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domingo, 10 de outubro de 2021

Sobre o “Moto-Táxi x Moto-Frete” – Vice-presidente do Conselho de Trânsito fica revoltado e indignado com a “má resposta vazia” da Transita

Serviços não regulamentados há 6 anos  - “Sinceramente, eu estou me sentindo como um nariz palhaço aqui dentro do ‘Conselho de Trânsito’ ”, desabafou o Francisco Carlos

Durante a reunião do colegiado, o conselheiro Francisco Carlos fica indignado e revoltado com a resposta vazia por parte da Transita referente a regulamentação dos serviços de moto-táxi e moto-frete (Foto/Rodrigo Ferreira)

Itabira/Mg - “Mas, tudo bem, eu quero dizer o seguinte, ‘Moto-Táxi’ e ‘Táxi’ tem vinte anos que a gente está pedindo a resposta do governo. Quanto nós vamos reencaminhar para a Câmara [Municipal de Itabira –CMI], e há algum conchave lá, e devolve e veta o projeto [de Moto-Táxi], e muda o governo e volta pra cá, e vem aqui pro Conselho [Municipal de Trânsito e Transporte-CMTT] e rediscute de novo. Eu tenho 20 anos [no conselho] e o quê que [o Superintendente de Transporte e Trânsito-Transita] Flávio [Raimon de Souza] quer discutir mais?”, questionou o conselheiro.  

Antes de de exercer a mesma função do governo Marco Lage,
Flávio Raimon foi superintendente da Transita no governo
Damon Sena (Foto/Acom Pmi/Arquivo/Divulgação)


Estas são as grandes desconfianças por parte do vice-presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), Francisco Carlos Silva durante a reunião do colegiado desta quarta-feira (08), após 6 anos de muitos trabalhos de atividades, de forma árdua e intensa pela devida cobrança sobre a regulamentação dos serviços de “Moto-Táxi” e “Moto-Frete” no município, o Superintendente de Trânsito e Transporte (Transita), Flávio Raimon de Souza encaminhou o oficio para o colegiado dizendo que os serviços de transporte de passageiros em motocicletas ainda estão em fase de estudo dentro das conformidades do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Após 6 anos de ter elaborado o projeto de lei municipal referente a regulamentação dos serviços de  ‘Moto-Táxi’ e ‘Moto-Frete’ em pleno o terceiro ano de governo do ex-prefeito (2013-2016) Damon Lázaro de Sena (PV), sendo que o Flávio Raimon foi superintendente da Transita também no governo Damon Sena.

“Ele fazia o trabalho como o Estevão [José] está fazendo aqui hoje, e ele vinha aqui e redigia [as atas da reunião do Conselho Trânsito] como superintendente [da Transita], e eu era o presidente [do Conselho de Trânsito] no período. Com as duas vezes ele [Flávio Raimon] mandou representar tudo comigo lá em casa pedindo para fazer essa prestação [da regulamentação] de serviço de ‘Moto-Táxi’ e ‘Moto-Frete’ por muitas vezes, e com urgência por quê precisaria encaminhar. Nós fizemos esse trabalho em 2015, e eu tenho isso tudo documentado, e se eu precisar eu trago aqui pra você”, recordou o conselheiro.

Com a resposta da Transita, Francisco Carlos
abandona a reunião (Foto/Rodrigo Ferreira) 
Francisco Carlos Silva ficou bastantemente transtornado, revoltado, irritado, insatisfeito e indignado com a resposta vazia por parte do Flávio Raimon durante a reunião do colegiado, após ter tomado todo o devido conhecimento, ao ler o oficio referente à regulamentação dos serviços de “Moto-Táxi” e de “Moto-Frete” que vem se arrastando desde 2015, do qual o projeto para a regulamentação destes serviços de transporte de passageiros e cargas em motocicletas não foi regulamentado pela Transita há 6 anos, sendo que o ofício foi encaminhado pelo presidente do Conselho de Trânsito Estevão José a Transita durante a última reunião do colegiado na tarde de quarta-feira (11/08).

“Tá estudando o quê? Isso é para não fazer nada, é para engalobar. Daqui a pouco muda o governo de novo, e tudo passa de novo até quando? Eu sinceramente, eu estou sentindo aqui com um nariz de palhaço. Talvez os mais novos conselheiros que estão vindo aqui agora, vai com paciência, e eu não tenho paciência mais. Isso, é debochar da inteligência e da representatividade. Quem é que está aqui hoje representando o governo? Está o Estevão [José], mas, o Estevão [José] não ocupa cargo [comissionado] hoje não. Cadê o superintendente [da Transita]? Cadê os diretores de fiscalização? Não tem nenhum. Eu na verdade me dá a vontade de rasgar este ofício aqui [na reunião], e eu não vou fazer isso em respeito por vocês [conselheiros]. Com eles não estão merecendo o respeito não, e eles estão tratando a gente como um moleque, e eu não sou um moleque e tem que respeitar. Eles estão estudando e estuando, e é uma falta de não querer fazer nada. Eu trabalho para a coletividade, e a coletividade merece respeito”, cobrou o conselheiro.    

O assunto sobrou até para o Secretário Municipal de Obras Trânsito e Transporte (SMOTT), José Maciel Duarte de Paiva que não ficou fora dos ataques e das criticas do Francisco Carlos durante os 38 minutos da reunião do colegiado durante a sua permanência no auditório da Secretaria de Obras. Francisco Carlos ainda cobrou o posicionamento dos demais secretariados e do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) para dar o parecer com a legalização dos serviços de “Moto-Táxi” e do “Moto-Frete” que vem se arrastando desde 2015, e atravessando “de gestão em gestão” que já se completou há 6 anos neste ano, e sem obter a solução concreta por parte da Transita para a legalização destes serviços de transporte de passageiros e de entregas através de motocicletas.

“Eu não sei se é o [Secretário Municipal de Obras Trânsito e Transporte - SMOTT,] José Maciel [Duarte de Paiva], e com ele é o seguinte. Nós merecemos o respeito dele, e ele [José Maciel] não está tendo respeito comigo, e se ele não ouve a gente e não quer me ouvir, ele vai ouvir na rede social [facebook] ou através do meio de comunicação que a gente faz pela Interassociação [nas redes sociais e pela Rádio Itabira Am]. Então, o [presidente do Conselho Municipal de Trãnsito e Transporte - SMOTT] Estevão [José de Oliveira] eu não tenho nada contra a você, e você está fazendo o seu papel e está bacana. Mas, o governo [do prefeito Marco Antônio Lage-PSB] está desrespeitando e está fazendo a gente de moleque, e eu não sou um moleque e exijo respeito. Eu não com concordo com isso não, e não tem nada de concreto [no ofício da Transita]. Só tem resposta pra que a justiça venha a postergar, e as coisas que são relevantes estão empurrando a gente com a barriga e fazendo o papel de trouxa, e eu não tenho o rabo preso com ninguém”, criticou o conselheiro.

Com a regualentação do Ctb, mototaxistas e motofretistas
terão que se submeter a regulamentação destes serviços
(Foto/Rodrigo Ferreira) 
Ainda sabendo que é de caráter e de extrema de urgência para legalizar toda a regulamentação destes serviços dentro das conformidades que são impostas pelo Ctb, de forma prioritária. “Afinal de contas, os secretários, e o Superintendente [da Transita, Flávio Raimon] e todos que trabalham aqui [na Prefeitura] recebem o dinheiro da nossa coletividade. Eu faço parte e pago o imposto deles, e eles tem que respeitar e eles têm que vir aqui [na reunião], e eles tem que saber do trabalho que a gente faz. Esse Conselho [de Trânsito] fui eu que ajudei a criar através da Interassociação [dos amigos dos bairros de Itabira – Icreci] há mais de 21 anos, e só Deus sabe a luta que foi. Sabe, a gente como é que o governo [Marco Antônio Lage - PSB] quer fazer a manobra”, acrescentou o conselheiro.

A reunião do colegiado durou cerca de 1 hora, já o Francisco Carlos encerrou a sua fala antes do termino da reunião do colegiado aos 38 minutos durante o decorrer da reunião do colegiado, antes do encerramento. Francisco Carlos abandonou a reunião e saiu muito indignado e transtornado com a resposta vazia por parte da Tansita. “Eles vão ver a resposta é nas redes sociais, e eu vou meter o pau neles. Vocês [conselheiros] não gostam que tira o pau, e vão mexer com quem estão mexendo e eu não tenho o rabo preso com ninguém. Então, o seguinte, eu exijo que tenha respeito, e não só por mim como vocês todos [os conselheiros], e tem tempo que eu estou aqui sentindo como se eu estivesse perdendo o meu tempo. Não é para isso que eu vim aqui não, e eu vim aqui é para cooperar com a comunidade e com o governo. Mas, para fazer o papel de trouxa não. Isso, é um protesto do governo [Marco Lage], se você vai falar com ele, e sem saber o que falou; ‘palhaçada com ele não’ e ‘tratar ele como um moleque não’. Eu tenho 65 anos de idade, e há 22 anos no conselho, e quem ajudou a criar o Conselho [Municipal de Trânsito e Transporte-CMTT] tão importante fui eu por quê precisava realmente. Eu queria ter voz e voto aqui, e a gente conseguiu e eu não vou sair e não vou pedir o meu cargo para sair não. Eu vou continuar incomodando, se a pessoa me incomoda eu vou  incomodar muito mais agora para frente”, concluiu o conselheiro. 

Presidente do Conselho de Trãnsito Estevão José reencaminha
 novamente o ofício á Transita para obter mais respostas
sobre a regulamentação destes serviços (Foto/Rodrigo Ferreira)
Após as revoltas e as indignações do Francisco Carlos com a resposta vazia do Flávio Raimon sobre a regulamentação dos serviços de “Moto-Táxi” e do “Moto-Frete”, Francisco Carlos se retirou da reunião do colegiado. Já o presidente do Conselho de Trânsito, Estevão José de Oliveira se manifestou após o Francisco Carlos ter se retirado da reunião do colegiado duranante o seu abandono, e após ter ficado insatisfeito com a resposta vazia da Transita. Estevão José ainda esclareceu para os colegiados que pretende reencaminhar novamente o ofício a Transita para obter uma nova resposta, sendo que o Flávio Raimon irá se manifestar na próxima reunião do colegiado na próxima quarta-feira (13/10). Sobre a questão da regulamentação dos serviços de “Moto-Frete”, Estevão José afirmou que já tem a legislação, e ele pretende saber agora se vai mandar o simulado da regulamentação deste serviço. “A gente entende pessoalmente a questão das respostas que vieram para a gente ficaram vagas, e não vieram com datas e não vieram com retorno e te manda. A principio de via aqui trazer aqui para a gente. Então, realmente ficou no ar”, lamentou o presidente.            

Com investimentos de “R$ 30 Milhões” - “Do ‘ItabiraVoucher’ para o ‘Facilita’ ”! “Nós temos uma política de assistência social muito forte em Itabira”, destacou o Marco Lage

 

Em coletiva de imprensa, o prefeito Marco Antõnio Lage anunciou investimentos de “R$ 30 Milhões” em moeda social do cartão  “Facilita” (Foto/Rodrigo Ferreira)


Itabira/Mg – Segundo o prefeito Marco Antônio Lage (PSB), ele convocou a coletiva de imprensa desta segunda-feira (21/09) para fazer o anuncio da entrega dos 4.579 unidades da moeda social do cartão “Facilita” no valor limite de “R$ 140,00” para serem gastos em diversos estabelecimentos comerciais credenciados que aderiram o programa social do governo municipal, e dentre as unidades montantes que serão entregues 1.248 cartões aos beneficiários do “Facilita” durante a primeira remessa parcialmente as famílias, sendo que o “Facilita” foi um grande fruto de um verdadeiro sinônimo na assinatura do termo de credenciamento “Comercial da Moeda Social de Itabira – Facilita” que foi celebrado através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) em parceria com a  Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (ACITA) por meio da “lei municipal nº 5.271/2021 que cria em Itabira a política pública municipal no combate a pobreza e geração de renda” que foi sancionado por Marco Lage na noite desta quarta-feira (30/06), no auditório da sede da Acita. “Estamos lançando hoje aqui [nesta segunda-feira -21-] a moeda social e digital ‘Facilita’. Que é um projeto inédito em Minas Gerais [-Mg], e que chega naturalmente para contribuir com ‘15 Mil’ pessoas na nossa cidade em situação de pobreza e em extrema pobreza”, anunciou o prefeito.      

Durante a coletiva de imporensa, Marco Lage exibe
o cartão  “Facilita” (Foto/Rodrigo Ferreira)
A moeda social “ItabiraVoucher” teve o seu nome substituído por “Facilita”, anteriormente durante o primeiro ano da pandemia que se alastrou no município durante o governo passado, sendo que o “Facilita” é um verdadeiro sinônimo de projeto inédito dentre os 853 municípios mineiros no estado de Minas Gerais. Desde que a pandemia do “Covid-19” se alastrou por todo o canto do Brasil e o mundo que já se completou há 2 anos. O cartão “Facilita” terá os mesmos moldes utilizados do “Auxilio Emergencial”, do governo federal nesta contrapartida no complemento desta renda quando se trata de desemprego durante a pandemia do Covid-19.

“A Secretaria [Municipal] de Ação Social [SMAS] em pouco tempo, e a gente espera isso e ela vai demonstrar uma Itabira [-Mg] mais solidária, uma prefeitura mais junta da comunidade de uma maneira geral. Para a gente fazer uma cidade melhor para todos, e de uma maneira mais ampla para todos. Então, assim eu fico muito feliz pessoalmente, e a gente já no primeiro ano [de governo] de conseguir estruturar um projeto voltado para os pobres na cidade. Isso, a gente vai olhar nesse primeiro momento com o [cartão] ‘Facilita’ que é comida na mesa basicamente em gás de cozinha, higiene e produtos de higiene. Mas, também a gente vai ampliar um olhar sobre essa população mais vulnerável sobre o aspecto da saúde e da educação que também falta por essa gente. Então, isso também são os nossos próximos passos que os senhores vão estar acompanhando conosco”, acrescentou o prefeito.

Marco Lage afirma que o cartão “Facilita” poderá beneficiar
cerca de “15 Mil” famílias (Foto/Rodrigo Ferreira)
Durante a coletiva de imprensa Marco Lage ainda afirmou que o cartão “Facilita” poderá beneficiar cerca de “15 Mil” pessoas nas famílias dentre os “121 Mil” habitantes que estão em situação de pobreza e de extrema pobreza no momento, do qual o Marco Lage acompanha o projeto juntamente com o vice-prefeito Marco Antônio Gomes (PL) e o Secretário de Assistência Social, Élson Alípio Júnior desde o inicio do governo. Que estão envolvidos dentro deste projeto desde a sua elaboração e a reestruturação da moeda social “Facilita”, sendo que os “4,5 Mil” famílias que são beneficiarias do cartão “Facilita” irão receber o beneficio até o final deste ano, antes do natal e da virada do ano. Com sujeito as alterações durante os acréscimos das instalações dos novos estabelecimentos comerciais na adesão deste programa.    

“Que acompanham essa iniciativa desde o início. Uma iniciativa que não é só da assistência social, e naturalmente para a gente estruturar, elaborar, e colocar um projeto deste para funcionar depende transversalmente de várias secretarias. Dentro do nosso conceito são varias secretarias e um só governo, e é por isso que temos que trabalhar juntos para uma Itabira [-Mg] cada dia melhor, é também uma cidade que cuida das pessoas  de uma maneira geral de ‘121 Mil’ pessoas. Sobre tudo essas pessoas estão em situação de grande vulnerabilidade”, destacou o prefeito.

Com investimentos de “R$ 30 Milhões” que irão circular nos estabelecimentos comerciais de gêneros alimentícios, visando à manutenção e o aquecimento da economia local. Marco Lage ainda aproveitou a coletiva de imprensa, e afirmou que ele pretende impulsionar o aquecimento da economia local nos estabelecimentos comerciais de gêneros alimentícios da cidade. Para que estas “4,5 Mil” famílias  que são beneficiários do “Facilita” não fiquem na pobreza e na miséria o tempo todo quando se trata de desemprego que vem se alastrando no município durante a pandemia que se instalou há 2 anos que acabou prejudicando grandes impactos econômicos no município. O cartão ‘Facilita’ não poderá ser utilizado para consumo de bebidas alcoólicas, de menos nos comércios dos municípios vizinhos de Itabira que não terão a aceitação desta moeda social “Facilita” em outras cidades da região.    

“A minha meta e a nossa meta do governo, é que no futuro próximo nenhum itabirano precise da moeda [social, do cartão] ‘Facilita’, e essa é a nossa meta. Por quê as vezes a gente quer aumentar, e essa [meta] a gente quer diminuir. Então, é o nosso objetivo, e até que não chegue esse dia nós precisamos de cuidar das pessoas com prioridade e foco absoluto nessa população mais vulnerável, e o ‘Facilita’ chegue para isso. Não é uma moeda circunstancial e temporária, e não é um projeto temporário. Ele [o ‘Facilita’] é definitivo, e não é só pra pandemia e não é emergencial. Ele é definitivo até que realmente a gente alcance essa meta de redução cada vez que passa, a cada ano mais até a gente reduzir, é um projeto definitivo até que acabe a pobreza na nossa cidade. Então, é com muito critério que nós estamos priorizando essas pessoas o cadastramento das pessoas e do comércio nos bairros. A questão do comércio também a importância destacada que é uma forma de impulsionar a economia local. O [cartão] ‘Facilita’ é uma moeda [social] definitiva, e a gente não quer que ela acabe e quer que ela reduza após anos drasticamente [pós-pandemia]”, explicou o prefeito. 




domingo, 19 de setembro de 2021

Sobre o “Táxi”, “Moto-Táxi” e “Moto-Frete” – Serviços irregulares desde 2001! Vice-presidente do “Conselho de Trânsito” cobra as regulamentações destes serviços a “Transita”

Invasão de “Taxista Fantasma” nos pontos – Sem necessidade! Conselheiro quer a regulamentação para os 40 oportunistas ausentes que ocupam as vagas dos “Pontos de Táxi” no Centro

Durante a reunião do colegiado, Vice-presidente do Conselho de Trãnsito Francisco Carlos cobras as explicações da transita as legalizaçoes dos serviços de moto-táxi e do moto-frete (Foto/Rodrigo Ferreira) 


Itabira/Mg – De acordo com o vice-presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), conselheiro Francisco Carlos Silva falou sobre a legalização dos serviços de “Táxi”, “Moto-Táxi” e do “Moto-Frete” durante a reunião do colegiado da tarde desta quarta-feira (11/08). Francisco Carlos ainda apresentou todas as diversas demandas durante a reunião do colegiado para as autoridades e o Poder Público Municipal (PPM) poder solucionar a legalização dos serviços “Táxi”, “Moto-Táxi” e do “Moto-Frete”. Que vem se arrastando “de gestão em gestão” desde que foi criado o Conselho de Trânsito em 2001, ainda no primeiro mandato do governo do ex-prefeito (2001-2004/2017-2020) Ronaldo Lage Magalhães (PTB).

Francisco Carlos (Foto/Delly Júnior/Diário de Itabira)
Onde os colegiados e demais representantes da Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Obras (SMOTT) e Superintendência de Trânsito e Transporte (Transita) possam dar a satisfação através dos pareceres e a população sobre a regulamentação destes serviços de transporte de passageiros e de entregas em domicílio comercial e residencial. Para que estas pastas possam apresentar alternativas para fazer a devida regulamentação destes prestadores de serviços específicos dentro das conformidades do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A reunião do colegiado contaram com as presenças das lideranças comunitárias do Gabiroba, Bálsamos, Pedreira do Instituto, João XXIII e Campestre. “A gente tem tudo para fazer um bom trabalho por quê foi a nossa entidade a Interassociação [dos amigos dos bairros de Itabira – Icreci], antes de 2001. Trabalhamos e foi super cansativo para a gente conseguir o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte [-CMTT]”, relembrou o conselheiro. 

Durante a reunião do colegiado, Francisco Carlos ainda afirmou que recebeu diversas denúncias com relação aos estacionamentos irregulares através das redes sociais, e ele ainda afirmou para o colegiado que compareceu pessoalmente no estacionamento da “Estação Rodoviária Genaro Mafra”, e fez todas as averiguações nos estacionamentos regulamentados para os pontos de “Táxi”, onde obtém mais de 128 placas de “Táxi” com placa vermelha em branco (Aluguel) como determina o Ctb em contrapartida com os novos modelos de placas “Mercosul” que foram adotados e homologados pelo governo federal desde 2020.

Que são cadastrados pelo Departamento de Transito de Minas Gerais (Detran-Mg) por meio da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretram), e da Transita que expede todas as autorizações de diversos transportes específicos. Para desempenhar as prestações de serviços aos passageiros em diversos pontos de táxi que se encontram instalados e regulamentados em áreas centrais do município em contrapartida com o Uber Technologies Inc. (Uber). Que é o mais conhecido como motorista de aplicativo que não necessita de fazer a aquisição da “Placa de Táxi” e nem ficar permanente nos pontos de táxi, e não precisa de ficar portando a autorização específica da Transita, sendo que a Uber é uma empresa americana multinacional em aplicativo.

Ponto de Táxi da “Estação Rodoviária Genaro Mafra”
(Foto/Rodrigo Ferreira)
Francisco Carlos ainda afirmou na reunião do colegiado que existem mais de 128 placas de “Táxi” superior em diversas praças da cidade, sendo que dentre a este montante existem cerca de 40 taxistas ausentes não se encontram permanente no exercício das suas atividades profissionais em seus devidos pontos de táxi que se encontram regulamentado em áreas centrais do município, sabendo que está tomando as vagas dos outros taxistas que estão aguardando a autorização da Transita para manter os serviços de transporte de passageiros “1oo%” legalizado, após terem feitos todos os procedimentos por meio de aquisições das placas de aluguel que são mais conhecidos como as famosas “Placas de Táxi” que estão em circulação nas praças centrais do município.

Porém, os taxistas ausentes que não se encontram permanente nos pontos de táxi, eles fizeram todas as aquisições das placas de aluguel e autorizações da transita para obter 30% de desconto nos veículos “Zero Km”. Que são adquiridos em diversas concessionárias dos fabricantes autorizados pelas multimarcas que são previstas em lei federal, ao obter o desconto de 30% ao fazer a aquisição do automóvel na concessionaria do fabricante de multimarcas. Os motoristas de táxi terão direito as cartas do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto do Produto Industrial (IPI) e do Imposto de Operações Financeiras (IOF). Além de cartas de impostos específicos, os taxistas ainda terão que obter diversos documentos em mãos para obter 30% do desconto durante a aquisição do automóvel desejado em uma das concessionarias de fabricantes de multimarcas, sendo que o direito foi concedido pelo governo federal.

Para proibir os serviços destes taxistas oportunistas e ausentes, terá que regulamentar a lei municipal para proibir os taxistas fantasmas de ocupar as vagas dos pontos de táxi em diversas praças do município. Fazendo com que a lei municipal seja aprovada na Câmara pelos vereadores, em seguida, ser sancionada pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB). “Eu passei hoje [na quarta-feira – 11/08-] por que eu vejo muito nas redes sociais as pessoas reclamando a respeito daquele estacionamento, e como eu já estava na cidade [no centro] e lá [na ‘Estação Rodoviária Genaro Mafra’] e eu fui verificar realmente. Eu realmente eu fiquei meio constrangido com aquilo ali por que é o seguinte. Hoje lá na rodoviária [‘Estação Rodoviária Genaro Mafra’] tinha oito veículos [de ‘Táxi’], e deve ter umas vinte vagas disponíveis para esse pessoal, e tudo quanto é lugar. Como o estacionamento para taxista, e eu trouxe até aqui e peguei a informação melhor. Eu estou com o processo desde 2002 até quando, é espaço que a nossa comunidade e o motorista [de táxi] estão deixando de utilizar. Na maior ansiedade, esperando a regulamentação ou até mesmo a definição. Agora, deixar ilícito por uma classe que eu considero privilegiada nesse sentido”, lamentou.

Ponto de Táxi da Avenida João Pinheiro, no Centro
 (Foto/Rodrigo Ferreira) 
Desde 2002 a 2014, Francisco Carlos pediu solicitação ao Ministério Público com relação ao futuro destes 40 taxistas que se encontram ausentes nos pontos de táxi da rodoviária e em diversas áreas centrais do município, e ele ainda afirmou que não obteve nenhum êxito sequer com relação às respostas dos ofícios que foram encaminhados ao Ministério Público que ainda estão em andamento até que a situação seja reestabelecida no município.  Francisco Carlos ainda afirmou ao colegiado que o processo por meio de ofício foi aberto em 2003, e em 2014 ele pediu todas as explicações ao Ministério Público e obteve a resposta, e não tomaram todas às providencias cabíveis até o momento. “Mas, até hoje não foi feito nada. Não sei o quê que acontece o seguinte, daqui o poder executivo vai lá pro poder legislativo [na Câmara], e o legislativo [a Câmara] chega lá e garra. Falta de responsabilidade social, e falta de responsabilidade para nós que favorece uma classe dependendo de toda uma coletividade, até quando? Nós até deliberamos diversas demandas por diversas vezes que não dá a resposta para a gente”, desabafou o conselheiro.

Ponto de moto-táxi da Rua Esmeralda, no Centro
(Foto/Rodrigo Ferreira)
Sobre a regulamentação da prestação de serviços de “Táxi”, “Moto-Táxi” e “Moto-Frete”, Francisco Carlos ainda reforçou todas as cobranças durante a reunião do colegiado para desenrolar todos os fatos que envolvem todos os tipos de transporte de passageiros e de entregas que são feitos através de motocicletas. Como prevê todas as legalizações através do Ctb que são previstas em leis federais, sendo que a legalização da prestação de serviços destes taxistas que são feitos em diversos pontos estratégicos no município depende da lei municipal para ser legalizado e sancionado pelo Poder Executivo, sendo que a legalização dos serviços do “Moto-Táxi” e “Moto-Frete” vem se alastrando há 15 anos para ser legalizado e sancionado através do poder executivo por meio do Ctb na esfera federal.

“E a gente não sabe se vai sair, ou se o governo [do prefeito Marco Antônio Lage –PSB] tem intenção por quê pelo o trabalho da gente há vinte anos mexendo com a mesma coisa, e falando a mesma coisa toda a reunião [do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte - CMTT] eu tenho que bater na mesma tecla. Ou então dá uma resposta se não quer fazer, entendeu. Você acaba passando a ser ruim ou inconveniente, e passando a ser enjoado. Por quê a gente criou uma expectativa muito grande. Hoje, no governo Marco Antônio [Lage –PSB-], eu criei uma expectativa muito grande, e já tem sete meses e as coisas ainda não caminharam, e dependemos dessa resposta e nós merecemos o respeito, e o Conselho [de Trânsito] merece respeito por quê a gente está representando toda a coletividade e a cidade inteira”, defendeu o conselheiro.


40 vagas no “Ponto de Táxi”

Para o Francisco Carlos, será necessário a legalização destes “motoristas fantasmas” que ocupam as vagas da categoria, e não permanecem no “Ponto de Táxi” das áreas centrais para a execução dos serviços de transporte de passageiros nos locais de embarque e desembarque em seus devidos locais estratégicos. Que foram demarcados pela própria Prefeitura Municipal de Itabira (PMI) através do Departamento de Transporte, antes das instalações da Transita durante o governo do ex-prefeito (2005-2008/2009-2012) João Izael Querino Coelho (PSL). Veja as fotos dos pontos de táxis, no centro:    

Ponto de Táxi da Rodoviária “Parte 1”, na Praça Laércio Guimarães Rosa (Foto/Rodrigo Ferreira)

Ponto de Táxi da Rodoviária “Parte 2”, na Praça Laércio Guimarães Rosa (Foto/Rodrigo Ferreira)


Ponto de Táxi da Rodoviária “Parte 3”, na Praça Laércio Guimarães Rosa (Foto/Rodrigo Ferreira)


Rua Esmeralda (Foto/Rodrigo Ferreira)


Avenida Daniel Jardim de Grisolia (Foto/Rodrigo Ferreira)


sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Sobre os ruídos poluição do ar – “Mineradora Mentirosa”! Moradores do “Bela Vista/Nova Vista” desmente os representantes da Vale sobre os trabalhos noturnos na “Barragem do Pontal”

Pressionado no “Paredão” - “Nós não estamos tendo obras à noite”, mentiu o Alessandro de Castro   

Vice-líder de governo, vereador Beranrdo Rosa e o o engenheiro da mineradora Alessandro Lage de Castro (Foto/Thamires Lopes/Acom Cmi)



Itabira/Mg – Durante a reunião de comissões dos moradores do “Bela Vista/Nova Vista” sobre a retirada dos 300 moradores destes bairros para viabilização das obras de descaracterização da barragem do Pontal que já está em andamento parcial, no plenário da Câmara Municipal de Itabira (CMI), na tarde desta quarta-feira (25). Os moradores também fizeram a questão de fazer os questionamentos sobre a poluição do ar que ocorre constantemente dentro área da mineradora. Onde ficam as instalações dos “Diques 1 e 2” da barragem do Pontal que será descaracterizada durante as obras durante o seu descomissionamento que ocorre desde 2019, devido a determinação da Defesa Civil Estadual através da Coordenadoria Estadual Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC-MG).

O engenheiro Alessandro de Castro e a corrodenadora
 da Defesa Civil Municipal Nima de Castro 
(Foto/Thamires Lopes/Acom Cmi)

  
Os moradores
do “Bela Vista/Nova Vista” que integram a comissão através da “força-tarefa” que foi formatada pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB) questionaram sobre o ruído e a poluição que está sendo causada pelas máquinas das empresas contratadas da mineradora durante a terraplanagem das obras de descaracterização da barragem do Pontal no local.  De acordo com o engenheiro da Vale (S/A) Alessandro Lage de Castro que é responsável pelos trabalhos que estão sendo executados parcialmente no cordão “Bela Vista/Nova Vista”.

Alessandro de Castro negou o tempo todo durante a reunião de comissões dos moradores do “Bela Vista/Nova Vista” no plenário da Câmara. O assunto chegou a ser levantado na ultima reunião semipresencial do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Codema) desta sexta-feira (13/08) e das comissões da “força-tarefa” dos moradores do “Bela Vista/Nova Vista” na tarde de terça-feira (20/08), do qual o Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADU), Denes Martins da Costa Lott sugeriu aos moradores do “Bela Vista/Nova Vista” a fazer todos os devidos questionamentos a mineradora para prestar todos devidos esclarecimentos com relação a retiradas dos moradores destes bairros durante a última reunião das comissões que integram a “força-tarefa” do município.

Barragem do Pontal (Foto/Rodrigo Ferreira/Arquivo/Divulgação) 
“Nós não estamos tendo obras à noite, isso já é uma condição em que a gente impôs pra qualquer tipo de obra. Não vamos ter obras à noite, e qualquer condição [da barragem] do Pontal, [diques 1 e 2] do Minervino e do [Cordão] Nova Vista. Por enquanto só nos horários administrativos. O impacto da poeira, a gente começou a fazer serviços preliminares com poucas movimentações de equipamentos, e nós temos uma escavadeira e cinco [caminhões-] pipas que estão rodando lá [na barragem do Pontal] toda hora os nossos acessos lá [no Complexo Minervino]. Praticamente, passa um carro [-batedor] e um [caminhão-] pipa atrás. E de ruído, a gente até perguntou sobre as variações o quê que é um ruído na sociedade, caminhão [traçado] passando batendo caixa [de marcha]. Isso é um ruído biólogo. Teoricamente nós estamos há mais de 350 metros da população que está muito distante do lugar mais perto. Então, a gente está variando teoricamente não é barulho do biólogo nosso ainda. Mas, estamos monitorando ainda e teremos o resultado ainda”, esclareceu o engenheiro.                         

Durante a reunião da “força-tarefa”, os moradores ainda desmentiram a mineradora e afirmaram que existem as obras na barragem do Pontal durante a noite devido ao barulho excessivo das máquinas das empresas contratadas na área da Vale durante toda a madrugada, e eles também reclamaram sobre as poeiras que estão contaminando durante a poluição do ar em plena detonação das Minas Conceição e Periquito. Ainda com a inclusão das poeiras que são produzidas por caminhões traçados nas áreas de acesso as obras de descaracterização da barragem do Pontal, entre as mediações do Bela Vista e Nova Vista, sendo necessário a presença dos caminhões pipas nestes bairros para amenizar toda a devida situação dos moradores no local.

Lagoa do Coqueirinho
(Foto/Rodrigo Ferreira/Arquivo/Divulgação)  
“Nós estamos hoje concentrado no SJ1, que fica perto da Lagoa do Coqueirinho [Barragem do Pontal] e tem um mínimo de patrulha de equipamentos que estão concentrados lá na obra [da Lagoa] do Coqueirinho, e não está gerando poeira que é pouquíssima na região. Nós estamos a ‘350 Metros’ da casa mais próxima. Então, teoricamente o ruído se chegar lá é baixíssimo devido aos equipamentos que estão expostos lá no local. Hoje não tem bate-estacas e nem escavação, e temos instrumentos como cerca e caminhões-pipas lá no local. Que são equipamentos que geram ruídos lá na comunidade. O que nós vamos fazer quando começar as obras, e nós vamos comparar o ruído com o outro e vamos fazer a distância como curva de afirmação do ruído”, acrescentou o engenheiro.    

Ainda a mineradora está causando um enorme desrespeito com os moradores destes bairros. Além disso, a mineradora ainda está causando todo o mau cheiro do esgoto que é despejado na Lagoa do Coqueirinho que fica anexo a barragem do Pontal, sabendo que este caso é antigo e não tem solução para colocar o ponto final neste esgoto que está causando todo o mau cheiro que vai se acumulando ha mais de décadas nas proximidades destes bairros, sendo que a mineradora ainda não deu a mínima satisfação sobre a resposta concreta sequer deste assunto até o momento. A mineradora só quer repassar somente as informações de interesse dela e não de interesse da comunidade. 

Para os moradores do “Bela Vista/Nova Vista”, era necessário de contratar a auditoria independente através do Ministério Público para fazer todos os devidos trabalhos de pesquisas referentes as poeiras e os ruídos que são produzidos constantemente pela própria Vale durante as detonações na Mina Periquito e durantes as obras de montagem industrial e construção civil  que ocorre a todo o vapor dentro da área operacional da mineradora a cada momento e a todo instante, de forma constante. Para que os moradores destes bairros próximos da área da mineradora possam ter o devido e o total conhecimento sobre a situação da poluição sonora e do ar que afetando as casas e as residências nestes locais, sendo que acabam incomodando os moradores que acabam causando mal a saúde a eles mesmos durante a produção de poeiras e ruídos que são causados pela própria mineradora a todo o momento.    

sábado, 4 de setembro de 2021

De volta à Onda Amarela - Itabira tem alteração de limite de público em eventos

Contra a “Covid-19” - Decreto foi publicado no “Diário Oficial do Município” deste sábado

Prefeitura de Itabira (Foto/Acom Ita/Divulgação)

Itabira/Mg - Itabira volta à “Onda Amarela” do programa “Minas Consciente”, do governo estadual a partir deste sábado (04), segundo a nova regulamentação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Com a mudança, o município adota alterações na limitação de público em eventos ao ar livre e ambientes fechados. As alterações foram publicadas também neste sábado, no Diário Oficial do Município (DOM).

Seguindo o que prevê o “Minas Consciente”, o novo decreto permitirá a realização de eventos entre 7 às 23 horas, desde que com duração máxima de 6 horas. Será permitida a ocupação de até 30% do espaço, ao ar livre ou fechado, respeitando o distanciamento linear de “1,5 metro” entre os participantes.

As demais determinações seguem com o que regem os decretos anteriores. O decreto com as novas regras para eventos entra em vigor na data de sua publicação.

A partir de junho do ano que vem- De menos o “Praia”! Vale anuncia a resposta imediata da expulsão dos 300 moradores do “Bela Vista/Nova Vista” no final do “1º Semestre” de 2022


Reunião de comissões dos moradores do “Bela Vista/Nova Vista” ficou marcada por tumultos e falhas técnicas (Foto/Thamires Lopes/Acom Cmi)


Itabira/MG – “Viver Amedrontado Leva a Esclerose”, “Vale Vendo a Minha Casa Abaixo do Cordão ‘Nova Vista’, Não Vale o que Deveria Ser, Pague Pelo Prejuízo, Vale Você Nublou o Nosso Sossego, Viramos Reféns do Medo e Figurantes de ‘Filme de Terror’, O Nefasto nos Impiedosamente tá Dado a Vale”. De forma muito ordeira, responsável, protestante e pacífica contra a retirada dos 300 moradores do “Bela Vista/Nova Vista” para viabilização das obras de descaracterização da barragem do Pontal que já está em andamento parcial, sendo que estas são as frases estampadas em dois cartazes destes moradores durante a reunião de comissões com o Poder Público Municipal (PPM) e com a Vale (S/A) desta quarta-feira (25), no plenário da Câmara Municipal de Itabira (CMI). Com todo o envolvimento das secretarias municipais de diversas pastas de origem especifica do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) que estão dentro deste processo de discussão para solucionar os problemas dos moradores do “Bela Vista/Nova Vista”, e com a inclusão da Defesa Civil Municipal através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC).

Cordenadora da Defesa Civil Municipal, Nilma de Castro
e os vereadores Bernardo Rosa e Júlio do Combém 
(Foto/Thamires Lopes/Acom Cmi) 
Para fazer todas as mediações e as definições sobre o futuro destes moradores que estão sendo ameaçados pelas obras de descaracterização da barragem do Pontal, que foi construída a montante e se encontra em “Nível 1”, sendo que a barragem se encontra descomissionada desde 2019 atualmente por determinação da Defesa Civil Estadual através da Coordenadoria Estadual Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC-MG)  pós-tragédia do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, de Brumadinho-Mg. Que ocorreu no dia 25 de janeiro de 2019, do qual a tragédia de Brumadinho já se completou há dois anos sobre este fato ocorrido que resultou 272 mortes fatais. Onde a mineradora quer fazer toda a retirada destes 300 moradores do “Bela Vista/Nova Vista” que estão dentre os “19 Mil” moradores das Zonas de Auto Salvamento (ZAS) dentro das conformidades do Plano de Ação de Emergência Para Barragens de Mineração (PAEBM).    

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Nilma Maria Macieira de Castro que fez todas as mediações durante a reunião com os moradores do “Bela Vista/Nova Vista” entre os representantes da Vale no plenário da Câmara que durou cerca de duas horas de discussões, e com o direito as falhas técnicas no sistema de som e imagem da câmara, de forma muito confusa. “Então o quê que acontece? Na última reunião gente, ao longo dessas reuniões em que a gente vem construindo com a comunidade foi um pedido, e atendendo a pedido da comunidade nós trouxemos a presença da promotoria para esta reunião. Para que a gente possa conseguir esclarecer a comunidade algumas situações em que eles tem a dificuldade de convenção ao que está realmente acontecendo. Além desses questionamentos com remoção, algumas situações também que só a Vale [S/A] deve trazer alguma resposta para a gente”, adiantou a coordenadora.           

Que contou com a presença dos promotores do Ministério Público Marcelo Mata Machado Pereira Leite, da Curadoria de Mobilização Social, e da Giuliana Talamone Fonoff, do Ministério Público de Itabira que participaram virtualmente da reunião semipresencial das comissões dos moradores do “Bela Vista/Nova Vista” com o direito as transmissões simultâneas em ambas as partes. “Na última reunião teve alguns questionamentos que nos cabia responder ou a gente tinha que buscar outros órgãos [competentes e demais agentes empreendedores] para nos ajudar, e a gente vai precisar de ajudar com algumas ajudas com relação a Vale [S/A] nesses esclarecimentos. Então nós precisamos, e vamos contar com a presença dos senhores, e deixar bem claro quanto com as pessoas envolvidas nesse começo e quanto a Vale [S/A] que hoje nós vamos iniciar uma nova fase dessa conversa em que a gente já estamos construindo ao longo desse período. Todos os questionamentos direcionados a Vale [S/A], e a gente vai dar esse prazo para a resposta ou se as respostas não puder ser concluída nesse momento. A gente vai marcar uma nova reunião para que essa resposta de forma muito satisfatória, e a gente não precisa construir tudo isso nesse diálogo de hoje”, explicou a coordenadora.

Sobre a retirada dos 300 moradores do “Bela Vista/Nova Vista” que integra a comissão que reside nas “Zonas de Salvamento” que está prestes para ser retirado a qualquer hora e a qualquer momento. Onde os moradores do “Bela Vista/Nova Vista” estão sofrendo com estes grandes transtornos que foi causado pela própria mineradora, sendo que estes moradores já estão com problemas psicológicos, saúde mental, depressão e transtornos mentais com esta triste situação envolvendo a evacuação destes 300 moradores das “Zonas de Salvamento”. Ainda com a inclusão de pessoas idosas com as idades bem avançadas que já se encontram acamados ou em cadeira de rodas, e com diversos problemas de saúde também estão sofrendo com estes transtornos com a mineradora nas áreas das “Zonas de Salvamento”, antes da evacuação destes 300 moradores do “Bela Vista/Nova Vista” no momento. “Na última reunião ficou definido o seguinte, com relação aos imóveis, o pessoal da comunidade [d0 ‘Bela Vista/Nova Vista’] precisa saber se os imóveis serão mantidos. Eles [os moradores do ‘Bela Vista/Nova Vista’] trazem alguns questionamentos com relação a Vale [S/A]. Por exemplo: ‘Se a Vale [S/A] já tem essa informação pra nos trazer para essa reunião, e se os imóveis serão mantidos no local?”, questionou a coordenadora.   

Gerente de relacionamento com a comunidade da Vale,
Sérgio Costa (Foto/Delly Júnior/Diário de Itabira)
Durante a reunião da comissão dos moradores do “Bela Vista/Nova Vista”, o gerente de relacionamento  com a comunidade da Vale, Sérgio Costa, ele ainda afirmou aos moradores que estiveram presentes na reunião para poder ouvir todos os devidos esclarecimentos dos demais representantes da mineradora que estão a frente desta situação. “Em relação a números de remoções aos quais estarão dentro do processo de remoção, a gente está fazendo todos os estudos nesse momento para poder estabelecer exatamente se vai ser necessário ou que vai ser necessário. A previsão da finalização desses estudos é junho do ano que vem. Então, até junho do ano que vem, a gente está entregando todos os esforços pra não haver a necessidade de remoção. O que a gente está buscando é uma forma de descaracterizar o ‘Cordão Nova Vista’ e o ‘Dique Minervino’, e trazendo o menor impacto possível. Então, até em junho do ano que vem a gente vai ter essa resposta, e a gente vem trabalhando nesse cenário e nessa tecnologia de forma a trazer o menor impacto possível”, esclareceu o gerente.                  

Mesmo com todas as falhas técnicas que ocorreram desde o inicio e no decorrer da reunião da comissão dos moradores do “Bela Vista/Nova Vista” com os representantes da Vale até o término. A reunião entre os moradores e os representantes da mineradora correu tranquilamente diante destes transtornos com as falhas técnicas no sistema de som e imagem através das plataformas digitais do plenário da Câmara, sendo que a nova reunião tem data marcada no dia 1º de setembro desta quarta-feira, às 18 horas, no Centro Pastoral do Bela Vista, na antiga Escola Estadual Madre Maria de Jesus (EEMMJ).  Porém, a reunião foi cancelada por motivo de força maior, e sem data definida para realizar a reunião com os moradores do “Bela Vista/Nova Vista”. 

Onda Vermelha – Desde sexta-feira! Prefeitura publica modificações em decreto da Covid-19


Novas alterações estão mencionados em artigos que tratam da realização de eventos e funcionamento de bares e restaurantes

Prefeitura de Itabira (Foto/Acom Ita/Divulgação)

Itabira/Mg - A regressão da microrregião de Itabira para a “Onda Vermelha” do programa “Minas Consciente”, do governo estadual está confirmada na manhã desta sexta-feira (27) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), provoca alterações no decreto municipal que disciplina as atividades durante a vigência do estado de calamidade provocado pela pandemia de Covid-19. As mudanças serão publicadas neste sábado (28), no Diário Oficial do Município (DOM), mas entram em vigor a partir da próxima segunda-feira (30).

O decreto 1.340/2021 traz modificações no quantitativo de público permitido em eventos e no horário de funcionamento de bares e restaurantes. Com relação aos eventos, seguindo o que determina o Minas Consciente, essas atividades deverão ter público máximo limitado à capacidade de 10% do total de metros quadrados úteis do espaço em ambientes fechados e 30% em ambientes ao ar livre. Deverá ser respeitado o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. Além disso, os eventos só poderão ser realizados entre 8h e 21h, com limite de 5 horas de duração dentro dessa faixa horária.

Já o horário de funcionamento de bares e restaurantes será de 8h até às 23h30, com meia hora de tolerância para encerramento dos trabalhos. As mesas deverão estar distantes a “1,5 metro” uma da outra. Demais regras já consolidadas nos outros decretos, como disponibilização de álcool em gel, uso obrigatório de máscaras fora da mesa, vedação ao consumo em pé e outras, continuam valendo.


Onda Vermelha 

A microrregião de Itabira retorna à Onda Vermelha após quatro meses variando entre as ondas Amarela e Verde. A nova configuração abrange os 14 municípios da microrregião que tem Itabira como referência assistencial. Segundo a secretária municipal de Saúde (SMS), Luciana Sampaio, um conjunto de fatores contribuiu para a regressão. 

Luciana observa o aumento de casos positivos registrados na Microrregião Assistencial de Saúde de Itabira (composta por 14 municípios) e em Itabira também desde a última semana, mesmo com o Ritmo de Transmissão (Rt) na cidade variando abaixo de 1. Um fator observado é que o crescimento do índice de positividade não tem refletido em internações ou óbitos. Nesta sexta-feira (28), por exemplo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid está em 27%, com apenas metade dos pacientes oriundos de Itabira.

A avaliação do Minas Consciente, no entanto, leva em consideração dados da semana passada, quando a ocupação nas Unidades de Terapia Intensivas (UTI´s) ultrapassaram a casa dos 70%. Os pacientes, porém, eram em maioria de outras cidades da microrregião. 

“O que temos percebido é que, de fato, existe um crescimento no número de casos. Isso, aliado a outros fatores, nos levou à ‘Onda Vermelha’. Porém, o cenário de hoje não é nem parecido com o que já vivemos meses atrás. É um cenário preocupante, claro, mas muito mais tranquilo que aquele da ‘Onda Roxa’ ou quando migrávamos para a ‘Onda Vermelha’, em abril. Isso nos possibilita não fazer alterações muito profundas nas regras. Contudo, seguiremos observando os nossos números e atentos aos novos passos”, comenta a secretária Luciana Sampaio. 

Já o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) pede para que a população continue parceira do município no combate à Covid-19. “Tivemos uma melhora evidente no quadro nos últimos meses, avançamos com flexibilizações, mas não podemos correr o risco de acreditar que já temos uma vida normal. A vacinação avança, as internações e os óbitos reduziram consideravelmente, mas a pandemia continua, ainda é uma companhia ingrata que temos que conviver. Por isso, pedimos que o itabirano siga vigilante e nos ajude a seguir avançando. Não podemos regredir agora”, pediu o prefeito.

sábado, 14 de agosto de 2021

Contagem regressiva “Itabira x Santa Maria” – Evacuação simultânea nas “Zonas Rurais”! “O Maior Simulado do Brasil” está de volta no próximo sábado


Após a tragédia – Santa Maria terá o simulado de evacuação com os moradores pela primeira vez na cidade  

Defesa Civil Estadual e Municipal e a Vale fará o simulado de evacuação nas zonas rurais dentro dos “19 Mil” moradores das “Zonas de Auto Salvamento” (Foto/Rozenilda Lemos/Arquivo Divulgação)


Itabira/Mg - As Defesas Civis Municipais de Itabira e Santa Maria de Itabira através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), com o apoio da Vale (S/A), da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC-MG), das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), realizarão no próximo sábado (21), às 15h, simulado de emergência das barragens Borrachudo, Borrachudo II, Alcindo Vieira, Dique Quinzinho, Dique Ipoema, Jirau, Cemig I, Cemig II, Piabas e Santana. A atividade, que é rotineira e tem caráter preventivo, envolverá cerca de 540 pessoas, residentes em 201 imóveis localizados na Zona de Autossalvamento (ZAS) das estruturas de Itabira e Zona de Segurança Secundária (ZSS) de Santa Maria de Itabira.

Contagem regressiva as sirenes do Paebm vão tocar neste sábado nas 
“Zonas Rurais” de Itabira e Santa Maria (Foto/Acom Vale/Divulgação)
No horário do treinamento, os moradores serão avisados por meio do toque real de sirenes – precedido por uma mensagem de voz alertando que se trata de um simulado – e deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura. Empregados que estiverem trabalhando nas ZAS operacionais das estruturas no dia e horário do simulado também participarão do exercício.

A atividade integra o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas de Itabira, em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência. Como medida preventiva, durante o simulado haverá interdição temporária do trânsito de veículos em vias das duas cidades (detalhamento abaixo).

Serão tomados todos os cuidados para evitar a disseminação da Covid-19, segundo as orientações das autoridades de saúde dos dois municípios, tendo como foco a segurança dos trabalhadores e dos moradores das localidades.

Não houve alteração na condição de segurança das estruturas. As barragens Borrachudo, Alcindo Vieira, Dique Quinzinho, Dique Ipoema, Jirau, Cemig I, Cemig II e Piabas continuam com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e as barragens Borrachudo II e Santana permanecem em “Nível 1” do PAEBM, que não requer a evacuação da população a jusante. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.

 

Vias interditadas no dia 21 de agosto, entre 15h e 16h:

Itabira

- MGC-120 – que liga Itabira à Santa Maria de Itabira

- MG-462 – que liga Itabira à Santa Maria de Itabira

- AMG-900 - 1240 sentido à Senhora do Carmo

- AMG-900 - 1240 sentido à Ipoema

- Estrada vicinal sentido à barragem Borrachudo II

- Estrada vicinal de acesso à comunidade São Pedro

- Estrada vicinal sentido à comunidade Morro Santo Antônio

- Estrada vicinal de acesso à comunidade dos Padres

- Estrada vicinal de acesso à Pedreira

- Estrada próxima à entrada do aterro sanitário de Itabira

- Estrada vicinal de acesso à barragem Alcindo Vieira

- Estrada vicinal de acesso à barragem Jirau


Santa Maria de Itabira

- MGC-120 - Próximo à comunidade Soares

- Estrada vicinal sentido à comunidade Gaspar

- Estradas vicinais na comunidade Córrego da Lage

- Estrada vicinal sentido ao Morro Santo Antônio

- Estrada vicinal acesso à Comunidade Cordeiro

- Estrada vicinal sentido à comunidade Soares