segunda-feira, 31 de julho de 2023

Ele é o “Rei da Festa” – “Então gente, esse prefeito tem que ser festeiro mesmo sabe por quê? O povo está muito feliz”, assumiu o Marco Lage


Depois de revelar a sua identidade secreta – Em nome da festa! Marco Lage anuncia a dobradinha com o ex-prefeito Zé Maurício, a dupla: “Zé Festinha & Marco Festeiro”

O prefeito Marco Lage assume que é festeiro e caiu na folia durante o decorrer da execução da da grade da programação do “49º Festival de Inverno de Itabira” (Foto/Rodrigo Ferreira)

Itabira/Mg – Em coletiva de imprensa desta quarta-feira (07), o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) aproveitou o lançamento da grade da programação do “49º Festival de Inverno de Itabira”, e ele realmente assumiu que é festeiro. Como o nome dele foi citado negativamente pela população e por parte da famosa imprensa marrom que integra a oposição ao seu governo dizendo que é “prefeito festeiro”, Marco Lage aproveitou todo o seu maior espaço pra poder se manifestar totalmente o sentimento e a vontade com a presença dos jornalistas, durante a coletiva de imprensa do lançamento da grade da programação do “49º Festival de Inverno de Itabira” que aconteceu durante a “1ª quinzena” deste mês. Que contou com a presença dos seus secretariados que estiveram presentes durante a coletiva de imprensa do lançamento da grade da programação oficial desta edição quinzenal. 

Marco Lage encena a dança junina durante o período de São João
(Foto/Rodrigo Ferreira) 
“Então, é muita coisa que nós temos na cidade acontecendo na cultura não é? Além de tudo o que a gente está fazendo. Então, às vezes o pessoal disse: ‘Ah o prefeito só faz festa!’ Mas, eu faço festa sabe por quê? Quando a [diretora-] presidente do [Serviço Autônomo de Água e Esgoto-] Saae [Karina Rocha Lobo] chega pra mim e fala assim: ‘O prefeito nós vamos sair de 42% de saneamento básico e chegar a 80% no mínimo no nosso governo’, eu faço festa, e a cidade precisa de ter saneamento básico. Quanto ao transporte público vai melhorar, a secretária [Municipal de Segurança Pública – SMSP, Assessora de Projetos e Captação  de Recursos] Paola [Sores], e que nós vamos dar um grande salto na qualidade do transporte público com a passagem mais barata, eu faço festa, é uma festa popular. Quando a gente, e outra, e eu recebi um vídeo de uma criança agradecendo a Deus e ao prefeito pela qualidade da escola, da merenda, do uniforme, dos cursos que está tendo na pedagogia, da reforma da escola, eu faço festa por quê eu tenho mais de ‘10 mil’ crianças que dependem de escola pública e estudando com qualidade na nossa cidade”, disse o prefeito.

Descaradamente, Marco Lage assume que é festeiro
na coletiva de imprensa (Foto/Rodrigo Ferreira) 
Durante a coletiva de imprensa, Marco Lage assumiu descaradamente que ele realmente é “prefeito festeiro” e muito mais do que festeiro da cidade, e sem manter a sua verdadeira identidade secreta no mais absoluto sigilo, de forma mais aberta com a população itabirana. Mesmo Assim, Marco Lage só falta trazer a cantora Joelma (ex- Banda Calyso) para cantar o seu novo sucesso do brega do Pará, “O Rei da Festa (Edilson Moreno)” do seu 3º Dvd e do seu 4º Cd “Isso é Calypso na Amazônia” de sua carreira solo da atual turnê “Isso é Calypso pelo Brasil”, do qual o seu Cd e Dvd foi gravado “ao vivo” no sambódromo de Manaus no dia 14 de maio de 2022, em Manaus-Am, sendo lançado no formato físico pelo próprio selo independente da gravadora JMusic que é a nova marca da Joelma na indústria fonográfica, em contrapartida com as plataformas digitais no mercado fonográfico atualmente.  

“E quando eu vejo a cidade mais limpa, mais bem cuidada, mais zeladoria, e os funcionários da [Empresa de Desenvolvimento de Itabira -] Itaurb me abraçando dizendo: ‘Prefeito você está salvando a Itaurb’, eu faço festa por quê é uma empresa pública que estava sucateada que agora está prestando serviços de qualidade. E quando eu vejo os agricultores rurais, e com a economia familiar, e agricultura familiar avançando com equipamentos, e com a consistência técnica e com os insumos na produção agrícola, eu faço festa. Quando eu vejo esporte bombar na cidade e futebol amador, e as várias modalidades esportivas, e voltando os jogos estudantis e escolares agora depois de 6 anos, voltando com o futebol amador depois de 7 anos, voltando o Valério [doce Esporte Clube –VEC-] e inaugurando o maravilhoso Centro Olímpico [Esportivo-COE] de Itabira [, José Augusto das Neves] por que é um dos 10 melhores do Brasil, eu faço festa. Eu adoro festa, eu adoro celebrar aquilo que é bom e aquilo que a gente impacta, e alcança a população o que mais precisa, e olha que eu não falei tudo não”, completou o prefeito. 

Marco Lage participa da festa junina na Rua Irmãos D´caux
e dança com o povo (Foto/Rodrigo Ferreira)
Marco Lage ainda aproveitou todo o seu maior espaço que foi concedido durante a coletiva de imprensa para anunciar agrade da programação oficial do “49ª Festival de Inverno”, e ele fez questão de destacar todas as suas ações das suas pastas e autarquias que foram desempenhadas desde o seu inicio de seu governo durante a sua atual gestão, e ele ainda assumiu que é prefeito festeiro e fez a questão de dizer que faz festas para todas as celebrações festeiras e festivas que acontecem na cidade diante de todas as manifestações culturais, e também diante destas e demais ações através de seu desempenho em sua atual gestão do seu governo no momento. Antes de ser eleito como o legítimo prefeito, a sua mãe Nice Lage também era muito festeira no distrito de Ipoema há décadas atrás, antes do Marco Lage ser o prefeito da cidade.   

“Quando eu vejo as praças que vão ser reinauguradas pelo ao menos 15 [praças] com acessibilidade, com internet, com espaço para a criança apropriado, e não me digam que eu faço festa por quê as pessoas em Itabira não tinham áreas de convivência. Quando a gente anuncia e o esforço enorme de trazer uma tão sonhada faculdade de medicina em Itabira, eu faço festa. Então gente, vocês vão de convir comigo, esse prefeito tem que ser festeiro mesmo sabe por quê? Que o povo está muito feliz, e nós estamos fazendo muito trabalho e um trabalho magnífico em prol da população de Itabira. O [‘49º] festival de inverno [de Itabira] e essa programação, esse trabalho da fundação [Cultural Carlos Drummond de Andrade –FCCDA-], a programação deste ano é  prova, é um retrato do que é o governo de Itabira, do que é a nossa cidade de hoje. Estou muito orgulhoso na nossa querida Itabira. Então viva a cultura, viva o [‘49º] festival de inverno, e a gente vamos desfrutar, divulgar e a gente quer Itabira bombamdo na cultura cada vez mais”, reiterou o prefeito.                              

O ex- prefeito José Maurício “Zé Festinha” e o Marco Lage “Prefeito Festeiro”
anunciam a dupla mais amada do povão (Fotos/Rodrigo Ferreira)
  
Após assumir e revelar a identidade secreta que é o verdadeiro e legitimo “Prefeito Festeiro” depois que o ex-prefeito (1983/1988), ex-vice-prefeito (1997/2000) José Maurício Silva (MDB) que também ganhou o nome e apelido do “Prefeito Festinha”, “Zé Festinha” e “Zé Pracinha” também em sua gestão enquanto prefeito, antes do Marco Lage ser eleito prefeito da cidade, sendo que o José Mauricio também amava de fazer festas na cidade na época em que as edições do “Festival de Inverno” era de 30 dias na cidade que sofreu uma redução de 15 dias de programação em sua grade, antes do Marco Lage ser eleito prefeito da cidade. Marco Lage ainda saiu aplaudido por todos e pelos seus secretariados durante a coletiva de imprensa do lançamento da grade da programação oficial do “49º Festival de Inverno” depois que ele assumiu que é “Prefeito Festeiro”, e que ele realmente gosta de festa para poder agradar toda a população e também todas as famílias itabiranas de bons e velhos costumes tradicionais de bom convívio social a todo o momento. Para poder celebrar todas as suas ações governamentais que estão sendo desempenhadas desde o início de sua atual gestão, de forma bem celebrativa e festiva.  

Marco Lage poupa menos no discurso e quer aproximar da população
de perto para vencer as eleições de 2024 (Foto/Rodrigo Ferreira)
Com o direito a chegada do “Boi Bumbá Garantido (Vermelho)”, de Parintins-Am, invadindo a terra natal do poeta Carlos Drummond de Andrade “O Poeta Maior” da cidade, Marco Lage ainda assumiu e reafirmou que gosta de fazer festa para aquilo que é bom a todo o momento, sendo que o prefeito também restou a trazer o grupo musical amazonense Carrapicho para cantar a música “Festa de um povo (Mailzon Mendes/Álceo Anselmo)” ainda com o saudoso José Maria Nunes Corrêa “Zezinho Corrêa” que era vocalista deste grupo musical que morreu aos 69 anos de idade, no dia 06 de fevereiro de 2021, em decorrência de complicações da “Covid-19”, no hospital particular de Manaus, caso se o “Zezinho Corrêa” ainda estivesse realmente vivo mesmo com as paralizações em que o grupo Carrapicho sofreu de 2002 a 2007 devido a uma pausa na carreira, 13 anos antes da pandemia da “Covid-19”, seria outro artista para homenagear o Marco Lage por ter assumido de que realmente é “Prefeito Festeiro” depois do “Zé Festinha”, antes de ser eleito prefeito da cidade 31 anos depois do “Zé Festinha”.  

Porém, o Marco Lage ainda resta trazer novamente o cantor Netinho (ex-Banda Beijo) para cantar e homenagear com o sucesso “A vida é festa (Dito)” e retornar a Itabira depois de 29 anos de ter se apresentado no dia 09 de outubro na Avenida Tabelião Osório Sampaio, durante a execução do 149º aniversário do município na emancipação política, no governo do ex-prefeito (1993/1996) Olímpio Pires Guerra “In Memoriam  (PDT) daquele ano. Onde o Netinho arrastou as multidões cantando todos os seus sucessos da extinta Banda Beijo enquanto vocalista até aos seus grandes sucessos de sua e mais recente carreira solo durante o seu maior auge de sua carreira daquele ano, onde o publico superlotou a Avenida Osório para prestigiar o tão consagrado e o maior puxador e arrastador de trio elétrico do mais velho e tradicional carnaval baiano e das demais micaretas que acontecem todos os anos de norte a sul do pais.             

O ex-prefeito “Lí” Guerra era o mais conhecido popularmente
como o “Prefeito Fogueteiro” (Foto/DeFato/Reprodução)
Memória – Além do Marco Lage de ser “Prefeito Festeiro”, existem vários ex-prefeitos que já governaram o município passando pela Prefeitura, antes do Marco Lage ser eleito prefeito de Itabira. Como no caso, do ex-prefeito (1989/1990) Luiz Menezes “In Memoriam” (PFL) era o mais conhecido popularmente como o “Prefeito ‘Quebra Mola’ ” por ter lotado a cidade de quebra-molas por todo o canto das zonas rurais, zonas urbanas e perímetros urbanos devido aos atropelamentos com vitimas de mortes fatais que ocorreram naquele ano, antes da implantação do no Código de Transito Brasileiro (CTB) no dia 01 de janeiro de 1998, que foi sancionado pelo ex-presidente da república (1995-1998/1999-2002) Fernando Henrique Cardoso “FHC” (PSDB) naquele ano. Já o ex-prefeito Olímpio Pires Guerra “Lí” “In Memoriam” (PDT) que era o mais conhecido popularmente como o “Prefeito Fogueteiro”, sendo que o apelido foi dado pelo Luiz Menezes após ser derrotado nas eleições municipais de 1996 daquele ano. Em 2003, “Lí” Guerra e Luíz Menezes morreram inimigos declarados como político e pessoal no mesmo ano.

O ex-prefeito Luiz Menezes era mais conhecido popularmente
como o “Prefeito ‘Quebra Mola’ ” (Foto/Reoridução/Itabira em Revista)
Como todos sabem que “Lí” Guerra era o prefeito que mais estourava fogos de artifício  desde a sua campanha eleitoral quando ele subia com destino palanque eleitoral durante os comícios de sua então candidatura que foram realizados em 106 bairros, vilas e periferias da cidade, enquanto candidato a prefeito pela coligação majoritária “União de Credibilidade Popular (PDT/PSDB/PSC/PRN/PMN/PSD/PDC)” que foi encabeçado pelo ex-vice-prefeito Ademar Mendes de Souza (sem partido) durante as eleições municipais de 1992. Na época em que o “Lí” Guerra subia no palanque com estouro de fogos de artifícios durante os comícios, do qual o “Lí” Guerra mais gostava e amava de estourar fogos de artifícios mais do que as torcidas organizadas do Valériodoce Esporte Clube “Valério” (VEC), Clube Atlético Mineiro “Atlético-MG” (CAM), América-MG, Cruzeiro Esporte Clube (Cruzeiro-MG).

Lí” Guerra também estourou bastante foguetes em todas as inaugurações das obras e quanto das ações que foram desempenhadas em sua gestão durante o seu governo daquele ano. Já nas eleições municipais de 1996, “Lí” Guerra lança o candidato a prefeito para a sucessão de seu governo da coligação “União Democrática Itabirana (UDI), (PDT/PSC/PMN/PSD/PSB/PPS/PTC/PTB/PV/PDC)”, que foi encabeçado pelo candidato a prefeito Leopoldo de Melo Castro (PDT), e pelo candidato a vice – prefeito, Pedro Eustáquio dos Santos “Pedrinho da Sempre Viva” “In Memoriam” (PDT), que não conseguiram ser eleitos durante o período eleitoral naquele ano. Durante o período eleitoral de 1996, mesmo não poder tentar a reeleição por força da legislação do código eleitoral daquele ano e daquela época, “Li Guerra” também não deixou de soltar foguetes nos comícios do então Leopoldo de Castro e “Pedrinho da Sempre Viva”, sendo considerado o prefeito que mais estourava foguetes mais do que as torcidas organizadas nos estádios de futebol durante as partidas contra os times rivais.       

Antes da separação judicial, Joelma e Ximbinha se apresentaram pela primeira
e única vez em Itabira (Foto/Portal “Isso é Calypso”/Divulgação) 
Sobre a primeira e única apresentação da Banda Calypso em Itabira, antes da separação entre a Joelma e o “Ximbinha”. Em 2006, Joelma já se apresentou pela primeira e única vez com a Banda Calypso na turnê “Isso é Calypso pelo Brasil”, em Itabira, no dia 09 de outubro, na Avenida Mauro Ribeiro Lage, durante o 158º aniversário do município na emancipação política, ainda no governo do ex-prefeito (2005-2008/2009-2012) João Izael Querino Coelho (PMN) daquele ano. Nesta época o Joelma ainda estava casada há 3 anos com o ex-sócio fundador da Banda Calypso, guitarrista e produtor musical Cledivam de Almeida Farias “Ximbinha” que se separaram, em 2015, após 19 anos de união no matrimônio e no casamento que já se completam há 7 anos de separação judicial, e também com o fim da Banda Calypso em mesmo ano.

Atualmente, “Ximbinha” está com as suas atividades mantidas com o grande e novo projeto “Cabaré do Brega” que é liderado por ele e pelos cantores Edilson Moreno, Kim Marques e Jéssica Rodrigues que são as principais frentes deste projeto musical que vão ganhar o Brasil, sendo que o “Ximbinha” fez com que o “Cabaré do Braga” vingar pra valer neste projeto, e ele realmente está pronto para reconquistar novamente o seu êxito e também a sua projeção no cenário nacional diante deste grande e enorme talento musical da música paraense, de forma inovadora em seu estilo “Brega do Pará”, do qual ele foi o percussor e criador desse então estilo musical da música paraense nos meados da década de 80 durante a ditadura militar, antes do sucesso da Banda Calypso. 

Após separação judicial, Joelma segue carreira solo e Ximbinha com o “Cabaré do Brega” (Foto/Portal “Isso é Calypso”/Divulgação)    

   

Notícias relacionadas:

13 de Julho de 2023/Homenagem a José Assunção – “A nossa cidade foi pra ele muita inspiração, e nós vamos ter esse espaço”, anunciou o Marcos Alcântara

10 de Julho de 2023/“49º Festival de Inverno” - Alcione arrasta multidões e leva o público a loucura e ao delírio no solo sagrado de “Drummond”, na “Praça do Areão”

30 de Junho de 2023/Com o “Cachê Colocado”- Artistas de renome nacional cobram “R$ 838 Mil” superior a metade do orçamento de “R$ 1,5 Milhão” para se apresentar no “49º Festival de Inverno”

19 de Junho de 2023/Dentro do orçamento de “R$ 1,5 Milhão” – “Concha Acústica” receberá a “Expressão Ativa”, “B-Negão”, “Chico César” e “Nenhum de Nós” que irão se apresentar em julho, no “49º Festival de Inverno”

11 de Junho de 2023/A partir da “1ª Quinzena” de julho– “O ‘49º Festival de Inverno de Itabira’ tem que estar no mapa do Brasil e do mundo como uma grande ferramenta de transformação”, defendeu o Marcos Alcântara

31 de Junho de 2022/“48º Festival de Inverno” será “100% presencial” – Mesmo com a pandemia e com “R$ 1 Milhão” em investimentos! “Mas, finalmente neste ano volta com uma força cultural que reflete muito bem”, anunciou o Marco Lage

30 de Julho de 2022/“48º Festival de Inverno” – Sobre o “Paredão” x “Praça do Areão”! “Então, nós queremos realmente colocar isso em vitrine dentro da nossa programação”, defendeu o Marcos Alcântara

17 de Julho de 2022/“48º Festival de Inverno” - Ultima semana! “Vanessa da Mata” e “Maria Gadú” serão acompanhadas pela “Orquestra Opus” na “Praça do Areão” durante o encerramento desta edição com “Chave de Ouro” neste final de semana

16 de Julho de 2022/“48º Festival de Inverno” – Por uma nova cultura! “Itabira está passando por um momento novo na história cultural da cidade”, defendeu o Marcos Alcântara

07 de Julho de 2022/“48º Festival de Inverno” – Com a educação “100% envolvida” na parceria! “Nós estamos fazendo isso de forma conjunta com outras secretarias”, anunciou o Marcos Alcântara

03 de Julho de 2022/“48º Festival de Inverno” – Em nome do “O Poeta Maior”! “As obras de ‘Drummond’ traz muita essência da dor e da provocação da cidade”, recordou o Marcos Alcântara

22 de Agosto de 2020/46º Festival de Inverno “on line” – Cultura virtual em plena pandemia! “A única cidade mineira que não interrompeu os seus festivais”, resumiu a Marta Mousinho

22 de Julho de 2018/Em abertura oficial! “O 44º Festival de Inverno não se resume somente a musica”, definiu a Marta Mousinho

07 de Julho de 2018/Com o orçamento de “R$ 280 Mil” para “R$ 380 Mil” - Em curta programação de 10 dias! “Paredão” está de volta e o “Bar Cultural” fica fora do “44º Festival de Inverno” pela segunda vez

08 de Abril de 2017/Na primeira noite! “Drummond”, “Festival de Inverno”, “Vesperata”, “Vesperita” e “Felit” se tornaram grandes temas e assuntos do case e painéis temáticos da Acita

10 de Julho de 2017/Após 3 anos interditado e 15 dias de programação pela segunda vez - De menos “Praça do Areão” e “Paredão”! “Concha Acústica”, “Teatro da Fundação” e “Fazenda do Pontal” será o palco principal das grandes atrações do “43º Festival de Inverno”

12 de  Agosto de  2016/42º Festival de Inverno - Jornalista lança o seu livro no memorial de “Drummond” em homenagem ao “Poeta Maior”

30 de Junho de 2016/42º Festival de Inverno - Com a volta do "Bar Cultural" no Pontal ! Artistas de renome nacional retornam a grade da programação desta edição

04 de Julho de 2015/41º Festival de Inverno – Sem bar cultural no pontal! Artistas de renome nacional são isentos da grade da programação desta edição

31 de Julho de 2013/DAMON E MARCONI DRUMMOND ANUNCIAM A PROGRAMAÇÃO DO 39° FESTIVAL DE INVERNO DE ITABIRA, QUE VÃO ACONTECER DURANTE O INVERNO

Nenhum comentário:

Postar um comentário