A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), com o apoio da Prefeitura de Itabira, lançou no mês de outubro o edital para o Festival da Música de Itabira. O objetivo é dar visibilidade para os artistas independentes e criar um ambiente em que possam mostrar e divulgar os seus trabalhos.
Além disso, o evento é apontado como uma oportunidade para que artistas, bandas, produtores, donos de casas de shows e público possam realizar um intercâmbio cultural, conhecendo assim novas produções e representantes da música. A FCCDA é a organizadora do Festival e tem o site Trem das Gerais e a Origami Propaganda como parceiros da iniciativa.
Durante todo o mês de novembro, os interessados poderão se inscrever para a primeira fase do Festival. Em dezembro, serão divulgados os nomes dos classificados para a segunda fase, que acontece em janeiro de 2016.
Nessa segunda etapa, os 12 melhores projetos apresentados se apresentarão em shows na Fazenda do Pontal - um espaço especialmente projetado para receber os músicos, o júri técnico e o público. Serão premiados primeiro e segundo lugar geral. Além disso, por meio de votação popular, o público escolherá o artista de sua preferência que receberá uma premiação especial.
PARA PARTICIPAR
Podem participar músicos maiores de 18 anos, de quaisquer estilo e formação, em projetos solo, em duos ou trios e em grupos ou bandas. Além disso, os candidatos deverão apresentar, no ato da inscrição, músicas autorais e músicas não autorais. As inscrições custam R$100,00 (cem reais) e só serão confirmadas após o pagamento dessa taxa.
Na primeira etapa, os inscritos terão suas propostas avaliadas por uma comissão técnica escolhida pela comissão organizadora. Serão levadas em consideração as informações fornecidas durante a inscrição no site oficial. Entre outros detalhes, será necessário informar:
- Repertório da proposta do show caso aprovado para a segunda fase;
- Release musical com a identificação dos integrantes;
- Áudios em formato MP3 ou link das músicas autorais;
- Arquivos em PDF das letras do repertório apresentado;
- Links Digitais (YouTube, Facebook, Vimeo, entre outros) com videoclipes, profissional ou amador (este link será usado para votação do público pela internet, caso seja selecionado);
- Declaração do titular do direito autoral; ou pagamento e liberação do ECAD
Nessa etapa, haverá atenção especial para a coerência do material, nível técnico do repertório, domínio do instrumento e/ou da voz, interpretação, performance e qualidade artística das produções próprias.
Os 12 melhores classificados na primeira etapa, integrarão a lista de finalistas e se apresentarão em shows, ao vivo, para um júri técnico e para o público. Nesse momento, os critérios avaliativos se basearão em interação com o público-ouvinte, caráter inovador do trabalho, conteúdo poético das letras e arranjos. Ainda na segunda fase, todos os classificados poderão concorrer ao voto popular, que será realizado por meio de “curtidas” no perfil das bandas no site oficial.
O primeiro lugar receberá um prêmio de R$ 3.000,00 (três mil reais), o segundo lugar receberá R$ 2.000,00 (dois mil reais) e o vencedor do voto popular, R$ 1.000,00 (um mil reais). Caso o candidato vencedor pelo júri técnico sagrar-se também vencedor pelo voto popular, serão cumuladas ambas premiações.
As apresentações ao vivo acontecerão nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2016, sendo a apresentação final dos vencedores no dia 17 de janeiro, na Fazenda do Pontal. Na oportunidade, a FCCDA fornecerá uma estrutura básica de palco, som e luz, ficando a cargo dos artistas levarem instrumentos e equipamentos extras.
O regulamento completo e inscrição poderão ser feitas pelo site www.tremdasgerais.com.br/festivaldamusica. Outras informações e dúvidas pelo telefone 31-3835-2102 ou pelo e-mail festivaldamusica@tremdasgerais.com.br.
EXPLORAÇÃO DO BAR E DA BILHETERIA
Para estruturar o espaço que receberá jurados, artistas e público, incluindo um bar exclusivo para o evento, as empresas interessadas precisam passar por uma seleção e, para isso, devem se inscrever no edital de chamamento público divulgado pela FCCDA.
De acordo com os termos do documento, as propostas podem ser entregues à FCCDA até às 16h, do dia 30 de novembro. O edital tem como objetivo selecionar empresas parceiras, especializadas no ramo de organização de eventos, visando a produção logística (fornecimento, instalação, organização, gerenciamento, realização e exploração do bar e bilheteria, além da infraestrutura para shows com palco, som e luz).
Podem participar da concorrência pessoas jurídicas convidadas que atuem no ramo definido no objeto do edital. Além disso, as demais empresas interessadas podem retirar cópia do edital na FCCDA até 24 horas antes da data final para a entrega das propostas. A abertura dos envelopes acontece no mesmo dia 30 de novembro, às 16h05, na sede do órgão de cultura municipal.
A FCCDA irá realizar, no dia 17 de novembro, às 14h, na Fazenda do Pontal, uma reunião de esclarecimento, sendo que a participação é obrigatória para os interessados na concorrência. No encontro, os representantes das empresas terão a oportunidade de conhecer a área, as instalações e as condições do local em que irão prestar serviço.
O edital está disponível no site www.fccda.mg.gov.br ou pode ser retirado na FCCDA (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666 – Centro, 31 3835-2102).
Outras informações pelo telefone 31-3835.2102.
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