sexta-feira, 26 de maio de 2023

Com força e superação - Do fracasso ao sucesso! Defesa Civil confirma 322 participantes no simulado do “Sistema Itabira-Norte” depois de dois anos


Simulado realizado com sucesso - “A gente entende que a população está mais preocupada com esse treinamento”, disse Nilma de Castro

44 moradores das “Zas/Zss” na comunidade de Gatos na zona rural compareceram ao “Ponto de Encontro-15” durante o simulado no Sistema Itabira-Norte deste sábado (Foto/Rodrigo Ferreira)   

Itabira/Mg-Durante o terceiro simulado de evacuação do rompimento de barragem do sistema “Itabira Norte”, compareceram somente 322 (24%) participantes dos 746 moradores das Zonas de Autossalvamento (Zas) e das Zonas de Segurança Secundária (Zss), sendo que nas zonas rurais de Santa Maria de Itabira e nas comunidades rurais onde ficam instaladas as estruturas das barragens: Borrachudo, Borrachudo II, Alcindo Vieira, Dique Quinzinho, Dique Ipoema e Jirau. Onde os 424 moradores das “Zas” não compareceram sequer em 44 “Pontos de Encontro (PE)” durante o acionamento das 17 sirenes em pleno o simulado que ocorreu na tarde deste sábado (20) por volta das 16 horas, da tarde, com encerramento as 16:30 hs, da tarde, em pleno final de semana.  

Agentes da Transita e Polícia Militar interditam as vias durante o
simulado causando filas quilométricas (Foto/Rodrigo de Oliveira)
 
Já os moradores do perímetro urbano de Santa Maria pelas “Zas”, ainda não participaram desse tipo de treinamento. No decorrer do acionamento das 17 sirenes durante o simulado no Sistema Itabira Norte, os agentes da Superintendência de Trânsito e Transportes (Transita) e da Polícia Militar (PM) interditaram todos os acessos às zonas rurais, e também ao município de Santa Maria de Itabira para que os moradores das “Zas/Zss” possam participar do simulado durante o seu deslocamento aos 44 pontos de encontro que foram demarcados pela própria mineradora. Onde houve filas quilométricas em lados e em sentidos opostos nas estradas de acesso entre Itabira e Santa Maria, durante a interdição por causa da locomoção dos moradores das “Zas/Zss” de suas casas durante o deslocamento para os pontos de encontro no decorrer simulado do sistema Itabira Norte no momento. “Esta é uma população bem consciente com relação a esse treinamento, é uma população em que a gente tem que parabenizar essa população por que a gente percebe realmente essa preocupação que essa população está com a relação que ela se encontra. E esse empenho em participar cada vez mais sentir mais treinada”, parabenizou a Nilma de Castro.     

Coordenadora da Defesa Civil Municipal, Nilma de Castro
(Foto/Reprodução/Rede Repórter/Rodrigo Ferreira/Arquivo/Divulgação)
 
De acordo com a Coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), sub-tenente Nilma Macieira de Castro, ela afirmou que foi uma grande melhoria com a população depois de dois anos do primeiro simulado do Sistema Itabira-Norte do dia 21 de agosto de 2021 que também foi um verdadeiro sinônimo de sucesso na estreia que dos 542 moradores das “Zas/Zss” participaram  497 (91,7%) pessoas que compareceram aos pontos de encontro durante o simulado. Já no segundo simulado do Sistema Itabira-Norte do dia 14 de maio de 2022, de 1046 moradores das “Zas/Zss”, apenas 198 (21%) pessoas que participaram do simulado, sendo um verdadeiro sinônimo de fracasso devido a baixa adesão por parte dos moradores das “Zas/Zss”, sendo que possui 44.195 animais cadastrados nas “Zas/Zss” do eixo Norte. “Então, nós fizemos outras visitas, e nós fizemos acompanhamento desses trabalhos e algumas exigências, e melhoramos também e fizemos algumas exigências de ter melhorado algumas ações dentro do território e com isso a gente teve uma melhor resposta. Então, na verdade isso é uma resposta que foi desempenhado junto com a comunidade”, disse a coordenadora.

Com muita garra, ânimo e coragem, moradores dos Gatos participam
do simulado do Sistema Itabira-Norte (Foto/Rodrigo Ferreira)
 
Para a Nilma de Castro é motivo de grande orgulho e muita satisfação para comemorar essa nova virada por parte dos 322 (24%) moradores das “Zas/Zss” que participaram deste simulado. “Isso é uma melhoria ao índice do ano passado, e a gente sai com muita alegria desse simulado por quê a gente entende que a população está mais preocupada com esse treinamento. E a população já está entendendo que esse é um evento muito importante para que elas tenham essa condição de se autossalvar e uma população que participa do simulado é uma população melhor treinada para um evento. Caso, aconteça um evento envolvendo barragem do município. Como eu falei anteriormente, saímos desse simulado com uma satisfação por que a gente entende que o número maior de pessoas que precisam ser treinadas foram treinadas para o simulado”, destacou a coordenadora.     

Funcionários da Vale e demais empresas contratadas juntamente com
a Defesa Civil Municipal deram todo o suporte aos moradores de Gatos
durante a chegada ao Ponto de Encontro (Foto/Rodrigo Ferreira)
 
Mesmo estando à cidade nas “Zss”, a 14 Km´s da barragem Santana, sendo inteiramente cortada pelo Rio Jirau, cujas águas são represadas na estrutura que fornece o insumo para a concentração de itabiritos na usina da “Mina Cauê”. Onde a população ouviram as sirenes no momento do simulado, e se deslocaram os funcionários que trabalham nas barragens, os moradores e os visitantes que estejam nas Zonas de Autossalvamento em Itabira (comunidades Borrachudo, Monjolo da Carolina, Mandembo, Rocinha, Quintas da Rocinha, Padres, Gatos, São Pedro, Gaspar e na Zona Rural) e Santa Maria de Itabira (Gaspar, Flor do Vale, Morro do Vale, Córrego das Lage, Cordeiros, Morro Queimado/Chácara, Piteiras, Soares e na Zona Rural).

Que estão dentro das conformidades do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e também do cumprimento legal da legislação específica da Agência Nacional de Mineração (ANM), sendo que a Nilma de Castro fez diversas visitas nestas comunidades para poder ouvir todos os anseios e as necessidades destes moradores das “Zas/Zss” pelo eixo Norte sobre as mudanças e as alterações das posições placas: “Ponto de Encontro”, “Rota de Fuga” e “Área de Risco”. “Então, no momento de preparação para o simulado [no eixo Norte] houve o momento que foi escutado a comunidade, e a própria comunidade opinou sobre algumas mudanças. Então, essas mudanças que aconteceram no território. Essas melhorias que a gente considera melhorias que é um ganho para a própria comunidade, e foi à opinião da comunidade que foi ouvida”, explicou à coordenadora.           

Ponto de Encontro -15, da comunidade de Gatos (Foto/Rodrigo Ferreira)
Na comunidade de Gatos, onde fica instalado o “PE-15”, o primeiro morador das “Zas/Zss” compareceu por volta das 16:04 hs, da tarde, após o primeiro toque das sirenes que ocorreu das 16:00 hs as 16:05, da tarde. O segundo acionamento das sirenes foi das 16:05 até 16:09, da tarde. O terceiro acionamento das sirenes foi de 16:09 hs até as 16:15 hs, da tarde. O quarto acionamento das sirenes foi de 16:15 hs as 16:20 hs da tarde, e compareceram 07 moradores das “Zss/Flutuantes” as 16:17 hs no ponto de encontro, e as 16:19 hs da tarde compareceram somente 05 pessoas no ponto de encontro, sendo que compareceram no total de 44 moradores das “Zss/Flutuantes” no “PE-15”, do Gatos.

No decorrer do simulado, um morador de Gatos compareceu no ponto de encontro para validar o simulado no encerramento, ele afirmou que tinha tomado o banho para comparecer no local, e a participação dele não foi validado por causa disso. Para entender, na hora em que você percebe o toque das sirenes durante o decorrer do simulado procure se deslocar da sua residência para o ponto de encontro e manter o registro de sua participação com um dos funcionários da Vale (S/A). Sobre o próximo simulado do Sistema Itabira Sul que estava agendado para o mês de junho deste ano será reagendado para setembro ainda deste ano.    

Pontos de Encontros da entrada de acesso ao Rio Piracicaba
não compareceram quase nenhum morador das “Zas/Zss” 
nos Pontos de Encontro próximo do Brumadinho
(Foto/Rodrigo Ferreira)
No Rio Piracicaba – Durante o simulado prático do rompimento das barragens; Diogo, Elefante, ED Vale das Cobras, Monjolo, Porteirinha e ED Monjolo; que aconteceu na tarde de sábado (15/04), em Rio Piracicaba e Santa Bárbara. Com o principal objetivo de orientar os empregados e as comunidades, sobre como proceder em caso de emergência envolvendo barragens e reforçar a cultura de prevenção nos locais.

De acordo com a assessoria de comunicação da Vale, ela afirmou que a participação no simulado de rompimento de barragem não é obrigatória, mas a atividade é uma oportunidade para que a população receba orientações e tire dúvidas sobre as áreas seguras da região, os pontos de encontro, as placas de sinalização e outras informações importantes para entender como agir em caso de emergência envolvendo barragens.

Rua principal de acesso ao município do Rio Piracicaba
(Foto/Rodrigo Ferreira) 
No decorrer do simulado que ocorreu no Rio Piracicaba e em Santa Bárbara, dos 7.321 moradores das “Zas/Zss” participaram 406 pessoas que compareceram nos pontos de encontro do simulado. Em 2022, dos 7.321 moradores das “Zas/Zss” participaram 532 pessoas que compareceram nos pontos de encontro do simulado, do ano passado. As ações tem caráter preventivo e foi realizada pela Vale, juntamente com as Defesas Civis municipais.

Ainda no decorrer do simulado no município do Rio Piracicaba, compareceram cerca de 45 moradores das “Zss/flutuantes” no simulado, sendo que o PE-41PE-42 não compareceram ninguém nos Pontos de Encontro. Já no Ponto de Encontro da entrada principal de acesso a cidade compareceram cerca de 100 pessoas no local, do qual é um dos principais pontos de entrada que dão o acesso ao Rio Piracicaba entre as proximidades do Brumadinho no local. 

 

Linha do tempo

1º Simulado do “Sistema Itabira-Norte”, sábado (21), de agosto de 2021, de 542 moradores das “Zas/Zss”, apenas 497 (91,7%) pessoas que participaram do simulado.

2º Simulado do “Sistema Itabira-Norte”, sábado (14), de maio de 2022, de 1046 moradores das “Zas/Zss”, apenas 198 (21%) pessoas que participaram do simulado.

3º Simulado do “Sistema Itabira-Norte”, sábado (20), de maio de 2023, de 808 moradores das “Zas/Zss”, apenas 746 moradores das “Zas/Zss” atualmente, apenas 322 (24%) pessoas que participaram do simulado.



Notícias realcionadas:

14 de Agosto de 2021/Contagem regressiva “Itabira x Santa Maria” – Evacuação simultânea nas “Zonas Rurais”! “O Maior Simulado do Brasil” está de volta no próximo sábado

26 de Novembro de 2021/Do “Maior Simulado do Brasil” para o “Maior Simulado da América Latina” – “O simulado de rompimento de barragem trata-se de um treinamento”, destacou a Nilma de Castro

30 de Novembro de 2021/Dos “7.770 participantes, de 2019” X “2.252 participantes, de 2021” – Simulado com adesão inferior ao anterior! Somente “1.597 colaboradores” da Vale e demais contratadas, e sistemas de Defesa Civil Estadual e Municipal que mais participaram do simulado

10 de Dezembro de 2021/Mesmo com o simulado fracassado – Apenas “2.252” participantes! “O planejamento acaba sendo mais desgastante em tempo muito maior de dedicação do que a própria atividade do simulado”, disse o Carlos Eduardo

07 de Novembro de 2022/Com apenas “1.345” participantes das “Zas” e “Zss” – De forma fracassada! Defesa Civil admite que o simulado foi um maior e verdadeiro sinônimo do fracasso de todos os tempos

12 de Maio de 2022/Simulado no Sistema “Itabira Norte” – Em Itabira e Santa Maria! “Nós vamos trabalhar esse momento exclusivo para tratar o assunto do simulado”, defendeu a Nilma de Castro

02 de Junho de 2022/Mesmo com o simulado fracassado – No sistema “Itabira Norte”! Apenas 198 moradores das “Zas” participaram do simulado e 3 “Pontos de Encontro” permaneceram ausentes no Borrachudo

11 de Junho de 2022/Com a baixa adesão no simulado – Dos 1.046 moradores das “Zas” e “Zss”! Somente 198 pessoas que participaram do simulado de rompimento de barragem em Itabira e Santa Maria

12 de Junho de 2022/Simulado do fracasso em Itabira – “Quem tem a obrigação de executar as obras dentro de uma grande margem de segurança é a Vale”, disse o Tarcísio José

17 de Junho de 2022/Com o simulado fracassado depois de 3 anos – Bem abaixo do esperado! Vale e Defesa Civil Municipal escondem o resultado do simulado do Rio Piracicaba diante do verdadeiro fracasso de todos os tempos

24 de Outubro de 2022/Simulado do “Salve-se quem puder” - De 30 para 45 minutos nas “Zas”! “Estamos há 3 meses fazendo esse planejamento para acontecer o simulado”, afirmou a Nilma de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário