Banner 728x90

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Após uma noite de caos – Vítima do alarme falso! “Eu quero que a Vale se por ventura ela seja multada”, desabafou o Willian Souza

Em clima de "Tensão e Desespero" - O perigo mora ao lado! Moradores do Gabiroba viveram os  momentos de "Terror e Pânico" com o alarme falso da mineradora

Willian Souza desabafa com os vereadores e servidores da Itaurb os momentos de pânico no Gabiroba (Foto/Rozenilda Lemos)

Após o alarme falso que foi disparado através das sirenes do Plano de Ação de Emergências para Barragens de Mineração (PAEBM), da Vale S/A, no “Bela Vista, Nova Vista, Eldorado, Praia, Conceição e Gabiroba” na noite desta quarta-feira (27). Durante as reuniões de comissões temáticas que aconteceu no legislativo com muito tumulto e revolta dos servidores concursados da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) durante a tarde desta quinta-feira (28) do dia seguinte, após o acionamento das sirenes nestes bairros, de forma muito errônea e gravíssima que foi cometido irregularmente pela própria mineradora. “Peço desculpa a vocês que eu vou trazer aqui um o assunto que também envolve toda a população de Itabira. Mas, assim eu fico triste em ver pais de famílias, e também hoje eu estou desempregado. Mas, tem possibilidade de pais de família ser desempregados”, lamentou o Willian Souza.

Que causou muito pânico e terror nestes moradores que moram próximos das barragens da mineradora, do qual os moradores destes bairros saíram muito assustados com esta situação que tiveram que se evacuar das Zonas de Auto Salvamento (ZAS). Com o destino ao “Ponto de Encontro” que foram demarcadas pela própria mineradora juntamente com a defesa civil do município. “Ontem por volta da meia noite, Itabira passou por um susto [de um alarme falso das sirenes]. Eu tenho [a minha] Mãe que sobre com problemas de saúde e com pressão alta. Eu tenho pessoas como a [minha] Avó. Eu tenho uma criança recém-nascida dentro da minha casa. E a minha esposa operada [com problemas de saúde], e ela fez uma cesárea por poucos dias. E a Vale [S/A] com a falta de respeito com a população itabirana. Não sei como o quê que aconteceu; ‘acionou a sirene’. E o que eu presenciei aqui na cidade de Itabira ontem. Sou morador do bairro Gabiroba. Minha Mãe é moradora do bairro Nova Vista. Eu, fui criado aqui no bairro Nova Vista. Mas, casei e Deus me deu condições de comprar uma casa no bairro Gabiroba. E houve pessoas que desmaiaram e pessoas quase atropelaram uma a outra, e saíram correndo para o ponto de encontro e sem orientação nenhuma”, contou.

No dia seguinte o morador do Gabiroba, o desempregado Willian Souza compareceu ao legislativo em pleno final das reuniões de comissões temáticas, e fez ainda questão de fazer o apelo aos demais vereadores que estiveram presentes nesta reunião. Ele ainda solicitou aos parlamentares que tomem logo todas providencias cabíveis com relação a segurança das barragens, e também com as sirenes que foram acionadas erroneamente pela própria mineradora durante a noite desta quarta-feira (28). E ainda sem ter nenhuma precisão sequer dos moradores ao saírem das suas casas com destino aos pontos encontros que causou muito desgaste na saúde destes moradores, e sem nenhuma necessidade sequer. Willian Souza disse ainda aos vereadores e aos servidores da Itaurb que ele registrou o Boletim de Ocorrência (BO), e ele também alertou toda a população para que também procure os seus direitos e registram a ocorrência na Policia Militar (PM). Para poder resguardar todos os seus direitos ao mover as ações judiciais, de forma cabível na justiça para que os direitos destes moradores que foram vitimas do acionamento das sirenes da mineradora.

“Eu quero aqui pedir aos senhores vereadores e peço desculpas a vocês e os representantes da [Empresa de Desenvolvimento de Itabira-] Itaurb por estar trazendo esses momentos seus aqui esse levantamento, mas, foi um caos aqui em Itabira ontem. Queria pedir a vocês que olhasse com carinho isso, e ir-se lá e pedir-se a Vale para informar a população; ‘o quê que aconteceu?’ Por quê que vamos supor que [as sirenes] toque hoje de novo é verdade. Você acha que o povo vai sair correndo de novo? Vai Morrer muita gente. Eu acho que nós estamos lhe dando com vidas.  Mas, aqui olha; ‘quando nós estamos tratando com vidas tem que ter prioridade’. Eu gostaria que alguém da Vale se manifestasse uma forma mais certa, e explicasse para a gente realmente; ‘o quê que aconteceu?’. Por que ontem foi um caos em Itabira. Eu sai correndo de onde eu moro foi pelo acesso [as redes sociais] a internet”, desabafou.                  

      

Nenhum comentário: