Servidores públicos e Apae entram em ação nos estabelecimentos (Foto/Ascom Ita)
|
Uma equipe, formada por servidores da Seção de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), iniciou no dia 24 de abril uma mobilização para conscientizar comerciantes e consumidores sobre a Lei Municipal 4.281/2009 (regulamentada pelo Decreto 960/2013), que dispõe sobre a substituição das sacolas plásticas comuns pelas retornáveis, por sacos de papel e caixas de papelão.
Como determinado na Lei Municipal, a distribuição das sacolas plásticas está proibida em Itabira desde o dia 13 de abril. Os comerciantes têm a opção de utilizar as sacolas produzidas com material biodegradável e oxi-biodegradável até o mês de outubro, quando só serão permitidas as sacolas retornáveis ou embalagens feitas com materiais alternativos, como o papelão, por exemplo.
Cartazes estão sendo afixados em diversos estabelecimentos (Foto/Ascom Ita) |
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Nivaldo Ferreira dos Santos, 236 pontos comerciais já foram visitados pela equipe de mobilização. Na oportunidade, os servidores distribuíram panfletos contendo orientações básicas e informações sobre a legislação. Além disso, foram afixados cartazes sobre o assunto nos estabelecimentos comerciais visitados. “Com este trabalho, pretendemos sensibilizar os comerciários, comerciantes e a população sobre a importância da substituição das sacolas para a sociedade e para o meio ambiente”, disse o secretário municipal.
A previsão é de que a mobilização permaneça até o dia 16 de maio para atender, além da região central, os centros comerciais dos bairros Bela Vista e Caminho Novo. Outras regiões do município serão contempladas com o apoio dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itabira (Apae) e das escolas parceiras do projeto SOS Natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário