sexta-feira, 28 de março de 2014

Plano Diretor Participativo - Após acontecer na zona rural e distritos, Leitura Comunitária chega à área urbana do município

Convidados presentes acompanham a leitura comunitária do Plano Diretor (Foto/Ascom Ita) 

Depois das três primeiras etapas, na Associação Comunitária Rural dos Moradores da Microrregião do Vale do Rio Tanque (Amorita), nos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema, a oficina Leitura Comunitária chegou, na noite de quarta-feira (26), à Câmara Municipal, dando a oportunidade a líderes comunitários, representantes da sociedade civil e moradores da área urbana do município de opinar, debater e sugerir mudanças na revisão do Plano Diretor de Itabira. 

Convidados se dividem em grupos para debater a leitura comunitária (Foto/Ascom Ita)
Conforme ocorrido nas primeiras oficinas, a consultora técnica Yara Marques, da Fundação Israel Pinheiro (FIP) – empresa contratada pela Prefeitura para conduzir os trabalhos – explicou os objetivos da oficina no processo de revisão do plano e deu liberdade aos participantes de se dividirem em cinco grupos e escolherem um dos seguintes temas: meio ambiente; mobilidade e transporte; atividades rurais e habitação; cultura e patrimônio ou espacialização da cidade. 

Cada um dos grupos baseou as discussões e propostas em um questionário com seis perguntas, sendo duas delas comuns a todos os grupos: “Qual é o município que queremos?” e “Quais as sugestões do grupo para o desenvolvimento do município?”. Cada grupo teve, em média, 40 minutos para os debates. 

Entre as dezenas de propostas sugeridas pelos participantes, destacaram-se: a ampliação do transporte para estudantes da zona rural, assim como a preservação de construções históricas; a melhoria no acesso entre bairros e descentralização de serviços no Centro, como forma de melhorar a espacialização do município; melhor uso e acesso dos espaços culturais pela comunidade; criação da Secretaria de Cultura; projetos de incentivo a conservação de praças, matas e áreas verdes do município. 

Secretário municipal de Planejamento Júlio César de Araújo (Foto/Ascom Ita)
Para o secretário municipal de Planejamento Júlio César de Araújo, representante do prefeito Damon Lázaro de Sena, a participação da população não foi tão expressiva, pois esta é a primeira vez que o Plano Diretor é discutido de forma tão ampla. Ainda de acordo com o secretário, o grande número de sugestões para inclusão na revisão do Plano Diretor, tanto pela população urbana, quanto rural, foi surpreendente. Ele esteve presente em todas as oficinas. “É imprescindível a participação da comunidade nas discussões e sugestões no processo da revisão do Plano Diretor. Ele é o principal instrumento para garantirmos uma cidade ainda melhor num futuro breve”, ressaltou.

Na noite de quinta-feira (27), a oficina Leitura Comunitária aconteceu na Escola Municipal Ester Pereira Guerra, no bairro Gabiroba. Nesta sexta-feira (28), às 19h, acontece a última edição da oficina, na Associação Comunitária do Bairro Praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário