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terça-feira, 8 de abril de 2014

TV Cultura Itabira abre processo seletivo; inscrições até 24 de abril

Fachada da nova sede da TV Cultura de Itabira, prestes para ser entregue em Agosto deste ano (Foto/Fccda/Reprodução/Divulgação)
 
A TV Cultura de Itabira abre processo seletivo simplificado para a contratação de profissionais para atender necessidade temporária. As inscrições serão realizadas por meio da entrega da documentação, via correios ou sedex postados no período de 09 a de abril ou diretamente na sede da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro, no horário das 09:00 às 11:00 e das 14:30 às 17:00. 

As vagas disponíveis são para os cargos de Assistente de Produção, Diretor de Imagem, Produtor Executivo, Técnico de Manutenção de Televisão, Editor de Vídeo Tape e Operador de Câmera de Unidade Portátil Externa.



FUNDAÇÃO CULTURAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE – FCCDA
 
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DEPROFISSIONAIS POR TEMPO DETERMINADO PARA TV CULTURA DE ITABIRA, MINAS GERAIS.  EDITAL N° 003/2014 - FCCDA, 04 DE ABRIL DE 2014. 
 
O Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade – FCCDA, no uso das atribuições que lhe confere o inciso V, XIII, XV do artigo 19 do Estatuto da entidade, a que se refere a lei n° 2.311, de 31/05/1985 e aprovado pelo Decreto n° 2.823, de 26/04/2000, e alterado pelos Decretos n° 0.452, de 30/07/2001 e 0.479, de 23/08/2001, institui o presente Edital, que torna publico a realização do Processo Seletivo Simplificado para contratação por tempo determinado para a TV Cultura de Itabira, Minas Gerais, conforme cronograma em forma de Anexo I deste edital. 


1. DA DESTINAÇÃO

1.1. O processo destina-se à seleção de profissionais, para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, durante o seu período de vigência, para os cargos de Assistente de Produção, Diretor de Imagem, Produtor Executivo, Técnico de Manutenção de Televisão, Editor de Vídeo Tape, Operador de Câmera de Unidade Portátil Externa, em atendimento às necessidades da TV Cultura de Itabira, Minas Gerais.


2. DA DIVULGAÇÃO
 
2.1. A divulgação oficial do Processo Seletivo dar-se-á através dos quadros de aviso afixado no prédio sede da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, na Avenida Carlos Drummond de Andrade, nº 666, Centro, Itabira, Minas Gerais, na sede da TV Cultura de Itabira, Rua Santana, 426, Penha, Itabira, Minas Gerais, no Diário Oficial do Município e no site: www.fccda.mg.gov.br.
 

3. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 

3.1. O Processo Seletivo para  Assistente de Produção, Diretor de Imagem, Produtor Executivo, Técnico de Manutenção de Televisão, Editor de Vídeo Tape, Operador de Câmera de Unidade Portátil Externa, será regido por este Edital e executado pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. 

3.2. A realização da inscrição implica, por parte do candidato, a ciência e aceitação expressas das regras estabelecidas neste Edital.  

3.3. O candidato aprovado no presente Processo Seletivo deverá ter disponibilidade para contratação imediata, caso seja convocado.  

3.4. O candidato poderá concorrer para até 02 (dois) cargos neste Processo Seletivo, desde que atendidos os requisitos de ambos, porém a admissão poderá se dar em apenas um cargo e de acordo com a ordem de classificação.


4. DOS REQUISITOS BÁSICOS 

4.1. A contratação do candidato estará condicionada ao atendimento das seguintes condições: a) Ter idade mínima de 18 anos; b) Ter sido aprovado e classificado em todas as etapas deste Processo Seletivo; c) Apresentar documentação completa, solicitada quando da contratação, especificada no item 16.3 deste Edital; d) Comprovar a escolaridade necessária, conforme disposto no item 5.1; e) Não se enquadrar nas vedações de acumulação previstas nos incisos XVI, XVII e parágrafo 10 do art. 37 da Constituição Federal de 1988 e art. 5º da Lei Municipal n. 4.376/10; f) O candidato deverá ter disponibilidade para trabalhar em regime de carga horária de 40 (quarenta) horas semanais.


5. DOS CARGOS, REQUISITOS MÍNIMOS, REMUNERAÇÃO E VAGAS
 
5.1. Os cargos, requisitos mínimos exigidos, remuneração e as vagas são os estabelecidos no quadro abaixo:  

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO

_Segundo grau completo e experiência comprovada de no mínimo 1 (um) ano.

_40 horas semanais 

_1 vaga 

_Salário: R$ 981,35


DIRETOR DE IMAGEM
 
_Segundo grau completo e experiência comprovada de no mínimo 1 (um) ano.

_40 horas semanais 

_2 vagas  

_Salário: R$ 1.967,61


PRODUTOR EXECUTIVO
 
_Segundo grau completo e experiência comprovada de no mínimo 1 (um) ano.

_40 horas semanais 
 
_3 vagas (sendo 1 vaga para reservada para portadores de necessidades especiais)

_ Salário: R$ 1.167,77


TÉCNICO DE MANUTENÇÃO DE TELEVISÃO, NA FUNÇÃO DE ELETRÔNICA
 
_Curso Técnico correspondente, experiência comprovada de  no mínimo 1 (um) ano e registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura).

_40 horas semanais 

_2 vagas  

_Salário: R$ 1.389,67


TÉCNICO DE MANUTENÇÃO DE TELEVISÃO, NA FUNÇÃO DE ELETRICIDADE (ELETROTÉCNICA)
 
_Curso Técnico correspondente, experiência comprovada de no mínimo 1 (um) ano e registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura).

_40 horas semanais 

_1 vaga

_Salário: R$ 1.389,67


EDITOR DE VÍDEO TAPE
 
_Segundo grau completo e experiência comprovada de no mínimo 1 (um) ano.
 
_40 horas semanais 
 
_3 vagas  (sendo 1 vaga para reservada para portadores de necessidades especiais)
 
_Salário: R$ 1.653,71


OPERADOR DE CÂMERA DE UNIDADE PORTÁTIL EXTERNA
 
_Segundo grau completo e experiência comprovada de no mínimo 1 (um) ano e ser portador de Carteira Nacional de Habilitação - categoria B.

_40 horas semanais 

_3 vagas  

_Salário: R$ 1.653,71


6. QUADRO DE ATRIBUIÇÕES – CARGOS E ATRIBUIÇÕES 

6.1. ASSISTENTE DE PRODUÇÃO

a) executar atividade de assessoramento, em todos os níveis da produção de programas da TV Cultura antes e durante a exibição dos mesmos;
 
b) analisar e estabelecer tempo para fechamento dos programas;
 
c) planejar obtenção de meios e materiais necessários para execução dos programas e matérias jornalísticas;
 
d) acompanhar a disponibilização de recursos técnicos e operacionais para a gravação das ações de programas;
 
e) organizar material gravado e preparar edição;
 
f) agendar matérias jornalísticas e orientar a equipe de reportagem sobre o local e horário agendado; 
 
g) auxiliar e assessorar o produtor executivo na apuração e realização de programas e matérias jornalísticas da emissora de televisão;
 
h) verificar disponibilidade de repórteres, cinegrafistas, motoristas, recursos e equipamentos para participar de reuniões de pauta e sugerir matérias que poderão ser realizadas;
 
i) pesquisar sobre as localidades de realização das matérias jornalísticas;
 
j) elaborar relatórios sobre ocorrências verificadas em sua área de atuação;
 
k) zelar por sua aparência pessoal, mantendo as vestimentas ou o uniforme em perfeitas condições de uso, bem como a guarda e conservação dos objetos necessários ao exercício de suas atividades;
 
l) zelar pela conservação de materiais e equipamentos colocados à sua disposição ou sob sua responsabilidade, solicitando manutenção e reparos quando necessários;
 
m) respeitar as normas de segurança e de higiene no trabalho;
 
n) executar outras atribuições afins.


6.2. DIRETOR DE IMAGEM

a) selecionar as imagens e efeitos que devem ser transmitidos e/ou gravados, orientando os câmeras quanto ao seu posicionamento e ângulo de tomadas;
 
b) coordenar os trabalhos de som, imagens, gravação, telecine, efeitos, etc., supervisionando e dirigindo toda a equipe operacional durante os trabalhos;
 
c) operar corretamente a mesa de controle mestre, colocando a programação que vai ao ar, com base no roteiro de programação;
 
d) elaborar relatório diário do funcionamento da mesa, encaminhando-o devidamente;
 
e) coordenar e executar a exibição de programas e intervalos, determinando ao controle mestre, a sequencia e horários de transmissão;
 
f) determinar soluções de substituições de programas, em caso de emergências;
 
g) elaborar boletins e roteiros de programação e a montagem dos intervalos, observando as diretrizes fixadas;
 
h) ajustar a afinação da programação no momento da exibição;
 
i) manter atualizado o arquivo de boletins de outras emissoras, telex e outros;
 
j) levantar as necessidades de recursos técnicos, materiais e humanos necessários do bom funcionamento, tomando providências necessárias;
 
k) contactar as demais emissoras para confirmar horários de geração de programas e entradas em rede;
 
l) controlar a recepção do material gerado, observando se está sendo feita de maneira adequada;
 
m) zelar por sua aparência pessoal, mantendo as vestimentas ou o uniforme em perfeitas condições de uso, bem como a guarda e conservação dos objetos necessários ao exercício de suas atividades;
 
n) zelar pela conservação de materiais e equipamentos colocados à sua disposição ou sob sua responsabilidade, solicitando manutenção e reparos quando necessários;
 
o) respeitar as normas de segurança e de higiene no trabalho;
 
p) executar outras atribuições afins.


6.3. PRODUTOR EXECUTIVO

a) organizar e produzir programas de qualquer gênero, inclusive telenoticioso ou esportivo, supervisionando a utilização de todos os recursos nele empregado;
 
b) planejar e criar programas, com base em objetivos pré-estabelecidos, elaborando projetos e encaminhando-os à aprovação superior;
 
c) estabelecer as necessidades da produção do programa, calculando gastos com materiais, remuneração de pessoal técnico, artístico, quando for o caso, e outros recursos humanos;
 
d) selecionar o pessoal artístico a ser contratado, para integrar as equipes necessárias às montagens dos programas;
 
e) planejar a apresentação do programa, definindo ensaios, cenários, iluminação, números, debatendo com elementos envolvidos, sempre que necessário;
 
f) conduzir e supervisionar os ensaios, coordenando e orientando o trabalho dos atores e do pessoal técnico, nas atividades de som, iluminação e decoração;
 
g) solucionar os problemas surgidos durante a gravação, para assegurar a qualidade e o sucesso do programa;
 
h) zelar por sua aparência pessoal, mantendo as vestimentas ou o uniforme em perfeitas condições de uso, bem como a guarda e conservação dos objetos necessários ao exercício de suas atividades;
 
i) zelar pela conservação de materiais e equipamentos colocados à sua disposição ou sob sua responsabilidade, solicitando manutenção e reparos quando necessários;
 
j) respeitar as normas de segurança e de higiene no trabalho;
 
k) executar outras atribuições afins.


6.4. TÉCNICO DE MANUTENÇÃO DE TELEVISÃO

Na Função: ELETRÔNICA

a) efetuar manutenção eletrônica preventiva e corretiva nos equipamentos obervando as técnicas aplicáveis;
 
b) analisar diariamente o funcionamento dos equipamentos, observando quaisquer irregularidades, para executar as correções;
 
c) examinar maquinários e equipamentos, valendo-se dos planos de desmontagem, especificações e de instrumentos adequados para localizar e identificar defeitos;
 
d) instalar e reparar equipamentos, consertando ou substituindo peças, fazendo as regulagens necessárias, medindo e testando elementos, para mantê-las em condições de funcionamento;
 
e) identificar a necessidade de encaminhamento de equipamentos para manutenção externa para assegurar condições de funcionamento regular e eficiente;
 
f) operar e/ou utilizar equipamentos, instalações e materiais; 
 
g) executar trabalhos repetitivos de mensuração e controle de qualidade;
 
h) prestar assistência técnica, ao nível de sua habilitação, na compra e venda de equipamentos e materiais;
 
i) elaborar orçamentos relativos às atividades de sua competência; 
 
j) zelar por sua aparência pessoal, mantendo as vestimentas ou o uniforme em perfeitas condições de uso, bem como a guarda e conservação dos objetos necessários ao exercício de suas atividades;
 
k) zelar pela conservação de materiais e equipamentos colocados à sua disposição ou sob sua responsabilidade, solicitando manutenção e reparos quando necessários;
 
l) respeitar as normas de segurança e de higiene no trabalho;
 
m) executar outras atribuições afins.
 

Na Função: ELETRICIDADE(ELETROTÉCNICA)

a) executar a manutenção preventiva e corretiva das instalações elétricas;
 
b) fazer a montagem de instalações elétricas para a estrutura de gravações da TV cultura;
 
c) fazer instalação de iluminação nas estruturas de gravações da emissora;
 
d) dar manutenção elétrica no grupo gerador;
 
e) examinar maquinários e equipamentos elétricos, valendo-se dos planos de montagem, especificações e de instrumentos adequados para localizar e identificar defeitos;
 
f) reparar a rede elétrica interna e partes elétricas de equipamentos, consertando ou substituindo peças, fazendo as regulagens necessárias, medindo e testando elementos, para mantê-las em condições de funcionamento;
 
g) proceder à instalação, reparo ou substituição de tomadas, fios, lâmpadas, painéis, e interruptores, utilizando ferramentas e técnicas apropriadas; 
 
h) identificar a necessidade de encaminhamento de equipamentos para manutenção externa para assegurar condições de funcionamento regular e eficiente;
 
i) operar e/ou utilizar equipamentos, instalações e materiais; 
 
j) executar trabalhos repetitivos de mensuração e controle de qualidade;
 
k) prestar assistência técnica, ao nível de sua habilitação, na compra e venda de equipamentos e materiais;
 
l) elaborar orçamentos relativos às atividades de sua competência; 
 
m) zelar por sua aparência pessoal, mantendo as vestimentas ou o uniforme em perfeitas condições de uso, bem como a guarda e conservação dos objetos necessários ao exercício de suas atividades;
 
n) zelar pela conservação de materiais e equipamentos colocados à sua disposição ou sob sua responsabilidade, solicitando manutenção e reparos quando necessários;
 
o) respeitar as normas de segurança e de higiene no trabalho;
 
p) executar outras atribuições afins.
 
 
6.5. EDITOR DE VÍDEO TAPE
 
a) editar os programas gravados; manejar as máquinas operadoras durante a montagem final e edição; 
 
b) ajustar as máquinas; 
 
c) determinar, conforme orientação do diretor do programa, o melhor ponto de edição;
 
d) operar a mesa de áudio, regulando o som que vai ao ar;
 
e) operar a mesa de edição de vídeo;
 
f) nivelar o som das gravações das programações diárias, amplificando e/ou diminuindo, quando necessário;
 
g) editar reportagens segundo orientações pré-determinadas;
 
h) controlar o áudio do estúdio, num mesmo nível, na hora das gravações no estúdio;
 
i) participar das gravações externas, executando todas as atividades inerentes;
 
j) ligar e desligar equipamentos em períodos de gravação, quando necessário;
 
k) operar e regular equipamentos de iluminação;
 
l) zelar por sua aparência pessoal, mantendo as vestimentas ou o uniforme em perfeitas condições de uso, bem como a guarda e conservação dos objetos necessários ao exercício de suas atividades;
 
m) zelar pela conservação de materiais e equipamentos colocados à sua disposição ou sob sua responsabilidade, solicitando manutenção e reparos quando necessários;
 
n) respeitar as normas de segurança e de higiene no trabalho;
 
o) executar outras atribuições afins.
 
 
6.6. OPERADOR DE CÂMERA DE UNIDADE PORTÁTIL EXTERNA
 
a) encarregar-se da gravação de matéria distribuída pelo supervisor de operações, planificar e orientar o entrevistador, repórter e iluminador no que se refere aos aspectos técnicos de seu trabalho;
 
b) operar a câmera da gravação de imagem, seguindo as ações e ajustando o enfoque segundo a conveniência, e buscando manter o equilíbrio e a composição do quadro, para gravar as cenas;
 
c) manejar a câmera, seguindo a ação da cena, mantendo os níveis de cor, equilíbrio de movimentos, composição dos quadros e outros elementos, para gravar ou transmitir reportagens, programas e representações dramáticas;
 
d) orientar o pessoal da iluminação, instruindo-os em suas tarefas, assegurando assim boa qualidade de imagem;
 
e) verificar, tecnicamente, antes de cada gravação, as condições do equipamento,
 
f) assegurando a perfeição da gravação;
 
g) acompanhar a equipe técnica nas gravações externas;
 
h) zelar por sua aparência pessoal, mantendo as vestimentas ou o uniforme em perfeitas condições de uso, bem como a guarda e conservação dos objetos necessários ao exercício de suas atividades;
 
i) zelar pela conservação de materiais e equipamentos colocados à sua disposição ou sob sua responsabilidade, solicitando manutenção e reparos quando necessários;
 
j) respeitar as normas de segurança e de higiene no trabalho;
 
k) executar outras atribuições afins.
 
 
7. DAS INSCRIÇÕES 
 
7.1. Antes de se inscrever, o candidato deverá tomar conhecimento das normas e condições estabelecidas neste Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento em nenhuma hipótese.  
 
7.2. As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados.  
 
7.3. As inscrições para o Processo Seletivo para Contratação de Serviço em caráter temporário serão realizadas por meio da entrega da documentação, via CORREIOS por SEDEX postados no período de 09/04/2014 a 24/04/2014 ou diretamente na sede da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro, CEP: 35900-025, Itabira, Minas Gerais, no mesmo período, no horário das 09:00 às 11:00 e das 14:30 às 17:00 (exceto aos sábados, domingos e feriados).  
 
7.4. Não serão aceitas inscrições após a data e/ou fora horário acima referido. A postagem poderá ocorrer até o último dia do prazo para inscrições.  
 
7.5 A documentação exigida para a inscrição deverá estar composta de: a) Requerimento de Inscrição (Anexo II) e Declaração (Anexo III) corretamente preenchidos e assinados; b) Currículo; c) Cópia autenticada do documento que comprove a habilitação mínima exigida e cópia autenticada do histórico escolar; d) Cópia simples do Documento de Identidade; e) Cópia simples do CPF; f) Cópia simples de comprovante de endereço; g) procuração, se candidato inscrito por meio de procurador legal.  
 
7.6. A não apresentação de qualquer documento acima relacionado implicará na desclassificação do candidato.  
 
7.7. Não será permitida a apresentação de documento novo após encerramento do período de inscrições, salvo no caso de diligências necessárias da Comissão para esclarecimento de informações constantes nos documentos apresentados.  
 
7.8. A documentação e o Requerimento de Inscrição deverão ser acondicionados em envelope lacrado, contendo a seguinte identificação: 

FUNDAÇÃO CULTURAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 003/2014 PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA NA TV CULTURA DE ITABIRA

Avenida Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro, CEP: 35900-025, Itabira, Minas Gerais 7.9. Para as inscrições efetuadas pessoalmente será entregue protocolo no ato da inscrição. Nas inscrições realizadas pelos Correios, o candidato poderá retirar seu protocolo pessoalmente ou por procurador constituído. 
 

8. DA COMPROVAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL E ATIVIDADE PRESTADA 
 
8.1. Em Órgão público: documento expedido pelo Poder Federal, Estadual ou Municipal em papel timbrado, com carimbo do órgão expedidor, datado e assinado, não sendo aceitas, sobre hipótese alguma, declarações expedidas sem os requisitos especificados neste item. 
 
8.2. Em empresa privada: a) Cópia da carteira de trabalho (página de identificação com foto e dados pessoais e registro do (s) contrato(s) de trabalho). Em caso de contrato de trabalho em vigor (carteira sem data de saída), o tempo de serviço será considerado até a data no requerimento de inscrição, preenchida pelo servidor responsável da mesma. 
 
8.3. Como prestador de serviços: a) Cópia autenticada do contrato de prestação de serviços ou declaração original da empresa onde atua/atuou, em papel timbrado ou com carimbo de CNPJ, data e assinatura do responsável pela emissão da declaração, comprovando efetivo período de atuação no cargo.  
 
8.4. Considera-se experiência/exercício profissional toda atividade desenvolvida estritamente no cargo pleiteado.
 
8.6. Sob nenhuma hipótese será aceita comprovação de exercício profissional fora dos padrões especificados neste item, bem como experiência profissional na qualidade de proprietário/sócio de empresa ou profissional autônomo. 
 
8.7. Será admitida a inscrição por terceiros, mediante a entrega de procuração do interessado, devidamente registrada em cartório, acompanhada de cópia legível com assinatura de acordo com o documento de identidade apresentado.
  
8.8. O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as consequências de eventuais erros de seu representante.  
 
8.9. Na inscrição presencial, após preencher a ficha de inscrição, o candidato ou seu procurador deverá anexá-la aos demais documentos e entregá-la ao atendente, que deverá conferi-la e depositá-la em envelope pardo tipo ofício, identificado e lacrado, na presença do candidato ou seu procurador.  


9. DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
 
9.1. Às pessoas portadoras de necessidades especiais é assegurado o direito de se inscreverem no presente processo seletivo para as vagas reservadas especificadas no item 5.1, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, de acordo com a Lei Municipal nº 3.652/2001 e Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Itabira (Lei Nº 4056/2007).
 
9.2. Consideram-se pessoas portadoras de necessidades especiais aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas na Lei Municipal Nº 3652/2001 e no artigo 4º, do Decreto Federal Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo decreto federal Nº 5.296 de 02/12/2004. 
 
9.3. O interessado deverá, necessária e obrigatoriamente, protocolar junto à Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, laudo médico detalhado, com data que antecede no máximo de 3 (três) meses da data da inscrição, que indique a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID) e à sua provável causa ou origem.  
 
9.4. O candidato com deficiência terá de protocolar o laudo médico a que alude o item anterior, no ato da inscrição, podendo fazê-lo pessoalmente ou mediante procuração particular, no local, dia e horário estabelecidos neste edital. 
 
9.5. Na falta do laudo médico ou não contendo esse as informações e as exigências indicadas, a inscrição preliminar será processada em concorrência com os demais candidatos não portadores de necessidades especiais, mesmo que declarada tal condição.
 

10. DO ATENDIMENTO ESPECIAL AOS CANDIDATOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

10.1. O candidato habilitado na primeira etapa que necessitar de atendimento especial para a realização da prova prática deverá anexar ao formulário de inscrição a relação dos recursos especiais necessários. A solicitação de condições especiais será atendida segundo critérios de viabilidade e de razoabilidade.
 
10.2. A concessão de tempo adicional para a realização da prova prática somente será deferida caso tal recomendação seja decorrente de orientação médica específica contida no laudo médico enviado pelo candidato. 
 
10.3. A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade não se responsabiliza por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada do laudo. 
 
10.4. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova prática deverá solicitar atendimento especial para tal fim até 48 (quarenta e oito) horas antes da data agendada para a prova. A candidata deverá trazer um acompanhante, que ficará em sala reservada com a criança e será o responsável por sua guarda.
 
10.5. Não haverá compensação do tempo de amamentação em favor da candidata.
 
10.6. Será divulgada no endereço eletrônico www.fccda.mg.gov.br a relação de candidatos que tiverem deferidos ou indeferidos os pedidos de atendimento especial para a realização da prova prática.
 
10.7. O candidato cujo pedido de atendimento especial for indeferido poderá interpor recurso até o primeiro dia útil subsequente ao da divulgação do resultado da análise dos pedidos, mediante requerimento dirigido à Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
 
 
11. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO 
 
11.1. A seleção será realizada por Comissão, previamente nomeada pelo Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, composta de 03 (três) membros, os quais deverão ser pessoas de ilibada reputação moral e preferencialmente com conhecimento na área televisiva, tendo, dentre outras, as atribuições de examinar e avaliar os documentos apresentados pelo candidato, aplicar e avaliar a prova prática. 
 
11.2. Haverá  composição de Comissão para a fase de habilitação (documental) e outra composição para aplicação de cada prova prática, considerando as especificidades dos cargos.
 
 
12. DAS ETAPAS DE SELEÇÃO 
 
12.1. Os candidatos que tiverem comprovado a habilitação mínima exigida serão avaliados em duas etapas, a saber:
 
12.1.1. Comprovação de experiência profissional, conforme item 8 (sendo atribuído 1 ponto por ano de experiência na área inscrita até o limite de 15 pontos).
 
12.1.2. Realização de prova prática (0 a 25 pontos), apenas para os concorrentes aos cargos de Editor de Vídeo Tape, Produtor Executivo e Operador de Câmera de Unidade Portátil Externa.
 
12.2. Os critérios de aplicação da prova prática estão especificados no Anexo IV do presente Edital.
 
12.3. Os candidatos habilitados na primeira etapa concorrentes aos cargos de Editor de Vídeo Tape, Produtor Executivo e Operador de Câmera de Unidade Portátil Externa, serão convocados para aplicação da prova prática, por meio de divulgação no site www.fccda.mg.gov.br e no Jornal Diário de Itabira, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, sendo de responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações relativas ao Processo Seletivo.
 
12.4. Caso o candidato convocado não esteja disponível para realização da prova prática na data, local e horários determinados, o mesmo será automaticamente desclassificado. 
 
 
13. DA CLASSIFICAÇÃO
 
13.1. Os candidatos serão classificados na ordem decrescente do total de pontos obtidos. 
 
13.2. Serão considerados os seguintes critérios, por ordem de prioridade, para o caso de desempate: a) O candidato que apresentar maior pontuação na realização da prova prática, para os cargos de Editor de Vídeo Tape, Produtor Executivo e Operador de Câmera de Unidade Portátil Externa; b) O candidato que apresentar maior tempo comprovado de experiência profissional; c) O candidato com maior idade. 
 
 
14.  DO RESULTADO DA SELEÇÃO
 
14.1. Os resultados das etapas do Processo Seletivo serão publicados no quadro de avisos da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, da TV Cultura de Itabira e no site da Fundação: www.fccda.mg.gov.br.
 
14.2. O Resultado final será divulgado no quadro de avisos da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, da TV Cultura de Itabira, no Diário Oficial do Município e no site da Fundação: www.fccda.mg.gov.br.
 
 
15. DA HOMOLOGAÇÃO 
 
15.1. A homologação do presente Processo Seletivo será divulgada no quadro de avisos da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, da TV Cultura de Itabira, no Diário Oficial do Município e no site da Fundação: www.fccda.mg.gov.br.
 
 
16. DA CHAMADA E CONTRATAÇÃO
 
16.1. A chamada do candidato para ocupar a vaga será efetuada pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, de acordo com a classificação final e necessidade da Fundação, por meio de convocação por email e publicação no Diário Oficial do Município. 
 
16.2.  O não comparecimento do candidato classificado no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas contados da convocação, implicará na alteração da ordem de classificação, devendo o candidato ser reposicionado no final da lista de classificados.
 
16.3. Por ocasião da contratação, serão exigidos do candidato classificados os seguintes documentos: a) original e xerox do PIS ou PASEP; b) original da certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos; c) original e xerox do cartão de vacina dos filhos menores de 6 anos; d) certidão de casamento ou nascimento; e) comprovante de endereço; f) original e xerox da carteira de trabalho; g) Cópia simples do Certificado de Reservista, no caso de brasileiro nato; h) Cópia simples do Título de Eleitor, no caso de brasileiro; i) Comprovante de votação da última eleição, no caso de brasileiro.  
 
16.4. A rescisão do contrato administrativo ocorrerá: a) a pedido do contratado; b) pela conveniência da Fundação, a juízo da autoridade que autorizou a contratação; c) pelo cometimento de infração contratual, apurada em processo sumário; d) pelo decurso dos prazos estabelecidos no parágrafo único do artigo 4º da Lei Nº 4376/2010, ou daquele consignado no instrumento contratual. 
 
 
17. DOS RECURSOS
 
17.1. Da publicação do resultado da habilitação e da aplicação da prova prática admitir-se-á o pedido de revisão na contagem de pontos, no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, dirigido à Comissão mencionada no item 11.2.
 
 
18. DA VIGÊNCIA DO PROCESSO 
 
18.1. O Processo Seletivo Simplificado terá validade de 01 (um) ano, a contar da data publicação da homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, mediante ato próprio da autoridade competente.
 
 
19. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 
 
18.1. Caso não haja candidatos inscritos, o prazo de inscrição ficará automaticamente prorrogado por mais 10 (dez) dias, alterando-se proporcionalmente as demais datas do cronograma.  
 
19.2. A aprovação neste Processo Seletivo Simplificado assegurará apenas a expectativa de direito à contratação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e do prazo de validade do processo seletivo.  
 
19.3. Na desistência, renúncia ou eliminação de algum candidato aprovado dentro do número de vagas, estas serão preenchidas pelos demais candidatos, observando-se a ordem de classificação.  
 
19.4. Os candidatos não selecionados terão um prazo de 60 (sessenta) dias, após o resultado do respectivo Processo Seletivo, para a retirada de sua documentação, que, após esse prazo, será incinerada.  
 
19.5. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Coordenadora e Fiscalizadora do Processo Seletivo Simplificado ou pelo Superintendente, no que couber. 
 

ANEXO I - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL N° 003/2014 CRONOGRAMA PREVISTO
 
Fase                                                                             Período previsto
 
Inscrições                                                              09/04/2014 a 24/04/2014
 
Divulgação dos habilitados na 1ª. Etapa                               28/04/2014
 
Fase de recursos                                                    29/04/2014 a 30/04/2014
 
Convocação para prova prática                                           07/05/2014
 
Realização da prova prática                                         10 e 11/05/2014
 
Divulgação dos aprovados na 2ª. Etapa (Prova Prática)         13/05/2014
 
Fase de recursos                                                       14/05/14 a 15/05/14
 
Divulgação do Resultado Final (Homologação)                      20/05/2014



ANEXO IV - CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DA PROVA PRÁTICA

1. CARGO: EDITOR DE VÍDEO  

Habilidades esperadas:
 
_Capacidade de editar um vídeo de 1,5 a 2 minutos a partir de um vídeo bruto de 20 minutos, vinheta, trilhas sonoras e artes.


Equipamentos disponibilizados:

_Estação de trabalho para edição.

_Windows 7 com os softwares Adobe Premiere CS6, After Effects CS6, Encore e Photoshop.

_Fones de ouvido profissionais.


Duração da prova: 120 (cento e vinte) minutos


Critérios da avaliação:

Quesitos:                            

*Habilidade com software/ créditos e artes.   

_Pontuação máxima: 05 pontos  

_Desconto por erro: 2,5 pontos        
       

*Avaliação técnica, estética e plástica da edição.    

_Pontuação máxima: 10 pontos  

_Desconto por erro: 2,5 pontos   



*Avaliação do conteúdo da edição.                           

_Pontuação máxima: 20 pontos  

_Desconto por erro: 2,5 pontos   




2. CARGO: OPERADOR DE CÂMERA DE UNIDADE PORTÁTIL EXTERNA 

Habilidades esperadas:

_Captar imagens e sons no formato jornalístico para uma pauta que inclua cenas internas, externas, gravação de “povo fala”, passagem com o repórter e gravação de entrevista, acompanhado de um repórter
 
_Prática de operação de câmeras de vídeo.
 
_Prática específica de operação de câmera SONY HVRZ7
 
_Domínio sobre as possibilidades e as limitações de câmeras de vídeo e seus acessórios.
 
- Habilidade na composição de imagens audiovisuais através de demandas técnicas e da plasticidade de planos, enquadramentos e movimentos de câmera. 
 
 
Equipamentos disponibilizados:
 
_Câmera de vídeo digital SONY HVRZ7
_01 microfone lapela sem fio.
_01 microfone com fio.
_02 cartões de memória de 32 GB.
_02 baterias para câmera carregadas.


Duração da prova: 90 (noventa) minutos


Critérios da avaliação:

Quesitos:
                                                                                             
*Habilidade, agilidade e cuidado com os equipamentos e a operação (incluindo preparação, teste a ajuste do equipamento). 

_Pontuação máxima: 05 pontos

_Desconto por erro: 2,5 pontos  



*Avaliação estética e plástica da gravação.

_Pontuação máxima: 10 pontos

_Desconto por erro:  2,5 pontos

 

*Avaliação do Conteúdo da Gravação (incluindo leitura e interpretação da pauta e resolução das locações).

_Pontuação máxima: 20 pontos

_Desconto por erro:  2,5 pontos

 


3. CARGO: PRODUTOR EXECUTIVO: 

Habilidades esperadas:

_Capacidade de escrever uma pauta para uma reportagem de 1 a 2,2 minutos que vai ao ar em um telejornal baseada em um tema apresentado com enfoque educativo e informações colhidas da internet. Na pauta deverá constar o resumo das principais informações da notícia, sugestão de entrevistas e imagens, necessidade das imagens do arquivo e indicação do equipamento necessário.

_Capacidade de escrever o texto da matéria da pauta (mínimo de três offs e uma passagem e uma indicação de sonora com povo fala). 


Equipamentos disponibilizados:

 _Computadores com conexão com a internet.

Duração da prova: 120 (cento e vinte) minutos


Critérios da avaliação:

Quesitos:
 
*Pauta baseada no tema apresentado com um enfoque educativo e informações recolhidas da internet.

_Pontuação máxima: 10 pontos

_Desconto por erro: 2,5 pontos
  

 
*Texto da matéria da pauta (mínimo de três offs, uma passagem e uma indicação de sonora com povo fala). 
 

_Pontuação máxima: 20 pontos  

_Desconto por erro: 2,5 pontos

 

*Criatividade e capacidade de sugerir novo tema a partir do trabalho realizado
 
__Pontuação máxima: 5 pontos

São Gonçalo institui Conselho do Idoso

Representantes de vários setores que integram Conselho do Idoso de São Gonçalo (Foto/Anágnia Flóis/ACOM PMSGRA)

O Município de São Gonçalo do Rio Abaixo instituiu, na última semana, o Conselho Municipal do Idoso. Eleição e posse dos conselheiros ocorreram no dia 3 de abril, no auditório do Centro Cultural. A ação tem por objetivo assegurar direitos ao idoso criando condições que promovam integração social.
 
O Conselho Municipal do Idoso foi instituído pela lei municipal nº 1015 / 2013 e permite que o órgão promova políticas públicas em parceria com os poderes Executivo e Legislativo.
 
O prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho foi representado pela Secretária de Governo, Andréa Ribeiro de Castro Mendes, quem destacou a importância do órgão. “O Conselho do Idoso representa mais dignidade à terceira idade e apoiamos essa iniciativa para que traga ações afetivas à população idosa que cresce em São Gonçalo e no Brasil devido ao aumento da expectativa de vida”, observa.
 
Representantes de vários setores integram o Conselho do Idoso de São Gonçalo:
 
I – Representantes da área Governamental:
a) Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social:
Titular: Evandro Batista dos Santos Pereira
Suplente: Cássia da Conceição Campos
 
b) Secretaria Municipal de Saúde
Titular: Israel Penaforte Chaves Júnior
Suplente: Leilane Caroline de Freitas
 
c) Secretaria Municipal de Cultura
Titular: Glória Regina da Silva
Suplente: Mirian Stella Blonski
 
d) Secretaria Municipal de Educação:
Titular: Silvânio Martins Gonçalves
Suplente: Roberto Geraldo de Oliveira
 
e) Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo
Titular: Josilane Luzia de Assis Augusto
Suplente: Maria Geralda Magna dos Santos
 
II – Entidades prestadoras de serviços socioassistenciais:
a) Associação Bem Viver da Terceira Idade - ABEVITI
Titular: Odete Rodrigues
Suplente: Kelly Oliveira Martins
 
b) Associação Assistência Social de São Gonçalo do Rio Abaixo - AASSGRA
Titular: Aline Roberta Barros Marques
Suplente: Bárbara Ferreira Neves
 
III – Organizações representativas da sociedade civil:
a) Associação Comunitária de Desenvolvimento Agropecuário e Cultural das Comunidades Bamba e Jurubeba - ASCOBAMBA
Titular: Flaviana Patrícia de Oliveira Santos
Suplente: Clementina Piedade Venâncio de Oliveira
 
b) Associação dos Evangélicos de São Gonçalo do Rio Abaixo - ASSESG
Titular: Rosângela de  Assis Antônio Marques
Suplente: Paola Cristina de Souza
 
IV – Representantes dos usuários dos serviços socioassistenciais:
Titular: Darcy Bispo Ferreira
Suplente: Cinira Alves da Costa
 
V - Representantes dos beneficiários do BPC – Benefício de Prestação     Continuada
Titular: Sueli Piedade dos Santos
Suplente: Celeste Balbina de Brito
 
VI - Profissionais da área da Saúde que não sejam do Poder Público.
Titular: Priscila de Barcelos Tôrres
Suplente: Maria Rafaella de Macedo

Afinal, o que Querem as Pessoas? O que VOCÊ quer?

Douglas Freire (Foto)
Ganhar na loteria, comprar uma casa, um carro, emagrecer, realizar viagens inesquecíveis, conseguir um bom casamento, ter o chamado “padrão de vida” junto ao emprego estável, um mundo melhor, poder ir para uma ilha deserta e ficar nu. Enfim... São vários os fatores comuns entre os desejos primários das pessoas.

Vamos analisar na prática as peculiaridades, nuances e contradições que ocorrem nas entrelinhas do que “as pessoas realmente querem”.
 
Primeiramente, precisamos parar e refletir se esses desejos acima descritos são realmente os fatores que quando alcançados, irão determinar a felicidade pessoal e o futuro cumprido. Às vezes, a dificuldade de enxergar e valorizar o que já temos de sólido na vida é o principal erro que cometemos com nós mesmos, pois, nesse ato se cria uma ilusão e deslumbramento que, quando evoluímos de fase (seja a obtenção dos desejos ou a mudança da condição que tinha), vem àquela sensação: “era mais feliz antes de ter isso, ou, era mais feliz com a vida que tinha”. Nesse aspecto, vejo que sim, é importante correr atrás, buscar o objetivo que se quer alcançar na vida, mas, aí vai a minha dica: Não se esqueça de que, enquanto você está buscando os seus objetivos, há um considerável período de tempo entre a busca e a realização; e é nessa fase que se precisa ter tal visão das coisas como abordado, para manter o equilíbrio não deixando de viver intensamente e ser feliz na sua realidade.
 
Sabemos que nós, seres humanos, nunca estamos plenamente satisfeitos com as coisas e temos um automatismo incorreto de estar sempre indo atrás de subterfúgios que justifiquem nossas reclamações e pontos de vista negativos. Nisso, é importante que tenhamos certos ‘tinos’ que geralmente não percebemos e  ocorrem as contradições em situações como as exemplificadas a seguir – (que enfatiza a pergunta ‘o que as pessoas realmente querem’):

O indivíduo finalmente consegue adquirir seu veículo próprio, certo tempo depois começa a reclamar que está engordando por falta de caminhar e que se sente isolado – por não ter mais o contato direto com pessoas diferentes como nas ruas, ônibus, etc. As pessoas que buscam um emprego e, quando conseguem reclamam do salário e que está trabalhando demais. Alguns que fazem até promessa para ter uma relação afetiva estável, e tempo após quando conseguem reclamam, querem sair com os amigos para festas e acham chato ficar em casa assistindo filme. Como também aqueles que, trabalham duro o ano todo para conseguir viajar para o litoral nas férias, 10 dias na praia e, quando lá está, no quarto dia já reclama que não tem nada pra fazer e o tempo não passa. E o que falar das pessoas que querem um mundo melhor, mais diz odiar ou não se interessar por Política (que é a ferramenta existente que decide tudo que nos envolve e tem o poder para fazer o bem, e ajudar). E são essas mesmas pessoas que dedicam seu tempo e espaço para assistir e repercutir novelas, futebol, fofocas e realities shows na TV (...)

 Eu só poderia terminar essa coluna com uma pergunta: O que as pessoas realmente querem? Vem aí a Copa do Mundo no Brasil, o que vai querer de verdade a sociedade brasileira: Se a seleção ganhar a Copa tudo vai acabar em cerveja e festa? Ou se o Brasil perder no campo de futebol é que vai acontecer a profunda mudança no país, de não só a população ir às ruas no período dos jogos, mais manter o senso adotado continuamente inclusive em 7 de Outubro desse ano? Para que você, leitor (a) possa visualizar a mensagem prática dessa coluna, assista o vídeo no YouTube de apenas 3min e 54s chamado: “meus sapatos” – você vai se surpreender!


Douglas Freire, itabirano, 23 anos

Ribeirão Candidópolis - Prefeito participa de lançamento do Programa Produtor de Água

Prefeito Damon Lázaro de Sena anuncia o lançamento do Programa Produtor de Água (Foto/Ascom Ita)

O Ribeirão Candidópolis, principal manancial que abastece Itabira, contará com um programa que tem o objetivo de garantir, a longo prazo, a quantidade e a qualidade das águas que abastecem a cidade e municípios vizinhos. O Programa Produtor de Água foi lançado na tarde dessa segunda-feira (07), no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). Promovido pelos comitês das bacias hidrográficas (CBHs) dos rios Piracicaba, Santo Antônio e Doce, o evento contou com o apoio da Prefeitura de Itabira e do Instituto BioAtlântica – Agência de Água da Bacia do Rio Doce (IBio AGB Doce).

Público e autoridades ligados ao assunto participam também deste evento (Foto/Ascom Ita)
Participaram do lançamento o prefeito Damon Lázaro de Sena, o presidente do CBH Piracicaba Iusifith Chafith Felipe, o presidente do CBH Santo Antônio Felipe Benício Pedro, o diretor-geral do IBio AGB Doce Carlos Augusto Brasileiro de Alencar, o coordenador do Programa Produtor de Água do Ribeirão Candidópolis Sílvio Bueno Pereira, além de estudantes, professores, servidores públicos municipais e representantes de outros CBHs. 

O objetivo do programa é remunerar produtores de água por ações relacionadas ao uso e conservação do solo e das condições ambientais da propriedade. “Vamos investir, principalmente, na interlocução com o produtor rural. É um projeto que tem muito respaldo. Não é um programa barato, mas vamos buscar parcerias com prefeituras permanentemente. Não é só repassar recursos, e sim construir junto com os produtores um programa que de fato funcione”, afirmou Iusifith Felipe.

Damon Lázaro de Sena disse que Itabira é uma bacia de nascentes e ressaltou a necessidade de preservá-las para que seja garantido o abastecimento de Itabira e região. “Para se ter água, é necessário plantar árvores para permitir que ela seja absorvida pelo solo. É preciso investir em ações para recuperá-la em qualidade e quantidade. Se o gestor não se preocupar, vai faltar água para todo mundo. É necessário se conscientizar hoje da importância desse processo”, pontuou.

Nesse primeiro encontro, o gerente de Uso Sustentável da Água e do Solo da Agência Nacional das Águas (ANA), Devanir Garcia dos Santos, explicou o funcionamento do programa de melhoria da qualidade e da quantidade de água em mananciais, por meio de incentivo financeiro aos produtores. Ele disse que a adesão ao programa é voluntária e o pagamento é efetuado por serviços ambientais relacionados à pratica e manejos conservacionistas e à melhoria da cobertura vegetal. “Isso vai contribuir para o abatimento efetivo da erosão e da sedimentação, aumentando a infiltração da água no solo”, disse.

Ele destacou que é necessário a criação de parcerias e o envolvimento de toda a sociedade para que esse trabalho apresente os resultados esperados. O público teve a oportunidade de esclarecer dúvidas acerca do programa. Posteriormente, houve a palestra “Diagnóstico Socioambiental e Cálculo de Valoração Econômica do Serviço Ambiental – Bacia Hidrográfica do Ribeirão Candidópolis” com o professor da Universidade Federal de Viçosa, Fernando Falco Pruski. 

Para esta terça-feira (08), está marcada a oficina “Elaboração do Plano de Comunicação para o Programa Produtor de Água do Ribeirão Candidópolis”. O encontro acontecerá entre 9h e 12h no auditório da SMMA.

Unifei e Inovatec Lançam o edital de "Pré - incubação de Empresas de Base Tecnológica"


Prefeitura de Monlevade, através do CAT/SINE, informa vagas de emprego abertas:

(Foto/Divulgação)
 
01 vaga para Vigia
 
Critérios da Empresa
 
-Idade: 21 a 45anos
-Ter experiência
 
Horário de trabalho: 6 às 14 horas (segunda a sábado)
Salário: R$1.036,00
Benefícios: vale transporte e alimentação


Interessados devem comparecer amanhã, 8, às 14 horas, na sede do CAT/SINE localizada à Rua Armando Batista, 167, bairro Rosário, munidos de CPF, identidade, carteira de trabalho, PIS e comprovante de endereço que contenha CEP. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3851-7882 / 3852-1247.

Ouvir Você - Prefeito e secretários ouvem moradores do Barreiro, Palmital, Calunga e Baixada Grande

Ouvir Você realizado em fevereiro de 2014 no bairro Bethânia (Foto/Ascom Ita)
O prefeito Damon Lázaro de Sena e sua equipe de governo estarão na Escola Municipal Antônio Camilo Alvim, no bairro Barreiro, nesta quinta-feira (8), a partir das 19 horas, para mais uma edição do programa Ouvir Você. Damon de Sena, secretários municipais, os diretores-presidentes da Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda (Itaurb) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), além de secretários-adjuntos e assessores estarão à disposição dos moradores dos bairros Barreiro, Palmital, Calunga e Baixada Grande. O objetivo é atender reivindicações, críticas, reclamações, elogios, sugestões e opiniões sobre o que pode ser melhorado no município.    
 
De acordo com o ouvidor e coordenador do programa, Milson Fernandes Júnior, o Ouvir Você é o principal instrumento para garantir maior proximidade entre a população e a administração pública municipal, na busca por soluções. “A gente tem que passar sempre para a população que o Ouvir Você é a grande oportunidade do cidadão, do contribuinte estar diante da administração pública, para buscar junto ao governo as soluções para os problemas enfrentados no que se refere à saúde, educação, transporte, entre outros assuntos. É importante lembrar que estas solicitações vão para um banco de dados, são analisadas e atendidas conforme a prioridade”, disse o ouvidor. 


Saiba Mais 

Iniciado já no primeiro ano de governo do prefeito Damon de Sena, o programa foi levado aos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo, aos bairros Pedreira, Gabiroba, Santa Tereza, Ribeira de Baixo e Jardim dos Ipês, Água Fresca, Vila Salica, Vila Santa Bárbara, Vila Dom Prudêncio, Juca Batista e Cônego Guilhermino, além do Bethânia, Madre Maria de Jesus, Amazonas, Novo Amazonas e Clóvis Alvim. 
 
As duas últimas edições do Ouvir Você aconteceram no dia 27 de março na escola Municipal Nico Andrade, com 141 atendimentos e 234 solicitações dos moradores dos bairros João XXIII, Bálsamos, Fênix, Hamilton e Machado; e em seguida no dia 24 de abril, na Escola Municipal Marina Bragança de Mendonça, quando foram registrados 166 atendimentos aos moradores dos bairros Santa Marta, Monsenhor José Lopes, Ribeira de Cima e Santa Ruth e 305 solicitações registradas.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Abertura na Apae - Prefeitura promove 2ª Olimpíada da Inclusão


Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena "PV" (Foto/Ascom Ita)

A abertura da segunda edição da Olimpíada da Inclusão foi na manhã desta segunda-feira (07) na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Itabira. A atividade esportiva tem como objetivo a inclusão através do esporte e envolve, além da Apae, alunos da Escola Estadual Fazenda da Bethânia por meio da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMII), crianças assistidas pelo Conselho Municipal do Bem-Estar do Menor (Combem). Participaram do evento de abertura o prefeito Damon Lázaro de Sena, o vereador Geraldo Martins da Costa que representou a Câmara Municipal, o secretário municipal de Esporte e Lazer Elson Ferreira Sá, a diretora do Combem Gildênia Andrade Fernandes e o diretor da APMII Evandro Pereira Guerra Júnior. Alunos das três instituições de ensino apresentaram suas respectivas mascotes e explicaram sua simbologia.

Elson Sá falou que recebeu do Governo Municipal a incumbência de inovar e providenciar atividades que promovessem a inclusão social e, por isso, a olimpíada foi criada no ano passado. “Como pai de aluno da Apae, eu faço um agradecimento especial ao Dr. Damon pela atenção com que tem tratado esta escola e por todos os investimentos realizados aqui”, disse o secretário. 

Geraldo Martins da Costa parabenizou a administração municipal pelos bons projetos realizados no município e afirmou acreditar que muitos outros serão realizados. “Que esta olimpíada seja realmente de inclusão e tenho a certeza de que será um grande sucesso”, afirmou o vereador. 

Prefeito Damon de Sena testa a sua pontaria acertando a cesta (Foto/Ascom Ita)
O prefeito Damon Lázaro de Sena lembrou que hoje se comemora o Dia Mundial da Saúde e que “esporte é saúde”. Ele disse ainda que a olimpíada promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, é uma importante ferramenta de inclusão, porém é necessário expandir as ações. Dirigindo-se aos alunos das três escolas participantes, Damon disse que o sucesso é resultado do esforço. “Estamos na Prefeitura para atender vocês e espero que a olimpíada aconteça com respeito. Respeito aos professores, aos seus pais e à vida.”

No encerramento da solenidade de abertura, alguns alunos fizeram arremessos de bola ao cesto, como demonstração do basquete adaptado para pessoas com necessidades especiais. Visitantes como o prefeito Damon Lázaro de Sena aproveitaram o clima esportivo para testar sua pontaria. No total, 135 alunos participam da Olimpíada da Inclusão e todos os jogos serão realizados no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino até sexta-feira (11). 

Saúde - Prefeitura realiza campanha de prevenção do câncer de boca

Prefeitura Municipal de Itabira (Foto/Pedro Leal/Ascom Ita)
A Prefeitura de Itabira realiza a partir desta segunda-feira (07) a campanha de prevenção do câncer de boca. Com o objetivo de aumentar os índices de diagnóstico precoce da doença e de lesões potencialmente malignas, a ação será executada por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A campanha vai envolver dois níveis de prevenção. Na primária, serão divulgadas informações sobre o câncer bucal, o autoexame, os fatores de risco e a prevenção. Na secundária, haverá exames preventivos que serão realizados pelas equipes de saúde bucal da SMS.

No primeiro dia da campanha, dentistas da rede municipal participam de uma capacitação com o tema “Diagnóstico e cuidados odontológicos durante e após a terapia oncológica”. De terça-feira (08) até a sexta-feira (11), haverá avaliação bucal e orientações dos pacientes de riscos nas unidades de saúde municipais. A campanha conta ainda com orientações sobre prevenção da doença, feita pelas equipes de saúde bucal, na próxima quinta-feira (10), na avenida João Pinheiro, em frente ao Mercado Municipal. No final deste mês (26), será oferecida avaliação bucal para os idosos que participarem da campanha de vacinação contra a gripe.

“Por meio da campanha, além de identificar as lesões iniciais compatíveis com a doença, pretendemos ainda ampliar a educação e a percepção da população sobre a saúde bucal e a importância do diagnóstico precoce”, disse o secretário municipal de Saúde Reynaldo Damasceno.


Saiba Mais

O câncer bucal é uma doença grave. Se o diagnóstico é tardio, o prognóstico é desfavorável, com tratamentos mutilantes, caros e somente paliativos. Os principais fatores de risco para o câncer de boca são o fumo, a ingestão crônica de bebidas alcoólicas e a exposição prolongada à radiação solar. “Por isso a campanha é tão importante. Os dentistas da rede pública municipal estão empenhados nesta ação por acreditarem nos benefícios que ela pode trazer para a comunidade”, afirmou a chefe do Departamento de Ações em Saúde da SMS Vânia Maria Maimone Ribeiro.   

João Monlevade - Teófilo assina convênio para revitalização da Av. Armando Fajardo

O secretário de Estado, Danilo de Castro, e Teófilo Torres durante a assinatura do convênio (Foto/Acom PMJM )
Na última semana, o Prefeito de João Monlevade, Teófilo Torres, esteve com o Secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Danilo de Castro, para assinar convênio de recuperação da Avenida Armando Fajardo, nos bairros Cruzeiro Celeste e Loanda.
 
A via passará por recapeamento asfáltico e receberá mais de 60 rampas para acesso de deficientes físicos, alteamento de bueiros, coletores e poços de visita, além de reassentamento de meios-fios.

O convênio tem o valor de R$ 2.467.048,72 e, em breve, a Administração Municipal dará início ao processo licitatório. 

CAT/SINE divulga lista dos classificados para limpeza pública

(Foto/Divulgação)
                                                                      
Na última sexta-feira, 4, o CAT Sine realizou processo seletivo para contratação dos Auxiliares de Serviços Operacionais que atuarão nos trabalhos de limpeza pública da cidade.
 
A lista com os nomes dos classificados está fixada na sede do CAT/SINE, localizada à Rua Armando Batista, 167, bairro Rosário.
 

Esportes - Prefeitura promove 2ª Olimpíada da Inclusão

Prefeitura Municipal de Itabira e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer(Foto/Pedro Leal/Ascom Ita)
Começa nesta segunda-feira (07) a 2ª Olimpíada da Inclusão. Promovido pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o evento conta com a parceria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), do Conselho Municipal do Bem-Estar do Menor (Combem) e da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Itabira (APMII). A abertura será na Apae, às 9 horas.

Serão quatro dias de competições entre os alunos das três entidades. Com a iniciativa, o Governo Municipal pretende, além de promover a inclusão social, divulgar e incentivar a prática esportiva.

Para o prefeito Damon Lázaro de Sena, a 2ª Olimpíada da Inclusão Social “é uma maneira de romper as barreiras do preconceito e promover a inclusão. Incentivamos a prática esportiva e ainda, a cooperação, o respeito e a solidariedade”.

 
Confira a programação:

07/04 (segunda-feira)
9h – Abertura da 2ª Olimpíada da Inclusão
10h – Basquete Adaptado/ Tiros Livres (Sub 09)
Local: Apae

13h30 às 15h – Queimada (Sub 17)
15h às 16h – Vôlei Adaptado (Sub 17)
Local: Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino


08/04 (terça-feira)
07h30 às 9h - Vôlei Adaptado (Sub 14)
9h às 10h – Futsal (Sub 14)
13h30 às 15h - Vôlei Adaptado (Sub 17)
15h às 16h - Futsal (Sub 17)
Local: Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino


09/04 (quarta-feira)
7h30 às 9h – Vôlei Adaptado (Sub 14)
9h às 10h – Futsal (Sub 14)
13h30 às 15h - Vôlei Adaptado (Sub 17)
15h às 16h – Futsal (Sub 17)
Local: Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino


10/04 (quinta-feira)
7h30 às 8h – 50m rasos (Sub 14) e 50m rasos (Sub 17)
8h às 8h30 – 100m rasos (Sub 14) e 100m rasos (Sub 17)
8h30 às 9h30 – Salto em Distância, Arremesso de Pelota (Sub 9) e  Arremesso de Peso (Sub 17)
9h30 às 10h30 – 400m rasos (Sub 14) e 400m rasos (Sub 17)
Local: Pista de atletismo do Premem

13h30 às 16h – Jogos de Dama
Local: Combem 11/04 (sexta-feira)

7h30 às 9h – Futsal Feminino (Sub 14)
9h às 10h – Futsal Masculino (Sub 14)
13h30 às 15h – Futsal (Sub 17)
15h às 16h30 – Cerimônia de Encerramento / Entrega das Premiações
Local: Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino

Equipe da Inovatec visita incubadora de empresas em Itajubá

A Incit também foi convidada a participar da banca examinadora dos projetos
 incubados pela Inovatec (Foto/Divulgação)
A equipe administrativa da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itabira (Inovatec) participou de uma visita técnica à Incubadora de Itajubá (Incit) no último mês. Durante o encontro, foram discutidas questões relacionadas ao processo da gestão de incubação e o uso da plataforma Cerne (Centro de Referência de Apoio a Novos Empreendedores). A Incit também foi convidada a participar da banca examinadora dos projetos que serão incubados pela Inovatec. 

Em 2013, a instituição itajubense foi premiada na categoria “Melhor Incubadora de Empresas Orientada para a Geração e Uso Intenso de Tecnologias (PIT)”. A premiação foi concedida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).


Treinamento sobre Plano de Negócios 

Na próxima segunda-feira (07), a Inovatec vai oferecer mais um treinamento sobre elaboração do Plano de Negócios. São disponibilizadas 30 vagas e as inscrições devem ser feitas previamente pelo telefone 3839-2550 ou pelo e-mail labruna.inovatec@gmail.com

Quatro projetos serão selecionados para ingressar no programa de incubação da Inovatec. Para concorrer às vagas, o candidato deve apresentar o Plano de Negócios e os documentos exigidos no edital na secretaria da incubadora - rua São Paulo, 377, bairro Amazonas (i.Tec). O prazo para inscrições encerra-se no dia 09 de maio, às 17 horas. O edital e o modelo do Plano de Negócios estão disponíveis no site www.itabira.mg.gov.br

A Inovatec é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Itabira, Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de Itajubá (Fapepe) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MG).

Corpo de José Wilker é cremado no Rio de Janeiro

O corpo de José Wilker foi velado num altar cheio de mensagens de carinho de amigos e familiares (Foto/Marcello Sá Barretto e JC Pereira/AgNews)

Por FAMOSIDADES

SÃO PAULO - Após deixar o velório no Teatro Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, sob aplausos, o corpo de José Wilker foi cremado no Memorial do Carmo, no Caju, zona portuária da capital fluminense, na noite deste domingo (6).
 
A cerimônia foi reservada somente para familiares e amigos próximos do artista.
 
Antes, os parentes do veterano já haviam liberado a entrada da população onde o famoso estava sendo velado para que os fãs pudessem dar o último adeus a Wilker.
 
O diretor morreu durante a madrugada do último sábado (6), após sofrer um infarto enquanto dormia no apartamento de sua namorada, a jornalista Claudia Montenegro. 

domingo, 6 de abril de 2014

EM BREVE - Itaurb abrirá novo concurso público

Cac afirma que edital será divulgado em breve (Foto/Tatiana Santos/DeFato)

A Itaurb estuda a abertura de mais um concurso público que abrangerá os cargos de coletor de lixo e auxiliar ambiental (varrição, capina e roçada). Além das duas áreas, está sob análise também a necessidade de vagas para outros cargos. Tudo dependerá da homologação do concurso 001/2013, aberto para preencher vagas nessas mesmas áreas, que deve acontecer ainda nesta semana. 
 
A informação é do diretor-presidente da Itaurb, Carlos Carmelo (Cac). Segundo ele, para coletor de lixo o salário será de R$932,00, mais cartão-alimentação, insalubridade máxima de R$277,00 (dependendo da área) e plano de saúde. 
 
Para auxiliar ambiental, o salário mínimo será de R$830,00, plano de saúde, cartão-alimentação no valor de R$180,00 e insalubridade (para trabalhadores do setor de triagem). Para participar, os interessados precisam ter Ensino Fundamental completo e boa aptidão física.
 

Sobraram vagas
 
A abertura do novo concurso deve-se ao déficit apresentado na seleção do ano passado, quando houve menos candidatos do que vagas. Das 60 oportunidades abertas, apenas 16 pessoas se inscreveram e quatro foram aprovadas. O presidente explica o fracasso: “O mercado de trabalho em Itabira está bastante aquecido. As empreiteiras da Vale estão absorvendo muita mão de obra e todas as empresas estão com essa dificuldade. Tanto é que muitas delas vão em outras cidades e buscam pessoas”. 
 
 
Fonte: Site DeFato "On Line" - 02/04/2014 12h48  

RASTREAMENTO - Itaurb projeta ter GPS em caminhões para garantir cumprimento de rotas


As rotas serão cadastradas no sistema localizador do GPS (Foto/DeFato)

A Itaurb vai adquirir equipamentos GPS para auxiliar no trabalho dos caminhões coletores de lixo pelas ruas de Itabira. Quando os veículos deixarem de passar por determinadas vias, por meio de rastreamento eles serão “lembrados”. No entanto, para que o sistema comece a funcionar, as rotas de recolhimento dos resíduos devem ser refeitas pela empresa.
 

A informação foi passada pelo diretor-presidente da empresa, Carlos Carmelo “Cac”. A autarquia fechou um convênio com a Unifei Itabira para que dez alunos da primeira turma do curso de Engenharia da Mobilidade refaçam as rotas, já obsoletas. Como a cidade cresceu e o poder aquisitivo do cidadão itabirano aumentou muito, as pessoas consomem mais e geram maior volume de lixo. “Essas rotas foram feitas há mais de 20 anos. A maior parte delas estão saturadas. Alguns bairros cresceram muito. Com exceção da região do Campestre, todos os outros bairros cresceram e os caminhões não conseguem fechar a rota”, argumenta Cac.
 

A revisão dos roteiros vai possibilitar mensurar se o percurso está muito grande. Nesse caso será desmembrado. O aparelho GPS ajudará no sentido de informar ao coletor sobre o não atendimento a determinadas ruas. A expectativa é de que os aparelhos sejam instalados em até 90 dias após a elaboração das novas rotas. Os equipamentos serão produzidos por especificações técnicas e de acordo com a demanda de Itabira.
 
 
Cadastro e acompanhamento de rotas
 
As rotas serão cadastradas no sistema localizador do GPS, de modo que todas as vias cadastradas possam ser rastreadas pela empresa. “O caminhão que não passar em determinada rua, antes de ele chegar na garagem, vai ser possível saber no terminal que uma rua deixou de ser feita. Vamos conseguir visualizar antes de o caminhão chegar lá”, explica Cac.
 

Exemplos que podem impedir a chegada em determinadas ruas são: buraco na rua, obras nas redes de esgoto, carros encostados numa rua estreita e que acabam atrapalhando. Com um veículo menor, a rota será feita. A intenção da Itaurb é de que a população possa ter acesso à consulta ao sistema, verificando se o caminhão está chegando na rua ou se já passou. A atualização por satélite, conforme Cac é feita de dois em dois minutos.

 

EM UM ANO - Itaurb vai construir sede própria no bairro Esplanada da Estação

 
A Itaurb ficará na avenida Mauro Ribeiro, no bairro Esplanada da Estação (Foto/Tatiana Santos/DeFato)
 
Em aproximadamente um ano a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) deve ter sua sede própria, onde funcionará toda a parte administrativa e de atendimento ao público. A atual, na avenida Carlos Drummond de Andrade, será exclusiva da Secretaria Municipal de Esportes. A Itaurb ficará na avenida Mauro Ribeiro, no bairro Esplanada da Estação.
 
A Itaurb funciona na avenida central há 15 anos. Com a solicitação do secretário de Esportes Élson Sá para ocupar todo prédio do ginásio poliesportivo, o diretor-presidente da Itaurb, Carlos Carmelo (Cac), solicitou ao prefeito Damon de Sena permissão para ter uma sede própria. O pedido foi aceito.
 
A sede será edificada em dois pavimentos no bairro Esplanada da Estação, no local onde funciona o Núcleo de Apoio da empresa, que será preservado mesmo com a nova sede, num terreno de aproximadamente mil metros quadrados. O espaço para estacionamento também será bem maior do que o atual, com facilidade também para estacionamento externo. “É uma área muito boa, muito grande, área nobre. A ideia é de construir em, no máximo, um ano. Uma vez licitado o projeto, a Itaurb mesmo vai construir”, conta Cac.
 
A licitação para os projetos arquitetônicos devem sair até o mês de maio ou junho deste ano.
 

Sem propriedades
 
Cac argumenta que a autarquia não possui nenhuma área própria, sendo que todos os espaços ocupados são pertencentes à prefeitura. Para tanto, ele até chegou a pedir ao prefeito, por meio de ofício, a doação dos terrenos para a Itaurb, ou mesmo incorporar através de aporte de capital no patrimônio da empresa.
 
Ele explica que o patrimônio é importante, pois no caso de um empréstimo em condições diferenciadas, ter o bem da empresa auxilia nas contrapartidas, como uma forma de garantia. “Por incrível que pareça, a Itaurb não tem uma área própria. Todos os pontos de apoio, de triagem, são cedidos pela prefeitura”.
 
A mudança na sede ocupada pela Secretaria de Esportes e pela Itaurb, no poliesportivo, ocorrerá apenas quando as novas instalações da autarquia estiverem totalmente finalizadas.
 
 
Fonte: Site DeFato "On Line"

REAJUSTE DE 7,4% - Passagem de ônibus aumenta para R$2,90 a partir deste domingo


O valor da passagem sofreu um reajuste de 7,4% e passará de R$2,70 para R$2,90 (Foto/DeFato)
 
A partir deste domingo, 6 de abril, os usuários do transporte público coletivo desembolsarão R$0,20 a mais para andar de ônibus em Itabira. O valor da passagem sofreu um reajuste de 7,4% e passará de R$2,70 para R$2,90.
 
O reajuste foi autorizado nessa semana pelo Conselho Municipal de Transportes e Trânsito após a análise das planilhas enviadas pela Transportes Cisne. O decerto com o aumento foi publicado no Diário Oficial do Município da última sexta-feira, 4 de abril.
 
Uma das mais caras do Brasil
 
Em recente entrevista, o prefeito Damon Lázaro de Sena (PV) disse ter consciência de que Itabira tem uma das passagens mais caras do Brasil, apesar de também levar em consideração que a Cisne já vai para o terceiro ano sem ter aumento na tarifa. Por causa disso, a prefeitura contratou uma empresa, por meio de licitação, para fazer auditoria nas planilhas apresentadas pela empresa de transportes.
 
Segundo Damon, um dos compromissos que a Cisne assumiu com sua gestão foi de promover a renovação da frota. O prefeito argumentou que a empresa já trocou 1/3 dos ônibus, mas que vai continuar exigindo a melhoria contínua na prestação de serviço.
 
 
Fonte: Site DeFato "On Line"

Corpo de José Wilker é velado em teatro no Rio

O corpo de José Wilker foi velado num altar cheio de mensagens de carinho de amigos e familiares (Foto/Marcello Sá Barretto e JC Pereira/AgNews)

Por FAMOSIDADES

SÃO PAULO - O corpo de José Wilker está sendo velado no Teatro Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, desde às 22h do último sábado (5).
 
Familiares e amigos compareceram à cerimônia para dar o último adeus ao ator e diretor, que morreu durante a madrugada, após sofrer um infarto na casa de sua namorada, Claudia Montenegro.
 
O velório foi aberto ao público por volta das 23h40 e assim permanecerá até às 15h deste domingo (6).
 
De lá, por volta das 18h, o corpo será levado para o crematório do Memorial do Carmo, no Caju, zona portuária do Rio. A cerimônia de despedida será exclusiva para pessoas próximas ao veterano.

“Jornal Hoje” confunde Milton Gonçalves com Milton Nascimento em homenagem a Wilker

O ator Milton Gonçalves tem o seu nome trocado durante o noticiário (Foto/Reprodução TV Globo)       

Por FAMOSIDADES

SÃO PAULO – O “Jornal Hoje” do último sábado (5) cometeu uma gafe daquelas. O noticiário fez confusão e trocou o nome de Milton Gonçalves pelo de Milton Nascimento.
 
Em um VT, no qual o ator prestava homenagem a José Wilker por telefone, a imagem do veterano apareceu legendada com o nome do cantor brasileiro.
 
José Wilker morreu na madrugada de sábado após sofrer um infarto fulminante enquanto dormia na casa da namorada, Claudia Montenegro.
 
O velório do ator e diretor seguirá até a tarde deste domingo (6), no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro.

José de Abreu alfineta Walcyr Carrasco por trabalho dado a José Wilker: "Papel de m****"

José de Abreu (Foto/Divulgação)

Por FAMOSIDADES

SÃO PAULO – Triste com a morte de José Wilker, ocorrida no sábado (5), José de Abreu não se conteve e usou as redes sociais para fazer uma dura crítica a respeito do último trabalho do ator em novelas.
 
Sem citar nomes, o artista detonou Walcyr Carrasco, o responsável por criar o personagem Herbert, de “Amor à Vida” – trama antecessora de "Em Família" na faixa das 21h da Globo.
 
"Espero que alguém se arrependa por ter dado como último trabalho um papel de m**** para o Zé Wilker", disparou.
 
A opinião, aliás, foi compartilhada por diversos seguidores.
 
Para quem não se lembra, José Wilker entrou no folhetim de Carrasco meses após seu início. Porém, insatisfeito com os rumos dentro da história, teria pedido para que o novelista o deixasse sair da trama antes do fim.
 
A solicitação, contudo, não foi atendida, já que o personagem se manteve na novela até o capítulo final.