Banner 728x90

domingo, 5 de novembro de 2017

Seminário da ‘Educação Infantil’ – “Daqui a pouco o nosso salário vai ficar mais baixo do que o ‘Gilette’ no asfalto!”, disparou o secretário de educação

"Os municípios tem que aprender a conviver com isso e adaptar!”, disse o José Gonçalves

O secretário de educação José Gonçalves representou o prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) (Foto/Rozenilda Lemos)
Durante o seminário do projeto “Educação Infantil em Itabira” que aconteceu durante a manhã de sexta-feira (27), do mês passado, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), através da Secretaria de Educação (SME) em parceria com a “Fundação Vale” com o objetivo de contribuir para a promoção da qualidade do atendimento em educação infantil no município. Do qual o evento contou com a presença dos demais profissionais da área de educação que são interligadas a rede municipal de educação infantil, visando encontros com estes profissionais durante a visitação e escutas das crianças, alunos e professores nas unidades ensino para realizar reuniões, promover rodas de conversas com alunos e professores para que as ações sejam totalmente desenvolvidas durante o projeto “Educação Infantil” que terá o inicio a partir do final deste ano com termino em setembro do ano que vem, de forma estabelecida. Onde serão desempenhadas todas as atividades como seminários, diagnostico da rede municipal de educação infantil, disponibilização de materiais didáticos e equipamentos (brinquedos, livros, multimídia para as áreas de saúde, pedagogia e educação) que serão repassadas para as 18 unidades de ensino educacional envolvendo creches e pré-escolas, qualificação dos profissionais de creche, promoção de reflexão e troca de conhecimento entre os profissionais de diferentes unidades educativas e pré-escola durante o projeto “Educação Infantil” em parceria com a instituição, visando discussão e alinhamento com os demais profissionais da área de educação.  

Suca Younes (Foto/Rozenilda Lemos)
De acordo com a fonoaudióloga, psicomotricista, e coordenadora administrativa da fundação vale e gerente de programas especiais da Organização Não Governamental (ONG), Solidariedade França Brasil (SFB), Suca Younes, do Rio de Janeiro-Rj que trabalha há 31 anos defendendo a “saúde e educação” que é a frente principal da instituição que defende as redes de proteção aos direitos da criança e do adolescente. E a instituição ainda desempenha diversas ações na elaboração de planos municipais pela primeira infância, profissionais de saúde da estratégia de atenção à família, mobilização pela saúde nas comunidades, conselheiros tutelares e também na formação e cultura de paz na área de educação que é o maior foco principal da criança e do adolescente na educação infantil. Da qual a instituição também tem a parceria firmada com a Prefeitura do Rio Piracicaba (PMRP), desde 2013. E a Suca Younes ainda afirmou que após a visitação nas 18 unidades de ensino educacional entre creches e pré-escolas do município durante 1 ano no projeto “Educação Infantil” que acontece no ano que vem, os itens serão incluídos nas listas de documentos de diagnósticos e de equipamentos que serão entregues nestas unidades de ensino após o processo durante o projeto, sabendo que a demanda é enorme dentro dos padrões de qualidade da educação no município diante da formação destes profissionais do ensino educacional. “Dentro da lista que é feita de acordo com preconizações de documentos oficiais da educação, e a gente vai discutir com os profissionais sobre esses equipamentos e promover as trocas, e contribuir nessa construção dos equipamentos da rede municipal de educação infantil que a gente entende que é uma etapa primordial na vida de qualquer pessoa, e ela precisa ser olhada com muito cuidado e discutida e problematizada”, explicou.

Suca Younes, Ramon Aguiar e Carla Vimercate conversam com a
imprensa (Foto/Rozenilda Lemos) 
Sobre a escolha de Itabira na inclusão do projeto “Educação Infantil”, a coordenadora de educação da Fundação Vale, Carla Vimercate também esclareceu que a instituição atua nos municípios da região há mais de décadas e desenvolvem diversos projetos que são ligados a “saúde e educação”, e principalmente a educação inclusiva e formação de professores dentro deste projeto. E a Suca Younes ainda esclareceu que no Rio Piracicaba-Mg foram atendidas cerca de 500 crianças dentro do projeto “Educação Infantil”, e 312 crianças foram escutadas na margem com mais de 50% no percentual que resultou na diferença de 188 crianças que foram atendidas no município dentro do projeto, do qual os demais profissionais da área de educação colocaram diariamente em prática o projeto “Educação Infantil” nas organizações de equipamentos e materiais didáticos em salas de aulas. E a instituição ainda possui 15 pessoas envolvidas dentro deste projeto na área de educação. E o coordenador pedagógico da instituição Ramon Aguiar ainda anunciou que haverá o quadro “Oficineiros Convidados” durante o decorrer do projeto que terá o inicio a partir do final deste ano.   
     
O Secretário de Educação, professor José Gonçalves Moreira encerrou a cerimonia de abertura do projeto “Educação Infantil” dizendo que acredita muito na Parceria Pública Privada (PPP) para a viabilização do projeto “Educação Infantil” através de recursos financeiros para investimentos e disponibilização de materiais didáticos e equipamentos nas 18 unidades de ensino entre creches e pré-escolas com a inclusão das cinco frentes de trabalhado como ensino regular, tempo integral, alunos do 6º ao 9º ano e alunos do 1º ao 5º ano, educação infantil e creches. E o José Gonçalves ainda falou sobre a importância da parceria com a fundação vale com o município. “Então, como vocês podem ver que são cinco frentes de trabalho que a gente tem que atuar, por que na verdade nós recebemos as crianças do 0 até os 15 anos. E para cada setor e para cada área há um curso, e há um treinamento especifico. No caso aqui hoje nós estamos com as nossas crianças de 0 a 3 anos. E o pessoal [os profissionais da área de educação] que estão aqui hoje são pessoas que trabalham em creche que também faz parte da ‘educação infantil’. E essa parceria com a Vale ela é muito importante por que ela vem agregar com o grupo dela com a consultoria ao nosso grupo de trabalho de apoio de assistência as nossas creches. Então, na verdade veio agregar valores e somar esforços para eu os nossos profissionais sejam mais capacitados e recebem mais informações por eu o mundo muda todo dia e toda hora e a gente tem eu estar antenado com as novas sintonias, e então por isso que  é muito importante”, destacou.    
        
No encerramento do seu pronunciamento, José Gonçalves ainda aproveitou para lembrar sobre o salário dos professores no qual se encontra congelado há 3 anos, e sem obter nenhum reajuste salarial sequer por parte do governador de Minas Gerais, Fernando Damata Pimentel (PT) . “Os municípios tem que aprender a conviver com isso e adaptar! E inclusive, a nossa a legislação do município, e com relação a quem trabalha na creche? Tem que mudar! Por que vocês tem que entrar dentro do conjunto no magistério, por que afinal de contas a creche está virando escola, e até isso nos estamos precisando de mudar. Os desafios são grandes! E diante de um cenário muito triste no pais! E temos que procurar garantir o salário nosso do dia ‘o pão nosso de cada dia!’, e temos que lutar para que o ano que vem tenha o reajuste salarial por que já estamos há três anos numa situação danada, e daqui a pouco o nosso salário vai ficar mais baixo do que o ‘Gilette’ no asfalto”, lembrou.


Nenhum comentário: