A força-tarefa conjunta contra a dengue, que reúne agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de Itabira e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), vai montar um posto de troca de inservíveis (latas, garrafas pet e pneus) por latas de óleo de soja, na praça Acrísio Alvarenga, na quinta (3) de 9h às 15 horas e sexta-feira (4) de 9 às 13 horas. Além do posto a população terá à disposição um Dengue Móvel, o Dengômetro e agentes treinados para esclarecer dúvidas e dar orientações sobre a doença.
O Dengômetro (tenda de 5 X 5m) é um espaço de convivência e de acesso às informações sobre a dengue, normalmente instalado nos pontos de maior circulação de pessoas e em áreas de convívio social. Além das orientações para prevenção e controle da doença pelos agentes, a população terá à disposição um mapa da dengue e material informativo.
O Dengue Móvel, por sua vez, é um caminhão de lixo que armazena o material recolhido na troca. O objetivo é estimular a população a retirar de casa os objetos que possam acumular água e virar possíveis criadouros do mosquito. A troca será feita da seguinte forma: 20 latas ou 20 pets, ou um pneu, por um litro de óleo de soja.
A atuação da força-tarefa conjunta foi iniciada no dia 23 de junho com a divisão em equipes de um grupo composto por 121 agentes, 51 do SES/MG e 70 da SMS. Eles fizeram recolhimento de lixo, podas de árvores e outras ações em 36 bairros de Itabira, onde foram apontados focos do mosquito transmissor da dengue. Pelo Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) feito em março deste ano, dez bairros apresentaram índices entre 10,90% (João XXIII) e 33,3% (Ribeira de Baixo), os maiores do município.
Os trabalhos de mobilização nas escolas e creches, vias públicas e praças, estabelecimentos de saúde e comerciais, além de blitz educativa continuarão sendo feitos até sexta-feira (4).
Nenhum comentário:
Postar um comentário