|
Devido a falta de repasse do governo Romeu Zema para a conclusão das obras, Ronaldo Magalhães vai custear as obras de duplicação das rodovias estaduais e federais da Br-262 e da Mg-129 em parceria com o Bndes (Foto/Rodrigo Ferreira) |
Após
as obras de duplicação da Br-262 e Mg-129 (que liga Santa Maria de Itabira-Mg,
João Monlevade-Mg, Barreiro, Chapada, João XXIII e no Gabiroba) terem sofrido vários
atrasos com a conclusão destas grandes obras de infraestrutura, e com os
congestionamentos durante o tráfego pelas margens da rodovia que causou um
grave acidente durante o período chuvoso em pleno feriado no final desta
semana. Na contrapartida dos repasses que estão em atraso pelo governo do
estado. Em coletiva de imprensa desta segunda-feira (18), o prefeito Ronaldo Lage
Magalhães (PTB) e o Secretário Municipal de Obras, Trânsito e Transporte (SMOTT)
Ronaldo Lott Pires anunciaram os pacotes de obras de infraestrutura de grande
porte que serão custeadas pelo próprio município, sem depender sequer dos
recursos financeiros do governador do estado de Minas Gerais Romeu Zema Neto
(Novo).
|
Ronaldo Magalhães e o Ronaldo Lott concedem a coletiva de imprensa e apresentam todos os detalhes da continuação das obras da Br-262 e Mg 129 através das plantas (Fotos/Rodrigo Ferreira) |
Para
poder concluir todas as obras das margens rodovia federal e estadual Br-262 e
Mg-129 que fica nas proximidades do trevo do Itabiruçu, sendo que estas estão com
80% adiantadas durante a “1ª etapa” que estão para serem concluídas em 4 meses
a partir de janeiro do ano que vem, sendo que esse assunto já tinha sido
adiantado pelo líder de governo, vereador Neidson Dias Freitas (PP) durante a última
reunião ordinária na Câmara Municipal de Itabira (CMI) desta terça-feira (12). Para
se tronar uma grande e verdadeira realidade para os motoristas e condutores de
veículos automotores de veículos leves e pesados terá o seu novo acostamento
durante o trafego pelas margens desta rodovia, pós-duplicação parcial da Br-262
que liga a Br-381 (Rodovia da Morte). “Mas, é necessário à gente estar
conversando sempre, e hoje, especificamente eu pedi esse encontro [na coletiva
de imprensa] com vocês para a gente estar anunciando as obras que estão em
andamento, e tem muitas outras [obras] que estão para serem iniciadas em breve”,
adiantou o prefeito.
Ainda
visando no aumento de mais fluxos de veículos durante a ultrapassagem sem
provocar novos e futuros acidentes pela frente, do qual já ocorrem constantemente
nas vias através das margens das rodovias estadual e federal, evitando causar
novos congestionamentos durante o trafego que vai beneficiar parte dos 40% destes
“120 Mil” moradores destas localidades dentre bairros e perímetros urbanos,
sendo que as obras da Br-262 e da Mg-129 tiveram o seu inicio durante o
terceiro ano (em 2015) de governo do ex-prefeito (2013-2016) Damon Lázaro de
Sena (PV). Com a inclusão do asfalto e a drenagem superficial, e com as
instalações da sinalização horizontal e vertical durante a conclusão das obras das
rodovias estadual e federal que interliga a Mg-129 a Br – 381 que integra o
anel do Distrito Industrial I e II, no Barreiro, e com a interligação ao
Gabiroba (de cima e de baixo) e João XXIII. “É sabido que essas obras são de
responsabilidade do [governador] do estado [de Minas Gerais, Romeu Zema Neto –
Novo]. Mas, estamos sentindo e percebendo que dificilmente o estado vai retomar
as obras, e principalmente, estradas”, lamentou o prefeito.
|
Rodovia Estadual Mg-129 se encontra inacabada devido a falta de recursos do governo do estado (Foto/Acom Ita) |
Que
atualmente as obras deste anel também se encontram inacabadas devido a falta de
repasse destes recursos do governo estadual para a conclusão destas obras no
momento. Durante a coletiva de imprensa, Ronaldo Magalhães ainda relembrou em
seu primeiro mandato de prefeito (2001/2004), e esclareceu que estas obras de
infraestrutura para a duplicação foi discutida com o Departamento de Estradas e
Rodagens de Minas Gerais (DER-MG) para a conclusão das obras de duplicação da
rodovia Br-262 que liga a Mg – 129 até Br-381, do que estas obras terão que se
submeter novamente pelo processo licitatório que foi discutido com o Der-Mg e o
Poder Público Municipal (PPM) durante os 30 dias de negociação para a conclusão
destas obras, do qual os projetos e as planilhas destas obras destas rodovias estaduais
e federais já estavam prontas e bem planejadas para a sua execução desde a gestão
passada, sendo que o edital do processo licitatório será definido na semana que
vem por meio do decreto que será publicado no diário oficial do município. Para
poder contratar novamente a empresa prestadora de serviços, e concluir as obras de duplicação do trevo do Itabiruçu para acabar com o todo o congestionamento pelas margens
da rodovia com destino a Belo Horizonte - Mg e região. Para facilitar o fácil
acesso dos veículos leves e pesados durante o trafego pelas rodovias estadual e
federal que dão acesso a Br-381.
|
Prefeito Ronaldo Magalhães, Vice-Prefeita Dalma Barcelos
e o Secretário de Obras Ronaldo Lott (Foto/Rodrigo Ferreira)
|
Durante
o seu primeiro mandato de deputado estadual (2007/2009), Ronaldo Magalhães ainda
relembrou a partir de 2007 que foi dada a sua primeira largada no inicio destas
obras de maior infraestrutura que ainda estão em andamento, e com os devidos
atrasos devido a fortes chuvas e com a falta do repasse destes recursos
financeiros do governo estadual. Ronaldo Magalhães anunciou o investimento de
“R$ 4,5 Milhões” dos cofres públicos que serão custeados pelo município para
fazer a conclusão destas obras em convênio com o Der-Mg, evitando com que o
município não fique muito na fila de espera do governo Romeu Zema para o
repasse deste valor para a conclusão obras das rodovias estadual e federal que
integra o anel do Distrito Industrial I e II no momento.
Na
contrapartida dos recursos de “R$ 12 Milhões” que serão financiados pelo Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) através do Der-Mg com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP), do
governo estadual. Ronaldo Magalhães ainda afirmou durante a coletiva de
imprensa que haverá recursos extras por parte do Der-Mg e do Setop que serão
financiados, do qual os valores não foram divulgados ainda para a imprensa no
momento. “É uma obra que tem
tido problemas ao longo desse tempo, e fizeram uma boa parte dela. Mais, o
talvez que o mais importante são os trevos. Principalmente para Itabira [-Mg]
ficaram para atrás. São obras em que a planilha [de custo] fica em torno de ‘R$
4,5 Milhões’, e acreditamos que na licitação que isso pode cair [de preço] e que
é uma tendência. No primeiro momento tentamos uma discussão com a empresa
detentora do contrato. Mas, ela desistiu de estar fazendo essas obras”,
esclareceu o prefeito.
|
Trevo de acesso a João XXIII Mg-129 com interligação a Br-262, e com acesso a Br-381
(Foto/Reprodução/Rodrigo Ferreira/Acom PMI) |
|
|
Trevo de acesso a Itabiruçu pela Br-262 com acesso a Br-381 (Foto/Reprodução/Rodrigo Ferreira/Acom PMI) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário