Banner 728x90

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Despedida no plenário - Lado de Dona Dudu se despede dos colegas de vereança e assume o cargo na Itaurb

Damon nomeia Lado como novo Diretor – Presidente da autarquia

Ex - Vereador Lado de Dona Dudu (Foto/Acom CMI)
Depois que o segundo suplente da legenda e o futuro vereador Jorge Lúcio Leão “Chibanca” [PPS] conversou com a imprensa, falando das suas expectativas de assumir a bancada do legislativo. O Vereador Geraldo Martins da Costa “Lado de Dona Dudu” [PMDB] utilizou a tribuna do plenário da câmara na tarde de quarta – feira [22], da semana passada, para se despedir de seus colegas de vereança, para assumir o cargo de Diretor – presidente da Empresa de Desenvolvimento de Itabira [Itaurb], do qual o prefeito Damon Lázaro de Sena [PV] fez o convite para mais um grande desafio de assumir a autarquia. Depois que o Carlos Carmelo Torres “Cac” foi exonerado desta pasta que integra o poder executivo, durante a reforma administrativa ocorrida neste Mês.
Durante o uso da tribuna, Lado de Dona Dudu falou das fortes emoções ao se despedir da casa, perante o público presente e aos demais colegas e funcionários da casa, falando de suas ações ocorridas na casa por meio de projetos pautados nas reuniões, e ainda ele falou que ele gosta muito é de exercer a função de parlamentar, afirmando que não vai decepciona – lós, ao assumir a direção e a presidência da autarquia. E ao mesmo tempo Lado de Dona Dudu chorou muito de emoção ao deixar o Legislativo, com a presença de seus pais Dario e Dona Dudu que acompanharam o seu discurso no plenário, durante a sua despedida na casa, para o seu retorno à empresa, exercendo o cargo de primeiro escalão do governo Damon de Sena, depois 29 anos longe da autarquia, saindo de cabeça erguida com a missão cumprida no Legislativo.
Antes de seguir a carreira política e de compor a pasta da autarquia, Lado de Dona Dudu foi servidor público da Prefeitura Municipal de Itabira [PMI], sendo um dos primeiros funcionários da Itaurb, na matricula 14, exercendo a função de comprador, da qual a autarquia foi criada através da Lei Municipal número 2.308 de maio de 1985 e inaugurada no dia 1º fevereiro de 1986 no governo do José Maurício Silva [PMDB], na gestão 1983/1988. Foi Técnico Financeiro e de obras durante 15 anos na Fundação Vale do Rio Doce [FVRD], sendo sócio da Expansão Imóveis, e Ouvidor Público [OPM], no governo do Ronaldo Lage Magalhães [PTB] na gestão 2001 a 2004, aonde se destacou no apoio aos desabrigados das chuvas de 2002, vereador mais votado nas eleições municipais de 2004, com 1.897 votos para gestão de 2005 a 2008, ainda filiado no Partido Trabalhista Brasileiro [PTB], naquele ano. Ainda Lado de Dona Dudu foi Secretário de Esportes, Lazer e Juventude [SMEL] em 2009, dando o grande apoio ao esporte, principalmente ao vôlei da superliga com o SADA Cruzeiro, Jogos Estudantis do Estado de Minas Gerais [JEMG], Jogos Estudantis de Itabira [JEI] e Jogos Escolares Brasileiros [JEB´s], e o Futebol de Salão [FUTSAL] no Mineiro, sendo Ouvidor de 2010 a Mar/2012, ambos num curto período, durante o segundo mandato do governo do João Izael Querino Coelho [PSL] na gestão 2005/2008 e 2009/2012. Como vereador, Lado de Dona Dudu foi presidente do Plano Diretor [PD], relator da Comissão Legislativo e Justiça [CLJ], presidente da Comissão de Finanças [CF], Líder do PMDB na Câmara Municipal [CMI].
Em entrevista a imprensa, Lado de Dona Dudu fez os balanços dos seus 28 meses, em seu segundo ano de gestão, ao retorno ao legislativo pela segunda vez, sendo eleito em 2012, e derrotado nas urnas das eleições municipais de 2008, após quatro anos, ele falou das expectativas sobre o seu grande desafio na autarquia no cargo de Diretor – Presidente da empresa, que integra o poder público municipal. Em seus 16 anos de vida pública somando entre cargos comissionados e de parlamentar, da qual ele retornou recentemente há cerca de um ano desde o primeiro dia em que ele foi empossado vereador. Lado de Dona Dudu fala emocionadamente sobre as gerações que vão se passando a cada ano em que ele permaneceu no legislativo, entre os 17 vereadores, sabendo que são momentos atrativos ao colocar os assuntos contidos na pauta, para serem discutidos os acontecimentos das situações na qual se encontram na cidade. E ainda Lado de Dona Dudu falou da experiência de assumir a função de parlamentar, juntamente com os seus colegas de vereança, depois que assumiu cargos públicos nos governos de Ronaldo Magalhães e João Izael, fazendo o mandato da sua gestão acontecer da melhor forma possível, no momento em que ele ocupou a cadeira da casa, com muitas oportunidades, gerando ganhos para o município.
Segundo o Lado de Dona Dudu, Itabira não é uma cidade pequena, como era no passado, possibilitando o crescimento que o município vem sofrendo nos últimos anos causando impacto nas ações, perante o governo do Damon de Sena, que hoje comporta atualmente algo em torno de 120 mil habitantes, para ter esse tratamento voltado para a população que reside no município há mais de décadas. E ainda Lado de Dona Dudu afirmou que não existe nenhuma indiferença entre o Damon de Sena e os seus colegas na casa, por ser um parlamentar exemplar e experiente com a função, da qual ele atuou pela segunda vez no Legislativo, na medida do possível, por ser uma pessoa pública que já exerceu diversos cargos públicos nos demais setores da prefeitura, envolvendo a comunidade, desde o governo do Ronaldo Magalhães, em que ele vem atuando e ganhando cada vez mais experiência na casa, com muita maturidade e responsabilidade. E ao mesmo tempo ele ainda afirmou que às vezes tem que deixar algo que você gosta muito de fazer para abrir mão de novas oportunidades, para ter um acréscimo a mais no currículo. ”Mas eu também tinha um sonho, e eu vou completar em meu currículo, sendo o Diretor – Presidente da Itaurb, que é uma empresa que eu aprendi muita coisa, que vai dar muito certo”, destacou.
Ainda segundo o Lado de Dona Dudu, a central de resíduos e o centro de triagem, que foi incendiado na tarde de domingo [29], do mês passado, que são as unidades correspondentes da empresa, serão as principais prioridades de sua gestão ao assumir a autarquia, com um grande desafio em sua vida pública, cheia de muita responsabilidade pela frente, após ter ficado longe da empresa há 29 anos, por ser um dos primeiros funcionários da empresa, desde a sua fundação, ainda na gestão do José Maurício. Agora, Lado de Dona Dudu retorna ao cargo de confiança do atual governo, para que os projetos sejam concretizados o mais rápido possível, antes do término do governo do Damon de Sena. E antes de deixar o posto de parlamentar no Legislativo, Lado de Dona Dudu já adiantou para a imprensa que esteve conversando com o Damon de Sena no gabinete da prefeitura, para falar da situação das unidades que integram a autarquia, sendo que são necessidades para serem resolvidas com muita urgência, sobre o asfaltamento da entrada do Aterro Sanitário, sabendo que é uma situação muito séria, para ser regularizada a situação do local o mais rápido possível. Mantendo a vida útil e a conservação dos demais caminhões, pertencentes à autarquia, que foram entregues, durante a cerimônia realizada no ano passado. ”Os caminhões sai da empresa totalmente lavado, tendo que atravessar para chegar naquele pedaço da estrada a menos de 2 km, e retornam sujos de terra ao se deslocar do Lixão. Cidade limpa tem que começar com qualidade, tudo isso tem que pensar e rever um pouco o que está acontecendo na empresa com quase 1000 funcionários”, concluiu.
Mesmo que a autarquia possuindo em média de 1000 funcionários concursados desde a criação da empresa, Lado de Dona Dudu pretende assumir o cargo, num trabalho de parceria com o Damon de Sena, mantendo o seu jeito e o estilo de administrar como todos conhecem. E ele não está para pedir aos funcionários da empresa para trabalhar, sabendo que ele tem habilidade demais ao desenvolver diariamente nas atividades, por meio de um serviço de qualidade prestado ao município, sendo uma das grandes empresas, entre as três autarquias que mais atua, em prol da limpeza urbana, sendo abaixo do Serviço Autônomo de Agua e Esgoto [SAAE] e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade [FCCDA], que também correspondem à prefeitura municipal. Lado de Dona Dudu, é casado, tem 50 anos, e é pai de 02 filhas e 15 irmãos.
 
Retorno ao Legislativo - Élson Sá será empossado como vereador nesta segunda - feira
Vereador Élson Sá (Foto/Ascom Ita/Arquivo)
Durante a reunião ordinária no plenário do Legislativo, ocorrida na tarde desta terça – feira [28], depois que o Lado de Dona Dudu ter deixado o Legislativo há uma semana, se despedindo dos colegas de vereança da casa, para assumir o cargo de Diretor - Presidente da Itaurb, na qual se encontra atualmente em exercício nesta pasta. Em seguida, Lado de Dona Dudu foi apresentado aos funcionários da autarquia, pelo Damon de Sena na tarde de quinta – feira [23], da semana passada, tendo a sua nomeação publicada e decretada no diário oficial do município, há cerca de uma semana, depois de ter se despedido dos colegas de vereança, tendo a sua cadeira vaga nesta semana, até que a situação fosse sancionada e regularizada.
Ao fazer o fechamento desta matéria, a assessoria de comunicação da Câmara Municipal [CMI], informou por meio de nota, de que o ex - vereador nas gestões 2005/2008 e 2008/2012, e o atual Secretário de Esportes, Lazer e Juventude [SMELJ], e o primeiro suplente da legenda do Partido do Movimento Democrático Brasileiro [PMDB], Élson Ferreira de Sá ”Élson Sá”, pediu exoneração ao Damon de Sena para retornar ao Legislativo, nesta semana, tendo o seu nome publicado e decretado no diário oficial, após 29 meses fora do Legislativo, devido à derrota nas urnas das eleições de 2012.
Élson Sá retorna ao Legislativo para ser empossado como vereador da casa, ocupando a vaga herdada pelo colega Lado de Dona Dudu. E o segundo suplente da Legenda do Partido Popular Socialista [PPS], Jorge Lúcio Leão ”Chibanca”, como foi anunciado na matéria anterior que seria empossado como o novo vereador da casa. Caso, se o Élson Sá tivesse enviado o documento recusando a vaga da cadeira no Legislativo, da qual foi herdada pelo Lado de Dona Dudu, por meio de um decreto para ser publicado no diário oficial. O segundo suplente, Jorge Lúcio Leão ”Chibanca” não será mais empossado como vereador, por motivo de não ter sido diplomado em 2012, pelo Juiz Eleitoral, Haroldo Pimenta, no pleito eleitoral daquele ano, em que ele foi derrotado nas urnas obtendo 456 votos. E ele preferiu permanecer na função de encarregado de obras no setor da construção civil da Itaurb, cedendo a vaga ao Élson Sá, que será empossado nesta segunda - feira [04], ás 16:00 Hs no plenário da Câmara Municipal. 
 
Matéria Relacionada:

Nenhum comentário: