"Injustiça
em preços" - Marcelo Silva afirmou que existem diversos tipos consumidores
diferenciados que exige preço justo nos produtos
Marcelo Silva comemora o dia do administrador ministrando as palestras para os estudantes de administração na FUNCESI [Foto/Rodrigo Ferreira]
|
O
professor e palestrante Marcelo Silva Ângelo Ferreira realizou a palestra “O
Comportamento do Consumidor e a Injustiça Percebida em Preços” que aconteceu na
noite desta quinta - feira [15] no auditório da Fundação Comunitária do Ensino
Superior de Itabira [FUNCESI]. Do qual o papel do Administrador de Empresas
para evitar o impacto da emoção negativa decorrente da percepção de injustiça
em preços na lealdade de um consumidor a uma marca. Que contou com a presença
dos docentes, mestrados, alunos, microempresários, empresários, empreendedores,
convidados e estudantes dessa conceituada disciplina que estiveram presentes no
evento.
Marcelo Silva apresenta dados situacionais dos consumidores [Foto/Rodrigo Ferreira] |
No
inicio da palestra em homenagem aos administradores de empresas. Marcelo Silva discutiu e tratou de diversos assuntos
como; “Sumário”; “Área de Estudo”; “Objetivo Geral”; “Hipóteses”; “Heurística -
Um modelo mental”; “O Contexto da Compra [comportamental]”; “O Comportamento do
Consumidor [Redução Dissonante/Tradicionalistas Práticos/Compradores dos
Menores Preços/Migrantes Oportunistas/Caçadores de Ofertas/Sem Estratégias]”; “O
Papel das Mídias Sociais no Boca a Boca Negativo”; “Princing Is Not Princing”; “[In]
justiça em preços”;” Metodologia[Natureza/Fins/Meios/População/Amostragem/Questionário/Analise
de Dados/SEM - Structural Equation Modeling]”; “Resultados [N=516/Escala Likert/SEM]”;
“Confirmação de Hipóteses”; “Conclusão e Objetivos Intermediários”; “Contribuições
[Injustiça em Preços/Satisfação/Lealdade]”. Do qual estes assuntos foram
tratados e discutidos tematicamente com o público geral que esteve presente no
auditório da FUNCESI. De acordo com o Marcelo Silva, os brasileiros ficam 4:49
Hs em media conectados na internet durante a semana. E, além disso, Marcelo
Silva ainda afirmou que a reclamação feita pelo “Twítter” tem resposta “8,4 mil
vezes” mais eficaz do que a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor
[PROCON] enquanto que o “Facebook” chega
a “1,4 Mil vezes”.
Segundo
o Marcelo Silva, ele concluiu que a injustiça em preços é uma grande geradora de
diversos tipos de emoção que causam enormes impactos destrutivos nos antecedentes
da lealdade. E principalmente a partir do momento que gera a relação negativa e
relevante com o valor percebido e qualidade percebida e essas se relacionando
diretamente e positivamente com a satisfação. Ainda segundo o Marcelo Silva, o
objetivo principal de ministrar a palestra durante a comemoração do dia do
administrador é mostrar que as estratégias de um administrador são diversas e
inúmeras diante do planejamento de estratégia de marketing, financeiro e
operacional de forma muito ampla e segmentada no mundo do empreendedorismo no
mercado de trabalho. “Mas ainda dentro das estratégias você tem outro tipo de
operações. E no meu caso efetivo foi assunto ‘preço’. E então, eu posso fazer a
estratégia de marketing focado em preço. E ali eu consigo conhecer todos os
tipos de consumidores foi o que eu apresentei dentro do quesito ‘preço’ e eu
elenquei os quatro tipos de consumidores. E na minha estratégia eu posso focar em
qualquer um desses consumidores diferenciados”, comparou.
Quando
se trata da “Crise Econômica Mundial” no pais, Marcelo Silva ainda afirmou que
a crise é uma oportunidade de melhoria. “A crise ela veio; A crise está
presente. E nos estamos sentindo. E o administrador que conseguir se
congestionar em momentos de crise. E Assim que a crise acabar vai ser o
primeiro a se dar melhor”, resumiu.
Em
comemoração nacional do “Dia do Administrador”, Marcelo Silva ainda destacou
que o evento foi muito importante para representar a classe empresarial e
empreendedora que são as grandes e verdadeiras geradoras de receitas no pais no
mundo dos negócios e do empreendedorismo diante do mercado financeiro e do
reconhecimento da classe dos profissionais da administração por dois motivos
visando oportunidades no mercado de trabalho para os estudantes de
administração que serão os futuros administradores de empresas pela frente. “Primeiro,
é uma data muito importante por que nos somos administradores; e temos que
reconhecer o potencial da nossa classe e do nosso trabalho e nós somos
geradores de bastante e diversas receitas. E por outro lado também é a
oportunidade que a escola [FUNCESI] dá para nos por que somos professores que
temos teses escritas para apresentar aos alunos e futuros administradores
profissionais que vão tocar esse projeto”, destacou.
Marcelo
Silva ainda passou a mensagem para os administradores de empresa em prol da
comemoração do “Dia do Administrador” ressaltando que o Brasil precisa de
administradores que pesem no futuro da nação no desenvolvimento social ao meio
ambiente e na também na geração de emprego e renda no pais. “O Brasil precisa
de pessoas que pensem no futuro que geram receitas. E o Brasil que gera não
além de receitas. Mas, que desenvolva um papel social de uma empresa por que
empresa não é só gerar lucro e receita não! E a empresa tem o papel social! A
empresa tem que gerar o emprego; a empresa tem que trazer o benefício ao meio
ambiente; a empresa tem que fazer bem para a sociedade. Esse é o que a gente
mais foca hoje em dia”, defendeu.
Para
o Marcelo Silva essa é a primeira palestra que ele ministra na FUNCESI onde ele
é mestrado em administração de empresas. Do qual o Marcelo Silva já ministrou
diversas palestras com o público superior do que para os estudantes que serão
os futuros administradores de empresas de grande por no pais. “Eu queria que
desse tudo certo para trazer conhecimentos efetivos para as pessoas que vieram
nos prestigiar. Eu acho que é isso que vale a pena! Pessoa sair daqui com
grandes conhecimentos na cabeça. Isso me agregou muito e trouxe conhecimento
para mim”, acrescentou.
No
final da palestra, Marcelo Silva ainda desafiou todos os participantes de sua
palestra com as seguintes perguntas; “O que um administrador de empresas deve
fazer para evitar que sua empresa caia na armadilha de precificação errada?”,
”Como o administrador de empresas deve agir para capturar a correta percepção
do valor do cliente?”. Do qual o Marcelo Silva desafiou todos que estiveram
presentes no auditório da FUNCESI. E em seguida, Marcelo Silva respondeu todos
os questionamentos para o publico que estiveram presentes no evento.
Marcelo Silva [Foto/Rodrigo Ferreira] |
Conheça o Perfil - Marcelo
Silva é Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Fundação
Mineira de Educação e Cultura [FUMEC], em 1995; Pos Graduado [lato sensu] em
Addministração Financeira pela Fundação Dom Cabral [FDC], em 1997; Pos Graduado
[lato sensu] em ciencias politicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais
é uma instituição de ensino superior pública estadual brasileira
[UEMG]/Associação dos Diplomados na
Escola Superior de Guerra [ADESG], em 1998; Mestrado em
Administração de Negócios [MBA] [latu sensu] em Administração Financeira com
ênfase de Mercado de Capitais pelo Instituto Brasileiro de
Mercado de Capitais [IBMEC], em 2000; Mestre [strictu sensu] em Administração
pela Faculdade de Estudos Aministrativos de Minas Gerais [FEAD], em 2008; e
Doutor [stricto sensu] em Administração pela Universidade FUMEC, em 2015.
Atualmente
lecionado Finanças Empresariais I e II na Graduação da FUNCESI e da Faculdade
de Ciencias Contabeis de Itabira [FACCI] desde 2008 em diversos outros cursos
de pos - graduação nas areas de finanças, planejamento, inteligencia competitiva
e marketing. É sócio proprietario de Vendas e Serviços do Grupo Fran - Segmento
Prestação de Serviços em Mineração e Socio Porprietário do Gurpo Rede Sabor;
Restaurantes “O Barco”, “O Barco Express”, “O Barco Carnes e Grelhados”,
“Grelhados e Cia”; e Minas Grill [Segmento Prestação de Serviços]. E o Marcelo
Silva aiinda foi executivo no Segmento de Petroleo e Gás por aproximadamente 15
anos, sendo o Gerente Nacional e Diretor substituido resposável em diversas
áreas tais como Planejamento & Venda; Planejamento Estratégico &
Orçamentário e Custos; Finanças e Crédito; Auditoria Interna; Inteligencia de
Mercado & Pricing/Varejo e Comercial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário