Banner 728x90

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Reestruturação - Secretário de Planejamento é o novo presidente do Banco do Povo

Júlio César de Araújo (Foto/Ascom Ita)
O secretário municipal de Planejamento, Júlio César de Araújo, foi empossado na manhã da terça-feira (06) presidente da Associação de Crédito Popular de Itabira (Banco do Povo). A escolha foi feita durante uma reunião de prestação de contas referente ao exercício de 2013 da associação, realizada no auditório da Prefeitura. Júlio Araújo foi eleito por aclamação do corpo administrativo da entidade. 

Para sua gestão, Júlio Araújo tem novos projetos. Um deles é a regularização do Banco do Povo. “Um dos principais objetivos da Associação é estimular a atividade econômica de micro e pequenos empreendedores, incluídos nos setores formal ou informal da economia. O Banco do Povo está à disposição dos associados e não associados e das pessoas de baixa renda. Por isso, precisamos reformular o estatuto que é de 1999 (ano da constituição da entidade) e pulverizar mais as linhas de crédito”, disse o secretário municipal.
 
Para agilizar o atendimento, Júlio Araújo vai mudar a sede do Banco do Povo de local. Atualmente, a entidade funciona no Mercado Municipal, na avenida João Pinheiro. Segundo o presidente, o espaço é pequeno e de difícil visibilidade. “O Banco do Povo vai funcionar no Posto de Atendimento Integrado (PAI), na avenida das Rosas. A previsão é de que faremos a mudança no próximo fim de semana. No PAI, os usuários terão mais conforto, comodidade e facilidade na prestação de serviços, tendo em vista que o local já oferece diversos postos de atendimento”, ressaltou. 

Júlio Araújo garantiu que a associação vai estudar novas taxas de juros e que, possivelmente, firmará uma parceria com a Caixa Econômica Federal relacionada ao Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO). “Este é um programa do Governo Federal que busca incentivar a geração de trabalho e renda entre os microempreendedores populares. Para isso, o programa oferece taxa de juros de 0,4 % ao mês e não há necessidade de apresentar um avalista. O trabalhador informal, autônomo, que não possui CNPJ, tem plenas condições de conseguir o crédito. Será um programa inédito no Banco do povo de Itabira”, disse. 

Outra novidade é a parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS) para abrir linha de crédito para as pessoas atendidas pela assistência social. 

Júlio Araújo ainda afirmou que em sua gestão as reuniões da associação serão bimestrais. Para ele, é necessário haver uma maior interação entre os associados para fomentar o trabalho da instituição. “O Banco do Povo conta com o apoio do Governo Municipal, portanto, temos que nos empenhar para desenvolver projetos que ajudem os micro e pequenos empreendedores, além dos trabalhadores informais. O prefeito Damon Lázaro de Sena está empenhado no progresso de nossa cidade e pretende investir em tudo aquilo que trouxer benefícios para a população”, declarou.


Sobre o Banco do Povo

A Associação de Crédito Popular – Banco do Povo de Itabira – é uma instituição civil sem fins lucrativos, constituída no dia 26 de abril de 1999, com o objetivo principal de fomentar a atividade econômica de micros e pequenos empreendedores, integrados aos setores formal ou informal da economia, associados ou não e dirigidos para pessoas de baixa renda, fornecendo linhas de crédito para o desenvolvimento de empreendimentos, além de fortalecer e incentivar a livre iniciativa.

São membros fundadores e integrantes da Assembleia Geral da Associação, as entidades: Prefeitura Municipal de Itabira; Poder Legislativo Municipal; Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita); Sindicato Metabase; Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos de Itabira (Sintsepmi); Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Itabira (Sinttroita); Lions Club de Itabira; Rotary Club de Itabira; Rotary Club de Itabira Cauê; Loja Maçônica Estrela do Vale; Loja Maçônica União e Paz; Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Municipais de Itabira (Cosemi); Associação dos Contribuintes Assistidos da Valia (Aposvale); Interassociação Centro de Referência das Entidades Comunitárias de Itabira (Icreci); Clube de Mães de Itabira; Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itabira (CDL); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – 52ª Subseção de Itabira) e Vale.

Os membros fundadores e beneméritos da instituição são a Prefeitura de Itabira, CEF – Agência Itabira e Banco Real.

Nenhum comentário: