Banner 728x90

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Política: Pedido - Senador solicita a ministro que acolha curso de medicina en Itabira

 
Clésio Andrade afirma que município já está realizando as obras necessárias e que curso em Itabira é anseio de toda a região
 
 
Senador Clésio Andrade (PMDB) defendeu que Itabira tenha curso de Medicina . (Foto/Divulgação)
 
 
O senador Clésio Andrade (PMDB/MG) encaminhou pedido ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para que seja acolhido recurso para incluir Itabira na pré-seleção para implantação do curso de medicina. A cobrança do senador tem como objetivo atender um pedido feito pelo prefeito Damon Lázaro de Sena (PV).
 
“Encaminhei esse pedido ao ministro para que Itabira seja selecionada para a implantação do curso de medicina. Nós sabemos a quantidade de médicos que faltam no país, Itabira é uma cidade importantíssima e consideramos muito mais justo que se invista na formação no país do que apostar na importação desses profissionais”, justificou o senador Clésio Andrade.
 
 
Itabira já encaminhou ao Ministério da Educação o pedido para ter o curo de Medicina. A Funcesi seria a instituição que ofereceria o ensino. Em 2011, a faculdade recebeu da Prefeitura, por meio de convênio, a quantia de R$ 400 mil para elaboração do projeto pedagógico do curso. O documento está pronto e, segundo o presidente executivo da Funcesi, Nélio Alvarenga, já foi entregue ao Poder Executivo, em 2012.
 
Pelas regras do Ministério da Educação (MEC), ao se candidatar a ter o curso, o município precisa atender a algumas exigências. Uma delas é ter vagas disponíveis para residência em algum hospital. Outra é preparar os PSFs para que também sirvam ao complexo educacional. Os cálculos da Funcesi é de que sejam necessários R$ 6 milhões para colocar o curso em prática.
 
O senador Clésio Andrade defende que Itabira já está realizando as obras necessárias ao cumprimento da exigência do número mínimo de leitos oferecidos ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já em 2014, assim como há o compromisso formal de municípios vizinhos para oferta de leitos bem acima da cota mínima. “O curso de Medicina em Itabira é um anseio de toda a região da qual é cidade polo”, disse
 
 
Fonte: Site De Fato "On Line"

Nenhum comentário: