A Câmara Municipal vai promover neste semestre mais uma edição do Projeto Câmara Escola, para alunos do ensino fundamental. Os alunos recebem todas as informações sobre o funcionamento da Câmara, o papel do legislativo municipal e a tramitação de projetos. Além disso, eles participam de uma reunião simulada quando apresentam e votam indicações que são apreciadas na reunião ordinária dos vereadores e enviadas ao prefeito. Este ano serão 10 escolas participantes.
A coordenadora do projeto e vereadora Marcela Cristina Lopes explica que o objetivo do projeto é inserir os estudantes desde cedo no processo político. Para ela, as discussões e o conhecimento que os alunos adquirem trazem muitos benefícios. “Os alunos são naturalmente irradiadores do conhecimento que o projeto leva até a escola. Começamos com uma dinâmica em sala de aula, quando são repassadas informações sobre o processo legislativo e sobre o poder executivo e o judiciário. A partir daí, as discussões sobre a participação política se torna fácil”, explicou Marcela.
Os alunos realizam visita à Câmara, quando participam de debates com vereadores. Muitas vezes, os alunos apresentam reivindicações que são transformadas em indicações. Exemplos não faltam no projeto, segundo disse a vereadora. “Em 2012, o alunos do bairro Gabiroba solicitaram fiscalização no comércio e foram atendidos. Outras escolas solicitaram iluminação pública nos bairros e também conseguiram. Esses alunos apresentam preocupação com as comunidades em que vivem e por isso o projeto torna-se uma ferramenta de aprendizado para eles”, explicou ela. A escola estadual Antônio Linhares Guerra será a primeira a realizar a reunião no plenário nesta terça-feira, às 8:30h.
As escolas participantes deste ano são:
- Escola Estadual Antonio Linhares Guerra
- E. E. Dona Eleonora Nunes Pereira
- E. E. Fazenda da Bethânia
- E. E. Madre Maria de Jesus
- E. E. Prof. Marciana Magalhães
- E. E. Prof. Maricas Magalhães
- E. E. Prof. Palmira Moraes
- E. E. Prof. Emilio Pereira de Magalhães
- E. E. Trajano Procópio
- Centro de Educação Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário