Banner 728x90

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Integração entre serviços de Saúde - Conselho Municipal de Saúde promove palestra para equipes de PSF

 
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) promoveu, na tarde desta quinta-feira (14), um encontro com profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF). A reunião aconteceu no auditório do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). Houve uma palestra sobre doença renal crônica, ministrada pelo médico especialista em nefrologia e referência no serviço de hemodiálise de Itabira, Marco Antônio Gomes.

O encontro faz parte de um projeto de integração entre os serviços de saúde desenvolvido pelo CMS. O trabalho tem como objetivo fortalecer a rede assistencial de saúde no município. Um exemplo é a criação e reativação dos Conselhos Locais de Saúde, nas áreas de abrangência dos PSFs, onde a população é convidada a participar de vários assuntos e apresentar sugestões, reclamações e elogios. De acordo com a secretária-executiva do CMS, Francisca Lilian Miranda de Souza, isso faz com que a participação social no Sistema Único de Saúde (SUS) seja fortalecida.

“A proposta do nosso trabalho é promover uma aproximação entre a população e os profissionais que atuam na ponta, ou seja, nas unidades básicas de saúde, fazendo com que haja mais interação e parceria entre eles. Quando há parceria entre as equipes e os usuários, os vínculos ficam mais fortalecidos e todos se sentem mais seguros: tanto a população quanto os profissionais”, disse a secretária-executiva.

A segunda etapa do projeto consiste na promoção de fóruns para as equipes que atuam nos diferentes pontos da rede, proporcionando momentos de discussões clínicas e atualizações no campo profissional. Segundo Francisca Lilian de Souza, a intenção é fazer com que os profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde conheçam os médicos especialistas e possam interagir com eles. “Estamos iniciando a segunda etapa neste momento. A partir de hoje, quando aparecer um caso que os profissionais da ponta tenham dúvidas, seja de nefrologia e no serviço de hemodiálise por exemplo, eles vão se lembrar da presença física do doutor Marco Antônio”. 

Nenhum comentário: