Banner 728x90

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Normas do Ministério da Saúde - Secretaria Municipal de Saúde esclarece sobre uso do fumacê

Em períodos de estiagem é comum o aumento da proliferação de pernilongos e – consequentemente – os incômodos a população. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem recebido solicitações para o uso do fumacê em diversos bairros de Itabira; no entanto, o material tem critérios para ser utilizado. Segundo normas do Ministério da Saúde, o fumacê não pode ser empregado no combate ao pernilongo comum – Aedes culex.
 
A diretora de Vigilância Epidemiológica, Lumênia de Souza Duarte, explica que em Itabira o inseticida está sendo utilizado para atender a demanda de dengue, conforme a legislação. Ele é permitido em casos de epidemia de dengue ou febre amarela. “A população acredita que o fumacê nos bairros acabará com todos os mosquitos e pernilongos, o que não é verdade. O fumacê não acaba com os criadouros do mosquito e só pode ser usado em localidades onde existe o alto índice de infestação do Aedes aegypti, equivalente a 5%, e a transmissão da dengue com casos notificados”.
 
Ela ressalta que a utilização dos carros de fumacê com frequência pode resultar em um efeito inverso e, em vez de eliminar o mosquito, pode contribuir para que ele fique mais resistente à ação do veneno, deixando o combate à doença mais difícil. 
 
A SMS comunica que, durante todo o ano, o município realiza medidas preventivas de combate ao Aedes aegypti e todas as ações influenciam diretamente no combate ao pernilongo comum, já que se reproduzem da mesma forma, em água parada. A Vigilância Epidemiológica também realiza tratamento químico com larvicida em poças visíveis fora das residências, assim como inspeções domiciliares e instruções aos moradores.


Dicas para controle de pernilongos

-Fechar portas e janelas antes do entardecer ou instalar telas;
 
-Usar mosquiteiros ao dormir;
 
-Ligar o ventilador é aconselhável, pois desestabiliza o voo do pernilongo,
 
-Óleos e essências à base de citronela também são ótimas opções por serem repelentes naturais;
 
-Não deixe recipientes abertos com água parada;
 
-Jogue creolina ou querosene nos ralinhos e mantenha-os tampados;
 
-Cultive em seu jardim plantas repelentes como mamona, erva cidreira, alfavaca, manjericão ou citronela.

Nenhum comentário: