Banner 728x90

terça-feira, 17 de março de 2015

Ana Cristina lança em Itabira seu novo trabalho para crianças: Aquático

Anote na agenda, junte a família e reserve seus ingressos: Aquático desembarca em Itabira para uma única apresentação aberta, no dia 20 de março, sexta, às 19:30 horas, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Lançado em outubro, o espetáculo estreou em Sabará e já esteve em Belo Horizonte e João Monlevade e a paradisíaca Jericoacoara, no Ceará. Com tão pouco tempo, desde a sua estreia, vem arrebatando público e críticos de várias partes do Brasil. E mereceu destaque em jornais da Bahia e, recentemente, nO Tempo, em BH (vide matérias no site matizcultural.wix.com/aquático).

Um jacaré abandonado numa lagoa suja, que sai pelo mundo atrás de amigos e de água limpa, é o personagem que conduz o mais novo CD infantil da cantora Ana Cristina. O trabalho, sétimo da carreira da cantora e terceiro voltado para a infância, vem em dois formatos: livro com audiolivro (para quem não sabe ou não pode ler) e CD com as canções, que podem ser adquiridos separadamente ou em kit promocional. Conta com 14 composições inéditas e promete chamar a atenção da meninada para a questão da água. Com produção musical de Caio Gracco e da própria Ana, o álbum tem as participações especiais do Grupo Amaranto, de Lucas Avelar, Silvério Pessoa, Chico Lobo e Pierre André (que faz a voz do jacaré Jabá). Caio Gracco, que assina também a maior parte dos arranjos, empresta sua voz ao Guaiamum, que dá nome à música de Silvério Pessoa.

Aquático toma a forma de um grande espetáculo, previsto para circular em 2015. Ana Cristina pretende percorrer o Brasil com a montagem definitiva, que contará com a participação de atores, sombras e bonecos gigantes. O projeto já tem aprovação na Lei Estadual MG (para 2015) e Lei Rouanet (Imposto de Renda, art 18, pessoas Físicas e Jurídicas), e encontra-se em fase de captação de patrocínio.

Cantora e compositora itabirana, atuante desde os 13 anos de idade, na última década Ana Cristina mostrou ser também uma encantadora de crianças. Desde que lançou os CDs Histórias Cantadas da Arca de Noé – Volumes 1 e 2, a partir de 2005, pelo projeto Caravana Poética (www.caravanapoetica.com), ela tem se revelado uma exímia contadora de histórias. O álbum Aquático explora essa faceta de Ana. É ela quem narra a aventura do jacaré Jabá, que costura a trama de canções dedicadas às criaturas de águas doces e salgadas. Tartaruga, guaiamum, água-viva, moreia, arraia e outros seres das águas ganharam composições, escritas especialmente para este trabalho pelos convidados da artista mineira: a paraibana Socorro Lira, o pernambucano Silvério Pessoa, a paranaense Fernanda Sander, o sul-matogrossense Márcio de Camillo e os mineiros Chico Lobo, Luiz Rocha, Érika Machado, Kristoff Silva e Bernardo Maranhão e Flávio Henrique.


Respeito à água

Em 2011, quando passava férias em Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, Ana Cristina ouviu muitas histórias dos habitantes locais. Uma delas, em particular, ficou fermentando em sua cabeça desde então. “Sempre que eu perguntava de onde vinha o nome da localidade, Jericoacoara, alguém me dizia que aquele nome significava ‘jacaré quarando ao sol’”, ela recorda. Aquele jacaré que ia e voltava nas ideias da cantora acabou dando origem ao personagem Jabá, um réptil órfão que vive em busca de águas menos poluídas. “Essa ideia de falar da água também se fortaleceu nessa mesma viagem”, lembra. “A relação natural de respeito que os moradores de Jericoacoara têm com a água foi uma coisa que me impressionou.”
 
Essa imagem do réptil se encontrou,  inconscientemente, com a de outros jacarés que marcaram a infância de Ana Cristina, mas andavam esquecidos n’algum canto da memória. O avô paterno da cantora, que morava em Barra do Itapemirim, no Espírito Santo, à beira da praia, e criava dois jacarés em seu quintal. A artista mineira só se lembrou desse fato quando trabalhava na finalização do CD e encontrou uma carta antiga desse seu avô. Esse encontro inusitado dos jacarés da memória com o seu personagem recém-criado só lhe deram mais certeza de que Jabá sempre esteve ali, em algum lugar, à espera de um momento em que pudesse contar a sua história. Uma história que percorre águas doces e salgadas e encontra pelo caminho um monte de animaizinhos que, cada um com suas necessidades e mundos particulares, ajudam a alertar as crianças para a necessidade de cuidar desse ouro branco chamado água.

Outro cuidado de Ana, ao conceber esse trabalho, foi cercá-lo de ritmos que têm uma forte identificação com nossas tradições e influências. O samba-de-roda, a moda de viola, o xote, o ternário de influência pantaneira, o congado, o ijexá, o carimbó e o maracatu são alguns dos escolhidos.
 
O roteiro de Aquático começou a ser pensado no princípio de 2012 e sua produção iniciou-se efetivamente em janeiro do ano seguinte, graças ao patrocínio de uma parte dos custos pelo laboratório Globo, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Parte da tiragem de 2 mil exemplares desse álbum – que terá o formato de audiolivro (músicas e história) e vem encartado em um livro com ilustrações de Bruno Nunes - será doada a bibliotecas, creches e escolas infantis. Outra versão em CD só com as canções também está disponível, para as “crianças grandes”.
 
Participam do CD os músicos Rogério Delayon, Cláudio Moraleida, Serginho Silva e Caio Gracco, que há anos integram a banda de Ana Cristina, além de Bill Lucas, Giuliano Fernandes, Cléber Alves, William Barros, Firmino Cavazza e Romero Caixeta, entre outros.


Elenco do espetáculo:
  
Ana Cristina (voz e personagens Golfinho, Moreia, Tartaruga, Lagosta, Baleia Jubarte), Caio Gracco (baixo e personagem Guaiamum), Cláudio Moraleida (violão, viola, cavaquinho e bandolim), Léo Pires (bateria) e Analu Braga (percussão). Participação especial de Pierre André (Jacaré Jabá).
 
Confecção cenário e figurinos: Solange Oto, Rita Moreira (coletes Jabá e Guaiamum), Biasi (acessórios de cabeça Jabá e Guaiamum). Adereços cênicos: Tim Santos.
 
Para assistir ao making of da gravação, confira no Youtube: youtu.be/DM2_moR8yDw
 
 
Fotos nos links: 
 

SERVIÇO: Aquático em Itabira – Dia 20 de março , 19:30h, no Teatro do Centro Cultural.  Ingressos a 20 reais (inteira) e 10 reais (meia)

Nenhum comentário: