Banner 728x90

domingo, 30 de setembro de 2018

Semana do Trânsito – “O trânsito somos todos nós, e nós somos o trânsito”, comparou o Ronaldo Lott

Contra acidentes! Educação no trânsito é o tema principal da campanha educativa

Secretário de obras, Ronaldo Lott fala da importância da Semana Nacional de Trânsito (Foto/Rozenilda Lemos)
De acordo com o Secretário Municipal de Obras Transito Transporte e Obras (SMOTT) Ronaldo Lott Pires, ele afirmou que a educação no trânsito é o grande desafio principal durante a abertura da programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT) desta terça-feira (18/9) através da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita). Sabendo que a educação é um dos pilares menos discutido no Brasil, e ainda com o menor resultado imediato para atingir as metas entre condutores de veículos automotores entre motorizados e não motorizados, e também os pedestres para poder ajudar na contribuição da redução do índice de acidentes de trânsito. Ainda com a antecipação das campanhas educativas de trânsito nesta contrapartida, e com os mais variados temas diferenciados que são relacionados com a educação e a cidadania que acontecem mensalmente durante as blitzes educativas que são realizadas pela própria Transita através de diversas ações que são desempenhadas na pasta, de forma muito bem antecipada. Visando ainda à redução do índice de acidentes no transito durante as passagens de pedestres nas faixas quando se trata da questão da preferência de passagem, e também com a inclusão das preferências de passagens nos cruzamentos sinalizados e não sinalizados diante da observação das placas; de regulamentação; de advertência; e indicativas para o seu destino de origem ao redor do canto desta cidade. Principalmente, nas passagens de nível com ou sem barreira quando se trata de cruzamento com a linha férrea nas ferrovias locais. 

Durante a campanha, agentes da transita orientam e educam os
condutores e pedestres (Foto/Rozenilda Lemos)
“Educação no transito, em qualquer situação das nossas vidas ela é de longo prazo. Não se forma um doutor, um professor, um médico, um engenheiro. Se a pessoa não passar por mais de 15 a 20 anos estudando. E no transito é a mesma coisa, e tem que ser como a formiguinha mesmo. Todo ano, todo dia e toda vez. Temos que tentar educar as pessoas no transito. O trânsito somos todos nós, a partir do momento em que a gente sai da nossa casa nós já estamos envolvidos com o trânsito. O passeio da nossa casa faz parte do trânsito; a rua, as calçadas, os carros, as motos e a educação. O trânsito somos todos nós. E nos somos o trânsito, e inclusive é o lema da campanha. Todos nós [condutores e pedestres] temos que ser responsáveis [no trânsito]. O motorista mais por que ele possui uma arma, e o veiculo é uma verdadeira arma. Tanto que uma pessoa tem ter uma autorização espacial pra portar essa arma. Que é uma arma feroz e fatal”, comparou.

Por ser um país considerado como a sétima maior economia diante de toda a corrupção que acontece nesse país. Ainda sabendo que o trânsito é um maior e verdadeiro fenômeno que mais mata do que homicídios, assassinatos e acerto de contas com os traficantes de entorpecentes e agiotas. Sabendo que ainda é necessário ter mais fiscalizações rígidas e severas como principalmente nas rodovias estaduais e federais na contrapartida dos radares que se encontram instalados nessas rodovias, e evitando ainda vitimas fatais nas rodovias e perímetros urbanos entre zonas rurais e urbanas que acabam resultando em mortes com geração de óbitos para os familiares que é um fator muito constrangedor para todos que perdem esse alguém como uma pessoa ou um parente muito importante para todas as famílias. Sendo que não que é algo nada fácil quando se perde esse alguém em acidentes de transito que acontece constantemente. Basta que cada um desses fatores entre; motoristas; pedestres; ciclistas; quanto motorizados e não motorizados quando se trata de veiculo de propulsão humana sabendo que estes elementos são os grandes atores envolvidos com o trânsito que é algo muito inaceitável para serem educados no transito. Para impor e manter o respeito nas grandes preferencias de passagens entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Que também se enquadram dentro da educação, engenharia e fiscalização que são formados pelo tripé para poder contribuir com a redução do auto índice de acidentes de trânsito no país através de campanhas educativas, e juntamente com a fiscalização de forma mais segura, rígida e severa. Para poder punir o culpado evitando que os crimes de transito não fiquem impunes no país mantendo a prevalência do cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que se encontra sancionado desde janeiro de 1998 pelo governo federal. “Mas, o cidadão, o motorista, o ciclista e o pedestre também são atores principais no trânsito. Todos eles tem que estar passando pelo processo de educação. Aquele pedestre que atravessa fora da faixa também está errado, e ele tem que ser educado para atravessar na faixa. Ao atravessar na faixa o veiculo o motociclista tem que respeitar o pedestre, e isso tem que ser diuturnamente trabalhado e divulgado. Para que as pessoas tomem consciência disso. É um absurdo o numero de vitimas de transito no Brasil”, destacou.
  
Com muita distribuição dos panfletos explicativos e com a simulação de acidentes de transito, e ainda evitando de ser a próxima vitima fatal na contribuição do aumento do auto índice de acidentes de trânsito no país. Ronaldo Lott ainda afirmou que em Itabira houve a evolução muito maior por parte da população que são os maiores e verdadeiros pedestres da cidade. Ele ainda afirmou que a maior pare dos pedestres estão atravessando as faixas nesses últimos tempos com o decorrer das campanhas educativas antecipadas para que o pedestre possa se conscientizar para não ser a próxima vitima de acidentes de transito como acontece constantemente. “Hoje, aqui em Itabira se vê uma evolução muito grande em se respeitar a faixa e pedestre. Então, infelizmente é lento. As pessoas tem um hábito de achar que a conduta é problema dos outros. O problema também é do governo. Mas, o problema somos nós. Nós somos o trânsito”, lamentou.               

Nenhum comentário: