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quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Carnaval 2016 de Mariana terá atrações para todos os gostos


Em contagem regressiva para o Carnaval 2016, a cidade de Mariana, na região central do estado, confirma a realização da festa com atrações para toda família. No ritmo das antigas marchinhas, a Prefeitura de Mariana mantém a tradição do carnaval de rua, com desfiles de blocos caricatos, bonecos anões gigantes, rodas de samba e shows.
 
No ano em que comemora 320 anos, Mariana revive um dos melhores e mais seguros carnavais do interior de Minas Gerais. A expectativa da Secretaria de Cultura e Turismo é de a cidade receba cerca de 30 mil visitantes nos cinco dias de folia.

Para garantir a alegria de tanta gente, Mariana apresenta os blocos tradicionais como Zé Pereira da Chácara, a alegria do Circovolante e a irreverência dos Bloconecos “Anões Gigantes”, além do desfile das escolas de samba e shows. Para a realização da festa, a Prefeitura de Mariana investirá R$ 460 mil, com 70% das atrações locais. 

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Vicente de Freitas, a preocupação desde o início do planejamento do Carnaval 2016 tem sido a valorização dos artistas marianenses, além de utilização de logística e demais estruturas sendo contratados na própria cidade. “Nossa expectativa é de uma festa familiar, onde todo cidadão possa participar com alegria e descontração, ressaltando ainda uma festa com qualidade e responsabilidade com o dinheiro público”, destaca o secretário. A expectativa é de que o fluxo estimado de 30 mil visitantes por dia fomente a economia.

A abertura oficial do Carnaval 2016, em Mariana, acontece na sexta-feira (05/02). Haverá concentração na Praça da São Pedro, com apresentações de grupos, bandas, circo e baterias. Em seguida, os foliões seguem até a Praça Gomes Freire, onde o prefeito Duarte Junior “Du” entrega a chave da cidade ao Rei Momo, abrindo oficialmente a festa. Logo após, o grupo Gafieira de Ouro se apresentar ao público.


Blocos tradicionais prometem arrastar multidão 

Já pensou em carnaval sem os bonecões do Zé Pereira, os bonequinhos dançantes do Bloconeco, os palhaços mais animados do Circo Volante, ou sem os Farrapos, o grupo carnavalesco mais antigo de Mariana? Sem todos eles o Carnaval dos marianenses não seria o mesmo.  Pois isso, todos esses grupos tradicionais já estão se preparando para animar ainda mais o Carnaval 2016. Com muitas novidades, alegria, cor e empolgação, eles vão garantir um carnaval diferenciado. Confira as novidades:

 
Zé Pereira da Chácara

“Viva o Zé Pereira e viva o carnaval...”. O tradicional bloco do Zé Pereira da Chácara vai animar os dias de carnaval da criançada, adultos e idosos. Não tem que não se encante com os bonecões que chegam a medir três metros de altura.  Ao som das tradicionais marchinhas de carnaval, cerca de 40 bonecos, incluindo um novo componente que ainda é surpresa, sairá pelas ruas de mariana. Os desfiles desse ano terão mais cor e a presença do boi e do cavalo que foram a novidade do ano passado. O bloco Zé Pereira da Chácara é um dos mais antigos do país, existe desde 1852. 


Banda dos Farrapos

Um dos grupos carnavalescos mais tradicionais de Mariana, a Banda dos Farrapos promete invadir as ladeiras da cidade levando alegria e descontração para o Carnaval 2016, com o tema “Mariana 320”. Segundo o coordenador do grupo, Vanderley Lúcio de Oliveira, o tema foi escolhido para homenagear a cidade, que nesse ano completa 320 anos de existência. “Nada mais justo que homenagearmos nossa cidade nesse momento histórico e importante para os marianenses”, comenta.
  

Bloconecos "Anões Gigantes"

Estão lembrados daquele gigante anão que balançou os quadris nas ladeiras de Mariana no ano passado? São os bloconecos da Cia Navegante Teatro de Marionetes, que, mais uma vez eles vão cair na folia no Carnaval Mariana 2016. Ao som de marchinhas, frevos, tangos e boleros, os bonecos prometem arrastar multidões, com um tema que ainda é segredo. A única pista que temos, dada pelo artista plástico Catin Nardi, é que o tema irá remeter a realidade atual do Brasil. Para saber qual será a surpresa é só marcar presença no Carnaval Mariana 2016.  

 
Circovolante 
 
No Carnaval Mariana 2016 não vai faltar a alegria e descontração do grupo circense que arrasta multidões pelas ruas da cidade. É deles mesmo que estou falando! A trupe do Circovolante vai percorrer o centro histórico com o cortejo “Samba no pé-demoleque”. Como novidade, o grupo está preparando um repertório diferente, com músicas que todos conhecem, como, Asa Branca, Frevo Mulher, Xote das Meninas, dentre outras. E a surpresa não para por ai. Segundo um dos fundadores do grupo, Xisto Siman, o acompanhamento do acordeom, vai garantir a melodia nas músicas.  
 
 
Resgate das marchinhas com a Incrível Banda 

A Incrível Banda estará presente no Carnaval 2016 em Mariana. O grupo, fruto da união dos músicos das bandas Santa Cecília e São Sebastião, de Passagem de Mariana, existe há 15 anos. O nome “Incrível” diz muito sobre a cultura da banda que, especificamente no carnaval, considera tocar apenas marchinhas, mas que ao passar essa data são capazes de tocar em quaisquer outras festividades. A Incrível Banda, que estará presente todos os dias no Carnaval 2016, em Mariana, pretende trazer as tradicionais machinhas, levando muita animação do público marianense.  

 
 
Caravana Arrumação é atração para toda família 

Saulo Laranjeira, um dos maiores artista brasileiros, promete um grande e divertido espetáculo para o Carnaval de 2016. Pela terceira vez em Mariana, a Caravana Arrumação desembarca na primaz de Minas e promete ser sucesso, animando e emocionando o público. A atração é destinada a todo o público, apresentando um repertório musical tanto de MPB e músicas cearenses, como Frevo e Marchinhas. Também contará com a parceria do artista Saldanha Rolim e interpretações humorísticas do próprio Saulo. O espetáculo acontece no domingo (07).  

 

Mariana terá atrações para a criançada no Jardim
 
No carnaval de Mariana criança também tem vez. É o Carnavalzim, criado para os baixinhos, inclusive os que já cresceram. O evento será realizado pelo Clube Osquindô, que oferece uma equipe formada por professores, monitores de educação infantil e ensino fundamental, e por brincantes, que prometem muita diversão.
 
Este ano, o Carnavalzim preparou um espaço lúdico e divertido com atrações preparadas para encantar e integrar a garotada.  As crianças poderão esperar muita alegria com o “Bloco Brincante” e muita música com o grupo “Bailinho Bom”. 
 
A programação conta com concurso, “Fantasias Carnavalzim”, o regulamento e as inscrições estarão disponíveis na Secretaria de Cultura e Turismo, na semana do carnaval e nos dias do Carnavalzim, das 13h às 15h em um stand montado na praça.
 
O Carnavalzim acontecerá no domingo (06), Segunda (07) e Terça (08), na Praça Gomes Freire, das 14h às 17h. Então, chame a meninada e venha participar conosco!
   

Como chegar

Mariana fica a 110 km de Belo Horizonte. O acesso principal é pela BR-040, sentido Rio de Janeiro até o trevo de Ouro Preto onde inicia a MG-383. Com boa infraestrutura hoteleira e restaurantes, aqui o turista se sente em casa. Mais informações: www.mariana.mg.gov.br/turismo   CAT – Centro de Atenção ao Turismo Rua Direita, 93, Centro Histórico de Mariana (31) 3558-1062 ou 3558-2315. 



CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL 2016:
 
SEXTA-FEIRA 05/02
 
19h - Concentração – Praça do São Pedro. 
20h - Início do cortejo de abertura do Carnaval 2016.
21h - Abertura oficial, com entrega da chave ao Rei Momo na Praça Gomes Freire.
21h30 - Orquestra Gafieira de Ouro na Praça Gomes Freire.
 
SÁBADO 06/02
JARDIM - PRAÇA GOMES FREIRE
17h30 - Chegada da banda dos Farrapos e Bloco Nomad.
18h - Giselle Couto e Banda.
19h - Chegada do Zé Pereira da Chácara.
20h30 - Incrível Banda.
21h - Cortejo da Cia Navegante – Bloconecos e Banda Navegante.
23h - Grupo Candonguêro.
 
RUA FREI DURÃO
15h – Show com Grupo 6 no Samba.
17h - Grupo de dança Flash Boys Crew.
 
PRAÇA TRANCREDO NEVES
19h - DJ Lipe Andrade.
22h - Banda Lutz.
0h - Banda Zuêra. 
 
PRAÇA DOS FERROVIÁRIOS

20h - DJ Rafilskis.
21h - Trio Sucessagem.
22h30 - Bruno Martins e Banda.
01h - Alexandre e Banda.
 
DOMINGO 07/02
JARDIM - PRAÇA GOMES FREIRE
14h às 17h - CarnavalzimOsquindô.
17h30 – Desfile de blocos.
18h – Natália Pessoa e Banda.
18h – Cortejo do palhaço Furreca - “Charambagunça”.
20h30 – Incrível Banda.
20h30 – Chegada do Zé Pereira da Chácara.
23h – Saulo Laranjeira e Banda.
 
RUA FREI DURÃO
14h – Grupo Só Pagode.
16h – Grupo de dança Na Pegada.
16h30 – Grupo Sabor do Samba.
 
PRAÇA TRANCREDO NEVES
19h – DJ Rafilskis.
22h – Banda DK.
0h – Banda Farol da Barra.
 
PRAÇA DOS FERROVIÁRIOS
20h – DJ Lipe Andrade.
21h – Trio Sucessagem.
22h30 – Clerisson Araújo e Banda.
01h – Banda Suindara.
 
AVENIDA GETÚLIO VARGAS
20h – Desfile das escolas de samba de Mariana: Vila do Carmo, Acadêmicos do Barro Preto e Morro da Saudade. 



SEGUNDA-FEIRA 08/02

JARDIM - PRAÇA GOMES FREIRE
14h às 17h - CarnavalzimOsquindô.
17h30 – Chegada da banda dos Farrapos e Bloco Nomad.
18h – Banda Samba de Sobra.
 
19h – Chegada do Zé Pereira da Chácara.
20h30 – Incrível Banda.
21h–Cortejo Circo Volante – Samba no Pé de Moleque.
23h – Grupo Candonguêro.
 
RUA FREI DURÃO
14h – Grupo Sorriso.
16h – Grupo de Dança Na Pegada.
16h30 – Grupo 6 no Samba.
 
PRAÇA TRANCREDO NEVES
19h – DJ Lipe Andrade.
22h – Marcelo Oliveira e Banda.
0h – Banda Barco a Vela.
 
PRAÇA DOS FERROVIÁRIOS
20h - DJ Rafilskis.
21h – Trio Sucessagem.
22h30 – Banda DK.
01h – Banda Carisma.
 
AVENIDA GETÚLIO VARGAS
20h – Desfile da escola de samba Vila do Carmo Mirim. 
 
TERÇA-FEIRA 09/02
JARDIM - PRAÇA GOMES FREIRE
14h às 17h - Carnavalzim Osquindô.
18h – Banda Quadrado Fino.
18h – Cortejo do palhaço Furreca - “Charambagunça”.
20h30 – Incrível Banda.
20h30 – Chegada do Zé Pereira da Chácara.
23h – Mário Broder e Banda.
 
RUA FREI DURÃO
14h – Grupo Sabor do Samba.
16h – Grupo de dança Flash Boys Crew.
16h30 – Grupo Só Pagode.
 
PRAÇA TRANCREDO NEVES
19h – DJ Rafilskis.
22h – Banda Woodstock.
0h – DannielMaestri e Banda.
 
PRAÇA DOS FERROVIÁRIOS
20h - DJ Lipe Andrade.
21h – Trio Sucessagem.
22h30 – Banda Uai Sô.
01h – Victor e Fabiano.
 
Atrativos turísticos com horário especial no Carnaval
Além de se divertir em um dos melhores e mais seguros carnavais do interior de Minas Gerais, o turista que vier a Mariana-MG poderá conhecer as belezas naturais e arquitetônicas da primeira cidade de Minas Gerais. Entre as opções estão o passeio pelas ruas estreitas de pés-de-moleque da Rua Direita, emoldurada pelos sobrados e igrejas dos séculos XVIII. Para orientar os visitantes, confira o guia com o horário de funcionamento de alguns atrativos turísticos no feriado de Carnaval.
 
ESTAÇÃO TREM DA VALE
Aberta de sexta (05) a terça (09), de 09h às 17h.

Durante o Carnaval, a locomotiva partirá de Mariana nos seguintes horários:

Sexta – 05/02, 13h e 16h

Sábado – 06/02, 13h e 16h

Domingo – 07/02, 14h30

Segunda – 08/02, 13h e 16h

Terça – 09/02, 13h e 16h

A tarifa do passeio custa R$ 40 somente ida e R$ 56 para ida e volta. Estudantes, crianças de 6 a 12 anos e adultos com mais 60 anos têm direito à meia entrada. Mais informações sobre o Trem da Vale Mariana – Ouro Preto: Tel. (31) 3557-3844.

Acesse o link do site oficial do Trem da Vale:
http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/railways/trem-turistico-ouro-preto-mariana/Paginas/default.aspx



CATEDRAL BASÍLICA DA SÉ

Sexta – 05/02, 8h às 18h

Sábado – 06/02, 8h às 14h

Domingo – 07/02, 8h às 10h

Segunda – 08/02. Fechada

Terça – 09/02, 8h às 12h

Quarta – 10/02, 8h às 18h.



CONCERTO DO ÓRGÃO ARP SCHNITGER

Os concertos acontecerão normalmente durante o carnaval. As apresentações tem duração de 45 minutos. Informações: www.orgaodase.com.br

Sexta – 05/02, 11h30

Domingo – 07/02, 12h15

INGRESSOS: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada) ou R$ 40 (incentivo ao projeto).



MUSEU DE ARTE SACRA
 
Aberto de sexta (05) a segunda (08) nos seguintes horários:
Sexta – 05/02, 8h às 18h
Sábado – 06/02, 8h30 às 14h
Domingo – 07/02, 8h30 às 14h
Segunda – 08/02. 8h30 às 14h
Terça – 09/02. Fechado
Quarta – 10/02. Fechado

INGRESSOS: R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia entrada) para estudantes e idosos.
 
 
 
MINA DE OURO DE PASSAGEM 
 
Aberta de sexta (05) a terça (09), de 09h às 17h30.

As tarifas do passeio custam R$ 44 por pessoa. Meia entrada para grupos acima de 10 pessoas, com agendamento. Mais informações sobre a visitação: Tel. (31) 3557-5001. Ou no site oficial www.minadapassagem.com.br
 
 
 
CASA DE CÂMARA E CADEIA
 
Aberta de sexta (05) a terça (09), de 08h às 18h.
 
 
 
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO
Aberta de sexta (05) a quarta (10) nos seguintes horários:
Sexta – 05/02, 8h às 18h
Sábado – 06/02, 8h às 14h
Domingo – 07/02, 8h às 13h
Segunda – 08/02. 8h às 13h
Terça – 09/02, 8h às 13h
Quarta – 10/02, 8h às 18h.
 
 
 
MUSEU DA MÚSICA DE MARIANA
 
Fechado durante o Carnaval.
 
 
 
CASA DOS ARTISTAS "MESTRE ATAÍDE"
 
Aberta de sexta (05) a terça (09), de 09h às 18h.
 
 
 
IGREJA DO ROSÁRIO
Fechada para restauração.
 
IGREJA SÃO FRANSCISCO DE ASSIS
Fechada para restauração.
 
MUSEU CASA ALPHONSUS DE GUIMARAENS
Fechado para restauração.

 
CAT - Centro de Atenção ao Turismo
Aberta de sexta (05) a terça (09), de 08h às 18h.
 
Rua Direita, 93, Centro Histórico de Mariana
(31) 3558-1062 ou 3558-2315
 
Programação sujeita a alteração. Informações no site www.mariana.mg.gov.br

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Vereadores voltam às reuniões ordinárias com nova mesa diretora

Paulo Henrique Rodrigues da Silva é o novo ouvidor da câmara (Foto/Acom CMI)
Os vereadores voltam do recesso nesta terça-feira, 2 de fevereiro, com a primeira reunião ordinária do ano. Não haverá projetos para votação, mas os vereadores devem apreciar indicações e requerimentos. Além disso, a primeira reunião marca o inicio dos trabalhos da nova mesa diretora. O presidente vereador Rodrigo Assis Diguerê (PV), o vice-presidente vereador Sueliton Sousa (PROS) e o primeiro secretário vereador Toninho da Pedreira (PROS) comandam a primeira reunião já com eleição para o cargo de segundo secretário na agenda. É que na eleição da mesa diretora, o candidato ao cargo foi o ex-vereador Jorge Lúcio Chibanca (PPS), que perdeu o cargo com a volta do vereador Geraldo Martins da Costa, Lado (PMDB). Por isso, Rodrigo Diguerê deve convocar uma sessão esta semana para realizar a eleição. De acordo com o regimento interno da Câmara, o presidente deve convocar os vereadores e abrir inscrições para os candidatos ao cargo. Segundo o presidente do legislativo, a sessão para eleição acontece na quarta, ou na quinta-feira, após consulta aos demais vereadores. A reunião desta terça-feira começa às 14h.


Ouvidoria

A Ouvidoria da Câmara tem novo ouvidor. Paulo Henrique Rodrigues da Silva, 36 anos, formado em Direito e tecnólogo em Gestão Pública, tem sua carreira desenvolvida nas áreas de Call Center, Ouvidoria , Planejamento e Controladoria. Iniciou suas atividades profissionais na Telemar/OI, onde atuou como Gestor/ Analista e Gerente de Call Center. Passou por diversas empresas e pela OMS (Ouvidoria Municipal de Saúde de Itabira). De acordo com o novo ouvidor, “o papel da Ouvidoria que é o de proporcionar a aproximação da população junto à Câmara Municipal, e que, através das manifestações recebidas, ideias e ações possam produzir melhorias no dia a dia do nosso Município”. A ouvidoria da Câmara atende a população presencialmente, ou através do site da Câmara. Toda manifestação é registrada e encaminhada ao setor competente. Por isso, é importante o registro presencial, ou através de formulário no site da Câmara: www.itabira.cam.mg.gov.br.

Rio 2016 - “Revezamento da Tocha Olímpica será o maior evento esportivo que Itabira sediará”, afirma Anderson Cerceau

 
O superintendente de Esportes da Prefeitura de Itabira, Anderson Martins Cerceau, confirmou esta semana que o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 passará pelo município em meados de maio. “Será o maior evento esportivo que Itabira sediará”, disse o coordenador-geral do evento no município. Ele é o contato de Itabira com o Comitê Organizador das Olimpíadas e Paralimpíadas 2016.

A Tocha Olímpica percorrerá aproximadamente 12 quilômetros pelas principais ruas e avenidas do município. Para isso, serão necessários 60 condutores. “Ainda não sabemos o número exato de itabiranos selecionados para conduzir a Tocha, mas acreditamos que cerca de 42 condutores sejam daqui do Município”, disse Anderson Cerceau. Ele ressaltou que os sites dos patrocinadores do evento (Coca-Cola, Nissan, Bradesco) já divulgaram os nomes dos pré-selecionados para conduzir a Tocha. No entanto, há uma série de requisitos que podem impedir os candidatos de participar como, por exemplo, possuir antecedentes criminais. 

A rota pela qual o símbolo olímpico passará será divulgada a partir do dia 29 de fevereiro. Na última semana, uma equipe da Força Nacional esteve no município para conhecer o trajeto. Na ocasião, o capitão Eric Mafra declarou que o trabalho é feito para que sejam anuladas todas as chances de ocorrer qualquer adversidade durante o percurso. Além da Força Nacional, o revezamento contará com a presença de policiais federais para garantir a segurança da Tocha. Já a infraestrutura de todo o processo de segurança e de comunicação visual do evento é de responsabilidade da Prefeitura. Isto inclui a rota/percurso, logística, segurança no local onde haverá a celebração da festa, banners, faixas, identificação do palco, personalização do trajeto, entre outros.

Segundo Anderson Cerceau, os preparativos estão seguindo um cronograma de execução. Neste mês, uma equipe da força-tarefa - criada pela Prefeitura para auxiliar na organização do evento - pretende se reunir com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e a Acita. Na pauta, discutir e definir ações para serem trabalhadas no comércio local. “Precisamos repassar aos donos de comércio, principalmente aos que estão no percurso da rota, o que pode ou não ser feito com relação ao evento e à marca Rio 2016. Já posso adiantar que não pode haver nenhum vínculo do nome da empresa/ loja ao revezamento da tocha. Isso cabe apenas aos patrocinadores oficiais”. Outro fato que pode causar algum tipo de transtorno é a liberação das ruas e avenidas da rota do revezamento. No dia do evento, não poderá ter nenhum veículo estacionado ao longo do percurso. “Além de estar livre para o público, toda a área deverá estar livre também para os grandes caminhões que percorrerão todo o trajeto. O caminhão da Nissan, por exemplo, tem 22 metros de comprimento e 3,80 metros de altura.”, disse Cerceau. 

Ainda de acordo com o superintendente, os coordenadores estão preparando algumas surpresas para os itabiranos. Várias ações, incluindo a distribuição de brindes, serão realizadas durante toda a rota pelos patrocinadores. “Ao final do percurso, haverá um palco com diversas atrações e shows”, garantiu.


Legado 

Anderson Cerceau acredita que uma das coisas mais importantes em Itabira ser cidade-sede do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 é o legado que o evento deixará para a população, principalmente para as crianças e adolescentes. Segundo ele, a força-tarefa está realizando um trabalho com todas as escolas municipais, estaduais e particulares. O objetivo é incluir a participação dos estudantes em todo o processo. 
 
“Buscamos a parceria das entidades escolares, tanto na organização e fomento a esta atividade dentro da própria escola, como também da participação no dia. Os estudantes são o foco principal da nossa ideia de trazer a população para a rua. Temos certeza que a população itabirana vai abraçar este projeto. Afinal, o legado que isto pode deixar na cabeça de uma criança e de um adolescente transcende muito o que a gente pode imaginar”. 


Saiba mais

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vai durar entre 90 e 100 dias após a tradicional cerimônia de acendimento da Chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade. Serão em torno de 12 mil condutores da tocha: a Chama percorrerá cerca de 20 mil quilômetros por estradas e ruas brasileiras e 10 mil milhas aéreas.
 
A atividade será encerrada no dia 5 de agosto, quando o último condutor da Tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã. Esta é a primeira vez que os Jogos Olímpicos acontecem na América do Sul e a segunda na América Latina.

Volta às aulas - Aulas na rede municipal começam na próxima quarta-feira

O ano letivo da rede municipal de ensino começará na próxima quarta-feira (3) para todas as instituições, diferentemente da rede estadual que voltará as atividades escolares no dia 11. Este ano, as 30 escolas municipais das regiões urbana e rural e os 18 Centros de Educação Infantil devem receber cerca de 10 mil alunos (da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos) e 1.800 profissionais (professores, diretores, técnicos, administrativo, limpeza e manutenção).

Na segunda (1º/2) e terça-feira (2), os profissionais já estarão nas escolas para planejar o ano letivo e preparar a recepção dos alunos. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), o planejamento e a preparação são necessários para um trabalho de qualidade que começa no acolhimento dos estudantes na volta às aulas. Para que ao longo do ano a SME possa continuar promovendo uma educação integral e inclusiva, a Superintendência Técnico-Pedagógica solicita o apoio e a participação das famílias na vida escolar dos filhos. 

Com relação ao material escolar, a SME ressalta que aqueles de uso individual (caderno, lápis, caneta, por exemplo) são de responsabilidade do aluno. Já os materiais de uso coletivo, como papel sulfite, caixa de cola colorida, tinta guache, entre outros, são oferecidos pela própria escola. Caso a família do aluno esteja interessada em contribuir com materiais de uso coletivo, poderá fazer em qualquer época do ano, de forma voluntária. A SME lembra que não exige de seus alunos materiais, uniformes e qualquer tipo de taxa para matrícula ou contribuição nas unidades municipais.

Vagas Remanescentes - Inicie o ano estudando na FUNCESI !

Funcesi - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira informa  que estão abertas as inscrições para  vestibular de VAGAS  REMANESCENTES 2016(primeiro semestre) para os cursos de Administração,   Direito, Engenharia de Produção e Fisioterapia. 
 
As provas serão realizadas em Itabira/MG, no campus da Funcesi, dia 3 de fevereiro de 2016(quarta-feira), às 18h00.
 
A Funcesi oferece ainda outra forma de ingresso: por meio do Aproveitamento Total do ENEM dos anos de 2006 a 2015.
 
Na crise, invista na sua formação profissional. Ingresse em um dos cursos da Funcesi.
 
Mais informações sobre o Vestibular 2016(primeiro semestre) para Vagas Remanescentes poderão ser obtidas por meio do site da Funcesi: www.funcesi.br, pelo telefone (031) 3839-3611, ou pelo e-mail: copese@funcesi.br.
 
 

sábado, 23 de janeiro de 2016

Acita - Sorteio da "Campanha Um Sonho de Natal" acontece nesta segunda - feira com transmissão ao vivo da "TV Alterosa/SBT"

A ACITA – Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira, realiza no dia 25 de janeiro, segunda-feira, de 12h às 14h, o sorteio da Campanha Um Sonho de Natal. A promoção acontece em frente à empresa Hucamotos, na Av. Mauro Ribeiro Lage, esquina com Travessa Juca Machado, no bairro Esplanada da estação.  
 
O evento, de suma importância para a comunidade, terá transmissão ao vivo pela TV Alterosa em todo o estado de Minas Gerais. Na oportunidade realizaremos o sorteio do prêmio local, uma moto Yamaha 0 quilômetro.
 
Durante o sorteio teremos a participação de toda comunidade, autoridades, diretoria da Acita e dos patrocinadores da Campanha. 
 
Contamos com a sua presença para acompanhar o sorteio conosco e fazer a cobertura do evento.

VESTIBULAR 2016 FUNCESI – 1º SEMESTRE: Vagas Remanescentes

Inicie o ano estudando na FUNCESI !
 
A Funcesi - Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira informa  que estão abertas as inscrições para  vestibular de VAGAS  REMANESCENTES 2016(primeiro semestre)   para os cursos de Administração,   Direito, Engenharia de Produção e Fisioterapia. 
 
As provas serão realizadas em Itabira/MG, no campus da Funcesi, dia 28 de janeiro de 2016 (quinta-feira), às 18h00.
 
A Funcesi oferece ainda outra forma de ingresso: por meio do Aproveitamento Total do ENEM dos anos de 2006 a 2015.
 
Na crise, invista na sua formação profissional. Ingresse em um dos cursos da Funcesi.
 
Mais informações sobre o Vestibular 2016(primeiro semestre) para Vagas Remanescentes poderão ser obtidas por meio do site da Funcesi: www.funcesi.br, pelo telefone (031) 3839-3611, ou pelo e-mail: copese@funcesi.br.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Inscrições começam dia 19 - Prefeitura abre processo seletivo para contratação na Ação Social

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS), divulgou o edital do processo seletivo simplificado n. 003/2016 para contratação temporária de profissionais para os cargos de Coordenador, Técnico de Nível Superior e Técnico de Nível Médio. As inscrições começam na próxima terça-feira (19) e seguem até o dia 25 de janeiro. Devem ser feitas pelo site www.itabira.mg.gov.br.
 
Os salários variam entre R$ 1.124,34 a R$ 2.800,00 O Processo Seletivo Simplificado consistirá em três etapas: prova objetiva contendo 10 questões de múltipla escolha; análise de títulos; dinâmica de grupos e entrevista. O candidato que não obtiver o mínimo de 60% de acertos na prova objetiva será eliminado. 

As provas serão realizadas em Itabira, no dia 30 de janeiro, às 9h, em local a ser  divulgado posteriormente no site www.itabira.mg.gov.br.

Processo seletivo edital 001/2016 - Candidatos aos cargos da SMS devem realizar provas em três locais diferentes

 
Quem for participar do processo seletivo simplificado edital nº 001/2016, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deve ficar atento ao local de realização das provas. Elas ocorrem no próximo domingo (24) em três instituições diferentes.
 
De acordo com o edital, todos os candidatos a concorrer aos cargos de Técnico Superior de Saúde/ Enfermeiro, Técnico Superior de Saúde/ Cirurgião Dentista e Agente de Serviços de Saúde/ Auxiliar de Enfermagem deveriam realizar as provas objetivas na Escola Municipal Cornélio Pena. No entanto, devido ao grande número de inscritos, não será possível comportar todos os participantes no mesmo local.

Assim, a Prefeitura de Itabira disponibilizou ainda as escolas municipais Coronel José Batista e Professora Didi Andrade para a realização das provas objetivas. O candidato deve acessar os links abaixo para conferir se a inscrição foi confirmada e o local onde deverá fazer a prova. 

http://www.itabira.mg.gov.br/portal/?p=62474


Local Enfermeiro:
 


Local Cirurgiões Dentistas:

 

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Após as demissões – Para evitar o acúmulo de função na delegacia! Damon volta atrás e coloca estagiários no lugar dos servidores comissionados que foram dispensados

Que alívio! Delegado esclarece que o atendimento ao público será normalizado


Dr. Paulo Tavares concede a coletiva de imprensa (Foto/Rodrigo de Oliveira/Arquivo/Divulgação) 
O Delegado da 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil [DRPC] de Itabira, Dr. Paulo Tavares Neto reuniu com a imprensa na sede da Delegacia de Trânsito na tarde desta terça – feira [20], para dar todos os esclarecimentos sobre a readmissão de alguns servidores públicos comissionados do Conservo Serviços Gerais [CONSERVO], que foram demitidos dentro do pacote de medidas de austeridade que engloba a reforma administrativa e o estado de calamidade financeira que foi decretado pelo prefeito Damon Lázaro de Sena [PV], devido à crise mundial e a queda do preço do minério que se encontra em baixa no mercado. E ainda no início da entrevista coletiva, o Dr. Paulo Tavares lamentou sobre a situação econômica mundial que está se alastrando no Brasil e no mundo.
No início da entrevista coletiva, Dr. Paulo Tavares explicou que existe um convênio firmado com a prefeitura desde mandato do ex - prefeito Olímpio Pires Guerra [Lí] “In Memoriam” [PDT], na gestão 1993/1996, em que os servidores comissionados prestam um excelente serviço de qualidade no atendimento ao público nas seções desde “Cartório”; “Registro e licenciamento”, e liberação de veículos apreendidos, e expedição de Certificado e Registro de Licenciamento Veicular [CRLV], Certificado de Registro de Veículos [CRV], Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores [IPVA], Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres [DPVAT], que é conhecido como “Seguro Obrigatório”; “Habilitação”, onde são expedidas todas as taxas que são vinculadas a Carteira Nacional de Habilitação [CNH], e expedição do Boletim de Resumo [BR], para a realização de exames médicos e psicotécnico na obtenção da Permissão Para Dirigir [PPD]; Identificação, para emissão de taxas de expedição da Carteira de Identidade [CI], e retirada gratuita do Atestado de Bons Antecedentes Criminais [ABAC], para admissão do trabalhador nas empresas de grande porte de Carteira de Trabalho e Previdência Social [CTPS] assinada. E todos e esses demais serviços prestados para as emissões e expedições de demais documentos que são vinculados nestes setores [citados acima], que são totalmente pagos através de taxas de Documento de Arrecadação Estadual [DAE], que são emitidos pela própria Delegacia [ou pela internet], onde facilitava serviço de mão de obra da Secretaria do Estado de Segurança Pública de Minas Gerais [SSPMG], e também evitando o grande acúmulo de funções na delegacia de transito, que é vinculada a 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Itabira, impossibilitando todas as demandas da unidade do estado, em que o Dr. Paulo Tavares já previa todas e essas a reduções de gastos em que o Damon Sena vem fazendo desde setembro do ano passado, após o decreto do estado de calamidade financeira na cidade. “No ano de crise, a gente tem que fazer alguns contingenciamentos, e nós temos um convenio com a prefeitura [de Itabira], que prevê a cessão de alguns servidores comissionados, e infelizmente por contingenciamento também da própria prefeitura [de Itabira], esse número de funcionários teve que ser reduzido [...]”, lamentou.  
Damon Sena durante a coletiva de imprensa na semana passada (Foto/Ronniel Nascimento/Arquivo)
Depois que o Damon Sena anunciou a “Reforma Administrativa” em sua entrevista coletiva que foi concedida em abril do ano passado, e sendo que em setembro do mesmo ano, a assessoria de comunicação da prefeitura encaminhou a nota para os demais órgãos de imprensa sobre o decreto do “Estado de Calamidade Financeira”, prevendo mais redução de gastos, que começou nas demissões dos servidores comissionados do Conservo, que dentre 80 funcionários que foram demitidos da empresa com o salário mínimo equivalente no valor de R$ 880,00 que gerou uma economia no valor de algo em torno de R$ 70.400,00 nos cofres públicos do município, e priorizando mais investimentos na saúde e educação, do qual o Damon Sena anunciou mais corte de gastos, durante a coletiva de imprensa que aconteceu na tarde de segunda – feira [11], da semana passada.

Ainda no início da entrevista coletiva, Dr. Paulo Tavares afirmou que não vai intervir no processo da reforma administrativa e do estado de calamidade financeira, em que o Damon Sena decretou no ano passado, visando o corte de gastos e custeios nos cofres públicos. E ainda Dr. Paulo Tavares confirmou que o Damon Sena voltou atrás sobre a devida situação, e esclareceu que vai continuar mantendo o convenio que foi firmado desde o governo “Lí” Guerra, para manter o total suporte no atendimento ao público, e evitando o acúmulo de funções para os seus demais funcionários, que se encontram lotados na delegacia, e sabendo que o Damon Sena vai continuar normalmente com as demissões de servidores comissionados do Conservo e das demais contratadas, que prestam serviços para a prefeitura. E o Dr. Paulo Tavares ainda deu todas as garantias sobre a readmissão de alguns servidores comissionados e mais novos estagiários, que serão substituídos pelos demais servidores comissionados, que foram demitidos desde setembro do ano passado. “Eu não posso entrar no mérito com relação sobre o problema financeiro da prefeitura [de Itabira], e eu sei que existe! Então nós devemos fazer as devidas adequações. E a prefeitura [de Itabira] vai continuar com o nosso convenio, e apesar de número de redução de funcionários [...]”, esclareceu.      
De acordo com o Dr. Paulo Tavares, as readmissões de alguns servidores comissionados e das contratações de novos estagiários que serão recompostos no lugar dos funcionários da prefeitura, que serão escolhidos a dedos por ele próprio, por meio de um processo seletivo interno na delegacia, sabendo que os estagiários enfrentarão muitas dificuldades no atendimento ao público até se adaptar com o ritmo no ambiente de trabalho para a prestação de serviços para a população evitando desfalque de funcionários na repartição publica estadual que se encontra lotada na cidade ao longo dos anos, prestando serviços para a população do município, e sabendo que os estagiários terão problemas pela frente. “É justo que essa troca e essa readaptação não são rápidas, e não é objetiva, e até o porquê o estagiário que chega em seu novo ambiente de trabalho demanda um tempo para aprender o serviço para poder se adequar na nossa rotina de trabalho, e então nós vamos ter dificuldades e problemas”, explicou.          

Ainda de acordo com o Dr. Paulo Tavares, que está à frente da Polícia Civil [PC] há mais de uma década, ele vai fazer todo o possível e o impossível para manter o atendimento a população da cidade normalmente. E o Dr. Paulo Tavares ainda garantiu que se depender dele, e estando ao seu alcance, e fazendo com o atendimento seja dentro do possível e o impossível, e ele ainda conta com o apoio e a garantia que foi dada pela prefeitura para colocar os estagiários no lugar dos servidores comissionados dentro do mais rápido possível, e evitando o acúmulo de funções na delegacia, para não passar por esse transtorno e com a devida falta de funcionários da prefeitura, e garantindo o convênio no acordo firmado entre a delegacia e o município para não causar o rompimento dessa parceria sem deixar que a população saia prejudicado com esta situação que vem acontecendo desde setembro do ano passado, depois que o Damon Sena decretou o estado de calamidade financeira na cidade, e sendo que os estagiários terão que passar por todos os diversos treinamentos capacitados para se adequar com as rotinas de trabalho que são demandadas diariamente pela delegacia na agilidade ao atendimento a população com toda a maior rapidez, segurança e eficaz, e dentro do menor tempo e na medida do possível para não causar os maiores transtornos com a população, que necessitam deste serviço na cidade, de forma mais do que transparente. “No que depender de nós, estaremos com todas as nossas forças para que a população não seja penalizada por esta mudança que nós vamos passar nos próximos dias [...] E vamos funcionar normalmente dentro das nossas possibilidades [...] Tem a promessa da prefeitura que é a substituição dos servidores comissionados pelos estagiários que será feita no menor espaço de tempo possível para que nós possamos iniciar o trabalho de treinamento e capacitação desses estagiários [...]”, garantiu. 
Ao ser questionado sobre os processos seletivos que serão feitos para as novas contratações dos estagiários que serão substituídos pelos servidores comissionados que foram dispensados desde setembro do ano passado, Dr. Paulo Tavares ainda esclareceu que quando houve as primeiras demissões dos servidores comissionados, para as contenções de despesas que são um dos pacotes de medidas de austeridade que foi anunciado pelo Damon Sena, em sua reforma administrativa e no estado de calamidade financeira que foram decretados no ano passado, e informando que todos os processos sobre as contratações dos estagiários serão feitas somente pela prefeitura, e sem nenhuma intervenção da delegacia para as devidas contratações dos estagiários, sabendo que os processos de contratações são de interesse interno da prefeitura. E somente no ano passado, foram demitidos 22 servidores comissionados inicialmente em setembro do ano passado, que totalizou 80 demissões de servidores comissionados da prefeitura para ser recompostos por estagiários até o momento, e sendo que quatro estagiários foram notificados, por meio do contato telefônico pela prefeitura para se apresentar para participar do processo seletivo, sabendo que vai ter um enorme problema no começo da contratação desses novos estagiários que irão ocupar as vagas na delegacia, devido às férias escolares, sabendo que o Dr. Paulo Tavares terá que aguardar até a primeira semana de fevereiro deste ano para ter a certeza da quantidade total de estagiários que serão disponibilizados para a realização do processo seletivo.          .
Para entender melhor - A prefeitura encaminha todos os candidatos para as vagas de estágio em suas funções especificas na delegacia, e o Dr. Paulo Tavares convoca uma reunião com os candidatos que serão encaminhados pela prefeitura, para a realização do processo seletivo para a contratação dos novos estagiários, com a utilização da mesma prática na seleção da contratação dos servidores comissionados anteriormente. E ainda o Dr. Paulo Tavares contou para os repórteres que estiveram presentes na coletiva de imprensa, e esclareceu que a prefeitura possui um banco de dados de todos os estagiários com os seus currículos que foram entregues no local, para concorrer às vagas específicas na delegacia, e dentro das conformidades com o exercício das suas funções que também se encontram lotadas na delegacia. “E assim que há necessidade da demanda, a prefeitura utiliza todos esses candidatos, e é repassado todas as relações dos candidatos para mim, que concorrem as vagas de estagiário [...], e vendo no que vai atender melhor [...]”, contou.

Sobre a carteira de identidade - As emissões das carteiras de identidade que ficaram paralisadas na semana passada no setor de identificação da delegacia de trânsito, o Dr. Paulo Tavares ainda informou que não tem nada haver com a falta de servidores comissionados da prefeitura, e ele esclareceu que foi problemas técnicos da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais [PRODEMGE], de Belo Horizonte – Mg, que deu o prazo de cinco dias para solucionar problema do sistema para impressão e a confecção do material para a expedição das carteiras de identidade para a população. O Dr. Paulo Tavares ainda esclareceu que os técnicos do Prodemge compareceu na tarde de sexta – feira [16], na delegacia e solucionou todos os problemas vinculados ao sistema, e as emissões das carteiras de identidade retornaram normalmente nesta segunda – feira [18], e mesmo assim, não impossibilitou o funcionamento das delegacias de Policia Civil [PC] e de trânsito, para o atendimento ao público que continuou normalmente devido aos problemas técnicos do sistema do setor da identificação da delegacia. “E sem a Prodemge e sem a solução técnica por parte dela não tínhamos como operacionalizar o sistema”, explicou.                          

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Comunicado - Sine não emitirá carteira de trabalho e currículos nesta semana

Com o objetivo de melhorar ainda mais o rendimento e, consequentemente, o atendimento à população, os equipamentos da agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Itabira estarão em manutenção durante esta semana. Por isto, o Sine informa que os serviços de emissão de carteira de trabalho e elaboração e emissão de currículos estarão indisponíveis a partir de terça-feira (19). A data provável para a retomada das atividades é a segunda-feira (25).

Destaca-se que os demais serviços oferecidos pelo Sine, como solicitação de seguro-desemprego mediante agendamento prévio e intermediação de mão de obra por exemplo, continuam normais. A agência do Sine funciona na avenida das Rosas, nº 1.115, bairro São Pedro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3831-5188.

São Gonçalo - Blocos prometem agitar o "GonçaloFolia 2016"

Prefeitura realiza festa com redução de custos em 40%
 
 
Mais uma vez, o tradicional desfile de blocos está garantido no GonçaloFolia 2016. Os foliões prometem agitar as ruas e avenidas da cidade com muita animação. A festa carnavalesca, promovida pela Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, será realizada na Praça Central, entre os dias 5 a 9 de fevereiro e este ano tem como tema o hino da cidade.
 
O investimento na festa este ano foi 40% menor que no ano anterior. Para alcançar essa meta, foi feita a contratação de bandas com custo mais baixo e a estrutura será mais compacta. Mesmo com a redução de gastos, a Prefeitura garantiu o repasse para os 18 blocos caricatos que já são tradicionais na cidade e que juntos somam mais de 4.500 integrantes. Foram destinados a eles cerca R$120 mil para produção de camisas, abadás e premiação.
 
“Eventos tradicionais e que valorizam a cultura dos são-gonçalenses devem ser preservados e por isso, nós realizamos uma readequação nos custos para poder realizar a festa e manter o apoio aos blocos sem comprometer o conforto e a segurança ao público que prestigiará o evento”, destacou o prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho.
 
O GonçaloFolia já é considerado por muitos como Carnaval familiar já que conta com grande participação de público da terceira idade, crianças, grupos de amigos e famílias.
 
 
Aquecimento

Para começar o aquecimento, já no último domingo do mês, dia 31, dentro das atividades do Verão Ativo, será realizada uma “micareta” com o encontro de todos os blocos carnavalescos do município, às 8h, na Praça Central. Após a concentração, os foliões farão uma caminhada pelas ruas do centro da cidade e depois participarão de um “Aulão de Dança” quando serão ensinadas várias coreografias.
 
 
PROGRAMAÇÃO OFICIAL GONÇALOFOLIA 2016
 
Sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016
 
20h30 – Saída do Bloco Nós Trupica Mas Não Cai (Sede da Abeviti)
 
22h – Saída dos Blocos Unidos do Mé, Makako Loko e As Meninas SP (Espaço Doca)
 
22h – Saída do Bloco Loko é Poko (Adro da matriz)
 
23h – Saída do Bloco Unidos das Tchelas (Toca)
 
23h – Banda Vira e Mexe
 
 
Sábado, 6 de fevereiro de 2016
 
21h – Saída do Bloco Tacos de Fora na Rua (Campo do Operário)
 
21h30 – Saída do Bloco Unidos da Ponte (Poizé)
 
23h00 – Saída do Bloco Taioba Louca (Adro da Matriz)
 
23h30 - Banda Agá Plus
 
 
Domingo, 7 de fevereiro de 2016
 
Logo após show de Sábado – Saída do Galo da Madrugada com Bloco Taioba Louca em frente ao Cháfarys
 
17h – Saída do Bloco Infantil Algodão Doce (Adro da Matriz)
 
18h – Matinê show infantil (Praça Central)
 
20h – Saída do Bloco Bom Sucesso (Ginásio Poliesportivo Santa Efigênia)
 
21h – Saída do Bloco Zé Coméia  (Piu)
 
21h30 _ Saída dos Blocos Vargem Folia (Espaço Doca)
 
23h – Saída do Bloco  Swingaço (Espaço Adoletá)
 
23h –Banda Fayre
 
       
Segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016
 
21h30 – Saída do Bloco da Zueirada com Batucada do (Niterói)
 
22h – Saída do Bloco Bom de Pacas (Avenida Central)
 
22h30 – Saída do Bloco Segunda Sem Lei (Praça do Patrimônio)
 
23h – Hugo Canuto Elétrico
 
 
Terça-feira, 9 de fevereiro de 2016
 
17h – Saída do Bloco Capivaras (Espaço Adoletá)
 
19h – Marchinha com a Banda Santa Cecília (Praça Central)
 
20h – Banda Supremacia
 
23h – Banda Sanville