Nesta sexta-feira, 22, iniciam-se na Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba [Amepi], os encontros para a formação de Câmaras Temáticas que vão coordenar a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) com abrangência na região do Médio Piracicaba e também o Canil Regional. O encontro é direcionado às secretarias de agricultura das prefeituras, vigilâncias sanitárias, serviços de inspeção, zoonoses e setores afins, com a participação da Emater e IMA. As comissões terão consultoria da Associação Mineira de Municípios (AMM) por meio do consultor Leandro Rico, do Departamento de Desenvolvimento Econômico.
A reunião desta sexta-feira terá início às 9h e encerra-se às 17h, com intervalo de 12h às 13h para almoço. Na parte da manhã, serão abordados assuntos referentes ao Serviço de Inspeção Municipal e à tarde, o assunto será o Controle de População de cães e gatos e centro de zoonoses animal.
Seminário em Viçosa
No último dia 14, o Presidente da Amepi, Fernando Rolla, e o Secretário Executivo, Eduardo Quaresma, participaram, do I Encontro Regional sobre Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal e Vegetal, realizado em Viçosa, MG. O evento foi realizado pela prefeitura e Cinvalpi (Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga), com o objetivo de promover discussões sobre os mecanismos de implantação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) nos municípios e a melhor forma de comercialização intermunicipal dos produtos.
A troca de experiências e a busca por mais conhecimentos sobre o processo de implantação do SIM por meio de consórcios foi o que motivaram Fernando e Eduardo a participarem do encontro.
Na região do Médio Piracicaba, as discussões sobre a implantação do SIM e de um canil regional tiveram início na reunião de prefeitos, realizada no dia 24 de abril em Santa Bárbara. Os municípios da região que integram a Amepi também querem a regionalização do serviço, como forma de beneficiar os produtores, divulgar mais os produtos locais e promover o crescimento da região como um todo, com menos custos para os cofres públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário