quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Com o dever cumprido – Presidente da Câmara Municipal fala da importância da escola do legislativo, e sugere que o Solimar faça investimentos durante a sua gestão

Presidente da Câmara Rodrigo Assis Diguerê "PV" (Foto/Heitor Bragança/Diário de Bordo
/Facebook/Arquivo) 
O Presidente da Câmara Municipal Rodrigo Alexandre Assis Silva “Diguerê” [PV], sugere que o futuro presidente da casa, o Vereador Solimar José da Silva [SDD], que ele dá continuidade   nos projetos que foram implantados em seus dois anos na sua gestão desde o 1º de Janeiro de 2013, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais [ALMG] e a Pontifícia Universidade Católica [PUC]: Projeto Parlamento Jovem e Câmara Escola. E dentre outros projetos implantados, durante a sua gestão. E também a escola do legislativo que foi aprovado por unanimidade no segundo turno, pelos demais parlamentares, através do projeto de resolução 92/2014, "que cria a escola do legislativo da câmara municipal", da autoria da própria mesa diretoria da casa presidida pelo Diguerê, que será incrementado nestes projetos parceiros da Câmara Municipal com a Assembleia e a PUC. Do qual este projeto será presidido pelo futuro presidente da câmara Solimar Silva, que vai ser empossado como presidente da casa, no dia 1º de janeiro de 2014.

De acordo o “Diguerê” , ele define o conceito da escola do legislativo como projeto de resolução da casa, do qual serão criados órgãos governamentais, que terão as suas pastas ocupadas por demais servidores públicos municipais efetivados e comissionados, e inclusive parlamentares que também estão lotados na conceituada casa legislativa.  E ainda  terão cursos de capacitação voltados para estes setores, no qual onde eles vão exercer as suas atividades, dentro de suas funções, que  serão criados dentro deste projeto.

Ainda foi feita uma emenda neste projeto de resolução 92/2014, permitindo que o presidente da escola do legislativo possa escolher outro membro, caso surge um imprevisto para que ele não possa dar continuidade neste projeto. “Foram feitas uma emenda pelo presidente da câmara, no caso do Solimar Silva eleito no próximo ano, que será o presidente da escola do legislativo. Uma emenda feita da mesa diretoria permite que o presidente escolha qualquer outro membro para presidir essa escola, caso ele não tenha esse interesse, ou seja, que algo vai ocupar muito tempo, e a gente vai estar com o exercício de presidir uma câmara, é algo complexo”, explica.

Segundo o Diguerê, a escola do legislativo terá projetos de leis municipais voltados para a cidadania que serão feitos por meio das escolas estaduais e municipais. E ainda haverá a possibilidade da implantação de cursos de capacitação para líderes comunitários, conselheiros municipais e para os jovens, que vão se adequar na inserção do mercado de trabalho. E ele destacou a importância da criação da escola do legislativo, considerando um dos grandes legados de sua gestão composta pela sua mesa diretoria que se encerra neste ano. “Eu destaco como um grande projeto, por que nós focamos todo o tempo em trabalhos de educação pra cidadania, de incremento. Criar essa escola do legislativo representa dar estrutura ao legislativo para que ele tenha condições de permanecer com esse trabalho de modo constante, não tendo nenhuma vinculação com o presidente que esteja a frente da casa legislativa. E essa criação da escola do legislativo, que vem de encontro ao grande benefício a população itabirana, pro legislativo e pra todos”, destacou.

Ainda segundo o Diguerê os gastos são internos, e são investidos atualmente nos projetos “Parlamento Jovem” e “Câmara Escola”, e dentre outros projetos implantados que já se encontram em atividade. Como a escola do legislativo fará parte destes Investimentos. E o Diguerê aconselha que o Solimar Silva faça investimentos nestes atuais projetos que estão em andamento, e que gere reserva para investimentos na escola do legislativo, durante a sua gestão na presidência da casa. “Eu até aconselho o próximo presidente que faça investimentos, deixando recursos disponíveis nessa dotação criada pra a escola do legislativo. Por que nós podemos trazer eventualmente durante o ano, diversas autoridades de diversos segmentos em temas controvertidos que possam contribuir, e fazer com que a câmara seja de fato a casa do povo, de porta aberta como espaço para debates dentre tanto e outras atividades”, acrescentou.                

Itabira registra 100 casos de violência em apenas um ano

CONTRA A MULHER - Campanha lançada na Câmara Municipal tem como foco os homens, pois, na maioria das ocorrências, são eles os autores da agressão
 
Secretária Municipal de Ação Social  Valquíria Pascoal de Souza Duarte (Foto/Ascom Ita/Arquivo)
Em 2013, Itabira registrou cerca de 100 casos de violência doméstica. Os dados foram apresentados anteontem pela Secretaria de Ação Social, durante o lançamento de uma campanha para combater o crime. Para marcar o lançamento, a Câmara Municipal realizou, pela primeira vez, uma “reunião conjunta”, com membros dos organizadores da campanha.
 
Alunos da Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (Eemza) foram à Câmara para acompanhar o lançamento da campanha. Além da jovem plateia, participaram do evento a secretária de Ação Social, Valquíria Pascoal de Souza Duarte, a delegada de Polícia Civil, Amanda Machado Celestino, responsável pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, o capitão Werner Leonardo Pereira Santos, da Polícia Militar, e a representante da Comissão de Atenção às Vítimas de Violência Sexual e Doméstica de Itabira, Natércia Aguiar Barbosa.
 
A secretária de Ação Social aproveitou o evento para anunciar a criação do Conselho Municipal da Mulher. “É mais uma conquista para nós na defesa da mulher. O prefeito [Damon Lázaro de Sena, PV] está se empenhando em reforçar a rede de atendimento e contribuir com essas políticas que visam a redução de crimes como esse”, disse Valquíria Pascoal.
 
A campanha terá duração de 16 dias e contará com a distribuição de material educativo, palestras e intensa divulgação na mídia, sobretudo com incentivo à denúncias sobre casos de violência contra mulheres. Também serão realizadas intervenções em empresas da cidade, nos pontos de ônibus, abordando cerca de 6 mil homens, que receberão o laço branco, em sinal de adesão à campanha.
 
“O foco dessa campanha são os homens porque eles são capazes de interromper ciclos de violência dentro de seu núcleo familiar. Isso também se deve ao fato de que, muitas vezes, são eles os autores dessa violência. Por isso, optamos por direcionar todo nosso trabalho aos homens”, explicou Natércia Barbosa.
 
Segundo ela, a campanha tem por objetivo promover uma mudança de comportamento. “Ela tem a função de educar a população. Educação, a gente tem que falar, falar e falar. Campanhas têm que ter sempre, têm que ter todos os dias, e nós temos que trazer para a população o que é correto e o que é preciso para a nossa sociedade”, destacou Natércia Barbosa, que é a coordenadora da campanha.
 
“Nosso objetivo é mostrar para a população que não gostamos da violência contra a mulher, que ela não é aceitável em nosso município e que a lei não permite que uma mulher seja violentada em todas as suas formas, seja física, mental, sexual ou qualquer outra forma”, lembrou a coordenadora.

Segundo ela, Itabira apresenta um quadro com todos os espectros possíveis de agressão contra mulheres. “Nós temos muitas agressões físicas, muitas agressões psicológicas. O homem se utiliza de sua posição de provedor da casa para humilhar a mulher perante os filhos ou perante a sociedade. [Ocorre] violência patrimonial, que é quando o homem usurpa o patrimônio da mulher. Violência sexual, nós tivemos um grande número também, principalmente de adolescentes. Ainda tem muita adolescente no município que vive em exploração sexual”, apontou Natércia Aguiar.
 
 
Fonte: Jornal Diário de Itabira

Fase final - FIP e Seplag apresentam minuta do Plano Diretor

Técnicos da Fundação Israel Pinheiro (FIP) – instituição contratada pela Prefeitura para prestar consultoria para revisão – e da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplag) – responsável pela organização dos trabalhos – apresentaram a secretários municipais e servidores públicos, na tarde de hoje (30/12), a minuta do Plano Diretor de Itabira. Nesta etapa ainda é possível revisar o texto.

Já em fase final de elaboração, a próxima etapa, de acordo com Yara Landre Marques, consultora da FIP, será promover um encontro com a sociedade civil organizada para que seus representantes também possam opinar sobre o texto antes do projeto seguir para apreciação da Câmara Municipal. Este encontro deverá ocorrer entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira de fevereiro. 

Com a participação de toda a população, a revisão do Plano Diretor está sendo feita desde de março de 2014. Os trabalhos foram divididos em várias fases, nas quais a população participou e apresentou sugestões. Foram realizadas oficinas nas áreas urbana e rural, audiências públicas de leitura técnica para apresentação de diagnóstico dos dados coletados e, por fim, das propostas. Nesta fase final não podem ser apresentadas propostas, apenas correções de redação ou adaptações.


Código de Posturas

Juntamente com o Plano Diretor, a Prefeitura também está revisando o Código de Posturas do Município. A redação também já foi concluída e, segundo Yara Marques, logo após a conclusão do texto do Plano Diretor, o projeto de lei do código será apresentado aos secretários e servidores e, posteriormente, discutido com a sociedade civil organizada.

Pagar dívidas e investir são prioridades dos itabiranos

R$ 240 milhões da Mega da Virada

Mega Sena da Virada dará um prêmio de R$ 240 milhões ao sortudo – ou sortudos – que conseguir acertar os seis números que serão sorteados hoje. O Diário foi até as lotéricas para conversar com os apostadores e saber o que farão se ficarem milionários.
 
A maioria das pessoas ouvidas pela reportagem usaria o dinheiro para quitar dívidas, investir e ajudar seus familiares e amigos. O vigilante Weliton de Paula Santos, 29 anos, afirmou que primeiramente compraria uma casa própria e um carro, o que ainda não tem. “Depois eu iria analisar com calma e investiria o dinheiro abrindo minha própria empresa”, salientou ele.
 
O garimpeiro Joaquim Severino Souza, 49, disse que, se ganhasse, pagaria suas contas. “O resto do dinheiro eu investiria em alguma coisa, é muito dinheiro, mas se não for bem usado, ele acaba. Por isso que, se não for bem investido, se a gente não for inteligente e sair gastando tudo sem fundamento, perdemos o dinheiro de bobeira”, analisou ele.
 
A auxiliar de serviços gerais Rosilene das Dores Silva, 43, usaria parte do dinheiro para viajar até Aparecida (SP), o que ainda não conseguiu, porque a “passagem é cara”. “Eu também quero acabar de construir minha casa e comprar os móveis, depois eu investiria o restante e montaria meu próprio negócio”, informou ela.
 
O lavrador José Monteiro, 68, falou que, se ganhar a bolada, pretende ajudar os filhos a terem a casa própria. “O restante eu investirei em algum comércio, em algo que dê mais dinheiro”, contou. O técnico em gestão de saúde Frederico Ozanan Silva, 48, seguiria o exemplo de José Monteiro e compraria apartamentos para os filhos e um sítio para ele. O restante, investiria em imóveis.
 
A encarregada de programação Ângela Arantes Hos-ken, 39, disse que com uma parte do dinheiro ajudaria as pessoas, como a sua família, e a sociedade em geral. “Eu ajudaria instituições sociais e entidades como asilos e hospitais, o restante investiria em imóveis”, contou.
 
O vendedor Ramon Deleon, 26, destoou de outros entrevistados. “Eu iria para Miami, nos Estados Unidos, e compraria uma mansão com 20 carros de luxo na garagem na beira da praia e um iate, depois investiria no mercado de ações”, afirmou ele.
 
O operador de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Edson Vander Bernardino, 43, falou que primeiro quitaria suas contas, depois investiria na Bolsa de Valores, ajudaria entidades sociais, familiares e amigos.
 
O aposentado Jorge Meireles, 54, aproveitaria o dinheiro comprando uma fazenda com muitas cabeças de gado. “Depois, eu viajaria bastante para conhecer outros países e outras culturas. Por fim, eu investiria o restante em aplicações financeiras e em ações”, afirmou ele.
 
O também aposentado Carlos Oliveira, 53, disse que, se ganhasse, montaria uma agência de carros. “Também investiria em imóveis e outros comércios como padarias e lojas”, resumiu.
 
 
Fonte: Jornal Diário de Itabira 

Práticas Integrativas Complementares - Auriculoterapia é oferecida nas unidades de saúde em Itabira

 
Desde o final de novembro, nove unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) em Itabira disponibilizam aos usuários um tratamento que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa: a auriculoterapia. Ela integra as Práticas Integrativas Complementares (PIC) que são implementadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Até o dia 23 de dezembro, 207 atendimentos já foram realizados.

A auriculoterapia estimula pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, insônia e dores articulares, por exemplo. Durante o procedimento, são utilizadas pequenas agulhas (auriculopuntura) ou sementes de mostarda (auriculotaping).

Quinze profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais) participaram de um curso de capacitação entre 4 e 6 de novembro, oferecido pela Prefeitura. “Está previsto um novo curso em março de 2015 para capacitação dos demais profissionais e, consequentemente, todos os PSF passarão a oferecer a auriculoterapia. Para o próximo ano, também está prevista a inclusão do médico homeopata e do profissional acupunturista no Sistema Único de Saúde (SUS) em Itabira”, afirmou o diretor de PIC Lúcio Flávio Santos.

Ele explicou que o paciente procura a unidade do PSF e, dependendo da queixa, é atendido imediatamente no Acolhimento e submetido à sessão de auriculoterapia. Quando não é possível iniciar o tratamento naquele momento, a sessão é agendada para uma data posterior.

Melhorar a qualidade do atendimento à população e reduzir despesas são algumas prioridades do governo de Damon Lázaro de Sena para a área da saúde. Lúcio Santos reiterou que a terapia “apresenta-se como uma possibilidade concreta de redução de gastos públicos na área de saúde, visto que o paciente poderá utilizar menos recursos medicamentosos. Também reduz, em muitos casos, o uso dos serviços públicos de emergência e urgência”. 

No momento, o tratamento é oferecido nas seguintes unidades do PSF: Amazonas, Areão, Campestre, Centro, Chapada, Fênix, Gabiroba de Cima, Nossa Senhora das Oliveiras e Santa Ruth. 

ATENDIMENTO E URGÊNCIA - Samu completa dez anos em Itabira


Samu realiza 2,5 mil atendimentos por mês em Itabira (Foto/Sérigo Santiago/DeFato)

O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) completou, no dia 14 deste mês, dez anos em Itabira. Desde a inauguração, em uma casa adaptada e alugada no bairro Pará, muita coisa mudou. A equipe aumentou, a base foi transferida para uma sede própria no Centro, os equipamentos se modernizaram e o atendimento ficou melhor. Considerado pré-hospitalar, o Samu trabalha em sintonia com o Pronto-Socorro Municipal de Itabira, porta de entrada de urgência e emergência de várias cidades da região.
 
Médico e Cooordenador do Samu Júlio Lage (Foto/Sérgio Santiago/DeFato)
O médico Júlio Lage é coordenador geral do serviço em Itabira desde o começo. Ele afirma que todos os 80 profissionais que se revezam nos plantões trabalham de forma integrada e cooperativa, para dar conta dos 2,5 mil atendimentos por mês. “Nossas ocorrências mais frequentes são casos clínicos, como crise convulsiva, desmaios e casos de traumas mais comuns: quedas, quedas de própria altura e acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motos. Moto é campeã de acidentes; queda, colisão, atropelamento a gente atende com muita frequência”, afirma doutor Júlio.
 
Nestes dez anos de funcionamento, ele conta também que o Samu ganhou muito em tecnologia, capacitação e experiência na identificação de trotes. Antes as equipes perdiam muito tempo atendendo chamados falsos. Hoje, com um sistema de informática aperfeiçoado e pessoas treinadas, o prejuízo reduziu a quase zero. Por outro lado, os trotes continuam. São cerca de 700 por mês – e não apenas de crianças.
 
Apesar da característica municipal, o Samu é regional e atende ocorrências em várias cidades, incluindo as rodovias estaduais e federais. São três ambulâncias para suprir todos os chamados, divididas entre unidades de suporte básico e suporte avançado. A unidade básica é composta por um condutor-socorrista, que dirige e também ajuda no atendimento, e dois técnicos de enfermagem. A unidade avançada conta com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor-socorrista.
 
Na base do Samu, além da central de atendimento telefônico (as equipes não atendem pacientes no prédio, só nas ambulâncias), há também uma sala de desistresse, construída por indicação de uma psicóloga. É onde os profissionais assistem TV, acessam internet e descansam enquanto esperam o telefone tocar. “Tínhamos casos de depressão. Hoje a pessoa consegue extravasar. Isso foi uma orientação de uma psicóloga e a gente seguiu”, afirma o médico. A sala ajuda a manter a qualidade no ambiente de trabalho. “É um serviço estressante. A gente lida do nascimento à morte. Tem a felicidade de salvar uma vida, mas também a frustação de não conseguir. Por isso temos de estar muito próximos um do outro”, ressalta.
 
 
Informação completa
 
Uma informação que o coordenador fez questão de frisar durante a entrevista a DeFato Online tem a ver com os dados fornecidos pelo solicitante na hora da ligação. Segundo ele, muitas vezes a pessoa fica ansiosa quando a telefonista pede informações e quer falar logo com o médico. Há casos também em que o solicitante, ao falar com o médico ao telefone, acha que o profissional está perguntando demais e perdendo tempo.
 
O coordenador explica que as informações precisam ser passadas com calma para que os profissionais tomem a melhor decisão: se será preciso enviar uma unidade básica, avançada, ou se com algumas orientações por telefone o problema pode ser resolvido. “É importante que a pessoa, quando liga, mantenha a calma. Para quem está do outro lado da linha, tudo é uma emergência. Mas nós temos que priorizar cada caso, porque são apenas três ambulâncias”, explica.
 
 
Futuro
 
Nos próximos anos, a expectativa é de mais mudanças no Samu. Desde 2013, com a consolidação do Consórcio Aliança pela Saúde (Cias), Itabira passou a fazer parte da chamada região Macro Centro, que reúne 104 municípios e mais de 6 milhões de pessoas. O município não vai perder ambulância, assegura o médico. Mudará apenas a característica do serviço. Se antes o Samu era tido como municipal, agora será integrado. Com o Cias, João Monlevade, Guanhães, Ferros e Barão de Cocais também terão bases, com salas de estabilização e equipes. Mudará também a central de regulação, que será transferida para Belo Horizonte após um período de transição e adaptação. O objetivo é tonar o atendimento mais integrado e eficiente.
 
 
Fonte: Site DeFato "OnLine"

Evangélicos terão cultos especiais hoje

VIRADA - Com orações e louvores a Deus, maioria das celebrações começa às 22h e termina pouco após a meia-noite
 
Igrejas evangélicas de Itabira organizam cultos especiais para comemorar a virada do ano. Adorar a Deus, evangelizar e louvar são alguns dos propósitos que reunirão os cristãos em clima de fé e comunhão. Algumas igrejas vão realizar programações em espaços públicos, garantindo acesso de um número maior de pessoas.
 
A igreja Batista Central, com cerca de 2,5 mil membros distribuídos em diferentes bairros da cidade, promoverá o Culto da Virada, no Colégio Nossa Senhora das Dores. Previsto para começar às 22h, com a apresentação dos ministérios de louvor, de dança e de pregação da palavra, o evento é aberto a toda a população.
 
Segundo o pastor presidente da igreja, Flávio Márcio de Souza Nascimento, o Culto da Virada é uma tradição dos evangélicos que têm como “objetivo passarem juntos com o corpo de Cristo”. Pouco antes da meia noite, os fiéis vão se ajoelhar num momento de oração para agradecer a Deus pelo ano que termina e invocar sua presença em 2015. Haverá ainda um momento de reflexão. Após o culto, um jantar será servido aos participantes.
 
Já a igreja Assembleia de Deus, uma das maiores em número de fiéis na cidade, alugou o ginásio da Associação dos Técnicos da Vale (Ativa), no Amazonas, para realizar o evento que deve atrair milhares de pessoas. A festa promete “renovar as forças de quem já está sem esperança” através de um momento de louvor e das palavras que serão ministradas. O evento acontece a partir das 19h.
 
A Batista Manancial fará um culto especial na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no Bethânia, a partir das 20h30. Haverá pregação, apresentação do grupo de louvor e orações.
 
Os fiéis da Presbiteriana também terão programação na virada do ano. Hoje, o culto será das 22 a 0h, quando acontecerá a última Santa Ceia do ano, seguida de apresentações do grupo de louvor e orações.
 
Na sede da Primeira Igreja Batista, o culto também começará às 22h, com orações, louvores e intercessão pela família. A igreja fica no Caminho Novo.
 
A Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) também terá um culto especial a partir das 22h. A congregação fará um culto de ação de graças e Santa Ceia. Na igreja Ministério Batista Internacional (MBI), a virada do ano será comemorada em clima de festa, em um culto de adoração e louvor.
 
 
Fonte: Jornal Diário de Itabira

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Gestão Pública - Damon sai de férias e Reginaldo Calixto assume a Prefeitura

O prefeito Damon Lázaro de Sena transferiu, hoje (30/12) à tarde, o cargo de prefeito ao vice Reginaldo Calixto de Oliveira. O termo de transmissão foi assinado em solenidade no Gabinete do Prefeito. Participaram vereadores, secretários municipais e servidores públicos.

Reginaldo Calixto ocupará o posto até o dia 19 de janeiro. Ele terá autonomia constitucional como prefeito neste período.

“Tivemos um ano de trabalho intenso, iniciando muitas obras importantes e realizando muitos projetos. O ritmo foi bastante acelerado para todos nós. Agora é hora de descansar um pouco e recarregar as energias para 2015. Saio de férias com tranquilidade, pois confio no Reginaldo Calixto, um vice atuante, parceiro e conhecedor do nosso trabalho”, afirmou Damon.

O vice, por sua vez, fez questão de ressaltar que dará sequência às ações já iniciadas por Damon e também trabalhará junto com os servidores nestes dias em que responderá pelo Executivo.

Bancos não vão abrir nos dias 31 e 1º de janeiro

 
Atenção correntistas. As agências bancárias não vão abrir ao público nos dias 31 de dezembro de 2014 e 1º de janeiro de 2015, (quarta e quinta), respectivamente, segundo informações da Febraban – Federação Brasileira dos Bancos.
 
A instituição alerta que esta terça-feira, dia 30 de dezembro, será o último dia do ano para os clientes realizarem transações bancárias.
 
Contas como de água, luz, telefone e até carnês, que vencem nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, poderão ser pagos no próximo dia útil, em 2 de janeiro, sem nenhuma cobrança de multa adicional.

CASTILHO - Novo presidente do Ciscel toma posse no dia 2 de janeiro

Zelísio, vice-presidente, e Castilho, presidente do Ciscel (Foto/DeFato)
O presidente eleito do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Leste de Minas Gerais (Ciscel) e prefeito de Ferros, Carlos Castilho Lage, tomará posse no dia 2 de janeiro, sexta-feira, às 10 horas, na sede da instituição, em Itabira.
 
Na ocasião, concederá entrevista à imprensa de Itabira e região. A eleição a portas fechadas aconteceu no dia 19 de dezembro, no auditório da Acita, e definiu o prefeito de Itambé do Mato Dentro, José Elísio de Oliveira Duarte, como vice-presidente. 

A escolha, segundo Castilho, se deu por consenso. No dia da eleição, ele disse que a prioridade de sua gestão é reduzir custos. “Sou muito de enxugar. Vamos rever todos os pagamentos, quanto que está se pagando por uma consulta, por um remédio, e vamos cobrar muito do Walisson [Cabral], que é o secretário, para manter a linha de honestidade e transparência”, reiterou. 

Zelísio disse que estará à disposição para o que for necessário, inclusive intermediando a busca de recursos para o consórcio junto ao Estado e à União. “Quero desejar ao Castilho muito sucesso e dizer que vou contribuir no que for preciso com as demandas que forem surgindo. O Ciscel é muito importante para a saúde, principalmente para os municípios pobres e sem dinheiro”, afirmou o prefeito de Itambé.
 
