédia de Antônio Dias no dia seguinte. “E agora eles estão fazendo um trabalho no rio para buscar o possível corpo pelo Rio Piracicaba [que dá o acesso a hidroelétrica de Sá Carvalho], então a frente de trabalho estão ficando concentradas até o no Rio Piracicaba [...] Atualmente, agora já encerrou e a gente teve a última reunião até as 17:00 horas [,da noite] envolvendo toda a equipe de trabalho, e se encerra o trabalho no local e volta no outro dia pela amanhã [no dia seguinte]. O Gabinete de Crise tem as equipes de logística, assistência de saúde e cada um fazendo o seu papel durante o dia”, esclareceu o assessor.   

Corpo de Bombeiros continuam com a caça e a busca do Luan Rodrigues,
de 12 anos (Foto/Acom/CBMG)
 
Além dos 45 profissionais estaduais, entre policiais e bombeiros militares, atuando no local da tragédia que ocorreu no Vila Carvalho, em Antônio Dias. Já em Antônio Dias, Hálesi de Carvalho afirmou que foram disponibilizados cerca de 40 servidores públicos e servidores comissionados, totalizando 105 profissionais envolvidos dentre servidores estaduais, municipais e comissionados unidos pela força-tarefa durante os trabalhos de resgate e de desobstrução das vias que foram afetadas pelas fortes pancadas de chuvas em pleno o período chuvoso durante a tragédia de Antônio Dias no momento. “Se levarmos em consideração o trabalho de logística, de recebimento de doações, buscas na área do desastre, setor locado no Gabinete de Crise. Então, teve uma porcentagem grandiosa do município de quem trabalhou”, disse o assessor.

Sobre as obras emergenciais de reparação no Vila Carvalho, onde ocorreu as fortes pancadas de chuvas atingiram as comunidades de Porteira Grande, Bomba e Ribeirão do Onça, em Antônio Dias durante o feriado de natal. Hálesi de Carvalho ainda afirmou para A Voz de Itabira que tem verificar com o Serviço Geológico do Brasil (SGB) que é o órgão responsável para autorizar o financiamento destas obras emergenciais de reparação nas regiões do Vila Carvalho, de Antônio Dias. “Nós estamos em fase de levantamento de dados do acontecido. Então, só após esse levantamento e após esse parecer, o serviço de geologia do Brasil. Que a gente pode dar esse algo ou um processo ou não de auto emergencial. O qual a prevenção tem feita, é desobstruir a estrada e a via para garantir o acesso às pessoas o direito de ir e vir”, explicou o assessor.

    

 Quinta-feira (29)

Foram cinco dias de buscas para a localização do Luan Rodrigues,
de 12 anos na barragem Severo 
             (Foto/Acom/CBMG/Arquivo Pessoal/ Divulgação) 
 
-6:30 hs, da manhã - Último corpo localizado– Durante o fechamento da matéria após o anúncio do cancelamento do “Reveillon 2023 Antônio dias” que foi feito por Benedito de Lima e Élcio de Almeida durante o pronunciamento pelas redes sociais, sendo que foram 5 dias de buscas equivalendo há quase uma semana de trabalhos de resgate em plena véspera da virada do ano de 2022 para 2023, e em pleno os trabalhos de localização e de identificação dos corpos que não foi algo nada fácil para o Corpo de Bombeiros que esteve a frente das buscas dos corpos destas vitimas.

Por volta das 6:3o hs, da manhã, foi localizado o corpo de Luan Rodrigues, de 12 anos, na barragem do Severo, da usina hidroelétrica de Sá Carvalho, na manhã desta quinta-feira (29). Onde o Luan Rodrigues foi encontrado morto dentro da barragem durante o os cinco dias de busca, após ser vitima da tragédia de Antônio Dias durante as comemorações natalinas com os seus familiares, parentes e amigos. Onde o Superintendente de Gestão de Desastres da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Carlos Eduardo Lopes; sargento Breno, do Corpo de Bombeiros; vereador Eliezer Damasceno de Miranda (PSD); foram comunicados pelo funcionário da “UHE Sá Carvalho”, Hailton Felício dos Santos sobre o paradeiro do corpo de Luan Rodrigues que foi encontrado boiando no Rio Piracicaba e já sem vida, sendo que as equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civis Estadual e Municipal estavam a caminho de Antônio Dias, e foram diretamente a barragem do Severo para fazer o trabalho de resgate da retirada do corpo de Luan Rodrigues que foi encontrado morto por volta das 7:00 hs, da manhã, no local.

Vice-prefeito Élcio de Almeida (a esq.) e o prefeito
de Antõnio Dias Benedito de Lima
(Foto/Wôlmer Ezequiel/Diário do Aço/Divulgação) 
Onde as equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual e Municipal compareceram a barragem Severo para fazer o resgate do corpo do Luan Rodrigues que foi localizado e encontrado morto no local, e encaminhado ao necrotério para ser velado e sepultado no cemitério de Antônio Dias. Em entrevista para a Rádio Itatiaia “Vale do Aço”, 97,1 Fm, de Ipatinga, afiliada a Rede Itatiaia, da Rádio Itatiaia Am/Fm, de Belo Horizonte-Mg. O vice-prefeito Élcio de Almeida Ataíde “Elcinho” (MDB) afirmou para a emissora que esteve de prontidão desde as 5:00 horas da manhã, e  confirmou sobre os trabalhos de resgate do Luan Rodrigues que foi encontrado morto no local por volta das 7:00 hs, da manhã.

“Estamos aqui [em Antônio Dias-Mg] desde as cinco horas da manhã e na luta para fazer essa busca [do Luan Rodrigues, de 12 anos]. E por volta das sete horas da manhã na barragem [do Severo da usina hidorelética] de Sá Carvalho foi visto um corpo, de uma barragem aqui [de Antônio Dias-Mg] que deságua por lá. Foi visto pelo operador [funcionário] da empresa [UHE Sá Carvalho, Hailton Felício dos Santos] um corpo. Então, tudo indica que é o corpo do Luan [Rodrigues], infelizmente ele foi encontrado já sem vida. Mas, era preciso encontrar para que a família pudesse botar também um ponto final para um recomeço deles, e ainda falta os trâmites para o reconhecimento dele. A família e os [corpo de] bombeiros estão mobilizados lá [barragem do Severo] para a retirada do corpo, e para que a família [do Luan Rodrigues] possam reconhecer. Infelizmente, é mais um óbito aqui confirmado nessa tragédia aqui de Antônio Dias [-Mg]”, contou o vice-prefeito.

O Luan Rodrigues foi arrastado pelas fortes pancadas de chuvas em pleno deslizamento dos barrancos em que ele estava em comemoração natalina juntamente com as suas tias; Marly Custódia dos Santos, de 51 anos; e a irmã Aparecida de Fátima Rodrigues, de 54 anos (foram encontradas mortas por volta das 6 horas, da manhã, deste domingo -25-); e a Bruna Santiago de Paula, de 19 anos (que foi encontrada morta por volta das 6 horas, da manhã, desta segunda-feira -26-); que era a namorada do primo do Luan Rodrigues. Que morreu soterrado e arrastado pelas lamas durante o deslizamento das terras dos barrancos que foram afetados pelas fortes pancadas de chuvas no Vila Carvalho, em seguida, ele foi soterrado e arrastado pelas margens do Rio Piracicaba até chegar a barragem da hidroelétrica de Sá Carvalho durante o período chuvoso, em Antônio Dias. Onde o Luan Rodrigues socorreu o seu Pai, em seguida foi levado e arrastado durante o deslizamento e o soterramento que foram causadas pelas fortes pancadas de chuvas durante o período chuvoso e o período natalino. “Estamos só aguardando só os [corpo de] bombeiros fazer todo o procedimento e retirada, e todo o Procedimento Padrão [-POP-] deles para que a família possa lá, e fazer este reconhecimento e confirmar que realmente é o corpo do Luan [Rodrigues]”, disse o vice-prefeito.

Durante a entrevista para a Rádio Itatiaia “Vale do Aço”, de Ipatinga, Élcio de Almeida ainda esclareceu que a desobstrução das vias que foram interditadas pelas fortes pancadas de chuvas, e ele ainda afirmou que houve avanços na liberação das estradas para que o trânsito possa trafegar normalmente. Que contou com o apoio de todos os maquinários que foram fornecidos pelas prefeituras e empresas mineradoras da região do Vale do Aço e da região de Antônio Dias para dar todo o maior suporte na liberação das estradas das comunidades; Oncinha, Balé, Japão, Madureira, Japão Montanha, Santa Mara, Lavra, Porteira Grande, Bomba e Ribeirão do Onça; que foram afetadas pelas fortes pancadas de chuvas, durante o deslizamento de terras dos barrancos em pleno o período chuvoso no município. Após a localização e identificação do corpo de Luan Rodrigues, de 12 anos, que foi encontrado morto na barragem do Severo boiando no Rio Piracicaba, o prefeito de Antônio Dias, Élcio de Almeida Ataíde “Elcinho” (MDB) assinou o decreto e declarou o luto oficial de 05 dias devido às mortes que ocorreram durante a tragédia que aconteceram em pleno o feriado de natal, da Vila Carvalho, em Antônio Dias.

“Ontem [na quarta-feira -29-] fez a vistoria e os geólogos estão fazendo todo o monitoramento com o apoio das defesas civis estadual e municipal, e juntamente com o corpo de bombeiros. Então, é um trabalho que tem que ser feito para dar a segurança. Quanto a questão da liberação das estradas, a gente avançou muito ontem já com os maquinários [...] E [os prefeitos e as empresas mineradoras da região do Vale do Aço e da região do município] tem nos ajudado muito aqui [em Antônio Dias –Mg-] com maquinário e com mão de obra. A gente está bem avançado na liberação do trecho, e lembrando também que tem várias outras comunidades que estão obstruídas [...] E entre tantas outras comunidades que ainda estão obstruídas, e nós estamos trabalhando para desobstruir”, esclareceu o vice-prefeito.  

Corpo de Bombeiros foram até o último instante para a a busca e a localizaçao do corpo do Luan Rodrigues, de 12 anos, após utilizar todos os dispositivos para fazer os trabalhos de busca e resgate deste jovem que foi encontra morto e sem vida durante os cindias de busca passando pelo Rio Piracicaba até chegar a barragem Severo  (Foto/Acom/CBMG) 


15 dias depois da tragédia da Vila Carvalho

Terça-feira (10)

-19:16 hs, da noite - Prefeito e vice-prefeito, e demais autoridades realiza os balanços da primeira tragédia durante o seu primeiro pronunciamento oficial pela “live” pós-tragédia de de Antônio Dias

Élcio de Almeida e Benedito de Lima faz balanços durante  a 'live' com as
autoridades (Foto/Facebook/Reprodução/Halesi Carvalho/Divulgação)
Antônio Dias/Mg-
Em seu pronunciamento e “live” pelas redes sociais, o vice-prefeito de Antônio Dias, Élcio de Almeida Ataíde “Elcinho” (MDB) iniciou o seu pronunciamento nesta terça-feira (10) para fazer todos os devidos balanços da tragédia na Vila Carvalho, em Antônio Dias, que ocorreu por volta das 22:00 hs, da noite, de sábado (24) para o domingo (25) de dezembro do ano passado, sendo que a Vila Carvalho que não era considerada realmente uma área de risco há mais de décadas no local, dentro das conformidades dos estudos geográficos. Onde as comunidades de: Oncinha, Balé, Japão, Madureira, Japão Montanha, Santa Mara, Lavra, Porteira Grande, Bomba e Ribeirão do Onça; totalizando 10 comunidades que foram atingidas pelas fortes pancadas chuvas na localidade da Vila Carvalho; sendo que um dos 7 carros dos moradores desta localidade ficaram totalmente perdidos e soterrados durante o desabamento e o deslizamento das terras do barranco que formou o talude que foram provocados pelas enxurradas e pelas fortes pancadas de chuvas em pleno o feriado de natal, de forma muito trágica para os familiares, parentes, amigos e entes queridos no momento de dor, angustia, tristeza e desespero a todo o momento durante a triste comemoração natalina.

Cláudio Rodrigues é irmão das irmãsMarly Custódia e Aparecida de Fátima,
e a Bruna de  Paula é namorada do sobrinho do pai do Luan Rodrigues,
de 12 anos, que foi encontrado morto na barragem Severo durante
o seu 5º dia de busca (Foto/Arquivo Pessoal/ Divulgação)
Que resultou nas mortes das irmãs Marly Custódia dos Santos, de 51 anos; e a irmã Aparecida de Fátima Rodrigues, de 54 anos (foram encontradas mortas por volta das 6 horas, da manhã, deste domingo -25-); e a Bruna Santiago de Paula, de 19 anos (que foi encontrada morta por volta das 6 horas, da manhã, desta segunda-feira -26-). Que morreram soterradas e encontradas em óbito por volta das 6 horas da manhã em datas sequentes do dia seguinte, no final do ano passado. E elas foram soterradas e retiradas do local dos escombros já em óbito durante o feriado de natal para manhã desta segunda-feira (26), sendo que estas três mulheres foram encontradas mortas e soterradas na Vila Carvalho, em seguida, elas foram veladas e enterradas em mesmo dia no cemitério, da cidade de Antônio Dias, do ano passado. 

A Marly Custódia e Aparecida Rodrigues são tias, e a Bruna de Paula era namorada do primo do Luan Rodrigues, de 12 anos, que também foi arrastado pelas fortes pancadas de chuvas em pleno deslizamento dos barrancos no momento em que ele estava em comemoração natalina juntamente com as suas tias em clima de descontração natalina naquele momento. Onde o Luan Rodrigues socorreu o seu pai Cláudio Rodrigues, em seguida, ele foi levado e arrastado durante o deslizamento e o soterramento de terras que foram causadas pelas fortes pancadas de chuvas durante o período chuvoso e o período natalino. Após 5  dias de trabalho de busca, por volta das 6:3o hs, da manhã, foi localizado o corpo de Luan Rodrigues, de 12 anos, na barragem do Severo, da usina hidroelétrica de Sá Carvalho, na manhã desta quinta-feira (29) de dezembro, do ano passado.

O prefeito de Antônio dias, “Ditinho” e o vice-prefeito “Elcinho”
faz os balanços da tragédia da Vila Carvalho durante a 'live'
(Foto/Bruna Lage/Diário do Aço/Divulgação) 
O prefeito de Antônio Dias, Benedito Assis de Lima “O   Ditinho” (PSD) iniciou a sua fala na “live” durante o seu pronunciamento pelas redes sociais que durou cerca de 1 hora para prestar todos os devidos esclarecimentos para a população, sobre as tragédias que ocorreram na Vila Carvalho, e no Ribeirão do Onça e no distrito de Barra Alegre. “É um momento em que a gente decidiu estar aqui [nesta ‘live’] pra passar um pouco de informação daquilo que é realidade no nosso município de Antônio Dias [-Mg-], eu acho que Deus nos preparou para estar aqui na cidade pra poder vivenciar esse momento de grande adversidade. Eu posso garantir que o nosso trabalho ele está intenso [...] É uma equipe que está se desdobrando essa missão tão difícil aqui na cidade de Antônio Dias [-Mg-], e eu falo que findamos o ano com um grande problema na Vila Carvalho, e avençamos muito nos trabalhos. E é lamentável a gente saber ual naquela tragédia se foram 4  pessoas [Marly Custódia dos Santos, de 51 anos; e a irmã Aparecida de Fátima Rodrigues, de 54 anos; Bruna Santiago de Paula, de 19 anos; e o Luan Rodrigues, de 12 anos], e 4 vidas que foram ceifadas”, lamentou o prefeito.      

Foram cinco dias de buscas para a localização do Luan Rodrigues,
de 12 anos na barragem Severo 
             (Foto/Acom/CBMMG/Arquivo Pessoal/ Divulgação)
Durante os trabalhos de busca e resgate que durou cinco dias nas vésperas da virada do “Réveillon 2022”, do ano passado, onde o Luan Rodrigues foi encontrado morto dentro da barragem, após ser vitima da tragédia de Antônio Dias durante as comemorações natalinas com os seus familiares, parentes e amigos. Onde o Superintendente de Gestão de Desastres da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Carlos Eduardo Lopes; sargento Breno, do Corpo de Bombeiros; vereador Eliezer Damasceno de Miranda (PSD); foram comunicados pelo funcionário da “UHE Sá Carvalho”, Hailton Felício dos Santos sobre o paradeiro do corpo de Luan Rodrigues que foi encontrado boiando no Rio Piracicaba e já sem vida, sendo que as equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual e Municipal estavam a caminho de Antônio Dias, e foram diretamente a barragem do Severo para fazer o trabalho de resgate da retirada do corpo de Luan Rodrigues que foi encontrado morto por volta das 7:00 hs, da manhã, no local, restando três dias para as vésperas da virada do ano para o “Réveillon 2023”, do ano passado. Que também contou com o total apoio da Coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação (SMASH), de Antônio Dias, e da Câmara Municipal de Antônio Dias (CMAS).

Vice-prefeito Élcio de Almeida (a esq.) e o prefeito
de Antõnio Dias Benedito de Lima
(Foto/Wôlmer Ezequiel/Diário do Aço/Divulgação)
Os moradores da Vila Carvalho entraram em momentos de angústia, de pânico, de tensão e desespero durante as fortes pancadas de chuvas em pleno o período chuvoso no final deste ano. As chuvas atingiram “84,4 Milímetros” para causar todos esses danos e os estragos durante as enxurradas e o deslizamento de terras destes barrancos na Vila Carvalho, em pleno o feriado de natal que resultou 4 mortes fatais no momento que foi confirmado por Élcio de Almeida durante o seu pronunciamento de abertura na “live” através das redes sociais. “Estamos reunidos aqui hoje [terça-feira -10-] para a gente esclarecer um pouquinho sobre as ações, e sobre esse momento que Antônio Dias [-Mg-] está vivendo nos momentos mais difíceis da história de Antônio Dias [-Mg-]. Que se tratando de um período chuvoso, tivemos aquela tragédia lá da comunidade da Vila Carvalho na noite de natal [de sábado -24- para o domingo -25-, de dezembro. do ano passado]. Onde tivemos infelizmente, 4 vítimas fatais [Marly Custódia dos Santos, de 51 anos; e a irmã Aparecida de Fátima Rodrigues, de 54 anos; Bruna Santiago de Paula, de 19 anos; e o Luan Rodrigues, de 12 anos], e de lá pra cá Antônio Dias [-Mg] continua sendo assolada por forte chuvas em período chuvoso que nos cessa”, lamentou o vice-prefeito.

Vila Carvalho foi o local que foi mais afetado pelas fortes pancadas de
chuvas durante a tragédia de Antônio Dias (Foto/Acom/Cedec-Mg)
A coordenadora da Defesa Civil Municipal, secretária de ação social, Mauriceia Aparecida, ainda relembrou da tragédia que ocorreu durante o período natalino na Vila Carvalho, em Antônio Dias, no ano passado. Mauriceia Carvalho ainda afirmou que teve o devido e o total apoio do secretário de saúde, Daniel Carvalho e demais autoridades competentes que estiveram todos presentes na madrugada de domingo no feriado de natal, pós-chuvas que causaram todos os estragos durante a tragédia da Vila Carvalho, em Antônio Dias, no ano passado. A tragédia de Antônio Dias ganhou uma grande repercussão nacional.

“Quando aconteceu lá [a tragédia] na Vila Carvalho, onde todo mundo ajudou, o [Secretário Municipal de Saúde-SMS] Daniel [Miranda] ele estava lá e chegou de madrugada e eles todos tiveram o todo apoio da defesa civil [estadual e municipal], dos voluntários e da comunidade de lá [, da Vila Carvalho] e da defesa civil somos todos nós que estamos ali para ajudar a população naquele momento difícil que acontece. E a prefeitura municipal [de Antônio Dias –PMAD-] ela nos está sempre nos apoiando também por que a defesa civil [estadual e municipal] a gente chega e a gente vai até as pessoas, e conversando com as pessoas. As  vezes elas precisam muito do aluguel social, precisam de uma cesta básica, precisam de um apoio psicológico e precisam do apoio do assistente social. Esses serviços, nós juntamente com a prefeitura, e nós ressonamos e vamos todos pro local, onde que aconteceu a tragédia [da Vila Carvalho, em Antônio Dias] e apanhamos todo mundo [...] A gente, as vezes acaba sendo um pouco sem falar por quê não dá, e no momento a gente não dá para atender a todos. Mas, vocês podem ter certeza que o que foi possível e no que é possível, a gente está aqui para apoiar você no que precisar e vamos continuar”, defendeu a coordenadora.  

Vila Carvalho causou osbtrução na via durante a
tragédia de Antônio Dias (Foto/Acom/Cedec-Mg)
Durante o seu pronunciamento pela “live” nas redes sociais, Benedito de Lima ainda anunciou que o Vila Carvalho tem chances maiores de desmoronamentos e deslizamentos de terras dos taludes que poderão atingir em média de “70 milímetros” no local, sendo que as chuvas atingiram com “84,4 milímetros” que vai resultar na diferença de “14,4 milímetros” neste período chuvoso. Onde as 5 vítimas fatais (citadas acima e citado abaixo) morreram durante a comemoração natalina em família, no ano passado. Benedito de Lima ainda pretende refazer tudo aquilo que foi destruído devido a tragédia que ocorreu na Vila Carvalho, onde a estrada da Bomba tem muita correção para ser feita depois da tragédia que ocorreu durante o feriado de natal, em Antônio Dias no momento. “Vila Carvalho ainda tem chance de ter o deslizamento de terra, iniciando um talude com a escavadeira. Só que não tem condição de dar a sequência por que a terra está muito encharcada e tem muita umidade, e nós não podemos colocar a vida em risco do operador [de escavadeira] junto com a gente. Então, é compreensão da população, paciência que os trabalhos estão sendo feito da melhor maneira possível. Estamos fazendo com aquilo que a gente tem”, anunciou o prefeito.            

Corpo do Warley da  Rocha é encontrado morto no Rio Piracicaba
(Foto/Acom/CBMMG/Arquivo Pessoal/ Divulgação)


Benedito de Lima ainda alertou aos moradores da Vila Carvalho e do distrito de Barra Alegre, onde os moradores foram afetados pelas fortes pancadas chuvas que obteve no total de 5 mortes fatais durante os momentos mais difíceis na tragédia que ocorreram nestas duas localidades, e inclusive, o Warley Alves da Rocha, de 25 anos, que foi a 5ª vítima fatal da tragédia de Antônio Dias, desapareceu após ser levado pela correnteza das águas durante as enchentes no período chuvoso juntamente com os seus pais que já são idosos. Após ter a sua casa invadida durante o desabamento e o alagamento do distrito de Barra Alegre que ocorreu por volta das 22:00 hs, da noite deste sábado (07) para o domingo (08), sendo que o Warley da Rocha foi encontrado morto por volta das 18:30 hs, da noite, no Rio Piracicaba que faz as divisas com o município de Timóteo-Mg, na região do Vale do Aço.

“Só complementar aqui [em meu pronunciamento na ‘live’] para aquelas pessoas tem ido lá no local, aonde a gente está trabalhando muito, de forma intensa, tanto na Vila Carvalho quanto o [distrito de] Barra Alegre. Evitar de acessar o local onde as nossas máquinas estão trabalhando por quê isso prejudica o andamento do serviço. Então, o pessoal passar por estes locais lá [na Vila Carvalho e no distrito de Barra Alegre] somente com estrema necessidade por quê a cada minuto em que a máquina tem que parar para uma pessoa poder passar, é um atraso no serviço. Então, fica aqui o nosso pedido, é que a população tenha a compreensão de passar só com extrema necessidade”, alertou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário