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segunda-feira, 6 de abril de 2015

Itaurb – Prefeito vai reconstruir o centro de triagem, e esclarece os fatos que causaram o incêndio da unidade que corresponde a autarquia

Damon e seus secretários falam da transferência do centro de triagem para o 3º Distrito Industrial

Visita do prefeito Damon Lázaro de Sena ao Centro de Triagem da Itaurb após o incêndio (Foto/Ascon Ita)
Antes de conceder a coletiva de imprensa na tarde de segunda – feira [30], do mês passado, o prefeito Damon Lázaro de Sena [PV] aproveitou a parte do seu intervalo no horário do almoço e visitou o Centro de Triagem da Empresa de Desenvolvimento de Itabira [Itaurb], localizado na Rua Ormindo Dias Lage [Rua Cinco], no bairro Bela Vista, fazendo a divisa com a região do Nova Vista, onde é conhecido como ponto do tráfico de entorpecentes. Depois do incêndio ocorrido no local na tarde de domingo [29], Damon Sena visitou e avaliou todos os estragos causados pelo foco do incêndio, onde o fogo se alastrou, causando prejuízos menores na unidade de reciclagem de resíduos sólidos da empresa, onde é feito a separação destes produtos descartáveis para o seu devido reaproveitamento.
 
Damon Sena e seus secretários na coletiva de imprensa (Foto/Wendel Cruz)
Depois de ter visitado o centro de triagem da empresa, Damon Sena retornou a prefeitura em seu gabinete, se reunindo com a imprensa, juntamente com o vice – prefeito e atual secretário Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Turismo, Inovação e Tecnologia [SMDECTIT], Reginaldo Calixto de Oliveira [PMDB], e com o Diretor – Presidente da Itaurb, Carlos Carmelo Torres “Cac”, para prestar todos os esclarecimentos sobre o incêndio ocorrido na tarde de domingo do mês passado.
No início da entrevista coletiva, Damon Sena explicou que está desde o primeiro ano de sua gestão, para definir o novo local do Centro de Triagem da Itaurb, que se encontra instalado na localidade dos bairros Bela Vista/Nova Vista, do qual foi iniciada a primeira etapa desta obra, durante o governo do José Maurício Silva [PMDB] na gestão 1983/1988, desde o surgimento da empresa que compõe a autarquia da Prefeitura Municipal desde 1986, prestando serviços de coleta de lixo e limpeza urbana há 29 anos na cidade.
De acordo com o Damon Sena, o Centro de Triagem passará novamente pelo processo de revitalização, mantendo a continuidade no atendimento e nas atividades das demandas lotadas no município, para que o processo de separação dos resíduos sólidos não fique parado, sem ter o local específico para dar continuidade nas atividades. E em seguida, o Centro de Triagem será transferido para o novo e o 3º Distrito industrial, que será instalado nas proximidades do bairro Pedreira do Instituto. Assim que a Vale liberar o terreno, para as futuras instalações das grandes empresas que vão fomentar a economia local, da qual foi uma das promessas de sua campanha em 2012, ainda candidato a prefeito na terceira via, sendo eleito para esta gestão. E o projeto deste novo distrito será apresentado em maio, e está sendo tramitado pelo SMDECTIT, da qual a pasta é ocupada pelo Reginaldo Calixto, em função do acúmulo de cargos.
Damon Sena (Foto/Wendel Cruz)
Ainda de acordo com o Damon Sena, ele afirmou que é o terceiro incêndio que acontece no Centro de Triagem, desde a sua inauguração, sendo que em 2012 ocorreram dois incêndios seguidos no mesmo local daquele ano, ainda no governo do João Izael Querino Coelho [PSL], nas gestões 2004/2008 e 2009/2012. E o estabelecimento que comporta toda a infraestrutura voltada para realizar todo o processo de separação dos resíduos sólidos para serem reciclados, que se encontra permanente desde 1992. E a construção desta unidade, foi concluída no governo do Luiz Menezes “In memoriam” [PFL], na gestão 1989/1992, da qual se encontra instalada há 23 anos na localidade da região Bela Vista/Nova Vista. Principalmente, quando a região da Nova Vista havia poucos moradores naquela localidade daquele ano, sabendo que já se passaram diversos prefeitos desde a criação da empresa. E ainda ele lembrou que participa da vida pública desde candidato a prefeito nas eleições municipais de 2004, e a comunidade destas localidades solicitaram a retirada desta unidade, ainda no período eleitoral daquele ano, quando ele foi pedir votos na região destes bairros. ”Desde que eu participo da vida política da cidade diretamente como candidato a prefeito em 2004, todas as vezes que eu fui pedir voto naquela região, à população da região sempre solicitou a retirada daquela estrutura daquele bairro. Porém, de 2004 até 2012, ninguém nunca se mobilizou, e a nossa gestão está se mobilizando desde 2013 para retirar toda aquela estrutura daquele local, sabendo que incomoda toda a população”, lembrou.
Segundo o Carlos Carmelo, o incêndio ocorrido na tarde de domingo da semana passada, os materiais que compõe os resíduos sólidos para serem reciclados, sofrerão dificuldades no processo de separação, devido ao foco incêndio que danificou uma parte dos equipamentos instalados no local. “Na realidade nós temos uma alternativa sim! O grande problema nosso é processar o material recebido lá no Centro de Triagem. E estamos improvisando algumas bancadas, por que 20% das esteiras foram destruídas, incluindo a máquina e a prensa. E toda a área do silo, aonde é recebida todos os materiais recicláveis para o processo de separação, se submetendo ao silo das esteiras, e essa parte foi totalmente comprometido. E estamos improvisando algumas plataformas, e vai dificultar um pouco mais a separação, mas, nós estamos parados, devido ao incêndio ocorrido”, afirmou.
Diretor - Presidente da Itaurb Carlos Carmelo (Foto/Wendel Cruz)
Ainda segundo o Carlos Carmelo, o vigia que estava permanente no horário em que ocorreu o incêndio, ele percebeu os estalos dos artefatos, observando a fumaça que estava se alastrando no local, e a primeira providencia em que ele tomou, foi desligar a chave geral, evitando que o fogo chegue às instalações da parte elétrica das dependências do centro de triagem, evitando maiores estragos com o incêndio, que vinha se alastrando no local. E ainda Carlos Carmelo explicou que o vigia acionou o superior responsável deste setor, para tomar as devidas prioridades necessárias, com o incêndio que danificou 20% dos equipamentos que são utilizados para o devido processo de separação dos resíduos recicláveis, sendo duas empilhadeiras carregadeiras e sete prensas hidráulicas, que foram adquiridos recentemente no ano passado.
Além de o vigia ter realizado o desligamento da chave geral da rede elétrica que comporta o fornecimento e o funcionamento da energia nas dependências do Centro de triagem, onde é feito todo o processo de separação destes resíduos sólidos para serem reciclados, da qual garante o funcionamento da unidade, sendo um dos primeiros passos em que ele tomou, de forma fantástica em caráter prioritário. Ainda o Carlos Carmelo elogiou o vigia, pelo seu devido desempenho na sua primeira providência, na qual ele tomou ao realizar o rompimento de rede elétrica, evitando os maiores estragos na unidade da empresa, durante o incêndio ocorrido. E os demais colaboradores da autarquia também contribuiu com o combate ao incêndio na unidade, utilizando os extintores que se encontravam instalado nas dependências do centro de triagem, minimizando a situação ate a chegada da viatura do corpo de bombeiros, compostos de brigadistas capacitados para dar continuidade no combate ao incêndio ocorrido no local. Ao comparecer no pátio do centro de triagem, para atender e confeccionar o Boletim de Ocorrência [BO], o Sargento Sávio afirmou que não há condições de fazer pericia, por ter mexido na cena do incêndio ocorrido, devido a limpeza e a retirada dos equipamentos que estavam expostos durante o incêndio, evitando que o fogo atinja o patrimônio da empresa.
Durante a entrevista coletiva sobre o incêndio o corrido na unidade da empresa, Damon Sena confirmou a versão do Sargento Savio, que não haverá pericia por este motivo, ficando impossibilitado da Policia Civil [PC] de realizar os trabalhos técnicos para a definição da causa do incêndio no local, tendo que combater com o incêndio para que o fogo não se alastre para acontecer algo pior, sabendo da lentidão que irá levar meses para a real definição da situação do fato ocorrido. ”Mexeram na cena do crime! E não tem como fazer a perícia, por que tinha ter que apagado o fogo e a polícia civil ter comparecido ao local. Mas, como no nosso país tem muito atraso nas condições de trabalho dessas instituições que tem condições de realizar trabalhos técnicos dessa especialidade, perdeu! E não dá para definir se o incêndio é criminoso ou não! Ou se alguém ouviu a explosão da área aonde possui diversos materiais que são combustíveis, e até o próprio calor exagerado pode ser uma das causas do incêndio. O que a pericia vai fazer é chegar e tomar o conhecimento, com a impossibilidade de definir a causa do incêndio sendo ou não criminoso”, concluiu.     
Carlos Carmelo aproveitou a oportunidade em que ele concedeu entrevista coletiva, lembrando a população que a coleta de lixo vai continuar normalmente, pedindo que eles separem todo o material destes resíduos sólidos recicláveis, principalmente nas sacolas os objetos descartáveis: plásticos e alumínios. Facilitando o trabalho manual do processo de separação, que ocorre daqui pra frente, devido ao incêndio ocorrido no Centro de Triagem.
Na manhã de terça – feira [31], do dia seguinte, do mês passado, foi encaminhado dois caminhões da autarquia lotados de resíduos sólidos para serem feito o serviço de processo de separação desses materiais, para cada unidade da Associação dos Trabalhadores na Limpeza e Material Reciclável de João Monlevade [Atlimarjom] e Associação dos Catadores de Rio Piracicaba [Ascaripi], situado nos municípios de João Monlevade e Rio Piracicaba, ambos da região. E os diretores destas instituições se propuseram a receber a parte do material, garantindo a continuidade do processo de separação dos lixos recicláveis, da qual serão feitas todas as análises de quanto eles conseguem separar a quantidade destes materiais, durante o período em que o caminhão da empresa for despejar todo o material coletado para este serviço prestado, sendo que a unidade da autarquia não conseguiu fazer a separação destes resíduos sólidos. Assim, evitando que o serviço do Centro de triagem fique paralisado, enquanto seja reconstruído para retomar as suas atividades.
 
Para o Damon Sena, além de ter estas duas instituições voltadas pra fazer todo o processo de separação destes resíduos recicláveis [citadas acima], facilitando o serviço do município, até que a situação se reestabeleça após a revitalização da unidade da autarquia. Enquanto o Centro de triagem mantem o funcionamento de forma improvisada, para fazer os deslocamentos para estas duas unidades lotadas da região do Médio Piracicaba. Assim, evitando que estes resíduos sejam jogados no aterro sanitário situado na cidade, gerando desperdício de dinheiro publico indo pelo ralo, e ao mesmo tempo deixa de vender estes materiais recicláveis, do que gerar receitas para o município, mantendo a sua fidelidade no Partido Verde [PV], no qual ele e filiado, garantindo a preservação do meio - ambiente. ”Eu prefiro gastar combustível, e encaminhar pro aterro sanitário, isso e dinheiro! E não podemos jogar dinheiro fora! Por que as instituições de Rio Piracicaba e João Monlevade, são cidades mais pobres do que a nossa! E os municípios agreguem valor com esse produto reciclável que vai chegar lá! Nós não podemos permitir que isso vá pro aterro sanitário! Pois eu sou filiado no Partido Verde, e eu tenho que zelar por essa sustentabilidade ambiental daqui do município”, acrescentou.
 
No final de entrevista coletiva, ao ser questionado sobre a revitalização do centro de triagem, da qual vai ser concluída novamente, sendo retomadas todas as atividades para realizar o processo de separação dos resíduos sólidos recicláveis. E logo depois, a unidade da autarquia será transferida para o 3º Distrito Industrial. E o Damon Sena informou que não sabe ainda o que vai fazer com a unidade que será extinta do local.  

Preparação para Plenária Municipal - Pré-conferências da Saúde do mês de abril começam nesta segunda-feira




As pré-conferências do mês de abril para discutir sobre a saúde no município terão início nesta segunda-feira (6). São convidadas a participar as comunidades abrangidas pelas unidades do Programa Saúde da Família (PSF). Os encontros preparam para a Plenária Municipal de Saúde e são realizados pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Conselho Municipal de Saúde. 
 
Durante as reuniões, os participantes podem fazer reivindicações, sugestões e expor seus anseios em relação à saúde no município. Os levantamentos servirão para avaliar o sistema e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas locais. Na ocasião, também serão eleitos os delegados para a II Plenária Municipal de Saúde, que acontecerá nos dias 29 e 30 de maio.

Os encontros acontecem desde o dia 19 de março e já foram realizados nos Distrito de Senhora do Carmo e nos bairros Eldorado, Água Fresca, Juca Rosa, Fênix, Santa Ruth, Juca Batista e Major Lage.

Confira o cronograma das pré-conferências neste mês:

- 06/4, 13h – Salão paroquial de Ipoema
          18h-Associação do bairro Clóvis Alvim II
 
- 07/4, 18h – Associação dos Amigos do bairro Praia
 
- 08/4, 19h – Escola Municipal Pedreira do Instituto
 
- 09/4, 19h – Centro Comunitário do bairro Gabiroba de Cima
 
- 10/4, 15h – Igreja Católica do bairro Bethânia
          18h30 – Capelinha Nossa Senhora Aparecida do bairro Gabiroba de Baixo
 
- 13/4,15h – Centro Viva Vida Hiperdia
           19h – Associação dos Amigos do bairro Nossa Senhora das Oliveiras
 
-14/4, 18h30-Escola Estadual Dona Eleonora
 
-15/4, 18h – Escola Estadual José Ricardo Martins Fonseca
 
-16/4, 15h – Centro Comunitário do bairro João XXIII
 
-17/4, 17h30 – Centro Viva Vida Hiperdia para os trabalhadores da Saúde
          14h – Secretaria Municipal de Saúde para prestadores de serviço ao SUS
          19h-Escola Municipal Antônio Camilo Alvim no Barreiro

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Semana Santa - Itaurb Informa que não haverá coleta de lixo nesta sexta - feira

 
A Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda (Itaurb) informa que na sexta-feira (03), feriado nacional referente à Semana Santa, não haverá coleta de lixo. Os resíduos orgânicos e recicláveis não devem ser apresentados neste dia. Nos demais dias da semana, a coleta vai acontecer normalmente.

Nova Era - Agentes de saúde participam de formação em Saúde Mental

Conclusão do projeto Caminhos do Cuidado ocorreu no dia 26 de março (Foto/Acom PMNE)
Na última quinta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde concluiu as atividades do projeto Caminhos do Cuidado, do Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Hospitalar Conceição, Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e Escola Técnica do SUS (ET-SUS). Iniciado em 26 de fevereiro, o projeto consiste na formação de todos os agentes comunitários de saúde e técnico de Enfermagem de cada Unidade de Saúde da Família para o atendimento em saúde mental.
 
Projeto Caminhos do Cuidado prepara os profissionais para acolhimento e abordagem a pacientes com
distúrbios mentais, dependência de entorpecentes (Foto/Acom PMNE)
A capacitação abrangeu os profissionais das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Hélcio Galvão (bairro Serra), Rita Vidigal Martins da Costa (Córrego das Pedras) e Juarez Bueno Guerra (Capoeirana).

De acordo com o Ministério da Saúde, a iniciativa de instruir esses profissionais surgiu pela percepção da dificuldade dos trabalhadores e serviços em acolher as pessoas que usam crack, álcool e outras drogas, assim como a abordagem dos familiares. A proposta vem ao encontro da necessidade de apresentar novas estratégias e ações em saúde, na interface Saúde Mental e Atenção Básica.
 
O prefeito Benito de Araújo acompanhou o desenvolvimento do projeto e destacou o quanto é importante desenvolver ações que permitam o melhor acolhimento aos usuários do Sistema de Saúde Pública Municipal, em especial os que necessitam de uma atenção especial. "É fundamental que se invista na qualidade da formação de nossos profissionais para que os serviços de atenção báscica estejam sempre próximos de um nível de excelência", frisou.
 
O curso foi desenvolvido no decorrer de quatro encontros presenciais realizados nos dias 5, 12, 18 e 26 de março. O acompanhamento das atividades foi feito sob a coordenação e acompanhamento da tutora Adriana Perini.

Nova Era - SENAI abre inscrições para curso de Pedreiro de Alvenaria

Foram disponibilizadas 40 vagas para o curso de Pedreiro de Alvenaria Assitente (Foto/Divulgação)
Uma parceria entre a Prefeitura de Nova Era e a FIEMG Regional Vale do Aço traz até você a Escola Móvel SESI/SENAI. Serão oferecidas 40 vagas gratuitas para o curso de Pedreiro de Alvenaria Assistente. As aulas têm previsão de inicio no dia 09/04 e ocorrerão em dois turnos, sendo na parte da manhã de 08:00 às 12:15 e de tarde de 13:30 ás 17:45. O curso terá a duração de 20 dias úteis.
 
Para maiores informações, procure a Unidade SENAI - Rua Adelino Felipe, 347 - Bairro Serra, telefone (31) 3861-3180.
 

Não perca tempo, faça um curso na Escola Móvel e mude sua vida!

Apoio da Prefeitura - Artesãos expõem trabalhos no Paço Municipal na próxima segunda-feira

Quem passar pelo Paço Municipal na próxima segunda-feira (6) vai se deparar com os belos trabalhos produzidos por integrantes da Associação Itabirana de Artistas e Artesãos (AIAA). Servidores públicos, moradores da região e outros interessados poderão conhecer e adquirir as diferentes peças expostas nas barraquinhas. A iniciativa é apoiada pela Prefeitura de Itabira.

Segundo a presidente da AIAA, Margarete Machado Campos, a exposição em frente à Prefeitura acontecerá uma vez por mês, das 10h às 17h30. “Acho que o incentivo não poderia ser melhor. A maioria das linhas de ônibus passa em frente à Prefeitura. Os servidores municipais terão a oportunidade de conhecer nosso artesanato. O apoio da Prefeitura veio na hora certa, em um local excelente”, afirmou Margarete Campos.

Confira abaixo outros locais onde estão expostos os trabalhos da AIAA.

- Centro Itabirano de Artesanato: praça Dr. Joaquim Pedro Rosa, 504, Centro (próximo à Catedral). Funciona de segunda a sexta-feira (8h às 18h) e sábado (8h às 12h);

- Largo do Batistinha: toda quinta-feira, das 9h às 17h;

- Praça Acrísio Alvarenga: 2º domingo do mês, das 9h às 14h.

Prefeito de Itabira recebe novo diretor da GRS

 
O prefeito Damon Lázaro de Sena recebeu, na manhã de quarta-feira (1º), o novo diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS) Alexandre de Faria Martins da Costa. O encontro aconteceu no Gabinete e contou com a presença dos secretários municipais Ermiton Machado Gomes (Governo), Reynaldo Damasceno Gonçalves (Saúde), Gilberto  Guerra Fontes (Auditoria Interna e Controladoria) e Jadir Eustáquio do Espírito Santo (Chefe de Gabinete).

O Governo de Minas nomeou o ex-vereador em meados de março. Servidor de carreira do Estado há 28 anos, o nome de Alexandre Martins da Costa teve diversas indicações ao cargo, dentre elas a do prefeito de Itabira. Durante a visita, ele agradeceu a Damon Lázaro de Sena pelo apoio à sua nomeação e colocou-se à disposição para trabalhar, junto com Itabira e outros 24 municípios que compõem a GRS, pela melhoria da saúde na região. “Agora, ele representa a Secretaria de Estado da Saúde (SES) em nossa região. O Alexandre tem o propósito de, juntamente com Itabira e outras cidades, conduzir ao Estado as demandas, anseios e tudo aquilo que pode ser melhorado e pleiteado para a nossa região”, disse Reynaldo Damasceno.

Para o prefeito Damon Lázaro de Sena, a nomeação de Alexandre Martins da Costa é bastante benéfica para todas as 25 cidades da GRS. “O Alexandre trabalha há anos na diretoria e conhece bastante os municípios da regional. Acreditamos que ele vai contribuir muito, pois sabe quais são as necessidade de Itabira e região. Ele será um grande interlocutor nessa nova fase de gestão do Estado. É uma pessoa que possui muito conhecimento na área da Saúde e tem bom trânsito na SES, podendo assim contribuir muito”, finalizou. 

Feriado - Pagamento dos servidores municipais será depositado no dia 06

A Prefeitura de Itabira informa que o pagamento dos servidores públicos municipais referente a março será depositado normalmente na segunda-feira (6), já que o dia 5 de abril cairá em um domingo e na sexta-feira (3) será feriado. Entretanto, como o Executivo aguarda a aprovação do Projeto de Lei (PL) referente ao reajuste dos vencimentos e salários pela Câmara Municipal, os valores recebidos ainda não conterão o aumento salarial.

Na terça-feira (31/3), a Câmara Municipal votou em primeiro turno o PL 06/2015, que autoriza a revisão geral anual dos vencimentos e salários dos servidores municipais. O reajuste proposto é de 6,23% e o piso salarial será R$  881,73. Também foi votado o PL 07/2015, referente ao reajuste do cartão-alimentação: o documento propõe que o benefício aumente de R$ 180,00 para R$ 192,11 e seja concedido aos servidores que recebem até R$ 2.075,00.

Os dois projetos devem ser submetidos à votação em segundo turno na próxima semana. Como os cálculos da Prefeitura dependem da conclusão dos trâmites na Câmara Municipal, estima-se que os servidores recebam o pagamento reajustado no início de maio. Vale destacar que o aumento salarial e o novo valor do cartão-alimentação serão retroativos a fevereiro deste ano.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Acita deseja um feliz páscoa para todos!


Sem concorrência na disputa – Marco Aurélio e Eugenio Muller são reeleitos por mais dois anos na Acita

Pela primeira vez na história! Eles são os únicos candidatos da chapa que saíram vitoriosos por unamidade

Vice - Presidente Eugenio Muller e o Presidente Marco Aurélio anunciam vitória unanime, e dão continuidade nas ações na entidade, na segunda gestão (Foto/Rodrigo de Oliveira)  

O Presidente e empresário Marco Aurélio Garcia Matos e o Vice – Presidente e publicitário Eugênio Muller, da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira [Acita], reuniram a imprensa na manhã de sexta – feira [13], do mês passado, na sede da entidade, para anunciar oficialmente à vitória unanime da atual mesa diretoria em única chapa. Do qual se encontram permanente no mandato, desde o seu primeiro biênio 2013/2015, sendo reeleitos para a sua segunda gestão 2015/2017, sem ter nenhum concorrente sequer, para à eleição da presidência, compondo a mesa diretoria da instituição. E a posse da atual diretoria acontece neste mês, ainda com a data para ser definida.
Marco Aurélio e Eugênio Muller se reúne com a imprensa para anunciar a vitória unanime
(Foto/Acom Acita)
No início da entrevista coletiva Marco Aurélio explicou que são 24 membros da atual mesa diretoria, que estão com ele desde o início de sua gestão na presidência, desempenhando eventualmente nas ações, em prol da classe comercial e empresarial, havendo pequenos ajustes na alteração da troca de seus membros em suas devidas pastas que compõe a atual mesa diretoria da presidência da Acita, sendo quatro membros que foram trocados entre os 24 diretores que estão permanentes na entidade. Da qual essas trocas foram feitas entre eles, sem deixar de representar sequer as suas empresas que integram a pasta da presidência da instituição.
De acordo o Marco Aurélio, ele sempre procurou trabalhar honestamente em união com a atual mesa diretoria, com toda a maior competência, mantendo a transparência na gestão, e agindo nas horas e nos momentos das decisões mais difíceis, através de reuniões gerenciais na entidade. Desde que o ex-presidente da Acita, José Antônio Reis Lopes [Toninho da “Extiminas”] fez a transmissão do cargo conferido a ele no dia de sua posse, em sua nova sede, mantendo a administração voltada para os seus demais associados, dando a continuidade nos projetos e ações voltadas para a instituição que ocorrem eventualmente.
Ainda ele afirmou que mediu muitos esforços para dar a total dedicação e atenção especial aos seus demais associados, promovendo eventos e ações voltadas ao setor do comercio empresarial e industrial. Evitando que a atual mesa diretoria composta na instituição seja derrotada nas urnas das eleições ocorrida na quarta – feira [12], sendo avaliado por seus demais associados. Não havendo outra chapa inscrita sequer, para concorrer ao cargo da presidência da Acita, juntamente com a mesa diretoria da entidade. Sabendo que a gestão do Marco Aurélio foi excelente, perante a atual mesa diretoria, colocando a sua imagem em risco, a frente da instituição, superando e encarando todos os desafios que surgiram pela frente. Da qual foram enfrentadas todas as dificuldades no decorrer da sua gestão desde o primeiro dia de sua posse. E os associados reconheceram e avaliou a gestão da atual mesa diretoria da entidade, sendo depositada a confiança e a credibilidade através do voto, sendo reeleito novamente.
De forma unanime, em cumprimento ao estatuto da entidade, sem chegar a formar outra chapa sequer, para concorrer com o atual presidente da instituição, permanecendo por mais dois anos na gestão. “Nós entendemos que com a instituição, a gente trabalha para evitar a questão de se ter uma concorrência eleitoral, obtendo mais de uma chapa. Por que isso acaba enfraquecendo a entidade. E entendemos que publicar o edital e ter uma eleição, da qual estava agendado, e o não comparecimento de nenhum associado para inscrever a chapa e participar desse processo eleitoral, nos faz acreditar com que os nossos associados da Acita gostaram do nosso trabalho, e eles acreditaram na nossa equipe da mesa diretoria. Caso contrário teria aparecido outros associados insatisfeitos, por não acreditar na filosofia do nosso trabalho que estivesse procurando outros rumos na Acita”, explicou.
Por não haver chapa concorrente nesta eleição, da qual ele e a sua mesa diretoria foram reeleitos por unamidade, Marco Aurélio teve uma excelente aceitação por seus demais associados, que acreditaram no desempenho e na total competência por parte de sua mesa diretoria composta desde em que ele foi empossado presidente desta conceituada instituição. “Como não apareceu ninguém, nós entendemos que tivemos uma boa aceitação por parte dos nossos associados, e a nossa diretoria continua praticamente a mesma, e temos uma alteração apenas de quatro diretores, para o próximo mandato. Além disso! Daremos total continuidade as atividades da casa”, acrescentou.
Depois de anunciar a vitória unânime da atual mesa diretoria composta na instituição, Marco Aurélio fez balanços dos dois anos de seu mandato, prestando contas das ações realizadas na sua gestão, através de programas já existentes e criados recentemente, que geram benefícios para o comercio empresarial e industrial, dando qualificações aos empresários deste ramo, buscando crescimento nas suas empresas, gerando receitas. Além de o Marco Aurélio dar continuidade nas ações da entidade, com o dever totalmente cumprido, através de seu desempenho reconhecido, por meio de seus demais associados da entidade, gerando muito sucesso, através dos bons frutos em que ele plantou e colheu em sua primeira gestão na presidência da conceituada instituição. Ainda ele anunciou grandes projetos para o município que estão em andamento, visando contribuições com o desenvolvimento e a diversificação econômica da cidade.

Durante o encontro com a imprensa, foram apresentados números que destacam os trabalhos realizados pela Acita e que confirmam o crescimento da entidade. Na gestão 2013/2015 o Programa de Desenvolvimento de Negócios de Itabira [PDNI], por exemplo, que é um projeto realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal de Itabira [PMI] e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Estado de Minas Gerais [SEBRAE – Mg], que capacitou 4200 pessoas com ciclos de cursos, oficinas e palestras.  O Workshop Itabirano de Negócios [WIN], nas edições de 2013 e 2014, que chega a 4ª edição, gerando R$ 8 milhões em negócios, reuniu 250 expositores e tiveram mais de 38 mil visitantes, abrangendo 15 cidades da região. O Circuito do Sabor, também chega a 10ªedição, do qual o evento gastronômico que já se tornou uma tradição na cidade, conseguindo alavancar o segmento de alimentação. Já foi comprovado um aumento na venda dos estabelecimentos participantes de cerca de 30%. E ainda a instituição afirmou que no ano passado houve o crescimento econômico, no registro de abertura de mais de 700 empresas, entre empresas e microempresas individuais, já existentes no mercado do empreendedorismo, visando lucratividade e circulação de renda, com geração de empregos. E durante a gestão do Marco Aurélio na presidência da instituição, o Produto Interno Bruto [PIB] cresceu 4% no município. Já o Fórum Permanente de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação, é um importante ativo que busca o desenvolvimento sustentável de Itabira e região, com a participação efetiva de 72 entidades representativas do município.
Além dos ciclos de cursos e palestras, o Café Empresarial é um dos programas já existentes na entidade, incentivando a valorização e o crescimento do empreendedor em seus negócios, através de suas pequenas e microempresas, juntamente com os associados, por meio das ações desenvolvidas em sua primeira gestão, do qual o Marco Aurélio fez os balanços depois de ser reeleito presidente da Instituição, com a sua competente mesa diretoria que representou a sua imagem, a frente da Acita. No ano passado foram implantados dois novos programas: Projeto de desenvolvimento de gestão empresarial [PDGE] e Programa Acita de Qualidade e Produtividade [PAQP], sendo dois grandes reforços para o empreendedorismo, visando crescimento aos associados em suas pequenas e grandes empresas. Principalmente, o Programa Acita de Qualidade e Produtividade, conta com 15 empresas participantes que estão se qualificando dentro deste projeto, e receberão selo de qualidade. 
Atualmente, a Acita possui em média de 400 associados, sendo bem representada a mesa diretoria na sua primeira gestão, através ações e parcerias com o poder público municipal e estadual, juntamente com diversas entidades voltadas para as classes econômicas e sociais, por meio de projetos visando melhorias aos associados.         
Segundo o Marco Aurélio, ele afirmou que a população ainda é dependente da Vale, por ser o berço na cidade, desde que a empresa surgiu em 1942, atuando em atividade no município há 73 anos, devido à circulação do dinheiro nos estabelecimentos comerciais, gerando emprego e renda. Além disso, a mineradora gera altos faturamentos na produção da extração do minério, da qual exporta aos países de primeiro mundo. E atualmente, a mineradora se encontra na margem de lucro mínima, com a queda do minério em baixa no mercado, com essa nova crise que vem surgindo, do qual os seus operários estão sendo demitidos da mineradora, quanto às demais contratadas da empresa.  “São programas que focam muito a contribuir no momento em que passamos por situações difíceis atualmente, quando se diz a questão da crise, e como enfrentar esta situação? Com empresas capacitadas e preparadas para isso, e essa crise momentânea, é pela devida queda do minério no mercado, e ainda somos dependentes demais da vale, e eu não falo que só exclusivamente da mineradora, sendo uma boa parte da empresa”, destacou.
Vice - Presidente da Acita, Eugenio Muller (Foto/Rodrigo de Oliveira) 
Para o Eugênio Muller, as edições Workshop Itabirano de Negócios e o Circuito do Sabor que integram o Programa de Desenvolvimento de Negócios de Itabira, são eventos que faz do município de Itabira, ser mais competitivos em seu crescimento econômico no mercado logístico, gastronômico, empresarial e industrial, gerando emprego e renda. Sendo frutos de um verdadeiro sucesso na região, voltada para a economia local, ganhando a valorização e o fortalecimento, por parte dos seus associados na diversificação econômica do município. Que são edições que geraram críticas positivas, por sua evolução ao extremo, atraindo diversas empresas associadas e participantes destas edições, agindo profissionalmente nos eventos ocorridos durante a gestão da mesa diretoria da instituição. E ainda ele afirmou, prevendo que a diversificação econômica sempre virá, através das empresas que vem de outras cidades que se instalam no município, para que as empresas locais coloquem em prática todas as estruturas que são oferecidas fora da cidade, mantendo o enquadramento no mercado empreendedor. Para que os empreendedores possam se adequar cada vez mais com a diversificação econômica que vem surgindo diariamente no mercado, mantendo o aquecimento para a futura crise que vem surgindo, devido à queda do minério que se encontra em baixa no município. Sabendo que a vida do empreendedor não é nada fácil, mantendo a sua difícil tarefa de administrar os empreendimentos, de todo o segmento. “A síntese desse trabalho do projeto de uso contínuo, tornando Itabira Mais competitiva, sabendo que tem essa possibilidade em seu crescimento na diversificação econômica. E sempre vai surgir uma grande empresa de maior porte se instalando na cidade, sendo de uma grande retenção ou dependendo de ser ótima, e tem que ter este tipo de ambiente de negócio na cidade para ser fortalecido, dando a prioridade para a economia local. Sabendo que tem pessoas que estão inserindo no mercado empreendedor, e acabam necessitando do apoio. E não somente o empreendedor que já se encontra estabelecido no mercado, sendo pequeno e microempreendedor. por que a gente sabe que empreender não é fácil!”, afirmou    
Depois anunciar os projetos, e dando a continuidade nas atividades da entidade na sua segunda gestão, Marco Aurélio afirmou que já está trabalhando no planejamento estratégico para o próximo biênio, onde entre os objetivos principais estão: focar no crescimento da carteira de associados e o apoio ao Micro Empreendedor Individual [MEI]. Visando aumento de faturamento para futuros investimentos nas estruturas promovidas na entidade, mantendo a parceria juntamente com o município, e aumentando o crescimento de cursos voltados para a economia local, gerando lucratividade no empreendimento.
 
Diretores Gestão 2015/2017

Diretoria Executiva

Marco Aurélio Garcia Matos - Presidente
Marco Aurélio Imóveis

Eugênio Muller - Diretor, Vice - Presidente
CPA Propaganda

Wender Fernandes- Diretor de Administração e Finanças
Comercial Fonseca E Fernandes - Embeleleze


Conselho de Administração

Gustavo  Porto - Diretor Comercial (diretor novato)
Dominante Calçados

Joaquim Pedro Toledo-  Diretor Industrial
Vale

Arnaldo Batista Ribeiro - Diretor Serviços 
Fermag – Ferritas Magneticas ltda

Maralice Motta Fonseca Alves - Diretora Agropecuário (diretor novato)
Avelândia Ltda

José Carlos Fernandes Lima - Diretor Comunicação
Funcesi – Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira

Ana Marta Martins Lage - Diretora de Turismo
Sorveteria Pinguim

Flávio Elias Fonseca - Diretor de Meio Ambiente
Italoc – Itabira Loc. Maq e Equipamento

João Mário de Brito - Diretor de Esporte e Lazer (diretor novato)
Credivale – Coop. de Ec. E Crédito Mutuo CVRD Ltda

Marli Áurea da Mata Lacerda -  Diretora Educacional
Fide – Fundação Comunitária Dif. De Ensino

Rogério Mansueto Pereira - Diretor de Saúde- (diretor novato)
Unimed Itabira Coop. Trab. Med. Ltda

Cristiane Lage - Diretora de Planejamento
Insight Consultoria Empresarial

Kelly Cristina Duarte Eleto Landim - Diretora de Assessoria Social 
Revista Itabira Ltda

Geraldo Lúcio dos Santos- Diretor de Desenvolvimento Econômico
Trend

Leonardo Almeida- Diretor Jurídico
Edvar Oliveira Advogados Associados

Vandelson Duarte Fonseca  - Diretor Distrito de Ipoema (diretor novato)
Axial Serviços e Treinamentos Ltda

Altamiro Alves- Diretor do Distrito de Senhora do Carmo
Volley Burger


Conselho Fiscal Efetivo

Fabiano Campos Martins Pereira - Conselheiro Fiscal Efetivo
Motel Carinhos e Caricias

Maria Guida Pires Guedes - Conselheira Fiscal Efetiva
Top Ambientes 

Rômulo Cezar Martins Rosa - Conselheiro Fiscal Efetivo
Laboratório Nossa Senhora das Dores


Conselho Fiscal Suplente

Márcio Antônio Labruna - Conselheiro Fiscal Suplente
Inovatec 

Celso Dias Moreira- Conselheiro Fiscal Suplente
Luma Produções e Serviços

Maria Lúcia Cunha Silva – Conselheira Fiscal Suplente
Auto Elétrica Gilberto

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Santa Bárbara - Prefeitura sanciona nova lei para facilitar o pagamento do contribuinte santa-barbarense

A chance que você precisava para quitar seu débito com o município. É a Prefeitura facilitando a vida de todos para tornar a cidade ainda melhor.
 
Buscando beneficiar a população e facilitar o pagamento de tributos não arrecadados do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria de Administração e Fazenda, sancionou a Lei 1755/2015, conhecida como Refis, que autoriza o Poder Executivo a conceder, durante o período de quatro meses, descontos para pagamento, à vista ou parcelado, dos créditos vencidos até 31 de dezembro de 2014.
 
Os descontos dos pagamentos têm início a partir de hoje, 1º de abril, e acontecerão seguindo o regulamentado pela Lei:
 
I - para pagamento integral e à vista:
 
a) desconto de 100% (cem por cento) sobre o valor das multas moratórias e dos juros de mora, em até 30 (trinta) dias contados da regulamentação desta lei;
 
b) desconto de 90% (noventa por cento) sobre o valor das multas moratórias e dos juros de mora, em até 60 (sessenta) dias contados da regulamentação desta lei;
 
c) desconto de 80% (oitenta por cento) sobre o valor das multas moratórias e dos juros de mora, em até 90 (noventa) dias contados da regulamentação desta lei;
 
 
II - para pagamento parcelado:
 
a) desconto de 70% (setenta por cento) sobre o valor das multas moratórias e dos juros de mora, para pagamento em até 12 (doze) parcelas mensais;
 
b) desconto de 60% (sessenta por cento) sobre o valor das multas moratórias e dos juros de mora, para pagamento de 13 (treze) até 24 (vinte e quatro) parcelas mensais;
 
c) desconto de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor das multas moratórias e dos juros de mora, para pagamento de 25 (vinte e cinco) até 36 (trinta e seis) parcelas mensais;
 
d) desconto de 40% (quarenta por cento) sobre o valor das multas moratórias e dos juros de mora, para pagamento de 37 (trinta e sete) até 48 (quarenta e oito) parcelas mensais.
 
É importante destacar que as pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, poderão parcelar a dívida em até 60 (sessenta) parcelas mensais, com redução de 90% (noventa por cento) das multas moratórias e dos juros de mora.
 
Os descontos previstos na Lei se aplicam somente aos créditos decorrentes de lei editada no âmbito de competência do município, não se aplicando aos créditos objeto de transação, aos créditos objeto de compensação e ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN.
 
Para mais informações, a Lei 1755/2015 pode ser acessada na íntegra pelo link: http://migre.me/pgq5m.

Câmara aprova reajuste dos servidores e Dia Municipal de Conscientização sobre o Autismo

 
Os vereadores tiveram uma pauta de votações extensa na reunião desta terça-feira (31), como era previsto. Mais dois projetos foram incluídos para a votação em primeiro turno. Os Projetos de Lei de única votação aprovados foram o de número 23/2015, de autoria do vereador Ronaldo Capoeira (PV), que “denomina Ouro Branco a Rua Um, no bairro Nossa Senhora das Oliveiras” e o número 26/2015, de autoria do vereador Tãozinho Leite (PP), que “denomina Praça Geraldo Denísio a área na Avenida Professora Batistina Pereira, no bairro Colina da Praia”. 
 
Em primeiro turno foi aprovado o Projeto de Lei 148/2014, de autoria do vereador Lúcio Mauro Carteiro (PSC), que “dispõe sobre a obrigatoriedade de comunicação dos casos de uso de álcool e drogas envolvendo crianças e adolescentes no município”. Ainda em primeiro turno, foi aprovado o Projeto de Lei 06/2015, de autoria do Prefeito Damon de Sena (PV), que “autoriza a revisão geral anual dos vencimentos e salários dos servidores municipais”, assim como o Projeto de Lei 07/2015, também do prefeito, “majora o valor do auxilio alimentação dos servidores”. Houve a inclusão do Projeto de Lei 31/2015, também do Prefeito, que autoriza o reajuste do cartão alimentação dos funcionários da Itaurb. 
 
O Projeto de Lei 17/2015, de autoria do vereador Ronaldo Capoeira, que “institui a Semana Municipal de Combate e Prevenção à Obesidade”, comemorado na semana do dia 11 de outubro também foi aprovado em primeiro turno. De autoria do Prefeito foi aprovado o Projeto de Lei 20/2015, que “autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial ao Orçamento do Município, no valor de R$ 9 mil” e o Projeto de Lei 21/2015, que “Consolida a legislação do Conselho Municipal de Assistência Social”. 
 
Entrou na pauta de votações o Projeto de Lei 24/2015, de autoria do vereador Sueliton Sousa (PROS), que “Institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o autismo”. A matéria foi incluída por solicitação do próprio autor, já que no dia 2 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo. Por isso, alunos da APAE de Itabira, professores e pais de crianças e jovens autistas acompanharam a reunião. A coordenadora e Psicóloga da APAE, France Jane Leandro usou a tribuna para destacar o trabalho realizado com os alunos autistas.
 
Em segundo turno, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 149/2014, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de cartazes contento o artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente nos postos de saúde e nos hospitais de Itabira”, de autoria do vereador Lucio Mauro Carteiro. 
 
O Projeto de Lei 12/2015, de autoria do vereador Tãozinho Leite (PP), que “estabelece a possibilidade do agendamento telefônico de consultas para pacientes idosos e para pessoas com deficiência já cadastradas nas unidades de saúde do município” foi retirado para vistas a pedido do vereador Toninho da Pedreira (PROS).
 
Foram aprovados também em segundo turno o Projeto 15/2015, de autoria do Prefeito Damon de Sena, que “Cria o prêmio de produtividade para os servidores municipais que aderiram ao Programa Nacional do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ – AB), Programa Nacional do Acesso e da Qualidade da Saúde Bucal (PMAZ – SB), Programa Nacional do Acesso e da Qualidade do Centro Especialidades Odontológicas (PMAQ – CEO), promovidos pelo Ministério da Saúde”,  e o Projeto de Lei 18/2015, de autoria da vereadora Marcela Cristina Lopes (PR), que “Institui o ‘Setembro Verde’ no âmbito do Município de Itabira, dedicado a ações e incentivos para detecção precoce de linfomas”. A reunião das comissões temáticas da Câmara acontece nesta quarta-feira (1), em razão do feriado na quinta-feira (2). 

Trânsito - Fiscalização do estacionamento rotativo retorna em abril

 
Encontrar vagas de estacionamento ficará mais fácil a partir da próxima semana. Na segunda-feira (6/4), a Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) retomará a fiscalização do estacionamento rotativo. A ação busca melhorar o trânsito e proporcionar mais vagas para os motoristas, principalmente na região central da cidade: o rotativo permite que vários motoristas utilizem uma mesma vaga ao logo do dia, democratizando assim a utilização do espaço público.
 
De acordo com o superintendente da Transita, Flávio Raimon da Silva, grande parte dos usuários ficou insatisfeita durante o período em que não houve cobrança do rotativo. A dificuldade de encontrar vagas de estacionamento foi a principal reclamação dos motoristas. A Transita também detectou maior número de retenções e transtornos no Centro, causados por condutores que procuravam vagas para estacionar. “O estacionamento rotativo é, sem dúvida, um mecanismo que auxilia na melhoria do trânsito, fato constatado e relatado por várias pessoas que necessitam vir à região central”, declarou Flávio Raimon.
 
Nos últimos dias, a Transita recebeu dez mil novos talões de estacionamento rotativo. Destes, 3 mil já foram repassados à empresa contratada pelo Município para realizar a distribuição e comercialização dos talões aos postos credenciados para venda. O bilhete do rotativo é exigido nos espaços identificados por placas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados de 8h às 13h. O motorista que descumprir as regras estabelecidas pelo rotativo ficará sujeito à multa e o veículo poderá ser removido.
 
Atualmente, a Transita conta com 117 pontos de vendas do bilhete do estacionamento rotativo: até janeiro deste ano, eram 106. A folha avulsa custa R$ 2,50 e o talão com dez folhas, R$ 25. Confira onde adquirir:
 
 
Centro
 
Avenida João Pinheiro: Drogaria Alcântara, Lanchonete Pé de Coelho, Edy Lanches, Chaves Canal, Banca Municipal, Pastelaria Drumond, Cia. Do Pão, Fashion Bijuterias, Pisa Leve, Via Calçados, Padaria São Carlos, Senna Esportes, Marina Shoes, Dominante Calçados, Açougue Alvarenga, Ousadia Acessórios, Tempero Mineiro, Diógenes Supermercado, Avelândia, Sabor Natural
 
Avenida Dr. Daniel Jardim de Grisolia: Manoel Presentes, Glutton, Vest, Tuka, Ortobom Colchões
 
Avenida Carlos Drummond de Andrade: Banca Brasil, Banca do Toco
 
Rua Água Santa: Banca da Rodoviária, Vício Modas, Rei dos Retalhos, Casa Gonçalves, Shop e Cia, Óticas Vimon, SC Modas, Sabor e Cia, Stillo Colchões, Dizatti, Hotel Restaurante Roma, Tecidos Água Santa, Pedro de Lara, Café Água Santa
 
Rua Esmeralda: Bela Minas Variedades
 
Rua São José: Banca Joelbra, Sorveteria Pinguim, Ótica Itabira, Benita, Cor e Tom, Casa Vieira, Sanny Confecções
 
Rua Mestre Emílio: Larissa Lanchonete e Restaurante
 
Rua Guarda-Mór Custódio: Estante Papelaria, Saymon
 
Rua Dr. Alexandre Drumond: Papelaria Real, Ponto M, Bazar Silvânia, Fofurinha, Dona Beija, Cheia de Graça, Relojoaria Orient
 
Praça Dr. Nico Rosa: Lanchonete e Confeitaria Paladar, Tia Eliana, AlGusto Sanduíches, Sanduixim Rua Zeca Amâncio: Barraca, Cantinho do Sabor, Silvana Viana, Confecções Soares Damasceno, Eclipse
 
Rua Irmãos D’Caux: Pastelaria Drumond, Green Parking, Bambino, Dbrasil
 
Rua Tiradentes: Drogaria São Geraldo, Sabor e Art, Vide Gula, Top Men, Casa César, Mimo Kids, Hollywood Fotótica, Fabiana Festas, Feminina Acessórios
 
Rua Dom Prudêncio: Messias Foto e Ótica, Sophia Fashion, Visto Brasil, Hemisfério, Duduxa Lanches, Foto Central, Casa Jair, Pão Ideal de Itabira, OK Supermercado
 
Rua Dr. Sizenando de Barros: Papelaria Zenith, A Nacional, O Boticário
 
Rua dos Operários: Atualize, Bar do Adão
 
Praça da Saúde: Robson’s
 
Praça do Expedicionário: Banca Central
 
Rua Padre Olímpio: Bar do Dely
 
 
Amazonas
 
Avenida Brasil: Comercial Liberato
 
 
Areão
 
Avenida Rio Doce: Armazém Miranda, DK Papelaria, Big Pão
 
 
Quatorze de Fevereiro
 
Rua Dona Modestina: Neandher, Papelaria Drumond, Dismacon
 
Rua Salvino Pascoal do Patrocínio: Tain Discos e Fitas, Art Pão
 
Rua Juca Machado: Silk Magia, Casa do Amigão, Drogaria Cardoso
 
 
Pará 
 
Rua Alfredo Sampaio: Camilo Novidades Hamilton
 
Rua Daniel Jardim de Grisolia: Quiosque do Amigão Gabiroba Rua dos Comerciantes: W9, Drogabarros, THI Techardware Informática
 
 
Juca Batista
 
Rua São Manoel: Comercial Juca Batista
 
 
São Pedro
 
Avenida das Rosas: Eletrizante
 
 
Outras informações sobre estacionamento rotativo podem ser obtidas pelo telefone 3839-2419.

Normas do Ministério da Saúde - Secretaria Municipal de Saúde esclarece sobre uso do fumacê

Em períodos de estiagem é comum o aumento da proliferação de pernilongos e – consequentemente – os incômodos a população. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem recebido solicitações para o uso do fumacê em diversos bairros de Itabira; no entanto, o material tem critérios para ser utilizado. Segundo normas do Ministério da Saúde, o fumacê não pode ser empregado no combate ao pernilongo comum – Aedes culex.
 
A diretora de Vigilância Epidemiológica, Lumênia de Souza Duarte, explica que em Itabira o inseticida está sendo utilizado para atender a demanda de dengue, conforme a legislação. Ele é permitido em casos de epidemia de dengue ou febre amarela. “A população acredita que o fumacê nos bairros acabará com todos os mosquitos e pernilongos, o que não é verdade. O fumacê não acaba com os criadouros do mosquito e só pode ser usado em localidades onde existe o alto índice de infestação do Aedes aegypti, equivalente a 5%, e a transmissão da dengue com casos notificados”.
 
Ela ressalta que a utilização dos carros de fumacê com frequência pode resultar em um efeito inverso e, em vez de eliminar o mosquito, pode contribuir para que ele fique mais resistente à ação do veneno, deixando o combate à doença mais difícil. 
 
A SMS comunica que, durante todo o ano, o município realiza medidas preventivas de combate ao Aedes aegypti e todas as ações influenciam diretamente no combate ao pernilongo comum, já que se reproduzem da mesma forma, em água parada. A Vigilância Epidemiológica também realiza tratamento químico com larvicida em poças visíveis fora das residências, assim como inspeções domiciliares e instruções aos moradores.


Dicas para controle de pernilongos

-Fechar portas e janelas antes do entardecer ou instalar telas;
 
-Usar mosquiteiros ao dormir;
 
-Ligar o ventilador é aconselhável, pois desestabiliza o voo do pernilongo,
 
-Óleos e essências à base de citronela também são ótimas opções por serem repelentes naturais;
 
-Não deixe recipientes abertos com água parada;
 
-Jogue creolina ou querosene nos ralinhos e mantenha-os tampados;
 
-Cultive em seu jardim plantas repelentes como mamona, erva cidreira, alfavaca, manjericão ou citronela.

Utilidade pública - Secretaria de Saúde desmente informação sobre roubo de uniformes dos ACE

Circula em Itabira, por meio do aplicativo WhatsApp, uma mensagem sobre roubo de coletes, crachás e bolsas de Agentes de Combate a Endemias (ACE). O texto também levanta a suspeita de que os materiais possam ser utilizados para furtos em residências. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que as informações são falsas e afirma que não houve nenhum incidente envolvendo os profissionais de combate à dengue na cidade.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Lumênia Souza Duarte, ressalta que a SMS precisa do auxílio dos itabiranos: é necessário receber os ACE nas residências para que seja feito o trabalho de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti. “Precisamos do apoio da população para receber os agentes de endemias no domicílio e combatermos a dengue. Caso contrário, podemos ter um surto da doença instalado na cidade”, afirmou. Se o morador tiver dúvidas sobre a identificação do agente, pode entrar em contato com o Disque Dengue: 3839-2600. Este número também pode ser usado para denunciar locais onde há focos do mosquito.

Entre os dias 9 e 14 deste mês, houve o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa). Conforme a pesquisa, o número de focos do mosquito transmissor da dengue e da febre Chikungunya aumentou em Itabira. O índice médio de infestação é de 8,1%: o tolerado pelo Ministério da Saúde é de 1%. No levantamento realizado em janeiro, o índice foi de 4,8%.