Banner 728x90

domingo, 14 de junho de 2015

Comissão de Educação libera Projeto com Plano Municipal para os próximos dez anos

A reunião extraordinária da Comissão de Educação, Cultura, Desportos e Lazer da Câmara Municipal, realizada nesta quinta-feira (11), contou com a participação da comunidade estudantil, professores e vereadores para avaliar e discutir o Projeto de Lei 40/2015, que “Dispõe sobre o Plano Municipal de Educação”. Participaram a Secretária de Educação Luciane Ribeiro Cruz, o Secretário Adjunto Giovane Magno Lopes, o servidor e ex-vereador Gilberto Magalhães, diretores, professores e alunos das escolas do município. A presidente da Comissão vereadora Marcela Cristina Lopes (PR), dirigiu a reunião que contou com a participação dos outros membros: vereador Rodrigo Assis Diguerê (PV) e Sueliton Souza (PROS). Ainda participaram os vereadores José Luiz Batatinha (PSDB), Jorge Lucio Chibanca (PPS), Bernardo Mucida (PSB), Ilton Magalhães (PR) e Lucio Mauro Carteiro (PSC). 
 
A matéria contém 14 metas que devem ser implantadas no município nos próximos 10 anos. Durante as discussões, ficou definido que algumas estratégias serão modificadas, mas todas as metas foram mantidas. Os temas mais polêmicos tratam da educação infantil, cujo município deverá oferecer vagas para as crianças de 4 e 5 anos a partir de 2016. O ensino fundamental também mereceu atenção, já que a meta define que as crianças de 6 a 14 anos tenham vagas garantidas na rede municipal. Outra meta que chama a atenção é sobre a educação em tempo integral, que até o ano de 2020 deverá atender alunos da educação básica com a carga horária de 7 para 8 horas diárias para o mínimo de 50% das crianças.

Para a presidente da Comissão, vereadora Marcela Cristina Lopes, a reunião foi importante, pois trouxe a comunidade escolar para a discussão. “A fiscalização e a participação da comunidade foi estabelecida nesta reunião. A partir da aprovação do Projeto em plenário a própria sociedade vai cobrar a aplicação dessas metas que são importantes para o desenvolvimento da educação em Itabira”, disse a vereadora. O Plano Municipal de Educação é um dos destaques da votação na reunião da Câmara na próxima terça-feira (16). 

Nenhum comentário: