Na manhã de terça-feira (08), foi firmado o convênio entre a Prefeitura de Itabira, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão de Itajubá (Fapepe) para a instalação da nova incubadora de empresas na cidade. Denominada Inovatec - que significa Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo -, a incubadora terá como foco empresas de base tecnológica e será voltada principalmente aos alunos da Unifei.
Explicação feita pelo diretor da Inovatec Márcio Labruna, durante cerimônia de assinatura de convênios entre a prefeitura municipal, a importância dessa parceria voltada aos alunos desta instituição de ensino superior (Foto/Ascom Ita)
|
O documento foi assinado pelo prefeito Damon Lázaro de Sena, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) Reginaldo Calixto de Oliveira, pelo reitor da Unifei Dagoberto Alves de Almeida, pelo presidente da Fapepe José Mauro Ferraz e pelo procurador jurídico Daniel Perrelli Lança.
Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena (PV), celebra assinatura de convênio de parceria entre as demais instituições de ensino tecnológico (Foto/Ascom Ita)
|
Reginaldo Calixto disse que a incubadora será uma oportunidade para atender nichos de Itabira e região. “Ela vai colocar em prática o empreendedorismo e a inovação, com novos negócios que abrirão portas para o desenvolvimento”, afirmou.
O diretor da Inovatec Márcio Labruna, apresenta a logomarca representando transparência no ensino tecnológico, celebrando acordo de parceria com a prefeitura municipal (Foto/Ascom Ita)
|
O diretor da Inovatec, Márcio Labruna, apresentou a logomarca e os objetivos da incubadora, como fortalecer e preparar pequenos negócios para o mercado de trabalho, por exemplo. Já o presidente da Fapepe disse que “a incubadora trará benefícios compensadores e promissores”.
Em seu discurso, o reitor da Unifei comentou que se identifica muito com os ideais de trabalho do prefeito Damon de Sena. “A Unifei traz para Itabira, por meio da Fapepe, um modelo de incubadora respeitado no país. Mais que permitir a educação, é preciso permitir que as incubadoras sejam geradoras de emprego e de novas tecnologias”, pontuou Dagoberto Almeida.
O prefeito Damon de Sena disse que a incubadora vai estimular a diversificação econômica sustentável. “Itabira é polo e perdeu muito a expressão regional em diversos segmentos. A cidade tem um grande projeto em torno da educação por meio da união entre a Prefeitura, Vale e Unifei e poucos lá fora sabem disso”. E acrescentou: “há pessoas com potencial que precisam de oportunidades. Elas nascem com dons que precisam ser aproveitados”.
Na Inovatec, cada empresa terá seu próprio espaço de trabalho, além dos espaços comuns a serem utilizados por todos. A seleção será feita por meio de editais, visando a captação dos melhores empreendimentos.
Na Inovatec, cada empresa terá seu próprio espaço de trabalho, além dos espaços comuns a serem utilizados por todos. A seleção será feita por meio de editais, visando a captação dos melhores empreendimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário