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segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Com investimentos e prejuízos de “R$ 43 Milhões” – Marco Lage ficou muito irritado ao falar sobre a Avenida Machado de Assis que foi uma grande herança maldita do governo Ronaldo Magalhães

 

Com a maldição da gestão passada – “Qual será a grande obra do governo?” Prefeito fica bastante incomodado com a população quando é questionado pelas ruas da cidade sobre a maior obra de seu governo

Após as declarações que foram dadas pelo Secretário de Obras, Danilo Alvarenga durante a coletiva de imprensa que aconteceu no mês passado, o prefeito Marco Lage não quer que fale  da Avenida Machado de Assis que foi encontrada e herdada irregularmente pelo ex-prefeito Ronaldo Magalhães (Foto/Rodrigo Ferreira)  


Itabira/Mg – Estes são os mitos, segredos, magias e mistérios que estão escondidos entre as cartas dentro da manga, e trancados a sete chaves pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB) por detrás desta situação quando foi questionado e assediado pela população durante a sua caminhada pelas ruas da cidade sobre a maior obra da história do seu governo na mobilidade urbana, ao ser incomodado pela população pelas ruas e bairros por onde o prefeito passa. Onde o Marco Lage ficou muito incomodado e bastante irritado com este assunto durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), do Gabiroba (de cima), na manhã desta quarta-feira (08). Após o Secretário Municipal de Trânsito Transporte e Obras (SMOTT), Danilo Alvarenga ter apontado todas as diversas irregularidades que foram encontradas na Avenida Machado de Assis que interliga a Avenida Integração entre os bairros João XXII e Gabiroba (de cima e de baixo) durante a coletiva de imprensa que aconteceu na manhã quarta feira (25), do mês passado. Onde o Danilo Alvarenga apresentou diversos erros na execução desta obra como; compactação, drenagem, ciclovia, pista de caminhada, rotatória, retorno e a praça de esportes com campo de futebol.

Danilo Alvarenga defende um novo investimento na reconstrução
da Avenida Machado de Assis (Foto/Rodrigo Ferreira)

Que foram feitos dentro das conformidades da planilha no formato original deste projeto com todos esses itens que não foram aplicados durante a execução das obras na Machado de Assis e na Integração, sendo que a empresa “Consultoria, Geologia e Meio Ambiente (Geoconsult)”, de Fortaleza-Ce, e a empresa concordou com todos esses itens que foram cortados dentro da planilha durante a execução das obras da Machado de Assis e Integração, no “Canal da Gabiroba (de cima e de baixo)”. Danilo Alvarenga ainda esclareceu que não optou por utilizar os serviços desta empresa, e preferiu a empresa de “Estudos, Projetos e Gerenciamento (EPG Engenharia)”, de Nova Lima-Mg, para fazer todas as auditorias externas das obras na Machado de Assis enquanto for necessário, ao saber que tinha esse projeto já existente que não foi nem colocado em prática para ser concretizado sequer na gestão passada.

Sobre as irregularidades das obras das avenidas Machado de Assis e Integração que integra o “Canal do Gabiroba” (de cima e de baixo) que foram apontadas pela  empresa “EPG Engenharia”, Danilo Alvarenga confirmou que houve investimentos de “R$ 20 Milhões” (‘R$ 15 Milhões’, do Bdmg, e mais ‘R$ 5 Milhões’, da prefeitura) . Que resultou diferença de “R$ 8 Milhões” nos acréscimos deste valor que foram excluídos do financiamento entre o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e Prefeitura  dentro do valor montante totalizando “R$ 28 Milhões” que eram para terem sido investidos nesta obra conforme os estudos e os trabalhos de consultoria técnica que foi feita pela “EPG Engenharia”, sendo que as obras da Machado de Assis e Integração serão refeitas com investimentos de “R$ 15 Milhões” para refazer o novo projeto arquitetônico no local por meio de financiamentos com o Bdmg, do governo estadual, totalizando “R$ 43 Milhões”. Danilo Alvarenga ainda afirmou que haverá toda a troca de todo o pavimento, retirada de todo o bordo com o passeio e com o lateral da pista, e com a inclusão da compensação ambiental que haverá para fazer todos os devidos plantios nos locais que foram danificados pelo governo passado.

Após deixar o cargo na Prefeitura, o ex-prefeito Ronaldo Magalhães
deixa a herança maldita para o governo Marco Lage
 (Foto/Acom PMI/Arquivo/ Divulgação) 
Os valores reduzidos e os itens das obras das avenidas Machado de Assis e da Integração que estavam dentro da planilha foram totalmente recortados e excluídos pelo ex-prefeito (2001/2004-2017/2020), Ronaldo Lage Magalhães (União Brasil) que não respeitou nem sequer o projeto original destas obras diante dos recortes dos itens que foram feitos dentro da planilha, sendo que o Ronaldo Magalhães afirmou a retirada destes itens e a redução dos valores do custeio das obras da Machado de Assis e da Integração durante a entrevista coletiva do dia 26 de dezembro, de 2017. Onde todas as irregularidades foram herdadas pelo governo Ronaldo Magalhães que foi totalmente descoberta através dos trabalhos de “Consultoria técnica de engenharia especializada para a elaboração de estudos e projeto executivo da recuperação, restauração e melhoramentos da estrutura do pavimento e do sistema de drenagem da Avenida Machado de Assis-Trecho 1”, sendo que os trabalhos de consultoria técnica foram feitos pela empresa “EPG Engenharia”, de Nova Lima. Onde a empresa “EPG Engenharia” apontou todas as diversas irregularidades no relatório técnico da empresa “Geoconsult” que atualmente presta serviços para a Prefeitura no momento diante desta contrapartida.

Avenida Machado de Assis foi construído com os itens que foram excluídos da
planilha pelo ex-prefeito Ronaldo Magalhães (Foto/Acom PMI/
Arquivo/ Divulgação)
Com 50% das vias que ficaram totalmente desniveladas e com a extensão de “1.925 Km” nestas avenidas que interligam o sistema do “Canal do Gabiroba”, sendo que a empresa “EPG Engenharia” foi responsável para apurar todas as demais irregularidades que foram encontradas nestas avenidas que permite o acesso aos bairros principais como: Hamilton, João XXIII, Machado, Santa Ruth, Fênix, Bálsamos, Abóboras, Gabiroba (de cima e de baixo), Água Fresca, Juca Batista, Jardim dos Ipês, Santa Tereza e Centro do Distrito Industrial (CDI). As obras das avenidas Machado de Assis e da Integração foram totalmente executadas irregularmente durante o segundo mandato do governo Ronaldo Magalhães. Que teve a duração de 60 dias de estudos para a elaboração do relatório técnico durante a consultoria técnica para apurar e tirar todas as dúvidas e as conclusões destas supostas irregularidades que foram encontradas nas avenidas Machado de Assis e Integração que interligam a Avenida Almir Pessoa Magalhães, da Gabiroba (de cima e de baixo), da qual as obras foram herdadas do governo Ronaldo Magalhães.

Danilo Alvarenga ainda afirmou que as obras das avenidas Machado de Assis
 e Integração não estavam inclusas no orçamento (Foto/Rodrigo Ferreira)
Ainda o Danilo Alvarenga revelou que foram apresentadas todas as diversas irregularidades durante a primeira fase dos trabalhos de consultoria técnica para a elaboração do relatório técnico que apontou todas as causas das crateras nos asfaltos pós-inauguração destas obras na gestão passada, e foi causada pelas fortes pancadas de chuvas com infiltrações nas vias e nos barrancos que acabam se desmoronando dos taludes em pleno o período chuvoso causando impedimento nas pistas que dão acesso a Gabiroba e João XXIII nas avenidas, do “Canal da Gabiroba”. Ainda com a inclusão do laudo conclusivo do relatório técnico que será encaminhado para o Bdmg e para o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) por meio da Caixa Econômica Federal “Caixa” (CEF), e do Ministério Público para o possível refinanciamento desta obra, e com a inclusão de “R$ 5 Milhões” da Prefeitura que foram utilizados no governo passado.

Que ainda vai contar com a presença dos técnicos do Ministério Público para fazer todas as possíveis analises no relatório técnico da empresa “EPG Engenharia” que foi solicitado por Danilo Alvarenga, evitando penalizar os gestores do governo passado. Com investimentos de “R$ 15 Milhões” em financiamentos do Bdmg, do governo estadual, para fazer a recomposição da; compactação, drenagem, ciclovia, pista de caminhada, rotatória, retorno e com a praça de esportes com campo de futebol; no formato original da planilha deste projeto com a nova camada asfáltica nos arredores das vias da Machado de Assis e Integração passando pelos bairros: Hamilton, João XXIII e Gabiroba (de cima e de baixo). Onde as camadas asfálticas serão totalmente arrancadas do solo da via da Machado de Assis e da Integração para serem recompostas com o material bem mais resistente durante o asfaltamento nestes locais.        

Mesmo com os itens exclusos da planilha, Danilo Alvarenga disse que
a execução não foi respeitada nesse projeto (Foto/Rodrigo Ferreira)
 
Danilo Alvarenga ainda afirmou que pretende manter todas as manutenções paliativas para refazer todas as obras de reconstrução das avenidas Machado de Assis e Integração que interliga o “Canal da Gabiroba” no município. Sobre o processo licitatório, Danilo Alvarenga ainda esclareceu que as obras de recomposição das avenidas Machado de Assis e da Integração não estava dentro da previsão orçamentária neste momento, e afirmou que pretende fazer a licitação das empresas para fazer o financiamento destas obras que acontecerá a partir do ano que vem, sendo que o projeto da reconstrução destas obras será encaminhado novamente a Câmara para ser discutido nas reuniões de comissões temáticas sobre a deliberação deste projeto. Para ser discutido e deliberado novamente na próxima reunião ordinária do legislativo, em seguida, sendo aprovado em dois turnos pelos vereadores no legislativo para ser sancionado pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB).

Com relação às documentações originais destas obras, Danilo Alvarenga ainda afirmou que achou todas as documentações com o processo completo para a viabilização das obras da Avenida Machado de Assis com o Gabiroba (de cima e de baixo), o projeto desta obra continha compactação (no bordo da pista), ciclovia, rotatória, retorno (para ter o acesso ao sentido contrário da via) vindo da Rua Humberto Campos, do João XXIII, do qual as obras da Machado de Assis era considerada “a maior obra da história” do governo Ronaldo Magalhães, sendo que estes itens deste projeto não foram incrementados durante a execução destas obras na gestão passada. Sobre a segunda parte do relatório técnico da empresa “EPG Engenharia”, Danilo Alvarenga ainda esclareceu na entrevista coletiva que a segunda parte do relatório técnico será apresentada ainda na próxima coletiva de imprensa que acontecerá pela frente. Danilo Alvarenga ainda afirmou que a situação destas obras está sendo comunicado sempre com o promotor do Ministério Público, Guilherme Água depois que a denúncia ter sido feita pelo vereador Marcelino Freitas Guedes (PSB) durante a reunião ordinária na Câmara que aconteceu na tarde de 12 de abril de 2022, do ano passado. 

Marco Lage não quer que fale mais da Avenida
Machado de Assis (Foto/Rodrigo Ferreira)
 
Questionado sobre a maior obra de sua gestão que vai impactar na história da política de Itabira em seu governo, de forma prioritária diante da mobilidade urbana. Marco Lage conversou com a imprensa, antes de participar da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a construção da UBS/Gabiroba (de cima) dizendo que ficou irritado com os questionamentos da população sobre a maior obra que vai ficar marcada na história de seu governo como nos demais governos anteriores ao Marco Lage que deixaram o seu grande e o maior legado da história da política de Itabira para a população.

“Mas, é isso mesmo, raciocina, veja só, há muitas vezes pessoas me perguntam: ‘Prefeito, qual que é a grande obra que vai ser em seu governo? Qual que vai ser a sua [Avenida] Machado de Assis?’. Primeiro, eu nem gosto de ouvir falar o nome da [Avenida] Machado de Assis foi uma grande obra do governo passado [do ex-prefeito -2001/2004-2005/2008- Ronaldo Lage Magalhães –PTB-]. Mas, que deixou problemas enormes para atrás um projeto grande que consumiu mais de ‘R$ 40 Milhões’, e que efetivamente não trouxe benefícios. Não temos que investir mais muito dinheiro, e vai custar muito caro que é para trazer o beneficio. Que é uma obra muito importante, e a gente sabe que liga. E é uma ligação de dois bairros importantes [Gabiroba – de cima e de baixo- e João XXIII]. Mas, enfim, fechado esses parênteses, nós estamos fazendo obras grandiosas”, esclareceu o prefeito.

Marco Lage põe ponto final sobre assunto da Avenida Machado
de Assis que o deixou muito incomodado, após as declarações do
Danilo Alvarenga (Foto/Rodrigo Ferreira/Arquivo/ Divulgação)  
Após a assinatura de assinatura da ordem de serviço para a construção da UBS/Gabiroba (de cima). Em seu pronunciamento, Marco Lage mesmo irritado e traumatizado ao falar das obras da Avenida Machado de Assis, e reforçou o seu discurso dizendo que a população ainda questiona sobre a maior obra que vai ficar marcada na história de seu governo pelas ruas e bairros por onde o prefeito passa pela cidade, sendo que o Marco Lage confirmou todas os esclarecimentos e as declarações deste assunto que foram por Danilo Alvarenga durante a coletiva de imprensa que ocorreu no mês passado.

“Eu estou muito feliz por quê o nosso governo está começando um programa de muitas obras de 2023, e esse é um ano de muitas e muitas obras. Principalmente, obras sociais, e as vezes as pessoas me perguntam: ‘Prefeito! Qual vai ser a grande obra que vai ser do seu governo? Qual vai ser a sua [Avenida] Machado de Assis?’. Primeiro, eu falo: ‘Eu não quero que nem que fale nesse nome [Avenida] Machado de Assis na minha frente’. Que é uma obra e uma herança maldita. Que é um exemplo de obra que não deve ser feita, é um projeto que está faltando coisas que se se deixa um problema enorme para a população pros governos pela frente. E hoje para consertar a [Avenida] Machado de Assis, nós vamos ter que gastar uma montanha de dinheiro pra poder fazer uma obra importante para a população, e coincidentemente que liga aqui [no Gabiroba –de cima-]. Que vai beneficiar também a população do  Gabiroba [–de cima-] . Mas, nós já estamos, eu digo o seguinte, pode ser que tem alguma obra muito grande. Mas, nós já estamos fazendo obras grandiosas no nosso governo”,  salientou o prefeito.              

Mesmo evitando falar sobre a reconstrução da Machado de Assis que interliga a Avenida Integração entre os bairros João XXII e Gabiroba (de cima e de baixo), Marco Lage se esquivou deste assunto com a imprensa no local do evento, e falou das obras grandiosas que estão acontecendo em seu terceiro ano de governo. “Isso que é muito bom contar com ajuda de vocês da imprensa, e de todos vocês da mídia para que a gente não precisar de gastar tanto dinheiro também com a publicidade na cidade e deixar que esse dinheiro vai para a conta, e vá para o nosso cidadão. Então, é nesse contexto, e são obras grandiosas [...] Então, eu vejo isso como obra grandiosa, e nunca se investiu tanto em educação em Itabira [-Mg-] como nós estamos investindo. Esse vai ser um Marco, um novo Marco na nossa cidade de Itabira [...] E agora sim, e depois de tudo planejado, e tudo organizado e estruturando as obras. A gente fala que precisa gastar 70% do tempo amolando machado e mais 30% [do tempo] picando lenha por quê o machado está amolado vai dar, e o serviço rende. Então, agora sim, a gente vai estar estruturando e fazendo as obras estruturantes pra esse eixo social. Aqui mesmo no Gabiroba [-de cima-] é um arranjo social que nós estamos fazendo”, comparou o prefeito.  



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“Canaã 2023”– Antes da missa de “Quarta-Feira de Cinzas”! Dom Marco Aurélio irá se apresentar no santuário durante a celebração desta terça-feira

 

O Bispo da Diocese Itabira-Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti fará a missa de encerramento do evento católico  “Canaã 2023” (Foto/Rodrigo Ferreira/Arquivo/ Divulgação)  

Itabira/Mg - O Canaã, que foi retomado em 2022 após dois anos de pandemia, chega a 2023 com uma programação que promete intensos momentos de louvor, adoração, pregações, celebrações eucarísticas e a tradicional animação das “noites carismáticas”, que reúnem centenas de jovens.

Este ano, as festividades estarão concentradas no Santuário São Geraldo, de 18 a 21 deste mês, sempre a partir das 14hs da tarde, sob a coordenação e organização da Renovação Carismática Católica (RCC), da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano .

Está confirmada a participação, entre outras, do bispo diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti, que presidirá a Santa Missa desta terça-feira (21) às 19:30 hs, da noite.

O Canaã é sempre um momento de integração e partilha entre os públicos das várias gerações: jovens, adultos, idosos e, inclusive, as crianças que contam com uma edição especialmente voltada para elas, o Canaãzinho.

Para o Canaãzinho a equipe organizadora preparou um espaço especial para as crianças, de 4 a 12 anos. A folia para os pequenos será de domingo (19) a terça-feira (21), também a partir das 14hs da tarde, no Santuário São Geraldo Magela.

Em linhas gerais, após a abertura desta sexta-feira (18), às 14hs da tarde, o público contará todos os dias com:

-Terço Mariano e Louvo,  ás 14hs da tarde.

-Pregação, sendo a primeira do dia sempre, às 15:10 hs da tarde.

-Santa Missa – às 19h (dias 18 e 19) e às 19h30 (dias 20 e 21).

-Após a Santa Missa, “Noite Carismática” (exceto no dia 20/02). 


Confira a programação completa:







quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

No “Conselho de Administração da Vale” - Reeleito por mais dois anos! André Viana vai garantir o investimento de “R$ 169 Milhões” no “Eta/Rio Tanque”, da “Condicionante 12” para ser aprovado e executado pela mineradora

 

Após ser reeleito no Conselho de Administração da Vale, o presidente do Sindicato Metabase André Viana garantiu que vai defender o o investimento de “R$ 169 Milhões” no “Eta/Rio Tanque”, da “Condicionante 12” para ser aprovado e executado pela própria mineradora durante a coletiva de imprensa (Foto/Rodrigo Ferreira)

Itabira/Mg – Ainda na coletiva de imprensa  desta sexta-feira (10), o presidente do Sindicato de Metais Básicos e Extração de Ferro de Itabira e Região (Metabase), ex-vereador (2017/2020) André Viana Madeira “Pato Roco” (sem partido) falou sobre o “Projeto de lei municipal nº 5.123 que autoriza o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) a firmar Parceria Pública Privada (PPP) para fazer a transposição de água do Rio Tanque para o abastecimento na cidade”, sendo que o projeto foi encaminhado pelo ex-prefeito (2001/2004-2017/2020) Ronaldo Lage Magalhães (União Brasil) que foi  discutido e aprovado pelos vereadores da bancada governista por 14 votos a 3 votos contrários pelo vereadores da oposição: Weverton dos Santos Andrade “Vetão” (PSB), e pelo ex-vereador (2017/2020) Reginaldo das Mercês Santos “Reginaldo do Carmo” (Avante) e ex-vereador (2017/2019) Agnaldo Vieira Gomes “Agnaldo Enfermeiro” (PRTB) durante a reunião ordinária do 1º e  2º turno, de terça-feira que ocorreu nos dias 23 e 30 de abril de 2019 , em seguida, o projeto da “PPP do Saae” foi sancionado pelo governo Ronaldo Magalhães no dia 10 de maio de 2019, daquele ano.

Ex-diretor-presidente do Saae, Leonardo Lopes e o ex-prefeito
Ronaldo Magalhães anunciam o investimento de 
“R$ 169 Milhões” durante a coletiva de imprensa de 2020
(Foto/Rodrigo Ferreira/Arquivo/ Divulgação) 
A matéria trata-se do projeto de captação de água da Estação de Tratamento de Água do Rio Tanque (Eta/Rio Tanque), da barragem Santana, através da “parceria-privada” entre a Prefeitura e a Vale (S/A) que foi discutido e aprovado pelos vereadores em 2019, em seguida, foi sancionado pelo governo Ronaldo Lage Magalhães no mesmo ano. Ainda Ronaldo Magalhães e o ex-diretor presidente do Saae, Leonardo Ferreira Lopes confirmaram o repasse de “U$$ 30 Milhões”, equivalendo no valor convertido “R$ 169 Milhões” durante a coletiva de imprensa do dia 14 de agosto de 2020, no período eleitoral daquele ano. Ainda com a votação que foi quase unânime, e foi aprovado por 14 vereadores da bancada governista contra os 3 votos contrários dos vereadores da bancada da oposição, sendo que o André Viana foi um dos 14 vereadores da bancada governista que também votou a favor deste projeto enquanto parlamentar em seu primeiro e único mandato no legislativo, e como atual presidente do Sindicato Metabase em seu primeiro mandato, antes de ser reeleito novamente na instituição por mais 4 anos em seu segundo mandato, e também no Conselho de Administração da Vale por dois anos em seu segundo mandato consecutivos.  

Ex-prefeito Jackson Alberto de Pinho Tavares
 (Foto/Rodrigo Ferreira/Arquivo/Divulgação) 
Com a elaboração das 56 condicionantes que ocorreram durante o governo do ex-prefeito (1997/2000) Jackson Alberto de Pinho Tavares (PT) através de audiência pública que aconteceu na Câmara Municipal de Itabira (CMI) em 2000, do qual o assunto temático foi discutido e debatido durante o ultimo ano de governo Jackson Tavares. Onde os assuntos temáticos foram discutidos e deliberados todas as 56 condicionantes para serem desempenhadas durante as ações das futuras gestões entre a Prefeitura e a mineradora que garantiram o compromisso de gerir recursos para os financiamentos destas obras que estão inseridas nestas 56 condicionantes que acontecerão ainda pela frente.

 O acordo foi firmado entre o governo Jackson Tavares e a mineradora naquele ano, sendo que as 56 condicionantes foram aprovadas em 2000 pela Câmara de Mineração, do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) durante a audiência pública que ocorreu naquele ano. As obras do projeto de captação de água da “Eta/Rio Tanque” que integra a “Condicionante 12” foi discutida e sancionada no governo de Jackson Tavares. Que foi uma grande discussão histórica que levou várias décadas desde que foram sancionadas as 56 condicionantes durante o governo Jackson Tavares, sendo que as condicionantes foram discutidas e deliberadas durante a audiência pública que aconteceu no plenário da Câmara entre a Prefeitura e a Vale em 2000, durante o último ano de governo Jackson Tavares.

Ex-prefeito Ronaldo Magalhães e ex-vice-prefeito João Izael
(Foto/Jorge Zanon/Arquivo/ Divulgação) 
Ainda a “Condicionante 12” das 56 condicionantes que não foi cumprida nem sequer pelo município e nem pela própria mineradora, após o Jackson Tavares entregar o cargo para o ex-vereador (1996/2000) Ronaldo Magalhães que foi empossado em seu primeiro mandato de prefeito na gestão “2001/2004” durante a transmissão de cargo em sua cerimonia de posse que ocorreu no dia 1º de janeiro de 2001, daquele ano. Para deliberar todas as 56 condicionantes que estão dentro das conformidades da Licença de Operação Corretiva (LOC), do qual a Prefeitura e a autarquia não terão nenhum custeio sequer com esta grande obra de maior infraestrutura da captação de água do “Eta/Rio Tanque”  que será interligado a Estação de Tratamento de Água dos Gatos (Eta/Gatos) com intervalo de 6 km de percurso, e com o acréscimo no volume de captação de “100 lts” para “200 lts” por segundo, sendo que esta obra será custeada “100%” pela própria  mineradora que foi anunciado pelo governo Ronaldo Magalhães durante a coletiva de imprensa que ocorreu durante o período eleitoral de 2020 daquele ano.

Que foi um fruto de uma grande conquista histórica desta gestão, sendo que a “Condicionante 12” foi cumprida depois de 20 anos no segundo mandato do governo Ronaldo Magalhães que deu origem as obras do projeto de transposição de captação de água da “ETA/Rio Tanque”, da barragem Santana, no valor de algo em torno de “U$$ 30 Milhões”, equivalendo no valor convertido em “R$ 169 Milhões” que serão financiados exclusivamente pela própria Vale. “Temos também a questão do uso da água da mineração, e inclusive em Itabira [-Mg-] está tendo um projeto por causa da Compensação [Financeira pela Exploração Mineral –CEFEM-]. Agora a questão [o projeto] da captação do uso da água [da Estação de Tratamento de Água do Rio Tanque - ‘Eta/] Rio Tanque’. Então, as pautas são extensas”, anunciou o sindicalista.   

 


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27 de Fevereiro de 2017/ETA Gatos - Ronaldo Magalhães anuncia obras de captação de água na barragem Santana do “Rio Tanque”

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12 de Maio de 2018/“R$ 80 Milhões” em abastecimento - Recorde histórico! “A Vale está uma madrasta e não participa de nada!” lamentou o prefeito

20 de Março de 2019/Parceria Pública Privada - "R$ 53 Milhões" ! Ronaldo Magalhães delibera o projeto de solução definitiva da falta d'água para ser aprovado no legislativo

29 de Outubro de 2019/“Fórum Itabira Sustentável” - Unidos pela revolução da educação tecnológica! Vale anuncia o investimento de “R$ 100 Milhões” nas obras de infraestrutura e ampliação da “Unifei/Itabira”

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07 de Setembro de 2020/“26º Grito dos excluídos 2020” – Com o eventoantecipado! Vale é alvo de protestos por causar danos contra os moradores próximos das barragens e pelo desabastecimento de água

18 de Setembro de 2020/ Sobre a relação com a mineradora – Com a “Condicionante 12” não cumprida! “A Vale como sempre finge que não tem nada haver com isso”, lamentou o Bernardo Mucida

01 de Outubro de 2020/Com o investimento de “R$ 169 Milhões” - “Condicionante 12” liberada! “Eu entendo que esse resultado é positivo para Itabira”, destacou o Ronaldo Magalhães

18 de Outubro de 2020/Eleições 2020 – “Condicionante 12” é cumprida após 20 anos! Ronaldo Magalhães fala da maior obra de captação de água do “Eta/Rio Tanque” da história da política de Itabira


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Com investimentos de “R$ 15 Milhões” - De volta ao começo! “Nós não queremos fazer um gasto de recuperação da avenida, nós queremos fazer uma nova Avenida Machado de Assis”, defendeu o Danilo Alvarenga


Com a integração da cidade - Secretário de Obras afirma que terá que refazer o recapeamento asfáltico da “estaca zero” na avenida

Danilo Alvarenga defende um novo investimento na reconstrução da Avenida Machado de Assis (Foto/Rodrigo Ferreira)


Itabira/Mg-Durante a coletiva de imprensa desta quarta feira (25), o Secretário Municipal de Trânsito Transporte e Obras (SMOTT), Danilo Alvarenga pretende refazer as obras da Avenida Machado de Assis e da Avenida Integração que integra o “Canal da Gabiroba” (de cima e de baixo), onde serão refeitas todas as etapas após  ter feito toda a “Consultoria técnica de engenharia especializada para a elaboração de estudos e projeto executivo da recuperação, restauração e melhoramentos da estrutura do pavimento e do sistema de drenagem da Avenida Machado de Assis-Trecho 1” através da empresa de “Estudos, Projetos e Gerenciamento (EPG Engenharia)”, de Nova Lima-Mg. “Então, da recuperação é um novo planejamento por que tem que ter a parte da demolição, a parte da retirada de material. Que são coisas em que a gente deveria se tivesse feito lá atrás não deveria que refazer novamente. Por que você pega o projeto original [das obras da Avenida Machado de Assis e da Avenida Integração que integra o ‘Canal da Gabiroba’ -de cima e de baixo-], ele tinha a parte de corte e de compactação e etc, e na hora em que você pega nessa fase que já foi executado, e executado errado. Você tem que ter um retrabalho de retirar o material, demolição e não tem como utilizar o projeto da planilha”, contou o secretário.

Danilo Alvarenga afirma que as avenidas Machado de Assis  e Integração
foram feitas irregularmente no governo passado (Foto/Acom Ita)
Com investimentos de “R$ 15 Milhões” em financiamentos com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), do governo estadual, para fazer a recomposição da; compactação, drenagem, ciclovia, pista de caminhada, rotatória, retorno e com a praça de esportes com campo de futebol; no formato original da planilha deste projeto com a nova camada asfáltica nos arredores das vias da Machado de Assis e Integração passando pelos bairros: Hamilton, João XXIII e Gabiroba (de cima e de baixo). “E então já foi feito, e está sendo feito na verdade, mas, eu só estou criticando algumas coisas por quê o prefeito [Marco Antônio Lage –PSB-] ele quer a questão da ciclovia. Ou então uma pista mais larga de caminhada para eu poder fazer e utilizando mais. Já que nós vamos mexer no modo da pista, o quê que a gente não consegue esse acréscimo. Então, está tendo esses ajustes agora, é para justificar um novo gasto. Nós não queremos fazer um gasto de recuperação da avenida não, e nós queremos fazer uma nova Avenida Machado de Assis Com o conceito dela que a gente entende que é a integração do esporte, integração da cidade e esse conceito que é importante. Então, é um projeto novo no sentido do conceito que já estava previsto”, defendeu o secretário.

Danilo Alvarenga disse que os itens foram recortados
da planilha (Foto/Rodrigo Ferreira)
Que foi excluído pelo ex-prefeito (2001/2004-2017/2020) Ronaldo Lage Magalhães (União Brasil), sendo que a execução desse projeto não foi respeitada no governo passado diante dos recortes dos itens que foram feitos da planilha. O laudo conclusivo do relatório técnico será encaminhado para o Bdmg e para o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) por meio da Caixa Econômica Federal “Caixa” (CEF), e do Ministério Público para o possível refinanciamento desta obra, e com a inclusão de “R$ 5 Milhões” da Prefeitura que foram utilizados no governo passado. Ainda com a inclusão da presença dos técnicos do Ministério Público para fazer todas as possíveis analises técnicas no relatório técnico da empresa “EPG Engenharia”. Que também foi solicitada a presença dos técnicos do Ministério Público que foi sugerido por Danilo Alvarenga, evitando de penalizar os gestores do governo passado. “Então, é assim, a gente não sabe como o [Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais-] Bdmg trata isso ainda o nosso questionamento, talvez tem até um seguro por que costuma ter esses valores tem um financiamento quando é voltado para o banco [...] Por que as vezes tem essa questão, e a gente não quer penalizar os gestores [do governo do ex-prefeito -2001/2004-2017/2020- Ronaldo Lage Magalhães -União Brasil-] para colocar um recurso novo. Nós precisamos de justificar a verdade por quê que nós vamos colocar mais recurso numa obra que já teve um custo alto”, salientou o secretário.

Danilo Alvarenga ainda afirmou que as obras das avenidas Machado de Assis
 e Integração não estavam inclusas no orçamento (Foto/Rodrigo Ferreira)
De acordo com o Danilo Alvarenga, ele ainda afirmou que as obras de recomposição das avenidas Machado de Assis e da Integração não estava dentro da previsão orçamentária neste momento. “Não é uma coisa que pode ser executada agora por que não tinha previsibilidade orçamentária para isso. Então, a gente não consegue fazer nada esse ano por quê a gente não tem previsão de orçamento em relação a esse vulto que é. O governo [Marco Lage] tem outras prioridades também que já estava no orçamento como o plano de metas e etc. Então, a gente vai trabalhar nesse ano agora justamente com essa parte só do projeto [de reconstrução da Avenida Machado de Assis e da Avenida Integração], de licitação e estudo. E provavelmente nesse ano para começar mesmo é no próximo ano”, disse o secretário.

Ainda de acordo com o Danilo Alvarenga, ele ainda prestou todos os devidos esclarecimentos das obras de execução das avenidas Machado de Assis e Integração, sendo que a execução desse projeto não foi respeitada no governo passado diante dos recortes dos itens como compactação, drenagem, ciclovia, pista de caminhada, rotatória, retorno e a praça de esportes com campo de futebol. Que foram feitos dentro das conformidades da planilha no formato original deste projeto com todos esses itens que não foram aplicados durante a execução das obras na Machado de Assis e na Integração. Danilo Alvarenga ainda afirmou na entrevista coletiva dizendo que a empresa “Consultoria, Geologia e Meio Ambiente (Geoconsult)”, de Fortaleza-Ce, e ela concordou com todos esses itens que foram cortados dentro da planilha, sendo que todos esses itens não foram executados nem sequer durante as obras da Machado de Assis e Integração, no “Canal da Gabiroba (de cima e de baixo)”, sendo que haverá uma compensação ambiental pra fazer todos os devidos plantios nos locais que foram danificados no governo passado. O laudo do relatório técnico será encaminhado para o Bdmg e para o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) por meio da Caixa Econômica Federal “Caixa” (CEF).

Mesmo com os itens exclusos da planilha, Danilo Alvarenga disse que
a execução não foi respeitada nesse projeto (Foto/Rodrigo Ferreira)
 
“Só que a execução não foi respeitada nesse projeto, esse projeto [das avenidas Machado de Assis e Avenida Integração] foi recortado vários itens dele, e cortou o item vital. É como se tivesse fazendo um prédio que na hora em que você cortou e o pilar vai demolir [...] Por que ela [a empresa ‘Consultoria, Geologia e Meio Ambiente –Geoconsult-‘] respeitou esse projeto cortado. Algumas coisas é da responsabilidade da empresa sim da execução como essa a questão da compactação lateral, e eu imagino que vai ser a responsabilização da empresa por quê era um item de planilha que deveria ser executado de uma forma e também pela uma responsabilidade técnica cita isso. Que isso é um erro tão primário que um estagiário de engenharia conseguiria notificar esse problema. O projeto de nova recuperação de nova avenida [Machado de Assis e da Avenida Integração que integra o ‘Canal da Gabiroba’ -de cima e de baixo-] que nós estamos tratando até assim, ele comtempla a retirada do material que não presta e foi colocado de forma desordenada, e vamos colocar um novo material”, comparou o secretário.        

Danilo Alvarenga esclareceu que não previa a reconstrução das avenidas
Machado de Assis e Integração no ano passado  (Foto/Rodrigo Ferreira) 
Danilo Alvarenga pretende manter todas as manutenções paliativas para refazer as obras de reconstrução das avenidas Machado de Assis e Integração que interliga o “Canal da Gabiroba” no município. Sobre o processo licitatório, Danilo Alvarenga ainda afirmou que pretende fazer a licitação das empresas para fazer o financiamento destas obras que acontecerá a partir do ano que vem, sendo que o projeto da reconstrução destas obras será encaminhado novamente a Câmara para ser discutido nas reuniões de comissões temáticas sobre a deliberação deste projeto. Para ser discutido e deliberado novamente na próxima reunião ordinária do legislativo, em seguida, sendo aprovado em dois turnos pelos vereadores no legislativo para ser sancionado pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB).

“Inclusive, deixar claro para a população por quê é um negócio que vai estourar para sempre, e não tem o que fazer o tapa-buraco que eu falei com vocês [da imprensa] naquele dia é enxugar o gelo. Não tem nada o que a gente possa fazer de forma estrutural, e na hora em que a gente possa resolver o problema definitivo e não garantir a empregabilidade da avenida [Machado de Assis e Avenida Integração] e ponto final. O projeto novo na verdade é essa questão que eu estou te falando como o projeto novo a gente precisa da previsão do orçamento, e a gente não previu isso no ano passado. Então, é assim, o projeto ficou conclusivo mesmo agora em dezembro [,do ano passado], e a gente precisa ter essa dotação orçamentária por que é um vulto e um valor financeiro muito alto. Então, a gente não consegue colocar e fazer a alteração para isso. Nós vamos fazer agora justamente só esse paliativo, e trabalhar nesse ano no sentido do quê? Realizar o projeto macro mesmo, e posteriormente a [o processo de] licitação e a execução [destas obras] disso daí só no ano que vem”, esclareceu o secretário. 

Sobre as diversas irregularidades nas avenidas Machado de Assis e Integração que foram apontados e herdados do governo passado, Danilo Alvarenga ainda afirmou na entrevista coletiva que haverá toda a a troca de todo o pavimento, retirada de todo o bordo com o passeio e com o lateral da pista. “Só para poder esclarecer que aqui é muito importante. Nós temos aqui [no relatório técnico] um barranco do lado e um barranco do outro [lado] com alisamento de vegetação, isso contribui pra quê? Toda a água que cai nessa região toda pérgola pra dentro do asfalto. Então, deveria nessa parte de chegada fazer uma impermeabilização, uma proteção na verdade pra que ele [no bordo] não passe por baixo do asfalto. Ele pare alí [no bordo], e ele conduz para um certo ponto e cai para dentro do canal novamente. Só o que aconteceu alí [no bordo] nas laterais da pista foi feito o aterro de forma desordenada que contribui e vira uma esponja, é como se isso estivesse um lugar além de descer a água ele segura a água. Então, ele [o bordo] retém a água por causa desse aterro desordenado, e que se fosse feito da forma que está no projeto inicial como o que está na planilha, é uma compactação com uma manda pedi e umas pedras de mão. Uma pedra que faz com que a água além de reter, e faz como e consegue escorrer e chegar no lugar”, explicou o secretário.

       

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Reeleito pela segunda vez consecutiva - “Nós entendemos que é importante à voz do trabalhador seja representado pelo conselho de administração da Vale”, defendeu o André Viana

 

Com “100%” de representação da categoria - “Pato Roco” e “Cabeludo” tem a maior votação expressiva da história sindical em todo o território nacional para garantir a total representatividade dos trabalhadores da mineradora  

O presidente do Sindicato Metabase, André Viana convoca a coletiva de imprensa para anunciar a sua vitória nas urnas para o conselho administrativo da Vale pela segunda vez consecutiva (Foto/Rodrigo Ferreira)

Itabira/Mg – Em coletiva de imprensa desta sexta-feira (10), o presidente do Sindicato de Metais Básicos e Extração de Ferro de Itabira e Região (Metabase), ex-vereador (2017/2020) André Viana Madeira “Pato Roco” (sem partido), juntamente com o seu companheiro da chapa 5 “União das Categorias”, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Vale no Espírito Santo e em Minas Gerais (Sindfer ES/MG), Wagner Vasconcelos Xavier “Cabeludo” foram reeleitos para manter representatividade dos trabalhadores de todo o país no Conselho de Administração da mineradora Vale (S/A). “Uma sexta-feira [-10-] de muita importância para todos nós, e em frente ao conselho de administração da Vale [-S/A-]. Nós vamos aí começar essa importante retífica”, anunciou o sindicalista.   

André Viana recebe os cumprimentos da imprensa e da mesa-diretoria
do Sindicato Metabase (Foto/Rodrigo Ferreira)
Muito alegre, contente, sorridente e bastante emocionado com a sua segunda vitória consecutiva na categoria sindical diante de sua excelente representatividade no conselho administrativo da mineradora pela segunda consecutiva, sendo reeleito pela segunda vez em seu segundo mandato consecutivo de presidente da instituição por duas vezes e por dois motivos. André Viana chegou à sede do Sindicato Metabase e cumprimentou toda a mesa diretoria e os demais profissionais de imprensa que estiveram presentes para ouvir o anuncio da vitória da chapa 5 no conselho administrativo da mineradora durante a coletiva de imprensa. Antes de dar o início a coletiva de imprensa, após ser reeleito no conselho de administração da mineradora pela segunda vez consecutiva para os próximos dois anos de sua gestão. “De antemão eu quero agradecer aqui [na coletiva de imprensa] o apoio da imprensa local. Uma causa tão importante é uma chapa mineira, itabirana. É um trabalho de divulgação, de rendimento, de artes e de espaços cedidos por cada um de vocês [da imprensa], e nós temos aí 3 dias importantes de votação”, agradeceu o sindicalista.

André Viana e Wagner Xavier são reeleitos para reassumir o conselho
administrativo da mineradora (Foto/Reprodução/Rodrigo Ferreira)
A chapa 5 “União das Categorias”, foi uma disputa histórica que aconteceu entre os dias 7,8 e 9 deste mês, onde obteve “6.697 Mil” votos (48,8%) em um colégio eleitoral que contou com 13.682 trabalhadores votantes (com 119 votos brancos e mais 113 votos nulos) com 79 urnas que foram espalhadas nas unidades da mineradora em todo o Brasil. Foi uma votação histórica em uma eleição que teve 19 chapas inscritas, onde muitas chapas inscritas foram formadas por demais gerentes e candidatos avulsos da categoria dos demais gestores que integram a mineração há mais de décadas. Com a inclusão do presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre que também apoiou a eleição do conselho de administração da mineradora.

“E demais centrais sindicais também que apoiaram, e tem sindicatos que não pertencem a [Central Única dos Trabalhadores-] CUT. Mas, apoiou também e isso é muito importante uma chapa trabalhista, sindical, e de trabalhadores de base. Importante frisar que foram 19 chapas [inscritas] do Brasil, então teve outros candidatos. Meus cumprimentos aos meus colegas de chapa que não conseguiram ganhar a eleição [do conselho de administração da Vale -S/A-]. Democracia é importante, e eles fizeram um papel muito importante e lançaram um novo também. Então, eu agradeço e parabenizo cada um das 19 chapas concorrentes por que é isso que a democracia faz a ser legal, ser interessante, e discutir ideias então é importante. Nós fazemos a decisão as 19 chapas também que concorreram a este importante pleito [...] E nós temos a divulgação oficial do resultado desta eleição. Uma eleição de voto presencial e não é voto virtual em todas as bases da Vale [-S/A-] no Brasil, de norte a sul e 5 estados [Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão, Pará] envolvidos”, disse o sindicalista.

André Viana confirma a vitória para o cargo de conselheiro administrativo
da mineradora durante a coletiva de imprensa (Foto/Rodrigo Ferreira) 
Durante a coletiva de imprensa, André Viana ainda afirmou que houve a lisura e transparência durante todo o decorrer do processo eleitoral para ser reeleito e reconduzido ao cargo do conselho de administração da mineradora. Sobre os resultados das apurações para recondução ao cargo de conselho administrativo da mineradora, André Viana esclareceu durante a entrevista coletiva que os resultados das apurações das urnas teve o inicio por volta das 16:30 hs, da tarde, e com o termino das apurações dos votos que foram depositados pelos empregados da mineradora nas urnas se encerrou por volta das 17:40 horas, da tarde, sendo que a Vale confirmou oficialmente o resultado das urnas para manter o André Viana no cargo do conselho de administração da mineradora. “Eu quero também agradecer aos mesários que são os empregados da Vale [-S/A-] que participam, a junta eleitoral que qualquer união mover o processo dando lisura e transparência. É um trabalho árduo de 12 horas por dia e um quarto de trabalho, e três dias [de trabalho] direto tenso e uma apuração difícil também. Mas, fizeram um trabalho brilhante a toda a junta eleitoral dar condução formada pelos funcionários da Vale [-S/A-] que coordena a eleição. Então, temos um resultado”, revelou o sindicalista.       

André Viana fala da sua maior votação expressiva da história
do Sindicato Metabase no conselho administrativo da Vale
durante a entrevista coletiva (Foto/Rodrigo Ferreira)
De acordo com o André Viana, a chapa vitoriosa teve uma expressiva votação em Itabira, onde fica instalada a base principal da sede do Sindicato Metabase, o que demonstra a forte liderança do André Viana que trabalha há 18 anos na empresa, sempre em Itabira. A chapa vitoriosa obteve 1.374 votos no complexo minerador de Itabira. Onde é considerado o maior berço da mineração da Vale que nasceu e surgiu durante o governo do ex-presidente da república (1930/1945) Getúlio Dornelles Vargas “In memoriam” (PTB), em 1942.  Onde representam mais de 93% dos empregados da mineradora votantes nesse colégio eleitoral. “Essa expressiva votação nos dá mais representatividade no conselho para lutar por melhores salários, condições de trabalho com mais segurança e saúde, como também na defesa dos territórios impactados pela mineração e à sua luta por diversificação econômica, como meio de diminuir a dependência à monoatividade extrativista [...] Então, nós viemos com toda a votação expressiva em toda a mina de Itabira [-Mg-], é uma votação bastante alta aqui em Itabira. Qual é o reconhecimento das pessoas que já conhece o trabalho do Sindicato Metabase, e conhece os trabalhos dos diretores do sindicato. E não é o voto para o congresso, e somente para cada um dos diretores que estão aqui também, é o voto da equipe do Sindicato Metabase que é uma instituição séria com 77 anos de história”, reconheceu o sindicalista.        

Vice-presidente do Sindicato Metabase, Flávio do Carmo deu todos
os detalhes sobre o processo de votação e de apuração das urnas  nas
dependências das unidades da mineradora (Foto/Rodrigo Ferreira)
 
Ainda de acordo com o vice-presidente do Sindicato Metabase, Flávio do Carmo afirmou na entrevista coletiva que foram disponibilizadas 79 urnas em todas as dependências da sede da mineradora que ficaram a cargo da junta eleitoral que foram formados pelos empregados da mineradora, sendo que os empregados da Vale foram aptos desde a matrícula 001 em exceção com aqueles empregados da mineradora que se encontra em trainee e não puderam votar devido ao processo de seleção para a sua contratação. Com a inclusão de todos os trabalhadores efetivos da empresa que tiveram uma grande e imensa oportunidade de reeleger o André Viana novamente para ser reconduzido ao cargo de conselheiro administrativo da mineradora no momento. “E agora o nosso conselheiro titular [, André Viana] também reeleito honrosamente e também reeleito aqui [na sede do Sindicato de Metais Básicos e Extração de Ferro de Itabira e Região –Metabase-]. Foram dias bem trabalhosos, e com o André [Viana] bem disse que sobre a missão de ser um membro do conselho de administração da Vale [-S/A-], é muito mais que ganhar é ter a responsabilidade de fazer o trabalho de fazer acontecer”, defendeu o vice-presidente.        

Em Minas a chapa 5 “União das Categorias” obteve mais de 77% dos votos válidos, e com a inclusão da votação expressiva também em; Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima, Itabirito, Congonhas, Ouro Preto, Mariana, Rio Piracicaba, no porto de Tubarão, Espírito Santo, ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas; e também nos complexos mineradores de Carajás-PA (Parauapebas e Canaãs de Carajás), nos estados do Pará e Maranhão. André Viana pretende trabalhar juntamente com os demais sindicatos da categoria destes municípios de todo o território nacional com diversas pautas específicas como o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), Acordo Específico (AE), Participação de Lucros e Resultados (PLR) que serão acordadas pelos trabalhadores da mineradora nas próximas assembleias que acontecerá ainda pela frente. “Se não tivesse esse apoio juntos, e tanto avanço como tivemos. Conseguimos congregar os sindicatos do Brasil em torno de uma missão e não é só para o conselho [de administração da Vale –S/A-]. Queremos avançar com isso e com esses sindicatos [destes municípios] em outras pautas e outras demandas que vão nascer”, defendeu o sindicalista.

Para o André Viana foi uma vitória histórica, e foi um grande resultado de um consenso articulado por André Viana em nível nacional, sendo que foi uma grande articulação inédita e histórica da unidade sindical desde a criação e o surgimento do conselho de administração, em 2005. André Viana e Wagner Xavier agora têm a inteira e a total responsabilidade de representar os mais de “65 Mil” empregados nas; minas, usinas de pelotização, portos e ferrovias, de Minas Gerais, Espírito Santo, Pará e Maranhão; em um conselho com 13 cadeiras, sendo que as outras cadeiras são ocupadas por demais representantes dos acionistas majoritários e minoritários de diversos setores extrativistas da mineração em todo o território nacional.

Outdoor ficaram expostos os cantos da cidade durante as eleições
do conselho de administração da Vale (Foto/Rodrigo Ferreira)
“O conselho de administração da Vale [-S/A-] é o auto comando da empresa, é o órgão que define diretrizes da empresa a nível global e não somente o Brasil. Então, tudo o que passa de decisões e diretrizes, compra de empresas, fechamento de mina, abertura de mina, investimentos, regiões representadas. Então, é um órgão criado após a privatização [da Companhia Vale do Rio Doce S/A –CVRD-, no dia 6 de maio de 1997, durante o terceiro ano de governo do primeiro mandato do governo do ex-presidente da república -1995/1998-1999/2002- Fernando Henrique Cardoso  “FHC” –PSDB-] super importante nesse sentido. Nós entendemos que é importante a voz do trabalhador seja representado pelo conselho de administração da Vale [-S/A-] [...] E vamos continuar vencendo os desafios que virão por quê os desafios não param [...] Foi a primeira vez  desde a criação do conselho [de administração da Vale –S/A-] que os 12 sindicatos [da categoria] do Brasil se uniram em prol de um projeto importante”, destacou o sindicalista.              

 

sábado, 4 de fevereiro de 2023

Com o “Canal da Gabiroba” irregular – “Tudo outra vez”! “A gente percebeu que há uma distorção do que está na planilha como que foi realizado”, desconfiou o Danilo Alvarenga

 

Da “estaca zero” - Secretário de Obras afirma que terá que refazer novamente o asfaltamento na avenida   

O Secretário de Obras, Danilo Alvarenga  apresenta as irregularidades das obras da Avenida Machado de Assis do governo passado, e afirmou que refazer novamente estas obras durante a coletiva de imprensa (Foto/Rodrigo Ferreira)  

Itabira/Mg –De acordo com o Secretário Municipal de Trânsito Transporte e Obras (SMOTT), Danilo Alvarenga, ele afirmou na coletiva de imprensa desta quarta-feira (25)  sobre os estudos das obras da Avenida Machado de Assis e da Avenida Integração que integra o “Canal do Gabiroba” (de cima e de baixo) foram feitos por meio de “consultoria técnica de engenharia especializada para a elaboração de estudos e projeto executivo da recuperação, restauração e melhoramentos da estrutura do pavimento e do sistema de drenagem da Avenida Machado de Assis-Trecho 1” com investimentos de “R$ 20 Milhões” (‘R$ 15 Milhões’, do Bdmg, e mais ‘R$ 5 Milhões’, da prefeitura) . Que resultou diferença de “R$ 8 Milhões” nos acréscimos deste valor que foram excluídos  do financiamento entre o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e Prefeitura  dentro do valor montante totalizando “R$ 28 Milhões” que eram para ter sido investidos nesta obra, sendo que as obras da Machado de Assis e Integração serão refeitas com investimentos de “R$ 15 Milhões” para refazer o novo projeto arquitetônico no local por meio de financiamentos com o Bdmg, do governo estadual, totalizando “R$ 43 Milhões” em investimentos

Avenida Machado de Assis com as laterais dos
passeios alagados (Foto/Acom/PMI)
 
Com a exclusão da; compactação, drenagem, ciclovia, pista de caminhada, rotatória, retorno e  da praça de esportes com o campo de futebol; que ficaram de fora da planilha que foi feito dentro deste projeto que foi anunciado no final do primeiro ano de governo do ex-prefeito (2001/2004-2017/2020) Ronaldo Lage Magalhães (União Brasil) durante a coletiva de imprensa no dia 26 de dezembro, de 2017. “Existe uma distorção também do que foi pago com o que foi, e esses itens vão ser apresentados até por quê já é questão mais voltada para a investigação que está rodando no ministério público. Nós não estamos sabendo apresentar para ele [promotor, Dr Guilherme Água]o problema e os diagnósticos pro promotor, e ele já vai tomar essas medidas. Mas, nós percebemos que houve material de aterro, de  transporte, e esse material a gente percebeu que há uma distorção do que está na planilha como que foi realizado”, desconfiou o secretário.

Avenida Machado de Assis foi construído com
itens excluídos da planilha (Foto/Acom PMI)
Com a inclusão de 50% das vias que ficaram totalmente desniveladas e com a extensão de “1.925 Km” nestas avenidas que interligam o sistema do “Canal do Gabiroba” através da empresa de “Estudos, Projetos e Gerenciamento (EPG Engenharia)”, de Nova Lima-Mg, que ficou a cargo da responsabilidade para apontar todas as irregularidades que foram apuradas nestas avenidas que permite o acesso aos bairros principais como: Hamilton, João XXIII, Machado, Santa Ruth, Fênix, Bálsamos, Abóboras, Gabiroba (de cima e de baixo), Água Fresca, Juca Batista, Jardim dos Ipês, Santa Tereza e Centro do Distrito Industrial (CDI); sendo que estas obras foram totalmente executadas durante o segundo mandato do governo Ronaldo Magalhães. “Bem provável que a gente vai ter uma necessidade de tirar do asfalto por quê os drenos vão ser necessários e eles são longitudinal e latitudinal. Então, se você fazer o dreno atravessando a pista, o método tem que ser retirado o material, e depois a nova drenagem e a nova pavimentação em cima”, salientou o secretário.

Que teve a duração de 60 dias de estudos para a elaboração do relatório técnico durante a consultoria técnica para apurar e tirar todas as dúvidas e as conclusões destas supostas irregularidades que foram encontradas nas avenidas Machado de Assis e Integração que interligam a Avenida Almir Pessoa Magalhães, da Gabiroba (de cima e de baixo), da qual as obras foram herdadas do governo Ronaldo Magalhães. “O relatório técnico [‘Consultoria técnica de engenharia especializada para a elaboração de estudos e projeto executivo da recuperação, restauração e melhoramentos da estrutura do pavimento e do sistema de drenagem da Avenida Machado de Assis – Trecho 1’, da empresa ‘Estudos, Projetos e Gerenciamento - EPG Engenharia-’, de Nova Lima - Mg] está aqui, e está disponibilizado para os senhores [da imprensa]. Parte dele [do relatório técnico] eu não vou disponibilizar 100% por quê a gente ainda está na fase de discussão, até pra poder tentar vê se a gente consegue fazer uma parte conclusiva da obra [, do ‘Canal da Gabiroba’],  e ele  [o relatório técnico] já deu um parecer também da parte conclusiva que está nos termos da Secretaria [Municipal de Trânsito Transporte e Obras –SMOTT-], tentando no sentido de reduzir até o valor [da obra], e vê se tem alguma outra coisa que possa ser feito”, explicou o secretário.

Danilo Alvarenga apresentou e falou sobre o relatório técnico
durante a coletiva de imprensa (Foto/Rodrigo Ferreira)
Ainda de acordo com o Danilo Alvarenga, o projeto referente ao relatório técnico que foi elaborado pela “EPG Engenharia” foi concluído desde setembro, do ano passado, durante o período chuvoso. “Mas, aí nós esperamos até, inclusive, o período chuvoso pra poder fazer essas análises laboratoriais e também de campo pra ver se condiz realmente com o relatório, e com que enloco. Nós constatamos mais uma vez que realmente teve erro de projetos, e erros também construtivos na execução da obra. Alí é um fundo de vale, um barranco, e ele é um vale mesmo nas laterais com vegetação densa nos dois lados. E isso faz com que apresente esse acumulo de água. Então, esse fundo de vale, ele deveria ter sido feito e não só a drenagem robusta. Mas, também um sistema de impermeabilização por quê naturalmente a água até no período de seca correm em alguns pontos da avenida. Essa questão foi considerada pela consultoria [empresa ‘Estudos, Projetos e Gerenciamento - EPG Engenharia-’] como um erro primário, e inclusive, ele cita que um estagiário em engenharia faria um diagnóstico disso com um simples andar na avenida [Machado de Assis] por que consta aqui [no relatório técnico] dois lugares, e inclusive, como presença de rocha, essa arborização que ajuda a segurar. Então, assim, eu em termo realmente primário no projeto e na execução”, destacou o secretário.

Danilo Alvarenga fala das irregularidades herdadas
do governo passado (Foto/Rodrigo Ferreira)
 
Durante a coletiva de imprensa, Danilo Alvarenga ainda revelou todas as irregularidades que foram herdadas do governo Ronaldo Magalhães. Que foram apresentadas durante a primeira fase dos trabalhos de consultoria técnica para a elaboração do relatório técnico que apontou todas as causas das crateras nos asfaltos pós-inauguração destas obras na gestão passada, e foi causada pelas fortes pancadas de chuvas com infiltrações nas vias e nos barrancos que acabam se desmoronando dos taludes em pleno o período chuvoso causando impedimento nas pistas que dão acesso a Gabiroba e João XXIII nas avenidas, do “Canal da Gabiroba”. 

“Uma forma de que essa água não corra pra lá embaixo das pistas, e na execução você consegue fazer um período que é uma compactação. Coloca o material de ‘manta-medi’, e que você faz esse processo, e isso, impede que a água até colar por baixo do polimento, e ela desce e a pérgola pela lateral do provimento. E ela não faz isso daí o que causou um à patologia no asfalto, e várias e outras vezes ali é muito sério, e inclusive, além desse problema da água pérgolar por baixo do asfalto. A compactação nas laterais da pista ela não foi avisada, a empresa [Terramil Construções e Terraplanagem Ltda] deveria ter feito nessa lateral da pista em forma coordenada e compactada, e eles simplesmente jogaram o material como se tivesse o aterro descontrolado. A gente vê a presença de área alagada no bordo da pista, e esse material ele infiltra aqui por baixo e vai chegar na parte do asfalto, e com isso vai continuar estourando”, contou o secretário.  

Danilo Alvarenga afirmou que todas as documentações originais
da Avenida Machado de Assis (Foto/Rodrigo Ferreira) 
Danilo Alvarenga ainda afirmou na coletiva de imprensa que achou todas as documentações com o processo completo para a viabilização das obras da Avenida Machado de Assis com o Gabiroba (de cima e de baixo), o projeto desta obra continha compactação (no bordo da pista), ciclovia, rotatória, retorno (para ter o acesso ao sentido contrário da via) vindo da Rua Humberto Campos, do João XXIII, do qual as obras da Machado de Assis era considerada “a maior obra da história” do governo Ronaldo Magalhães, sendo que estes itens deste projeto não foram incrementados durante a execução destas obras na gestão passada. 

Sobre a empresa “Consultoria, Geologia e Meio Ambiente (Geoconsult)”, de Fortaleza-Ce, que foi a empresa responsável pelos serviços de consultoria e de auditoria que foram prestados durante a execução desta obra no governo passado. Atualmente, a Geoconsult ainda continua prestando este tipo de serviço especializado para a Prefeitura, Danilo Alvarenga ainda esclareceu que não optou por utilizar os serviços desta empresa, e preferiu a empresa “EPG Engenharia” para fazer todas as auditorias externas das obras na Machado de Assis enquanto for necessário, ao saber que tinha esse projeto já existente que não foi nem colocado em prática para ser concretizado sequer na gestão passada.

“Então, foi um erro primário, e achamos no processo completo da gestão passada um projeto com tudo isso [...] Esse projeto também tinha um encontro ali para fazer esse retorno. Então, para ficar uma auditoria externa sem o envolvimento nesse processo nós contratamos a [empresa ‘Estudos, Projetos e Gerenciamento -] EPG [Engenharia-’] [...]Esse projeto, eles pegaram o projeto original e foi catando algumas coisas do projeto. E não capaz, eles cortaram e tiraram as coisas do projeto que são vitais do pavimento da obra na verdade, é como se tivesse feito a redução de um projeto de forma, vamos dizer assim; ‘sem um conhecimento técnico indevido’. Eles mantiveram o tamanho da calha, o projeto do pontilhão, e assim eles mantiveram. E a gente tem essa presença desse material, e que tinha que ser o material de primeira qualidade para essa compactação lá no local, e não tem o material de primeira qualidade. Então, realmente houve do projeto original que foi feito há uma distância muito grande. Principalmente, no que trata das questões de drenagem, e também de embelezamento da via”, esclareceu o secretário.

Ainda sobre a segunda parte do relatório técnico da empresa “EPG Engenharia”, Danilo Alvarenga ainda esclareceu na entrevista coletiva que a segunda parte do relatório técnico será apresentada ainda na próxima coletiva de imprensa que acontecerá pela frente. Danilo Alvarenga ainda afirmou que a situação destas obras está sendo comunicado sempre com o promotor do Ministério Público, Guilherme Água depois que a denúncia ter sido feita pelo vereador Marcelino Freitas Guedes (PSB) durante a reunião ordinária na Câmara que aconteceu na tarde de 12 de abril de 2022, do ano passado. 

“Nós estamos ainda trabalhando, e o nosso trabalho conclusivo em que a gente vai apresentar também. Que agora é uma segunda parte da empresa ‘EPG [Engenharia] é justamente isso: ‘O quê que tinha no projeto original?’, ‘O quê que realmente foi licitado?’, ‘O quê que é necessário?’ [...] Então, assim, essa solicitação vai ser um trabalho conclusivo e já tem um problema, e já sabe o problema, e a investigação que não é passada por nós quem é o responsável pelo problema. E a gente está apresentando também a solução que ele me pediu para mensurar isso. Então, nós estamos colocando a solução, e não só a questão. Já que é para mexer na avenida [Machado de Assis], o prefeito[ Marco Antônio Lage –PSB-] falou quando eu vou fazer uma situação que tem que ser feito, e que é um trabalho de reestruturação mesmo, e a gente vai ter que mexer com muita coisa. Provavelmente, quando remover todo [o asfalto] vai ter que ser retirado, disse o secretário.


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