Banner 728x90

quinta-feira, 9 de abril de 2015

João Monlevade - Teófilo acerta parceria com a UEMG para funcionamento do Curso de Química

O Curso de Química, que hoje é realizado no EMIP, será transferido para a universidade
 

O prefeito Teófilo Torres, reuniu-se na tarde de ontem (8), com o diretor da UEMG de Monlevade, Gláucio Linhares, para acertar a parceria sobre a transferência do Curso de Química para a universidade.
 
Atualmente, o curso é realizado na Escola Municipal Israel Pinheiro – EMIP. Após a formalização do acordo entre Prefeitura e UEMG, tanto as aulas teóricas quanto as aulas práticas serão realizadas no campus da universidade. O laboratório da UEMG, que é utilizado para as aulas dos cursos de engenharia, é aprovado pelo CREA e pelo Conselho Estadual de Educação e, portanto, é apropriado para o Curso Técnico de Química.
 
“A UEMG é o lugar ideal para o curso. Os 54 alunos serão muito bem recebidos dentro da universidade e terão sala de aula e laboratório apropriados para realização das aulas”, afirmou Teófilo. “Assim que a parceria estiver formalizada e as intervenções para adaptação da sala de aula estiverem prontas, o curso será transferido para a UEMG”, concluiu.
 
Também participaram do encontro, a vice-diretora da UEMG Gleicia Miranda, a secretária de Educação Helena Perdigão, a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação e responsável pelo curso de química Eliana Barcellos e o secretário de Obras Fabrício Lopes. 

Doação de sangue - Em parceria com Prefeitura, Hemominas realiza coleta no próximo sábado em Itabira

No próximo sábado (11), uma equipe da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Fundação Hemominas) estará em Itabira para realizar a coleta de sangue. A iniciativa será no Centro de Reabilitação (av. Duque de Caxias, 950, Esplanada da Estação), das 7h às 16h, e conta com a parceria da Prefeitura.

A útima ação realizada pela Hemominas em Itabira foi em setembro de 2013. Na ocasião, foram coletadas 105 bolsas de sangue, quantidade abaixo do esperado pela Fundação e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com informações da Hemominas, cada doação pode salvar até quatro vidas. 

O prefeito e médico Damon Lázaro de Sena participou da coleta em 2013 e lembrou a importância e segurança da atividade. “A doação não traz nenhum risco para quem a realiza: o doador só poderá realizar o procedimento se estiver em boas condições de saúde, além do material utilizado ser descartável. Por isso, não há nenhum risco de contrair doenças durante a doação de sangue. Então, esperamos que a população participe ativamente de mais esta coleta. Sabemos que nosso povo é solidário e se preocupa com o próximo”, salientou o prefeito.

Segundo a superintendente da Policlínica, Lídia Moraes de Lima Pena, a expectativa para este ano é de coletar 150 bolsas de sangue. Todo o material coletado será destinado à Hemominas que, quando houver necessidade, fará a distribuição entre os hospitais conveniados.

“A Hemominas preza por um serviço de qualidade. A coleta, bem como todos os outros procedimentos, seguem uma Portaria do Ministério da Saúde. Os doadores são selecionados seguindo todas as normas de segurança. A pré-consulta realizada antes do procedimento é minuciosa. Por isso, e também por causa do horário estabelecido para a ação, é praticamente impossível ultrapassar mais de 150 bolsas coletadas”, disse Lídia Pena.

O candidato à doação só estará apto após passar por uma entrevista de triagem clínica, realizada por profissionais de saúde, como enfermeiros, psicólogos e médicos. A intervenção acontece para detectar possíveis condições que possam impedir a doação. Além disso, em cada coleta serão realizados os seguintes exames no sangue doado: tipagem sanguínea ABO e fator Rh, testes sorológicos para hepatite B e C, doença de Chagas, sífilis e HIV. 

Após os testes, o doador receberá os resultados dos exames e tem garantido o sigilo de todas as informações repassadas à Hemominas. O candidato que não puder doar de imediato pode tentar em outras oportunidades, como também contribuir conscientizando outras pessoas sobre a importância e a necessidade da doação. 


Para doar sangue é necessário:

- ter idade entre 16 e 69 (para candidatos entre 16 e 17 anos ou com mais de 60 anos, há normas e exigência de documentações específicas);
 
- possuir ou estar com boa condição de saúde;
 
- pesar mais de 50 quilos;
 
- dormir bem na noite anterior à doação.
 
A Hemominas ressalta que mulheres menstruadas ou em uso de anticoncepcionais, também podem ser doadoras.


Quem não pode doar:

- pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade;
 
- pessoas expostas a comportamento de risco, acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
 
- quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;
 
- quem ingeriu bebida alcoólica 12 horas antes do procedimento;
 
- quem, em qualquer momento da vida, já usou drogas injetáveis;
 
- pessoas com ferimento ainda não cicatrizado;
 
- grávidas ou em período de amamentação;
 
- quem fez exame endoscópico nos seis meses anteriores à doação;
 
- quem fez cirurgia por laparoscopia nos seis meses anteriores à doação;
 
- quem fez tatuagem nos últimos 12 meses;
 
- pessoas que fizeram tratamento dentário recentemente (em alguns casos, a pessoa pode ser impedida de doar por um período de até 30 dias);
 
- pessoas que colocaram piercing nos últimos doze meses anteriores à doação.
 
Aqueles que tiverem piercing localizado em área genital ou na boca, só estarão aptos a doar depois de 12 meses após a retirada do acessório.


Orientações gerais:

Não é aconselhável doar sangue em jejum. Pela manhã, recomenda-se uma alimentação leve, evitando alimentos gordurosos. Após o almoço ou refeições gordurosas, é necessário aguardar três horas para realizar a doação.

Prefeitura de Monlevade, através do CAT/SINE, informa vagas de emprego abertas

-GESTOR ADMINISTRATIVO  
01 (UMA) VAGA
SEXO - MASCULINO
EXPERIÊNCIA DE NO MÍNIMO 1 (UM) ANO, ADMINITRAÇÃO DE OBRA CIVIL
 
-TÉCNICO – EDIFICAÇÕES    
1 (UMA) VAGA MASTER /SENIOR
SEXO - MASCULINO
EXPERIÊNCIA DE NO MÍNIMO 1 (UM) ANO 
 
-ENGENHEIRO JUNIOR (RECEM FORMADO/ TREINEE)
01 (UMA) VAGA
SEXO – FEMININO OU MASCULINO
SEM EXPERIÊNCIA
 
-PEDREIRO
06 (SEIS) VAGAS
SEXO – MASCULINO
EXPERIÊNCIA DE NO MÍNIMO 01 (ANO) – EM OBRA CIVIL
 
-AJUDANTE (SERVENTE)
10 (DEZ) VAGAS
SEXO – MASCULINO
EXPÊRIENCIA DE NO MÍNIMO 01 (ANO) – EM OBRA CIVIL 
 
-CARPINTEIRO
02 (DUAS) VAGAS
SEXO - MASCULINO
EXPERIÊNCIA DE NO MÍNIMO 1 (ANO) – EM OBRA CIVIL 
 
-ARMADOR
02 (DUAS) VAGAS
SEXO – MASCULINO
EXPERIÊNCIA DE NO MÍNIMO 01 (ANO) – EM OBRA CIVIL 

Interessados devem comparecer ao CAT/SINE munidos de todos documentos. A entrevista será no dia 09/04/15 (quinta-feira), no CAT/SINE às 12 horas. O endereço é Rua Bernardino Brandão, 139, bairro Rosário. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3851-7882 / 3852-1247.

Serviço à comunidade - Fórum discute programa de pena alternativa em Itabira

Na próxima sexta-feira (10), acontece em Itabira o 1º Fórum do Programa de Prestação de Serviço à Comunidade. O evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS), vai abordar o tema “Nova Perspectiva para o Cidadão Infrator – Pena Alternativa”. Aberto à comunidade, o fórum acontecerá no plenário da Câmara Municipal, das 8h às 12h.

As penas restritivas de direitos (conhecidas como penas e medidas alternativas) estão previstas na Lei Federal 7.209/84, que altera o Código Penal. Nestes casos, as sanções são de curta duração (0 a 4 anos de condenação) para crimes praticados sem grave ameaça: uso de drogas, acidentes de trânsito, abuso de autoridade, desacato à autoridade, lesão corporal leve, furto simples, estelionato, ameaça, injúria, calúnia ou difamação, por exemplo.

De acordo com a superintendente de Promoção Humana da SMAS, Noeme Rodrigues Gonçalves, “o fórum tem o objetivo de apresentar aos itabiranos o Programa Reeducando, que existe desde 2010 e passou por uma reestruturação no ano passado, além da parceria existente entre o Município e o Poder Judiciário. Também tentaremos conseguir novas entidades parceiras que ofereçam campo de trabalho para os cidadãos infratores prestarem serviços comunitários”.

A superintendente explicou que, após o julgamento, o cidadão infrator é encaminhado à Prefeitura, onde é recebido por uma equipe de acolhimento formada por profissionais da SMAS e Procuradoria-Geral do Município. Posteriormente, a pessoa é direcionada a uma entidade para cumprimento da pena alternativa. O serviço prestado em entidades filantrópicas não é remunerado. 

“Ao mesmo tempo em que pune a transgressão, a pena alternativa é uma forma de reparar a infração cometida, sem afastar o cidadão infrator da sociedade”, destacou Noeme Gonçalves. Ela acrescentou que o programa contará com a participação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP), responsável por monitorar os reeducandos que descumprirem as penas e orientar sobre a necessidadede evitarem novos delitos.

Confira a programação do 1º Fórum do Programa de Prestação de Serviço à Comunidade:
 
8h – Recepção
 
8h30 – Abertura
 
9h – Indicação de penas alternativas 
Cibele Mourão Barroso F. Oliveira, juíza da 2ª Vara Criminal
 
9h30 – A função do serviço social 
Rita de Cássia Santos Oliveira, assistente social da Secretaria Municipal de Ação Social 
 
9h50 – A função do psicólogo
Guilherme de Almeida Souza, psicólogo da Secretaria Municipal de Ação Social 
 
10h10 – A participação da Secretaria Municipal de Ordem Pública no programa  Coronel Júlio Maria Abílio Ferreira, Secretário Municipal de Ordem Pública
 
10h30 – Aspectos jurídicos 
Daniel Perrelli Lança, Procurador-Geral do Município
 
11h – A função das entidades
Natércia Aguiar Barbosa, diretora de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Ação Social
 
11h30 – Debate
 
11h40 – Encerramento

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Nova Era - Profissionais de Educação realizam oficina de Stop Motion

O objetivo da oficina é melhorar o desenvolvimento atividades de audiovisual (Foto/Acom PMNE)
Hoje (8) foi iniciada a oficina “Stop Motion como ferramenta didática” para os profissionais da Educação no município. O projeto, com duração de três dias, é uma parceria entre a Prefeitura de Nova Era e a Nova Era Silicon S/A.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o objetivo é orientar e preparar os educadores sobre como trabalhar o audiovisual como ferramenta educativa na sala de aula.
 
As atividades são ministradas pelo instrutor Henrique Kopke, graduado em Artes Visuais e Habilitação em Cinema de Belas Artes da UFMG, com larga experiência no ramo cinematográfico e ganhador de vários prêmios.
 
O encerramento da oficina ocorrerá na próxima sexta-feira (10), com a produção de pequenos vídeos de animação stop-motion. Na oportunidade, os profissionais receberão o certificado de participação.
 
Stop motion é uma técnica de animação de fotograma com recursos da máquina de filmar, de uma máquina fotográfica ou do computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, sendo os mais comuns a madeira e a massa de modelar. Cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).

terça-feira, 7 de abril de 2015

Dia do Jornalista - Amepi e prefeitura de Itabira parabenizam pelo seu dia




 

Mudança - Defesa Civil atende em novo endereço e telefone

Desde a última semana, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) funciona em novo endereço: avenida Carlos Drummond de Andrade, 166, Centro. O órgão está subordinado à Prefeitura de Itabira/ Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP). A mudança busca concentrar os setores ligados à secretaria em um mesmo prédio.

Em caso de alagamentos, enchentes, deslizamentos de terra, possibilidade de desmoronamento de imóveis ou queda de muros, os técnicos da Defesa Civil podem ser acionados pelos telefones 3831-3892 ou 199. Para comunicar ocorrências nos finais de semana e feriados, a população deve ligar para o telefone 3839-2000.


Em tempo

Um novo meio de contato com a SMOP foi colocado à disposição da comunidade: agora, as informações referentes à secretaria podem ser obtidas pelo telefone 3834-0573. As dúvidas e sugestões também podem ser enviadas para o e-mail ordempublica@itabira.mg.gov.br. A SMOP funciona no mesmo endereço da Comdec, das 8h às 12h e 14h às 18h.

Prefeitura reduz custos da 30ª Cavalgada de São Gonçalo do Rio Abaixo

Trio do Brasil (Foto/Divulgação)
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo realiza entre os dias 10 a 12 de abril a 30ª edição da Cavalgada, no Parque de Exposições Edirlei Márcio Moreira Lacerda. A tradicional festa contará com shows gratuitos todos os dias. O encerramento será no domingo (12), com a realização do Concurso de Marcha.

Zé Ricardo e Thiago (Foto/Divulgação)
Para este ano, diante da readequação orçamentária que a Administração implantou por causa da queda da arrecadação, a Cavalgada teve uma redução de 35% nos custos totais. Para alcançar essa meta, foi retirado um dia de evento (quinta-feira) e não haverá shows no domingo. Também serão feitas alterações na área de montagem do Parque de Exposição (não haverá Espaço Mulher, área vip e boate).
 
Mesmo com a readequação da festa para redução de custos, a Prefeitura garante conforto e segurança ao público que prestigiará o evento. O prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho também ressalta que apesar de reduzir um dia de festa, não abriu mão da qualidade dos shows e da premiação do concurso de marcha. “Está é uma festa tradicional que movimenta o comércio local e também valoriza o homem do campo, com o concurso de marcha. Tudo está sendo feito de acordo com o nosso novo orçamento sem deixar de lado a qualidade e o conforto do público”, destaca o prefeito.
 
 
CONCURSO DE MARCHA
 
Assim como no ano anterior, a premiação será mantida. São 18 categorias julgadas, incluindo mirins e amazonas. O primeiro colocado de cada categoria receberá R$500,00, os segundos colocados R$300,00 e os terceiros R$200,00. Também serão sorteados R$2.500,00 entre todos os participantes do concurso e mais R$2.500,00 entre todos os primeiros colocados.
 
 
Confira a programação completa:


Leo Magalhaes (Foto/Divulgação)
Dia 10 (sexta-feira)
17h – Desfile de cavaleiros
19h – Confraternização de cavaleiros no Parque de Exposições
21h – Wisky and Blues
22h –Trio do Brasil
23h30 –Zé Ricardo e Thiago
Logo após show com a banda Neanderthal
 
Dia 11 (sábado)
22h – Show com Kabalou
23h30 – Léo Magalhães
Logo após show com o grupo Social Samba e em seguida Supremacia
 
Dia 12 (domingo)
Concurso de marcha

Mais uma pauta extensa marca reunião da Câmara

A pauta da reunião desta terça-feira (7) vai contra novamente com extensa lista de projetos para votação. Em única discussão, será votado Projeto de Resolução 02/2015, de autoria da Mesa Diretora, que altera os artigos 56, 61, 65, 66 e 294 do Regimento Interno da Câmara Municipal. Trata-se de alteração na forma de divulgação das atas das reuniões do legislativo. Uma emenda supressiva do vereador José Luiz Batatinha (PSDB), que altera o teor da proposta, também será apreciada. 
 
Em primeiro turno, será votado o Projeto de Lei 25/2015, de autoria do vereador Tãozinho Leite (PP), que “Dispõe sobre a obrigatoriedade de utilização de 30%, de mão de obra do município de Itabira, pelas empresas setor privado seja ela contratado por, órgão publico municipal, estadual ou federal ou mesmo ao setor privado prioritariamente, empregados moradores no Município, utilizando esse critério para, no mínimo de 30% do quadro de contratados.” O projeto ganhou emenda da Comissão de Legislação, Justiça e Redação alterando o percentual de 30 para 50% da mão de obra contratada.
 
Ainda em primeiro turno serão votados os Projetos de Lei 27 e 28/2015, de autoria do Prefeito Damon de Sena (PV) que trazem mudanças no Instituto de Previdência de Itabira. O primeiro “dispõe sobre a estrutura do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Instituto de Previdência de Itabira – ItabiraPrev; institui tabela e vencimentos e dá outras providências” e o segundo “dispõe sobre a Reformulação da Estrutura Administrativa e funcionamento do Instituto de Previdência de Itabira – ItabiraPrev; altera a Lei n.º 4.456, de 30 de agosto de 2011 e dá outras providências”.
 
Também de autoria do Prefeito, será votado o Projeto de Lei 29/2015, que “Cria o Conselho Municipal de Comunicação Social”. A matéria propõe um “conselho com competência propositiva, consultiva e fiscalizadora tendo por finalidade a supervisão da elaboração da programação do Canal da Cidadania e zelando pelo cumprimento das finalidades da programação, manifestando-se sobre os programas vinculados”, para a TV Cultura de Itabira.
 
Ainda de autoria do Prefeito, será apreciado pelo Plenário o Projeto de Lei 30/2015, que “dispõe sobre concessão de Passe Livre para pessoas portadoras de necessidades especiais no transporte coletivo municipal no âmbito do Município”. A Matéria foi alvo de discussões durante a reunião das Comissões Temáticas na semana passada, quando o Presidente do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito, Francisco Carlos, solicitou a deliberação e analise do Projeto pelo próprio conselho. Mesmo assim, a matéria foi liberada para votação. Por último, em primeiro turno, será votado o Projeto de Resolução 3/2015, que “altera a logomarca da Câmara”.
 
Em segundo turno serão votados mais 10 projetos. O Projeto de Lei 148/2014, de autoria do vereador Lúcio Mauro Carteiro (PSC), que “dispõe sobre a obrigatoriedade de comunicação dos casos de uso de álcool e drogas envolvendo crianças e adolescentes no município”; O Projeto de Lei 06/2015, de autoria do Prefeito, que “autoriza a revisão geral anual dos vencimentos e salários dos servidores municipais”, assim como o Projeto de Lei 07/2015, também do prefeito, que “majora o valor do auxilio alimentação dos servidores”; o Projeto de Lei 31/2015, também do Prefeito, que autoriza o reajuste do cartão alimentação dos funcionários da Itaurb. 
 
Ainda em segundo turno devem ser ratificados o Projeto de Lei 17/2015, de autoria do vereador Ronaldo Capoeira, que “institui a Semana Municipal de Combate e Prevenção à Obesidade”, comemorado na semana do dia 11 de outubro; de autoria do Prefeito o Projeto de Lei 20/2015, que “autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial ao Orçamento do Município, no valor de R$ 9 mil” e o Projeto de Lei 21/2015, que “Consolida a legislação do Conselho Municipal de Assistência Social”. 
 
O Projeto de Lei 24/2015, de autoria do vereador Sueliton Sousa (PROS), que “Institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o autismo” e o Projeto de Lei 12/2015, de autoria do vereador Tãozinho Leite (PP), que “estabelece a possibilidade do agendamento telefônico de consultas para pacientes idosos e para pessoas com deficiência já cadastradas nas unidades de saúde do município”, também devem ser votados. A reunião começa às 14h. 

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Começa amanhã a comemoração do Dia Mundial da Saúde

A Prefeitura de Monlevade, através das Secretaria de Saúde e de Esportes, dará início amanhã (7), às comemorações do Dia Mundial da Saúde.  
 
A primeira atividade será realizada às 7h, no final da avenida Castelo Branco, com a aula de Tai Chi Chuan comandada pelo professor Sérgio Grijó.
 
Durante o encontro, os participantes receberão orientações de um fisioterapeuta, enviado pela Secretaria de Saúde, com dicas e instruções sobre atividades físicas.
 
O restante da programação será divulgado nos próximos dias. 

Estão abertas as inscrições para Conselheiro Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de João Monlevade abriu hoje (6), inscrições para o processo de escolha de 05 (cinco) membros titulares e membros suplentes, para composição do Conselho Tutelar do município, para o mandato de 04 (quatro) anos.
 
As inscrições poderão ser feitas até o dia 27 de abril, no período de 8h às 10h e 14h às 16h, na Casa da Cidadania, localizada na rua Evangelista, n.º 229, bairro Alvorada.
 
O salário mensal do Conselheiro Tutelar é no valor de R$ 918,10 e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais, mais regime de plantão.
 
O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar será realizado em 4 etapas (inscrição dos candidatos, prova de aferição de conhecimento, avaliação psicológica e eleição dos candidatos por meio de voto).
 
Outras informações sobre o processo poderão ser encontradas no edital do concurso, no site da Prefeitura. O endereço é www.pmjm.mg.gov.br/ no link Prefeitura Contrata. 

Itaurb – Prefeito vai reconstruir o centro de triagem, e esclarece os fatos que causaram o incêndio da unidade que corresponde a autarquia

Damon e seus secretários falam da transferência do centro de triagem para o 3º Distrito Industrial

Visita do prefeito Damon Lázaro de Sena ao Centro de Triagem da Itaurb após o incêndio (Foto/Ascon Ita)
Antes de conceder a coletiva de imprensa na tarde de segunda – feira [30], do mês passado, o prefeito Damon Lázaro de Sena [PV] aproveitou a parte do seu intervalo no horário do almoço e visitou o Centro de Triagem da Empresa de Desenvolvimento de Itabira [Itaurb], localizado na Rua Ormindo Dias Lage [Rua Cinco], no bairro Bela Vista, fazendo a divisa com a região do Nova Vista, onde é conhecido como ponto do tráfico de entorpecentes. Depois do incêndio ocorrido no local na tarde de domingo [29], Damon Sena visitou e avaliou todos os estragos causados pelo foco do incêndio, onde o fogo se alastrou, causando prejuízos menores na unidade de reciclagem de resíduos sólidos da empresa, onde é feito a separação destes produtos descartáveis para o seu devido reaproveitamento.
 
Damon Sena e seus secretários na coletiva de imprensa (Foto/Wendel Cruz)
Depois de ter visitado o centro de triagem da empresa, Damon Sena retornou a prefeitura em seu gabinete, se reunindo com a imprensa, juntamente com o vice – prefeito e atual secretário Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Turismo, Inovação e Tecnologia [SMDECTIT], Reginaldo Calixto de Oliveira [PMDB], e com o Diretor – Presidente da Itaurb, Carlos Carmelo Torres “Cac”, para prestar todos os esclarecimentos sobre o incêndio ocorrido na tarde de domingo do mês passado.
No início da entrevista coletiva, Damon Sena explicou que está desde o primeiro ano de sua gestão, para definir o novo local do Centro de Triagem da Itaurb, que se encontra instalado na localidade dos bairros Bela Vista/Nova Vista, do qual foi iniciada a primeira etapa desta obra, durante o governo do José Maurício Silva [PMDB] na gestão 1983/1988, desde o surgimento da empresa que compõe a autarquia da Prefeitura Municipal desde 1986, prestando serviços de coleta de lixo e limpeza urbana há 29 anos na cidade.
De acordo com o Damon Sena, o Centro de Triagem passará novamente pelo processo de revitalização, mantendo a continuidade no atendimento e nas atividades das demandas lotadas no município, para que o processo de separação dos resíduos sólidos não fique parado, sem ter o local específico para dar continuidade nas atividades. E em seguida, o Centro de Triagem será transferido para o novo e o 3º Distrito industrial, que será instalado nas proximidades do bairro Pedreira do Instituto. Assim que a Vale liberar o terreno, para as futuras instalações das grandes empresas que vão fomentar a economia local, da qual foi uma das promessas de sua campanha em 2012, ainda candidato a prefeito na terceira via, sendo eleito para esta gestão. E o projeto deste novo distrito será apresentado em maio, e está sendo tramitado pelo SMDECTIT, da qual a pasta é ocupada pelo Reginaldo Calixto, em função do acúmulo de cargos.
Damon Sena (Foto/Wendel Cruz)
Ainda de acordo com o Damon Sena, ele afirmou que é o terceiro incêndio que acontece no Centro de Triagem, desde a sua inauguração, sendo que em 2012 ocorreram dois incêndios seguidos no mesmo local daquele ano, ainda no governo do João Izael Querino Coelho [PSL], nas gestões 2004/2008 e 2009/2012. E o estabelecimento que comporta toda a infraestrutura voltada para realizar todo o processo de separação dos resíduos sólidos para serem reciclados, que se encontra permanente desde 1992. E a construção desta unidade, foi concluída no governo do Luiz Menezes “In memoriam” [PFL], na gestão 1989/1992, da qual se encontra instalada há 23 anos na localidade da região Bela Vista/Nova Vista. Principalmente, quando a região da Nova Vista havia poucos moradores naquela localidade daquele ano, sabendo que já se passaram diversos prefeitos desde a criação da empresa. E ainda ele lembrou que participa da vida pública desde candidato a prefeito nas eleições municipais de 2004, e a comunidade destas localidades solicitaram a retirada desta unidade, ainda no período eleitoral daquele ano, quando ele foi pedir votos na região destes bairros. ”Desde que eu participo da vida política da cidade diretamente como candidato a prefeito em 2004, todas as vezes que eu fui pedir voto naquela região, à população da região sempre solicitou a retirada daquela estrutura daquele bairro. Porém, de 2004 até 2012, ninguém nunca se mobilizou, e a nossa gestão está se mobilizando desde 2013 para retirar toda aquela estrutura daquele local, sabendo que incomoda toda a população”, lembrou.
Segundo o Carlos Carmelo, o incêndio ocorrido na tarde de domingo da semana passada, os materiais que compõe os resíduos sólidos para serem reciclados, sofrerão dificuldades no processo de separação, devido ao foco incêndio que danificou uma parte dos equipamentos instalados no local. “Na realidade nós temos uma alternativa sim! O grande problema nosso é processar o material recebido lá no Centro de Triagem. E estamos improvisando algumas bancadas, por que 20% das esteiras foram destruídas, incluindo a máquina e a prensa. E toda a área do silo, aonde é recebida todos os materiais recicláveis para o processo de separação, se submetendo ao silo das esteiras, e essa parte foi totalmente comprometido. E estamos improvisando algumas plataformas, e vai dificultar um pouco mais a separação, mas, nós estamos parados, devido ao incêndio ocorrido”, afirmou.
Diretor - Presidente da Itaurb Carlos Carmelo (Foto/Wendel Cruz)
Ainda segundo o Carlos Carmelo, o vigia que estava permanente no horário em que ocorreu o incêndio, ele percebeu os estalos dos artefatos, observando a fumaça que estava se alastrando no local, e a primeira providencia em que ele tomou, foi desligar a chave geral, evitando que o fogo chegue às instalações da parte elétrica das dependências do centro de triagem, evitando maiores estragos com o incêndio, que vinha se alastrando no local. E ainda Carlos Carmelo explicou que o vigia acionou o superior responsável deste setor, para tomar as devidas prioridades necessárias, com o incêndio que danificou 20% dos equipamentos que são utilizados para o devido processo de separação dos resíduos recicláveis, sendo duas empilhadeiras carregadeiras e sete prensas hidráulicas, que foram adquiridos recentemente no ano passado.
Além de o vigia ter realizado o desligamento da chave geral da rede elétrica que comporta o fornecimento e o funcionamento da energia nas dependências do Centro de triagem, onde é feito todo o processo de separação destes resíduos sólidos para serem reciclados, da qual garante o funcionamento da unidade, sendo um dos primeiros passos em que ele tomou, de forma fantástica em caráter prioritário. Ainda o Carlos Carmelo elogiou o vigia, pelo seu devido desempenho na sua primeira providência, na qual ele tomou ao realizar o rompimento de rede elétrica, evitando os maiores estragos na unidade da empresa, durante o incêndio ocorrido. E os demais colaboradores da autarquia também contribuiu com o combate ao incêndio na unidade, utilizando os extintores que se encontravam instalado nas dependências do centro de triagem, minimizando a situação ate a chegada da viatura do corpo de bombeiros, compostos de brigadistas capacitados para dar continuidade no combate ao incêndio ocorrido no local. Ao comparecer no pátio do centro de triagem, para atender e confeccionar o Boletim de Ocorrência [BO], o Sargento Sávio afirmou que não há condições de fazer pericia, por ter mexido na cena do incêndio ocorrido, devido a limpeza e a retirada dos equipamentos que estavam expostos durante o incêndio, evitando que o fogo atinja o patrimônio da empresa.
Durante a entrevista coletiva sobre o incêndio o corrido na unidade da empresa, Damon Sena confirmou a versão do Sargento Savio, que não haverá pericia por este motivo, ficando impossibilitado da Policia Civil [PC] de realizar os trabalhos técnicos para a definição da causa do incêndio no local, tendo que combater com o incêndio para que o fogo não se alastre para acontecer algo pior, sabendo da lentidão que irá levar meses para a real definição da situação do fato ocorrido. ”Mexeram na cena do crime! E não tem como fazer a perícia, por que tinha ter que apagado o fogo e a polícia civil ter comparecido ao local. Mas, como no nosso país tem muito atraso nas condições de trabalho dessas instituições que tem condições de realizar trabalhos técnicos dessa especialidade, perdeu! E não dá para definir se o incêndio é criminoso ou não! Ou se alguém ouviu a explosão da área aonde possui diversos materiais que são combustíveis, e até o próprio calor exagerado pode ser uma das causas do incêndio. O que a pericia vai fazer é chegar e tomar o conhecimento, com a impossibilidade de definir a causa do incêndio sendo ou não criminoso”, concluiu.     
Carlos Carmelo aproveitou a oportunidade em que ele concedeu entrevista coletiva, lembrando a população que a coleta de lixo vai continuar normalmente, pedindo que eles separem todo o material destes resíduos sólidos recicláveis, principalmente nas sacolas os objetos descartáveis: plásticos e alumínios. Facilitando o trabalho manual do processo de separação, que ocorre daqui pra frente, devido ao incêndio ocorrido no Centro de Triagem.
Na manhã de terça – feira [31], do dia seguinte, do mês passado, foi encaminhado dois caminhões da autarquia lotados de resíduos sólidos para serem feito o serviço de processo de separação desses materiais, para cada unidade da Associação dos Trabalhadores na Limpeza e Material Reciclável de João Monlevade [Atlimarjom] e Associação dos Catadores de Rio Piracicaba [Ascaripi], situado nos municípios de João Monlevade e Rio Piracicaba, ambos da região. E os diretores destas instituições se propuseram a receber a parte do material, garantindo a continuidade do processo de separação dos lixos recicláveis, da qual serão feitas todas as análises de quanto eles conseguem separar a quantidade destes materiais, durante o período em que o caminhão da empresa for despejar todo o material coletado para este serviço prestado, sendo que a unidade da autarquia não conseguiu fazer a separação destes resíduos sólidos. Assim, evitando que o serviço do Centro de triagem fique paralisado, enquanto seja reconstruído para retomar as suas atividades.
 
Para o Damon Sena, além de ter estas duas instituições voltadas pra fazer todo o processo de separação destes resíduos recicláveis [citadas acima], facilitando o serviço do município, até que a situação se reestabeleça após a revitalização da unidade da autarquia. Enquanto o Centro de triagem mantem o funcionamento de forma improvisada, para fazer os deslocamentos para estas duas unidades lotadas da região do Médio Piracicaba. Assim, evitando que estes resíduos sejam jogados no aterro sanitário situado na cidade, gerando desperdício de dinheiro publico indo pelo ralo, e ao mesmo tempo deixa de vender estes materiais recicláveis, do que gerar receitas para o município, mantendo a sua fidelidade no Partido Verde [PV], no qual ele e filiado, garantindo a preservação do meio - ambiente. ”Eu prefiro gastar combustível, e encaminhar pro aterro sanitário, isso e dinheiro! E não podemos jogar dinheiro fora! Por que as instituições de Rio Piracicaba e João Monlevade, são cidades mais pobres do que a nossa! E os municípios agreguem valor com esse produto reciclável que vai chegar lá! Nós não podemos permitir que isso vá pro aterro sanitário! Pois eu sou filiado no Partido Verde, e eu tenho que zelar por essa sustentabilidade ambiental daqui do município”, acrescentou.
 
No final de entrevista coletiva, ao ser questionado sobre a revitalização do centro de triagem, da qual vai ser concluída novamente, sendo retomadas todas as atividades para realizar o processo de separação dos resíduos sólidos recicláveis. E logo depois, a unidade da autarquia será transferida para o 3º Distrito Industrial. E o Damon Sena informou que não sabe ainda o que vai fazer com a unidade que será extinta do local.  

Preparação para Plenária Municipal - Pré-conferências da Saúde do mês de abril começam nesta segunda-feira




As pré-conferências do mês de abril para discutir sobre a saúde no município terão início nesta segunda-feira (6). São convidadas a participar as comunidades abrangidas pelas unidades do Programa Saúde da Família (PSF). Os encontros preparam para a Plenária Municipal de Saúde e são realizados pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Conselho Municipal de Saúde. 
 
Durante as reuniões, os participantes podem fazer reivindicações, sugestões e expor seus anseios em relação à saúde no município. Os levantamentos servirão para avaliar o sistema e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas locais. Na ocasião, também serão eleitos os delegados para a II Plenária Municipal de Saúde, que acontecerá nos dias 29 e 30 de maio.

Os encontros acontecem desde o dia 19 de março e já foram realizados nos Distrito de Senhora do Carmo e nos bairros Eldorado, Água Fresca, Juca Rosa, Fênix, Santa Ruth, Juca Batista e Major Lage.

Confira o cronograma das pré-conferências neste mês:

- 06/4, 13h – Salão paroquial de Ipoema
          18h-Associação do bairro Clóvis Alvim II
 
- 07/4, 18h – Associação dos Amigos do bairro Praia
 
- 08/4, 19h – Escola Municipal Pedreira do Instituto
 
- 09/4, 19h – Centro Comunitário do bairro Gabiroba de Cima
 
- 10/4, 15h – Igreja Católica do bairro Bethânia
          18h30 – Capelinha Nossa Senhora Aparecida do bairro Gabiroba de Baixo
 
- 13/4,15h – Centro Viva Vida Hiperdia
           19h – Associação dos Amigos do bairro Nossa Senhora das Oliveiras
 
-14/4, 18h30-Escola Estadual Dona Eleonora
 
-15/4, 18h – Escola Estadual José Ricardo Martins Fonseca
 
-16/4, 15h – Centro Comunitário do bairro João XXIII
 
-17/4, 17h30 – Centro Viva Vida Hiperdia para os trabalhadores da Saúde
          14h – Secretaria Municipal de Saúde para prestadores de serviço ao SUS
          19h-Escola Municipal Antônio Camilo Alvim no Barreiro

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Semana Santa - Itaurb Informa que não haverá coleta de lixo nesta sexta - feira

 
A Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda (Itaurb) informa que na sexta-feira (03), feriado nacional referente à Semana Santa, não haverá coleta de lixo. Os resíduos orgânicos e recicláveis não devem ser apresentados neste dia. Nos demais dias da semana, a coleta vai acontecer normalmente.

Nova Era - Agentes de saúde participam de formação em Saúde Mental

Conclusão do projeto Caminhos do Cuidado ocorreu no dia 26 de março (Foto/Acom PMNE)
Na última quinta-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde concluiu as atividades do projeto Caminhos do Cuidado, do Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Hospitalar Conceição, Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e Escola Técnica do SUS (ET-SUS). Iniciado em 26 de fevereiro, o projeto consiste na formação de todos os agentes comunitários de saúde e técnico de Enfermagem de cada Unidade de Saúde da Família para o atendimento em saúde mental.
 
Projeto Caminhos do Cuidado prepara os profissionais para acolhimento e abordagem a pacientes com
distúrbios mentais, dependência de entorpecentes (Foto/Acom PMNE)
A capacitação abrangeu os profissionais das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Hélcio Galvão (bairro Serra), Rita Vidigal Martins da Costa (Córrego das Pedras) e Juarez Bueno Guerra (Capoeirana).

De acordo com o Ministério da Saúde, a iniciativa de instruir esses profissionais surgiu pela percepção da dificuldade dos trabalhadores e serviços em acolher as pessoas que usam crack, álcool e outras drogas, assim como a abordagem dos familiares. A proposta vem ao encontro da necessidade de apresentar novas estratégias e ações em saúde, na interface Saúde Mental e Atenção Básica.
 
O prefeito Benito de Araújo acompanhou o desenvolvimento do projeto e destacou o quanto é importante desenvolver ações que permitam o melhor acolhimento aos usuários do Sistema de Saúde Pública Municipal, em especial os que necessitam de uma atenção especial. "É fundamental que se invista na qualidade da formação de nossos profissionais para que os serviços de atenção báscica estejam sempre próximos de um nível de excelência", frisou.
 
O curso foi desenvolvido no decorrer de quatro encontros presenciais realizados nos dias 5, 12, 18 e 26 de março. O acompanhamento das atividades foi feito sob a coordenação e acompanhamento da tutora Adriana Perini.

Nova Era - SENAI abre inscrições para curso de Pedreiro de Alvenaria

Foram disponibilizadas 40 vagas para o curso de Pedreiro de Alvenaria Assitente (Foto/Divulgação)
Uma parceria entre a Prefeitura de Nova Era e a FIEMG Regional Vale do Aço traz até você a Escola Móvel SESI/SENAI. Serão oferecidas 40 vagas gratuitas para o curso de Pedreiro de Alvenaria Assistente. As aulas têm previsão de inicio no dia 09/04 e ocorrerão em dois turnos, sendo na parte da manhã de 08:00 às 12:15 e de tarde de 13:30 ás 17:45. O curso terá a duração de 20 dias úteis.
 
Para maiores informações, procure a Unidade SENAI - Rua Adelino Felipe, 347 - Bairro Serra, telefone (31) 3861-3180.
 

Não perca tempo, faça um curso na Escola Móvel e mude sua vida!

Apoio da Prefeitura - Artesãos expõem trabalhos no Paço Municipal na próxima segunda-feira

Quem passar pelo Paço Municipal na próxima segunda-feira (6) vai se deparar com os belos trabalhos produzidos por integrantes da Associação Itabirana de Artistas e Artesãos (AIAA). Servidores públicos, moradores da região e outros interessados poderão conhecer e adquirir as diferentes peças expostas nas barraquinhas. A iniciativa é apoiada pela Prefeitura de Itabira.

Segundo a presidente da AIAA, Margarete Machado Campos, a exposição em frente à Prefeitura acontecerá uma vez por mês, das 10h às 17h30. “Acho que o incentivo não poderia ser melhor. A maioria das linhas de ônibus passa em frente à Prefeitura. Os servidores municipais terão a oportunidade de conhecer nosso artesanato. O apoio da Prefeitura veio na hora certa, em um local excelente”, afirmou Margarete Campos.

Confira abaixo outros locais onde estão expostos os trabalhos da AIAA.

- Centro Itabirano de Artesanato: praça Dr. Joaquim Pedro Rosa, 504, Centro (próximo à Catedral). Funciona de segunda a sexta-feira (8h às 18h) e sábado (8h às 12h);

- Largo do Batistinha: toda quinta-feira, das 9h às 17h;

- Praça Acrísio Alvarenga: 2º domingo do mês, das 9h às 14h.

Prefeito de Itabira recebe novo diretor da GRS

 
O prefeito Damon Lázaro de Sena recebeu, na manhã de quarta-feira (1º), o novo diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS) Alexandre de Faria Martins da Costa. O encontro aconteceu no Gabinete e contou com a presença dos secretários municipais Ermiton Machado Gomes (Governo), Reynaldo Damasceno Gonçalves (Saúde), Gilberto  Guerra Fontes (Auditoria Interna e Controladoria) e Jadir Eustáquio do Espírito Santo (Chefe de Gabinete).

O Governo de Minas nomeou o ex-vereador em meados de março. Servidor de carreira do Estado há 28 anos, o nome de Alexandre Martins da Costa teve diversas indicações ao cargo, dentre elas a do prefeito de Itabira. Durante a visita, ele agradeceu a Damon Lázaro de Sena pelo apoio à sua nomeação e colocou-se à disposição para trabalhar, junto com Itabira e outros 24 municípios que compõem a GRS, pela melhoria da saúde na região. “Agora, ele representa a Secretaria de Estado da Saúde (SES) em nossa região. O Alexandre tem o propósito de, juntamente com Itabira e outras cidades, conduzir ao Estado as demandas, anseios e tudo aquilo que pode ser melhorado e pleiteado para a nossa região”, disse Reynaldo Damasceno.

Para o prefeito Damon Lázaro de Sena, a nomeação de Alexandre Martins da Costa é bastante benéfica para todas as 25 cidades da GRS. “O Alexandre trabalha há anos na diretoria e conhece bastante os municípios da regional. Acreditamos que ele vai contribuir muito, pois sabe quais são as necessidade de Itabira e região. Ele será um grande interlocutor nessa nova fase de gestão do Estado. É uma pessoa que possui muito conhecimento na área da Saúde e tem bom trânsito na SES, podendo assim contribuir muito”, finalizou. 

Feriado - Pagamento dos servidores municipais será depositado no dia 06

A Prefeitura de Itabira informa que o pagamento dos servidores públicos municipais referente a março será depositado normalmente na segunda-feira (6), já que o dia 5 de abril cairá em um domingo e na sexta-feira (3) será feriado. Entretanto, como o Executivo aguarda a aprovação do Projeto de Lei (PL) referente ao reajuste dos vencimentos e salários pela Câmara Municipal, os valores recebidos ainda não conterão o aumento salarial.

Na terça-feira (31/3), a Câmara Municipal votou em primeiro turno o PL 06/2015, que autoriza a revisão geral anual dos vencimentos e salários dos servidores municipais. O reajuste proposto é de 6,23% e o piso salarial será R$  881,73. Também foi votado o PL 07/2015, referente ao reajuste do cartão-alimentação: o documento propõe que o benefício aumente de R$ 180,00 para R$ 192,11 e seja concedido aos servidores que recebem até R$ 2.075,00.

Os dois projetos devem ser submetidos à votação em segundo turno na próxima semana. Como os cálculos da Prefeitura dependem da conclusão dos trâmites na Câmara Municipal, estima-se que os servidores recebam o pagamento reajustado no início de maio. Vale destacar que o aumento salarial e o novo valor do cartão-alimentação serão retroativos a fevereiro deste ano.