Governador do Estado de MG, Antônio Anastasia (PSDB).(Foto/Divulgação) |
“Estamos muito felizes e honrados com este título. A história mostra que Itabira era a rota dos tropeiros que seguiam para Ouro Preto e Diamantina, ou seja, somos um dos pontos mais relevantes da Estrada Real. Este título veio em boa hora. Neste momento estamos com vários projetos para a área turística do município”, comemorou o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, Reginaldo Calixto de Oliveira.
(Foto/Museu do Tropeiro de Ipoema/Divulgação)
|
O tropeirismo é uma das manifestações culturais mais antigas do país. No distrito de Ipoema, a criação do Museu do Tropeiro possibilitou o resgate da tradição tropeirista por parte da população local. O Museu, um dos pontos turísticos mais importantes e visitados do município, está abrigado em uma casa do século XVIII que pertenceu ao tropeiro conhecido como Sô Neco. O acervo do Museu do Tropeiro impressiona os visitantes: são mais de 700 peças como documentos, certidões de casamentos, objetos usados nas viagens, livros de compra e venda e ferramentas. “A sanção desta Lei contribui para que Ipoema se torne, cada vez mais, uma importante rota no turismo de Minas”, lembrou Reginaldo Calixto.
Para o prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena, a concessão do título ao município vai valorizar a cultura local e o turismo na região. “Com a concessão do título, vamos buscar recursos junto aos governos estadual e federal para maior desenvolvimento do turismo em nossa região. E o desenvolvimento turístico certamente vai possibilitar a geração de renda”, afirmou.
(Foto/Museu do tropeiro de Ipoema/Divulgação) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário