sábado, 28 de fevereiro de 2015

Vítima de assalto e tentativa de homicídio - Paulo Soares quer formar uma comissão de segurança pública para combater contra a criminalidade

Vereador quer ser membro da comissão e lamenta a falta de recursos na secretaria de ordem pública

Paulo Soares que criar a comissão de segurança pública, depois de ser vítima de Latrocínio
 (Foto/Rodrigo Andrade/DeFato/Arquivo)
Depois receber a alta do Hospital Madre Tereza [HMT], passando por três internações sendo duas cirurgias de retirada do projétil e de hemorragia interna no pulmão. E após a retirada do projétil deflagrado e alojado em seu abdômen do lado direito da parte do corpo, sendo internado de anemia, sendo reestabelecido novamente em sua residência, devido à alta em que ele recebeu, e teve que ser retornado novamente ao mesmo hospital em que ele ficou internado, devido a piora súbita com a situação da sua doença.  
O Vereador e Presidente do Sindicato de Metais Básicos e Extração de Ferro [Metabase] Paulo Soares de Souza [PSB], pretende formar a comissão especializada na área de segurança pública, para cobrar as devidas providências do Governador do Estado Fernando Pimentel [PT], para que ele possa fazer investimentos no município, viabilizando mais abertura de vagas no concurso público das Polícias Civil e Militar, para formação de oficiais para combater a criminalidade, incluindo a implantação dos postos policiais nos bairros, com mais viaturas da Polícia Militar [PM], circulando mais nos bairros durante as operações ostensivas e de rotinas, diariamente.
 
De acordo com o Paulo Soares depois de retornar ao Legislativo, depois de ser vitima de assalto e tentativa de homicídio na última terça – feira [10], ele foi submetido por três internações, sendo o tratamento de anemia em que ele tinha contraído subitamente, após a alta recebida pelos médicos do Hospital, em que ele esteve internado, retornando novamente a unidade hospitalar para fazer o tratamento dessa doença. Ele pretende pressionar o Governador Fernando Pimentel, para destinar verbas estaduais para o município de Itabira, viabilizando investimentos em infraestrutura nas aparelhagens da segurança pública, juntamente com a Secretaria Municipal de Ordem Pública [SMOP], que é representado pelo atual Tenente Coronel reformado da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais [PMMG], Júlio Maria Abílio Ferreira, que é o atual secretário desta conceituada pasta recém-criado pelo Prefeito Damon Lázaro de Sena [PV]. E o Paulo Soares ainda faz o apelo ao Fernando Pimentel para que ele tenha atenção especial com as Polícias Civil e Militar, fazendo os futuros investimentos no município de Itabira, combatendo com a criminalidade, que ocorre constantemente nesta cidade.    
 “A proposta é fazer pressão em cima do governo estadual, para que ele possa fazer investimentos aqui na cidade, na infraestrutura na questão da segurança nossa. E nós temos boas polícias civil e militar, e a necessidade nossa é de melhorar a estrutura dessas polícias. E Itabira Merece isso! A tributação nossa ela é grande! Nós somos um polo regional aqui! E a gente merece um carinho! E não que as outras cidades ofereçam, mas nós merecemos um carinho especial do estado, até pelo que nós proporcionamos tributo ao governo do Estado a nível estadual e federal, e estamos cobrando que é justo! E a ideia é de criar esta comissão, conversando com o poder executivo municipal”, destacou.

Em entrevista a imprensa, Paulo Soares ainda elogiou o Secretário da Ordem Pública, Júlio Abílio pelo grande profissionalismo e competência, através de sua total dedicação e pelo seu desempenho desde soldado a tenente coronel recém-reformado da Polícia Militar [PM], com a sua total formação oficial acadêmica na corporação que integra a segurança pública do Estado. E ainda Paulo Soares lamentou que o Júlio Abílio necessita de recursos financeiros para investimentos na infraestrutura de grande porte, na secretaria de Ordem Pública, na qual ele exerce a função de secretário diariamente nesta conceituada pasta, contraindo investimentos nos aparelhamentos das Policias Civil e Militar, enquanto não se formalize a oficialização da Guarda Municipal [GM], que está prevista para entrar em atuação em 2016, facilitado os atividades destas duas corporações que integram a segurança pública. “Eu estou citando um cara muito competente, que é o secretário da ordem pública da nossa cidade, que é o Tenente Coronel reformado Júlio Abílio, que é capacitado essa função. E ele necessita de recurso e de estrutura para que ele possa fazer o seu trabalho, perante as ações criminosas ocorridas no nosso município. E nós queremos que os nossos filhos que andem a noite, e que não seja assaltado em hora nenhuma, principalmente no horário escolar, que é um problema de todos! E eu não estou culpando ninguém! E a gente precisa fazer a discussão mais aberta e franca, por que é uma questão muito séria para se debater”, lamentou.

Após receber alta do hospital – Sindicalista reassume o posto de parlamentar depois de passar por três internações

Ele está de volta! Paulo Soares é recebido de braços abertos na Câmara Municipal 

Sindicalista e Vereador Paulo Soares de Souza, retorna ao Legislativo antecipando o vencimento de sua licença médica (Foto/Tatiana Santos/De Fato) 
Após deixar a liderança dabancada governista na tarde de terça – feira [10], há cerca de duas semanas, utilizando a tribuna do plenário da Câmara Municipal, para anunciar os motivos que o levou a sair do posto de líder de governo, perante o público presente na casa, encerrando as suas atividades durante a sessão ordinária no legislativo, saindo de cabeça erguida, sem intenção de fazer oposição sequer ao Prefeito Damon Lázaro de Sena [PV]. Sendo vítima de assalto e tentativa de homicídio no mesmo dia em que ele deixou o posto de Líder de governo para reassumir a cadeira de parlamentar, sem obter nenhum compromisso com o governo, garantindo a sua total defesa, diante dos adversários da casa, perante as situações que ocorrem na sessão ordinária, semanalmente.
 
Membros da Diretoria do Metabase prestando solidariedade ao presidente, ao retorno no plenário 
da Câmara (Foto/Tatiana Santos/DeFato)
O Vereador e Presidente do Sindicato de Metais Básicos e Extração de Ferro [Metabase] Paulo Soares de Souza [PSB], retornou anteontem ao Legislativo, na tarde de terça – feira [24], sendo recepcionado com muita alegria, pelo seus membros que compõe a mesa diretoria do Sindicato e pelo público presente, que estavam no plenário da Câmara, manifestando e sensibilizando pelo fato ocorrido na noite de terça-feira [10], no começo deste ano. No início da reunião, antes e depois de pronunciar na tribuna sobre o fato ocorrido há duas semanas.  
Paulo Soares desabafou com os colegas no plenário, durante a sessão ordinária ocorrida no plenário na tarde desta semana, os momentos de terror em que ele passou na mira dos assaltantes, tendo o seu veículo roubado, e vítima de tentativa de homicídio, com a arma sacada por um dos trios que estavam envolvidos no assalto, que efetuou o disparo contra o parlamentar, atingindo o abdômen na parte inferior do lado direito do seu corpo, causando hemorragia interna no pulmão, depois da cirurgia da retirada do projétil no Hospital Nossa Senhora das Dores [HNSD], em estado grave, sendo transferido ás pressas de Helicóptero para Unidade de Tratamento Intensivo [UTI], do Hospital Madre Tereza [HMT] de Belo Horizonte – MG.
Paulo Soares falou do fato ocorrido, na noite de terça - feira passada antes do carnaval
(Foto/Tatiana Santos/DeFato)
Ao pronunciar na tribuna novamente para falar sobre o fato ocorrido há duas semanas, Paulo Soares agradeceu aos repórteres - Thales Benício [Itabiranet] e Sílvio Andrade [As Notícias “Online” /DeFato], que estavam presentes na unidade hospitalar, durante a cobertura dos fatos. Por eles terem dado a total assistência ao fazer a transferência dele do Pronto Socorro Municipal [PSM] ao bloco cirúrgico do Hospital Nossa Senhora das Dores, antes de ser transferido em estado grave. E ainda ele agradeceu ao motoqueiro que passou por perto e o avistou no local do crime, ficando escondido dos assaltantes no matagal, para não ser assassinado, sendo retirado do local para não correr risco de ser vítima de animais peçonhentos, depois de ter sido baleado por um dos trios envolvidos no assalto e na tentativa de homicídio.
Mesmo ter recebido a alta do hospital e retomando as suas atividades no plenário, antes do prazo de afastamento contido em sua licença médica. Paulo Soares ainda cobrou mais providências com a questão da segurança pública no município, pedindo mais providências ao governo estadual, e ao mesmo tempo solicitando o apoio da Secretaria Municipal da Ordem Pública [SMOP], sendo representado pelo atual Tenente Coronel reformado da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais [PMMG], Júlio Maria Abílio Ferreira, que é o atual secretário desta conceituada pasta recém-criada pelo Damon de Sena. Do qual foi aprovado pelos vereadores do legislativo, em seu primeiro turno, no ano passado. E ainda Paulo Soares bateu boca com o presidente da Câmara, Vereador Solimar José da Silva [SDD], e com o Líder de Governo, Vereador Rodrigo Alexandre Assis Silva “Diguerê” [PV], a respeito deste assunto, sabendo que a responsabilidade maior é do Governo do Estado, devido à falta dos policiais efetivos no município.
Paulo Soares é recepcionado pelos amigos e pelo público presente no  plenário da Câmara
(Foto/Heitor Bragança/Diário de Bordo/Facebook)
Depois de ter feito o seu pronunciamento na tribuna para falar deste assunto ocorrido, há cerca de duas semanas, Paulo Soares conversou com a imprensa e agradeceu os médicos das unidades hospitalares que deram o total apoio em seu tratamento, em função de sua recuperação, sendo um maior sucesso, nos avanços da medicina. E ainda ele agradeceu a população itabirana, por terem feito as correntes de orações, indiferentemente de facções religiosas, garantindo o fortalecendo e a recuperação de seu estado de saúde, que se encontra estável.
Atualmente, com as pequenas dores no peito, após ter recebido alta no hospital, e superando desta situação sofrida em que ele viveu na mira do trio de assaltantes, que sacou a arma e efetuou o disparo, atingindo o abdômen do lado direto inferior de seu corpo causando a hemorragia interna no pulmão, em estado grave, sendo transferido ás pressas de helicóptero para o Hospital Madre Tereza [HMT], em Belo Horizonte – MG. E mesmo ter recebido a alta do hospital, ele retornou a ocupar a cadeira como parlamentar definitivamente até o término de seu primeiro mandato, sem assumir a devida responsabilidade sequer como ele tinha anteriormente, de estar à frente da liderança da bancada governista no legislativo, no dia do fato ocorrido, falando sobre os seus dias de terror em que ele sofreu durante o latrocínio, na mira desse trio de assaltantes.
“O que eu recebi é mais do que merecido apoio através do povo dessa cidade, e de Deus em primeiro lugar. E eu me senti a obrigação de honrar, por que Deus me proporcionou, e eu sempre falo que eu não merecia tanto. Só de ter me retirado do mato, e me levado ao asfalto, eu fiquei com muito medo de levar as picadas de animais peçonhentos. Para mim já foi muito mais do que isso! E ele [Deus] me deu a vida de novo! E logicamente foi através das pessoas, que realizaram essa corrente de orações, dos católicos e evangélicos! E eu me sinto aqui mesmo em casa! E estou muito feliz estando muito bem de estar aqui trabalhando com vida e saúde! Sentindo algumas dores ainda por que eu estou com os curativos no peito. Mas, eu me sento assim, por que eu devo demais a total obrigação ao povo dessa cidade, e eu não vou de forma alguma abandona – lós”, comemorou.

Ainda Paulo Soares  alerta que não deseja o mal para ninguém, sobre o incidente ocorrido com na noite de terça – feira [10], sendo amparados pelo motoqueiro, e pelos demais repórteres que estavam fazendo a cobertura da matéria. E ainda ele afirmou que não foi recebido no hospital como autoridade, sendo tratado como ser humano, nos momentos mais angustiados de terror em que ele passou neste terrível dia, agradecendo novamente a solidariedade dos funcionários dos hospitais por onde ele passou por três internações. “Olha só e eu coloquei, eu não quero que dirija esse incidente que eu tive, só pelo fato de eu ser parlamentar, e até que eu não fui tratado como vereador, sendo tratado como ser humano, com todas as suas falhas, e os seus acertos. E o mais importante foi à solidariedade maior dos funcionários dos hospitais, por onde que eu passei por internações”, acrescentou.
Assim que o Paulo Soares retornou ao legislativo para exercer a sua atividade como parlamentar. Atualmente, ele se encontra com os pontos e curativos que foram feitos após a cirurgia no pulmão, onde foi causada a hemorragia interna, depois de ser submetido a uma cirurgia de retirada do projétil, na hora em que ele foi encaminhado as pressas para o Pronto Socorro Municipal [PSM], e sendo transferido para o bloco cirúrgico do Hospital Nossa Senhora das Dores [HNSD], e em seguida para o Hospital Madre Tereza [HMT], sendo conduzido de helicóptero as pressas,  para a Unidade de Tratamento Intensivo [UTI]  deste hospital, em Belo Horizonte. E após ter recebido alta do Hospital no sábado [16], retornado em sua residência. Paulo Soares teve que se submeter novamente ao tratamento sobre uma forte anemia, que surgiu em decorrência da perda de sangue. E apresentou uma piora súbita e foi levado de volta a Belo Horizonte,  permanecendo cinco dias em observação no mesmo hospital em que ele recebeu alta, retornando ao seu posto de parlamentar, sendo necessários trinta dias para ele recuperar totalmente dessa doença. E os pontos e os curativos serão retirados nesta segunda – feira [02], da semana que vem. 


Agradecimentos da família de Paulo Soares

Carta enviada pela família de Paulo Soares prestando agradecimentos
pelas orações  (Foto/Heitor Bragança/Diário de Bordo/Facebook)
Na tarde de quinta – feira [19], da semana passada, a família de Paulo Soares enviou a carta que foi lida pelo Vereador Hilton Magalhães de Araújo [PR], agradecendo a comunidade pela manifestação e sensibilização pela corrente de oração, feita em função de sua recuperação, durante cirurgia da retirada do projétil, alojada no abdômen, do lado direito, causando hemorragia interna no pulmão, em estado grave no Hospital Nossa Senhora das Dores [HNSD], sendo transferido para o Hospital Madre Tereza [HMT], em Belo Horizonte, tendo uma excelente melhora avançada, com o total apoio dos médicos das unidades hospitalares, considerando um maior sucesso no avanço da medicina. E a carta foi lida durante a reunião de comissão provisória permanente [CPP], no plenário da Câmara Municipal, após o adiamento do projeto reajuste salarial e do cartão alimentação dos servidores públicos, referente ao acordo coletivo, através do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira [SINTSEPMI].

“A família do vereador e presidente do sindicato Metabase, Paulo Soares, vem a público prestar os seus sinceros agradecimentos, que são voltados primeiramente à Deus e a toda comunidade itabirana, aos vereadores, assessores, servidores da Câmara Municipal, pelas orações e votos de melhoras. Esperamos confiantes o seu breve retorno. Que Deus abençoe a todos. Nossa eterna gratidão, família Souza Soares.”

Além do presidente da Câmara, Vereador Solimar José da Silva [SDD], ter feito o manifesto de solidariedade ao colega da casa, por meio de nota enviada a imprensa, na tarde de quarta – feira [11], através da assessoria de comunicação do Legislativo. E mesmo o Paulo Soares ter deixado o posto de vice - presidência e a bancada da liderança governista na Câmara, depois de dois anos de atuação, e retornando ao seu posto de parlamentar na tarde de terça – feira [10], antes de ser vítima do assalto e tentativa de homicídio.

O Prefeito Damon Lázaro de Sena [PV], também fez a questão de enviar a nota a imprensa na manhã de quinta - feira [12], por meio da assessoria de comunicação, prestando a sua solidariedade. Enquanto Damon de Sena estava assinando a ordem de serviço da obra do projeto de captação deágua do Rio Tanque, no evento cerimonial, que aconteceu no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto [SAAE]. 

"O prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena, solidário e consternado em relação ao fato ocorrido com o amigo e vereador Paulo Soares de Souza, tem sido constantemente informado sobre o estado de saúde do vereador e dos procedimentos médicos realizados. O prefeito está confiante na recuperação de Paulo Soares e que, em breve, ele estará de volta às suas atividades no legislativo e no sindicato Metabase, para continuar prestando importantes serviços à nossa população."

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Fundação Cultural publica abre vagas para novos membros para o Coral

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) publicou, nessa quarta-feira (25), o edital para audição de novos membros para o Coral. A ideia é ampliar o número de integrantes. São oferecidas cinco vagas para vozes femininas e 11 para vozes masculinas.

As atividades desenvolvidas pelo Coral da FCCDA visam estimular a prática de canto coral em conjunto, focada na qualidade musical. Podem participar das audições, gratuitamente, pessoas com idade a partir de 17 anos, com disponibilidade para participar dos ensaios às segundas e quartas. O candidato classificado deve estar preparado para assumir a função na primeira semana após as audições, comprometendo-se a ser frequente nas atividades do Coral e com o grupo.

A audição acontece entre os dias 23 e 25 de março e será dividida em duas etapas: entrevista e teste vocal. Conduzida pelo Regente Felipe Magalhães, a audição contará ainda com uma banca examinadora composta por mais três integrantes do Coral.

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 20 de março na Casa do Brás, sede da Escola Livre de Música, na Rua Guarda-Mor Custódio, 156; ou na recepção da Fundação Cultural.
 
O edital completo está disponível no site www.fccda.mg.gov.br. Outras informações pelo e-mail corposestaveisfccda@gmail.com ou pelos telefones 3835-2102 (FCCDA) e 3835-2152 (Escola Livre de Música).

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Capacitação - Nova turma do ProJovem Urbano inicia atividades em Itabira

Nesta quarta-feira (23), acontece a aula inaugural da nova turma do ProJovem Urbano. O evento será às 19h30, na Escola Municipal Cornélio Penna – bairro Quatorze de Fevereiro. O programa é resultado da parceria firmada entre a Prefeitura de Itabira e o Governo Federal: por meio dele, os participantes concluem o Ensino Fundamental e se qualificam para o mercado de trabalho. 

O curso de capacitação em Metalmecânica tem duração de 18 meses e é direcionado a jovens com idade entre 18 e 29 anos. Os estudantes recebem bolsa-auxílio de R$ 100 e vale-transporte - para isso, devem cumprir 75% da carga horária mensal e entregar os trabalhos escolares solicitados. Quem tem filhos de até 8 anos pode levá-los para a escola: dois monitores são disponibilizados para cuidar das crianças enquanto os pais estudam.

Durante a aula inaugural, haverá a palestra “Empreendedorismo – Transformando ideias em oportunidades”, que será ministrada pelo vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), Reginaldo Calixto de Oliveira.


Inscrições abertas

Ainda há tempo de ingressar no ProJovem Urbano: o prazo para matrículas termina no dia 9 de abril. Os interessados devem procurar a Escola Municipal Cornélio Penna, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h. 

É necessário apresentar os seguintes documentos (cópia e original): carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço atual, declaração de escolaridade ou histórico escolar e uma foto 3x4 recente. 

Outras informações pelos telefones (31) 3839-2601, 3839-2674 ou 3831-7268.

Homero: o contador épico

Eduardo Barretto apresenta no dia 1º de março às 20h no ECA - Espaço de Cultura e Arte o monólogo inspirado livremente no livro Vozes Plurais: filosofia da expressão vocal de Adriana Cavarero.
 
Esse concerto cênico é uma meta-estória, em que o protagonista pede socorro aos mais emblemáticos bardos, trovadores e menestréis da história, em uma obstinada busca de salvar sua amada de uma maldição.
 
Estabelecendo uma próxima interação com o público, músicas do repertório de “violão clássico solo” são entremeadas à narrativa de forma não convencional, “mostrando” as ações e os ambientes relatados no decorrer da trama em todas suas potencialidades e múltiplas dimensões emocionais.
Um espetáculo músico-performático repleto de peripécias, mistérios, dilemas acerca do inexorável devir da existência e… muito amor!
 
Repertório:
 
Moreno Torroba, F. – Madroños
Bach, J. S. – Prelúdio BWV 999
Brouwer, L. – Canticum
Mudarra, A. – Fantasia X
Sor, F. – Estudo nº 11 em Mi Menor, Op. 6
Carlevaro, A. – Campo
Bach, J. S. – Fuga da Suíte BWV 997
Sor, F. – Estudo nº 12 em Lá Maior, Op. 6

 
Eduardo Barretto é músico graduado pela UFMG e atualmente cursa o mestrado na Universidade de Aveiro – Portugal.
 
Participou, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, da série Horizontes Musicais, em que realizou um ciclo do concerto didático Cinco Séculos de Violão: da Renascença Europeia ao Violão Brasileiro nos subúrbios metropolitano. Também foi aprovado no projeto Arte no Baile 2011 com a proposta Recital / Palestra: Villa-Lobos – Obra Integral para Violão Solo.
 

Serviço: 
 
Homero: o contador épico
 
1º de março às 20h no ECA - Espaço de Cultura e Arte
 
Rua Adolfo Radice, 254 - Mangabeiras / Belo Horizonte
 
Ingressos: R$20 inteira e R$10 meia-entrada
 
Compras pelo site: eca.art.br
 
Informações: (31) 2526-8504 / (31) 9742-1872 / (31) 8797-1333

Diagnóstico para elaborar Plano Decenal Municipal de Educação já está pronto

João Monlevade está entre os 689 municípios, de um total de 5.570, que já concluíram o diagnóstico para elaboração do plano

A Prefeitura de Monlevade, através da Secretaria de Educação, já finalizou o diagnóstico que será utilizado para a elaboração de um novo Plano Decenal Municipal de Educação, que define metas a serem cumpridas nos próximos dez anos.
 
Conforme a lei 13.005 de 25 de junho de 2014, estados e municípios têm até julho deste ano para elaborar as diretrizes do seu plano de educação e sancionar a lei.
 
De acordo com a Secretaria de Educação, João Monlevade possui um Plano Municipal Decenal de Educação, que contempla o decênio 2006-2015 e o desafio, a partir de agora, é elaborar um novo plano, para a nova década, considerando as 20 metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação.
 
Segundo a secretária de Educação, Helena Perdigão, elaborar um plano Decenal Municipal de Educação é definir metas a serem atingidas num prazo de 10 anos é descrever as estratégias que serão usadas para chegar lá.
 
“O Plano Municipal Decenal de Educação é o instrumento mais importante da política educacional de uma cidade, considerando as discussões estabelecidas sobre as prioridades do município, de forma democrática e participativa. O Plano Municipal é instrumento de cidadania, de garantia de direito das crianças, adolescentes e jovens e, ao mesmo tempo é uma diretriz que faz com que as políticas não sejam partidas ao meio à medida que as gestões vão mudando”, explicou Helena.

Reunião marca volta do vereador Paulo Soares

 
A grande surpresa da reunião da Câmara nesta quinta-feira (24) foi a presença do vereador Paulo Soares (PSB), vitima de tentativa de latrocínio, quando levou um tiro, há duas semanas. Ainda em recuperação, o vereador participou da reunião normalmente e usou a tribuna para agradecer o apoio que recebeu dos colegas e da população. Ele também participou das discussões sobre segurança pública e propôs a criação de uma comissão especial para discutir o assunto e cobrar ações do governo do estado. 
 
O Superintendente da Transita, Flavio Raimond, foi à Câmara durante a reunião, para esclarecer dois assuntos levantados em plenário. Ele passou por uma espécie de sabatina quando foi questionado sobre a falta dos talões do estacionamento rotativo e sobre a cobrança da vistoria dos veículos de transporte escolar. Segundo Flávio, houve falha na impressão dos talões do rotativo, o que levou o órgão a suspender a fiscalização. Sobre a cobrança da vistoria nos veículos escolares, ele explicou que há um prazo legal para que os veículos realizem a vistoria sem custo. Passado este prazo, a cobrança é feita por causa da contratação de técnico especializado em mecânica. 
 
A votação dos projetos ocorreu normalmente e sem surpresas. Foram aprovados em turno único o Projeto de Lei 121/2014, de autoria do vereador Geraldo Martins da Costa, Lado (PMDB), que “denomina Taciano Alvarenga Martins a avenida Um, no bairro Buritis”, e também, o Projeto de Lei 10/2015, de autoria do vereador Tãozinho Leite (PP), que “Denomina Dorval de Oliveira a via que liga a Avenida Li Guerra à Estação de Tratamento de Esgoto Laboureaux. Em primeiro turno foram aprovados o Projeto de Lei 150/2014, de autoria do vereador Lúcio Mauro Carteiro (PSC), “Institui o Dia da Paz e da Conciliação no calendário oficial do Município” e o Projeto de Resolução 1/2015, de autoria da Mesa Diretora, que  “Aprova os relatórios contábeis da Câmara Municipal referentes ao mês de dezembro de 2014”.  

João Monlevade - Serviço de agendamnto do seguro - desemprego já se encontra em funcionamento

Sine de João Monlevade - Mg (Foto/Acm PMJM)
A Prefeitura de Monlevade, através do CAT/SINE, informa que já está em funcionamento, desde ontem (24), o serviço de seguro desemprego.
 
O CAT/SINE está localizado na rua Bernardino Brandão, 139, bairro Rosário. Os telefones de contato são 3851-7882 e 3852-1247.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Damon exonera esposa e alega questões de família

A justificativa do prefeito para a exoneração da senhora Áurea foi a única surpresa (Foto/DeFato)
O prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena (PV), convocou na manhã de ontem (23) uma reunião gerencial em caráter de urgência para discutir questões internas do governo referentes à administração e as constantes denúncias de desvios de conduta que surgem todos os dias, além de anunciar algumas exonerações. A exoneração do Secretário de Governo, Edilson Lopes, e a sua substituição por Ermiton Gomes “Marmita” já era conhecida. A exoneração da primeira dama, Áurea Sena, que ocupava o cargo de Secretária Adjunta na Saúde também já era esperada. A única surpresa foi a justificativa do prefeito para a exoneração da senhora Áurea.

Damon disse que sua esposa estava tendo dificuldades para conciliar família e trabalho, por isso estava faltosa na secretaria o que o obrigou algumas vezes a mandar cortar dias em seu ponto. Essa informação passada por Damon foi desmentida por um funcionário. De acordo com ele a esposa de Damon nunca teve um dia de serviço cortado durante seu governo. Como o prefeito apenas passou essas informações, mas não apresentou nenhum documento, nos colocamos à disposição de Damon para que, caso queira, nos envie um envelope de pagamento de sua esposa com os cortes dos dias faltosos para que possamos confirmar sua informação.
 
Não é justo que funcionários de carreira ou comissionados sejam achincalhados devido a proximidade do ano eleitoral. Damon passou dois anos deixando as coisas correrem soltas e agora com a proximidade das eleições quer passar para o eleitor a imagem de um administrador sério, compromissado e defensor dos interesses do itabirano, e nesse jogo de marketing vale tudo.
 
Com a afirmação de Damon de que sua esposa estava faltando muito ao trabalho, confirma-se a denúncia que há tempos era feita por funcionários da própria Secretaria de Saúde. Mas nesse caso não era apenas a senhora Áurea Sena a faltosa. O Secretário de Saúde, Reinaldo Damasceno, também pouco trabalha. Segundo informações passadas por funcionários, desde que assumiu o cargo Reinaldo tem passado boa parte do tempo no Vale do Aço e trabalha apenas 3 a 4 dias por semana, informações essas que precisam ser levantadas pelo prefeito. Não é justo que apenas a subsecretária Áurea Sena seja penalizada pela mesma infração que cometem outros funcionários. A autoridade do prefeito tem que ser exercida de maneira igual para com todos. A diferença entre a subsecretária e o secretário é que Reinaldo é indicado do PMDB, partido do vice-prefeito Reginaldo Calixto, que tem muita força política no governo. Por isso talvez, neste caso, o prefeito faça vista grossa.
 
 
Fonte: Site "O Folha de Minas"

Pauta da reunião será marcada por projetos de vereadores

A pauta da reunião desta terça-feira (24) vai apreciar e votar dois projetos em único turno. O Projeto de Lei 121/2014, de autoria do vereador Geraldo Martins da Costa, Lado (PMDB), “denomina Taciano Alvarenga Martins a avenida Um, no bairro Buritis”, e, também, o Projeto de Lei 10/2015, de autoria do vereador Tãozinho Leite (PP), que “Denomina Dorval de Oliveira a rodovia que liga a Estação de Tratamento de Esgoto à estrada para o município de Nova Era”. 

Em primeiro turno serão mais três projetos na pauta. O Projeto de Lei 150/2014, de autoria do vereador Lúcio Mauro Carteiro (PSC), “Institui o Dia da Paz e da Conciliação no calendário oficial do Município”. Também o Projeto de Lei 8/2015, de autoria do vereador Sueliton Sousa (PROS), que “Estabelece a obrigatoriedade da menção do nome do(a) autor(a) do projeto de lei, quando da sanção e promulgação do mesmo pelo prefeito municipal”. E por último o Projeto de Resolução 1/2015, de autoria da Mesa Diretora, “Aprova os relatórios contábeis da Câmara Municipal referentes ao mês de dezembro de 2014”.
  
Em segundo turno será votado o Projeto 13/2015, de autoria da Mesa Diretora, que altera o cargo de Controlador Interno da Câmara. A matéria estabelece que o ocupante do cargo tenha curso superior em qualquer área, mas com notada experiência em administração. A reunião começa às 14h.

Reajuste Salarial - Vereadores retiram o projeto da pauta por uma semana

Servidores da categoria vão entrar em discussão sobre o acordo coletivo em assembleia

 
O Vereador Hilton Magalhães [PR] e membro vogal da comissão especial, que são compostos pelos vereadores, se reuniram com os servidores públicos da classe, juntamente com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira [SINTSEPMI], Priscila Miranda Xavier da Costa, na tarde de quinta – feira [12], deste mês, para discutir os seguintes projetos de lei - 06/2015 que autoriza a revisão geral anual dos vencimentos e salários dos servidores municipais e dá outras providências e 07/2015 que majora o valor do auxílio alimentação e dá outras providências, - que foram enviados pelo prefeito Damon Lázaro de Sena [PV], para definir o reajuste salarial e do benefício dos servidores da classe. Da qual a reunião foi presidida provisoriamente por ele, juntamente com os membros desta comissão, devida à ausência dos vereadores - Rodrigo Alexandre Assis Silva “Diguerê” [PV] e Lúcio Mauro Dias “Carteiro” [PSC], - por motivo de viagem a compromissos de interesse público.
Em entrevista a imprensa, Hilton Magalhães explicou que reuniu com os servidores da classe, juntamente com a Priscila Xavier, para a negociação do prazo para a definição desses dois projetos que foram retirados da pauta por uma semana, visando melhorias no - reajuste salarial e no benefício,- para que essa proposta seja bem revisada e analisada dentro do prazo determinado pelos vereadores, por meio de assembleia com o sindicato da categoria. Sabendo que o reajuste de 6,23 % é inferior a 10,67 %, do qual foi concedido pelo Damon de Sena em seus vencimentos, através do acordo coletivo que aconteceu no ano passado, evitando greve em seu segundo ano de sua gestão. “Na verdade nós reunimos com os servidores, e eles pediram mais um prazo para poder estar discutindo melhor, sobre o reajuste salarial de 6,23 % que está sendo proposto pelo Damon de Sena, e como membro da comissão provisória nomeada nesta casa. Fizemos um compromisso com os servidores da categoria, de conceder a eles, mais um prazo de uma semana, para que eles possam estar conversando, e fazendo a assembleia para haver a aceitação ou não desse reajuste salarial que o Damon de Sena está oferecendo, para que a gente possa estar aprovando na próxima reunião”, explicou.
Hilton Magalhães esclareceu que deixou bem claro sobre a liberação do projeto para a pauta reunião ordinária da casa, sendo simplesmente por uma questão técnica, para que esse projeto sobre o reajuste salarial e o benefício seja votado na próxima reunião que está prestes para acontecer a qualquer momento. “E eu quero deixar bem claro sobre a questão da liberação do projeto para a pauta, é simplesmente uma questão técnica. E certamente na próxima reunião de comissões estaremos liberando esse projeto para a votação, sabendo que a nossa função enquanto membro da comissão é estar dando parecer ao projeto, no caso se o problema sendo ou não constitucional, é o plenário que vai definir na hora da votação”, esclareceu.
Ainda Hilton Magalhães lembrou que pouco projeto não é vantagem para a mesa diretoria da Câmara ficar mantendo fora pauta, em pleno começo do ano. E se depender dele e dos demais vereadores que compõe a comissão provisória da casa, o projeto vai entrar na pauta para ser votado no plenário do que ficar adiando a votação deste projeto, sem obter a resposta por parte dos servidores da classe. “Lembrando ainda que a prerrogativa de pouco projeto na pauta ou não! É de inteira responsabilidade da mesa diretoria da Câmara! Enquanto membro da comissão, nós iremos liberar o projeto com o seu parecer favorável, sendo através do meu visto, pela constitucionalidade do projeto, cabendo a nós vereadores, para dar o parecer da liberação da pauta para o presidente da Câmara, é o que compete na comissão provisória”, lembrou.
Ao ser questionado pela imprensa sobre a respeito dos projetos ligados aos servidores da classe, sabendo que a maioria vai escolher para aprovação desse reajuste. Hilton Magalhães acredita que vai ser aprovado por unamidade, mesmo que os vereadores de oposição – Bernardo Mucida [PSB] e Geraldo Magela Torres “Torrinha” [PDT], - votem favorável ao reajuste concedido pelo Damon de Sena, para o acordo coletivo com o Sintsepmi, sabendo que os parlamentares tem todo o poder de votar contra ou a favor do projeto, perante a presidência da casa. “Eu acredito que até por unamidade, os vereadores de oposição votando favorável. Por quê? Como eu comentei com os servidores, que não adianta ser demagogo, e esse é um projeto que o vereador não tem nenhum poder de querer majorar o índice. E não é competência do poder legislativo de querer reverter à situação, e os vereadores tem o poder votar contra ou a favor! E se os vereadores votarem não no projeto, ele está votando no índice zero de reajuste. E a gente dá um espaço para que haja mais um processo de negociação entre a prefeitura e o sindicato. Mas, nós vereadores são sabedores de que não tem nada o que fazer nessa situação, e nós iremos votar no projeto”, concluiu. 
 
Solidariedade
Antes do encerramento da reunião de comissões no plenário da Câmara, o suplente da comissão especial, Vereador José Luiz Ferreira dos Santos “Batatinha” [PSB], pediu a todos que estavam presente, para fazer as orações ao Vereador Paulo Soares de Souza [PSB], para que ele possa recuperar de seu estado de saúde e retornar as suas atividades, depois em que ele foi vítima de assalto e tentativa de homicídio na noite de terça –feira [10], deste mês.

Em nota a imprensa, através do boletim divulgado na tarde desta quinta - feita [12], deste mês. Do qual foi enviado por um de seus assessores na Câmara, após o encerramento da reunião de comissões. Depois de ser transferido na noite de quarta-feira [11], deste mês para a Unidade de Tratamento Intensivo [UTI], do Hospital Madre Tereza [HMT], Paulo Soares chegou a ser submetido a uma cirurgia que causou hemorragia em seu pulmão após a retirada do projétil que perfurou o abdômen, de seu corpo. E ele chegou a respirar com ajuda de aparelhos respiratórios, sendo medicado para aferição do controle de sua pressão arterial.
Segundo a nota, ele chegou a respirar sem ajuda dos aparelhos respiratórios, com o seu estado consciente, que chegou a receber alta do hospital, para se reestabelecer em sua residência no sábado [16], sendo retornado novamente ao mesmo hospital para fazer o tratamento sobre a uma forte anemia, que surgiu em decorrência da perda de sangue. E apresentou uma piora súbita e foi levado de volta a Belo Horizonte.   
 
Assembleia
Lembrando que a assembleia dos servidores da categoria acontecerá nesta quinta - feira [26], no auditório da sede do Sindicato Metabase, ás 18:00 HS.               

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Administrador do Carmo diz que não está preocupado com apuração do desaparecimento de bloquetes no distrito

O prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena (PV), tornou público neste final de semana que ordenou o procurador jurídico do município, Daniel Lança, a registrar uma ocorrência na Polícia Civil denunciando o desaparecimento de bloquetes no distrito do Carmo e pedindo investigação. De acordo com informações, o prefeito quer que a polícia investigue e puna os culpados para servir de exemplo. Damon confirmou também a exoneração do administrador do distrito, Reginaldo Santos.

Procuramos o ex-administrador do distrito e falamos com ele por telefone na tarde desta segunda-feira (23). Perguntamos se ele estava ciente da sua exoneração e das denúncias sobre o desaparecimento de bloquetes registradas na Polícia Civil pela procuradoria jurídica do município. Reginaldo disse que sim, mas que isto não trazia a ele nenhuma preocupação, que a sua moral não será atingida com essas acusações e que ele vai colaborar com a polícia para que tudo seja esclarecido o mais rápido possível. “Eu estou ciente de que houve este Boletim de Ocorrência e não há quem se interesse mais que isto seja esclarecido do que eu. Vou colaborar muito com a polícia e tenho muito o que contribuir. Isto precisa ser esclarecido, a minha honra para mim é o meu maior patrimônio e não vou aceitar que coloquem sobre mim nenhuma mancha. Cada um tem que pagar pelos seus erros.” Reginaldo disse ainda que os bloquetes que ele retirou do depósito, enquanto administrador, foram usados para o calçamento de morros em estradas rurais (vias públicas), que antes ficavam intransitáveis em época de chuva. Disse também que com referência ao desaparecimento, é preciso mesmo apurar quem foi e para onde foi e que ele não vai servir de "bode expiatório" para acobertar maus feitos de ninguém, reafirmando mais uma vez que está à disposição da polícia e espera ser chamado para depor, classificando de "bandido" quem rouba qualquer coisa que pertence ao município.
 
Esta atitude de Damon em registrar ocorrência policial para apurar o desaparecimento de materiais da prefeitura parece ter conotação política. A prefeitura tem instrumentos administrativos capazes de apurar e punir os responsáveis por qualquer desvio, mas Damon preferiu a via policial. O fato de denunciar à polícia pode ter como objetivo passar para o itabirano a imagem de um prefeito imparcial e honesto ao extremo, já que Reginaldo foi um dos seus maiores apoiadores no distrito e é tido pelos moradores como o melhor administrador dos últimos tempos.
 
A apuração do desaparecimento desses bloquetes é necessária, seja através da polícia, como já denunciou, ou através de mecanismos da própria prefeitura, pois há informações de que o desaparecimento dos bloquetes retirados de Senhora do Carmo não se limita ao depósito do distrito. De acordo com denúncias, o governo anterior transportou a maior parte dos bloquetes retirados no distrito do Carmo para a fazenda da Epamig, onde ficaram estocados até o governo Damon, de onde também desapareceram.
 
 
Fonte: Site "Folha de Minas"

MUDANÇAS NO GOVERNO - Damon exonera esposa e administrador de Senhora do Carmo

Prefeito disse que sua esposa não estava dando conta da família e das atribuições
do cargo ao mesmo tempo (Foto/DeFato)
O administrador de Senhora do Carmo, Reginaldo Santos, e a secretária adjunta de Saúde de Itabira, Áurea Sena, também foram exonerados de seus respectivos cargos pelo prefeito Damon Lázaro de Sena (Edilson Lopes já tinha pedido para sair, veja aqui). A decisão foi confirmada pelo próprio chefe do Executivo durante uma entrevista à imprensa no final da manhã desta segunda-feira, 23 de fevereiro. Áurea é esposa do prefeito e servidora de carreira na Prefeitura desde 2002. 
Damon explicou o motivo das exonerações. Segundo ele, no caso de sua esposa, o motivo tem a ver com a família. “Eu como prefeito tenho uma demanda muito grande, e ela [Áurea] enquanto mãe de família, que preza pelos cuidados e pela estrutura familiar, estava tendo dificuldade em manter os cuidados com os nossos filhos e cumprir os horários dentro da Secretaria de Saúde”, explicou Damon. 
Ele disse que em algumas vezes mandou cortar dias da mulher porque ela não conseguiu ir trabalhar. “Estava cumprindo o dever de mãe”, afirmou. Com a saída de Áurea, a Secretaria Municipal de Saúde ficará com apenas um secretário adjunto, o Giovani Magno Lopes. Ninguém deve assumir a cadeira da primeira-dama, pelo menos por enquanto. Áurea também não deve voltar a seu cargo de origem; deverá pedir licença não-remunerada.
Em relação ao administrador de Senhora do Carmo, Damon não deu muitos detalhes, mas informou que sua exoneração tem como objetivo proteger a imagem do governo e a do próprio administrador. Após denúncias de que bloquetes usados no calçamento de ruas do distrito teriam sumido, a Polícia Civil foi acionada para investigar o caso. “Ele [Reginaldo] ficará afastado para que seja esclarecida toda a situação”, afirmou Damon.
 
O prefeito não quis adiantar nenhum nome para assumir a administração distrital. Disse apenas que será alguém da cidade. Apesar da ocorrência envolvendo a polícia, o prefeito declarou que não houve desentendimento entre ele e o agora ex-administrador. 
 
 
Fonte: Site DeFato"OnLine"

Depois de Edilson Lopes pedir exoneração, Reginaldo Calixto deverá ser o próximo a deixar o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico

Depois do secretário de governo Edílson Lopes Magalhães (PCdoB) pedir a exoneração do cargo, o próximo a entregar a pasta deve ser o vice-prefeito Reginaldo Calixto (PMDB) que acumula a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. De acordo com informações, Reginaldo Calixto reclama que não está conseguindo trabalhar com Damon e que não consegue tocar a sua pasta como gostaria por causa das constantes intervenções do prefeito.
 
O próximo a entregar a pasta deve ser o vice-prefeito Reginaldo Calixto (PMDB)
 que acumula a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. (Foto/divulgação)
O baixo desempenho à frente da pasta também pode estar pesando na decisão do secretário, mas a última gota d’água mesmo, segundo informações, foi quando Reginaldo Calixto se atrasou para uma reunião de serviço com o prefeito e secretários e foi recebido por Damon com xingamentos. Há informações de que Damon questionou o vice-prefeito se ele não sabia do horário da reunião e disse a ele que precisava ser mais responsável com os compromissos, isto junto com todos, o que deixou ofendido o secretário e vice-prefeito Reginaldo Calixto.
 
Segundo informações depois de mais esse bate boca com o prefeito, Reginaldo decidiu que vai entregar o cargo de secretário e passar a atuar apenas como vice-prefeito, para o qual foi eleito.
 
Damon tem tido dificuldades para liderar o governo por causa do seu comportamento temperamental. O prefeito chama a atenção de seus auxiliares em público sem se preocupar em constrangê-los.
 
O fato de Damon ter convidado o ex-ouvidor Ermiton Machado Gomes “Marmita” para retornar formalmente ao governo, desta vez como Secretário de Governo, mostra que Damon está mesmo sem opções. Se o pedido de exoneração de Reginaldo Calixto se confirmar, Damon terá que implorar alguns que já passaram pelo governo para retornarem, como foi o caso do ex-auditor. Não são poucos os que já recusaram convite de Damon para ocupar cargos desde o primeiro até o terceiro escalão.
 
Esta é a primeira vez na história de Itabira que um prefeito encontra dificuldade para compor o governo. Damon até hoje não encontrou os rumos da administração e tenta responsabilizar seus auxiliares pelo que acontece. Este um ano e 11 meses que ainda restam para o prefeito Damon será um tempo de muita dificuldade, não só para o governo, mas para todo o itabirano que terá que conviver com um governo desestruturado e sem rumo, o que reflete diretamente nos principais serviços essenciais à população, como saúde, segurança e educação.
 
 
Fonte: Site "O Folha de Minas"

“Não houve rompimento, aconteceu foi um Alinhamento”

Nossa reportagem obteve informações exclusivas sobre as alterações que estão ocorrendo na estrutura organizacional da Prefeitura de Itabira nesta gestão do Medico Dr. Damon.
 
Neste final de semana o Prefeito Exonerou (a pedido) o Secretario de Governo, a Esposa e mais um Administrador Distrital. Nesta próxima semana varias outras ações estarão sendo tomadas com o único proposito de dar a Administração Municipal um novo rumo.
 
A decisão que repercutiu com mais intensidade foi a saída do Secretário, Empresário do ramo de Farmácias Edilson de Magalhaes Lopes. O que há principio parecia ser um “rompimento” na verdade se apresenta como um novo e importante “realinhamento”.
 
Alguns órgãos de Imprensa chegaram a noticiar neste final de semana que o rompimento seria uma previa do que esta por vir ou que a situação de governabilidade esta tão ruim que alguns começam a pular fora do barco. Ledo engano.
 
O Dr. Damon Lazaro de Sena deu a seus Assessores e Secretários nos dois primeiros anos de Governo a oportunidade de trabalharem, de fazer com que a Administração acontecesse, agora exige os resultados.
 
A “troca” do Edilson Lopes pelo Advogado Ermitom Machado Gomes é um recado a todos, o de que a Gentileza dará lugar a cobrança. Isso porque, para quem conhece o Advogado sabe que o dinamismo e a cobrança são duas de suas qualidades mais ressaltadas.
 
Se por um lado o Edilson Lopes conseguiu fazer um realinhamento com os Vereadores, atender parte das demandas da comunidade e fazer o meio de campo para dar no ano passado uma nova “roupagem” ao Governo de Dr. Damon, agora com entrada do Ermiton esse alinhamento será cobrado.
 
Quando afirmamos que não houve Rompimentos e Sim um Realinhamento tivemos esta certeza a partir do que foi visto neste domingo no lançamento da Campanha da Fraternidade 2015 em Hematita. Um Dr. Damon caminhando cercado pelos dois amigos e assessores Ermiton e Edilson e que em diversos momentos foram flagrados conversando, trocando informações e ate mesmo sendo orientados pelo próprio Prefeito.
 
Pelo que se conhece da Historia de Vida do Empresário do Ramo de Farmácias Edilson Lopes de Magalhaes, a probidade, retidão e Educação que lhes são peculiares, jamais o permitiriam, caso estivesse se afastando do governo sair atirando para todos os lados como outros já o fizeram por ai.
 
Muito pelo contrario, Edilson não deixa o Governo, apenas se afasta da Secretaria, para dar a outro a oportunidade de continuar o trabalho em busca de uma Itabira melhor.
 
Como bom estrategista que é, o agora ex Secretário de Governo, deverá ir para os bastidores do Projeto Politico do Dr. Damon, o que preocupa e muito os adversários Políticos do Medico, que esperavam ver um barco afundando e os parceiros pulando fora.
 
O que se vislumbra no momento, é justamente o contrario, um Governo que aceita as criticas, aprende com os erros do passado e busca saídas para fazer uma Administração Melhor.
 
Pior, digo Melhor, aceitar que existem dificuldades, propor mudanças, encontrar em outros parceiros apoio para fazer acontecer é sinal de um Governo que amadurece, que corta na própria carne e se prepara para o embate.
 
O que vai acontecer nos próximos meses, dias, horas, vão com toda certeza delimitar os Rumos que o Governo de Dr. Damon tomará, uma certeza nos temos, não há mais espaço para erros, agora a Comunidade Itabirana espera somente acertos e resultados, doa a quem doer.
Itabira é isso, realinhamento Politico.
 
 
Fonte: Facebook "Diário de Bordo"