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quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Com os recursos da “Prefeitura/Der-Mg” - “R$ 16,5 Milhões” em investimentos pra chegar até a duplicação da Br-381! Ronaldo anuncia conclusão das obras da Br-262 e Mg-129 que serão custeados pelo próprio município

Devido a falta de repasse do governo Romeu Zema para a conclusão das obras, Ronaldo Magalhães vai custear as obras de duplicação das rodovias estaduais e federais da Br-262 e da Mg-129 em parceria com o Bndes (Foto/Rodrigo Ferreira)   


Após as obras de duplicação da Br-262 e Mg-129 (que liga Santa Maria de Itabira-Mg, João Monlevade-Mg, Barreiro, Chapada, João XXIII e no Gabiroba) terem sofrido vários atrasos com a conclusão destas grandes obras de infraestrutura, e com os congestionamentos durante o tráfego pelas margens da rodovia que causou um grave acidente durante o período chuvoso em pleno feriado no final desta semana. Na contrapartida dos repasses que estão em atraso pelo governo do estado. Em coletiva de imprensa desta segunda-feira (18), o prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) e o Secretário Municipal de Obras, Trânsito e Transporte (SMOTT) Ronaldo Lott Pires anunciaram os pacotes de obras de infraestrutura de grande porte que serão custeadas pelo próprio município, sem depender sequer dos recursos financeiros do governador do estado de Minas Gerais Romeu Zema Neto (Novo).

Ronaldo Magalhães e o Ronaldo Lott concedem a coletiva de imprensa
e apresentam todos os detalhes da continuação das obras
da Br-262 e Mg 129 através das plantas (Fotos/Rodrigo Ferreira)
Para poder concluir todas as obras das margens rodovia federal e estadual Br-262 e Mg-129 que fica nas proximidades do trevo do Itabiruçu, sendo que estas estão com 80% adiantadas durante a “1ª etapa” que estão para serem concluídas em 4 meses a partir de janeiro do ano que vem, sendo que esse assunto já tinha sido adiantado pelo líder de governo, vereador Neidson Dias Freitas (PP) durante a última reunião ordinária na Câmara Municipal de Itabira (CMI) desta terça-feira (12). Para se tronar uma grande e verdadeira realidade para os motoristas e condutores de veículos automotores de veículos leves e pesados terá o seu novo acostamento durante o trafego pelas margens desta rodovia, pós-duplicação parcial da Br-262 que liga a Br-381 (Rodovia da Morte). “Mas, é necessário à gente estar conversando sempre, e hoje, especificamente eu pedi esse encontro [na coletiva de imprensa] com vocês para a gente estar anunciando as obras que estão em andamento, e tem muitas outras [obras] que estão para serem iniciadas em breve”, adiantou o prefeito.

Ainda visando no aumento de mais fluxos de veículos durante a ultrapassagem sem provocar novos e futuros acidentes pela frente, do qual já ocorrem constantemente nas vias através das margens das rodovias estadual e federal, evitando causar novos congestionamentos durante o trafego que vai beneficiar parte dos 40% destes “120 Mil” moradores destas localidades dentre bairros e perímetros urbanos, sendo que as obras da Br-262 e da Mg-129 tiveram o seu inicio durante o terceiro ano (em 2015) de governo do ex-prefeito (2013-2016) Damon Lázaro de Sena (PV). Com a inclusão do asfalto e a drenagem superficial, e com as instalações da sinalização horizontal e vertical durante a conclusão das obras das rodovias estadual e federal que interliga a Mg-129 a Br – 381 que integra o anel do Distrito Industrial I e II, no Barreiro, e com a interligação ao Gabiroba (de cima e de baixo) e João XXIII. “É sabido que essas obras são de responsabilidade do [governador] do estado [de Minas Gerais, Romeu Zema Neto – Novo]. Mas, estamos sentindo e percebendo que dificilmente o estado vai retomar as obras, e principalmente, estradas”, lamentou o prefeito.  

Rodovia Estadual Mg-129 se encontra inacabada devido a falta
de recursos do governo do estado (Foto/Acom Ita)   
Que atualmente as obras deste anel também se encontram inacabadas devido a falta de repasse destes recursos do governo estadual para a conclusão destas obras no momento. Durante a coletiva de imprensa, Ronaldo Magalhães ainda relembrou em seu primeiro mandato de prefeito (2001/2004), e esclareceu que estas obras de infraestrutura para a duplicação foi discutida com o Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER-MG) para a conclusão das obras de duplicação da rodovia Br-262 que liga a Mg – 129 até Br-381, do que estas obras terão que se submeter novamente pelo processo licitatório que foi discutido com o Der-Mg e o Poder Público Municipal (PPM) durante os 30 dias de negociação para a conclusão destas obras, do qual os projetos e as planilhas destas obras destas rodovias estaduais e federais já estavam prontas e bem planejadas para a sua execução desde a gestão passada, sendo que o edital do processo licitatório será definido na semana que vem por meio do decreto que será publicado no diário oficial do município. Para poder contratar novamente a empresa prestadora de serviços, e concluir as obras de duplicação do trevo do Itabiruçu para acabar com o todo o congestionamento pelas margens da rodovia com destino a Belo Horizonte - Mg e região. Para facilitar o fácil acesso dos veículos leves e pesados durante o trafego pelas rodovias estadual e federal que dão acesso a Br-381.

Prefeito Ronaldo Magalhães, Vice-Prefeita Dalma Barcelos 

e o Secretário de Obras Ronaldo Lott (Foto/Rodrigo Ferreira)  
Durante o seu primeiro mandato de deputado estadual (2007/2009), Ronaldo Magalhães ainda relembrou a partir de 2007 que foi dada a sua primeira largada no inicio destas obras de maior infraestrutura que ainda estão em andamento, e com os devidos atrasos devido a fortes chuvas e com a falta do repasse destes recursos financeiros do governo estadual. Ronaldo Magalhães anunciou o investimento de “R$ 4,5 Milhões” dos cofres públicos que serão custeados pelo município para fazer a conclusão destas obras em convênio com o Der-Mg, evitando com que o município não fique muito na fila de espera do governo Romeu Zema para o repasse deste valor para a conclusão obras das rodovias estadual e federal que integra o anel do Distrito Industrial I e II no momento.

Na contrapartida dos recursos de “R$ 12 Milhões” que serão financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) através do Der-Mg com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP), do governo estadual. Ronaldo Magalhães ainda afirmou durante a coletiva de imprensa que haverá recursos extras por parte do Der-Mg e do Setop que serão financiados, do qual os valores não foram divulgados ainda para a imprensa no momento. “É uma obra que tem tido problemas ao longo desse tempo, e fizeram uma boa parte dela. Mais, o talvez que o mais importante são os trevos. Principalmente para Itabira [-Mg] ficaram para atrás. São obras em que a planilha [de custo] fica em torno de ‘R$ 4,5 Milhões’, e acreditamos que na licitação que isso pode cair [de preço] e que é uma tendência. No primeiro momento tentamos uma discussão com a empresa detentora do contrato. Mas, ela desistiu de estar fazendo essas obras”, esclareceu o prefeito.    


Trevo de acesso a João XXIII Mg-129 com interligação a Br-262, e com acesso a Br-381 
(Foto/Reprodução/Rodrigo Ferreira/Acom PMI)

Trevo de acesso a Itabiruçu pela Br-262 com acesso a Br-381 (Foto/Reprodução/Rodrigo Ferreira/Acom PMI)

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