 
Fonte: Site DeFato On Line

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Promoção da igualdade - Sarau Essência chega a dez escolas em Itabira

Lukinha DDG (Foto/Ascom Ita)
 
Dez escolas em Itabira, sendo sete estaduais e três municipais, receberam neste ano o projeto lítero-musical Sarau Essência. Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governo/Diretoria para Promoção da Igualdade Racial e em parceria com o rapper itabirano Jefferson Lucas (Lukinha DDG), a atividade busca valorizar a cultura negra e inserir o ritmo hip-hop nas instituições de ensino do município. Participaram do projeto alunos do 6º ao 9º ano.

A diretora para a Promoção da Igualdade Racial, Marinete Nunes Pereira, explica que o Sarau Essência é um projeto interativo em que os estudantes trabalham valores pessoais e éticos como família, autoestima, futuro, formação profissional e outros. “As atividades mudam positivamente a rotina da escola e incentivam a leitura e o raciocínio. Os estudantes aceitaram muito bem e algumas escolas ainda pediram que o Lukinha retornasse para trabalhar com outras turmas”, ressalta.

Idealizado pelo rapper Jeferson Lucas, Marinete Nunes conta que após conhecer o projeto, a Diretoria para Promoção da Igualdade Racial, percebeu a importância de incluir o hip-hop em suas atividades. “Em 2013, Lukinha trabalhou o Sarau como voluntário nas comunidades quilombolas. Depois, as apresentações foram expandidas para as instituições de ensino”, explica. As ações são promovidas também pelos rappers Thiago SKP, Fredinho, Servo, o percursionista Juninho Ibituruna e outros parceiros.

Uma amostra do projeto foi realizada durante o mês de outubro em cinco escolas estaduais. Em novembro aconteceu dentro da programação da II Jornada para Promoção da Igualdade Racial. Na oportunidade, de acordo com Marinete Nunes, a demanda de escolas querendo participar foi maior que a oferta. Também houve apresentação na Quinta Cultural (no paredão da rua Tiradentes) e no Quilombo do Morro Santo Antônio.

Participaram do Sarau Essência em 2014 as escolas estaduais: Professora Marciana Magalhães, Antônio Linhares Guerra, Mestre Zeca Amâncio (Eemza), Dona Eleonora Nunes Pereira, Professor Emílio Pereira de Magalhães, Major Lage e Professora Maricas Magalhães. As municipais foram Professora Marina Bragança de Mendonça, Antônio Camilo Alvim e Colégio Municipal Professora Didi Andrade. 

A programação para 2015 ainda não foi definida, mas a expectativa é de que o trabalho alcance um maior número de instituições de ensino.

Posse da nova Mesa Diretora acontece dia 1º de janeiro

 
A posse dos membros da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal acontece dia 1º de janeiro, às 18h, no Plenário. A nova mesa será formada pelo vereador Solimar Silva (SDD) Presidente, o vereador Ronaldo Capoeira (PV) Vice-presidente, vereador Lucio Mauro Carteiro (PSC) Primeiro Secretário e vereador Tãozinho Leite (PP) Segundo Secretário. A solenidade de posse deve contar com a presença do Prefeito Damon de Sena (PV) e demais autoridades municipais. Após a abertura da reunião acontece o juramento dos novos membros e a transmissão do cargo pelo atual Presidente Rodrigo Assis Diguerê (PV).

A solenidade é aberta ao público. 

Show da Virada anima São Gonçalo no Reveillon

 
São Gonçalo do Rio Abaixo vai começar 2015 com o pé direito. O tradicional Show da Virada vai animar a cidade, a partir das 22h, com várias atrações gratuitas na Praça Central.
 
Shows com a banda Fayre, DJ Juliano Nascimento e MC PH vão animar o Reveillon e a contagem regressiva para saudar o Ano Novo será abrilhantada com uma sensacional queima de fogos.  O evento é promovido pela Prefeitura e inicia o calendário de atrações culturais e de lazer do município.

Prefeitura garante abastecimento - Construção da ETA Rio de Peixe avança

A construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio de Peixe está a todo vapor. Iniciada há cerca de dois meses, a terraplanagem do local já foi finalizada e as fundações iniciadas. A adutora de água bruta, com 250 metros de canalização subterrânea, também já começou a ser construída e a execução da adutora de água tratada que (ligará a ETA ao reservatório do bairro Fênix) já foi feita em 50%. 

A obra é uma das iniciativas da Prefeitura de Itabira para resolver o problema de abastecimento de água na cidade e anunciada pelo prefeito Damon Lázaro de Sena em 2013. O prazo para entrega é de 10 meses e o investimento total será de R$ 5 milhões em todo o projeto. Segundo o engenheiro do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Jorge Martins Borges, os trabalhos estão acontecendo dentro do cronograma. A construção é realizada em parceria com a Vale, que contribuiu com o aporte de R$ 1,5 milhão. A mineradora ainda cedeu ao Município a outorga para captação de 60 litros de água por segundo e a área para a implantação da ETA, além de construir a adutora de água bruta.

A ETA Rio de Peixe vai complementar o abastecimento da área atendida pela ETA Pureza, ou seja, cerca de 55% da cidade. A vazão de água do local tem capacidade para abastecer uma população de 20 mil habitantes. Inicialmente, atenderá a região do bairro Santa Ruth, incluindo os bairros Fênix, Monsenhor José Lopes, Santa Marta, Valença e João XXIII. Como a água chegará até o reservatório do Milhão, no Juca Batista, também poderá ser redistribuída para toda a cidade. 

A consolidação do projeto vem ao encontro do anseio da população, que aguarda há muito tempo por soluções quanto ao abastecimento de água na cidade. A obra acontece após 28 anos sem a implantação de uma ETA de captação superficial no município. A última foi a ETA Gatos, em 1986. Paralelamente às obras do Rio de Peixe, a Prefeitura trabalha em mais dois projetos: captação de água da Barragem Santana (100 litros por segundo) e do Rio Tanque (550 litros por segundos)

Veja os grandes momentos do Evaldo Braga

Conheça o perfil sobre o ídolo negro 

Evaldo Braga (Foto/Divulgação)
Evaldo Braga (Campos dos Goytacazes, 26 de maio de 1945 — Areal, 31 de janeiro de 1973) foi um cantor e compositor brasileiro de música brega e black music.
 

Biografia e carreira

Existe um boato segundo o qual Evaldo Braga, ainda bebê, teria sido jogado pela mãe biológica, uma suposta prostituta, em uma lata de lixo. Entretanto, esse boato foi veementemente desmentido pelo irmão de Evaldo, o músico e cabeleireiro Antônio C. Braga, em depoimento num documentário realizado por Armando B. Mendes Filho, intitulado Evaldo Braga - O Ídolo Negro (1997), que está disponível no site Youtube. O esclarecedor depoimento de Antônio C. Braga aparece exatamente a 6 minutos e 19 segundos, quando ele também revela a data exata do nascimento de Evaldo Braga: 26 de maio de 1945.

Evaldo Braga era filho de Antônio Braga, fruto de um relacionamento extraconjugal, por isso não era querido pela esposa do seu pai, com quem chegou a viver durante algum tempo juntamente com os irmãos. Então, o pai, por conta da rejeição da mulher, teria entregue o menino a uma senhora. Sem conhecer sua mãe biológica, ele viveu parte da sua infância nas ruas, chegando a ser internado no SAM (Serviço de Amparo ao Menor), atual fundação CASA, onde ficou durante alguns anos.
 
Conheceu em 1969, Osmar Navarro, o produtor e compositor, que o levou para gravar seu primeiro disco, o compacto "Só Quero", que atingiu o topo das paradas musicais em 1971 e vendeu mais de 150 mil cópias. Lançou seu primeiro álbum, O Ídolo Negro, sob o selo Polydor, da gravadora Phonogram, no mesmo ano. No ano seguinte, lançou o Volume 2, que continha "Sorria, Sorria", uma canção em parceria com Carmen Lúcia, que se tornou um hit, consagrando o cantor.
 
O cantor morreu em um acidente de carro na BR-3, em 31 de janeiro de 1973, e foi enterrado no cemitério São João Batista. Diversos álbuns e LPs póstumos foram lançados em homenagem ao cantor.
 

Discografia  

-O Ídolo Negro (1971)
-O Ídolo Negro Vol. 2 (1972)
 

Álbuns póstumos

-O Melhor do Ídolo Negro (1993)
-Evaldo Braga (1995)
-Sempre (2011)

 

Assista o documentário "Evaldo Braga - Ídolo Negro (1997)", com depoimento do irmão do cantor Antônio Carlos Braga, dando esclarecimento sobre a data correta do nascimento deste Artista :



 

Visita ao túmulo do Evaldo Braga: 

 
 
 
 
Ouça o maior sucesso do Evaldo Braga:
 

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Chuvas - Plano de Contingência de Itabira trabalha áreas de risco e possibilita respostas rápidas

Instalação do pluviometro no bairro Gabiroba de baixo (Foto/Ascom Ita)
A Prefeitura de Itabira, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, está preparada para atender da melhor forma a população no período chuvoso. No fim do ano, as atenções são redobradas e para oferecer respostas rápidas, o município elaborou o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PLANCON). O trabalho é realizado em conjunto e no documento consta as obrigações de cada secretaria e órgãos participantes.

O plano conta com a mobilização de nove secretarias municipais, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Itaurb, além do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) – incluindo a Polícia Militar Ambiental e a Rodoviária.

O PLANCON estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências e desastres, incluindo as ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, a fim de reduzir os danos e prejuízos decorrentes. Foram mapeadas as áreas mais críticas da cidade e estabelecidas as ações. Locais que podem servir de abrigo para atender pessoas desalojadas, também já foram predefinidos. 
 
Em 2013, entre os dias 13 e 17 de dezembro, devido a chuvas contínuas, a Defesa Civil registrou 40 atendimentos relacionados a alagamentos, deslizamentos de encostas, queda de muros e vistorias em imóveis. Na época, a Prefeitura intalou um pluviômetro no bairro Gabiroba. O aparelho recolhe e mede, em milímetros lineares, a quantidade de chuva em determinada área. Fornecido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), por meio de um projeto do Governo Federal, o equipamento está instalado acima do ginásio poliesportivo do bairro, que é considerada uma das áreas críticas. Este ano, no mesmo período, não houve atendimento. O coordenador do órgão, Carlos Gorino, ressalta que apesar da seca, compõem-se o período chuvoso até março, portanto os cuidados continuam e os monitoramentos em locais de risco são constantes. 

“As grandes precipitações pluviométricas podem acontecer a qualquer momento e serem contínuas. Se alguma normalidade ocorrer somos acionados e estamos preparados em caso de emergência. Temos o contato com os centros de metereologia e somos alertados da chegada de chuva com 4 horas de antecedência”, explica o coordenador.

Desde outubro, quando teve início o período chuvoso, houve apenas um atendimento na rua Mangânes, no bairro Caminho Novo, quando oito residências foram invadidas pela água devido à obra de uma empresa privada da cidade. Em Itabira, os principais bairros com maior número de locais que oferecem riscos são: Madre Maria de Jesus, Eldorado, Pedreira e Gabiroba, por isso, o acompanhamento é contínuo. 

Carlos Gorino orienta que a população deve observar se aparecem trincas no imóvel, modificações na área em seu entorno, desnível do solo ou má condução da água pluvial. “Há morador que direciona a calha para o barranco ou diretamente para o muro. A terra pesa e a tendência é desmoronar. O certo é ter a caixa coletora e direcionar a água pluvial para a rua.”, afirmou.

Em caso de risco, o morador deve sair do imóvel e acionar a Defesa Civil (3839-2147/ 3839-2000) ou o Corpo de Bombeiros (193). 


33 muros de arrimo 

Muro de arrimo em fase de leventamento na Rua Azevino 235 - Bálsamos, prevenindo
 desmoronamento em peródos chuvosos (Foto/Ascom Ita)  
Com o objetivo de garantir segurança e tranquilidade a moradores em áreas que podem de ocorrer desabamento de barranco, a Prefeitura de Itabira está construindo muros de contenção (arrimo), em vários pontos da cidade. Ao todo serão 33 muros. Já foram concluídas obras nos bairros bairros São Pedro, Eldorado, Nossa Senhora das Oliveiras, Gabiroba, Madre Maria de Jesus e Bethânia.

A medida, conforme Carlos Gorino, tem um enorme impacto positivo tanto para as famílias que vivem nesses locais, quanto para o trabalho da Defesa Civil. “Muitos muros já foram concluídos e o resultado é que aqueles locais deixaram de ser áreas de risco. As pessoas agora vivem com segurança e todos ao redor também são beneficiados”, reforçou.

Nozinho e Tito são diplomados pelo TRE

Nozinho [PDT] e Tito Torres são diplomados para serem deputados estaduais representando
a região do médio piracicaba (Foto/Acom ALMG/Divulgação) 
Os deputados estaduais que representarão o Médio Piracicaba na Assembleia Legislativa, Raimundo Barcelos, o Nozinho (PDT) e Tito Torres (PSDB) foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em solenidade na última sexta-feira (19). Os 77 deputados estaduais eleitos para a próxima legislatura foram diplomados em evento realizado no grande teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Também foram diploma-dos o governador eleito Fernando Pimentel (PT) e seu vice, Antônio Andrade (PMDB), o futuro senador Antonio Anastasia (PSDB), seus dois suplentes e os 53 deputados federais mineiros eleitos em outubro. O diploma é o documento oficial emitido pelo TRE e condição para a posse no próximo ano.

Para o ex-prefeito de São Gonçalo e deputado estadual eleito Nozinho, a diplomação marca uma importante etapa em sua trajetória como parlamentar. “Com a diplomação, sentimos que se aproxima a hora de exercermos o nosso mandato e me sinto preparado para representar bem a nossa região”, destacou.

O deputado eleito Tito Torres (PSDB), filho do ex-deputado estadual e atual conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Mauri Torres, também destacou a diplomação em rede social e agradeceu pelo importante momento. “Agora estou apto para assumir a vaga de deputado estadual e honrar a confiança em mim depositada. Agradeço a minha família, que está sempre comigo, e a todos que torceram para que este dia se tornasse realidade”, salientou.    
 
 
Fonte: Jornal A Notícia

EXECUÇÃO EM 2015 - Nova "policlínica" será na avenida Carlos Drummond de Andrade

Local onde será construída a policlínica (Foto/GOOGLE MAPS/Divulgação)
A Prefeitura de Itabira já tem o local para construir uma nova policlínica na cidade. O projeto, que oficialmente é chamado de Centro de Especialidades e Diagnósticos por Imagens, será construído na avenida Carlos Drummond de Andrade, onde funcionava a concessionária Gomes Pereira. A área já foi desapropriada pelo Poder Público.
 
O terreno possui 4.050 metros e pertencia à família de Rosa Amélia Silva Torres. A desapropriação foi concluída no dia 15 de dezembro, mas só foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 20. Na publicação, a Prefeitura ressaltou que possui urgência no projeto.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Reynaldo Damasceno, a atual policlínica é pequena e de difícil acesso. Ele afirmou que o novo projeto vai aproveitar o programa “Mais especialidades”, a ser lançado pelo Governo Federal, e o “Policlínicas Regionais”, divulgado pelo governador eleito Fernando Pimentel.

A ideia é de que o projeto seja aprovado no início do ano que vem. A partir daí, a Prefeitura de Itabira vai buscar recursos junto ao Governo Federal. O planejamento é de que a obra seja executada ainda no ano de 2015. 
 
 
Fonte: Site DeFato "On Line"

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Dom Marco Aurélio avalia a Caminhada Diocesana em 2014

Dom Marco Aurélio Gubiotti (Foto/Acom Diocese Itabira - Cel Fabriciano)
O bispo da Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano, dom Marco Aurélio Gubiotti, recebeu na sede da Cúria Diocesana, em Itabira, o agente de Pastoral da Comunicação, Peterson Machado, para uma entrevista.
 
Entre os temas de destaque, a avaliação de 2014 e as perspectivas para 2015, além do Ano Jubilar no qual vive a Diocese. Dom Marco também deixou mensagens de agradecimento e para o Natal.


AVALIAÇÃO DE 2014
 
Dom Marco: Esse ano foi um ano muito importante para a nossa Diocese em razão de ser o ano das assembleias. Houve uma grande movimentação desde as pequenas Comunidades, tanto rurais quanto urbanas, nas assembleias comunitárias; uma movimentação maior envolvendo as lideranças da paróquia; depois as Assembleias Regionais que tentaram consolidar os resultados de todas as Assembleias Comunitárias e Paroquiais e, por último, a Assembleia Diocesana, após oito anos sem havê-la. Percebeu-se a renovação de pessoas, muitas participando pela primeira vez. Graças a Deus, o resultado de trabalho, de participação e de empenho, seja dos fiéis leigos, seja dos padres, foi muito bom. Isso fez com que tenhamos caminhos apontados para os próximos cinco anos.
 
Eu sou testemunha do empenho da maioria das paróquias, da maioria dos párocos, e também da equipe que acompanhou o processo o tempo todo. Não houve em nenhum momento má vontade, sempre houve o desejo de acertar. São Paulo nos ensina: “Quando sou fraco, então é que sou forte”. Eu tenho certeza que colheremos frutos muito positivos desse Assembleia Diocesana.
 
Então, eu vejo que foi um ano muito importante para a Diocese, mas para mim também, porque o ano passado (2013) foi de conhecimento, de chegada. Esse ano foi de convivência, de um aprendizado mais profundo das realidades da Diocese. Para mim foi importante o fato de termos a Assembleia. Eu não me arrependo de não ter adiado a Assembleia, porque, com certeza, eu tenho uma qualidade muito melhor de conhecimento da realidade porque a Assembleia forçou a isso.
 
As dificuldades e os problemas fazem parte da caminhada, não reclamo não. Graças a Deus, caminhamos bem. Eu pude contar com um povo muito acolhedor em todos os lugares que eu fui; muito carinho e alegria em receber seu bispo; um presbitério extremamente participativo e operoso, isso ajuda muito o trabalho do bispo.
 
Assim, eu estou com muita esperança para 2015 e os próximos anos.
 
 
PERSPECTIVAS PARA 2015
 
Dom Marco: No ano que vem (2015), começaremos a elaborar e empreender o novo Plano de Pastoral Diocesano para que as paróquias possam ir assimilando os resultados da Assembleia. Foram colocados pela Assembleia, soberanamente, duas prioridades, Missão e Família; e cinco objetivos. Nós precisamos interpretar a vontade do povo  manifestada pelos seus representantes na Assembleia, e agora executar isso com um bom Plano de Pastoral, e dar continuidade do processo de planejamento e execução.


ANO JUBILAR
 
Dom Marco: Preparamos no início do ano a abertura do Ano Jubilar. Ano que vem (2015), 14 de junho, completamos 50 Anos da criação da Diocese de Itabira. Nós tivemos alguns eventos importantes, como a Festa da Diocese – quando se ocorreu a abertura oficial do Ano Jubilar, as Celebrações em homenagem aos Bispos falecidos e eméritos; fazendo memória e rezando também por todos os  sacerdotes, que trabalham nesses 49 anos em nossa Diocese, e mesmo não estando mais residindo aqui ou deixando de exercer o Ministério, foram todos lembrados, e tem uma placa na cripta da Catedral Diocesana, honrado a sua memória e demonstrando a gratidão de todo o povo da Diocese pelo trabalho desenvolvido.
 
NOVENA E MENSAGEM DE NATAL
 
Dom Marco: Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer a todos aqueles e aquelas que estão se esforçando para participar da Novena de Natal, porque a Novena de Natal é uma ação evangelizadora de grande relevância. Cada vez que alguém da nossa Diocese, em qualquer uma das suas Paróquias e Comunidades, sai de casa e bate à porta de um vizinho e o convida para participar da Novena do Natal, a obra da evangelização acontece de uma maneira muito concreta, porque exige esforço essa participação. Deus seja louvado pelo tempo, pela sua generosidade de se encontrar com seus amigos, com seus vizinhos, e juntos, na oração, na celebração da fé, se preparar para o Natal do Senhor Jesus.
 
Segundo lugar, nós não estamos fora da sociedade. É natural que gente se ocupe de pensar numa lembrancinha para uma pessoa, de pensar onde vai ser a Ceia de Natal, tudo isso é muito bom, principalmente, se une e se reúne a família nesse dia tão bonito. Porém, nós não podemos cair na tentação de nos esquecermos do aniversariante, como eu ouvi de uma repórter dos grandes meio de comunicação dizendo que “nós fazemos de conta que a realidade é o velhinho barbudo, e o mito e a história da carochinha é Jesus”, o Deus que se encarnou. É muito ruim quando a gente celebra o Natal e o celebra sem Jesus.
 
A minha palavra é de agradecimento e de incentivo a nós guardarmos a alegria da Boa Notícia: “O verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós”.
 
Um bom Natal a todos e para seus familiares!

Fonte: Pastoral da Comunicação – Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano
Reportagem: Peterson Machado

NO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES - Processo para canal de televisão comercial em Itabira está praticamente parado

Antenas de TV em Itabira (Foto/Ari de Souza/DeFato/Arquivo)
Desde o ano de 2010, Itabira está na disputa para conseguir a concessão de um novo canal de televisão comercial. A iniciativa de trazer para a cidade uma geradora de sinal é dos empresários José Wilson Campos, diretor-presidente da rádio Caraça e Emerson Barbosa (Gui), diretor administrativo da MD Predial.

Se trata de um canal que pode gerar conteúdo 24 horas. Ao todo, quatro empresas, algumas de outros estados, estão na disputa. Independente de onde será a empresa vencedora, a concessão será dada para a abertura do canal privado em Itabira. Apesar da tentativa de trazer a emissora para a cidade, ao que parece, os processos para licitação não progrediram nos últimos anos. Wilson Campos informou que tem acompanhado a situação pelo site do Ministério das Comunicações (MiniCom) e que a única movimentação no processo ocorrida até então foram apenas mudanças de Ministérios.  

São três fases: a primeira etapa consiste em apresentar a documentação exigida, a segunda avalia a viabilidade técnica e a terceira é o fator lance, que é o preço ofertado por cada empresa. O valor mínino para participar é de R$ 1.280.000. O lance já foi apresentado pelos empresários.

Wilson argumenta que o Ministério tentou cancelar a licitação, alegando que já tinha passado muito tempo e o processo já tinha sido julgado. Ele encaminhou documento alegando que se passou muito tempo, era por culpa da própria pasta. Desde então, os parceiros aguardam pela liberação da licitação. “Eu acredito que por ser TV comercial, a nível de divulgação do município, é muito importante. Vai levar muita informação para a população”, descreveu Wilson.

No início, eram 9 concorrentes, mas cinco foram desclassificados por não atenderem às exigências. Durante a licitação, a partir das etapas já é especificado se há viabilidade para o conteúdo ser apenas de Itabira, ou também da região, ou se será necessário fazer um acordo com, por exemplo, Record, Globo, ou outra emissora, para ser um canal composto.  
 
 
Fonte: Site DeFato "On Line"

Ano Jubilar: Diocese lançará Nova Logomarca no dia 28 de dezembro

Em decorrência de seu Ano Jubilar Áureo, a Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano vai lançar no dia 28 de dezembro de 2014, na Catedral Diocesana em Itabira, a atualização visual de sua logomarca. Na ocasião, será apresentada também de forma oficial, a imagem representativa dos 50 anos da Diocese.
 
A nova visualização foi desenvolvida pelo profissional  Emerson Rocha, e passou por avaliações do Bispo Diocesano, da Coordenação de Pastoral da Diocese e dos Conselhos Presbiteral e Pastoral.
 
A data de lançamento e apresentação das imagens, dia 28 de dezembro, foi escolhida por ser véspera do aniversário de 49 anos de Instalação Canônica da Diocese. Nesse dia, o Pe. Francisco Guerra, Vigário Geral da Diocese, presidirá uma Celebração Eucarística em ação de graças pela Diocese e todos os fiéis diocesanos, a partir das 19h30 na Catedral Diocesana.
 
A Santa Missa será transmitida pela Rádio Pontal FM, 104,3.