Banner 728x90

segunda-feira, 23 de março de 2020

Contra o “Covid-19” – De 9 para 33 casos em investigação! “Não temos nenhum caso confirmado!”, esclareceu a Rosana Linhares


Sobre “O Novo Coronavírus”! “Se fizermos uma boa prevenção vamos nos darmos bem com esta situação”, alertou o Ronaldo Magalhães

O prefeito Ronaldo Magalhães e a Secretária de Saúde, Rosana Linhares utilizaram as plataformas digitais para fazer o pronunciamento ao vivo sobre as medidas no combate contra o sintomas do coronavírus (Foto/Facebook/Reprodução/Diário de Itabira)

Itabira/Mg - De acordo com o prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB), ele esclareceu que está trabalhando no combate contra os sintomas do Covid-19 “O Novo Coronavírus” há cerca de 15 dias,  evitando com que a epidemia ocorra no município neste momento. Ronaldo Magalhães ainda reforçou em seu pronunciamento desta segunda-feira (16) a distancia com a imprensa através das plataformas digitais, e afirmou que já formou uma equipe de comissão que já vem discutindo constantemente desde o surgimento das primeiras informações do “Coronavírus” através de informações que são repassadas pelos governos estadual e federal constantemente no momento. Onde foram traçados os novos passos e as ações para serem executados nos demais setores e unidades de saúde que é maior referencia regional para os diversos municípios mineiros. “Gente! É uma preocupação nossa muito grande, e viemos aqui hoje para falar com vocês sobre o Coronavírus [‘Covid-19’]”, resumiu o prefeito.

Antes de surgir novos casos de sintomas do Coavid-19 que viralizou o Brasil e o mundo, Ronaldo Magalhaes ainda reforçou que não havia casos confirmados sobre o novo coronavírus até o momento. De acordo com o prefeito por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as ações de treinamento dos profissionais de saúde, a orientação ao público e as atuações em vigilância preventiva. Já estão acontecendo desde o surgimento do novo Coronavírus na antecipação no combate e a prevenção contra o sintoma do Coavid-19. Ainda com a suspensão das aulas nas escolas das redes de ensino municipal e estadual desde quarta-feira (18) que já foi decretado por 15 dias neste momento. “Mas, acima de tudo precisamos muito de fazer a prevenção. Como a maioria todos sabem que como se faz essa prevenção, e nós também buscando a fazer a prevenção em todos os pontos de Itabira [-Mg]; comércios, escolas e tudo mais. Então, pedimos aqui nesse momento que todos ficam atentos, e buscam a prevenir desta situação”, alertou o prefeito.    
   
Já a Secretária de Saúde, Rosana Linhares Assis Figueiredo, ela tem buscado todas as alternativas diante dos estudos para o combate contra a pandemia e o sintoma do Coronavírus que se alastrou entre o Brasil e o mundo. Que resultou 9 casos (até o domingo-22) para 33 casos suspeitos no município que estão em fase de investigação dentro das conformidades do novo protocolo que foi confirmado pelo Ministério da Saúde através da assessoria de comunicação da Prefeitura por volta das 19 horas na noite desta segunda-feira (23), sendo que dois casos estão descartados no momento.

“Nós estamos juntos para atualizar as informações referentes ao [novo] coronavírus [Covid-19] no monitoramento que nós estamos fazendo da nossa cidade, e nesse final de semana [entre sábado – 14 e domingo-15] nós tivemos a qualificação de um caso suspeito e um segundo caso suspeito que está até para ser excluído dessa condição de suspeita. Reafirmando o que o prefeito [Ronaldo Lage Magalhães-PTB] disse; ‘Que nós não temos nenhum caso confirmado!’. Mas, por motivo de prevenção e de qualificarmos um caso suspeito. Nós estamos agindo na hora certa com essa atitude de prevenção, esse é o papel. A forma de prevenir com relação a pandemia do coronavírus”, esclareceu a Rosana Linhares.  
     
Para evitar a contaminação por Covid-19, são indicadas medidas simples e já conhecidas pela população: higienizar as mãos com água e sabão; utilizar álcool volume 70% para desinfecção das mãos e superfícies; evitar contato das mãos com olhos, boca e nariz; ao tossir, utilizar o antebraço para evitar que vírus e bactérias se espalhem pelo ambiente (etiqueta da gripe); utilizar lenço descartável e, ao excluí-lo, lavar as mãos; evitar locais aglomerados e sem ventilação. “Por outro lado a gente sabe que a maioria maciça dos casos e de acometimento tranquilo, e inclusive, como está o nosso caso suspeito atual, e nós estamos monitorando todos os casos assim; ‘todos os que nos surgiram foram acompanhados e monitorados, e nos dá tranquilidade e segurança pela nossa equipe técnica’. O que faz uma orientação pra todos, de que há um sinal gripal não se sinta perturbado por isso inicialmente”, concluiu a Rosana Linhares.                  



Dois casos descartados

O primeiro caso descartado foi um homem de 44 anos que retornou dos Estados Unidos da América (EUA) para o Brasil, e deu entrada em hospital de Belo Horizonte-Mg que recolheu o material para exame e o resultado foi negativo para Covid-19.

Já o segundo caso foi de uma mulher de 19 anos que é gestante, e deu entrada na maternidade do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) para fazer o teste do exame que deu o resultado negativo do Coavid-19 no momento.  


Casos

1º caso: sexo feminino, 29 anos. Deu entrada na maternidade do Hospital Municipal Carlos Chagas no dia 13/03. Está estável e em isolamento domiciliar.

2º caso: sexo masculino, 46 anos. Apresentou sintomas. Procurou atendimento na rede suplementar em 16/03, à tarde, que o encaminhou para isolamento domiciliar. O quadro é estável.

3º caso: sexo masculino, 31 anos. Apresentou febre e dor no corpo, e foi atendido em unidade de saúde no dia 17/03 e já se encontra em isolamento domiciliar.

4º caso: sexo feminino, cônjuge do terceiro caso, 29 anos. Apresentou dor no corpo, e foi atendida em unidade de saúde em 17/03 e está em isolamento domiciliar.

5º caso: sexo feminino, 30 anos. Apresentou sintomas gripais, e entrou em contato com a Vigilância Epidemiológica e está em isolamento domiciliar.

6º caso: sexo feminino, 41 anos. Apresentou sintomas gripais e está em isolamento domiciliar.

7º caso: sexo feminino, 32 anos. Apresentou sintomas gripais, mas, está estável em isolamento domiciliar.

8º caso: sexo masculino, 19 anos. Apresentou sintomas em 19/03, e foi internado no dia 21/03 apresentando febre, tosse e dificuldade respiratória. Síndrome febril e respiratória a esclarecer.

9º caso: sexo feminino, 19 anos, gestante. Internada no dia 22/03 com síndrome febril e respiratória a esclarecer. Paciente estável aguardando alta para isolamento domiciliar.


Sobre o decreto


Após o pronunciamento pelas plataformas digitais, Ronaldo Magalhães assinou o “Decreto nº 3.164/2020” que dispõe sobre as medidas para enfrentamento ao coronavírus no município. O documento estabelece que Itabira está em situação de emergência em saúde pública. O decreto considera a importância da prevenção nos estágios iniciais do contágio como forma de controlar a velocidade da propagação do vírus, já comprovada em outros países.

A medida será válida por 120 dias, podendo ser prorrogada caso seja necessário. O documento será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nesta terça-feira (17) e as determinações começam a valer a partir da data da publicação. Na prática, as providências a serem tomadas serão a suspensão de aulas das redes pública e privada entre os dias 18 e 31 de março; suspensão de qualquer tipo de evento com público superior a cem pessoas; suspensão de visitas nos hospitais, asilos, presídio e outras instituições de acolhimento.

O decreto ainda recomenda à iniciativa privada a adoção de trabalho em regime de home office”, horários alternativos ou escala. Outro ponto trata da recomendação aos estabelecimentos comerciais, de lazer e entretenimento, na adoção de medidas de higiene, ventilação adequada e não aglomeração de pessoas. Os servidores públicos municipais que retornarem de viagem de locais com transmissão comunitária do coronavírus deverão permanecer em isolamento domiciliar por, no mínimo, sete dias.

Os atendimentos das ouvidorias, Geral e de Saúde, passarão a ser por meio eletrônico ou telefone. A ouvidoria municipal receberá demandas pelo e-mail ouvidoria@itabira.mg.gov.br ou pelo telefone 3839-2150. A ouvidoria de saúde pelo e-mail ouvidoriadesaude@itabira.mg.gov.br ou pelo telefone 3839-2610.

Nenhum comentário: