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quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Sem a prestação de contas – Não apresentadas! “Eu acredito que o governo Marco Lage tem a cara de esconder da questão do ‘Fatran’ ”, desconfiou o Francisco Carlos


Em favor da “transparência e da legalização” - Presidente do Conselho de Trânsito confirma que o prefeito já tem o conhecimento de outros assuntos 

Líderanças comunitárias acompanharam de perto a reunião do colegiado (Foto/Rodrigo Ferreira) 

Itabira/Mg – Durante a reunião do colegiado desta quarta-feira (11/08), o vice-presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT),  Francisco Carlos Silva cobrou do presidente do Conselho de Trânsito, Estevão José de Oliveira, a prestação de contas referente ao Fundo de Assistência ao Trânsito (Fatran) que não foram apresentados os valores gastos que foram arrecadados com pagamentos de multas que foram aplicadas pelos agentes da Superintendência de Transito e Transporte (Transita), do qual o Fatran foi criado e sancionado durante o segundo mandato do governo do ex-prefeito (2001-2004/2017-2020) Ronaldo Lage Magalhães (PTB).   

Francisco Carlos cobra a satisfação do Marco Lage sobre
a prestação de contas do Fatran (Foto/Rodrigo Ferreira)
“Nós deliberamos a questão do [Fundo de Assistência ao Trânsito -] Fatran, a apresentar a prestação, é só tem sete meses. Eu acredito que o governo [do prefeito Marco Antônio Lage –PSB] tem a cara de esconder da questão do Fatran [...] Eu passei quatro anos aqui na última gestão [do governo do ex-prefeito -2001-2004/2017-2020- Ronaldo Lage Magalhães –PTB]  cobrando esse Fatran, e nunca apresentou esse Fatran para a gente. Então, eu no receio eu já estou sem credibilidade nenhuma com o governo [Marco Lage] por quê a gente confia no princípio e vai batendo a palma e não te apresenta. Tenha um pouquinho de mais um bom senso com a comunidade, e eu trabalho para a coletividade. Eu só quero fazer é o meu papel de liderança e ser fiel a comunidade que me colocou tem vinte anos. Eu quero realmente fazer alguma diferença para melhorar pra as pessoas e pra mim mesmo”, desconfiou o conselheiro.   

Além dos esclarecimentos sobre a não a prestação de contas do “Fatran” no governo passado, o presidente do Conselho de Trãnsito, Estevão José ainda aproveitou a reunião do colegiado, e esclareceu ao Francisco Carlos e aos demais conselheiros que estiveram presentes durante a reunião do colegiado, e ele ainda afirmou que o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) já tomou o devido conhecimento deste assunto, e sobre a legalização e da regulamentação dos serviços de “Táxi”, “Moto-Táxi”, “Moto-Frete”. Este e outros assuntos já foram manifestados por Estevão José durante a reunião do colegiado de quarta-feira (09/06), anteriormente, e ele ainda esclareceu que foram feitos os devidos levantamentos da legalização destes serviços que são especificados dentro das conformidades do Código de Transito Brasileiro (CTB). Principalmente, a legalização do serviço de “Moto-Frete” que foi reenviado novamente para o gabinete do prefeito, na Prefeitura.

Presidente do conselho de trãnsito Estevão José (Foto/Rodrigo Ferreira)
De acordo com o Estevão José, os ofícios destes assuntos (citados acima) também foram encaminhados novamente para o gabinete do prefeito, em seguida, os ofícios do Conselho de Trânsito e dos demais conselhos dentro das conformidades da normativa serão repassados para as pastas das secretarias, autarquias e órgãos de origem específicos. Para que a situação sejam reestabelecida no município para os seus devidos esclarecimentos no momento.

Sobre a regulamentação dos serviços dos motoristas de táxi, Estevão José ainda esclareceu aos conselheiros que o projeto da categoria já chegou ser encaminhado pelo ex-prefeito (2013/2016) Damon Lázaro de Sena (PV) para a Câmara, em 2016. Este projeto chegou a ser deliberado pelos vereadores durante a reunião de comissões para ser apreciado na reunião ordinária do legislativo e foi retirado de pauta para fazer a licitação precária, em 2016.

“Porém, a entidade que recorreu junto à justiça seria revogado como norma em licitação, e esse processo já está em andamento ainda. Mas, já foi solicitado em outras questões para dar o andamento nisso. Então, quer dizer depois voltou pro município para fazer o processo licitatório, e eu vou incluir tornando com o que está isso, e já chegou a resposta e tinha chegado uma resposta para fazer o processo licitatório. Eu vou fazer essa cobrança junto a outras demandas, e pra ver se vem para a gente”, esclareceu o presidente.       

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Com 4043 inscritos – Sobre a “Moeda Social”! “O cartão ‘Facilita’ é uma política pública e instituída de maneira transversal na Prefeitura”, defendeu o Élson Júnior

 

Em coletiva de imprensa, o Secretário de Assistência Social Élson Júnior apresentou os levantamentos situacionais dos dados estatísticos para fazer a distribuição correta das 4.579 unidades da moeda social do cartão “Facilita” (Foto/Rodrigo Ferreira)


Itabira/Mg - De acordo com o Secretário Municipal de Assistência Social (SMAS) Élson Alípio Júnior, ele apresentou todos os devidos levantamentos de dados estatísticos da pobreza no município durante a coletiva de imprensa desta segunda-feira (21/09). Para fazer a distribuição correta do cartão “Comercial da Moeda Social de Itabira – Facilita” para as famílias que estão em situação de pobreza e de extrema pobreza diante da crise da pandemia do Covid-19 que se alastrou desde o ano passado. “Nós vamos fazer um balanço desta aquisição [da moeda social ‘Facilita’] que nós estamos chamando de ‘Fase 1’ da entrega [aos 1.248 beneficiários do ‘Facilita’]. Assim como o prefeito [Marco Antônio Lage-PSB] muito bem disse. Os objetivos da [moeda social do cartão] ‘Facilita’ são muito claros; comida na mesa, higiene básica, dinheiro no comércio de Itabira [-Mg]; e claro, dignidade para as famílias itabiranas. Aqui a gente tem um retrato que foi que nos motivou quando da formatação da lei [federal]”, anunciou o secretário.

Élson Júnior fala da importãncia de diminuir a pobreza
e a extrema pobreza (Foto/Rodrigo Ferreira)
Dentre os 4043 beneficiários que foram inscritos presencialmente em 5 unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da Santa Ruth com 463 (11,5 %) atendimentos, do Jardim dos Ipês com 413 (10,2%) atendimentos, da Pedreira do Instituto com 113 (2,8%) em atendimentos, da Gabiroba (de cima e de baixo) com 623 (15,4) atendimentos, do centro com 228 (5,6%) em atendimentos. Ou através do site oficial da Prefeitura para obter o recebimento do cartão “Facilita” equivalendo 2.203 (54,5%) em atendimento virtual. “Ou seja as famílias de amanhã estão recebendo hoje o nosso contato para que elas possam a ir ao [Centro de Referência de Assistência Social-] Cras pra buscar o seu cartão [‘Facilita’]. Então, nós fizemos essa medida de distribuição no sentido de tentar diluir ao longo da semana a distribuição mais organizada, de forma que não haja ou que a gente pelo ao menos não promova pelo método de distribuição uma aglomeração nos [Centros de Referência de Assistência Social-] Cras”, esclareceu o secretário.

Que restaram somente 536 que ainda estão para se inscrever na próxima rodada de inscrições para o recebimento deste benefício na contrapartida com mais de 780 famílias, do qual os beneficiários já estão com as datas agendadas recentemente para fazer o cadastro do recebimento da moeda social “Facilita” que tem o prazo estipulado até o 15 de outubro. Quanto aos 1.248 beneficiários receberão o benefício que se divide em 4 fases durante a entrega do cartão “Facilita no momento. Somente 1.248 beneficiários do “Facilita” receberão os cartões com o valor limite de “R$ 140,00” durante a sua primeira fase da remessa destas unidades para serem gastos nos estabelecimentos comerciais que são credenciados para o recebimento da moeda social diante desta contrapartida.

Parte dos 1.248 beneficiários já receberam o cartão “Facilita”
durante a cerimônia da entrega da moeda social pós-coletiva 
de imprensa (Foto/Rodrigo Ferreira) 
“Essas pessoas puderam acessar as informações de seu cadastro, e se estavam atualizadas já para a emissão [do cartão ‘Facilita’] e se não estavam atualizadas já pro agendamento da atualização e visita domiciliar. Porém, essas pessoas que procuraram provavelmente por não ter o acesso à internet e não conseguiam acessar. Mas, todo o atendimento foi realizado digitalmente, de uma maneira que a gente não teve dificuldade de aglomeração por conta do acesso ao benefício”, disse o secretário.     

Com a inclusão das 4.579 famílias estão em situação de pobreza, 3.246 famílias estão em situação de pobreza e 1.333 famílias estão em situação de pobreza dentre “35,4%” são mulheres, “27,9%” são crianças e adolescentes, “20,4%” estão na primeira infância, “8,6%” homens da composição dos núcleos familiares que serão ser beneficiados, “6%” são pessoas com deficiência. Que significa um número representativo entre mulheres e crianças para o recebimento deste benefício dentro das conformidades do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) através do Ministério da Cidadania, do governo federal.

Com muita garra e suor, Élson Júnior comemora as primeiras
remessas aos 1.248 beneficiários
da moeda social “Facilita”  (Foto/Rodrigo Ferreira) 
“Quando abrimos para inscrição, e aqui vai o registro prefeito [Marco Antônio Lage-PSB]. Que realmente o [Comercial da Moeda Social de Itabira –] ‘Facilita’, ela é uma política pública e instituída de maneira transversal na prefeitura, e ela não é uma política pública da assistência social e não é uma política pública de estado por quê foi implantado por lei [estadual e federal]. Mas, ela envolve vários setores do nosso governo, e aqui a gente tem uma demonstração de como a [assessoria de] comunicação nos ajudaram a chegar nas pessoas e fazer as pessoas chegarem até a [moeda social] ‘Facilita’ ”, comemorou o secretário.                         

Mesmo com a confecção das “4,5 Mil” unidades da moeda social do cartão “Facilita” que está com o valor limite de “R$ 140,00”. Dentre os “1,2 Mil” beneficiários, Élson Junior ainda afirmou durante a coletiva de imprensa que já existem 14 casos de beneficiários que se mudaram de município e de endereço. Atualmente, os beneficiários do “Facilita” que se encontram falecido desde o início do dia 9 de agosto “pós-cadastro” do recebimento do cartão “Facilita”, do qual as inscrições para o recebimento deste benefício tiveram o seu prazo encerrado no dia 3 de setembro.

Ainda os beneficiários que aderiram a moeda social “Facilita” estão prestes para receber os cartões que já se encontram confeccionados e com os limites já carregados para a “pronta-entrega” desde a sua primeira fase, do qual os beneficiários desta moeda social vão receber estes cartões ainda pela frente. “Desde que nós começamos a atuar baseado nesse diagnóstico, e a gente sabe que a vida das pessoas é dinâmica. O cadastro, ele é muito dinâmico, e a vida é ao vivo. Então, a gente não pode pegar simplesmente um retrato e atuar em cima dele como se ele fosse condizente com o dia a dia e a realidade. Com a parte disso nós passamos a conferir todo o cadastro do [Cadastro Único para Programas Sociais-] ‘CadÚnico’, e nós estamos revisando os cadastros das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza”, explicou o secretário.

Élson Júnior deu todos os detalhes sobre o cartão “Facilita” para os 4043
 inscritos e futuros beneficiários desta moeda social  (Foto/Rodrigo Ferreira)  
Durante a coletiva de imprensa, Élson Júnior apresentou todos os devidos levantamentos situacionais dos 4.043 beneficiários que estão em situação de pobreza e de extrema pobreza que estão inscritos para receber o cartão “Facilita”, sendo que o cartão “Facilita” sofrerá alterações nos acréscimos do valor limite no dia 10 de cada mês, sendo que o valor limite da moeda social “Facilita” deverá ser utilizado até o dia 30 de cada mês para ser reutilizado pós-recarga que acontecera no dia 10 de cada mês. Conforme o aumento dos preços dos gêneros alimentícios em seus devidos estabelecimentos comerciais que serão cadastrados para a aceitação da moeda social “Facilita”. Exceto cigarros, bebidas alcoólicas e medicamentos.

Élson Junior ainda aproveitou a coletiva de imprensa para alertar os comerciantes credenciados para o recebimento do cartão “Facilita”, que se acaso ficar sabendo que está vendendo cigarros, bebidas alcoólicas e medicamentos com este cartão. Os comerciantes serão notificados e excluídos deste programa, caso se houver irregularidades nas vendas com o cartão “Facilita” durante o atendimento aos “4 Mil” beneficiários desta moeda social no momento. “Então, eu gostaria de franquear a palavra aos senhores [da imprensa] frisando, iniciamos com 1248 [beneficiários da moeda social ‘Facilita’]. Por quê esse numero? São aquelas famílias que nós temos a convicção de que o cadastro está atualizado, e de quê a situação de vulnerabilidade social e de extrema pobreza ou pobreza ela está devidamente atestada por meio da atuação dos nossos técnicos sociais”, destacou o secretário.

Ainda o Élson Júnior e o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) garante que o limite do cartão “Facilita” vai acompanhar a inflação durante o aumento abusivo da carga tributária que está sendo praticado pelo governo federal atualmente neste período, evitando com que os beneficiários não retomam a situação de pobreza e de extrema pobreza no momento. “Se a pessoa está vivendo numa situação de vulnerabilidade, e que ela precisa do benefício pra garantir a alimentação. Não faz nenhum sentido o benefício que se acumule de mês a mês. Então todo o dia 30 [de cada mês] na virada da madrugada pro dia 1º [de cada mês] o sistema do banco lê todos os saldos, e esse saldo retorna para o contrato da Prefeitura. Ou seja, se a gente carregou com ‘R$ 140,00’ e a pessoa não usou. No outro mês, o banco devolve os ‘R$ 140,00’ pro contrato da Prefeitura”, exemplificou o secretário.    






 
 
Esclrecimentos


Estabelecimentos credenciados




domingo, 10 de outubro de 2021

Sobre o “Moto-Táxi x Moto-Frete” – Vice-presidente do Conselho de Trânsito fica revoltado e indignado com a “má resposta vazia” da Transita

Serviços não regulamentados há 6 anos  - “Sinceramente, eu estou me sentindo como um nariz palhaço aqui dentro do ‘Conselho de Trânsito’ ”, desabafou o Francisco Carlos

Durante a reunião do colegiado, o conselheiro Francisco Carlos fica indignado e revoltado com a resposta vazia por parte da Transita referente a regulamentação dos serviços de moto-táxi e moto-frete (Foto/Rodrigo Ferreira)

Itabira/Mg - “Mas, tudo bem, eu quero dizer o seguinte, ‘Moto-Táxi’ e ‘Táxi’ tem vinte anos que a gente está pedindo a resposta do governo. Quanto nós vamos reencaminhar para a Câmara [Municipal de Itabira –CMI], e há algum conchave lá, e devolve e veta o projeto [de Moto-Táxi], e muda o governo e volta pra cá, e vem aqui pro Conselho [Municipal de Trânsito e Transporte-CMTT] e rediscute de novo. Eu tenho 20 anos [no conselho] e o quê que [o Superintendente de Transporte e Trânsito-Transita] Flávio [Raimon de Souza] quer discutir mais?”, questionou o conselheiro.  

Antes de de exercer a mesma função do governo Marco Lage,
Flávio Raimon foi superintendente da Transita no governo
Damon Sena (Foto/Acom Pmi/Arquivo/Divulgação)


Estas são as grandes desconfianças por parte do vice-presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), Francisco Carlos Silva durante a reunião do colegiado desta quarta-feira (08), após 6 anos de muitos trabalhos de atividades, de forma árdua e intensa pela devida cobrança sobre a regulamentação dos serviços de “Moto-Táxi” e “Moto-Frete” no município, o Superintendente de Trânsito e Transporte (Transita), Flávio Raimon de Souza encaminhou o oficio para o colegiado dizendo que os serviços de transporte de passageiros em motocicletas ainda estão em fase de estudo dentro das conformidades do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Após 6 anos de ter elaborado o projeto de lei municipal referente a regulamentação dos serviços de  ‘Moto-Táxi’ e ‘Moto-Frete’ em pleno o terceiro ano de governo do ex-prefeito (2013-2016) Damon Lázaro de Sena (PV), sendo que o Flávio Raimon foi superintendente da Transita também no governo Damon Sena.

“Ele fazia o trabalho como o Estevão [José] está fazendo aqui hoje, e ele vinha aqui e redigia [as atas da reunião do Conselho Trânsito] como superintendente [da Transita], e eu era o presidente [do Conselho de Trânsito] no período. Com as duas vezes ele [Flávio Raimon] mandou representar tudo comigo lá em casa pedindo para fazer essa prestação [da regulamentação] de serviço de ‘Moto-Táxi’ e ‘Moto-Frete’ por muitas vezes, e com urgência por quê precisaria encaminhar. Nós fizemos esse trabalho em 2015, e eu tenho isso tudo documentado, e se eu precisar eu trago aqui pra você”, recordou o conselheiro.

Com a resposta da Transita, Francisco Carlos
abandona a reunião (Foto/Rodrigo Ferreira) 
Francisco Carlos Silva ficou bastantemente transtornado, revoltado, irritado, insatisfeito e indignado com a resposta vazia por parte do Flávio Raimon durante a reunião do colegiado, após ter tomado todo o devido conhecimento, ao ler o oficio referente à regulamentação dos serviços de “Moto-Táxi” e de “Moto-Frete” que vem se arrastando desde 2015, do qual o projeto para a regulamentação destes serviços de transporte de passageiros e cargas em motocicletas não foi regulamentado pela Transita há 6 anos, sendo que o ofício foi encaminhado pelo presidente do Conselho de Trânsito Estevão José a Transita durante a última reunião do colegiado na tarde de quarta-feira (11/08).

