Banner 728x90

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Com 3 postos de captação de água – Em andamento! “A questão da água em Itabira é um problema sério!”, disparou Ronaldo Magalhães

ETA/Rio de Peixe recuperada - “Se a gente tiver uma condição de um pré – tratamento consegue melhorar!”, disse Fernando Carneiro

Ronaldo Magalhães preferiu fazer o seu pronunciamento de pé com os ensinamentos do ex-prefeito Luiz Menezes [Foto/Thamires Lopes] 
O Gerente Geral da Vale S/A, Fernando Carneiro; o prefeito Ronaldo Lage Magalhães [PTB]; a vice – prefeita Dalma Helena Barcelos Silva [PDT] e o diretor – presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto [SAAE], Leonardo Ferreira Lopes se reuniram com a imprensa, secretários e vereadores durante a tarde desta segunda – feira [21] no auditório do SAAE para fazer o anúncio oficial durante a solenidade de entrega das obras dos três pontos de captação da Estação de Tratamento de Água do Rio de Peixe [ETA/Rio de Peixe] que integra a bacia do Rio de Peixe em sua primeira entrevista coletiva do ano.

No inicio da entrevista coletiva Leonardo Lopes falou emocionadamente das ações que estão sendo desempenhadas em pleno inicio do primeiro ano do governo Ronaldo Magalhães em parceria com a Vale que foi o marco do primeiro mandato do governo Ronaldo Magalhães [2001/2004] por meio de convênio com a mineradora que se encontra instalada na cidade desde 1942 quando era a Companhia Vale do Rio Doce S.A [CVRD] ainda estatal, sendo atualmente denominado Vale S/A. Da qual a empresa se encontra privatizada desde 1997, nas mãos da Companhia Siderúrgica Nacional [CSN] de Volta Redonda - RJ. E o Leonardo Lopes ainda afirmou que o "ETA/Rio de Peixe" vai captar 60 litros de água por segundo para abastecer as residências dos bairros Fênix, Bálsamos, Santa Ruth, Santa Marta, Mosenhor José Lopes, João XXIII, Ribeira [de cima e de baixo] e adjacências mais próximas da unidade da autarquia em substituição da captação da barragem da Bacia do Rio de Peixe com muito mais qualidade e pureza em abundância na água sem nenhuma contaminação dos resíduos e produtos químicos sequer como foram despejados pela mineradora devido à falta de água que ocorreu no ano passado. “Esses bairros nos últimos meses [do ano passado] sofriam muito com a falta de água”, resumiu.

De acordo com o Leonardo Lopes ao fazer a visita ao bairro Santa Marta em pleno início do primeiro ano de governo ainda em janeiro do mês passado. Um morador daquela localidade que reside ao longo dos anos disse que recebe o abastecimento de agua todos os finais de semana sem nenhuma sujeira ou contaminação sequer dos produtos químicos que foram despejados pela mineradora da usina da “Mina Conceição” nos últimos meses no ano passado. Do qual o morador afirmou para o Leonardo Lopes que é a primeira vez que a autarquia fornece água tratada com muito mais abundância, pureza e qualidade de forma constante para os demais moradores daquela localidade por meio da mineradora através dos poços artesianos que foram cedidos para a prefeitura por meio da autarquia devido aos ajustes que foram feitos no inicio do primeiro ano de governo.

Fernando Carneiro e Ronaldo Magalhães com a parceria firmada em seu governo [Foto/Acom Ita] 
Fernando Carneiro ainda relembrou que ano passado houve vários problemas com a falta de água durante a sua captação depois que o “ETA/Rio de Peixe” foi inaugurado pelo ex-prefeito [2013/2016] Damon Lázaro de Sena [PV]. E além da falta d’água no “ETA/Rio de Peixe”, Fernando Carneiro ainda relembrou dos problemas relacionados à contaminação de resíduos e produtos químicos que foram despejados pela mineradora durante a dragagem e a captação da água no “ETA/Rio de Peixe”. Da qual as residências dos bairros mais próximos da unidade da autarquia tiveram as suas caixas d’água totalmente contaminada pelos resíduos e produtos químicos durante o abastecimento em seus devidos lares daquela localidade que foram prejudicados durante a dragagem que foi feita pela mineradora no local. E o Fernando Carneiro ainda esclareceu para a imprensa que foram feitas todas as interligações da parte do fornecimento dos 10l/s via “ETA/Três Fontes” e 20l/s via “ETA/Areão”. E ainda também foi concluída no final do mês passado a captação de 30l/s. E no dia 27 de janeiro ainda deste ano foram concluídas as interligações de mais 30l/s de água vinda da “Mina Conceição” de forma definitiva totalizando a distribuição dos 60l/s de água que foram captados diretamente do reservatório por 60l/s de água da mina que são ligados diretamente na tubulação da ETA/Rio de Peixe.

Segundo o Fernando Carneiro foram feitas as reuniões com a equipe da autarquia para solucionar todos e os devidos problemas relacionados a contaminação da água da Barragem do Rio de Peixe onde fica instalada a unidade da autarquia naquela localidade. Da qual a falta d’água e a contaminação do “ETA/Rio de Peixe” gerou uma grande repercussão na Câmara de Itabira [CMI], Interassociação dos amigos dos bairros de Itabira [ICRECI], Conselho de Meio Ambiente [CODEMA], Conselho de Saúde [CMS] e entre outras demais entidades e instituições que debateram e discutiram constantemente sobre esta grave situação que se alastrou nos bairros próximos ao “ETA/Rio de Peixe”.  E ainda para Diminuir a contaminação da agua que foram dragados com produtos químicos pela mineradora durante a lavagem de pátio e manutenção da usina da na “Mina Conceição”. Fernando Carneiro ainda esclareceu que sugeriu que fossem instalados os postos de captação de água nas dependências da bacia do Rio de Peixe onde fica instalada a unidade da autarquia. Do qual o “Parque Ecológico do Itabiruçu”; “Barragem de Conceição”; “Barragem do Rio de Peixe” integram a “Bacia do Rio de Peixe” que é captado pelo “ETA/Rio de Peixe” por meio da unidade da autarquia.   

Fernando Carneiro ainda esclareceu que o posto de captação foi instalado no Córrego da Conceição que fica anexo ao clube do Sindicato de Metais Básicos e Extração de Ferro [METABASE] nas proximidades do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional [CERESP], do 49º Presídio de Itabira [PRITR] onde será instalada mais um posto de captação de água do “ETA Rio de Peixe” possibilitando a captação de 500 litros onde foi necessário fazer os devidos ajustes no local para fazer a captação com bastante bombeamento da água para chegar ate as residências onde foram afetadas com a contaminação de produtos químicos que foram dragados pela mineradora na “Mina Conceição”. E o Fernando Carneiro ainda afirmou eu foram disponibilizados 2 tanques para fazer o pré – tratamento da água durante o seu abastecimento sabendo que valeu a pena essa parceria entre a prefeitura e o SAAE para solucionar o devido problema da falta d’água que também foi contaminada durante o seu devido abastecimento nas residências dos bairros próximos da unidade da autarquia.

Ronaldo Magalhães pediu licença para todos os convidados para se pronunciar de pé relembrando do saudoso ex – prefeito [1989/1992] Luiz Menezes “In Memoriam” [PPS]. Do qual o Ronaldo Magalhães aprendeu muito com o saudoso Luiz Menezes dizendo eu “para falar de pé para ser visto” ainda como Secretário de Desenvolvimento Econômico [SMDE] durante o seu governo daquele ano. Em entrevista coletiva Ronaldo Magalhães ainda ressaltou que o problema da falta d’água na cidade ainda é muito serio para ser solucionado durante o decorrer de seu governo. Do qual o Ronaldo Magalhães está discutindo constantemente em seu governo. E o Ronaldo Magalhães ainda agradeceu a vale por essa grande parceria de forma correta ao assumir o compromisso de regularizar a situação ocorrida desde ano passado visando e buscando novas alternativas em função do abastecimento da água com mais qualidade de vida em suas devidas residências acima de tudo. “Isso o Saae já vem fazendo isso sempre e nos temos discutido e conversado muito. E temos que buscar a cada dia avançar nesse sentido”, disse. 

Durante a entrevista coletiva o Diretor Técnico do Saae, o engenheiro Jorge Borges esclareceu para a imprensa e os demais convidados que estiveram presentes no evento que houve uma economia muito significativa no valor de algo em torno de R$ 50 Mil mensais nos cofres da autarquia em produtos químicos.      

Memória - Devido às denúncias dos moradores dos bairros Fênix, Santa Marta, Belvedere, João XXIII, Valência e outras localidades dessa região, de que a água não estava adequada para uso doméstico. Do qual o fato foi constatado pela seção de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde [SMS] em agosto do ano passado [2016] em seu último ano de governo, Damon Sena e o ex-diretor presidente do SAAE, Jacir Primo e a Vale assinaram um convênio de cooperação técnica para substituir a captação de água eu comporta sessenta litros por segundo [60l/s] que eram retirados da barragem Rio de Peixe para abastecer o ETA/Rio de Peixe por três novos pontos de captação [citados acima] como foi discutido pelo ex - Secretário de Meio Ambiente [SMA] e ex-presidente do CODEMA, Nivaldo Ferreira dos Santos durante a reunião do conselho que acontece duas vezes ao mês na mata do intelecto.


Notícias relacionadas: 




11 de novembro de 2015/Áudio sobre captação de água que circula em aplicativos refere-se a Governador Valadares


Nenhum comentário: