Banner 728x90

sábado, 14 de outubro de 2023

Com 10 conselheiros eleitos – Presidente do Cmdca fala sobre a vitória nas urnas durante as eleições do Conselho Tutelar


Eleições 2023 - “Foi uma eleição da qual a gente sai com sentimento de muita gratidão”, comemorou o Renato Meireles

Presidente do Cmdca, Renato Meireles falou pela segunda vez durante a entrevista a Rádio Pontal Fm sobre o andamento das eleições do Conselho Tutelar que foi bastante positiva, e sem nenhum tumulto e confusão durante o decorrer do processo eleitoral que ocorreu tranquillamente durante o domingo (Foto/Tatiana Santos/Pontal Fm) 

Itabira/Mg - Em entrevista no programa “Conexão Regional”, da Rádio Pontal Fm, na tarde desta terça-feira (02), o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Renato Meireles de Araújo falou sobre a as eleições do Conselho Tutelar deste domingo (01) durante a entrevista a Rádio Pontal Fm. “Eu quero agradecer já o convite pra gente estar aqui trazendo para a população de como que ocorreu todo esse processo aqui no município de Itabira. Socializar com toda a população eu acho que é muito importante, e a gente trazer essas informações para eles também”, disse o conselheiro.     

Secretária de Assistência Social, Nélia Cunha foi a porta-voz principal da
pasta para fazer a divulgação das eleições do Conselho Tutelar durante
a reunião de comissões (Foto/Rodrigo Ferreira/Divulgação)  
Onde os 15 candidatos disputaram o voto dos “121 Mil” eleitores que compareceram em massa somente 4.650 eleitores foram para escolher e eleger os 10 conselheiros tutelares dentre 5 conselheiros efetivos e mais 5 conselheiros suplentes que vão ocupar as cadeiras nos próximos 4 anos de sua gestão no quadriênio “2024/2027”, através das 47 urnas eletrônicas que ficaram disponibilizadas pela justiça eleitoral durante o processo de votação em 56 seções eleitorais que foram instaladas em 12 locais de votação dentre unidades de ensino educacional, creches, centros pastorais, escolas estaduais e municipais de 08 hs as 17 horas, da tarde, do qual os 15 candidatos a cargo de conselheiro dentre titulares e suplentes apenas 1 candidato desistiu de concorrer ao cargo, e permaneceram apenas 14 candidatos na disputa pela vaga de conselheiro dentre titular e suplente desde o processo seletivo até o processo eleitoral que teve o inicio desde o mês de março deste ano, em todo o território nacional.

“Foi uma eleição da qual a gente sai com sentimento de muita gratidão por pelas pessoas terem deixado o conforto de sua casa, comparecer nas escolas. No período da tarde a gente teve um registro de um volume de chuvas, e mesmo assim a gente registrou um número recorde de votantes aqui no município de Itabira deste ano e foi muito importante esse crescimento [...] Quatorze candidatos se comprometeram a concorrer com a gente, e o [repórter] Galvani Silva registrou que um [candidato] desistiu na ultima hora, e a gente teve esse registro de uma baixa de um candidato”, destacou o conselheiro.    

Com a inclusão das urnas eletrônicas entre os distritos Senhora do Carmo e Ipoema que foram disponibilizadas durante o horário de votação nestas localidades da zona rural e perímetros urbanos. “O edital preconiza que nós podemos divulgar o resultado oficial preliminar na verdade até amanhã, a partir da divulgação desse resultado preliminar os candidatos podem por recursos se eles não concordarem, e podem achar que o número de votos não está correto pra gente até mesmo fazer a recontagem dos votos. Mas, aí vai depender dos recursos que esses candidatos entrarão desse prazo de até 48 horas, após a divulgação do resultado preliminar”, esclareceu o conselheiro.       

Durante o decorrer do processo de votação compareceram em massa apenas 4.650 eleitores compareceram em 12 unidades de ensino educacional dentre creches, centros pastorais, escolas estaduais e municipais durante o horário de votação. Durante as apurações das 47 urnas dos 12 locais de votação durante a seção eleitoral, a conselheira titular eleita Karyna Luiz Rodrigues Moreira foi à candidata mais votada com 631 votos, seguido com a conselheira tutelar Mayra Amélia Assis Ferreira Portilho que obteve 527 votos como a segunda colocada. “Os suplentes eles também são nomeados como candidatos-suplentes. Havendo qualquer vacância eles serão nomeados ao assumir o cargo como na desistência ou se houver algum processo administrativo, e pela questão da função. Esses suplentes estão para assumir o posto em caso de vacâncias, e no período em questão de férias como você perguntou. É uma questão que o Conselho [Municipal] dos Direitos da Criança e do Adolescente [-Cmdca-] pode sim articular com a Secretaria [Municipal] de Assistência Social [-Smas-] que é um órgão ligado ao Conselho [Tutelar], essa possibilidade também de substituição de férias”, explicou o presidente.      

Na atual gestão Karyna Moreira permanece na suplência e será reconduzida ao cargo de conselheira titular pela primeira vez. Já a atual conselheira titular Maria Alice Costa Nascimento Lima que desta vez, ela obteve 322 votos e não conseguiu ser reeleita como conselheira titular por mais 4 anos para permanecer no cargo, e ela será reconduzida ao cargo de 3ª conselheira suplente enquanto não surge a vaga de conselheira titular para ser reconduzida novamente ao seu cargo de origem no momento. “O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescente [-CMDCA-] é um órgão competente por fiscalizar a função dos conselheiros tutelares. Qualquer denuncia, noticias de fato que ocorrer. Esses conselheiros que são da sociedade civil e governamental analisam as denúncias e fiscalizam se houve realmente aquela situação pra poder tomas as providencias cabíveis. Então o Conselho [Municipal dos Direitos das] da Crianças e Adolescente [-CMDCA-] ele fiscaliza a função e as atribuições dos conselheiros tutelares dentro das normativas do  [Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente-] Eca e das resoluções [Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente-] Conanda para a gente certificar de  fato eles estão atuando na defesa e na garantia dos direitos da criança e do adolescente. Esse é o principal papel do conselheiro tutelar”, acrescentou o conselheiro.          

Para o Renato Meireles, o processo de votação em cédula impressa para urna eletrônica que foram disponibilizadas pela justiça eleitoral, facilitou bastante quanto no processo de votação e quanto no processo de apuração dos votos destes 10 conselheiros tutelar dentre 5 titulares e 5 suplentes que foram eleitos pelos votos dos eleitores durante o decorrer de todo o processo de votação deste final de semana. “Agilizou bastante, e a gente tece um dia de votação tranquilo e com muito conforto. Todos os eleitores compareceram na escola, não houve o registro de grande filas. O voto foi registrado rapidamente. Então, é assim, esse apoio que nós recebemos foi muito importante para que tudo ocorresse tranquilamente no período da votação. A gente montou uma estrutura pensando nisso com ampla divulgação, e a gente já imaginou que a gente conseguiria levar mais pessoas para votar. Mas, valorizando o processo, valorizando as crianças e os adolescentes do nosso município. Então, a gente preparou toda essa estrutura grandiosa para poder receber cada um dos eleitores que puderam ir as urnas pra votar”, afirmou o conselheiro.                                    

Que contou com o apoio da Policia Militar (PM); promotor Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Renato Ângelo Salvador; Superintendência de Trânsito e Transporte (Transita); Assessora de Projetos e Captação de Recursos, Paola Soares; Tribuna Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-Mg) através do cartório eleitoral do município, Superintendência Regional de Ensino (SER), Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Prefeitura. Renato Meireles ainda afirmou para a Rádio Pontal Fm que foram formadas as comissões especificas do próprio Cmdca que ficou a frente desde processo o seletivo ao processo eleitoral que envolveu mais de 190 pessoas que permaneceram das 7 horas, da manhã até ás 18 horas, da noite desde o começo, meio e fim durante todo o decorrer de todo o processo seletivo até o processo eleitoral, do qual as eleições do Conselho Tutelar ocorreram em todo o território nacional.

“Então, foi uma estrutura muito grandiosa que a gente montou, e que tivemos mais de 190 pessoas preparadas para receber a população de Itabira que compareceram as urnas, e agradecer também o chamamento a população, ouviu o nosso chamamento e compareceram as urnas. Isso foi muito importante, é por isso que eu digo que todos nós estamos muito gratos a população e a todo mundo que de fato pode contribuir pelo sucesso desse resultado que a gente teve ontem [...] Eu acho que é dessa forma mesmo que a gente vai conseguir com o passar dos anos nas outras eleições alavancar ainda mais a importância desse processo e a valorização da criança e do adolescente que é o mais importante”, reiterou o conselheiro.   

No decorrer da entrevista a Rádio Pontal Fm, o repórter e apresentador Galvani Silva contou ao Renato Meireles que quando passou na Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (EEMZA) durante a votação e a eleição do Conselho Tutelar. Galvani Silva ele encontrou com uma eleitora sem saber o nome dela, sabendo que ela é conhecida de longa data desde em que ele veio morar Itabira desde 1991, antes do ex-prefeito (1993/1996) Olímpio Pires Guerra “Lí” “In Memoriam” (PDT) ser eleito prefeito nas eleições de 1992, e ele contou que essa mulher afirmou dizendo que nunca votou nas eleições do Conselho Tutelar, e o Galvani Silva ainda contou que enquanto ele estava guardando todos os equipamentos dentro do carro para fazer o deslocamento ao retorno a emissora.

A eleitora ainda contou pro Galvani Silva dizendo que veio votar por quê existe o problema com os menores e adolescentes próximo de sua casa dela sem dar muitos detalhes, sabendo que ela se sentiu na obrigação de votar por quê votando ela vai poder cobrar dentro do seu direito constitucional na condição de eleitora que votou em um dos 10 candidatos para a vaga de conselheiros tutelares dentre titulares e suplentes. “Olha o quanto que é importante, as vezes quando a gente vê o problema do lado, a gente identifica que pode colaborar de alguma forma para que aquela criança ou aquele adolescente saiam daquela situação, é muito importante que ela falou pra você [Galvani Silva]”, disse o conselheiro.         

No final de entrevista, Renato Meireles parabenizou aos 10 candidatos eleitos que ficaram entre os 5 conselheiros titulares e 5 conselheiros suplentes para os próximos 4 anos de gestão, através do voto destes 4.650 eleitores que elegeram os 10 conselheiros que foram eleitos durante as eleições do Conselho Tutelar. Mesmo após os 10 conselheiros sendo eleitos pelo voto destes 4.650 eleitores que depositaram os seus votos de confiança nas urnas, os 10 conselheiros titulares e suplentes terão que se submeter em mais cursos de capacitação antes de serem empossados oficialmente como conselheiro titular e suplente no dia 10 de janeiro de 2024.

“Eu queria também trazer para a população já que eles propuseram a entrar nesse processo conosco, participando maciçamente [...] Pretendemos fazer, e receber esses candidatos de braços abertos com muita emoção e gratidão por eles terem participado. E para que eles chegam com muita vontade de se efetivar nos direitos das crianças e adolescentes aqui em Itabira, e a gente tem uma etapa de capacitação, e iramos capacitá-los antes de entra-lo no exercício da função. E essa capacitação ela pretende que seja continuada, eu acho que é muito importante também sempre a gente está trazendo essa função deles, e que forma que se dá, e preciso estarem atualizados para exercer da melhor maneira possível a função deles enquanto conselheiros tutelares”, concluiu o conselheiro.


Veja a lista dos conselheiros titulares e suplentes eleitos:

Conselheiros titulares:

1-Karyna Luiza Rodrigues Moreira                      631 Votos

2-Mayra Amélia Assis Ferreira Portilho              527 Votos

3-Gabriella Fidelis da Silva                                    508 Votos

4-Marconi Fernando do Carmo                            502 Votos

5-Lelis Maria de Souza Santos                              390 Votos

 

Conselheiros Suplentes:

6-Bárbara Silva Fonseca                                         349 Votos

7-Leandro do Carmo Ribeiro                                 325 Votos

8-Maria Alice Costa do Nacimento Lima            322 Votos

9-Sandra de Oliveira Figueiredo                           263 Votos

10-Angélica de Fátima Madeira                            267 Votos        


Notícias relacionadas:

13 de Setembro de 2013/Aconteceu - Conselheira tutelar vira alvo de investigação

13 de Setembro de 2013/Esclarecimanto - Conselho Tutelar esclarece a matéria publicada no Diário de Itabira

01 de Outubro de 2013/Conselho Tutelar de Itabira - Inscrições para seleção de conselheiros serão abertas nesta terça-feira

06 de Dezembro de 2013/Cidades - CMDCA apresenta candidatos ao Conselho Tutelar

15 de Dezembro de 2013/Cidades: Eleição Conselho Tutelar nesta semana 

22 de Dezembro de 2013/Votação - Confira o resultado da eleição do Conselho Tutelar em Itabira

09 de Janeiro de 2014/Biênio 2014/2015 - Novos membros do Conselho Tutelar são empossados pelo prefeito

02 de Junho de 2015/O Direito ao trabalho ao adolescente x Realidade Social Atual – Presidente da Câmara Municipal quer parceria da imprensa na campanha nacional de reestruturação do ECA

26 de Junho de 2015/Gestão 2016/2020 - Inscrições de candidatos para Conselho Tutelar terminam na sexta-feira

14 de Janeiro de 2016/Itabira necessita de um novo Conselho Tutelar!

14 de Janeiro de 2020/Nova “gestão 2020/2023” – Mesmo com as denúncias das fraudes nas eleições! Ronaldo Magalhães empossa novos membros do Conselho Tutelar de Itabira

08 de Junho de 2021/Em favor das crianças e adolescentes – 18 de maio! “Nós queremos combater essa realidade que foi tão perversa”, destacou a “Lia Andrade”

01 de Outubro de 2023/Eleições do Conselho Tutelar – “A gente não faz campanha para nenhum candidato, e a gente divulga somente nome e o número dos 15 candidatos”, explicou a Nélia Cunha

Nenhum comentário: