Banner 728x90

terça-feira, 8 de junho de 2021

Em favor das crianças e adolescentes – 18 de maio! “Nós queremos combater essa realidade que foi tão perversa”, destacou a “Lia Andrade”

 

Representantes das entidades e instituições compareceram na Prefeitura para pedir apoio ao prefeito Marco Antônio durante o “Dia Nacional de Enfrentamento e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” (Foto/Rodrigo Ferreira)

Itabira/Mg - Durante as comemorações do “Dia Nacional de Enfrentamento e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” desta terça-feira (18/05), e demais representantes da Caritas Diocesana, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Comitê de Enfrentamento dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Cáritas Diocesana, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais (Sind-Ute-Mg) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS). Onde foi feito todo o trajeto durante a carreata para comemorar a data tão importante no combate contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo que o trajeto da carreata partiu da Igreja Nossa Senhora da Conceição que atravessou os bairros: Joao XXIII Machado, Bethânia, Água Fresca, Major Lage até chegar ao pátio da Prefeitura Municipal de Itabira (PMI). 

Onde foram feitas todas as manifestações e os sentimentos em favor desta causa durante as reinvindicações ao Prefeito Marco Antônio Lage (PSB). Para que ele possa dar aquela atenção especial às crianças, aos jovens e aos adolescentes que são vitimas; da violência doméstica, de estupro, de abuso sexual, de pedofilia por parte dos pais, parentes, amigos e de pessoas estranhas. Ainda evitando com que as nossas crianças, jovens e adolescentes de cair no mundo da criminalidade como roubos, furtos, assaltos, homicídios, tráfico ou usuário de entorpecentes (Crack, Cocaína e Maconha). Que ocorrem constantemente a cada dia e a cada hora neste exato momento.  Ao chegar ao pátio da Prefeitura, a coordenadora do Sind-Ute Vanderléia de Freitas iniciou a sua fala em defesa das entidades e instituições em favor da proteção das crianças, jovens e adolescentes.   

Coordenadora do Sind-Ute, Vanderléia de Freitas
(Foto/Rodrigo Ferreira)
Vanderléia de Freitas ainda aproveitou todo o momento da sua fala durante o seu pronunciamento, e alertou aos pais e adultos para que eles possam proteger os seus filhos, evitando de cair em tentação ao mundo da criminalidade diante da marginalidade que acontece constantemente. “Todas as instituições estão aqui hoje, e nós percorremos as cidades e nas ruas pra conversar com vocês. Todos nós somos responsáveis pelas nossas crianças e adolescentes, e não vamos permitir para que elas sejam abusadas, que elas sejam violentadas sexualmente. Nós precisamos defendê-las, protege-las, ouvi-las. E é por isso que nós estamos aqui [na porta da Prefeitura de Itabira] pra dialogar com vocês mulheres, homens e adultos. Protejam as nossas crianças,  e não permitam por quê omissão é crime”, defendeu a sindicalista. 

Lia Andrade mantém o discurso em defesa
das crinaças, jovens e adolescente (Foto/Rodrigo Ferreira)
Durante a abertura desta data tão importante e tão festiva para as nossas crianças e adolescentes que necessita de apoio e de amparo dos nossos pais e dos nossos governantes. Onde os ativistas e sociólogas fizeram todo o manifesto em defesa dos direitos das crianças e adolescentes em favor desta causa que é a bandeira principal dos pais e dos educadores para educá-la com mais saúde e educação. Mesmo com o agravamento da pandemia do Covid-19 que já fez um ano. Os pais, educadores e ativistas não se deixaram se bater para não calar a voz nesta data tão importante em defesa das crianças, dos jovens e dos adolescentes. Que é a verdadeira bandeira principal em defesa desta luta por uma causa justa em razão destes pequenos atores ilustres que necessita de apoio e de proteção para que as crianças e os adolescentes não fiquem desamparados a cada dia e a todo o momento em minutos e em segundos a todo o instante, evitando com que elas caiam no mundo do crime e da marginalidade, de forma muito constante. De forma muito favorável, Maria da Conceição Leite Andrade “Lia Andrade” manteve firme o discurso em favor da defesa pelas politicas públicas para as crianças, jovens e adolescentes. 

“Nós precisamos sim, e precisamos bater palmas para as políticas públicas de enfrentamento a essa realidade. O Conselho Tutelar, ele traz dados, ele traz números para a essa questão das violências e de relação sexual as crianças e adolescentes. Mas, se tiver no dado uma criança, é responsabilidade nossa, é responsabilidade do Conselho [Municipal dos Direitos] da Criança e do Adolescente [-Cmdca] que precisa deliberar sobre essas políticas, é responsabilidade também do Conselho Tutelar [de Menores] que zelam pelas vidas das nossas crianças e adolescentes, é responsabilidade do município. Onde que nós precisamos construir para enfrentar a essa realidade, e enquanto houver uma criança orientada neste município. Nós não podemos nos calar, e eu fico muito feliz que hoje nós conseguimos trazer essa comunidade aqui [na Prefeitura] para se mobilizar  e movimentar, e lutar por essa causa. Isso, quer dizer que todos nós estamos aqui somos responsáveis. Nós queremos combater essa realidade foi tão perversa”, destacou a conselheira.   

Presidente do Conselho Tutelar, Maria Alice
 (Foto/Rodrigo Ferreira)
De acordo com a presidente do Conselho Tutelar, Maria Alice e a sua equipe que integra a mesa diretoria desta atual gestão no Conselho Tutelar. Houve uma estatística de 30 casos em 2020, e nesse ano houve um crescimento exorbitante de 38 casos que nem chegou nem sequer fazer o fechamento do índice destas estatísticas envolvendo menores como vítimas de tortura e espancamento, e no envolvimento no mundo do crime. “Acho que é muito importante no que está expondo para a sociedade. Qual a importância do trabalho do Conselho Tutelar juntamente a toda a rede que estão presente aqui [no pátio da Prefeitura de Itabira] para que nós juntos possamos trabalhar cada vez mais em prol da criança e do adolescente”, acrescentou a Maria Alice. 

Maria Alice aproveitou a todo o momento da sua fala em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Para a Maria Alice é necessário levar esse assunto temático nas escolas, nas unidades de saúde do Programa de Saúde da Família (PSF) e dentro dos ônibus para os motoristas e passageiros. “Nós estamos aqui hoje juntamente com todos vocês abraçando essa causa tão importante. Que é buscar o mecanismo para diminuir o número de violência sexual quanto as nossas crianças e os nossos adolescentes. O ‘Conselho Tutelar’ é a porta de entrada para as detecções e as violações dos nossos direitos, e é muito importante que nós consigamos um trabalho em conjunto com toda a rede de atendimento. Para que nós possamos juntos executar as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes. Hoje é o dia em que se trabalha a prevenção, o dia especial para falar sobre esse assunto. Para nós precisamos destacar que é muito importante que toda a sociedade fale sobre esse assunto todos os dias. Nós precisamos que façam as denúncias para que nós possamos atuar e minimizar a violação dos direitos da criança e do adolescente”, relembrou. 

Prefeito Marco Antônio é pego de surpresa com a manifestação,
 de forma despercebida (Foto/Rodrigo Ferreira)
Marco Antônio desceu as pressas do gabinete para poder ouvir todos os anseios e todos os sentimentos das entidades e instituições em favor da proteção e da defesa dos direitos das crianças, jovens e adolescentes. Mesmo pego de surpresa pelos organizadores da manifestação deste evento nesta data tão importante e tão festivo em favor da causa e da prevenção contra a exploração sexual de crianças e adolescentes que ocorre constantemente no mundo da criminalidade e da marginalidade.  “Nós também temos que punir por quê pode ser um problema de saúde mental ou não pode ser também, e nós precisamos também de olhar sobre a questão de quem fez. Finalmente nos unirmos pra que Itabira [-Mg] entra na camiseta da campanha ‘Faça Bonito’. Não é só trabalhar num só dia e no ano, mas, tem que lembrar todos os dias no ano. Que nós temos dezenas de crianças violentadas na nossa cidade todos os meses. Então nós precisamos realmente fazer esse pacto e fazer funcionar”, lamentou prefeito.   


Prefeito Marco Antônio Ouve os anseios e as reinvindicações das entidades e instituições durante o manifesto em favor da causa pelas crianças, jovens e adolescentes (Foto/Rodrigo Ferreira)

Nenhum comentário: