quinta-feira, 12 de junho de 2014

Campeões brasileiros - Atletas paralímpicos desfilam em caminhões do Corpo de Bombeiros e são recebidos pelo prefeito


A equipe itabirana de Futsal Adaptado, formada por alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itabira (Apae), foram recebidos pelo prefeito Damon Lázaro de Sena na manhã desta quinta-feira (12). O grupo conquistou o título de campeão brasileiro no último sábado (7). Primeiramente, os atletas e a comissão técnica desfilaram pela cidade nos caminhões do Corpo de Bombeiros. Ao chegarem ao Paço Municipal, foram aplaudidos por secretários e servidores públicos. 

Em seu gabinete, Damon Lázaro de Sena conversou com os atletas e a comissão técnica sobre a competição ocorrida em São Paulo. Também estiveram presentes o Chefe de Gabinete Jadir Eustáquio do Espírito Santo, o secretário municipal de Esportes e Lazer Elson Ferreira de Sá e a presidente da Apae Emídia Tércia dos Santos Figueiredo.

“Vocês, de alguma forma, foram trabalhados para acreditar na possibilidade de serem campeões. Vocês acreditaram e foram. Quero lembrar a importância da equipe, da comunhão de forças para se ter sucesso. Participar de eventos municipais, estaduais, nacionais e internacionais depende de muito trabalho”, ressaltou Damon Lázaro de Sena. A equipe presenteou o prefeito com uma medalha e uma camisa do torneio. 

“É um momento de grande emoção para a Apae, que comemora 40 anos em Itabira em grande estilo: trazendo esse título para a cidade. Temos que continuar dando oportunidade aos alunos. Agradecemos ao prefeito, que não mede esforços para que a Apae esteja sempre ocupando esse espaço. Para que sejam exercidas a cidadania e a igualdade, temos que lutar e acreditar. Hoje a prova está aí”, disse Emídia Figueiredo. 

O técnico da equipe e coordenador das Seleções Paralímpicas de Itabira, Vanderci Geraldo dos Santos, destacou o talento dos atletas e a importância do apoio da Prefeitura. “Agradeço primeiramente a Deus por ter dado a Itabira esses meninos abençoados, com potencial que não tem como mensurar. Agradeço ao prefeito e à equipe da SMEL por acreditarem e investirem na equipe. Hoje percebo que há o ideal de igualdade em Itabira. Os mesmos uniformes que nossos atletas deficientes utilizam são iguais aos das outras seleções, por exemplo”.

O atleta Alexandro Tenório contou que foi a primeira vez que esteve em São Paulo e afirmou: “se tivermos a oportunidade, voltaremos lá para buscar mais um título”. O capitão do time, Deivison Egídio Silva, acrescentou: “é uma emoção muito grande. Seguimos em frente, com a cabeça erguida, e conseguimos essa vitória para Itabira”.


Saiba mais

O Campeonato Brasileiro de Futsal Adaptado aconteceu entre os dias 2 e 7 de junho, em São Paulo, e foi realizado pela Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (Abdem). Os alunos da Apae tiveram apoio da Prefeitura de Itabira, que forneceu transporte, alimentação no trajeto, lanche durante a estada na capital paulista e uniformes. Foi a primeira vez que uma equipe itabirana recebeu o título de campeã brasileira em esportes coletivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário