Na próxima sexta-feira (30) e sábado (31), o distrito de Senhora do Carmo terá diversas atividades em comemoração ao sétimo aniversário do Centro de Tradições. Promovida pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) – pasta responsável pelo local –, a festa conta com atrações musicais, culturais e recreações para todas as idades.
De acordo com a chefe da Seção de Fomento ao Turismo, Elaine Cristina Linhares Diniz, a programação foi especialmente concebida para a comunidade do distrito. Para ela, a atividade planejada com particular zelo vai acontecer às 18 horas de sexta-feira, no Salão Cultural do Centro de Tradições: o Café com História. O evento vai reunir os moradores mais antigos de Senhora do Carmo que contarão diversas histórias, casos e costumes do distrito e da região. Segundo Elaine Linhares, a proposta da ação é ocupar o espaço que foi criado para, entre outras atividades, acomodar a história viva e documental do distrito.
“Este será o primeiro Café com História. Nosso objetivo é oferecer um lugar onde os protagonistas, ou seja, os moradores das diversas comunidades existentes no distrito, possam se reunir para relembrar passagens vivenciadas durante o período do ‘Ciclo do Ouro’. Nessa época, Senhora do Carmo teve um papel importante no trajeto do Circuito Estrada Real, pois, os tropeiros utilizavam o distrito como ponto de parada e referência”, lembrou a chefe de seção da SMDECTIT.
Ocuparão lugar de destaque no evento a parteira oficial do distrito e responsável pelo nascimento de grande número de moradores das regiões do Boa Vista, Serra dos Alves, Serra dos Linhares, dentre outras localidades, a senhora Natividade Júlia de Oliveira, e o mais antigo tropeiro conhecido dos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema, senhor Ildeu de Oliveira. “Eles vão relatar aos participantes um pouco da experiência que vem desde o século passado. Outros convidados são aguardados com grandes histórias para contar também são aguardados para fazer parte deste importante acontecimento”, disse o coordenador do Centro de Tradições, José Norberto de Jesus.
Ainda de acordo com o coordenador do espaço cultural do distrito, o Café com História se tornou um projeto e conta com a adesão dos moradores e estudantes de Senhora do Carmo. Existe uma proposta, discutida entre a coordenadora das Escolas Rurais do Município, Cristina Mercês e o Centro de Tradições, para que alunos da região passem a cuidar da programação do evento promovendo, uma vez por mês, uma atividade interdisciplinar com temática relacionada ao resgate da tradição local.
A festa em comemoração ao sétimo aniversário do Centro de Tradições continua no sábado (31) com desfile de moda – alunos da Escola Municipal Odília Oliveira Costa apresentarão modelos confeccionados pelas costureiras locais; exposição de redações “Tem belezas nosso Carmo” – textos produzidos pelos alunos da Escola Antônio Martins Pereira; recreação – diversas atividades com equipes da Secretaria Municipal de Espores e Lazer (SMEL) e da Vida Ativa, para o público infantil e adulto; espetáculo circense com o Grupo Banana Caturra; apresentação do Grupo Tumbaitá e show com Sambêz.
Para o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, Reginaldo Calixto de Oliveira, a programação das festividades do sétimo aniversário do Centro de Tradições “foi desenvolvida como forma de valorizar a história e a cultura do distrito. Esse foi um compromisso assumido pelo nosso prefeito Damon Lázaro de Sena e estamos trabalhando para valorizar as tradições da população de Senhora do Carmo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário