Banner 728x90

domingo, 20 de abril de 2014

Personalidades do esporte e colegas lamentam morte de Luciano do Valle

Incentivo ao esporte brasileiro e paixão pela narração são lembrados por diferentes personagens no adeus ao narrador

Luciano do Valle, um dos nomes mais marcantes do esporte brasileiro (Foto/Adir Mera/O Globo)
A morte do narrador Luciano do Valle causou perplexidade no esporte brasileiro. Assim que saiu a notícia de que o jornalista deixara a vida em Uberlândia, onde narraria o jogo entre Atlético-MG e Corinthians neste domingo, diferentes personagens manifestaram seu pesar pela perda.

Luciano é destacado por ex-atletas como figura fundamental no incentivo ao esporte brasileiro. Emerson Fittipaldi, que teve forte contato com o narrador nos tempos de Fórmula 1 e Fórmula Indy, lamentou a morte do amigo.

- É uma notícia muito triste para o esporte brasileiro. Ele foi um ícone do esporte, um incentivador, um amigo. Foi uma pessoa fantástica para todos nós e também para o automobilismo. Participou das minhas conquistas. Foi um profissional de primeira. Um dos momentos mais importantes foi quando tive a primeira vitória em Indianápolis. Aquela narração do Luciano é muito emocionante. Festejamos muito. É parte da minha história, da minha vida. Ele conseguia transmitir a emoção de um jogo, de uma competição, para o fã do esporte - disse o ex-piloto à TV Bandeirantes.

 
Hortência e Paula tiveram relação muito próxima com Luciano (Foto: Sérgio Berezovsky / Ag Estado)
Uma das marcas de Luciano do Valle foi a percepção de que Paula e Hortência formariam uma dupla histórica para o basquete brasileiro. Também em entrevista à Bandeirantes, elas comentaram a perda do incentivador.

- O Luciano transcendeu a questão de ser o nosso narrador: era o cara do esporte olímpico, sempre deu força. Era sempre uma emoção quando narrava os jogos. Ele cumpriu a missão dele, fez a parte dele. E temos que lembrar todas as coisas boas que ele fez para o esporte. Perco não só o narrador, mas um cara que tinha proteção pela nossa geração. Ele queria proteger, queria que a gente alçasse um voo mais alto possível. Narrou nosso título mundial na Austrália. A voz dele, tudo o que ele falava nas narrações, vai ficar para sempre. Estive com o Luciano no último aniversário dele. Ele esteve com poucas pessoas do convívio dele, e fui uma das privilegiadas. Foi uma noite inesquecível, um jantar maravilhoso, e são esses momentos que vou guardar - comentou Paula.
Hortência se emocionou com a perda.

- A ficha parece que não caiu. O Luciano, além de ter sido um dos maiores locutores que o Brasil já teve, foi um grande amigo e responsável pelo surgimento da dupla Hortência e Paula. E pela força do basquete brasileiro. Procuramos palavras para o que ele representou e não dá nem para se expressar nesse momento. Foi um irmãozão. Eu e a Paula ficamos famosas através dele - observou Hortência.

O meia Alex, do Coritiba, ex-Seleção, lamentou a morte de Luciano em seu perfil do Twitter.

- Que a família tenha a luz necessária nesse momento. Descanse em paz, Luciano do Valle.

Colegas em luto
Colegas de imprensa também manifestaram seu pesar pela perda de um dos maiores símbolos da crônica esportiva brasileira. O narrador Jota Júnior abriu a transmissão de Inter x Vitória com uma homenagem ao ex-colega.

- Um amigo há mais de 30 anos, um irmão, um grande companheiro. Eu falava com ele semanalmente. Um grande homem. O futebol, a comunicação esportiva, o esporte brasileiro perdem um grande talento. Fico muito triste, mas queria agradecer pela carreira de Luciano do Valle, na comunicação, como empresário. A gente ficaria a tarde toda falando. Infelizmente, essa é a notícia. Morreu esta tarde Luciano do Valle.
 
Léo Batista trabalhou com Luciano na TV Globo (Foto/Reprodução/Globoesporte.com)
Léo Batista, símbolo do jornalismo esportivo da TV Globo, também comentou a perda.

- A gente trabalhou junto, ele foi da nossa equipe, até me substituiu no Globo Esporte. Foi um bom colega, um bom amigo. Está naquele grupo restrito de locutores de prestigio, de nomes conhecidos, respeitados, aplaudidos, que fizeram história. Foi um belíssimo narrador na Globo e na Bandeirantes. Chegou a fazer o Globo Esporte, mas me disse que não gostou muito. Queria mesmo era ficar como narrador - lembrou Léo.

Outro narrador, Deva Pascovicci, usou seu perfil no Twitter para homenagear o ex-colega - a quem classificou como "o maior de todos".

- Muito triste com partida do Luciano. Foi o maior de todos. Fez mais pelo esporte do que qualquer outro cidadão deste Brasil sem memória - escreveu.

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, ressaltou a importância do narrador na massificação do vôlei e do esporte olímpico do Brasil em uma época em que poucos apostavam no atleta brasileiro: 
- Em 1983, a empresa comandada pelo narrador Luciano do Valle foi parceira da Confederação Brasileira de Voleibol na realização do amistoso entre as seleções masculinas de vôlei do Brasil e da União Soviética, no estádio do Maracanã, em um jogo que entrou para a história da modalidade.

Nenhum comentário: