Pela
legalização da instituição! Don Carlos dá um novo prazo estipulado para fazer todos
os levantamentos das dividas para serem quitadas
Presidente do "Banco do Povo", João Torres (Foto/Rodrigo Ferreira)
Mesmo que os
demais conselheiros que integram o colegiado do Conselho Municipal de
Desenvolvimento Econômico (CODECON) por terem recusado o repasse de “R$ 150
Mil”, por meio do Fundo de Desenvolvimento
Econômico no Município de Itabira (FUNDESI) para salvar o “Banco do Povo”
da falência. De acordo com o presidente da Associação de Crédito Popular de
Itabira (ACPI/Banco do Povo), João Torres. Ele ainda apresentou a prestação de
contas com o valor da divida trabalhista de “R$ 45.181,36” que foi atualizada
até o dia 30 de julho deste ano com a agente de crédito Isabel Cristina Bravim Oliveira que trabalha há 19 anos na
instituição com os salários atrasados há um ano, e com a inclusão de mais encargos
sociais a pagar como o; Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT), Guia
de Previdência Social (GPS), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS),
Programa de Integração Social (PIS) e os honorários contábeis que chegam ao
valor total de “R$ 13.688,81”. E também as demais despesas com contas de
telefone, internet, vale alimentação, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Itabira)
e com o serviço de instalação e manutenção de programa nos computadores que ficaram
no total de “R$ 11.199,26”. E com a somatória destas dividas que chegam ao valor
total de “R$ 70.069,43” que estão para serem pagas pela frente evitando o fechamento do Banco do Povo como foi apresentado na reunião desta quinta-feira (05).
Presidente do Conselho de Cultura, Marcelino de Castro
(Foto/Rodrigo Ferreira)
João Torres ainda
esclareceu que será encaminhado o ofício com todos os valores detalhados dentro
das prestações de contas da intuição para o presidente do Codecon, o Secretario Municipal de
Desenvolvimento Econômico, Ciência, Inovação Tecnologia e Turismo (SMDECITT) José Don Carlos para tomar o devido conhecimento destas dívidas para
evitar o fechamento do “Banco do Povo”, e com um novo prazo que foi estipulado para
fazer todos os levantamentos situacionais da instituição. Ainda com a inclusão
do repasse dos valores sobre 1% do Fundo Municipal de Cultura (FMC) que equivale
o valor de “R$ 50 Mil” mensais através da lei municipal nº 3566, de 26 de abril
que institui a “Lei Drummond” dentro das conformidades do estatuto que foi
alterado no dia 28 de novembro de 2016 que foi a última alteração que foi feita
no estatuto da instituição. Sendo que no mês passado as prestações de contas
foram atualizadas até em março deste ano como foi apresentado na reunião
anterior de sexta-feira (15) do mês passado. João Torres ainda esclareceu que formou
a comissão com os membros que integram a mesa diretoria da instituição para
conversar pessoalmente com o Don Carlos através da intermediação do diretor da pasta
Martinho Jose Francisco para apresentar a real situação financeira do “Banco do
Povo”. Ainda será necessário o aporte financeiro de “R$ 400 Mil” em “Capital de
Giro” para manter o todo funcionamento do “Banco do Povo” como foi sugerido
pelo Banco de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), do governo federal. “Por
que essa questão das dividas (do Banco do Povo) eu vou ter que passar o mais
rápido possível para a prefeitura. E a tendência dessas dividas é só crescer!”,
lamentou.
Advogado, Dr. João Pedro (Foto/Rodrigo Ferreira)
Durante
a reunião, o advogado Dr. João Pedro de Araújo que representou a 52º Subseção
da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Itabira) no colegiado. Ele ainda afirmou que
entrou em contato com a equipe da secretaria de desenvolvimento econômico solicitando
uma nova funcionalidade para o “Banco do Povo” evitando contrair dividas e alterações
em seu estatuto para manter todas as suas atividades dentro da normalidade do
funcionamento da instituição. João Pedro ainda afirmou sobre a existência desse
repasse do valor de 1% do fundo de Cultura que equivale o repasse no valor de
“R$ 50 Mil” mensais através dos recursos da Compensação Financeira da ExtraçãoMinerária (CFEM) ainda não foi repassado pelo prefeito Ronaldo Lage Magalhães(PTB) que vai permitir a parte do repasse de R$ “12 Mil” que estão dentre os quatro
projetos do “Banco do Povo” para manter o total funcionamento com os seus
demais credores dentro das suas atividades através do fundo
de cultura reembolsável para ser repassado para a instituição com sujeito a analise
de credito em risco dentro das conformidades da Lei de Diretrizes Orçamentárias
(LDO) que prevê as arrecadações do valor de “R$ 370.648,00” mensais para a
Fundação Cultual Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), e
com a parte desse valor de “R$ 100 Mil” em
reserva para o fundo de cultura que era pra ter sido disponibilizado desde a
gestão passada, e com mais o aporte de “R$ 148 Mil” que também não foi repassado
como prevê a “LDO” de 2018, sabendo que tem somente apenas um saldo de “R$ 1,5
Mil”, somando-se no valor total de “R$ 249,5 Mil” que para estar disponibilizado
em conta bancária para ser utilizado em caso de urgência diante do Arranjo
Produtivo Local (APL).
Sendo
que foi a única alternativa para solução sobre o futuro das atividades e do
funcionamento diário do Banco do Povo, e foi à única proposta que foi apresentada
pelo presidente do Conselho Municipal de Politicas Culturais (CMPC), Marcelino
de Castro durante a na reunião de sexta-feira (15) do mês passado. João Pedro
ainda pretende reagendar uma nova reunião com a superintendente da fundação cultural,
Marta Mousinho Gomes Barbosa para permitir a liberação do fundo de cultura para
ser repassada ao “Banco do Povo” para evitar o fechamento com a conexão entre a
fundação cultural e secretaria de desenvolvimento econômico. Em contrapartida, Marcelino
de Castro ainda afirmou que pretende apresentar o relatório situacional do “Banco
do Povo” para poder inserir a instituição como agente fomentador da cultura
para evitar o fechamento e manter as futuras movimentações financeiras com os
credores desde microempreendedores, artistas, artesãos e demais profissionais
liberais que são envolvidos com a cultura serão discutidos e aprovados pelos
conselheiros na reunião que acontece na próxima terça-feira (10), as 17:00 Hs na fundação cultural. “Por que
necessita de uma instituição especifica, a fundação (cultural) quando recebe
esse valor, e ela pode fazer uma escolha de uma instituição financeira. Então,
não precisa de uma licitação como se estabelece em outros ramos quando se fala
em poder publico (municipal e privado). Então, ela pode escolher simplesmente uma instituição. E o ‘Banco
do Povo’ tem essa funcionalidade dentro do estatuto sem precisar fazer as alterações”,
explicou.
João
Pedro ainda ressaltou que fez a intervenção com a promotora do Ministério
Público de Minas Gerais (MPE-MG), Drª Giuliana Talamone Fonoffi para poder ajudar
na reestruturação e reorganização para a elaboração de um novo programa para
renegociação das dividas de “R$ 750 Mil” com os 11 credores da instituição para
poder manter o funcionamento do “Banco do Povo” evitando o fechamento, e
afirmou que pretende refazer a escritura de alguns patrimônios do “Banco do
Povo” que será feito gratuitamente através do Centro de Justiça e Sociedade
(CJUS) pela internet dentro das conformidades e necessidades da instituição.
João Pedro ainda sugeriu uma nova revisão no estatuto para dar a nova
funcionalidade ao “Banco do Povo” para serem apresentados para o Don Carlos e
ao Martinho Francisco para poder dar a reviravolta nesta situação para a
possibilidade para uma nova reunião para ser discutido no que pode ser feito
para evitar o fechamento do Banco do povo nas reuniões do Codecon no dia 14 de
agosto deste ano. “Mas, eu entendi que a gente precisa que dar uma nova
funcionalidade ao Banco (do Povo), e essa é uma ideia que a gente tem proposto”,
resumiu.
Dada a largada para o início do maior festival gastronômico da região: o Circuito do Sabor! Começa no próximo domingo, 1º e vai até o dia 31 de julho, com pratos saborosos e criativos, preparados com carne de frango, o ingrediente obrigatório da 13ª edição. O evento já entrou no calendário oficial da cidade, como um grande atrativo no mês de julho. A iniciativa é da Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) conta com o patrocínio da Avelandia e parceiros como a Fundação Comunitária do Ensino Superior de Itabira (Funcesi), Diário de Itabira e DeFato.
A votação popular para eleger o melhor prato da grande festa da gastronomia itabirana será por meio eletrônico pelo site www.circuitodosabor.com.br.Quem experimentar os pratos concorrentes vai receber uma cédula com um código alfanumérico para entrar no site do seu computador, tablet ou smartphone e realizar a votação.
A diferença este ano é que o cadastro poderá ser feito por e-mail, SMS e pelas redes sociais, facilitando assim o acesso ao site. Quem já fez o cadastro no ano anterior não precisa fazer novamente. É só entrar e votar no seu prato predileto.
Os estabelecimentos participantes também passarão pela avaliação de uma comissão técnica, formada por chefes de cozinha e uma comissão de convidados. Os itens julgados serão a bebida, atendimento, higiene e o prato.
Todos os estabelecimentos irão receber certificados de participação e os três primeiros lugares irão ganhar troféus. Será premiado ainda o melhor atendente/vendedor, que receberá um cheque no valor de um salário mínimo, R$ 954,00 (novecentos e cinquenta e quatro reais).
Veja abaixo a lista de participantes do Circuito do Sabor em 2018:
Apricci Restaurante e Pizzaria
Prato: Frango na cerveja crocante com molho de maracujá
Assim Assado
Prato: Rigatonni Fries
Bella Pizza
Prato: Pizzaria Itabirana
Casa da Ró
Prato: Franpicaneijo (Sanduiche Artesanal Frio)
Casa Dágua Scoth Bar
Prato: Asas Casa D'ÁGUA
Churrascaria Varanda
Prato: Haaaasa Coraçããoo!!!
Labinho Pizzaria e Restaurante
Prato: Frango Carpê
Meet Restaurante e Lounge
Prato: Risoto de galinha caipira com queijo Minas e quiabo
Menu di Massa
Prato: Frango ao pesto com massa Fetuccine e molho de queijo
De menos “Praça do Areião” - Boca
Livre, Alceu Valença e Trio Amaranto são as grandes atrações principais na
“Concha Acústica” desta edição
Acompanhada pela vice - prefeita Dalma Barcelos, Superintendente da fundação cultural Marta Mousunho anuncia as grandes atrações do 44º Festival de Inverno (Foto/Rodrigo de Oliveira)
Acompanhada pela vice-prefeita Dalma Helena Barcelos Silva (PDT).
Em coletiva de imprensa a superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond
de Andrade (FCCDA) Marta Mousinho Gomes Barbosa anunciou nesta quarta-feira
(04) as grandes atrações com o tema principal “Movimento” no 44º
Festival de Inverno de Itabira que acontece de 20 a 29 de julho com 10 dias (uma
semana e três dias) de programação dentro da conformidade dos padrões dos
outros festivais como a “Bienal do Livro”, de São Paulo-SP com custo reduzido e
com muito mais qualidade nesta edição. Com apoio dos Poderes Público; Municipal
(PPM) e Privado (PPP); através do co-patrocínio da Confederação Nacional das Cooperativas Médicas (UNIMED/Itabira) com todo
o fornecimento de mão de obra qualificada na área de saúde como; ambulância, médicos,
enfermeiros e socorristas durante o decorrer do evento desta edição. Ainda com a inclusão dos valores orçamentários de “R$ 380 Mil” através
dos repasses de; 21% (R$ 79,8 Mil) da Vale S/A, 13% (R$ 49,4 Mil) da Secretaria
Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência,
Inovação Tecnologia e Turismo (SMDECITT), 66% (R$ 250,8 Mil) da Prefeitura
Municipal de Itabira (PMI); com o acréscimo de “R$ 100 Mil” a mais que resultou
na diferença do orçamento de “R$ 280 Mil” que foram investidos durante os 15dias de programação do “43º Festival de Inverno” que aconteceu no ano passado
diante dos comparativos dos valores orçamentários. E o repasse da Prefeitura de
Itabira através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico no valor de “R$ 49,4
Mil” é originado através dos recursos da Compensação Financeira da ExtraçãoMinerária (CFEM) que é a verba carimbada do governo federal.
Antes a concha acustica era assim, e hoje se encontra totalmente
reformada para atender a população (Foto/Acom PMI/Divulgação)
Com a inclusão dos hotéis, pousadas, bares, restaurantes e demais
prestadores de serviços que também são os grandes patrocinadores oficiais desta
edição que acontece neste ano. Ainda
com a abertura oficial da cerimônia do “44º Festival de Inverno” e do quarteto
musical “Boca Livre” que acontecerá neste sábado (21) com entrada franca, e com
o encerramento do cantor Alceu Valença no domingo (29) na “Concha Acústica” com
a capacidade para lotação de mais de “3 Mil” pessoas no local. Além do repasse de “R$
79,8 Mil” para o “44º Festival de Inverno”, a Vale também disponibilizou o gerador
para a “Concha Acústica” garantindo todo o fornecimento e o abastecimento de energia
elétrica dentro das dependências do local durante toda a programação desta
edição. “É uma grande
satisfação para a gente ter esses grandes apoiadores. E eu digo a vocês (da
imprensa) que é também o momento mais importante da gente dizer da importância de
sensibilizarmos o nosso empresariado para estas ações culturais. Devido à
situação atual do país, a importância de que o poder público e o poder privado tem
nas mãos para se poder construir algo produtivo, educativo e extremamente algo
cultural. Então, na minha percepção se outras empresas também atendessem aos nossos funcionários e participassem não necessitariam
de colocar um grande valor. Mas, todos os apoios são muito bem vindos e muito necessários
para a realização do festival (de inverno) para que a cidade merece”, defendeu.
Bar Cultural é cancelado pela segunda vez (Foto/Acom Fcdda/Divulgação)
Serão cobrados os ingressos através de trocas de livros,
revistas e gibis durante as apresentações teatrais que acontecerão dentro do
teatro da fundação cultural que serão repassados para as bibliotecas da
Secretaria Municipal de Educação (SME) e da fundação cultural para garantir o
incentivo à leitura para as crianças, adolescentes, jovens e adultos que é uma
das grandes bandeiras da causa que a fundação cultural está defendendo em prol
desta juventude. E nos shows que acontecerão dentro da “Concha Acústica” serão
cobrados 1 lt de leite para cada ingresso nos shows que serão repassados para
as entidades assistenciais da cidade após o evento. As trocas dos ingressos acontecerão
com dois dias de antecedência em cada atração durante o decorrer da programação
do “44º Festival de Inverno” na bilheteria da fundação cultural. De acordo com a Marta Mousinho foram
encaminhadas 193 propostas que foram avaliadas dentro das conformidades do
edital para a elaboração da grade da programação do “44º Festival de Inverno”
dentre as 103 propostas foram para a categoria musical, 34 propostas foram para
a circulação de eventos com apresentações de espetáculos, 53 propostas foram para
a categoria formação e experimentação. Com 20
apresentações musicais, 5 sessões de teatros entre 4 infantil e 1 adulto, 21
oficinas pagas e gratuitas com o total de 405 vagas disponíveis para todos
participantes inscritos no valor de “R$ 10,00” , 1 palestra, 3 contações de
historias, 4 exibições de filme em telas de cinema, 2 espetáculos de dança, 2
exposições de artes, 1 lançamento de livro com participação de 110 artistas
itabiranos envolvendo intervenções culturais, workshops e atividades lúdicas
interativas.
Sendo que as 193 propostas foram avaliadas dentro das
conformidades do edital da fundação cultural se enquadram dentro destas grandes atrações que acontecerão
durante toda a programação desta edição. Como novidade na grade da programação
do “44º Festival de Inverno”, Marta Mousinho ainda anunciou a volta das grandes
apresentações destes artistas itabiranos no “Paredão” depois de dois anos fora
da programação das edições anteriores, e com direito a uma apresentação de
dança por Cia de premiada como campeã sul-americana em nível nacional como o
espetáculo “Pretérito Imperfeito”, da Mimulus Companhia de Dança. Ainda com o
dobro apresentação teatral para o publico infantil em seu acréscimo durante
toda a curta programação desta edição. Como novidade na grade da programação
desta edição, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comercial (SENAC) estará
disponibilizando um caminhão para ministrar cursos de capacitação na oficina de
culinária para os demais inscritos que vai ficar estacionado ao lado da
fundação cultural durante toda a programação do “44º Festival de Inverno”. Com o
acréscimo em outras atrações como: intervenções circenses, teatro itinerante,
dança rítmica, música na igreja que acontecerá diariamente na “Igrejinha do
Rosário” com as apresentações dos “Drummonzinhos” nas intervenções culturais,
contações de histórias e a exposição“Drummond, Fala, Fala, Fala” que também
vai se se estender em todos os pontos estratégicos e dos bairros da cidade que será
mantido na grade da programação do “44º Festival de Inverno” para não passar em
branco nesta edição em curto prazo. “Por que é um
festival esperado o ano todo e por toda a população”, resumiu.
Durante
a coletiva de imprensa, Marta Mousinho esclareceu sobre o cancelamento do “Bar
Cultural”, da Fazenda do Pontal que acontece desde 2013 com interrupção pela
segunda vez. E ainda afirmou que no ano passado devido aos problemas com relação
aos horários das apresentações dos artistas de renome nacional na “Concha Acústica”
não são compatíveis com os horários das apresentações dos artistas locais para
o encerramento do evento no local devido aos atrasos nos horários para se apresentar em público
na “Concha Acústica”. Marta Mousinho ainda esclareceu que o alvará do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) que é expedido pelo próprio corpo de
bombeiros não foi regularizado para manter funcionamento e a informação sobre a
capacidade de pessoas durante decorrer do evento na “Fazenda do Pontal”. Sobre o
retorno das apresentações dos artistas itabiranos após dois anos sem ter
apresentação sequer desde a gestão passada, Marta Mousinho esclareceu que o “Paredão”
não é somente um lugar acolhedor. Marta Mousinho também esclareceu que no ano
passado recebeu varias propostas para o retorno das apresentações dos artistas
itabiranos no “Paredão” com a permissão de uso por parte dos moradores através da
Associação dos Moradores e Amigos do Centro (AMACENTRO). “Muitos grupos
itabiranos que se inscreveram e foram classificados nesta edição vão se
apresentar no ‘Paredão’. A gente acha que é também um lugar não só acolhedor
como um ponto muito significativo para eventos de inverno”, destacou.
Boca Livre
-Toada:
-Panis et circenses:
Trio Amaranto
-Casa Aberta:
Alceu Valença
-Tropicana:
-Bobo da Corte:
Confira a programação: 20 Sexta-feira
EXPOSIÇÃO |DRUMMOND TESTEMUNHO DA EXPERIENCIA HUMANA – 13ª Edição do Projeto Memória – Parceria da Fundação Banco do Brasil, Associação de amigos da casa Rui Barbosa e Petrobras.
Local: Galeria da FCCDA | Período expositivo: 20/07 a 31/08
DANÇA | ‘’PRETÉRITO IMPERFEITO‘’
Cia Mimulos de Dança
Local: Teatro da Fccda |20h Classificação Livre - Ingressos -troca por 1 livro infantil ou infanto-juvenil.
18h | gratuito
21 Sábado
CINEMA | CURTA METRAGEM: PARCIALMENTE NUBLADO
Direção: Peter Soln
LONGA METRAGEM: VIVA A VIDA É UMA FESTA
Direção: Lee UnKrich
Local: Bairro Pedreira | 17h | gratuito
EXPOSIÇÃO | RAÍZES AFRO MINEIRAS - ‘’TAMBORES NO MUNDO E O CONGADO DE ITABIRA‘’
Curadores: Monica Jorge, Stael Azevedo, Simão Kursseldorf Local: Fazenda do Pontal | Período expositivo: 20/07 a 31/08
18h | gratuito
DANÇA | CAMPEONATO DE QUADRILHA JOVENS EM AÇÃO
Local: Parque da Água Santa | 18h | gratuito
ABERTURA OFICIAL
Local: Concha Acústica | 19h | gratuito
MÚSICA | SAULO E CONVIDADOS – HINO NACIONAL
APRESENTAÇÃO | LUCAS VERÍSSIMO - CERIMONIALISTA
DANÇA | EQUIPE MINEIRA DE GINASTICA RÍTMICA
MÚSICA | JÚLIO RAMIREZ E GRUPO LATINAMÉRICA
Local: Concha Acústica | 20h30
MÚSICA | "VIOLA DE BEM QUERER - BOCA LIVRE 40 ANOS"
Local: Concha Acústica | 21h30 – gratuito
22 Domingo
TEATRO | O FANTÁSTICO CIRCO DE PAPEL
Grupo Girino
Local: Teatro da FCCDA
Duas sessões, às 15h e às 17h | Classificação Livre (infantil) – Ingressos -troca por 1 livro infantil ou infanto-juvenil.
INTERVENÇÃO | BOLHA DE SABÃO GIGANTE COM MONITORES DO PET - UNIFEI
Local: Memorial Carlos Drummond de Andrade Horário: 9h | Classificação Livre
LITERATURA | CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - “FLORESTA ENCANTADA”
Ministrante: Arte Andarilha - Millor e Jú Ladeira Local: Memorial Carlos Drummond de Andrade Horário: 10h | Classificação: Livre
MÚSICA | OCUPAÇÃO ALTAMENTE - DOMINGO PARA PAIS E FILHOS
Local: Memorial Carlos Drummond de Andrade | 14h | gratuito
MÚSICA NA IGREJA | RECITAL DO SABAT MATER DE PERGABSE
Local: Igreja do Rosário | 18h | gratuito
23 Segunda-feira
WORKSHOP | FELICIDADE PRODUTIVA - LUCAS VERÍSSIMO
Local: Galeria FCCDA | 19h | gratuito
24 Terça-feira
WORKSHOP | FELICIDADE PRODUTIVA - LUCAS VERÍSSIMO
Local: Galeria FCCDA | 19h | gratuito
25 Quarta-feira
MÚSICA NA IGREJA | CORAL DA FCCDA, CARLOS OLIVEIRA
Local: Igreja do Rosário | 19h | gratuito
WORKSHOP | FELICIDADE PRODUTIVA - LUCAS VERÍSSIMO
Local: Galeria FCCDA | 19h | gratuito
26 Quinta-feira
PALESTRA | A SIMBIOSE DA MULTITAREFA - LUCAS VERÍSSIMO
Local: Galeria FCCDA | 19h | gratuito
MÚSICA | QUARTETO MINEIRO DE SAXOFONE E INTEGRANTES DE SOPRO DA ORQUESTRA DE CÂMARA DA ELMI
Local: Casa do Brás | 19h30 | gratuito
27 Sexta-feira
TEATRO | 10 MANEIRAS INCRÍVEIS DE DESTRUIR SEU CASAMENTO
Grupo: Comédia de Arte
Local: Teatro da FCCDA | 21h | Classificação 18 anos (adulto) - Ingressos -troca por 1 livro infantil ou infanto-juvenil.
MÚSICA | OS GIGANTES E BANDA, ROMÁRIO ARAUJO E BANDA, KATUMBI E RIVOTRIO
Local: Paredão - Rua Tiradentes | 19h | gratuito
MÚSICA | Odu – Caminhos da MPB – Professores da ELMI – Deni Perotti e Everton Maia
Local: Casa do Bras | 20h | gratuito
Os professores Deni Perotti e Everton Maia, apresentam uma seleção de canções que fizeram história na Música Popular Brasileira com arranjos compostos para voz e violão.
28 Sábado
MÚSICA | BANDA JACK NO BICO E BANDA AMOS
Local: Concha Acústica | 20h | gratuito
MÚSICA | ORQUESTRA DA ELMI E TRIO AMARANTO
Local: Teatro da FCCDA | 19h30 | gratuito
MÚSICA | RODA DE VIOLA - GRUPO VIOLA TROPEIRA RAIZ E CLEBER PAULO
Local: Ipoema | 21h | gratuito
LITERATURA| LANÇAMENTO DE LIVRO ‘’DENTRO DE MIM‘’, DE MARIA GLÁUCIA DRUMMOND DE OLIVEIRA
Local: Memorial Carlos Drummond de Andrade | 18h | gratuito
29 Domingo
MOVIMENTO | PEDAL NO QUINTAL
Local: Memorial Carlos Drummond de Andrade
7h | * Inscrições e mais informações: (031) 98865 2221 Desafio da Serra: Desafio ciclístico que consiste em pedalar 32 km da estrada rural que liga Itabira a Ipoema.
RESULTADO OFICINA | REVIVENDO O CIRCO MÓD. II
Local: Memorial CDA | 10h | Classificação: Livre
LITERATURA | CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - TINFANY - A FUGA DA MEIA LOUCA
Grupo: Ih Contei! Leandro Pedro, Elton Pinheiro
Local: Memorial CDA (11h) | Bairro Madre Maria de Jesus (14h) 11h e 14h | Classificação: Livre
RESULTADO OFICINA | PERCUSSÃO
Local: Memorial CDA | Horário: 14h | Classificação: Livre
INTERVENÇÃO | TRANSBORDA O TETO – Pedro Gonçalves Gerra
Grupo: Coletivo na esquina
Local: Memorial Carlos Drummond de Andrade | 15h | gratuito
TEATRO| ERA UMA VEZ, OUTRA VEZ
Direção: Dama espaço cultural
Local: Teatro da FCCDA | 15h e 17h | Classificação Livre (infantil) - Ingressos -troca por 1 livro infantil ou infanto-juvenil.
CINEMA | CURTA METRAGEM: PARCIALMENTE NUBLADO
Direção: Peter Soln
LONGA METRAGEM: VIVA A VIDA É UMA FESTA
Direção: Lee UnKrich
Local: Bairro Gabiroba | 17h | gratuito
DANÇA FOLCLORICA | TUMBAITÁ EM MOVIMENTO
Local: Concha Acústica | 19:30h
MÚSICA | SHOW TRIO CONCEIÇÃO
Local: Ipoema | 20h | gratuito
MÚSICA | SHOW ALCEU VALENÇA
Local: Concha Acústica | 21h | ingressos - troca por 1 caixa de leite
Oficinas
ARTESANATO | FILTRO DOS SONHOS E MANDALAS OLHO DE DEUS
Ministrante: Gabriela Assis Guerra
Local: Escola Municipal Coronel José Batista
Dia: 23 a 27/07 Horário: 16 às 18h Vagas: 20
Público Alvo: Acima 12 anos
ARTESANATO | PAPEL ARTESANAL
Ministrante: Cota Couto
Local: Distrito de Ipoema - Duas Pontes Dia: 23 a 27/07
Horário: 13h às 17h Vagas: 20
Público Alvo: Acima de 16 anos
ARTES CÊNICAS | REVIVENDO O CIRCO MÓD II
Ministrante: Arte Andarilha - Millor e Jú Ladeira Local: Escola Municipal Didi Andrade
Dia: 23 a 27/07 Horário: 14 às 18h Vagas: 20
Público Alvo: a partir de 9 anos, com experiência.
CULINÁRIA | ALIMENTAÇÃO NA MELHOR IDADE
Local: Senac Móvel FCCDA Dia: 23/07
Horário: 14h às 17h (1ª turma) 18h às 21h (2ª turma) Vagas: 16 (por turma)
Público Alvo: Acima de 15 anos
CULINÁRIA | SANDUÍCHE FITNESS - FRANGO COM MANGA
Local: Senac Móvel FCCDA Dia: 24/07
Horário: 14h às 17h (1ª turma) 18h às 21h (2ª turma)
Vagas: 16 (por turma)
Público Alvo: Acima de 15 anos
CULINÁRIA | COZINHANDO COM AS PANCS
Local: Senac móvel FCCDA Dia: 25/07
Horário: 14h às 17h (1ª turma) 18h às 21h (2ª turma) Vagas: 16 (por turma)
Público Alvo: Acima de 15 anos
CULINÁRIA | A ARTE NA ELABORAÇÃO DE DOCES E A POSSIBILIDADES DE GERAÇÃO DE RENDA
Local: Senac Móvel FCCDA Dia: 26/07
Horário: 14h às 17h (1ª turma) 18h às 21h (2ª turma) Vagas: 16 (por turma)
Público Alvo: Acima de 15 anos
CULINÁRIA | PRATOS LOW CARB
Local: Senac Móvel FCCDA Dia: 28/07
Horário: 14h às 17h (1ª turma) 18h às 21h (2ª turma) Vagas: 16 (por turma)
Público Alvo: Acima de 15 anos
DANÇA | DANÇA CIRCULAR PARA CRIANÇAS
Ministrante: Solange Silva Guedes de Souza, Eliana Sampaio Vieira Local: Memorial CDA
Dia: 22/07 Horário: 10h Vagas: 20
Público Alvo: 8 a 11 anos
DANÇA | A EXPERIMENTAÇÃO DO CORPO FOLCLÓRICO
Ministrante: Warley Ferreira Local: Fazenda do Pontal Dia: 23 a 27/07
Horário: 14 às 18h Vagas: 20
Público Alvo: Acima de 14 anos | Obs: Ir com roupa confortável
LITERATURA | INTERVENÇÃO POÉTICA
Ministrante: João Pedro Fagerlande
Local: Memorial CDA
Dia: 21 a 27/07
Horário: 9h às 14h e 14h às 17h Vagas: 20
Público Alvo: Poetas, atores, professores e demais interessados
LITERATURA | A VOZ DAS PEDRAS
Ministrante: Solange Alvarenga Local: Memorial CDA
Dia: 22/07 Horário: 11h às 12h Vagas: 15
Público Alvo: 7 a 11 anos
LITERATURA | CRIANDO BRINQUEDOS PARA CONTAR HISTÓRIAS
Ministrante: Ih Contei! Leandro Pedro e Elton Pinheiro Local: Escola Municipal Coronel José Batista
Dia: 26 a 28/07 Horário: 9h às 11h20 Vagas: 20
Público Alvo: 18 a 60 anos.
MÚSICA | OFICINA DE PERCUSSÃO
Ministrante: Juninho Ibituruna Local: Escola Municipal Coronel José Batista Dia: 26 a 28/07 Horário: 15h às 17h Vagas: 15
Público Alvo: 8 a 14 anos
MÚSICA | MUSICALIZAÇÃO INFANTIL - O SOM EM MOVIMENTO
Ministrante: Deni Perotti Dia: 24/07
Horário: 9h às 10h (1ª turma) 15h às 16h (2ª turma) Vagas: 10 (por turma)
Público Alvo: Crianças de 8 a 10 anos
MÚSICA | OFICINA DE CANTO - O CORPO NO PALCO: UMA PROPOSTA DA PERFORMANCE ATRAVÉS DA ESTRUTURAÇÃO DOS MOVIMENTOS
Ministrante: Deni Perotti Local: Casa do Brás Dia: 25 e 26/07 Horário:
25/07 - 14h às 16h (1ª turma) | 19 às 21 (2ª turma) 26/07 - 9h às 11h (1ª turma) |15 às 17 (2ª turma) Vagas: 10 (por turma)
Público Alvo:Acima de 12 anos
TERAPÊUTICO | EXPERIMENTAÇÃO DE PRÁTICAS CORPORAIS CHINESAS - LIAN GONG
Ministrante: Alda Lúcia M. Couto
Local: Associação de Amigos do Bairro Boa Esperança Dia: 23 a 25/07
Horário: 15h às 17h Vagas: 20
Público Alvo: 8 a 14 anos
As práticas corporais Chinesas são exercícios curativos e preventivos que colocam em movimento a ‘’energia vital‘’ do indivíduo.
PROJETOS ESPECIAIS
INTERVENÇÃO | APRESENTAÇÃO DRUMMONZINHOS
Intervenção nos eventos do 44º Festival de Inverno.
LITERATURA| ITINERÂNCIA DA EXPOSIÇÃO DO DRUMMOND: FALA, FALA.
Encontro na Gasmig foi intermediado pelo deputado Nozinho
Prefeito Ronaldo Magalhães, vice-prefeita Dalma Barcelos e o Deputado estadual "Nozinho" (Foto/Divulgação)
O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho (PDT), esteve na manhã de quarta-feira (4) na Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) acompanhado do deputado estadual Raimundo Nonato Barcelos "Nozinho" (PDT) e do prefeito de Itabira, Ronaldo Lage Magalhães (PTB) para requisitar um ramal de gás natural industrial para o município.
Nozinho é ladeado pelo vice-prefeito Fernando Fonseca e pelo prefeito
Antônio Carlos (Foto/Divulgação)
No encontro com o diretor-presidente da Gasmig, Pedro Magalhães, foram debatidas as possibilidades de levar o gás para a região. “É preciso fazer um levantamento do possível consumo das empresas para avaliarmos qual alternativa é mais viável adotarmos. Podemos disponibilizar o gás estruturante, que é compactado e transportado por caminhões, ou talvez compense passar até um gasoduto”, salientou Ronaldo Magalhães.
Na ocasião, ficou acordado que serão providenciadas as demandas de gás da região para, posteriormente, ser agendada uma reunião técnica com prefeitos e empresários.
O gás natural é uma fonte de energia mais barata, segura, menos poluente e sem interrupções no fornecimento. O prefeito Antônio Carlos acredita que contar com a infraestrutura desse recurso vai contribuir para a atração de indústrias para o município. “O gás natural vai garantir mais competitividade às empresas já instaladas em nossos distritos e, com certeza, vai abrir as portas de São Gonçalo para novos empreendimentos, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ar, o que beneficia toda a população”, avalia o prefeito.
No mês passado, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), de Itabira, retomou o recadastramento integral de seus clientes, desatualizado há 30 anos. A última tentativa ocorreu em 2008 e não foi concluída.
O serviço, segundo Leonardo Ferreira Lopes, diretor-presidente do Saae, é necessário para adequar os dados cadastrais dos usuários de acordo com as alterações dos últimos anos, “como por exemplo, corrigir os nomes de ruas, bairros e do próprio cliente, além da categoria de consumo, ou seja, do residencial para o residencial social”, explicou. A categoria social, como esclareceu Leonardo Lopes, são aqueles clientes que no momento estão socialmente vulneráveis e inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
As equipes de recadastramento começaram pelo bairro Gabiroba, o mais populoso do município, onde permanecerão todo o mês de julho. Em agosto e setembro estarão no bairro Santa Ruth; em outubro, no Santa Marta e, no bairro Fênix, nos meses de novembro e dezembro. “É importante salientar que este trabalho é feito apenas por funcionários do Saae, capacitados, uniformizados e com identificação”, orientou Leonardo Lopes. Ainda segundo ele, deverão ser recadastrados cerca de 33 mil clientes até o final de 2019.
As atividades esportivas em Itabira estão a todo vapor. Estudantes de 11 escolas municipais e estaduais da cidade participam de um torneio de futebol de salão a partir das 8 horas desta quinta-feira (5), com partidas simultâneas no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, no Centro, e na quadra da Escola Municipal Marina Bragança de Mendonça, no bairro Santa Marta. O torneio é promovido pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), e faz parte da 2ª Gincana do Programa "Conexão Jovem".
Estão na disputa amistosa alunos do 8° e 9° ano das escolas municipais Antônio Camilo Alvim, Marina Bragança de Mendonça, José Gomes Vieira, Professora Antonina Moreira, Professora Didi Andrade e das escolas estaduais Antônio Linhares Guerra, Dona Eleonora Nunes Pereira, Trajano Procópio Alvarenga Silva Monteiro (Premem), Major Lage, Fazenda da Bethânia e Mestre Zeca Amâncio (Eemza).
O objetivo da SME é valorizar e incentivar o esporte, proporcionar momentos de lazer às crianças e adolescentes, além de revelar novos talentos. A Gincana reúne também outras atividades esportivas e culturais, como “Show do Milhão” e Festival de Música - já realizados - e uma competição de carrinhos de rolimã, agendada para o dia 12 de julho, às 8 horas, na Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi).
Na etapa do futsal, as equipes vencedoras somam três pontos. No caso de empate, cada time receberá um ponto. Após o “mata-mata”, a decisão será em 13 de agosto, quando também acontecerá a grande final da gincana, com apuração dos pontos acumulados por todas as escolas participantes.