TURISMO E CULTURA:
Tradição em Ipoema-Roda de Viola comemora 111 anos do poeta Carlos Drummond de Andrade
18/10/2013
No próximo sábado (19), às 20h, a população e os turistas vão conferir mais uma edição da tradicional Roda de Viola, em Ipoema. Desta vez, o evento vai celebrar o aniversário do poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade que, se estivesse vivo, completaria 111 anos no dia 31 de outubro.
A festa começa com o Ritual do Fogo que terá a participação dos meninos do ‘Sons da Tropa’. Para a gestora do Museu do Tropeiro, Aparecida Leite Madureira, o Ritual do Fogo é um resgate da antiga tradição dos tropeiros. “Este é o momento em que estabelecemos a união entre a comunidade e os visitantes e resgatamos as lembranças dos ranchos, das matas, das cantorias e dos trovadores que encantavam a todos com seus versos”, disse Aparecida Leite. Sobre a homenagem à Drummond, a gestora foi enfática: “Ele deixou sua expressiva contribuição para a literatura brasileira. Muitos de seus poemas retratam a vida rural, à qual o tropeiro pertence. Sinto-me honrada de participar desta Roda de Viola que celebra os 111 anos do poeta”.
Após o Ritual do Fogo, o evento continua com as apresentações dos Estaladores de Chicotes, Meninas do Berrante, Meninas Trovadoras e Lavadeiras de Ipoema – manifestações tradicionais do distrito.
Quem prestigiar a Roda de Viola poderá conferir os shows do Chico Almeida e de Renato Caetano e banda. O público poderá experimentar também bebidas e comidas típicas da região, além de conhecer de perto o artesanato local.
De acordo com a chefe da Seção de Fomento ao Turismo da Prefeitura de Itabira, Elaine Cristina Linhares Diniz, esta é a última edição da Roda de Viola em 2013. A próxima está prevista para abril do ano que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário