Banner 728x90

terça-feira, 16 de julho de 2013

INFRAESTRUTURA:
 
Prefeitura anuncia série de serviços para o Boa Esperança e Chapada.
 
16/07/2013
 
Os moradores dos bairros Boa Esperança e Chapada reivindicaram e o prefeito Damon Lázaro de Sena determinou a execução de uma série de serviços e obras na localidade. Algumas ações estão previstas para acontecer ainda neste mês, outras deverão aguardar mais prazo e algumas já foram, inclusive, executadas. Os pedidos foram apresentados durante uma reunião, que ocorreu no dia 8.

O secretário municipal de Planejamento, Júlio César de Araújo representou o prefeito.

A primeira ação, que atende a uma antiga reivindicação dos moradores é a implantação do serviço de coleta seletiva nos bairros. A Itaurb assegurou que o serviço começará a ser oferecido a partir do próximo dia 25. 

A coleta seletiva será feita uma vez por semana, às quintas-feiras, na parte da manhã. Uma equipe da Itaurb vai promover palestras de orientação aos moradores sobre educação ambiental, coleta seletiva e a forma correta de apresentação dos resíduos recicláveis. A primeira palestra ocorreu na sexta-feira (21/07), na Escola Municipal Dinorah Alvarenga.

Os moradores também reivindicaram serviços de varrição nos bairros. Conforme argumentaram, este tipo de serviço só ocorre no período eleitoral. O diretor-presidente da Itaurb, Carlos Carmelo Torres Moreira informou que a partir de agosto os bairros passarão a contar com varrição regular. Antes, porém, a empresa executou, na semana passada, serviço de capina em todas as ruas que necessitavam do trabalho.
 
Outra reivindicação foi o desentupimento das redes dos banheiros da Escola Estadual José Ricardo. Este trabalho já havia sido executado durante o dia. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) desentupiu todas as redes da escola. A autarquia anunciou, ainda, mais benfeitorias para a região: análise e acerto do clorador dos poços artesianos, com estabelecimento de rotinas em relação à coleta e análise de água consumida; solicitação, junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), da outorga para reestabelecimento do curso natural do córrego Chapada e posterior construção de arrimo por gabião e reconstrução de toda a malha de interceptores de esgoto que ficou danificada em função das enchentes; elaboração de estudos para avaliar a necessidade de substituição ou ampliação da estação compacta de tratamento de esgoto do Boa Esperança e reforma e reconstrução de todo o sistema de esgotamento sanitário do imóvel do Programa Saúde da Família (PSF) do Chapada.

A Secretaria de Obras também anunciou que atenderá ao pedido dos moradores e irá patrolar e encascalhar as ruas B e C. A previsão é de que os serviços nestas ruas ocorram até o dia 19.

A implantação de uma caixa postal dos Correios também é uma das reivindicações dos moradores. Embora o assunto não seja da alçada da Prefeitura, o vereador Lúcio Mauro Dias, funcionário dos Correios, informou que já existe a previsão de que esta caixa postal seja instalada no Chapada no próximo semestre.


Mais reivindicações

Os moradores apresentaram, ainda, outras reivindicações: asfaltamento ou calçamento de ruas; reativação do posto policial existente no Chapada; ampliação da área de circulação do ônibus urbano no bairro; instalação de placas de identificação das ruas e de uma torre para telefonia móvel e, ainda, implantação de uma linha de ônibus que atenda aos moradores aos domingos, saindo do bairro às 5h40, passando pela Volta Fria.

O atendimento a estas reivindicações ainda está sendo avaliado pela Prefeitura. “São ações que demandam mais tempo para serem efetivadas. Algumas representam gastos, outras exigem estudos mais minuciosos e outras, ainda, de um trabalho junto a outros órgãos e empresas. Mas acredito que são reivindicações possíveis de serem atendidas. Mas o que mais nos deixa satisfeitos é que a maioria dos pedidos, conseguimos atender imediatamente. Eram reivindicações antigas, coisas que os moradores pediam à Prefeitura há vários anos e nunca eram atendidos. Nós conseguimos satisfazer grande parte dos anseios dos moradores do Chapada e Boa Esperança. E o mais importante: num curtíssimo espaço de tempo”, avaliou Júlio César.  

Nenhum comentário: