Usuários das unidades do Programa Saúde da Família (PSF) que ainda não se cadastraram para a confecção do cartão nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ser privados na realização de qualquer tipo de procedimento na rede pública caso não apresentem o documento. A apresentação do cartão é uma exigência do Governo Federal que está em vigor desde o dia 1º de junho deste ano.
Para obter o cartão, o usuário deve procurar sua unidade de saúde com a certidão de nascimento, CPF, carteira de identidade e comprovante de endereço. O documento é confeccionado e entregue em poucos minutos.
O Ministério da Saúde integrou vários sistemas de saúde em um único software, o e-SUS, para melhorar o registro de informações prestadas aos usuários e garantir ações mais efetivas para a população. O cartão do SUS é exigido em todo o país, devendo também ser apresentado por usuários que utilizam os serviços do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e é aconselhável o porte até mesmo por pessoas que possuam plano de saúde particular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário