domingo, 11 de junho de 2023

A partir da “1ª Quinzena” de julho– “O ‘49º Festival de Inverno de Itabira’ tem que estar no mapa do Brasil e do mundo como uma grande ferramenta de transformação”, defendeu o Marcos Alcântara

 

Com 15 dias programação - “Alcione”, “Pitty”, “Jorge Aragão”, “Nenhum de Nós”, “Chico César”, “B-Negão”, “Melim” e “Expressão Ativa” são as grandes atrações principais desta edição


Em coletiva de imprensa, o prefeito Marco Antônio Lage e o superintentendente da Fundação Cultural Marcos Alcãntara anunciam a grade da programação do “49º Festival de Inverno de Itabira” que acontecerá  a partir da 1ª quinzena do mês de Julho (Foto/Rodrigo Ferreira)

Itabira/Mg – Com o tema “Cantaremos em Itabira, a Itabira cultural que queremos”, da edição do “49º Festival de Inverno de Itabira” que foi baseado no poema “Canção de Itabira”, de Carlos Drummond de Andrade que acontecerá de 2 a 16 de Julho, totalizando 15 dias de grade de programação com grandes a atrações culturais na cidade. Que foi anunciado pelo superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Marcos Rodrigo Alcântara e pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB) durante a coletiva de imprensa desta quarta-feira (07). “O tema inspiração, do ‘49º festival de inverno [de Itabira’] vem do [poeta] Carlos Drummond de Andrade. Como todo ano a imprensa vem buscando a inspiração do nosso patrono de quem a gente busca aqui na fundação [cultural] a cada vez mais, adquirir conhecimento. Buscar o que é exposta esse elo de ‘ ‘Drummond’ para Itabira’ e ‘Itabira para com ‘Drummond’ ’. Então, nós vamos estar inspirando a inspiração nossa nesse ano vai ser o poema ‘Canção de Itabira’ que ele fala de Itabira, que ele mostra Itabira, que ele canta Itabira, que ele traz os elementos da nossa cidade, e nós queremos trazer esses novos elementos do ‘49º festival de inverno [de Itabira’]”, anunciou o superintendente.                         

Marcos Alcântara anuncia a grade grade de programação  do
“49º Festival de Inverno” que acontecerá  na 1ª quinzena de
Julho (Foto/Rodrigo Ferreira)


Em coletiva de imprensa, Marcos Alcântara fez o anúncio oficial da grade de programação do “49º Festival de Inverno” que terá 15 dias de curta- programação durante a 1ª quinzena dos últimos tempos da historia da politica da cultura local, e com o orçamento de “R$ 1,5 Milhão” para investir na infraestrutura desta edição, e com a estimativa de um público de ’50 Mil’ pessoas durante o evento. Ainda na edição anterior do “48º Festival de Inverno”, de 2022, houve a estimativa de “80 Mil” pessoas que compareceram ao evento durante os 22 dias de programação pós-pandemia da Covid-19, sendo que houve a redução de 15 dias de programação nesta edição. “Para que a gente possa anunciar o ‘49º festival de inverno [de Itabira’]. Entendendo todo o processo macro da cultura itabirana que se consodaliza dentro do ‘49º festival de inverno [de Itabira’]. Para a gente é uma importância enorme é desenvolver as ações do [49º] Festival de Inverno [de Itabira] como a vitrine para Itabira para que a gente possa conseguir fomentar, e para que a gente possa conseguir universalizar e trazer o que há de melhor num recorte do nosso país para Itabira. Para essa terra que fuça a cultura, para essa terra que vivencia a cultura e para essa terra que todos temos um carinho”, disse o superintendente.    

O artista plástico e escritor José Asssunção Carvalho
será um dos homenageados na 1ª quinzena da
edição do “49º Festival de Inverno” deste ano
(Foto/José Rosário/Divulgação)
Que contará com os artistas de renome nacional como: “Alcione”, “Pitty”, “Jorge Aragão”, “Nenhum de Nós”, “Chico César”, “B-Negão” (ex-Planet Hemp), “Melim” e “Expressão Ativa” que serão as grandes atrações principais durante a 1ª quinzena da edição do “49º Festival de Inverno”. Ainda com a inclusão de 20 shows (artistas de renome nacional e artistas itabiranos), 2 concertos, 3 performances poéticas, 5 mostras audiovisuais, 3 exposições e mais 3 espetáculos infanto-juvenil: “João e Maria”, “Lampiãozinho” e “Rainha da Neve”. Em contrapartida com a inclusão das apresentações das artes cênicas, circenses, oficinas e artes-visuais. Que estão dentro da grade da programação oficial do “49ª Festival de Inverno” em sua 1ª quinzena que acontecerá a partir de julho. Com o direito a homenagem ao artista plástico que é natural de São Domingos do Prata-Mg, José Assunção Carvalho que saiu de São Domingos e foi radicado em Nova Era-Mg, antes de se mudar para a terra de “Drummond”, e ele faleceu em 2003, em Belo Horizonte-Mg, e completaria 112 anos de idade e de vida neste ano.

Durante a coletiva de imprensa, Marcos Alcântara defendeu a bandeira
da cultura e da indústria cultural no lançamento da grade de programação 
quinzenal do “49º Festival de Inverno” (Foto/Rodrigo Ferreira)
“O [49º] festival de inverno [de Itabira] ele tem que estar no mapa do Brasil e no mapa do mundo como uma grande ferramenta de transformação e de desenvolvimento cultural, desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e também muito ligado à questão do bem-estar. E o bem-estar é muito importante para a gente, e a cultura e muitas das vezes as pessoas analisa a cultura primeiramente como entretenimento. Nós estamos batendo sempre nessa tecla: cultura não é apenas entretenimento, cultura é uma grande indústria, cultura é uma grande cadeia; e essa cadeia ela já gera em Itabira emprego e renda, e ela [a cultura] transforma a cidade. Nós vamos perceber a importância da cultura para a economia, a importância da cultura para o social, a importância da cultura para o bem-estar. Então o [49º] festival [de inverno de Itabira] ela tem essa função macro. Essa função de ver Itabira como diz nosso prefeito Marco Antônio [Lage – PSB]: [‘Palco] 360º [-Tem Talento Minha Terra’] , e entendemos toda a nossa cidade”, defendeu o superintendente.

Sucesso no passado, bairros e distritos Senhora do Carmo e Ipoema
serão novamente descentralizados durante a sua 2ª dose repleta de
programação de eventos culturais durante a a edição  da 1ª quinzena
da grade da programação do “49º Festival de Inverno” que
acontecerá a partir de julho (Foto/Acom/PMI/Arquivo/Divulgação)
 
Ainda com todo o maior estilo inovador em que a edição do “49º Festival de Inverno” vem sofrendo consequentemente com toda a maior evolução, e em cada edição que vem acontecendo diante da grande transformação inovadora cultural na terra de “Drummond”, e como novidade haverá 5 estruturas de palcos bem diferenciados durante a “1ª quinzena” da grade da programação desta edição como: “Palco Canta Itabira”, “Palco Rock”, “Palco Descentraliza”, “Espaço das Artes Plásticas” e “Palco Brasil”. Que acontecerá no “Paredão”, “Concha Acústica”, “Praça do Areão” e na fundação cultural com as atividades nos bairros e nos distritos Senhora do Carmo e Ipoema que irã acontecer a partir da 1ª quinzena do mês de julho. “O ‘Palco Brasil’, ele tem as duas vertentes, uma é da valorização do que é nosso: ‘O artista local’, e da universalização de trazer o artista nacional, e de trazer um recorte desse país nosso, desse Brasil profundo para Itabira, e tem que receber os produtos de qualidade. Itabira tem que estar na cena e tem que estar nos comentários desses grandes artistas falando de Itabira para que possa se tornar realmente uma cidade cultural”, destacou o superintendente.

Marcos Alcântara fica muito feliz e satisfeito com a presença dos
empresários durante a coletiva de imprensa do lançamento oficial
da 1ª quinzena da grade da programação do
“49º Festival de Inverno” (Foto/Rodrigo de Oliveira)
“Nós queremos um bairro descentralizado, nós queremos levar e estar junto, e não somente estar junto. Fazer junto é seguir aquela regrinha da política pública do ‘parecom’, não podemos somente ofertar, e nós temos que envolver e nós temos que estar juntos com a comunidade. Então, nós vamos buscar esse elo como nós buscamos no pré-carnaval e no carnaval de Itabira e com a comunidade itabirana abraçando. Por quê o mais importante disso tudo, é o dia que nós itabiranos batemos no peito e ter sentimento e ter pertencimento. Nós somos da cidade da cultura, é essa missão enquanto o governo Marco Lage e enquanto [superintendente da] fundação cultural [Carlos Drummond de Andrade –Fccda-] é  trazer esse sentimento sensibilizado a todos nós a ter esse sentimento na cidade da cultura”, comparou o superintendente. 

Durante a coletiva de imprensa, compareceram alguns dos secretariados do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) e empresários que acompanharam a entrevista coletiva sobre o anuncio da edição do “49º Festival de Inverno” que ficou lotado na entrada que dá acesso ao teatro da fundação cultural. “Então, é um evento que passa desde o inicio da nossa gestão, a ser um evento da cidade feito com as pessoas da cidade, feito com as instituições, feito com os artistas. Nós começamos a ter empresários hoje, e hoje que eu estou até aqui vendo empresários na coletiva de imprensa. Isso me deixa muito feliz por quê quando um empresário vem para uma coletiva [de imprensa] aqui na [fundação] Cultural [Carlos Drummond de Andrade-Fccda], é por que ele começou a entender a importância da indústria cultural e que a gente possa estar juntos de mãos dadas como diz o [poeta Carlos] ‘Drummond’ [de Andrade], investindo na cultura. Então, para a gente é importante também a gente ver que empresários estão presentes nesta coletiva [de imprensa]”, elogiou o superintendente.                                           

Marcos Alcãntara fala sobre o processo de negociação com os
artistas locais, regionais e de renome nacional para a contratação
e a inclusão destes artistas na execução da 1ª quinzena da grade
 da programação do “49º Festival de Inverno” 
(Foto/Rodrigo de Oliveira)

Dentro do orçamento de “R$ 1,5 Milhão” o cachê da cantora Alcione que irá se apresentar na abertura dentro da grade da programação oficial do “49º Festival de Inverno” que será no domingo (02) na “Praça do Areão”, às 20 horas, da noite, ficou no valor de “R$ 170 Mil” com duração de aproximadamente de 70 minutos (1 hora e 10 minutos) de apresentação. Já o cachê da cantora Pitty que também irá se apresentar no sábado (15) na “Praça do Areão”, às 22 horas, da noite, ficou no valor de “R$ 168 Mil” com duração de aproximadamente de 2 horas de show na véspera do encerramento do “49º Festival de Inverno” que acontecerá no domingo (16) durante a programação desta edição.

“Nós estamos conversando com os empresários de Itabira, e os empresários de Itabira eles vão ser apoiadores nossos no ‘49º festival de inverno [de Itabira] como foi no ano passado. No ano passado agente teve mais de 7 empresas itabiranas, e eu estou falando de empresas que estão gerando emprego, gerando renda, e nasceram em Itabira e vão continuar com a gente na edição do ‘49º festival de inverno [de Itabira’]. O nosso [49º] festival de inverno ele está em torno de ‘r$ 1,5 milhão’ em recurso que nós estamos aplicando no [49º] festival de inverno para poder executar. Entendendo que nós estamos falando de um evento que tem só 15 dias de duração, e tem que pegar um recorte do Brasil dos grandes eventos do porte do [‘49º] festival de inverno,  e você gasta ‘r$ 3 milhões’. Então, a fundação cultural ela vem fazendo isso de uma forma muito profissional, e de uma forma que eu também tenho muito orgulho da minha equipe inteira por quê nós estamos sempre negociando com os artistas”, esclareceu o superintendente.    

Marco Lage fala da importância da ininterrupção da 1ª quinzena 
da grade de programação da edição do “49º Festival de Inverno” 
(Foto/Rodrigo de Oliveira)
Para o Marco Lage, o “49º Festival de Inverno” é uma programação rica e robusta, é um produto de Itabira e da fundação cultural ininterrupto desde 1974 que atravessou todas as gerações artísticas e culturais até chegar ao novo milênio do “Século XXI” na década de 2000. “Pelo trabalho que já teve na formulação, na reestruturação do [‘49º] festival [de Inverno de Itabira’] e pelo trabalho que vai ter daqui para frente com a realização do evento. Que é um evento de muita responsabilidade, naturalmente a fundação [cultural] não estará sozinha, a prefeitura trabalha cada vez mais intersetorialmente com ajuda de todos, de todas as secretarias. Em todas elas passam por algum tipo de contribuição importante, e o [‘49º] Festival de Inverno de Itabira’ é isso. Mostra cada vez mais a essência que representa a cultura de Itabira. Então, é uma programação rica de shows, de eventos, dos espetáculos infantis desde o ano passado. No primeiro ano não é um tanto por conta da pandemia [da ‘Covid-19]. Mas, desde o ano passado ganhou a praça pública com grande repercussão e com muita participação do público da cidade de Itabira”, destacou o prefeito. 



Confira a programação parcial do “48º Festival de Inverno de Itabira”:

 



Notícias relacionadas:

19 de Junho de 2023/Dentro do orçamento de “R$ 1,5 Milhão” – “Concha Acústica” receberá a “Expressão Ativa”, “B-Negão”, “Chico César” e “Nenhum de Nós” que irão se apresentar em julho, no “49º Festival de Inverno”

31 de Junho de 2022/“48º Festival de Inverno” será “100% presencial” – Mesmo com a pandemia e com “R$ 1 Milhão” em investimentos! “Mas, finalmente neste ano volta com uma força cultural que reflete muito bem”, anunciou o Marco Lage

30 de Julho de 2022/“48º Festival de Inverno” – Sobre o “Paredão” x “Praça do Areão”! “Então, nós queremos realmente colocar isso em vitrine dentro da nossa programação”, defendeu o Marcos Alcântara

17 de Julho de 2022/“48º Festival de Inverno” - Ultima semana! “Vanessa da Mata” e “Maria Gadú” serão acompanhadas pela “Orquestra Opus” na “Praça do Areão” durante o encerramento desta edição com “Chave de Ouro” neste final de semana

16 de Julho de 2022/“48º Festival de Inverno” – Por uma nova cultura! “Itabira está passando por um momento novo na história cultural da cidade”, defendeu o Marcos Alcântara

07 de Julho de 2022/“48º Festival de Inverno” – Com a educação “100% envolvida” na parceria! “Nós estamos fazendo isso de forma conjunta com outras secretarias”, anunciou o Marcos Alcântara

03 de Julho de 2022/“48º Festival de Inverno” – Em nome do “O Poeta Maior”! “As obras de ‘Drummond’ traz muita essência da dor e da provocação da cidade”, recordou o Marcos Alcântara

22 de Agosto de 2020/46º Festival de Inverno “on line” – Cultura virtual em plena pandemia! “A única cidade mineira que não interrompeu os seus festivais”, resumiu a Marta Mousinho

22 de Julho de 2018/Em abertura oficial! “O 44º Festival de Inverno não se resume somente a musica”, definiu a Marta Mousinho

07 de Julho de 2018/Com o orçamento de “R$ 280 Mil” para “R$ 380 Mil” - Em curta programação de 10 dias! “Paredão” está de volta e o “Bar Cultural” fica fora do “44º Festival de Inverno” pela segunda vez

08 de Abril de 2017/Na primeira noite! “Drummond”, “Festival de Inverno”, “Vesperata”, “Vesperita” e “Felit” se tornaram grandes temas e assuntos do case e painéis temáticos da Acita

10 de Julho de 2017/Após 3 anos interditado e 15 dias de programação pela segunda vez - De menos “Praça do Areão” e “Paredão”! “Concha Acústica”, “Teatro da Fundação” e “Fazenda do Pontal” será o palco principal das grandes atrações do “43º Festival de Inverno”

30 de Junho de 2016/42º Festival de Inverno - Com a volta do "Bar Cultural" no Pontal ! Artistas de renome nacional retornam a grade da programação desta edição

04 de Julho de 2015/41º Festival de Inverno – Sem bar cultural no pontal! Artistas de renome nacional são isentos da grade da programação desta edição

31 de Julho de 2013/DAMON E MARCONI DRUMMOND ANUNCIAM A PROGRAMAÇÃO DO 39° FESTIVAL DE INVERNO DE ITABIRA, QUE VÃO ACONTECER DURANTE O INVERNO

Nenhum comentário:

Postar um comentário