“Tá estudando o quê? Isso é para não fazer nada, é para engalobar. Daqui a pouco muda o governo de novo, e tudo passa de novo até quando? Eu sinceramente, eu estou sentindo aqui com um nariz de palhaço. Talvez os mais novos conselheiros que estão vindo aqui agora, vai com paciência, e eu não tenho paciência mais. Isso, é debochar da inteligência e da representatividade. Quem é que está aqui hoje representando o governo? Está o Estevão [José], mas, o Estevão [José] não ocupa cargo [comissionado] hoje não. Cadê o superintendente [da Transita]? Cadê os diretores de fiscalização? Não tem nenhum. Eu na verdade me dá a vontade de rasgar este ofício aqui [na reunião], e eu não vou fazer isso em respeito por vocês [conselheiros]. Com eles não estão merecendo o respeito não, e eles estão tratando a gente como um moleque, e eu não sou um moleque e tem que respeitar. Eles estão estudando e estuando, e é uma falta de não querer fazer nada. Eu trabalho para a coletividade, e a coletividade merece respeito”, cobrou o conselheiro.    

O assunto sobrou até para o Secretário Municipal de Obras Trânsito e Transporte (SMOTT), José Maciel Duarte de Paiva que não ficou fora dos ataques e das criticas do Francisco Carlos durante os 38 minutos da reunião do colegiado durante a sua permanência no auditório da Secretaria de Obras. Francisco Carlos ainda cobrou o posicionamento dos demais secretariados e do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) para dar o parecer com a legalização dos serviços de “Moto-Táxi” e do “Moto-Frete” que vem se arrastando desde 2015, e atravessando “de gestão em gestão” que já se completou há 6 anos neste ano, e sem obter a solução concreta por parte da Transita para a legalização destes serviços de transporte de passageiros e de entregas através de motocicletas.

“Eu não sei se é o [Secretário Municipal de Obras Trânsito e Transporte - SMOTT,] José Maciel [Duarte de Paiva], e com ele é o seguinte. Nós merecemos o respeito dele, e ele [José Maciel] não está tendo respeito comigo, e se ele não ouve a gente e não quer me ouvir, ele vai ouvir na rede social [facebook] ou através do meio de comunicação que a gente faz pela Interassociação [nas redes sociais e pela Rádio Itabira Am]. Então, o [presidente do Conselho Municipal de Trãnsito e Transporte - SMOTT] Estevão [José de Oliveira] eu não tenho nada contra a você, e você está fazendo o seu papel e está bacana. Mas, o governo [do prefeito Marco Antônio Lage-PSB] está desrespeitando e está fazendo a gente de moleque, e eu não sou um moleque e exijo respeito. Eu não com concordo com isso não, e não tem nada de concreto [no ofício da Transita]. Só tem resposta pra que a justiça venha a postergar, e as coisas que são relevantes estão empurrando a gente com a barriga e fazendo o papel de trouxa, e eu não tenho o rabo preso com ninguém”, criticou o conselheiro.

Com a regualentação do Ctb, mototaxistas e motofretistas
terão que se submeter a regulamentação destes serviços
(Foto/Rodrigo Ferreira) 
Ainda sabendo que é de caráter e de extrema de urgência para legalizar toda a regulamentação destes serviços dentro das conformidades que são impostas pelo Ctb, de forma prioritária. “Afinal de contas, os secretários, e o Superintendente [da Transita, Flávio Raimon] e todos que trabalham aqui [na Prefeitura] recebem o dinheiro da nossa coletividade. Eu faço parte e pago o imposto deles, e eles tem que respeitar e eles têm que vir aqui [na reunião], e eles tem que saber do trabalho que a gente faz. Esse Conselho [de Trânsito] fui eu que ajudei a criar através da Interassociação [dos amigos dos bairros de Itabira – Icreci] há mais de 21 anos, e só Deus sabe a luta que foi. Sabe, a gente como é que o governo [Marco Antônio Lage - PSB] quer fazer a manobra”, acrescentou o conselheiro.

A reunião do colegiado durou cerca de 1 hora, já o Francisco Carlos encerrou a sua fala antes do termino da reunião do colegiado aos 38 minutos durante o decorrer da reunião do colegiado, antes do encerramento. Francisco Carlos abandonou a reunião e saiu muito indignado e transtornado com a resposta vazia por parte da Tansita. “Eles vão ver a resposta é nas redes sociais, e eu vou meter o pau neles. Vocês [conselheiros] não gostam que tira o pau, e vão mexer com quem estão mexendo e eu não tenho o rabo preso com ninguém. Então, o seguinte, eu exijo que tenha respeito, e não só por mim como vocês todos [os conselheiros], e tem tempo que eu estou aqui sentindo como se eu estivesse perdendo o meu tempo. Não é para isso que eu vim aqui não, e eu vim aqui é para cooperar com a comunidade e com o governo. Mas, para fazer o papel de trouxa não. Isso, é um protesto do governo [Marco Lage], se você vai falar com ele, e sem saber o que falou; ‘palhaçada com ele não’ e ‘tratar ele como um moleque não’. Eu tenho 65 anos de idade, e há 22 anos no conselho, e quem ajudou a criar o Conselho [Municipal de Trânsito e Transporte-CMTT] tão importante fui eu por quê precisava realmente. Eu queria ter voz e voto aqui, e a gente conseguiu e eu não vou sair e não vou pedir o meu cargo para sair não. Eu vou continuar incomodando, se a pessoa me incomoda eu vou  incomodar muito mais agora para frente”, concluiu o conselheiro. 

Presidente do Conselho de Trãnsito Estevão José reencaminha
 novamente o ofício á Transita para obter mais respostas
sobre a regulamentação destes serviços (Foto/Rodrigo Ferreira)
Após as revoltas e as indignações do Francisco Carlos com a resposta vazia do Flávio Raimon sobre a regulamentação dos serviços de “Moto-Táxi” e do “Moto-Frete”, Francisco Carlos se retirou da reunião do colegiado. Já o presidente do Conselho de Trânsito, Estevão José de Oliveira se manifestou após o Francisco Carlos ter se retirado da reunião do colegiado duranante o seu abandono, e após ter ficado insatisfeito com a resposta vazia da Transita. Estevão José ainda esclareceu para os colegiados que pretende reencaminhar novamente o ofício a Transita para obter uma nova resposta, sendo que o Flávio Raimon irá se manifestar na próxima reunião do colegiado na próxima quarta-feira (13/10). Sobre a questão da regulamentação dos serviços de “Moto-Frete”, Estevão José afirmou que já tem a legislação, e ele pretende saber agora se vai mandar o simulado da regulamentação deste serviço. “A gente entende pessoalmente a questão das respostas que vieram para a gente ficaram vagas, e não vieram com datas e não vieram com retorno e te manda. A principio de via aqui trazer aqui para a gente. Então, realmente ficou no ar”, lamentou o presidente.            

Com investimentos de “R$ 30 Milhões” - “Do ‘ItabiraVoucher’ para o ‘Facilita’ ”! “Nós temos uma política de assistência social muito forte em Itabira”, destacou o Marco Lage

 

Em coletiva de imprensa, o prefeito Marco Antõnio Lage anunciou investimentos de “R$ 30 Milhões” em moeda social do cartão  “Facilita” (Foto/Rodrigo Ferreira)


Itabira/Mg – Segundo o prefeito Marco Antônio Lage (PSB), ele convocou a coletiva de imprensa desta segunda-feira (21/09) para fazer o anuncio da entrega dos 4.579 unidades da moeda social do cartão “Facilita” no valor limite de “R$ 140,00” para serem gastos em diversos estabelecimentos comerciais credenciados que aderiram o programa social do governo municipal, e dentre as unidades montantes que serão entregues 1.248 cartões aos beneficiários do “Facilita” durante a primeira remessa parcialmente as famílias, sendo que o “Facilita” foi um grande fruto de um verdadeiro sinônimo na assinatura do termo de credenciamento “Comercial da Moeda Social de Itabira – Facilita” que foi celebrado através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) em parceria com a  Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (ACITA) por meio da “lei municipal nº 5.271/2021 que cria em Itabira a política pública municipal no combate a pobreza e geração de renda” que foi sancionado por Marco Lage na noite desta quarta-feira (30/06), no auditório da sede da Acita. “Estamos lançando hoje aqui [nesta segunda-feira -21-] a moeda social e digital ‘Facilita’. Que é um projeto inédito em Minas Gerais [-Mg], e que chega naturalmente para contribuir com ‘15 Mil’ pessoas na nossa cidade em situação de pobreza e em extrema pobreza”, anunciou o prefeito.      

Durante a coletiva de imporensa, Marco Lage exibe
o cartão  “Facilita” (Foto/Rodrigo Ferreira)
A moeda social “ItabiraVoucher” teve o seu nome substituído por “Facilita”, anteriormente durante o primeiro ano da pandemia que se alastrou no município durante o governo passado, sendo que o “Facilita” é um verdadeiro sinônimo de projeto inédito dentre os 853 municípios mineiros no estado de Minas Gerais. Desde que a pandemia do “Covid-19” se alastrou por todo o canto do Brasil e o mundo que já se completou há 2 anos. O cartão “Facilita” terá os mesmos moldes utilizados do “Auxilio Emergencial”, do governo federal nesta contrapartida no complemento desta renda quando se trata de desemprego durante a pandemia do Covid-19.

“A Secretaria [Municipal] de Ação Social [SMAS] em pouco tempo, e a gente espera isso e ela vai demonstrar uma Itabira [-Mg] mais solidária, uma prefeitura mais junta da comunidade de uma maneira geral. Para a gente fazer uma cidade melhor para todos, e de uma maneira mais ampla para todos. Então, assim eu fico muito feliz pessoalmente, e a gente já no primeiro ano [de governo] de conseguir estruturar um projeto voltado para os pobres na cidade. Isso, a gente vai olhar nesse primeiro momento com o [cartão] ‘Facilita’ que é comida na mesa basicamente em gás de cozinha, higiene e produtos de higiene. Mas, também a gente vai ampliar um olhar sobre essa população mais vulnerável sobre o aspecto da saúde e da educação que também falta por essa gente. Então, isso também são os nossos próximos passos que os senhores vão estar acompanhando conosco”, acrescentou o prefeito.

Marco Lage afirma que o cartão “Facilita” poderá beneficiar
cerca de “15 Mil” famílias (Foto/Rodrigo Ferreira)
Durante a coletiva de imprensa Marco Lage ainda afirmou que o cartão “Facilita” poderá beneficiar cerca de “15 Mil” pessoas nas famílias dentre os “121 Mil” habitantes que estão em situação de pobreza e de extrema pobreza no momento, do qual o Marco Lage acompanha o projeto juntamente com o vice-prefeito Marco Antônio Gomes (PL) e o Secretário de Assistência Social, Élson Alípio Júnior desde o inicio do governo. Que estão envolvidos dentro deste projeto desde a sua elaboração e a reestruturação da moeda social “Facilita”, sendo que os “4,5 Mil” famílias que são beneficiarias do cartão “Facilita” irão receber o beneficio até o final deste ano, antes do natal e da virada do ano. Com sujeito as alterações durante os acréscimos das instalações dos novos estabelecimentos comerciais na adesão deste programa.    

“Que acompanham essa iniciativa desde o início. Uma iniciativa que não é só da assistência social, e naturalmente para a gente estruturar, elaborar, e colocar um projeto deste para funcionar depende transversalmente de várias secretarias. Dentro do nosso conceito são varias secretarias e um só governo, e é por isso que temos que trabalhar juntos para uma Itabira [-Mg] cada dia melhor, é também uma cidade que cuida das pessoas  de uma maneira geral de ‘121 Mil’ pessoas. Sobre tudo essas pessoas estão em situação de grande vulnerabilidade”, destacou o prefeito.

Com investimentos de “R$ 30 Milhões” que irão circular nos estabelecimentos comerciais de gêneros alimentícios, visando à manutenção e o aquecimento da economia local. Marco Lage ainda aproveitou a coletiva de imprensa, e afirmou que ele pretende impulsionar o aquecimento da economia local nos estabelecimentos comerciais de gêneros alimentícios da cidade. Para que estas “4,5 Mil” famílias  que são beneficiários do “Facilita” não fiquem na pobreza e na miséria o tempo todo quando se trata de desemprego que vem se alastrando no município durante a pandemia que se instalou há 2 anos que acabou prejudicando grandes impactos econômicos no município. O cartão ‘Facilita’ não poderá ser utilizado para consumo de bebidas alcoólicas, de menos nos comércios dos municípios vizinhos de Itabira que não terão a aceitação desta moeda social “Facilita” em outras cidades da região.    

“A minha meta e a nossa meta do governo, é que no futuro próximo nenhum itabirano precise da moeda [social, do cartão] ‘Facilita’, e essa é a nossa meta. Por quê as vezes a gente quer aumentar, e essa [meta] a gente quer diminuir. Então, é o nosso objetivo, e até que não chegue esse dia nós precisamos de cuidar das pessoas com prioridade e foco absoluto nessa população mais vulnerável, e o ‘Facilita’ chegue para isso. Não é uma moeda circunstancial e temporária, e não é um projeto temporário. Ele [o ‘Facilita’] é definitivo, e não é só pra pandemia e não é emergencial. Ele é definitivo até que realmente a gente alcance essa meta de redução cada vez que passa, a cada ano mais até a gente reduzir, é um projeto definitivo até que acabe a pobreza na nossa cidade. Então, é com muito critério que nós estamos priorizando essas pessoas o cadastramento das pessoas e do comércio nos bairros. A questão do comércio também a importância destacada que é uma forma de impulsionar a economia local. O [cartão] ‘Facilita’ é uma moeda [social] definitiva, e a gente não quer que ela acabe e quer que ela reduza após anos drasticamente [pós-pandemia]”, explicou o prefeito. 




domingo, 19 de setembro de 2021

Sobre o “Táxi”, “Moto-Táxi” e “Moto-Frete” – Serviços irregulares desde 2001! Vice-presidente do “Conselho de Trânsito” cobra as regulamentações destes serviços a “Transita”

Invasão de “Taxista Fantasma” nos pontos – Sem necessidade! Conselheiro quer a regulamentação para os 40 oportunistas ausentes que ocupam as vagas dos “Pontos de Táxi” no Centro

Durante a reunião do colegiado, Vice-presidente do Conselho de Trãnsito Francisco Carlos cobras as explicações da transita as legalizaçoes dos serviços de moto-táxi e do moto-frete (Foto/Rodrigo Ferreira) 


Itabira/Mg – De acordo com o vice-presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), conselheiro Francisco Carlos Silva falou sobre a legalização dos serviços de “Táxi”, “Moto-Táxi” e do “Moto-Frete” durante a reunião do colegiado da tarde desta quarta-feira (11/08). Francisco Carlos ainda apresentou todas as diversas demandas durante a reunião do colegiado para as autoridades e o Poder Público Municipal (PPM) poder solucionar a legalização dos serviços “Táxi”, “Moto-Táxi” e do “Moto-Frete”. Que vem se arrastando “de gestão em gestão” desde que foi criado o Conselho de Trânsito em 2001, ainda no primeiro mandato do governo do ex-prefeito (2001-2004/2017-2020) Ronaldo Lage Magalhães (PTB).

Francisco Carlos (Foto/Delly Júnior/Diário de Itabira)
Onde os colegiados e demais representantes da Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Obras (SMOTT) e Superintendência de Trânsito e Transporte (Transita) possam dar a satisfação através dos pareceres e a população sobre a regulamentação destes serviços de transporte de passageiros e de entregas em domicílio comercial e residencial. Para que estas pastas possam apresentar alternativas para fazer a devida regulamentação destes prestadores de serviços específicos dentro das conformidades do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A reunião do colegiado contaram com as presenças das lideranças comunitárias do Gabiroba, Bálsamos, Pedreira do Instituto, João XXIII e Campestre. “A gente tem tudo para fazer um bom trabalho por quê foi a nossa entidade a Interassociação [dos amigos dos bairros de Itabira – Icreci], antes de 2001. Trabalhamos e foi super cansativo para a gente conseguir o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte [-CMTT]”, relembrou o conselheiro. 

Durante a reunião do colegiado, Francisco Carlos ainda afirmou que recebeu diversas denúncias com relação aos estacionamentos irregulares através das redes sociais, e ele ainda afirmou para o colegiado que compareceu pessoalmente no estacionamento da “Estação Rodoviária Genaro Mafra”, e fez todas as averiguações nos estacionamentos regulamentados para os pontos de “Táxi”, onde obtém mais de 128 placas de “Táxi” com placa vermelha em branco (Aluguel) como determina o Ctb em contrapartida com os novos modelos de placas “Mercosul” que foram adotados e homologados pelo governo federal desde 2020.

Que são cadastrados pelo Departamento de Transito de Minas Gerais (Detran-Mg) por meio da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretram), e da Transita que expede todas as autorizações de diversos transportes específicos. Para desempenhar as prestações de serviços aos passageiros em diversos pontos de táxi que se encontram instalados e regulamentados em áreas centrais do município em contrapartida com o Uber Technologies Inc. (Uber). Que é o mais conhecido como motorista de aplicativo que não necessita de fazer a aquisição da “Placa de Táxi” e nem ficar permanente nos pontos de táxi, e não precisa de ficar portando a autorização específica da Transita, sendo que a Uber é uma empresa americana multinacional em aplicativo.

Ponto de Táxi da “Estação Rodoviária Genaro Mafra”
(Foto/Rodrigo Ferreira)
Francisco Carlos ainda afirmou na reunião do colegiado que existem mais de 128 placas de “Táxi” superior em diversas praças da cidade, sendo que dentre a este montante existem cerca de 40 taxistas ausentes não se encontram permanente no exercício das suas atividades profissionais em seus devidos pontos de táxi que se encontram regulamentado em áreas centrais do município, sabendo que está tomando as vagas dos outros taxistas que estão aguardando a autorização da Transita para manter os serviços de transporte de passageiros “1oo%” legalizado, após terem feitos todos os procedimentos por meio de aquisições das placas de aluguel que são mais conhecidos como as famosas “Placas de Táxi” que estão em circulação nas praças centrais do município.

Porém, os taxistas ausentes que não se encontram permanente nos pontos de táxi, eles fizeram todas as aquisições das placas de aluguel e autorizações da transita para obter 30% de desconto nos veículos “Zero Km”. Que são adquiridos em diversas concessionárias dos fabricantes autorizados pelas multimarcas que são previstas em lei federal, ao obter o desconto de 30% ao fazer a aquisição do automóvel na concessionaria do fabricante de multimarcas. Os motoristas de táxi terão direito as cartas do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto do Produto Industrial (IPI) e do Imposto de Operações Financeiras (IOF). Além de cartas de impostos específicos, os taxistas ainda terão que obter diversos documentos em mãos para obter 30% do desconto durante a aquisição do automóvel desejado em uma das concessionarias de fabricantes de multimarcas, sendo que o direito foi concedido pelo governo federal.

Para proibir os serviços destes taxistas oportunistas e ausentes, terá que regulamentar a lei municipal para proibir os taxistas fantasmas de ocupar as vagas dos pontos de táxi em diversas praças do município. Fazendo com que a lei municipal seja aprovada na Câmara pelos vereadores, em seguida, ser sancionada pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB). “Eu passei hoje [na quarta-feira – 11/08-] por que eu vejo muito nas redes sociais as pessoas reclamando a respeito daquele estacionamento, e como eu já estava na cidade [no centro] e lá [na ‘Estação Rodoviária Genaro Mafra’] e eu fui verificar realmente. Eu realmente eu fiquei meio constrangido com aquilo ali por que é o seguinte. Hoje lá na rodoviária [‘Estação Rodoviária Genaro Mafra’] tinha oito veículos [de ‘Táxi’], e deve ter umas vinte vagas disponíveis para esse pessoal, e tudo quanto é lugar. Como o estacionamento para taxista, e eu trouxe até aqui e peguei a informação melhor. Eu estou com o processo desde 2002 até quando, é espaço que a nossa comunidade e o motorista [de táxi] estão deixando de utilizar. Na maior ansiedade, esperando a regulamentação ou até mesmo a definição. Agora, deixar ilícito por uma classe que eu considero privilegiada nesse sentido”, lamentou.

Ponto de Táxi da Avenida João Pinheiro, no Centro
 (Foto/Rodrigo Ferreira) 
Desde 2002 a 2014, Francisco Carlos pediu solicitação ao Ministério Público com relação ao futuro destes 40 taxistas que se encontram ausentes nos pontos de táxi da rodoviária e em diversas áreas centrais do município, e ele ainda afirmou que não obteve nenhum êxito sequer com relação às respostas dos ofícios que foram encaminhados ao Ministério Público que ainda estão em andamento até que a situação seja reestabelecida no município.  Francisco Carlos ainda afirmou ao colegiado que o processo por meio de ofício foi aberto em 2003, e em 2014 ele pediu todas as explicações ao Ministério Público e obteve a resposta, e não tomaram todas às providencias cabíveis até o momento. “Mas, até hoje não foi feito nada. Não sei o quê que acontece o seguinte, daqui o poder executivo vai lá pro poder legislativo [na Câmara], e o legislativo [a Câmara] chega lá e garra. Falta de responsabilidade social, e falta de responsabilidade para nós que favorece uma classe dependendo de toda uma coletividade, até quando? Nós até deliberamos diversas demandas por diversas vezes que não dá a resposta para a gente”, desabafou o conselheiro.

Ponto de moto-táxi da Rua Esmeralda, no Centro
(Foto/Rodrigo Ferreira)
Sobre a regulamentação da prestação de serviços de “Táxi”, “Moto-Táxi” e “Moto-Frete”, Francisco Carlos ainda reforçou todas as cobranças durante a reunião do colegiado para desenrolar todos os fatos que envolvem todos os tipos de transporte de passageiros e de entregas que são feitos através de motocicletas. Como prevê todas as legalizações através do Ctb que são previstas em leis federais, sendo que a legalização da prestação de serviços destes taxistas que são feitos em diversos pontos estratégicos no município depende da lei municipal para ser legalizado e sancionado pelo Poder Executivo, sendo que a legalização dos serviços do “Moto-Táxi” e “Moto-Frete” vem se alastrando há 15 anos para ser legalizado e sancionado através do poder executivo por meio do Ctb na esfera federal.

“E a gente não sabe se vai sair, ou se o governo [do prefeito Marco Antônio Lage –PSB] tem intenção por quê pelo o trabalho da gente há vinte anos mexendo com a mesma coisa, e falando a mesma coisa toda a reunião [do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte - CMTT] eu tenho que bater na mesma tecla. Ou então dá uma resposta se não quer fazer, entendeu. Você acaba passando a ser ruim ou inconveniente, e passando a ser enjoado. Por quê a gente criou uma expectativa muito grande. Hoje, no governo Marco Antônio [Lage –PSB-], eu criei uma expectativa muito grande, e já tem sete meses e as coisas ainda não caminharam, e dependemos dessa resposta e nós merecemos o respeito, e o Conselho [de Trânsito] merece respeito por quê a gente está representando toda a coletividade e a cidade inteira”, defendeu o conselheiro.


40 vagas no “Ponto de Táxi”

Para o Francisco Carlos, será necessário a legalização destes “motoristas fantasmas” que ocupam as vagas da categoria, e não permanecem no “Ponto de Táxi” das áreas centrais para a execução dos serviços de transporte de passageiros nos locais de embarque e desembarque em seus devidos locais estratégicos. Que foram demarcados pela própria Prefeitura Municipal de Itabira (PMI) através do Departamento de Transporte, antes das instalações da Transita durante o governo do ex-prefeito (2005-2008/2009-2012) João Izael Querino Coelho (PSL). Veja as fotos dos pontos de táxis, no centro:    

Ponto de Táxi da Rodoviária “Parte 1”, na Praça Laércio Guimarães Rosa (Foto/Rodrigo Ferreira)

Ponto de Táxi da Rodoviária “Parte 2”, na Praça Laércio Guimarães Rosa (Foto/Rodrigo Ferreira)


Ponto de Táxi da Rodoviária “Parte 3”, na Praça Laércio Guimarães Rosa (Foto/Rodrigo Ferreira)


Rua Esmeralda (Foto/Rodrigo Ferreira)


Avenida Daniel Jardim de Grisolia (Foto/Rodrigo Ferreira)


sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Sobre os ruídos poluição do ar – “Mineradora Mentirosa”! Moradores do “Bela Vista/Nova Vista” desmente os representantes da Vale sobre os trabalhos noturnos na “Barragem do Pontal”

Pressionado no “Paredão” - “Nós não estamos tendo obras à noite”, mentiu o Alessandro de Castro   

Vice-líder de governo, vereador Beranrdo Rosa e o o engenheiro da mineradora Alessandro Lage de Castro (Foto/Thamires Lopes/Acom Cmi)



Itabira/Mg – Durante a reunião de comissões dos moradores do “Bela Vista/Nova Vista” sobre a retirada dos 300 moradores destes bairros para viabilização das obras de descaracterização da barragem do Pontal que já está em andamento parcial, no plenário da Câmara Municipal de Itabira (CMI), na tarde desta quarta-feira (25). Os moradores também fizeram a questão de fazer os questionamentos sobre a poluição do ar que ocorre constantemente dentro área da mineradora. Onde ficam as instalações dos “Diques 1 e 2” da barragem do Pontal que será descaracterizada durante as obras durante o seu descomissionamento que ocorre desde 2019, devido a determinação da Defesa Civil Estadual através da Coordenadoria Estadual Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC-MG).

O engenheiro Alessandro de Castro e a corrodenadora
 da Defesa Civil Municipal Nima de Castro 
(Foto/Thamires Lopes/Acom Cmi)

  
Os moradores
do “Bela Vista/Nova Vista” que integram a comissão através da “força-tarefa” que foi formatada pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB) questionaram sobre o ruído e a poluição que está sendo causada pelas máquinas das empresas contratadas da mineradora durante a terraplanagem das obras de descaracterização da barragem do Pontal no local.  De acordo com o engenheiro da Vale (S/A) Alessandro Lage de Castro que é responsável pelos trabalhos que estão sendo executados parcialmente no cordão “Bela Vista/Nova Vista”.

Alessandro de Castro negou o tempo todo durante a reunião de comissões dos moradores do “Bela Vista/Nova Vista” no plenário da Câmara. O assunto chegou a ser levantado na ultima reunião semipresencial do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Codema) desta sexta-feira (13/08) e das comissões da “força-tarefa” dos moradores do “Bela Vista/Nova Vista” na tarde de terça-feira (20/08), do qual o Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADU), Denes Martins da Costa Lott sugeriu aos moradores do “Bela Vista/Nova Vista” a fazer todos os devidos questionamentos a mineradora para prestar todos devidos esclarecimentos com relação a retiradas dos moradores destes bairros durante a última reunião das comissões que integram a “força-tarefa” do município.

Barragem do Pontal (Foto/Rodrigo Ferreira/Arquivo/Divulgação) 
“Nós não estamos tendo obras à noite, isso já é uma condição em que a gente impôs pra qualquer tipo de obra. Não vamos ter obras à noite, e qualquer condição [da barragem] do Pontal, [diques 1 e 2] do Minervino e do [Cordão] Nova Vista. Por enquanto só nos horários administrativos. O impacto da poeira, a gente começou a fazer serviços preliminares com poucas movimentações de equipamentos, e nós temos uma escavadeira e cinco [caminhões-] pipas que estão rodando lá [na barragem do Pontal] toda hora os nossos acessos lá [no Complexo Minervino]. Praticamente, passa um carro [-batedor] e um [caminhão-] pipa atrás. E de ruído, a gente até perguntou sobre as variações o quê que é um ruído na sociedade, caminhão [traçado] passando batendo caixa [de marcha]. Isso é um ruído biólogo. Teoricamente nós estamos há mais de 350 metros da população que está muito distante do lugar mais perto. Então, a gente está variando teoricamente não é barulho do biólogo nosso ainda. Mas, estamos monitorando ainda e teremos o resultado ainda”, esclareceu o engenheiro.                         

Durante a reunião da “força-tarefa”, os moradores ainda desmentiram a mineradora e afirmaram que existem as obras na barragem do Pontal durante a noite devido ao barulho excessivo das máquinas das empresas contratadas na área da Vale durante toda a madrugada, e eles também reclamaram sobre as poeiras que estão contaminando durante a poluição do ar em plena detonação das Minas Conceição e Periquito. Ainda com a inclusão das poeiras que são produzidas por caminhões traçados nas áreas de acesso as obras de descaracterização da barragem do Pontal, entre as mediações do Bela Vista e Nova Vista, sendo necessário a presença dos caminhões pipas nestes bairros para amenizar toda a devida situação dos moradores no local.

Lagoa do Coqueirinho
(Foto/Rodrigo Ferreira/Arquivo/Divulgação)  
“Nós estamos hoje concentrado no SJ1, que fica perto da Lagoa do Coqueirinho [Barragem do Pontal] e tem um mínimo de patrulha de equipamentos que estão concentrados lá na obra [da Lagoa] do Coqueirinho, e não está gerando poeira que é pouquíssima na região. Nós estamos a ‘350 Metros’ da casa mais próxima. Então, teoricamente o ruído se chegar lá é baixíssimo devido aos equipamentos que estão expostos lá no local. Hoje não tem bate-estacas e nem escavação, e temos instrumentos como cerca e caminhões-pipas lá no local. Que são equipamentos que geram ruídos lá na comunidade. O que nós vamos fazer quando começar as obras, e nós vamos comparar o ruído com o outro e vamos fazer a distância como curva de afirmação do ruído”, acrescentou o engenheiro.    

Ainda a mineradora está causando um enorme desrespeito com os moradores destes bairros. Além disso, a mineradora ainda está causando todo o mau cheiro do esgoto que é despejado na Lagoa do Coqueirinho que fica anexo a barragem do Pontal, sabendo que este caso é antigo e não tem solução para colocar o ponto final neste esgoto que está causando todo o mau cheiro que vai se acumulando ha mais de décadas nas proximidades destes bairros, sendo que a mineradora ainda não deu a mínima satisfação sobre a resposta concreta sequer deste assunto até o momento. A mineradora só quer repassar somente as informações de interesse dela e não de interesse da comunidade. 

Para os moradores do “Bela Vista/Nova Vista”, era necessário de contratar a auditoria independente através do Ministério Público para fazer todos os devidos trabalhos de pesquisas referentes as poeiras e os ruídos que são produzidos constantemente pela própria Vale durante as detonações na Mina Periquito e durantes as obras de montagem industrial e construção civil  que ocorre a todo o vapor dentro da área operacional da mineradora a cada momento e a todo instante, de forma constante. Para que os moradores destes bairros próximos da área da mineradora possam ter o devido e o total conhecimento sobre a situação da poluição sonora e do ar que afetando as casas e as residências nestes locais, sendo que acabam incomodando os moradores que acabam causando mal a saúde a eles mesmos durante a produção de poeiras e ruídos que são causados pela própria mineradora a todo o momento.